segunda-feira, 29 de junho de 2009

Empresário "Nené" agredido em Almeirim


O empresário António Manuel Cardoso "Nené" foi agredido a murro pelo ex-forcado António Graça no escritório da praça de toiros de Almeirim, ao intervalo da corrida dos Páraquedistas ali realizada na noite de sábado passado.
António Graça era um dos promotores da corrida desta tropa de elite e ter-se-à travado de razões com o empresário na hora de fazer contas (que ficaram adiadas para hoje, segunda-feira). A agressão aconteceu na presença de um inspector das Finanças e de outro da IGAC, que se encontravam também no escritório da praça de Almeirim a inspeccionar documentação da empresa "Toiros & Tauromaquia".

Foto D.R.

"El Juli" é capa da revista "6 Toros 6"


"El Juli" - uma figura exemplar, é a capa da edição desta semana da revista espanhola "6 Toros 6" que amanhã chega às bancas em Portugal.
Reportagens das feiras de Alicante, León, Soria, Burgos, Segóvia, Algeciras e Badajoz; o indulto de Ponce ao toiro "Comendador"; os preparativos para a encerrona de José Tomás em Barcelona no próximo dia 5 de Julho; a ganadaria de Alcurrucén e entrevistas com o empresário Víctor Zabala e o novilheiro Juan del Álamo (que actuou recentemente no Campo Pequeno) são outros temas em destaque na "6 Toros 6" desta semana.

Esta sexta: toiros no Alandroal


Luis Rouxinol, Rui Fernandes e a "Princesa" Isabel Ramos compõem o atractivo cartel da corrida que na próxima sexta-feira, 3 de Julho, se realiza no Alandroal, integrada na ExpoGuadiana e organizada pelo aficionado presidente da Câmara local João Nabais.
É a primeira vez que Isabel Ramos actua no Alandroal, localidade próxima da sua herdade (Arengozinha), pela que o acontecimento é aguardado com enorme expectativa.
Lidam-se seis toiros da ganadaria Brito Paes e pegam três grupos de forcados: Amadores da Moita, de Monsaraz e do Aposento do Alandroal.

Empresário de Las Vegas dá conferência 5ª feira no Campo Pequeno



Pedro Haces, o empresário mexicano que a partir de Setembro e até Dezembro vai pela primeira vez organizar várias corridas de toiros em Las Vegas (Estados Unidos da América), chega esta semana a Lisboa para na próxima quinta-feira (dia do "mano-a-mano" Telles/Morante) dar a conhecer todo este seu ambicioso projecto numa conferência de imprensa marcada para o final da tarde no novo restaurante de Luis Suspiro na praça do Campo Pequeno, "Portucalidade".
Pedro Haces, da empresa "Don Bull", apresentará os cartéis das corridas em Las Vegas, para onde contratou as maiores figuras do toureio mundial, como Ortega Cano, Enrique Ponce, Morante de la Puebla, El Juli, El Fandi, Rivera Ordoñez e outros. 
Quatro portugueses integrarão os elencos destas primeiras corridas de toiros na capital do jogo e do entretenimento: os cavaleiros Rui Fernandes e Filipe Gonçalves e os matadores de toiros José Luis Gonçalves e Pedrito de Portugal.

Foto D.R.

Imponentes toiros de Murteira Grave na corrida desta noite em Évora



Eis dois dos imponentes toiros da prestigiada ganadaria de Murteira Grave que logo à noite, a partir das 21h30, serão lidados na tradicional corrida das festas de São Pedro na Arena D'Évora, rodeada de enorme expectativa e ambiente - uma organização da empresa "Terra Brava" de Carlos Pegado.
Os seis toiros de Murteira Grave (ganadaria triunfadora no seu regresso ao Campo Pequeno e também vencedora do 50º concurso de ganadarias em Évora) serão pegados pelos Forcados Amadores de Évora, que vão hoje fardar antigos e actuais elementos para esta muito aguardada actuação a solo.
O cartel é formado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador, Bastinhas Jr. e os praticantes Tiago Carreiras e João Salgueiro da Costa.

Fotos site www.terrabrava.com.pt

Rui Salvador colhido em Alcácer


Rui Salvador (na foto, na corrida de sexta-feira no Montijo) sofreu aparatosa colhida no passado sábado em Alcácer do Sal, mas apesar de ter saído combalido da arena prosseguiu a sua actuação com a raça e o valor que lhe conhecemos, não estando em causa a sua participação na nocturna de hoje em Évora.
O grande triunfador de Alcácer foi Luis Rouxinol, numa corrida em que também brilhou o praticante Salgueiro da Costa e sobretudo os Forcados de Montemor, que se encerraram com seis toiros-toiros de Branco Núncio, com pegas a cargo de Filipe Mendes (só consumou à quarta), João Tavares, João Braga, João Caldeira, Frederico Manzarra e Gonçalo Saúde, este na melhor pega da noite.

Foto João Dinis

Agostinho Silva toma alternativa em Vila Franca


O cavaleiro Agostinho Silva (toureiro "romântico" na casa dos 50 anos) tomará a alternativa na praça de Vila Franca no próximo dia 25, numa corrida em que enfrentará dois toiros de Murteira Grave em cartel de três cavaleiros.
Luis Rouxinol pode ser o padrinho de doutoramento, mas a restante composição do cartel não está ainda confirmada. Sabemos que o empresário Ricardo Levesinho está também em conversações com os apoderados de Rui Fernandes com o objectivo de o contratar para esta corrida onde Agostinho Silva cumprirá o sonho de se tornar cavaleiro de alternativa.
Já no próximo fim-de-semana, a praça "Palha Blanco" vive a sua festa maior com a corrida do Colete Encarnado no dia 5 (António Telles e João Telles Jr., Forcados de Vila Franca, Sánchez Vara e João Augusto Moura e toiros de Falé Filipe) e a tradicional garraiada da sardinha assada (na madrugada de domingo).

Foto D.R.

Quinta no "Farpas": Maurício conta tudo sobre a saída de "Procuna" da Corrida TV/Norte


Esta quinta-feira no semanário "Farpas", fique a saber as razões que levaram o apoderado Maurício Vale a "romper" o contrato com o empresário Manuel Gonçalves e a Casa do Pessoal da RTP para que o matador Luis "Procuna" toureasse no próximo dia 26 na Póvoa de Varzim na tradicional Corrida TV/Norte, que pela primeira vez seria mista e incluía no cartel toureio a pé.
Maurício entrou sábado de manhã em rota de colisão com os organizadores da corrida e decidiu retirar "Procuna" do cartel. 
No "Farpas" desta quinta-feira, fique a saber porquê.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Paulo Graça não apodera Joana Andrade


Apesar de o ter anunciado, Paulo Graça não tem qualquer ligação com a carreira da cavaleira Joana Andrade, esclarecem os seus apoiantes João Anão e Francisco Araújo (Fazé), continuando a carreira da promissora toureira a ser gerida por José Luis Zambujeira, também apoderado de Tito Semedo.
Graça estava na semana passada reunido em Estremoz, na quinta de Fazé (foto) com a equipa de Joana Andrade e com a própria cavaleira, mas a intenção era a de a contratar para algumas corridas que organizará em finais de Julho, não tendo esta reunião qualquer outro fim e muito menos um eventual apoderamento por parte de Paulo Graça - esclarecem Anão e Araújo.

Foto D.R.

Hoje em Évora: seis Graves na corrida de S. Pedro



Seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave serão esta noite lidados na Arena D'Évora na tradicional corrida das festas de São Pedro, que terá o seu início às 21h30.
O cartel está formado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador, Marcos Bastinhas e os praticantes Tiago Carreiras e Salgueiro da Costa.
Pegam os seis Graves os Forcados Amadores de Évora, antigos e actuais, sob o comando de Bernardo Patinhas (na foto), filho do cabo fundador do grupo, João Nunes Patinhas.

Foto João Dinis

Quinta no "Farpas": as faenas secretas de "Michelito" em Portugal



Mesmo proibído pelas autoridades de actuar em praças portuguesas, "Michelito" deliciou alguns aficionados e importantes taurinos - entre os quais Rui Bento, gerente da praça do Campo Pequeno, na foto felicitando o pequeno toureiro - actuando em privado nos tentaderos de Manuel Veiga, de Inácio Ramos e de Rui Fernandes.
Na próxima quinta-feira, em rigoroso exclusivo, o semanário "Farpas" publica as fotos todas das actuações secretas do pequeno diestro mexicano em Portugal. A não perder!

Fotos D.R.

Algeciras, ontem: orelhas para Moura Jr. e Telles Jr.



Agradável corrida de rejoneio ontem, domingo, na Feira de Algeciras, com o seguinte resultado: João Moura, ovação; António Domecq, orelha; Álvaro Montes, orelha: Curro Bedoya, orelha; João Moura Jr., orelha; João Telles Jr., orelha.
Também em Espanha, no passado sábado, na praça de Siete Iglésias (Valladolid), o cavaleiro português Paulo Jorge Santos obteve importante triunfo, cortando quatro orelhas na corrida em que lidou dois toiros de Hermanos Camiñero e actuou "mano-a-mano" com o diestro Raúl Alonso (duas orelhas e ovação).

Fotos D.R.

Pablo Hermoso: duas orelhas ontem em Leon



Pablo Hermoso de Mendoza cortou duas orelhas na corrida de rejoneio que ontem, dia 28, se realizou em Leon (Espanha), saindo em ombros com Sérgio Galán (quatro orelhas) numa tarde em que Bohórquez foi ovacionado no primeiro toiro e cortou uma orelha ao segundo.
Pablo Hermoso cortou as duas orelhas ao seu primeiro e foi ovacionado no segundo. Praça cheia e toiros de Castilblanco.
Entretanto, Pablo comemorará os seus 20 anos de alternativa numa corrida na praça de Tafalla (Navarra) no próximo dia 16 de Agosto, em que se lidarão toiros da ganadaria portuguesa de Rosa Rodrigues e em que terá por companheiros de cartel João Moura (pai) e Roberto Armendáriz.

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"

domingo, 28 de junho de 2009

"Aplaudir" anuncia regresso do "furacão" Ventura ao Montijo


A empresa "Aplaudir" anunciou hoje o cartel oficial da corrida do próximo dia 31 no Montijo, onde regressa o "furacão" Ventura e toma a alternativa o promissor Francisco Palha, apadrinhado por António Telles.
Lidam-se seis toiros de Passanha e pegam os Amadores de Santarém e de Alcochete.

Póvoa de Varzim: adiada gala equestre e "Procuna" sai da Corrida TV/Norte


Devido ao mau tempo, ficou adiada para o próximo dia 1 de Agosto a Gala Equestre de Mestre Luis Valença que ontem à noite se devia ter realizado na praça de toiros da Póvoa de Varzim.
Entretanto, no próximo dia 26 de Julho a mesma arena recebe a tradicional Corrida TV/Norte, uma organização de Manuel Gonçalves e da Casa do Pessoal da RTP, cujo cartel revelamos: seis toiros de Manuel Veiga para António Telles, Rouxinol, Salgueiro, Rui Fernandes, Marcos Bastinhas e Isabel Ramos (troféu para a melhor lide) e Forcados Amadores da Moita, de Cascais e do Aposento da Chamusca (troféu melhor pega).
Estava agendada a actuação do matador Luis "Procuna" nesta corrida, mas o apoderado Maurício Vale não chegou a acordo com Manuel Gonçalves no que concerne à ordem de lide.

Almeirim: voltou o Salgueiro que levantava as praças!


João Cortesão - João Salgueiro foi o grande triunfador da corrida de ontem à noite em Almeirim (meia casa), a dos Pára-Quedistas, com duas exuberantes actuações a fazer lembrar os tempos do Salgueiro que levantava as praças.
Toiros de verdade de Conde de Murça e também excelentes actuações de António Telles (classe e maestria) e do jovem Francisco Palha, preparadíssimo para a alternativa, marcaram uma corrida onde se destacaram ainda os dois grupos de forcados em praça, os do Aposento da Moita (três pegas à primeira) e os do Aposento de Tomar, que surpreenderam pela positiva.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

S. Pedro morno no Montijo


Solange Pinto - A que era tradicionalmente a data forte da temporada no Montijo (S. Pedro) foi na noite de sexta-feira passada uma corrida morna e vulgar, sem um cartel de força como era usual e com meia casa apenas, o que atesta o desinteresse do público pelo acontecimento. Era, ainda por cima, a corrida das Casas do Benfica, mas nem esses (os encarnados) lá estiveram...
Os toiros de Fernando Palha, de escassa apresentação e sem presença para a Monumental montijense, não ajudaram ao funcionamento do espectáculo, em que actuaram Rui Salvador, Telles Jr. e Salgueiro da Costa, sem nada de especial a apontar-lhes...
Pegas regulares dos Amadores da Tertúlia do Montijo e de Alcochete.

Foto João Dinis

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pedrito amanhã em Angra

























Outra notícia avançada esta semana em primeira mão pelo "Farpas Blogue" e posteriormente desmentida não apenas pelo próprio matador, mas também pela organização da Feira de São João em Angra do Heroísmo: Pedrito de Portugal sempre toureia amanhã na Terceira, substituindo "El Fundi", num "mano-a-mano" com o cavaleiro Vitor Ribeiro...
Se era verdade, porque desmentiram a meio da semana?...
As provas aqui ficam! Pedrito e a sua equipa - os bandarilheiros Pedro Gonçalves e Cláudio Miguel e ainda Pepe Vultos - chegaram esta manhã à Ilha Terceira e almoçaram em casa de João Duarte e Helena Lima.
Sorte para a corrida de amanhã! E para a próxima não desmintam verdades.
Se ler no "Farpas", acredite! - continua sendo o nosso lema!

Fotos D.R.                                   

Piteira desmente chefia de Grupo de V. Viçosa


Rui Piteira, actual cabo dos Forcados de S. Manços (com despedida agendada para 30 de Agosto) desmentiu hoje ao site "toureio.com" a hipótese avançada na edição de ontem pelo semanário "Farpas" de que poderia vir a chefiar o novo Grupo de Forcados Amadores de Vila Viçosa.
O "Farpas" adiantava também que o presumível porta-voz do novo agrupamento pudesse ser Hugo Calado, do referido site... e o curioso é que o desmentido de Piteira foi apenas dado à estampa e precisamente no "toureio.com" e em mais nenhum orgão de comunicação taurina.
Miguel Alvarenga, director do jornal "Farpas", adianta que "essa possibilidade foi equacionada e transmitida ao jornal por várias fontes fidedignas. Não tem nada de depreciativo, antes pelo contrário, o jornal apenas cumpriu a missão de informar e até se colocou à disposição do novo grupo e do eventual novo cabo para dar o apoio necessário".

Foto D.R.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Vila Franca em grande: as novidades depois do Colete Encarnado


Depois da corrida mista do Colete Encarnado - 5 de Julho, cartel composto por António Telles, João Telles Jr., Forcados de Vila Franca, o matador Sanchéz Vara e o novilheiro João Augusto Moura, com toiros (7) de Carlos Falé Filipe - a empresa "Tauroleve" organizará uma corrida à portuguesa em 25 de Julho, com cartel-surpresa e seis imponentes toiros de Murteira Grave.
Para a Feira de Outubro, o empresário Ricardo Levesinho revelou hoje ao "Farpas" que projecta realizar três corridas de toiros, uma das quais à espanhola e que pode ter a presença do veterano Maestro José Júlio, que esta temporada comemora 50 anos de alternativa.
Para já, está contratado um magnífico curro de toiros de Oliveira e Irmãos, divisa de que é agora proprietário João Folque de Mendonça, também dono da ganadaria Palha. 

Rui Salvador homenageado amanhã no Montijo


Rui Salvador - o toureiro dos "ferros impossíveis" e da alta emoção! - será amanhã à noite homenageado pela afición montijense pelos seus 25 anos de alternativa na II Corrida das Casas do Benfica, que sobe à cena na Monumental do Montijo às dez da noite com um aliciante cartel e bilhetes desde 10 €.
A empresa "Aplaudir" rematou este magnífico cartel com as presenças de duas das mais destacadas figuras da nova vaga, João Ribeiro Telles Júnior e João Salgueiro da Costa - que lidarão seis bonitos toiros da prestigiada ganadaria de Fernando Palha.
Também nesta nocturna se assinalará o cinquentenário do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, que reparte pegas com os Amadores de Alcochete.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Vila Franca: os toiros de José Dias e Lopo de Carvalho para o Concurso de Recortadores




E eis aqui os toiros de José Pereira Dias (em baixo) e de Manuel Lopo de Carvalho (ao lado) igualmente apartados para o II Concurso Internacional de Recortadores, no próximo sábado na "Palha Blanco" - a prometer, pelas fotos, grande emoção no ruedo vilafranquense.
Bilhetes a 10 e 15 €.

Fotos D.R. e Pedro Batalha

Vila Franca: os toiros de Casquinha para o Concurso de Recortadores



São estes os dois toiros da ganadaria de Nuno Casquinha apartados para o II Concurso Internacional de Recortadores que no próximo sábado, 27 de Junho (22 horas) se realiza na praça de toiros de Vila Franca de Xira, depois do enorme sucesso da primeira edição, na temporada passada.
Virão à "Palha Blanco" os melhores recortadores do mundo, afiança o empresário Ricardo Levesinho: quatro espanhóis, quatro franceses e também quatro portugueses.

Fotos D.R.

Semanário "O Crime" divulga cachet's dos nossos toureiros


O semanário "O Crime" divulga na sua edição de hoje o valor dos cachet's dos nossos principais cavaleiros, nomeadamente João Moura, Bastinhas, João Salgueiro, Rui Fernandes, Brito Paes e outros e também do matador Pedrito de Portugal.
Num artigo de uma página assinado pelo próprio director do jornal, Carlos Saraiva, vêm revelados os valores dos honorários das vedetas das arenas em Portugal, numa edição que dedica ainda, na última página, especial relevo à "novela-Michelito" e também à decisão do cavaleiro António Telles de solicitar aos repórteres fotográficos para visionar primeiro as suas fotos antes de as publicarem em sites da internet.
Há uns tempos "afastado" das lides taurinas, "O Crime" regressa hoje à ribalta com notícias - polémicas e controversas - do mundo dos toiros.

Ontem em Soria: duas orelhas e rabo para Hermoso!


Pablo Hermoso de Mendoza soma e segue e não há quem lhe trave a "cavalgada" triunfal desta temporada única! Ontem na praça espanhola de Soria cortou duas orelhas e um rabo ao seu segundo toiro (silêncio no primeiro) - o que só por si atesta o magistral triunfo que obteve.
Alternou com Fermín Bohórquez (ovação no primeiro e duas orelhas no segundo) e com Diego Ventura (orelha no primeiro e duas no segundo) frente a toiros de Luis Terrón. Os três ginetes sairam em ombros.

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"

XX Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira


Inicia-se no próximo sábado, 27 de Junho, prolongando-se até quinta-feira, 2 de Julho, em Vila Franca de Xira, a XX Semana da Cultura Tauromáquica, um ciclo recheado de actividades, de colóquios a espectáculos e que conta com a participação de ilustres figuras do mundo taurino.
A inauguração oficial decorre às 16 horas de sábado no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguindo-se a abertura de uma exposição do fotógrafo espanhol Javier Arroyo no VilafrancaCentro e às 22 horas na praça de toiros o II Concurso Internacional de Recortadores, em que participam os melhores praticantes mundiais desta perigosa arte.
No domingo, pelas 11 da manhã, realiza-se uma novilhada no Tentadero do Cabo da Lezíria, onde se lidarão seis novilhos da ganadaria espanhola de Sanchéz Ybarguen. Actuam os jovens Luis Gerpe (Escola de Madrid), Fran Gómez (Jerez), Miguel Murtinho (V. Franca), Túlio Salguero (Badajoz), Júlio Antunes e Duarte Palha (ambos da Escola "José Falcão" de Vila Franca).
Pelas 15 horas, no Clube Vilafranquense, haverá um colóquio sobre "a importância das escolas taurinas".
Na segunda-feira realiza-se uma tenta na herdade do Maestro Vitor Mendes e à noite, no Salão Nobre da Câmara, haverá mais um interessante colóquio sobre o toureio "dos anos 60 à 1ª década do século XXI" com a participação dos maestros Mário Coelho, Joaquín Bernardó, "Macareno" e Manolo Cortés, do ex-presidente da Monumental de las Ventas Juan Lamarca e do médico veterinário Javier Morales, sendo moderador o crítico Juan Ortega, da Rádio Nacional de Espanha.
Mais colóquios na terça e um treino dos Forcados de Vila Franca de Xira na quarta marcam esta semana taurina, que na noite de quarta-feira, 1 de Julho, fica marcada por uma homenagem à ganadaria Palha, a realizar no Salão Nobre da Câmara Municipal, com as presenças dos ganadeiros João Folque de Mendonça (Palha), Eduardo Miura e Fernando Cuadri, do veterinário da Monumental de Madrid, Javier Morales e do matador Vitor Mendes.
O encerramento da Semana de Cultura Tauromáquica ocorrerá na noite de quinta-feira com um concerto do fadista António Pinto Basto no Largo da Câmara.

Foto D.R.

Julho: "mês louco" no Campo Pequeno


4 grandes acontecimentos marcam o próximo mês de Julho na praça do Campo Pequeno, verdadeiro "mês louco" em termos de figuras e cartéis.
Já na próxima quinta-feira, 2 de Julho, a catedral do toureio português é palco de um sensacional "mano-a-mano" de arte entre o cavaleiro António Ribeiro Telles e o matador espanhol Morante de la Puebla (foto), que lidarão seis toiros da ganadaria do Dr. Ortigão Costa. Nesta corrida, a quarta do jornal "24 Horas", pegam os Forcados Amadores de Santarém.
Oito dias depois (9 de Julho), Rui Salvador festeja no Campo Pequeno os 25 anos de alternativa (onde de doutorou, apadrinhado pelo saudoso José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura) ao lado de João Salgueiro e Leonardo Hernández. Pegam os Amadores de Évora e de Alcochete e lidam-se seis toiros da Herdade de Pégoras.
A 16 de Julho, é a vez da Corrida "Flash" com um cartel acima da média: Pablo Hermoso de Mendoza a cavalo e, a pé, Vitor Mendes (que reaparece) e Pedrito de Portugal. Toiros Passanha para a lide a cavalo e de Ortigão Costa para a lide a pé. Nas pegas, o Grupo de Vila Franca de Xira.
Por fim, a 23 de Julho, noite de gala para a alternativa do jovem e talentoso Duarte Pinto na Corrida "Vip". Emídio Pinto será o padrinho de doutoramento do filho, com a presença em praça de três figuras de sempre: Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e D. José João Zoio. No cartel, ainda Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas. Pegas a cargo dos Amadores de Cascais, de Monforte e Académicos de Elvas. Toiros de Dª Maria Guiomar Cortes Moura.

Foto D.R.

Moura: Gestoiro anuncia cartéis


São finalmente conhecidos os cartéis das corridas de 17 e 19 de Julho na praça de Moura (Mini-Feira Ibérica do Toiro-Toiro) onde se lidarão, respectivamente, toiros da ganadaria Miura e Murteira Grave.
Para enfrentar os Miuras (6ª feira, 17 de Julho, às 22,15 horas) estarão em praça os cavaleiros Tito Semedo, Marco José, Pedro Salvador, Bastinhas Jr. e os praticantes Nelson Limas e Tiago Carreiras. Nas pegas, os grupos de Évora e o Real de Moura.
O triunfador desta nocturna entra depois no cartel de dia 19 (domingo, às 22,30 horas), para o qual estão já anunciados dois "figurões" do toureio equestre: João Moura e Joaquim Bastinhas. Toiros de Murteira Grave (é o reencontro de Moura com os Graves!) e pegas a cargo do Real Grupo de Moura, Amadores de Safara e da Póvoa de São Miguel.
Uma feira e pêras!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Super-Filipe" na corrida do centenário de Beja


Depois de sábado passado ter empolgado o público em Pegões, saindo grande triunfador da corrida em que alternou com Rouxinol e Sónia Matias, o cavaleiro algarvio Filipe Gonçalves foi esta semana contratado pela empresa Paulo & Sousa para integrar no próximo dia 9 de Agosto o cartel da corrida nocturna em Beja, comemorativa do centenário da praça e que é também a II Corrida do site "Toureio.com" de Hugo Calado.
Nesse dia, Filipe Gonçalves actua à tarde na corrida televisionada da Figueira da Foz, dali seguindo para Beja, onde toureará à noite.

Foto Emílio/Arquivo Farpas

Maria Sobral Mendonça: pintura taurina em Évora



Filha do crítico taurino Hélder Sobral, fundador do programa "Sol e Toiros" da RDP, a pintora Maria Sobral Mendonça(na foto) vai inaugurar uma exposição de pintura tauromáquica no próximo dia 10 de Julho em Évora, no Hotel Mar D'Ar Aqueduto. 
Esta exposição será inaugurada pelos Duques de Bragança e insere-se no programa da XII Tourada Real que nessa noite se realiza na Arena D'Évora, com transmissão em directo pela RTP e cartel formado pelos jovens cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Telles Jr.

Pedrito ainda não confirmado em Angra


A notícia que avançámos ontem, com base em informação que nos chegou dos Açores, de que Pedrito de Portugal actuaria no sábado em Angra a substituir "El Fundi", não está ainda confirmada - nem pela comissão de festas das Sanjoaninas, nem pela organização das corridas da Feira de São João na Terceira.
Nas próximas horas se saberá quem substituirá "El Fundi" ou até mesmo se o matador entretanto recuperará a tempo de actuar no sábado na Monumental da Terceira.

Foto D.R.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Manuel Dias Gomes triunfa na Terceira






















Vítima de aparatosa colhida, milagrosamente sem consequências graves (na foto), na passada quinta-feira no Campo Pequeno, o novilheiro Manuel Dias Gomes foi o grande triunfador da novilhada que no passado fim-de-semana abriu a Feira de São João, na Ilha Terceira.
O triunfo de Dias Gomes na Monumental de Angra do Heroísmo teve honras de primeira página no "Diário Insular", que titulou assim a reportagem do espectáculo: "Tarde de Dias Gomes e destaque para o 496 de Rego Botelho".
Manuel Dias Gomes regressa amanhã ao continente para aqui prosseguir a sua temporada.

Fotos Ana Serra

Veterano Salvador e jovens Telles e Salgueiro sexta no Montijo


O veterano cavaleiro dos "ferros impossíveis", Rui Salvador, a assinalar esta temporada 25 anos de alternativa, abre a corrida da próxima sexta-feira, 26 de Junho, a partir das 22 horas, na Monumental do Montijo - II Grande Corrida das Casas do Benfica, com bilhetes a partir de 10€ - que inclui ainda em cartaz a competição entre dois dos mais destacados jovens toureiros da nova geração, João Telles Jr. e João Salgueiro da Costa.
Outra atractivo desta corrida será a comemoração do cinquentenário do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, que reparte nessa noite cartel com os Amadores de Alcochete.
Lida-se um bonito curro de toiros da ganadaria de Fernando Palha.

Pedrito substitui "El Fundi" sábado em Angra do Heroísmo


Depois de já o ter feito sábado passado em Badajoz (onde cortou uma orelha ao primeiro toiro), Pedrito de Portugal também substituirá o lesionado "El Fundi" na corrida do próximo sábado, 27 de Junho na Monumental da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, na penúltima corrida da Feira de São João.
Lidam-se toiros de Herdeiros de José Albino Fernandes e Pedrito actua como único matador, num "mano-a-mano" com o cavaleiro Vitor Ribeiro, pegando os Forcados Amadores do Ramo Grande.
Na foto, Pedrito no domingo passado na Monumental de Badajoz, com José Tomás e o bandarilheiro português Pedro Gonçalves.

Foto D.R.

Badajoz, ontem: uma orelha a Ferrera em tarde demasiado vulgar...



António Ferrera, empolgante com as bandarilhas, cortou a única orelha da tarde na corrida de ontem em Badajoz, terceira da Feira de S. João, uma tarde de vulgaridades onde os toiros de Zalduendo não permitiram aos diestros brilhar.
Ferrera - que brindou o seu primeiro toiro ao "ressuscitado" matador local Israel Lancho, vítima de impressionante cornada na Isidrada de Madrid (foto da direita) - foi rei em terra de cegos, ao lado de um Morante de la Puebla apagado (silêncio e ovação) e de um Miguel Ángel Perera que não conseguiu repetir o êxito da véspera (palmas e volta ao ruedo).
Na foto da esquerda, Fernando dos Santos e o diestro brasileiro Fernando Guarany com Miguel Alvarenga, ontem em Badajoz.

Fotos Rita Barreiros