segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Josué substitui Nicolau na equipa de Rouxinol


O bandarilheiro Josué Salvado substituirá José Carlos Nicolau na quadrilha do cavaleiro Luis Rouxinol, formando equipa com David Antunes, que acaba de ser eleito como peão de brega triunfador da temporada de 2009 no Campo Pequeno - noticia hoje o site "toureio.com".
A saída de Nicolau, confirmada há momentos ao "Farpas Blogue" pelo apoderado Mário Freire, foi noticiada em primeira mão na semana passada pelo site "sol e sombra".

Foto www.toureio.com

Estava com os copos...


O controverso matador de toiros mexicano Rodolfo Rodríguez "El Pana" foi impedido pelas autoridades de tourear na praça de Tehuacán, Puebla, dado o estado de embrieguêz que apresentava na hora do início da corrida.
O mítico diestro, que esteve no ano passado internado largos meses precisamente para fazer uma cura por alcoolémia, foi substituído por Manuel Rocha "El Rifao".

Foto D.R.

Quem sabe (e pode...) faz!


O matador de toiros José Tomás investiu (gastou) 50.000€ (cerca de um milhão de pesos) em publicidade para a corrida do passado domingo e em que fazia a sua apresentação na Monumental do México. A promoção do toureiro incluiu doze autocarros, quatro cartéis gigantes originais colocados em pontos estratégicos da cidade do México e uma série de anúncios na cadeia televisiva SKY. Já na temporada anterior José Tomás pusera em prática uma campanha idêntica, mas sem as proporções desta.
O objectivo da campanha publicitária era levar público à Plaza Monumental, a maior praça de toiros do mundo. Os resultados foram alcançados com enorme sucesso: a lotação esgotou.
E nós por cá, a lembrar-nos do "choradinho" que os apoderados e os toureiros fazem para investir "algum" em publicidade...
Quem sabe e quem pode, faz. Os resultados estão à vista...

Foto Tadeo Alcino/burladero.com

Veiga, Comenda e Farinha: Círculo de Amigos Taurinos presta-lhes homenagem em Janeiro


O Círculo de Amigos Taurinos vai prestar homenagem ao cavaleiro Luis Miguel da Veiga, ao forcado e actual empresário Simão Comenda e ao bandarilheiro e hoje director de corridas Francisco Farinha, durante um jantar agendado para o próximo dia 9 de Janeiro no restaurante "Ao Pôr do Sol", em Montemor-o-Novo.
Organizado por Ricardo Relvas, António e Manuel Badajoz, o jantar onde o C.A.T. prestará tributo a três grandes figuras da Festa Brava terá o seu início às 20 horas e as reservas podem desde já ser feitas através do telem. 966 010 338 (sr. Ernesto Maltêz).

Levesinho continua em Vila Franca



A empresa "Tauroleve" anunciou na semana passada que já comunicou à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira a decisão de prosseguir mais uma temporada à frente da praça "Palha Blanco", usufruindo do direito de opção previsto no caderno de encargos.
Ricardo Levesinho vai assim gerir a mítica arena vilafranquense por mais um ano, depois de se ter revelado nas duas últimas temporadas uma das mais agradáveis e positivas surpresas empresariais em Portugal.

Fotos D.R. e Emílio/Arquivo "Farpas"

Isabel Ramos contraíu gripe A na Golegã


A cavaleira praticante Isabel Ramos foi no passado dia 14 transportada pelo INEM da Golegã (onde acompanhava a Feira do Cavalo) para o Hospital de Abrantes, com "muitas dores e febres altíssimas" - confirmou esta semana ao "Farpas Blogue" o seu Pai, Engº Inácio Ramos.
Diagnosticaram-lhe uma gastroenterite. Já em Lisboa, a toureira continuava com febre muito alta e com dores, o que motivou a que acorresse ao Hospital Particular, onde após vários exames e análises lhe confirmaram que contraria o vírus H1N1.
A jovem cavaleira esteve "de quarentena", mas já se encontra recuperada e a fazer a vida normal. A notícia foi dada na passada semana pela revista "Nova Gente".

Foto M. Alvarenga

Bolota, Abel & Moura criam "frente alentejana"



Tudo começou há poucas semanas num secretíssimo - ou não tanto como isso... - encontro a três, entre o cavaleiro João Moura, o apoderado Abel Correia e o empresário João Pedro Bolota. Terá sido aí que nasceu a ideia de a empresa "Aplaudir" avançar à conquista de algumas das principais praças de toiros do Alentejo - intenção que Bolota não desmentiu no comunicado da semana passada, embora se recusasse a confirmar de que praças se tratam, por compreensível cautela. O apoio do Maestro Moura a este presumível avanço de Bolota é interpretado em alguns meios taurinos como a formação de uma "frente" que visa reforçar a presença dos Mouras em praças de toiros de nomeada, no caso de se confirmar um ano mais a ausência dos toureiros de Monforte no Campo Pequeno.
Outros analistas interpretam agora a mais que provável "união" de Bastinhas ao gestor da praça de Lisboa, Rui Bento, por interposto António Morgado, como uma forma de tentar travar o avanço "mourista" no Alentejo e mais concretamente na praça de toiros de Elvas (Coliseu Rondão de Almeida), um tauródromo "controlado" pelo toureiro da terra (o que é natural e aceitável) e que seria um dos "alvos" a conquistar pela "Aplaudir" de Bolota - que ninguém se admire que a praça de Elvas possa vir a ser gerida pelo gerente do Campo Pequeno.
Tudo isto são, por enquanto, meras suposições, mas que estão desde já a agitar o meio tauromáquico numa época de defeso, propícia à criação de estratégias que dão azo às mais diversas interpretações...

Fotos João Dinis

Jantar de Natal do Grupo de Lisboa


O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa realiza no próximo dia 19 de Dezembro no "Pateo Alfacinha", em Lisboa, o seu tradicional jantar de Natal, sendo este o último que é presidido pelo actual cabo José Luis Gomes, que no início da próxima temporada se despede das arenas no Campo Pequeno, passando o testemunho a seu filho Pedro Maria.
A anteceder o jantar convívio de Natal, haverá uma romagem à campa do cabo fundador Nuno Salvação Barreto no cemitério do Lumiar e a celebração de uma Missa por intenção de todos os forcados do grupo já falecidos.

Forcados de S. Manços inauguram tertúlia no sábado


É inaugurada no próximo sábado, dia 5, em São Manços, a tertúlia dos forcados locais. O acto decorrerá às duas horas da tarde, seguindo-se um treino dos forcados na praça de toiros local e um jantar com a actuação do grupo de cantares "Amigos dos Guadiana", prolongando-se a festa pela noite dentro com a actuação de um Dj.

Quadrilha de Fernandes com um lugar em aberto


Depois de se ter desligado dos seus dois bandarilheiros Manuel dos Santos "Becas" (actualmente no México na equipa da rejoneadora Mónica Serrano) e Nuno Silva (ainda não transitado para nenhuma outra quadrilha) e de ter anunciado na semana passada a contratação de Hugo Silva (acabado de sair da equipa de João Moura Jr.), Rui Fernandes mantém ainda um segundo lugar em aberto na sua quadrilha de bandarilheiros - e só o deverá preencher no início do próximo ano.
Provavelmente também, Rui Fernandes terá que negociar com um novo apoderado em Espanha, dado o estado de saúde do seu actual "manager" Juan Hidalgo, ainda internado num hospital de Madrid em consequência de um AVC que lhe afecta a fala e lhe paralizou o braço e a perna esquerdas.
O toureiro aguarda a evolução do estado de Hidalgo, sem precipitações, para só mais tarde tomar uma decisão.
Entretanto continua a ser apoderado por Inácio Ramos Júnior, que gere também a carreira de sua irmã, a cavaleira praticante Isabel Ramos - e que, segundo avança o jornal "Farpas" na sua edição desta quinta-feira, pode vir a apoderar ainda um promissor cavaleiro amador, com está a negociar neste momento.

Foto D.R.

Hugo Silva "versus" Abel no "Farpas" desta semana



A escassos dias da vinda a público da sua "carta-aberta" onde responde ao apoderado Abel Correia (que será publicada no semanário "Farpas" desta quinta-feira), o bandarilheiro Hugo Silva realçou ao "Farpas Blogue" que "não quis magoar ninguém, nem o faço, como nunca o faria, apenas considerei que deveria vir a público defender-me de insinuações lançadas pelo sr. Abel na entrevista que deu quinta-feira passada ao mesmo jornal".
Entrevistado pelo "Farpas", o apoderado de João Moura explicou a razão de ser da já habitual "dança de bandarilheiros" que todos os anos se regista na equipa de Monforte, justificando que "alguns bandarilheiros não souberam vestir a camisola" e outros "só iam ao domingo receber o dinheiro". Por outras palavras, não se empenhavam a fundo na causa.
Hugo Silva, actualmente na quadrilha de Rui Fernandes (desde a semana passada) foi o último bandarilheiro a sair da Casa Moura, há duas semanas, depois de João Curto também ter abandonado a quadrilha. Sentiu-se atingido com as palavras de Abel Correia e vem agora a público dizer de sua justiça e defender-se, explicando que "se houve bandarilheiros que souberam vestir, suar e valorizar a camisola, eu fui um deles e não posso admitir que venham agora terceiros insinuar o contrário".
Contactado já esta semana pelo "Farpas Blogue", o apoderado Abel Correia mantém o que disse na entrevista ao jornal:
"Mantenho a cem por cento tudo o que disse e volto a frisar, como o fiz na entrevista, que pretendi falar de 'certos bandarilheiros' que sabem perfeitamente quem são, sem qualquer intenção de atingir o Hugo Silva. Não foi dele que falei e aliás penso que isso ficou bem explícito na entrevista, disse-o por mais que uma vez. Se reagiu, foi porque enfiou a carapuça, mas embora não tenha lido ainda a carta, espero com alguma expectativa pelo jornal de quinta-feira para o fazer, presumo que o Hugo acaba por confirmar aquilo que eu disse: para se estar na equipa Moura é preciso saber-se vestir e bem a camisola".
"Por mim, é polémica encerrada", garante o apoderado de João Moura.
A não perder, o "Farpas" da próxima quinta-feira!

Fotos D.R. e João Dinis

Luis "Procuna" toda a semana em Espanha


O matador moitense Luis Vital "Procuna" vai estar toda a esta semana em Espanha tentando vacas e enfrentando alguns toiros numa importante ganadaria do país vizinho - informou o seu apoderado Maurício Vale.
"Procuna" totalizou dez actuações em arenas portuguesas nesta temporada, tendo sido líder do escasso escalafón de matadores.
No semanário "Farpas" da próxima quinta-feira, João Cortesão completa a sua análise à temporada de 2009 passando em revista a época dos nossos matadores e principais novilheiros - a não perder!

Foto D.R.

Monumental do México esgotada para regresso de José Tomás


A Monumental do México (maior praça de toiros do mundo, com capacidade para mais de 50 mil espectadores) esgotou ontem a sua lotação na terceira corrida da chamada temporada grande, que marcava o regresso de José Tomás num mano-a-mano com o diestro mexicano Arturo Macias - que acabou por ser o triunfador da tarde, cortando duas orelhas com petição de rabo e dando duas apoteóticas voltas ao ruedo no primeiro toiro que enfrentou. Nos dois restantes, o mexicano foi silenciado.
José Tomás deu volta no primeiro, cortou uma orelha no segundo, foi silenciado no terceiro e teve divisão de opiniões no quarto, que toureou "de regalo". No México é costume os toureiros oferecerem ao público a lide do chamado toiro "sobrero".

Foto Tadeo Alcino/burladero.com

Amanhã na "Solmar": Andrade Guerra lança "Heróis com Arte"



O jornalista Andrade Guerra faz amanhã em Lisboa na cervejaria "Solmar" - uma das mais emblemáticas da capital, frente ao Coliseu dos Recreios - a apresentação do seu quarto livro, "Heróis com Arte", primeiro de uma série que dedica aos cavaleiros tauromáquicos portugueses.
O primeiro volume versa sobretudo as trajectórias de três figuras da arte equestre, D. Francisco de Mascarenhas (na foto), Mestre Luis Miguel da Veiga e D. José João Zoio, recentemente falecido. No segundo, a editar em 2010, Andrade Guerra foca as disnastias toureiras Salgueiro e Ribeiro Telles. Estas obras têm direcção fotográfica do conhecido repórter Marques Valentim.
A apresentação deste seu quarto livro - depois de um primeiro dedicado à carreira de João Moura e mais dois sobre os Combatentes do Ultramar - tem lugar ao final da tarde de amanhã, 1º de Dezembro, seguida de uma degustação de vinhos.

Foto Marques Valentim

João Cortesão lança novo livro


O nosso companheiro "de luta" João Cortesão vai em breve lançar o seu segundo livro, que reúne as crónicas "P'ra que a terra não esqueça!" publicadas no semanário "Farpas". O primeiro, "Quites, Detalhes e Puyazos", que reunia igualmente as crónicas dadas à estampa no mesmo jornal, foi editado em 2006 pelas Edições MinervaCoimbra.
Cortesão, que no próximo dia 7 recebe o prémio "Crítico/Prestígio" outorgado pelo "Latiníssimo Clube" de Santarém, será em Janeiro do próximo ano o primeiro convidado dos célebres jantares do restaurante "Taberna do Quinzena", em Santarém, onde proferirá uma conferência sobre "a evolução do toureio a cavalo", tendo também prevista para o início do próximo ano outra conferência sobre "o cavalo de toureio" na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.

Foto M. Alvarenga

Real Clube elegeu triunfadores do Campo Pequeno


Foram conhecidos na semana passada os vencedores dos Galardões 2009 do Campo Pequeno, eleitos pelos membros do Real Clube Tauromáquico Português, depois de os abonados da primeira praça do país terem votado e nomeado três nomes por cada categoria.
Os eleitos foram os cavaleiros João Salgueiro e Tiago Carreiras (praticante), o matador espanhol Miguel Ángel Perera, o novilheiro Daniel Nunes, o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, o forcado João Maria Cabral (do Grupo de Montemor), o peão de brega David Antunes, o bandarilheiro Cláudio Miguel, a ganadaria Murteira Grave e o toiro "Aplaudido" da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra.
Outorgado pela administração do Campo Pequeno, o troféu "Prestígio" foi atribuído a título póstumo ao saudoso cavaleiro D. José João Zoio.
Os prémios deverão ser entregues no início da próxima temporada, como sucedeu este ano, em cerimónia que decorrerá no Salão Nobre da praça de toiros de Lisboa.
Na foto, João Salgueiro recebendo um troféu da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, com Manuel Andrade Guerra, presidente do Directório e que amanhã em Lisboa lança, no restaurante-cervejaria "Solmar", o livro "Heróis com Arte", dedicado aos cavaleiros tauromáquicos portugueses.

Foto Marques Valentim

António Morgado (quase certo) nos Bastinhas


Embora não haja ainda confirmação oficial, é um dado praticamente adquirido que o empresário nortenho, compadre de Rui Bento e membro da sua equipa no Campo Pequeno, António Morgado, é o "senhor que se segue" no apoderamento de Joaquim Bastinhas e de seu filho Marcos Tenório, sucedendo a Rogério Amaro, que se separou dos cavaleiros de Elvas há cerca de dois meses.
Empresário de Vilar Formoso e há muitos anos grande impulsionador da Tauromaquia a norte, Morgado esteve já ligado ao apoderamento de vários toureiros, desempenhando sempre o seu papel com elevada seriedade e louvável discrição, sem nunca procurar protagonismos baratos, apenas cumprindo a sua missão com extremo rigor e eficácia.
Entre outros, apoderou o matador de toiros José Luis Gonçalves e os cavaleiros José Manuel Duarte e Vitor Ribeiro. Deste último separou-se amigavelmente há uma semana, após várias semanas de intensos rumores que apontavam para isso mesmo.
Nos meios taurinos, já consta a "certeza" - ainda não oficialmente anunciada - de que António Morgado será mesmo o novo apoderado dos Bastinhas e a união pode ser anunciada nos próximos dias - adianta o semanário "Farpas" na sua edição da próxima quinta-feira.
Desde a separação de Rogério Amaro, vários nomes andaram na ribalta como presumíveis sucessores do "Velho Senhor", entre os quais os de Carlos Pegado e José Luis Gomes, mas também o de Rui Bento.
Aguarde-se a confirmação.

Foto D.R.

Rui Bento homenageado pela Tertúlia "A Mexicana"


O gerente taurino do Campo Pequeno, Rui Bento, esteve quinta-feira passada rodeado de amigos e muitos aficionados que lotaram por completo a sala da pastelaria lisboeta "A Mexicana" para lhe prestar homenagem.
O jantar, promovido pela Tertúlia Tauromáquica da famosa pastelaria, de que é principal dinamizador o crítico tauromáquico Joaquim Tapada, realizou-se em ambiente de muita solenidade e reuniu um significativo número de aficionados que não quiseram deixar de participar na homenagem ao antigo matador de toiros.

Foto Clemente Guerreiro

Juan Hidalgo ainda internado


Continua internado e sem grandes melhoras o apoderado Juan Hidalgo, que desde há um ano repartia com Inácio Ramos Júnior a gestão da carreira do cavaleiro Rui Fernandes e também apoderava o praticante António D'Almeida.
Conhecido e respeitado taurino espanhol, que ao longo da sua carreira apoderou sobretudo rejoneadores (entre os quais António Domecq e Álvaro Montes) mas também cavaleiros portugueses, como António Ribeiro Telles e Jorge D'Almeida, Hidalgo sofreu no início da semana passada um acidente vascular cerebral (AVC) que lhe paralizou o braço e a perna esquerdas e lhe afecta ainda a fala.
O conhecido apoderado continua internado no Hospital Gregório Marañon, o seu estado é estável, mas sem evolução positiva por enquanto.

Foto D.R.

Ventura inaugura Peña Cultural em Puebla del Rio


Alguns amigos portugueses acorreram sexta-feira passada a Puebla del Rio (Sevilha) para estar ao lado de Diego Ventura no acto inaugural da sua Peña Taurina.
O rejoneador esteve acompanhado por toda a sua família e manifestou-se satisfeito pela presença de alguns amigos que foram propositadamente de Portugal. A Peña Cultural "Diego Ventura" foi inaugurada por Joaquín Garcia Menor, presidente da mesma e pelos demais membros directivos e associados.
O acto foi apresentado por Francisco Rodríguez Domínguez e contou com a actuação do grupo de flamenco "Jarabe".
Na foto, Gonçalo Veloso, Francisco Palha, Manuel da Câmara, Sérgio Cacheirinha, Gonçalo Montoya e Pipas Salgueiro com Diego Ventura.

Foto D.R.

Palha, Mendes e Guerra em Atarfe


Francisco Palha (na foto), o praticante Marcelo Mendes e o amador Rui Guerra são os três cavaleiros portugueses que vão disputar em Janeiro do próximo ano o IV Certame de Rejoneio na praça coberta de Atarfe, Granada.
As três eliminatórias realizar-se-ão nos dias 10, 17 e 24 de Janeiro de 2010 e a final será no dia 31.
Esta é a primeira vez em que participam neste certame grupos de forcados associados, membros da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF): os Amadores da Azambuja, os de Arronches e os açoreanos do Ramo Grande (da Praia da Vitória, Ilha Terceira), que debutam em Espanha.
No que respeita a rejoneadores espanhóis, eles serão Luis Miguel Arránz, Juan Manuel Cordero, Rubén Marín, Agustín Solano, Óscar Rodríguez Gaona e José António Mancebo.

Foto M. Alvarenga

domingo, 29 de novembro de 2009

Quinta-feira no "Farpas": Hugo Silva responde a Abel Correia


Numa carta aberta que é dada à estampa na próxima quinta-feira no semanário "Farpas", o bandarilheiro Hugo Silva responde à entrevista concedida ao mesmo jornal na passada quinta-feira pelo apoderado do cavaleiro João Moura, Abel Correia - que explicava a "dança de bandarilheiros" que todos os anos ocorre na Casa Moura pelo facto de muitos subalternos "não saberem vestir e defender a camisola que envergam em Monforte".
Hugo Silva, o último que saíu da equipa Moura, ter-se-à sentido atingido pelas "indirectas" do apoderado Abel e vem agora a público dizer de sua justiça. O conhecido e valoroso subalterno de Monforte esteve 14 anos ao serviço da Casa Moura, com apenas um interregno de dois anos (em que estava na quadrilha de Caetano) e saíu há duas semanas, surpreendendo o meio taurino. Já na semana passada, anunciou que passava a integrar a equipa do cavaleiro Rui Fernandes.
Quinta-feira no "Farpas", Hugo Silva deixa clara que não apenas vestiu a camisola, "como a suei e a valorizei".
Na foto, o bandarilheiro com Sua Mulher, há um mês, em Alter do Chão, no baptizado de João Tomás Moura.

Foto Rita Barreiros

Dias Gomes tenta a sorte em terras de Salamanca


Seguindo os passos e a trajectória de toureiros portugueses célebres como Amadeu dos Anjos, o saudoso José Falcão ou Rui Bento Vasquez, o promissor novilheiro Manuel Dias Gomes anunciou esta semana que se vai redicar na cidade espanhola de Salamanca e tentar assim "abrir as portas ao sonho de se tornar matador de toiros".
O jovem toureiro, aluno até aqui da Escola "José Falcão" de Vila Franca de Xira, é neto do primeiro novilheiro português que se apresentou em Espanha, Augusto Gomes Júnior e filho do actual cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, José Luis Gomes. Manuel é também neto, pelo lado materno, do prestigiado ganadeiro Pontes Dias e irmão dos forcados Gonçalo Maria e Pedro Maria Gomes, futuro cabo do Grupo de Lisboa.
Em Salamanca, Manuel Dias Gomes conta com a importante ajuda e apoio de Rui Bento Vasques, que esta semana já o apresentou e introduziu em algumas das principais casas taurinas de Salamanca.

Foto João Dinis

Pablo Hermoso premiado em Pamplona


O cavaleiro espanhol (rejoneador) Pablo Hermoso de Mendoza recebeu ontem em Pamplona o troféu "Ciudadela de Pamplona" instituído pela rádio Onda Cero e por El Corte Inglés, que o distingue como melhor toureiro a cavalo da última Feria del Toro 2009.
O galardão, atribuído pela primeira vez, premiou a faena de Hermoso em Pamplona no dia 6 de Julho.
O troféu por entregue pela alcaldesa da cidade (presidente da Câmara) Yolanda Barcina, que fez questão de se associar a esta iniciativa demonstrando o seu apoio e reconhecimento à arte tauromáquica.

Foto www.pablohermoso.net

"Heróis com Arte" tem nova capa


Manuel Andrade Guerra tornou ontem pública a nova capa, melhorada e alterada, do seu livro "Heróis com Arte", que no próximo dia 1 de Dezembro será lançado em Lisboa durante um evento que terá lugar no restaurante "Solmar", emblemática cervejaria da capital.
Este novo livro de Andrade Guerra - o quarto que o conhecido jornalista dá à estampa - é dedicado aos cavaleiros tauromáquicos portugueses e incide sobretudo nas trajectórias de três importantes figuras: D. Francisco de Mascarenhas, Mestre Luis Miguel da Veiga e D. José João Zoio, recentemente falecido.
Em 2010, Andrade Guerra lançará o segundo volume desta série, versando em especial as dinastias Salgueiro e Ribeiro Telles.
Crítico tauromáquico e antigo jornalista do "Diário de Notícias", Andrade Guerra passeou o seu talento ao longo de muitos anos pelas páginas de outros jornais, entre os quais "O Dia", "Dez de Junho" e "Correio da Manhã", de que foi director-adjunto. Paralelamente, exerceu em quase todos eles a função de destacado crítico tauromáquico, de que se encontra praticamente retirado, publicando praticamente um artigo por ano nas páginas do semanário "Farpas" - o que sucede precisamente na edição de amanhã, comemorativa dop 13º aniversário do jornal.
Andrade Guerra preside também ao Directório da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I e anteriormente foi autor de um livro sobre a carreira do cavaleiro João Moura e de mais dois sobre o tema "Combatentes do Ultramar", tendo sido ainda responsável por um programa televisivo sobre o mesmo tema na TV Cabo, onde se notabilizou também como comentarista de corridas de toiros.

Juan Hidalgo em estado que inspira cuidados


Juan Hidalgo, o apoderado espanhol dos cavaleiros Rui Fernandes e António D'Almeida, continua internado em Madrid no Hospital Gregório Marañón, depois de segunda-feira ter sofrido um enfarte. O estado do conhecido taurino espanhol, que já apoderou outros cavaleiros portugueses, como Jorge D'Almeida e António Ribeiro Telles, ainda inspira cuidados, mas é considerado estável. Os médicos mostram-se ainda prudentes em falar da sua evolução. Hidalgo está paralizado do braço e perna esquerda e o enfarte também lhe afectou a fala.
Juan Hidalgo, há muitos anos um apaixonado pela cidade de Lisboa e um dos clientes predilectos do famoso restaurante "Gambrinus" (sua "sede" na capital portuguesa desde a década de 60) era esperado terça-feira em Lisboa para uma reunião com o toureiro Rui Fernandes (a cuja equipa se juntou na temporada de 2008, depois de se ter desligado do apoderamento de António Telles) para decidir estratégias para a próxima época e tomar decisões àcerca de outros pormenores, entre os quais a nova quadrilha do cavaleiro - onde entretanto foi conhecida a entrada de Hugo Silva, ex de Moura.
Na foto, Inácio Ramos Júnior (apoderado de Rui Fernandes também) com Juan Hidalgo - a quem a equipa "Farpas" envia votos de rápido restabelecimento.

Foto João Dinis

Bolota, cauteloso, não confirma, nem desmente...


Depois de na semana passada o semanário "Farpas" ter anunciado que João Pedro Bolota seria o super-empresário da temporada 2010 com a conquista de novas praças (mais três, pelo menos) no Alentejo, o antigo cabo dos Forcados de Alcochete, conhecido pelo seu trabalho de sucesso nos últimos dois anos como "o empresário das praças cheias", veio ontem a público revelar alguma cautela e "dar uma no cravo e outra na ferradura" àcerca do que considerou "algumas especulações" e "meras suposições".
Em comunicado emitido pela sua empresa "Aplaudir" e entretanto amplamente divulgado nos diversos sites lusos de tauromaquia, João P. Bolota frisa que "não tem intenção de monopolizar o que quer que seja" nem de "coleccionar praças".
Mas não desmente a notícia avançada há uma semana pelo "Farpas". Pelo contrário. No referido comunicado, Bolota confirma que "há algumas arenas que efectivamente nos poderão interessar, mas com muita ponderação e bom senso analisamos caso a caso para ver até que ponto as mesmas se podem enquadrar na nossa política de preços baixos e cartéis de qualidade" e reforça ainda a revelação avançada pelo jornal afirmando que "muito nos apraz que as entidades proprietárias de algumas praças de toiros, como como outros parceiros, acreditem nas nossas capacidades de gestão e inovação e tudo faremos para que assim se mantenham por muitos e bons anos".
Apesar de tudo isto, Bolota deixa à navegação o aviso de que "tudo o que for dito e escrito sobre o futuro não passam de meras suposições e caso de concretize mais algum contrato de concessão, dele daremos conhecimento a todos os aficionados, bem como dos projectos que tenhamos para cada caso específico".
Aguarde-se...

Paco Duarte regressa na equipa Moura



Depois de em Outubro se ter despedido e cortado a coleta em Jaén, o bandarilheiro português Paco Duarte, radicado em Espanha há mais de trinta anos, vai regressar aos ruedos, motivado pelo convite que lhe foi endereçado por João Moura Júnior para integrar nas próximas temporadas a sua quadrilha com as funções de "puntillero", arte em que se destacou nos últimos anos.
"Quando cortei a coleta em Jaén não me passava pela cabeça que iria chegar este desafio. Ponderei e decidi regressar, por forma a fechar a minha carreira ao lado de uma primeira figura e pelo facto de se tratar de um cavaleiro português", explica Francisco Duarte, toureiro da Malveira, ex-matador de toiros, que nas últimas épocas integrara a equipa do rejoneador espanhol Leonardo Hernández.
Entretanto, na equipa de bandarilheiros de João Moura Júnior entra também Paco Cespedes (conhecido por Paco Cartagena por ser tio do rejoneador Andy Cartagena) que pertencia à quadrilha de Pablo Hermoso de Mendoza. E sai Pedro Benito, que se passa para a equipa de Hernández.
Em entrevista dado ao semanário "Farpas" e que é publicada na edição de amanhã, o apoderado de João Moura, Abel Correia, punha ainda em dúvida a hipótese - anunciada precisamente pelo "Farpas" em primeiríssima mão na semana passada - da entrada de Paco Duarte no "team" dos cavaleiros de Monforte.
Hoje, explicou Abel ao nosso jornal: "a entrevista foi dada no final da semana passada e a verdade é que a contratação de Paco Duarte se verificou na última segunda-feira, anteontem", quando o jornal já estava na rotativa para ser impresso e sem hipóteses, por isso mesmo, de emendar este facto - que acabou por se confirmar, confirmando desta feita o que o jornal anunciara uma semana antes!

Foto M. Alvarenga

Hugo Silva na quadrilha de Fernandes


Depois de há duas semanas se ter desligado da equipa Moura, o bandarilheiro Hugo Silva fixou-se agora na equipa do cavaleiro Rui Fernandes - em cuja quadrilha falta ainda um subalterno, depois de o toureio se ter "divorciado" de Manuel Santos "Becas" (actualmente no México a integrar a quadrilha da rejoneadora Mónica Serrano) e de Nuno Silva, que nas últimas temporadas constituiam a sua equipa.
A entrada do bandarilheiro de Monforte na quadrilha de Fernandes foi anunciada pelo próprio em primeira mão numa entrevista a Hugo Calado no programa de toiros da Rádio Campanário (Vila Viçosa) e oficialmente comunicada ontem em comunicado pelo Gabinete de Imprensa do cavaleiro da Charneca de Caparica.

Foto D.R.

António Morgado e Ribeiro rompem. Elvas pode ser o novo rumo do apoderado...


O apoderado António Morgado (na foto, na última corrida do ano no Redondo, com Rui Bento) e o cavaleiro Vitor Ribeiro anunciaram ontem o fim da sua relação profissional - que andava há semanas "no ar".
Diz-se agora à boca cheia no meio taurino que Morgado será o novo apoderado dos Bastinhas e que a nova união será em breve anunciada - embora o apoderado de Vilar Formoso se mantenha em silêncio sobre o assunto.
António Morgado, compadre de Rui Bento e membro da sua equipa desde a primeira hora na empresa do Campo Pequeno, foi apoderado de vários toureiros nos últimos anos, entre os quais o cavaleiro José Manuel Duarte e o matador José Luis Gonçalves.

Foto João Dinis

"Heróis com Arte", o novo livro de Andrade Guerra, lançado no 1º de Dezembro


O novo livro (quarto) do jornalista Manuel Andrade Guerra, primeiro volume de uma série de dedica aos cavaleiros tauromáquicos, será lançado num restaurante de Lisboa no próximo dia 1 de Dezembro, como oportunamente noticiámos.
Este primeiro volume versa sobretudo as carreiras de D. Francisco de Mascarenhas, Mestre Luis Miguel da Veiga e D. José João Zoio.
No segundo, a editar no próximo ano, Andrade Guerra foca em especial as dinastias Salgueiro e Ribeiro Telles.
Aqui fica em primeiríssima mão a capa do novo livro.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Exclusivo "Farpas": José Grenho na quadrilha de Pablo Hermoso



Depois de nos últimos dias se ter comentado nos mentideros da Festa que poderia regressar à Casa Moura e nomeadamente à equipa de João Moura Júnior, o "Farpas Blogue" está em condições de revelar em primeiríssima mão - antes mesmo de os sites espanhóis o fazerem!, vamos sempre na frente! - que o bandarilheiro José Franco (Grenho) integrará a partir de agora a quadrilha de Pablo Hermoso de Mendoza.
A notícia, adiantada há momentos ao "Farpas Blogue" por fonte fidedigna, acaba de nos ser confirmada pelo próprio José Grenho:
"É verdade, sim senhor. Já em Janeiro rumarei ao México para fazer a campanha de Inverno com o Pablo Hermoso e passo a integrar a sua quadrilha, confirmo. É uma honra para mim ter recebido este convite e penso que posso, uma vez mais, prestigiar e dignificar além-fronteiras o bom nome dos bandarilheiros portugueses".
José Grenho adiantou ao "Farpas Blogue" que já teve uma conversa com António Domecq, em cuja quadrilha se encontrava e que a relação terminou a bem. Em Portugal, o consagrado bandarilheiro continuará a exercer exclusivamente a missão de ver toiros para a empresa "Toirolindo" de Inácio Ramos e Inácio Ramos Júnior.
Sobre os rumores de que poderia estar a um passo de regressar à Casa Moura, José Grenho não quis fazer grandes comentários:
"Sei que se falou disso, também muita gente me perguntou se era verdade, mas não era. Houve, de facto, esses rumores, sobretudo depois de me terem visto na Golegã a jantar com o João Júnior. Somos amigos e esse assunto não foi sequer abordado".

Fotos www.pablohermoso.net e João Dinis

Marcelo Mendes lidera escalafón de cavaleiros praticantes


Muito embora a informação dada na semana passada ao jornal "Farpas" pelo Sindicato dos Toureiros (e que vem publicada na edição da próxima quinta-feira - o que desde já aqui rectificamos, mesmo antes de o jornal chegar à banca) apontasse para a liderança de Tiago Carreiras no escalafón (número de corridas) dos cavaleiros praticantes, acaba de nos chegar um comunciado do gabinete de imprensa do cavaleiro Marcelo Mendes onde se dá conta de que foi ele o líder dos praticantes em 2009 em número de actuações.
Assim, Marcelo Mendes totalizou 26 exibições (10 corridas à portuguesa, 5 festivais, 4 corridas de rejoneio, 3 novilhadas picadas mistas, 2 novilhadas mistas e 2 corridas mistas), 8 das quais em Espanha, onde cortou 11 orelhas e 1 rabo e saíu 4 vezes em ombros.
De acordo com o referido comunicado, António D'Almeida foi o segundo do escalafón com 25 actuações (todas em Espanha) a Carreiras o terceiro, com 24 corridas.
Segundo Pedro Pinto, apoderado de Marcelo Mendes, o toureiro superará as 30 actuações em 2010, mantendo a mesma equipa e anunciando desde já a sua alternativa.
Marcelo iniciará a temporada actuando em Janeiro no Certame de Rejoneio em Atarfe, Granada.

Foto D.R.

"Caso Bastinhas": José Luis Gomes deverá ser indigitado em breve...


O "Caso Bastinhas" arrasta-se há várias semanas e o próprio cavaleiro está a deixar criar propositadamente um especialíssimo suspense quanto à identidade do novo apoderado, sucessor do histórico Rogério Amaro - mas o "Farpas" sabe de fonte fidedigna que, embora o mistério se passa arrastar por mais algum tempo, José Luis Gomes deverá mesmo ser indigitado para o cargo. Pese embora os constantes desmentidos e os muitos boatos que têm alimentado esta situação...
Falou-se primeiro de Carlos Pegado e mais recentemente de Rui Bento. A presença de José Luis Gomes, sempre próximo de Bastinhas, na corrida que fechou a temporada no Redondo (1 de Novembro), deu azo aos mais diversos rumores. Gomes desmentiu sempre. Mas a verdade é que pode mesmo ser ele o sucessor de Amaro, no ano em que se despede das arenas e em que passa o comando dos Forcados de Lisboa a seu filho Pedro.
Aguarde-se a confirmação.

Foto João Dinis

José Maldonado Cortes operado em Lisboa esta semana


O veterano cavaleiro tauromáquico José Maldonado Cortes será esta semana operado em Lisboa a uma hérnia discal que lhe tem provocado, segundo o filho, "dores horríveis" e o impediu de ir a semana passada à Golegã, onde foi galardoado com o Prémio "Carreira" pela revista "Equitação". O troféu foi entregue ao filho, Francisco Cortes.
O cavaleiro de Estremoz será internado amanhã num hospital de Lisboa, devendo ser operado na próxima quinta-feira.
A equipa "Farpas" deseja-lhe a maior sorte e rápido restabelecimento.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Rui Bento na Tertúlia "A Mexicana"


Rui Bento, director da actividades tauromáquicas da praça do Campo Pequeno, é o convidado de honra do próximo jantar da Tertúlia Tauromáquica da Pastelaria "A Mexicana".
O repasto tem lugar no próximo dia 26 de Novembro (quinta-feira) pelas 20 horas no Salão de Festas da conhecida pastelaria da Praça de Londres, em Lisboa.
A apresentação de Rui Bento estará a cargo do crítico vilafranquense João Mascarenhas.
As inscrições para o jantar podem ser feitas no balcão do estabelecimento ou através dos telefones 218485341 e 218488117 ou do telem. 966015058.

Foto João Dinis

Paco Velásquez: 10 festejos, 7 orelhas e 2 saídas em ombros


O novilheiro de Riachos, Paco Velásquez, fez hoje à Imprensa o balanço (positivo) da sua temporada 2009, em que participou em dez festejos (seis em Espanha e quatro em Portugal), obtendo do lado de lá da fronteira um total de sete orelhas e saindo duas vezes em ombros pela porta grande.
O jovem diestro actuou em Camas, Sevilha (uma orelha), Corte de Peleas (duas orelhas), debutou em Barcelona (uma orelha), Colmenarejo (ovação), Linares de la Sierra (duas orelhas) e Espinosa de Henares (uma orelha).
Em Portugal, actuou nas praças do Campo Pequeno e da Arruda dos Vinhos (nesta, em três ocasiões).
Paco Velásquez inicia a próxima temporada actuando a solo no dia 1 de Janeiro em Mijas (Málaga) e nesse mesmo mês fará o seu debute no México no rancho "Nirvana".

Foto D.R.

Duelo na Moita pode ser entre Bolota e Nené




Embora vencido nas eleições de sexta-feira passada - que podem dar ainda alguma celeuma, ao que consta... - José Manuel Pires da Costa (foto da esquerda) mantém grande influência e detém ainda significativo poder no seio dos accionistas da Sociedade Moitense de Tauromaquia, o que pode condicionar as decisões de Pedro Brito de Sousa (reeleito) na apreciação das propostas que aparecerem a concurso para adjudicação da praça "Daniel do Nascimento" em Janeiro próximo.
Nos bastidores da aficion moitense, correm os rumores de que Brito de Sousa seria partidário de uma eventual entrega da praça a António Manuel Cardoso (Nené) e que Pires da Costa prefere que a praça seja entregue a João Pedro Bolota. Recorde-se que há quatro anos e apesar de também derrotado nas eleições, foi Pires da Costa e a sua facção de accionistas quem permitiu a vitória à empresa "Top Toiros" de Raimundo e Palhais.
Por isso...

Fotos João Dinis e Emílio/Arquivo "Farpas"

Última Hora: José Grenho pode voltar à Casa Moura



A notícia não tem ainda confirmação oficial, mas o "Farpas" pode adiantar que existe neste momento uma "reaproximação" do bandarilheiro José Franco "Grenho" à Casa Moura - bem visível e muito comentada na última Feira da Golegã, especialmente em relação a João Moura Júnior.
Quatro anos depois de ter abandonado a quadrilha de João Moura (pai), onde estava desde os seus princípios, "Grenho" fixou-se em Espanha com António Domecq e posteriormente em Portugal com Moura Caetano, Isabel Ramos e outros. Recentemente, acompanhou Rui Fernandes na sua digressão à Califórnia.
Agora, o hipotético regresso do famoso bandarilheiro à equipa de Monforte - poderia assumir na quadrilha de Moura Júnior o lugar deixado vago por Hugo Silva - é comentado em surdina nos meios taurinos, se bem que não haja qualquer confirmação.
O "Farpas" sabe que o apoderado Abel Correia vai esta semana reunir com o Maestro Moura em Monforte e que o assunto que estará sobre a mesa é precisamente a remodelação verificada nas quadrilhas dos dois cavaleiros, pai e filho, de onde acabam de sair João Curto e Hugo Silva e para onde vai entrar o bandarilheiro moitense João Santos, como hoje noticiámos, ex de Vitor Ribeiro.
Entretanto, em Monforte, comenta-se a hipótese de Hugo Silva (na foto da direita, com João Tomás Moura ao colo, em Março deste ano em Portalegre) ter recebido um irrecusável convite para integrar em Espanha a quadrilha de Pablo Hermoso de Mendoza - que há duas semanas dispensou toda a sua equipa de subalternos.
O defeso vai dar que falar, também, no que respeita à dança de bandarilheiros.

Fotos João Dinis e M. Alvarenga

Apesar dos "ameaços", Manuel Gonçalves de pedra e cal na Figueira


Apesar dos "ameaços" e do interesse de algumas importantes empresas, como a do Campo Pequeno, na adjudicação da praça de toiros da Figueira da Foz, tudo leva a crer que o veterano Manuel Gonçalves permanecerá de pedra e cal ao leme daquela mítica arena - revela o "Farpas" na sua edição da próxima quinta-feira.
Os proprietários do Coliseu Figueirense responderam recentemente à carta-proposta de uma conhecida empresa dando a conhecer que a praça será gerida por Manuel Gonçalves enquanto este o desejar.

Foto João Dinis