terça-feira, 31 de março de 2009

Última Hora: Tendeiro já foi notificado da "vitória" de Pessoa no Cartaxo...


Paulo Pessoa de Carvalho mantém-se, como era de calcular, ao leme da praça de toiros do Cartaxo, ainda que a título "provisório" - avança o "Farpas Blogue" em primeiríssima mão, muito embora "oficialmente" a Câmara (proprietária da praça) tivesse feito constar que a decisão só seria conhecida amanhã.
A Câmara Municipal do Cartaxo informou esta tarde o outro concorrente à adjudicação da praça, Paulo Tendeiro (empresa "Gestoiro"), por fax, de que decidira entregar o tauródromo, a título "provisório", ao empresário Paulo Pessoa de Carvalho, com o qual, ao que tudo leva a crer, tinha as coisas previamente acertadas - de outra forma, Pessoa não teria anunciado em Fevereiro passado uma corrida para aquela praça a 1 de Maio, cujos cartazes já estão na rua.
O concurso público para adjudicação da praça realizou-se segunda-feira passada, envolto em segredo, o que indicia que terá sido feito, presumivelmente, com a intenção de não alertar possíveis concorrentes e (re)entregar a praça a Paulo Pessoa. Questionado ontem pelo "Farpas Blogue", Paulo Pessoa não quis tecer comentários sobre este delicado assunto, mas não deixou de frisar que não era por acaso que tinha já uma corrida agendada para Maio. "Não sou doido, as pessoas conhecem-me", disse.
A decisão provisória da Câmara terá a intenção, precisamente, de não prejudicar o andamento da corrida organizada por Paulo Pessoa para o dia 1 de Maio. No fax enviado a Tendeiro, a autarquia acrescenta que esta decisão será ainda discutida em reunião camarária no próximo dia 8 de Abril e só então oficializada - ou não.
Fonte próxima do empresário Paulo Tendeiro (que esta temporada se estreia na praça de Moura, onde apresentará Diego Ventura em Maio e um curro de toiros da ganadaria Miura em Julho) adiantou entretanto ao "Farpas Blogue" que a empresa "Gestoiro" não pretende aceitar esta decisão de ânimo leve e ficar "de braços cruzados". Tendeiro pretende que a autarquia se explique e fundamente as razões que a levaram a preterir uma oferta de 19.500 euros pela concessão da praça, optando pela candidatura que menos dinheiro ofereceu (12 mil). 
Corrigindo uma informação dada há pouco, o "Farpas Blogue" informa ainda que no caderno de encargos não existia nenhuma cláusula especificando que a Câmara poderia optar pela proposta mais baixa, em detrimento da maior oferta.
Um caso que, pelos vistos, promete dar "folhetim" nos meios taurinos pelos tempos mais próximos...

Foto Emílio 


Exclusivo "Farpas": José Luis Gomes deixa chefia dos Amadores de Lisboa


José Luis Gomes abandonará esta temporada a chefia do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, missão que ocupa há dezassete anos, depois de ter sucedido ao histórico Nuno Salvação Barreto, fundador do grupo e seu cabo durante 48 anos - anuncia o semanário "Farpas" na edição da próxima quinta-feira.
Os Amadores de Lisboa cumprem este ano o seu 65º aniversário e apenas tiveram dois cabos ao longo da sua história. Esta semana, José Luis Gomes anuncia no "Farpas" a sua despedida das arenas e nomeia o seu sucessor - cujo anúncio fez em exclusivo ao jornal de Miguel Alvarenga, cabendo agora a decisão final aos elementos (antigos e actuais) do famoso grupo de forcados da capital.

Foto Emílio

Cartaxo: fumo branco já amanhã


A Câmara Municipal do Cartaxo já decidiu, está decidido. Amanhã notificará os dois concorrentes à adjudicação da praça (por um ano) da sua decisão final.
E das duas, uma, não tem muito que enganar: ou ganha Paulo Pessoa de Carvalho (que ofereceu o valor base de licitação, 12 mil euros, e até já tem cartazes na rua a anunciar uma corrida naquela praça no dia 1 de Maio, o que denota que lhe teriam sido dadas garantias de prosseguir...); ou ganha Paulo Tendeiro ("Gestoiro"), que soube da existência de um concurso que ninguém sabia e apresentou-se como candidato oferecendo 19.500 euros.
A Câmara pode optar pela oferta mais baixa - nada a obriga a entregar a praça à proposta mais alta. Mas em tempo de crise, os euros darão muito jeitinho à autarquia e por isso, tudo pode acontecer...

Foto D.R.

Tertúlia da Amizade recebe Bronze e Lupi



Álvarito Bronze e João Samuel Lupi, mais João Pardal (essa figura de proa da Barroca D'Alva) são os convidados da Tertúlia Tauromáquica da Amizade, que na próxima quinta-feira, 2 de Abril, leva a efeito o seu terceiro jantar no restaurante "Pateira" do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.
A Tertúlia da Amizade, como nós próprios comprovámos (Miguel Alvarenga foi em Fevereiro o convidado do primeiro jantar, seguindo Chibanga e "Tomix" em Março), é um fantástico grupo de jovens unidos pelo facto de (quase) todos pegarem toiros e jogarem rugby. Formam-na Francisco Mendonça Mira (presidente), António Grave de Jesus (que no jantar desta semana deverá "reaparecer", ainda a restabelecer-se da colhida sofrida em Santarém), Filipe Mendes, Francisco Franco Mira, Francisco Zenkl, Frederico Caldeira, João Braga, João Cabral, João Pedro Mota Ferreira, José Maria Cortes, José Pedro Pires da Costa, Salvador Manzarra e Tomás Pimenta da Gama.
Malta extraordinária!

Fotos Emílio

Marcelo Mendes apresenta cavalaria em ano de estreia no C. Pequeno














O cavaleiro praticante Marcelo Mendes, este ano apoderado pelo crítico Pedro Pinto (director da revista "Ruedo Ibérico") e por Florindo Ramalho, apresentou à Imprensa a sua quadra para 2009, composta quase exclusivamente por cavalos luso-árabes da Coudelaria de Álvaro Silva, proprietário da empresa "Sicasal" e da Quinta da Chapuceira, solar das exploração coudélica.
O "Quilas" e o "Lindo" são os cavalos de saída; para os curtos dispõe do "Único" (considerado o craque da casa), do "Útil" e do "Sadam". Em fase de preparação e com possível debute nas arenas em 2009 estão o "Xicó" e o "Rijo".
Marcelo Mendes, que se iniciou nas arenas há dois anos, "descoberto" por Armando Jorge Teixeira, seu primeiro apoderado, esteve em 2008 ligado a Carlos Santos (Biscainho), de quem se viria também a separar, chegando depois a acordo com Pedro Pinto e Ramalho (que também apoderam o cavaleiro Nelson Limas). Na novilhada de 18 de Junho, o cavaleiro fará a sua apresentação no Campo Pequeno, tendo ainda algumas primeiras actuações agendadas para o mês de Maio.

Fotos D.R.

Não perca esta quinta no "Farpas": Alvarenga analisa um a um os cartéis do Campo Pequeno



Das oito primeiras quintas-feiras do Campo Pequeno, Rui Bento anunciou na semana passada sete cartéis e há um (16 de Julho) envolto, por enquanto, em mistério...
Na próxima quinta-feira, no semanário "Farpas", Miguel Alvarenga analisa um a um os elencos formados por Rui Bento e conclui que mesmo sem os Mouras e sem Ventura, o gerente da primeira praça do país conseguiu "dar a volta ao texto", formando sete cartéis para todos os gostos e feitios...
Com o habitual desassombro e sem papas na língua, Alvarenga vai ao pormenor e dá a sua opinião, sempre polémica, sobre quais são os melhores, os piores, os assim-assim e os menos maus cartéis da primeira fase da temporada lisboeta. Não perca!

Fotos Emílio e João Dinis

Forcados do Ribatejo pegam no festival da Moita


O Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo faz a sua estreia no próximo dia 23 de Maio no festival que se realiza na Moita, depois de recentemente ter sido finalmente admitido na Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), facto para o qual terá contribuído decisivamente a saída do cabo Joaquim José Penetra.
A entrada neste cartel dos Amadores do Ribatejo surge, segundo a empresa "TopToiros", na sequência da impossibilidade de nele participarem os Amadores do Montijo, que estavam anunciados, mas que pegam nesse mesmo dia e à mesma hora na corrida que se realiza na Monumental montijense.
O cartel do festival da Moita fica assim composto pelos grupos de Forcados do Ribatejo, da Moita e de S. Manços e pelos cavaleiros José Prates, Tito Semedo, Pedro Salvador, Álvarito Bronze, o praticante Nelson Limas e os amadores João Maria Branco e António Prates. Lidam-se novilhos da ganadaria do Engº António Silva.

Foto Guilherme Alvarenga

Rui Fernandes (quase) em Las Ventas


Juan Hidalgo e Inácio Ramos Jr. prosseguem esta semana as conversações com a empresa de Madrid, estando cada vez mais próxima a possibilidade de Rui Fernandes (apoderado por ambos) poder participar numa das quatro corridas de rejoneio agendadas para a próxima Feira de Santo Isidro.
O cavaleiro - presente na Feira de Abril em Sevilha - pode ser o terceiro português a tomar parte na mais importante feira taurina do mundo, depois de ontem a empresa de Chopera ter anunciado a contratação de João Moura e João Moura Jr. para o cartel de 31 de Maio.

Foto Inácio Ramos Jr.

Impressionante colhida em Madrid



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - uma impressionante colhida do novilheiro Mário Aguilar, felizmente sem consequências de maior, marcou a novilhada de domingo passado em Las Ventas, Madrid, onde se lidaram novilhos de Nazario Ibañez bem apresentados e sérios de pitons, que se revelaram nobres, mas sem casta.
Aguilar foi silenciado no primeiro e ovacionado no segundo, recebendo avisos nos dois; Román Pérez escutou silêncio em ambos; e Javier Cortés, finalista em 2006 da "Oportunidade" de Vistalegre e que pisava pela quarta vez a arena de Las Ventas, foi ovacionado no primeiro e deu volta no segundo (a única volta ao ruedo da tarde) com petição de orelha (não concedida).

Fotos Ricardo Relvas

Tramóia no Cartaxo: Pessoa não faz comentários...


Paulo Pessoa de Carvalho não quis fazer comentários à confusa situação criada ontem pela Câmara Municipal do Cartaxo, que levou a praça a concurso quando, à partida, tudo "estava acertado" com ele, ao ponto de ter uma corrida anunciada (e já com cartazes impressos) para 1 de Maio naquela praça...
"Como não sou doido e as pessoas me conhecem, tirem as conclusões que quiserem...", limitou-se Pessoa a dizer ao "Farpas", a propósito do facto de ter uma corrida marcada para o primeiro dia do mês de Maio, com toureiros, forcados e toiros contratados e propaganda na rua.
O concurso, levado a cabo "em segredo" pela autarquia do Cartaxo, tinha uma base de licitação de 12 mil euros para a concessão da praça de toiros local por esta temporada e foi esse, exactamente, o valor oferecido por Paulo Pessoa de Carvalho.
O inesperado foi o aparecimento de um outro concorrente, a empresa "Gestoiro", de Paulo e Rodrigo Tendeiro, que ofereceu mais 7.500 euros: 19.500.
E agora?
"Agora vou ver no que isto dá...", afirma Paulo Pessoa, que se recusa a fazer mais comentários sobre o caso: "não quero falar sobre isso, desculpem...".

Foto João Dinis

Entrevista exclusiva: "Michelito" confessa-se ao "Farpas"


Como começou, o que dizem dele, o que ele pensa das coisas, quais os segredos para Portugal, em que praças vai tourear, a equipa que o acompanhará no nosso país, o que pensa um miúdo de 11 anos - o menino-prodígio do toureio mundial fala como gente-grande o o semanário "Farpas" pode comprovar o que o famoso jornalista Joaquín López Dóriga escreveu há dias no "Diário de Yucatan" (México): "Michelito tem um alto coeficiente intelectual. Fala tão bem como o vi tourear os seus novilhos na praça de toiros de Mérida no dia da sua famosa encerrona".
O "Farpas" vai publicar dentro de poucas semanas a entrevista exclusiva com "Michelito", antes da sua apresentação em Portugal, agendada para 18 de Junho no Campo Pequeno e 20 do mesmo mês em Portalegre ("mano-a-mano" com Miguel Moura).
Em primeira mão, a declaração exclusiva de "Michelito", sem medo, cheia de convicção: "quero tomar a alternativa de matador de toiros aos 14 anos!".
Ora toma! Não percam, muito em, breve, no "Farpas" - o seu jornal de referência!

Foto D.R.

"Troféus Tauromaquia": Gala a 17 de Abril no Montijo


Realiza-se no próximo dia 17 de Abril (sexta-feira, a partir das 21.30 horas) no Cine-Teatro "Joaquim de Almeida" no Montijo a I Gala de Entrega dos "Troféus Tauromaquia" - prémios aos triunfadores da última temporada atribuídos por votação dos principais orgãos de comunicação taurinos (jornais, revistas e sites - de que se auto-exlcuiu o "tauromania.pt").
Os galardoados são João Moura (melhor cavaleiro, na foto), Francisco Palha (praticante), Luis Procuna (matador), João Augusto Moura (novilheiro), João Belmonte (bandarilheiro), Amadores de Montemor (grupo de forcados), Márcio Francisco, do grupo de Vila Franca (melhor forcado), a ganadaria Passanha, a empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota e ainda o "Belmonte" de João Moura Jr. (melhor cavalo de toureio).

Foto Emílio


Campo Pequeno: bilhetes de abono à venda


Iniciou-se ontem a venda dos abonos do Campo Pequeno (bilhetes de temporada) nos escritórios da praça (Torreão Norte), que vai decorrer até ao próximo dia 30 de Abril.
Só até 3 de Abril serão atendidos os abonados de 2008 que pretendam manter os mesmos lugares que já detinham na temporada anterior, enquanto que entre os dias 6 e 9 o atendimento será para os abonados que queiram trocar o seu lugar.
O período de atendimento aos novos abonados decorrerá entre 13 e 30 de Abril.
O abono (bilhete de temporada) consta de 12 corridas e uma novilhada, iniciando-se a época, como foi anunciado, a 7 de Maio.
A aquisição do bilhete de abono representa, em termos médios, um desconto de 15 por cento relativamente à compra de bilhetes corrida a corrida e pode ser liquidado na totalidade no acto da compra ou em duas prestações: 50 por cento com a aquisição até 30 de Abril e os restantes 50 por cento numa segunda fase, até 29 de Maio.

Foto Guilherme Alvarenga

Embrulhada em Coruche: Inácio "chegou-se à frente" e Lorena foi "a sepultar"!



Inácio Ramos reafirmou ontem - se ainda alguém tivesse dúvidas - a sua seriedade e honestidade empresarial, assumindo todos os compromissos que João Lorena deixara no "ar" domingo passado em Coruche...
A empresa "Toirolindo", concessionária da praça e que a emprestara a "custo zero" ao bandarilheiro Lorena para a realização dos festivais de domingo passado, sobretudo depois de saber que parte da receita dos eventos revertia a favor da associação "Encostatamim" (que apoia doentes com cancro), assumiu durante o dia de ontem a maioria das dívidas do organizador do festejo, nomeadamente aos bandarilheiros, por forma a evitar o - mais que inevitável - processo de interdição da praça (veto).
Entretanto, o passo "dado à frente" pelo Engº Inácio Ramos significou - se alguém, também, ainda tivesse dúvidas - o "funeral" de João Lorena como pseudo-empresário tauromáquico. O ex-novilheiro e bandarilheiro, natural de Coruche, terminou domingo passado a sua curta carreira empresarial e daqui para a frente não deverá mais ser levado a sério como tal - fica o aviso à navegação!

Foto Emílio

segunda-feira, 30 de março de 2009

Eu não disse que isto ia dar barraca?...


O bandarilheiro João Lorena, antigo novilheiro, taurino de cuja afición ninguém terá dúvidas, não tem, nunca teve, perfil de vigarista - como outros. Mas esta aventura de Coruche, onde até quis repartir fundos com uma louvável associação ("Enconstatamim", que presta apoio a doentes vítimas de cancro), deixava antever a barracada que se confirmou. Lorena não é vigarista - reafirmamos. Mas quem não tem dinheiro, meus amigos, pode ter vícios? Não era a dose dupla de festivais areia a mais para a camioneta do modesto subalterno?
Inácio Ramos, surgido na festa há dez anos - efeméride que este ano se assinala - é um empresário respeitável. Dos mais respeitáveis - diga-se em abono da verdade. Sério, cumpridor e sobretudo, inovador. Chegou à Festa por bem e os seus actos só têm contribuído para o engrandecimento e o prestígio da Tauromaquia lusa.
Mas não se pode acreditar que Inácio Ramos tivesse embandeirado em arco e entrado nesta aventura de Lorena "às escuras", de olhos vendados, sem prever ou antever o desfecho que podia ocorrer - e que ocorreu...
O resultado está agora à vista: Inácio está a braços com uma delicada (íssima) situação, com a ameaça de veto à praça a pairar sobre si, sem que tivesse contribuído (credo, cruzes, canhoto!) mínimamente para isso...
Coclusão: há na Festa Lorenas que, por melhores intenções que possam ter, mais vale estarem quietos; e Inácios que, apesar de insuspeitos, já tinham obrigação de andar com os olhos mais abertos e saber do que certas casas gastam...

Farpas

Mouras em Las Ventas a 31 de Maio








João Moura e o filho, João Moura Jr., repartem cartel com Leonardo Hernández numa das corridas de rejoneio da próxima Feira de Santo Isidro em Las Ventas, Madrid, a 31 de Maio - anunciou esta manhã a empresa "Taurodelta" ao site "mundotoro.com".
Os cartéis da Isidrada estão praticamente rematados, confirmando-se as ausências de José Tomás, Enrique Ponce, Cayetano Ordoñez e também a de Diego Ventura - que o "Farpas Blogue" avançou em primeira mão há duas semanas.
Está agendada uma primeira corrida de rejoneio a 16 de Maio, ainda sem cartel definido, outra a 23 do mesmo mês (Bohórquez, Hermoso e Cartagena) e outra na Feira de Aniversário, a 6 de Junho (António Domecq, Cartagena de novo e Sérgio Galán).

Fotos D.R.

Embrulhada em Coruche: Inácio e Gonçalves reunidos esta manhã



Inácio Ramos (empresário adjudicatário da praça de toiros de Coruche) e Manuel Gonçalves (organizador, com a Casa do Pessoal da RTP, da 45ª Corrida TV agendada para aquela praça no próximo dia 30 de Maio) reuniram esta manhã em Lisboa para analisar e encontrar eventuais soluções para evitar o inevitável veto à praça, na sequência dos escândalos (não pagamento de vários compromissos assumidos) ocorridos ontem e protagonizados pelo bandarilheiro João Lorena - a quem Inácio terá cedido de mão beijada (gratuitamente) aquele tauródromo para a realização de dois festivais a que o público não correspondeu...
Um grupo de bandarilheiros, sobretudo os integrantes das quadrilhas de Ana Batista, de Brito Paes e do matador José Luis Gonçalves (por coincidência, todos eles apoderados por Paulo Pessoa de Carvalho) deu um prazo a Lorena até à próxima quinta-feira para satisfazer os compromissos assumidos, findo o qual avançarão para o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses com o objectivo de proclamar a interdição da praça, impedindo-a de dar mais espectáculos, independentemente do facto de ser ou não a empresa "Toirolindo" de Inácio Ramos a concessionária do tauródromo e de - directamente - nada ter tido a ver com os escândalos de ontem - da inteira responsabilidade de Lorena.
Como é de acreditar que João Lorena não esteja até quinta-feira em condições de pagar o que ficou a dever a toureiros - e não só a toureiros - o mais natural é que estale a bomba na sexta de manhã e os subalternos lesados avancem com todos os trâmites legais para o Sindicato da classe, que decretará em carta enviada a todos os seus associados o veto à praça de toiros coruchense.
Ainda que indirectamente e sem que nada tenham feito para isso, os tramados, muitos mais que os lesados que estão "a arder", serão a empresa "Toirolindo", o empresário Manuel Gonçalves e a Casa do Pessoal da RTP...
No final da reunião havida esta manhã, Inácio Ramos e Manuel Gonçalves estavam calmos e tranquilos. Mas à espera que Lorena dê notícias aos credores...

Fotos Emílio

Tramóia no Cartaxo? Chamem a polícia!





O empresário Paulo Pessoa de Carvalho tem anunciada (já com cartéis na rua) para 1 de Maio uma corrida na praça do Cartaxo: toiros de Herds. Conde Cabral, João Salgueiro, Ana Batista e Francisco Palha, Forcados de Santarém e Aposento da Moita.
Proprietária da praça, a Câmara Municipal do Cartaxo levou-a esta manhã... a concurso! A base mínima de licitação, pela adjudicação durante esta temporada, era de 12 mil euros - exactamente o valor que Pessoa ofereceu na sua proposta, sem mais um cêntimo, nem menos um cêntimo. O que pode indiciar que "a coisa estava bem cozinhada" e que o empresário em causa tinha tanto a certeza de ganhar que até já tinha anunciada uma tourada para o próximo dia 1 de Maio. Mas...
Apesar de o concurso público, promovido pela autarquia, não ter tido qualquer tipo de publicidade, dando até a ideia de que decorria "às escondidas", outro empresário descobriu que o mesmo ia ter lugar - e concorreu! Foi Paulo Tendeiro (foto da direita), da empresa "Gestoiro", o homem que contratou para este ano na praça de Moura o "furacão" Ventura e os toiros de Miura! Ofereceu pelo Cartaxo 19.500 euros, mais 7.500 euros que Paulo Pessoa...
Tendeiro não foi hoje fazer a entrega da proposta, mas enviou-a pela mão de um homem de confiança. Pessoa ficou surpreendido quando se apercebeu de que tinha um concorrente inesperado. 
Pergunta-se agora: ninguém investiga as razões que levaram a Câmara do Cartaxo a não publicitar devidamente a existência de um concurso público para adjudicação da praça de toiros? Havia a intenção de não alertar potenciais concorrentes, negociando de mão beijada a praça com Paulo Pessoa? É o que se depreende do anúncio da realização de uma tourada a 1 de Maio... ou não? Como podia Pessoa avançar com a promoção dessa corrida, contratando toureiros, toiros, forcados, mandando imprimir cartazes, se não tivesse de antemão a certeza de que a praça lhe iria parar às mãos? Como vai agora a Câmara do Cartaxo descalçar este botinha? Chamem a polícia!
Não será por estas e por outras que a nossa Festarola está como está? Ou, como de costume, vão acusar o pessoal do "Farpas" de destabilizar um ambiente onde tudo corre às mil maravilhas? Somos nós os maus da fita?
Entendam-se, meninos!

Fotos João Dinis e D.R.

domingo, 29 de março de 2009

Embrulhada em Coruche: bandarilheiros confirmam intenção de vetar praça


Um porta-voz dos bandarilheiros que esta tarde ameaçaram avançar com um processo de veto à praça de toiros de Coruche, caso João Lorena não pague as suas dívidas, reafirmou há momentos ao "Farpas" que "a decisão está assumida e não aguentamos nem mais um dia". Os bandarilheiros prometem avançar na sexta-feira de manhã com uma acção junto do Sindicato dos Toureiros, por forma a impedir a realização de qualquer espectáculo taurino na praça adjudicada à empresa "Toirolindo", caso as suas exigências (pagamentos dos honorários e despesas acordados com o organizador dos festivais desta tarde) não forem satisfeitas.
A mesma fonte lamentou ao "Farpas" os eventuais prejuízos que essa acção possa acartar para a empresa "Toirolindo" e nomeadamente para a Casa do Pessoal da RTP e o empresário Manuel Gonçalves, que para aquela arena têm agendada a 45ª Corrida TV na noite do próximo dia 30 de Maio.
"Ao emprestar a praça a Lorena, mesmo que o seu gesto tenha muito de solidário, o Engº Inácio Ramos sabia os riscos que corria. Não chegou à Festa há dois dias, já cá está há dez anos...", ironiza a nossa fonte.

Foto D.R.

Coruche: 45ª Corrida TV em perigo...


Manuel Gonçalves até "tremeu" esta noite, depois de saber que a praça de toiros de Coruche, onde a 30 de Maio organiza a 45ª Corrida TV (em parceria com a Casa do Pessoal da RTP) pode ficar vetada e impedida de dar espectáculos, se até quinta-feira João Lorena não assumir os compromissos que esta tarde não conseguiu satisfazer com vários intervenientes dos dois festivais que ali organizou.
Um grupo numeroso de bandarilheiros já assumiu a decisão de na próxima quinta, se Lorena não pagar o que deve, despoletar junto do Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses todos os trâmites legais e previsíveis para accionar o veto à praça da capital do Sorraia.
Em maus lençóis fica também a empresa "Toirolindo", adjudicatária da arena de Coruche, que esta tarde cedeu gratuitamente a praça a Lorena para que este ali levasse a cabo os dois festivais (um de manhã e outro à tarde) que deram barraca...

Foto Emílio

Tarde dura em Salvaterra: "sopa de corno" na forcadagem


Duríssima, a corrida espanhola da ganadaria Arucci lidada esta tarde em Salvaterra de Magos causou estragos nos dois grupos de forcados - Azambuja e Salvaterra - recolhendo vários elementos à enfermaria e dois toiros aos curros (um por cada agrupamento) sem chegarem a ser pegados, "vivos" como se diz na gíria. Felizmente, não há a registar ferimentos de gravidade nos forcados acidentados.
A praça de Salvaterra registou três quartos preenchidos da sua lotação e os três cavaleiros não tiveram tarefa fácil face à dureza dos toiros espanhóis, que registaram pesos superiores aos 500 quilos e dois deles ultrapassaram mesmo os 600. Irra!
João Salgueiro exibiu-se ao seu estilo, sem contudo repetir o êxito de Alcochete, mais por falta de colaboração dos toiros que por vontade ou talento seu; João Telles Júnior, que iniciou a temporada embalado por êxitos sonantes em Espanha e em Santarém, brilhou sobretudo no segundo do seu lote, podendo dizer-se que, dos três, foi o que mais se destacou esta tarde; e Francisco Palha (na foto), a quem tocou o pior lote (o último toiro precisava de óculos...), evidenciou já os progressos que se anunciavam e são fruto do "estágio" que tem feito com Ventura em Puebla del Rio. Cravou boa ferragem e surpreendeu pela "mudança de etiqueta" no seu toureio. Veio acompanhado pelos Venturas (pai e filho) e, como o "Farpas Blogue" noticiara ontem, foi o camion do "furacão" Ventura que transportou os seus cavalos de Sevilha para Salvaterra. A presença do veículo causou sensação entre os muitos aficionados que esta tarde se deslocaram a Salvaterra de Magos, à já tradicional Corrida do Tomate. Palha rumou de novo a Puebla del Rio, onde vai prosseguir os "estudos"...

Foto Emílio

Manuel Dias Gomes seleccionado para "Espiga de Prata" em Calasparra


O português Manuel Dias Gomes foi um dos quinze novilheiros seleccionados para participar nos dois tentaderos de selecção para a próxima edição do certame "Espiga de Prata" em Calasparra, Espanha.
O primeiro tentadero realizar-se-à no próximo sábado, dia 4 de Abril, na ganadaria de Gloria García Montero-Rios, em Cáceres e nele participarão Juan Cervera (Escola de Toureio de Valência), Miguel Gómez "Miguelín" (Toledo), Ricardo Maldonado (Salamanca), "El Cuco" (Los Felices), Miguel Valensuela (Guadalajara), José Manuel Valiente (Albacete), António Puerta (Murcia) e o nosso diestro Dias Gomes que, como se sabe, representa a Escola de Toureio "José Falcão", de Vila Franca de Xira.
O segundo tentadero efectua-se no domingo, dia 5, na finca "El Cubo", com os restantes diestros seleccionados, não se encontrando entre eles mais nenhum português.
Recorde-se que Manuel Dias Gomes foi também finalista no recente certame do "Sapato de Prata" em Arnedo, onde foi ovacionado, mas não cortou troféus.

Foto D.R.

Embrulhada em Coruche: espanhóis receberam o guito...


Os representantes dos dois diestros espanhóis que esta manhã actuaram em Coruche - Ruiz Miguel e José Luis Galloso  - apresentaram aos bilheteiros da praça uma autorização de pagamento das despesas combinadas e receberam-nas. O documento estava, supostamente, assinado por João Lorena, mas este desmente e garante que a assinatura "não é a sua".
António Teixeira, proprietário da ganadaria Veiga Teixeira (filho do saudoso António José Teixeira) já não encontrou dinheiro disponível na bilheteira, quando ali se dirigiu, autorizado (este sim), por Lorena para receber...
Entretanto, o bandarilheiro organizador do festejo frisou por várias vezes, durante o final da tarde, no escritório da praça, que o apoderado de um matador interveniente no festival matinal se comprometera a "arranjar um patrocínio de quatro mil euros para o toureiro actuar" e que isso também falhou, para de alguma forma justificar perante os credores a impossibilidade momentânea de satisfazer os seus compromissos.
O Engº Inácio Ramos, concessionário da praça e agora a braços com a ameaça de um veto à "sua arena", esteve reunido a sós há momentos com João Lorena no escritório da praça, mas à saída não adiantou nada aos vários credores que ainda ali se encontravam na esperança de "receber o seu"...

Foto D.R.

João Lorena: "pago tudo esta semana..."


Ainda a braços com a presença de alguns credores no escritório da praça de Coruche, João Carlos Lorena falou há minutos ao telefone com a nossa reportagem e garantiu que "assumirá os seus compromissos durante esta semana, até quarta ou quinta-feira".
Entre os muitos que ficaram a arder, está António Teixeira, proprietário dos doze novilhos (seis de manhã e seis de tarde) lidados hoje em Coruche, artistas que não receberam as despesas, jornais que publicaram anúncios, etc.
Lorena reconhece que algumas polémicas que envolveram a realização deste festival, entre as quais a recusa do novilheiro João Augusto Moura em tourear, depois de os novilhos terem sido trocados, terão contribuído para a fraca adesão de público.
Mas houve outros factos, como o anúncio de bilhetes para os dois festivais a preço único de 20 euros e depois, a existência nas bilheteiras de ingressos de valor mais elevado (50 euros, por exemplo).
Entretanto, um grupo de bandarilheiros a quem Lorena não satisfez os compromissos assumidos deu-lhe um prazo até quinta-feira para pagar o que deve, iniciando depois todos os trâmites legais para proceder a um veto à praça de toiros de Coruche.

Foto M. Alvarenga  

Inácio Ramos: "as pessoas ainda terão consideração por mim, creio..."


Em declarações prestadas há momentos ao "Farpas Blogue", o Engº Inácio Ramos, proprietário da empresa "Toirolindo", que detém a concessão da praça de toiros de Coruche, lamentou as incidências que envolveram os dois festivais de hoje na "sua praça" e disse esperar que "todas essas pessoas que disseram que iam vetar a praça, ainda terão consideração por mim e entenderão que não sou responsável por nada do que se passou hoje...".
"Enquanto algumas empresas alugam as praças para a realização de festivais de beneficência, a 'Toirolindo' cedeu-a inteiramente grátis, por estarem em jogo precisamente ideais de solidariedade e beneficência", esclarece o empresário, não escondendo contudo algum mau estar pela situação criada durante o dia de hoje.

Foto Emílio

Embrulhada em Coruche: Lorena compromete Inácio Ramos


João Carlos Lorena, bandarilheiro que organizou os dois festivais de hoje na praça de Coruche, encontra-se ainda no escritório da praça, a braços com uma considerável quantidade de credores, aos quais não tem hipóteses de pagar, por visível e compreensível falta de verba nas bilheteiras: a fraca afluência de público aos festivais realizados esta manhã e esta tarde deixaram-no "entre a espada e a parede" e comprometeram seriamente a empresa "Toirolindo", de Inácio Ramos, concessionária da praça, agora ameaçada de veto por alguns dos intervenientes (toureiros e não só) nestes dois espectáculos.
Na foto, João Lorena (à direita) na última Feira da Golegã, com Inácio Ramos Jr., da empresa "Toirolindo" (à esquerda) e um amigo sul-americano.

Foto Emílio

Luguillano abandonou hospital


O matador David Luguillano abandonou esta manhã o Hospital Campo Grande de Valladolid, onde passou a noite em observação, depois da forte voltareta que sofreu ontem à tarde no festival realizado em Zamora, quando lidava um novilho de Miranda de Pericalvo.
Luguillano sofreu contusões nas costelas, homoplata e joelhos, devendo prosseguir agora a recuperação em casa e em repouso.

Foto D.R.

José Manuel Duarte apresentou a quadra: pessoal dos sites baldou-se às pegas...


O cavaleiro José Manuel Duarte reuniu ontem na sua quinta, em Santarém, empresários taurinos, representantes da Câmara de Santarém, da Comunicação Social e amigos para um dia de campo bem passado, em que fez a apresentação da sua quadra para 2009 - e todos testemunharam o excelente momento das "ferramentas" que usará esta temporada nas arenas.
Em dia marcado por frio e vento, a festa teve a animá-la o Grupo Etnográfico de Chão de Padeiras. Faltaram os anunciados fadistas e baldaram-se ao desafio para um concurso de pegas os responsáveis dos sites taurinos lusos. Aventuraram-se alguns a tourear de capote e muleta, sendo o mais destacado o jovem Rodrigo Tendeiro.
José Manuel Duarte toureia no próximo dia 5 (domingo) no anunciado festival em Pernes (Santarém), cujo cartel está ainda integrado por Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Luis Rouxinol, Marcos Tenório, o matador Luis Procuna e os Forcados da Chamusca e Académicos de Elvas.

Foto Rodrigo Tendeiro


Procura-se pegador de toiros!


Gamaram o forcado ao Pegado! Desapareceu esta noite da Rotunda das Portas do Raimundo, mesmo à entrada da cidade de Évora, o cartaz que ali estava há mais de uma semana amarrado a um poste (foto) e que anunciava a próxima Festa do Forcado, a realizar na Arena D'Évora no sábado de Páscoa, 11 de Abril - cartaz chamativo e que, pela certa, figura já em casa de algum coleccionador ou adepto da nobre arte de pegar toiros...

Foto M. Alvarenga

Coruche: destacam-se Brito Paes e Duarte Pinto


António Maria Brito Paes e Duarte Pinto protagonizaram os melhores momentos do segundo festival realizado esta tarde na praça de Coruche e que registou nas bancadas a presença de pouco público - cerca de um quarto do cimento preenchido.
Os espanhóis Martín Burgos e José Luis Cañaveral passaram pela arena da cidade do Sorraia sem pena nem glória e os portugueses Rui Salvador e Ana Batista assinaram bons momentos de toureio, mas foram no entanto os dois cavaleiros mais novos os grandes protagonistas da tarde.
Boas pegas de um grupo constituído por uma selecção de cabos e outros elementos de vários agrupamentos.

Foto D.R.

Sommer D'Andrade fractura perna


O cavaleiro José Luis Sommer D'Andrade sofreu ontem uma queda na sua Herdade de Barbacena (Elvas), de que resultou fractura numa perna - o que deve agora comprometer a sua actuação no próximo dia 11 de Abril no festival da Terrugem, onde se presta homenagem a Francisco Palha Botelho Neves e de cujo cartel o veterano cavaleiro era cabeça de cartaz.
Embora não muito grave, a lesão pode obrigar Sommer D'Andrade e ser alvo de uma intervenção cirúrgica durante os próximos dias.
Natural de Lisboa e filho do famoso mestre de equitação Engº Fernando Sommer D'Andrade (autor de várias obras sobre a nobre arte de cavalgar em toda a sela), José Luis Sommer D'Andrade, de 61 anos, tomou a sua alternativa no Campo Pequeno em 4 de Junho de 1970, na corrida que inaugurou esse ano as nocturnas da Monumental de Lisboa. Teve Mestre David Ribeiro Telles por padrinho e como testemunhas actuaram Vitor Ribeiro (pai), Fernando Andrade Salgueiro e o então amador D. José João Zoio. Lidaram-se toiros de Fernando Sommer D'Andrade e pegaram os Forcados do Ribatejo e os Académicos de Vila Franca de Xira, que eram comandados respectivamente por Júlio Parente de Almeida e Miguel Palha Van Zeller.
Mesmo retirado das arenas há vários anos, Sommer D'Andrade nunca deixou de actuar em festivais, o último dos quais no final da temporada passada em Alcochete (despedida do bandarilheiro Salvador Taborda), onde voltou a recordar os seus dotes de bom toureiro clássico.
A equipa do "Farpas" deseja-lhe rápido restabelecimento.

Foto Emílio

Coruche: afinal havia peso! Faltou foi público...


Pouco público na "novilhada" (festival) matinal que acabou de se realizar na praça de Coruche e onde sem se registarem propriamente êxitos dos diestros intervenientes, se viram pormenores de bom toureio, sobretudo pela parte de José Luis Gonçalves, Nuno Velásquez e Gonçalo Montoya, mas também nas faenas dos espanhóis Ruiz Miguel e José Luis Galloso e do novilheiro Dias Gomes.
Os novilhos de Veiga Teixeira não deixaram grande história e registaram pesos acima dos 300 quilos, destoando apenas um que rondava, de facto e como o "Farpas" avançara ontem à noite, os 200 e poucos quilitos...
António Nunes, apoderado de Velásquez e que ontem à noite manifestou ao "Farpas" a sua indignação pela pequenez dos novilhos do festival, foi esta manhã "bombardeado" pelo organizador do festejo, João Lorena, que condenou a "fuga de informação". Ao que nos informaram, Nunes negou ter sido o autor da informação avançada pelo "Farpas" - sem comentários...
Nunes está em vias de formar um movimento de apoio e união da Festa Brava, por forma a combater a dinâmica dos anti-taurinos e evitar no futuro situações idênticas às que acabam de se registar em Braga, onde a corrida de Junho foi proibida.
Neste momento, em Coruche, onde a jornada de toureio a pé foi pouco concorrida pelo público, a expectativa é maior para o festival da tarde (com início às três e meia), onde participam quatro cavaleiros portugueses (Rui Salvador, Ana Batista, Brito Paes e Duarte Pinto) e dois rejoneadores espanhóis (Martín Burgos e José Luis Cañaveral) e uma selecção de forcados composta por cabos de vários grupos. Os novilhos da sessão da tarde, também da ganadaria Veiga Teixeira, têm pesos entre os 420 e os 460 quilos - informa a organização.

Foto D.R.

João Duarte: pânico no Aeroporto


O Relações Públicas do cavaleiro João Moura, João Duarte, passou ontem ao fim da tarde por um "mau bocado", quando a forte ventania que se sentiu em todo o país provocou uma aterragem assustadora do avião da TAP em que chegava a Lisboa, proveniente da Ilha Terceira, Açores.
"Nunca passei por um susto tão grande!", confessou Duarte ao "Farpas", explicando que "o avião abanou, vimos as asas a 'bailar' para a esquerda e para a direita no momento da aterragem em Lisboa e gerou-se mesmo um clima de pânico entre os passageiros, aos gritos, valendo o sangue frio das hospedeiras, que tentaram acalmar todo o mundo".
"Felizmente, tudo acabou em bem e a aterragem na Portela acabou por proceder-se sem incidentes, mas não desejo nem ao meu pior inimigo uma experiência como a que passei", conclui o empresário tauromáquico, que vai permanecer uma semana no continente, pelo menos até 5 de Abril, data em que Moura está anunciado na primeira corrida do ano em Alcochete, não se sabendo ainda neste momento, face ao seu estado de saúde (foi-lhe diagnosticada uma pleuresia) se pode ou não actuar. "Tudo vai depender dos resultados dos exames a que esta semana foi sujeito em Lisboa", informa João Duarte.

Foto D.R.

"Spielberg" foi "à faca"


O cineasta Francisco Rocha foi operado à coluna, sexta-feira da semana passada, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, pelo conhecido médico ortopedista Dr. Manuel Passarinho, grande aficionado e especial amigo dos Forcados Amadores de Alcochete - a quem Rocha faz questão de agradecer publicamente o carinho e o profissionalismo com que o tratou.
Baptizado por Alvarenga no "Farpas" como o "Spielberg português", Francisco Rocha já se encontra em sua casa a recuperar e muito em breve estará de regresso às praças de toiros, para prosseguir o seu magnífico trabalho e registar as melhores imagens da temporada portuguesa - depois disponíveis em DVD e imprescindíveis na colectânea de qualquer aficionado que se preze.
Ao simpático e talentoso cineasta, toda a equipa do "Farpas" - sem excepção, era o que faltava, aqui gostamos todos muito dele! - endereça votos de rápido restabelecimento.

Foto Emílio

Alter: arrancou Mês da Tauromaquia



Arrancou hoje em Alter do Chão o "Mês da Tauromaquia", uma iniciativa do crítico Marco Gomes e da Câmara de Alter, com especial empenho da vereadora Mafalda Sadio (foto da esquerda), que se prolongará por todo o mês de Abril.
Esta manhã houve uma aula prática de toureio, para que estavam anunciados os cavaleiros Marco José e Alda Maria, o novilheiro Paco Velásquez e os forcados de Santarém e Alter; e à tarde inaugurou-se a exposição de fotografia colectiva "A Tauromaquia vista pela objectiva", que mostra a arte de diversos repórteres taurinos, entre os quais os "nossos" Emílio e João Dinis.
Pela noite, teve lugar um colóquio e prestou-se homenagem a várias figuras da Festa Brava.
Mais aulas práticas de toureio e novos colóquios estão anunciados para os dias 18, 19 e 26 de Abril, incluindo um Encontro Internacional de Escolas de Toureio.

Fotos D.R.

5ª feira no "Farpas": Alvarenga analisa primeiros cartéis do Campo Pequeno


Miguel Alvarenga brinda à primeira metade da temporada do Campo Pequeno e analisa, um a um, os primeiros sete cartéis apresentados quinta-feira passada em conferência de imprensa pelo director de actividades tauromáquicas da primeira praça do país, Rui Bento - na próxima edição do semanário "Farpas", quinta-feira (2 de Abril) nas bancas.
Não perca a análise de Alvarenga aos primeiros elencos do ano na Monumental de Lisboa - a prometer polémica e controvérsia no jornal que esta quinta chega às bancas!

Foto Rita Barreiros

Amador António Prates (10 anos) também na Moita


O cavaleiro amador António Prates, de apenas 10 anos, filho de José Prates, junta-se ao cartel do festival de 23 de Maio na Moita, cuja receita reverte em favor das obras do Salão Paroquial da Igreja local - anuncia a empresa "TopToiros".
Com novilhos de António Silva (propriedade do popular José André), fica o cartel definitivamente composto pelos cavaleiros Tito Semedo, José Prates, Pedro Salvador, Álvarito Bronze, Nelson Limas (praticante) e os amadores João Maria Branco e António Prates e pelos grupos de forcados Amadores da Moita, do Montijo e de São Manços.
António Prates debutou em Setembro do ano passado na arena de Montemor, sendo esta a sua segunda actuação em público.

Foto M. Alvarenga

Os ausentes da Isidrada de Madrid






Salvador Boix, apoderado do matador José Tomás, anunciou que estão "em ponto morto" as negociações com a empresa de Madrid para que o diestro toureie na Feira de Santo Isidro. "Dizem que não têm dinheiro para pagar o cachet de Tomás", revela o apoderado.
Em "banho maria" está também a possibilidade de figuras como Enrique Ponce, Cayetano Ordoñez e Diego Ventura (nas fotos) tourearem este ano na Isidrada.
Se com Ponce e Cayetano possa ainda registar-se um acordo com a empresa de Chopera, a presença de Ventura em Las Ventas parece completamente afastada este ano - como o "Farpas Blogue" revelou em primeiríssima mão há uma semana.
Ventura exigiu uma das três corridas de rejoneio de Santo Isidro e outra em que se propunha encerrar-se com seis toiros. A empresa não cedeu.

Fotos D.R.