quinta-feira, 30 de abril de 2009

João Curto continua internado


É estável o estado do bandarilheiro moitense João Curto, vítima de grave cornada de uma vaca quando participava no passado dia 26 num treino no tentadero do cavaleiro João Moura, em Monforte (Quinta de Santo António).
Curto foi atingido no recto e nos testículos e está internado no Hospital de S. José, em Lisboa, depois de ter sido inicialmente assistido no de Portalegre.
Os médicos esperam que a ferida estabilize e só o vão operar dentro de um mês - o que vai condicionar fortemente a temporada do valoroso bandarilheiro, que este ano se estreava na equipa de João Moura, depois de ter passado pelas quadrilhas, entre outros, de Sónia Matias e Vitor Ribeiro.

Foto M. Alvarenga

Amanhã há corrida no Cartaxo! E vinho!


João Salgueiro, Ana Batista e o praticante Francisco Palha compõem o cartel da corrida promovida amanhã, 1 de Maio (feriado) pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho na praça de toiros do Cartaxo. O espectáculo insere-se na Festa do Vinho e há queijadas de Sintra à venda na praça!
Pegam os Forcados de Santarém e do Aposento da Moita e lidam-se seis imponentes toiros (foto) da ganadaria de Cunhal Patrício.

Foto cedida pelo empresário P. P. Carvalho

Campo Pequeno: avie-se em terra!


O Campo Pequeno abre a sua temporada na próxima semana, dia 7 de Maio, com António Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Vitor Ribeiro, os Forcados de Lisboa e de Coruche e toiros da ganadaria Passanha. 
Os espectadores encontrarão corredores (escadas) mais amplos no acesso às bancadas, uma imposição da Inspecção-Geral de Actividades Culturais, que reduziu a lotação da praça.
Resta saber se, como se impunha, já houve refomulação dos WC's. Desde que reabriu, o Campo Pequeno tem uma casinha de banho para cada três sectores, o que tem provocado filas infindáveis ao intervalo e impedido muitos espectadores de verem o primeiro toiro da segunda parte, tal o tempo de espera para satisfazer as suas necessidades fisiológicas, que não lhes permite reentrar no sector com as portas ainda abertas, tendo que esperar pelo final da lide para regressar ao seu lugar.
Mesmo que o relações públicas Paulo Pereira nos acuse de estarmos em "cruzada sistemática" contra o Campo Pequeno, deixamos aqui a pergunta: já foi ultrapassado o grave problema dos WC's ou ainda está tudo na mesma? 
Se estiver, aconselhamos vivamente os aficionados a fazer como elas: aviem-se antes de entrar na praça. Que depois pode ser tarde...

Foto D.R.

Paco Velásquez na Monumental de Barcelona


O novilheiro português Paco Velásquez, de Riachos (Golegã), actuará no próximo dia 7 de Junho na Monumental de Barcelona - anunciou hoje o site "burladero.com".
Paco Velásquez participará num festival patrocinado pela Fundação El Juli, onde se lidarão novilhos de Manolo Vásquez e cujo cartel é ainda formado pelos espanhóis Francisco Hidalgo (da Escola da Catalunha), Ángel Puerta (Guadalajara), Miguel Cuartero (Arganda), Álvaro Gil (Sevilha), Mateo Julián (Nimes, França) e Jonathan Dublín (Catalunha).

Foto D.R.

Ela foi a vencedora do passatempo de Rui Fernandes e vai vê-lo domingo à Real Maestranza de Sevilha!


Descobrimo-la! Chama-se Vanessa Chá, tem 23 anos, nasceu na cidade de Évora, é uma aficionada entusiasta da Festa Brava e é militar da Força Aérea na base de Monte Real.
Esta bonita jovem foi a vencedora do passatempo lançado pela assessoria de Imprensa do cavaleiro Rui Fernandes nos orgãos de Comunicação Social há cerca de um mês e ganhou uma estadia em Sevilha no próximo fim-de-semana para ver o cavaleiro da Charneca de Caparica actuar na corrida matinal de domingo de rejoneio da Feira de Sevilha.
O passatempo, lançado para promover o futuro site de Fernandes na net (ainda não disponível), constava de quatro perguntas muito parecidas sobre quais os cavalos (e que ordem de saída tiveram) utilizou o toureiro na noite da sua alternativa no Campo Pequeno, na saudosa corrida da Rádio.
Vanessa Chá, que não é propriamente uma estreante nestas lides - já há alguns anos concorreu a idêntico passatempo promovido pelo site "toureio.com" e ganhou dois bilhetes para uma corrida em S. Manços - viaja para Sevilha no próximo sábado, fica alojada no hotel onde está a equipa de Fernandes e faz no domingo de manhã a sua estreia na Real Maestranza se Sevilha, uma das mais emblemáticas praças de toiros do mundo, onde o cartel é formado por António Domecq, Rui Fernandes, Andy Cartagena, Diego Ventura, Leonardo Hernández e João Moura Jr, que enfrentarão toiros da ganadaria de Benítez Cubero.

Foto D.R. 

Casquinha deixou boa impressão, mas escutou silêncio

Terminou a novilhada desta tarde em Madrid. Nuno Casquinha escutou silêncio no seu segundo novilho, depois de um aviso. Mesmo assim, o site "Mundotoro.com" destaca a boa impressão que o novilheiro vilafranquense deixou em Las Ventas, sobretudo na sua segunda faena, onde esteve "com ofício" e "entendendo o novilho".
A segunda parte da novilhada pouco adiantou à primeira. Julián Simón voltou a ser silenciado, depois de "avisado" e Venegas não repetiu a proeza da sua primeira intervenção, em que dera volta ao ruedo, ficando-se pelo silêncio.
O maioral da ganadaria Moreno Silva foi obrigado a sair ao ruedo no final do espectáculo para receber uma calorosa ovação pelo bom jogo dos novilhos de origem Saltillo.

Madrid: Casquinha aplaudido no primeiro


Nuno Casquinha escutou aplausos no final da sua primeira actuação esta tarde em Las Ventas, Madrid. Até agora e segundo informação do site "Burladero.com", apenas José Carlos Venegas deu uma volta ao ruedo, tendo Julián Simón sido também aplaudido.
Com apenas um quinto das bancadas preenchido, esta novilhada da Feira de la Comunidad está a valer, até agora e segundo a mesma fonte, pelos novilhos-toiros de José Joaquim Moreno Silva.
Não perca ainda hoje aqui no "Farpas Blogue" a reportagem do nosso correspondente em Madrid, Ricardo Relvas.

Foto Inácio Ramos Jr./Arquivo

Os novilhos desta tarde em Madrid



























Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - São estes os seis novilhos-toiros da ganadaria de Joaquín Moreno Silva que esta tarde se lidarão em Las Ventas, Madrid, na primeira novilhada da Feira de la Comunidad, em cujo cartel estão os espanhóis Julián Simón e José Carlos Venegas e o português Nuno Miguel Casquinha.
Casquinha enfrentará os novilhos número 3 e 2, segundo o sorteio efectuado há momentos na Monumental de las Ventas.
Que Deus reparte sorte!

Fotos Ricardo Relvas

Inácio enlouqueceu? Pessoa também desmente envolvimento na cruzada anti-queijadas...



O empresário Paulo Pessoa de Carvalho acaba também de desmentir o envolvimento da sua empresa - "Toiros & Cultura" - na ridícula cruzada contra a queijada de Sintra, divulgada ontem de manhã pelo site "toureio.com" de Hugo Calado com base - segundo o próprio escreveu no seu site - em informações prestadas por Inácio Ramos Júnior.
Tal como Hugo Calado, nós também consideramos Inácio Ramos Júnior idóneo, sério e pouco dado a trapalhadas. Há nesta história toda qualquer coisa que não bate certa...
A notícia de Inácio Júnior, veículada pelo site de Calado, dava conta de que quatro empresas - Campo Pequeno, "Toirolindo" de Inácio Ramos, "Terra Brava" de Carlos Pegado e "Toiros & Cultura" de Paulo Pessoa - se tinham unido e decidido proibir nas suas praças a venda de queijadas de Sintra, como forma de protesto pela proibição autárquica da realização de touradas naquele concelho.
Ontem, o Campo Pequeno desmentiu em absoluto o seu envolvimento nessa cruzada e a sua participação em qualquer reunião das referidas empresas. Hoje, Paulo Pessoa de Carvalho fez o mesmo.
Transcrevemos - e agradecemos - o mail que nos acaba de chegar:

"Transcrevo as palavras que o Campo Pequeno enviou ao Vosso Blogue, porque as subscrevo inteiramente:
'... a Toiros & Cultura não participou em qualquer reunião nem decisão com ninguém, nem com nenhuma das empreas a que alude no seu blogue'
Está dito!
Cumprimentos,
Paulo Pessoa de Carvalho".

Falta apenas a "Toirolindo" de Inácio Ramos e a "Terra Brava" de Carlos Pegado virem também a público desmentir esta trapalhada do veto às queijadas. Ficamos a aguardar que o façam. E que Inácio Ramos Júnior se venha também explicar.

Fotos João Dinis

Força, Casquinha!


O novilheiro Nuno Casquinha toureia esta tarde na mais importante praça de toiros do mundo, a Monumental de las Ventas, em Madrid, na primeira novilhada da Feira de la Comunidad, certame que antecede a famosa Isidrada.
Casquinha enfrenta novilhos-toiros da ganadaria de Moreno Silva e alterna com os espanhóis Julián Simón e José Carlos Venegas.
A maior sorte do mundo para Nuno Casquinha - são os nossos desejos. 
Força, Toureiro!

Foto D.R.

Organizem-se!


É raro - e é estranho - aparecer no meio taurino (português, pelo menos) gente inteligente. Normalmente e sobretudo no meio empresarial, mais do que propriamente no meio artístico, há centenas de "xicos espertos" que presumem ter influência, ditar leis, delinear estratégias. Convencem-se a eles próprios que são inteligentes. São, por isso, perigosos. E constituem, muito mais que os "anti", o maior e mais duro núcleo prejudicial para a Festa. Os males não vêm de fora. Estão cá dentro. E bem enraizados. O Miguel Moutinho, ao pé deles, é um santo, devia ser canonizado como D. Nuno Álvares Pereira.
Ontem, Carlos Pegado descobriu a pólvora. Mandou-me um simpático mail - é uma pessoa educada, com princípios, até é um bom empresário, não ponho nada disso em causa - insinuando que a "Animal" se utilizava do "Farpas Blogue" como sua principal fonte de informação para saber onde se realizam touradas e depois agir contra elas. Por outras palavras, só faltou Pegado dizer que o "Farpas Blogue" está ao serviço da "Animal" e é o inimigo-público número-um da Festa. Não disse, mas mais tarde ou mais cedo apareceria quem o dissesse...
Primeiro, todos os sites taurinos têm agenda, roteiro, noticiam as touradas uma a uma, com datas, horas, cartéis, etc. Se a "Animal" se vem informar ao "Farpas Blogue", a culpa não é nossa. Revela que o "Farpas Blogue" é, de facto, o espaço mais visitado por taurinos e até por não taurinos. Orgulho-me disso.
Lamento, profundamente, que os "inteligentes" que pululam no mundo dos toiros não consigam arranjar argumentos, nem armas, nem muito menos palavras, para combater os argumentos da "Animal". Depois, vão aos debates televisivos e fazem as tristes figuras que fizeram na semana passada. Combatem os "anti" proibindo queijadas de Sintra nas praças e agora, também, insinuando que nós estamos a "prestar serviços" aos "contra" quando divulgamos as datas e os locais das touradas.
Não admira, com gente desta, que a Festa esteja como está. Organizem-se, Pegados! Defendam-se! Combatam! Mas usem um bocadinho a cabeça. Não sejam tão ridículos. Não proporcionem tantas gargalhadas aos "contra". O Miguel Moutinho deve andar radiante ao constatar a fragilidade, o "poucachinho", a pequenez desta alegre rapaziada dos bois...

Miguel Alvarenga

"Aplaudir" divulga datas de Santarém... e se a "Animal" as descobre?


Sinceramente e depois da inteligentíssima descoberta do empresário Carlos Pegado de que a "Animal" anda aqui a vasculhar o "Farpas Blogue" e a encontrar datas de corridas de toiros para a seguir pôr em marcha o habitual processo de pressão sobre as Câmaras Municipais, com e-mail's a pedir o cancelamento dos espectáculos, já nem sabemos bem como agir: divulgamos as datas e as praças ou será melhor mantê-las escondidas, as empresas não divulgarem cartazes, passar-se a fazer tudo às escondidas? Mas depois põe-se um problema, não sabemos se Pegado o equacionou: se não se divulgarem as datas, como é que o público sabe onde são as touradas, a que horas, quem toureia, etc. e tal?
Neste momento, a empresa "Aplaudir" enviou-nos um mail dando conta das datas das três corridas que se vão efectuar na Monumental de Santarém pela Feira de Junho. Mas, seguindo o conselho do empresário Pegado, a gente vai-lhes dar a volta e não vamos dar armas de mão beijada à "Animal", se não de hoje para amanhã ainda nos acusam (só faltava mais essa) de estarmos ao serviço do amigo Moutinho e coisas dessas...
Então aí vai: a primeira corrida da Feira de Santarém é no dia 36 de Junho, a segunda é no dia 107 e a terceira no dia 142. A primeira e a terceira têm início às 7 da manhã, a segunda começa às 4 da madrugada...
Assim, Pegado fica de certeza mais descansado. E a "Animal" vai-se ver à rasca para saber em que dia são as touradas... Toma e embrulha, que a gente somos muit'a espertos!

Foto D.R.

Beja: última temporada arranca sábado com homenagem à memória de José Crujo


No ano em que assinala o seu primeiro centenário e que é, simultâneamente, o último, já que será derrubada depois da corrida de Agosto para dar início à construção de um moderno pavilhão multiusos (nos terrenos onde se realiza a Ovibeja), a praça de toiros de Beja abre as suas portas já no próximo sábado, 2 de Maio, para a tradicional corrida integrada na Feira Ovibeja (26ª edição), que será de homenagem à memória do ganadeiro José Cruz e Crujo, falecido em Dezembro passado.
Lidam-se toiros da sua própria Ganadaria (Varela Crujo Herdeiros) e actuam os cavaleiros João Moura, Tito Semedo e Brito Paes e os Forcados Amadores de Montemor e de Beja.

Foto D.R.

Victorino e Palha para Concurso de Évora



Depois de aqui termos já mostrado os toiros de Miura e Pablo Romero (Partido de Resina) para o 50º Concurso de Ganadarias que no próximo dia 17 de Maio se realiza na Arena D'Évora, fique hoje a conhecer os exemplares de Victorino Martín e Palha dessa mesma corrida - uma das que maior expectativa está a gerar entre a afición e que, à semelhança do que aconteceu no ano passado, promete esgotar a renovada praça da cidade-museu.
(Caso, claro está, a Associação "Animal" não leia esta notícia no "Farpas Blogue" e não desate a dar dores de cabeça ao empresário Pegado, enviando mail's para a Câmara de Évora a tentar impedir a realização da corrida... esperemos não estar uma vez mais a ser a "principal fonte de informação" desses "terroristas", como diz Pegado...).

Fotos de Francisco Romeiras gentilmente cedidas pela empresa "Terra Brava"

Pedrito de Portugal também em Las Vegas


Pedrito de Portugal também actuará em Las Vegas em Setembro, anunciou a empresa Don Bull Productions, que vai promover as primeiras corridas de toiros na cidade norte-americana capital do jogo e da diversão.
Depois de conhecida a participação do cavaleiro Rui Fernandes nas primeiras corridas que aí se efectuarão, foram agora divulgados os nomes de alguns dos toureiros que actuarão nas segundas corridas que se realizarão no final de Setembro, entre os quais Morante de la Puebla, António Barrera, Ortega Cano, El Juli, El Fandi e o português Pedrito de Portugal.
Depois destas corridas em Setembro, volta a haver toiros em Las Vegas no mês de Dezembro, desta vez com seis corridas consecutivas. entre os dias 26 e 31.
(Espera-se que a Associação "Animal", tão atenta, segundo Carlos Pegado, ao noticiário do "Farpas Blogue", não se lembre agora de enviar mail's às autoridades de Las Vegas solicitando a proibição destas touradas - ou acham que também não devíamos dar esta notícia, para não os alertar?...)

Foto Emílio

António João Ferreira lida dois toiros no Cabo


O matador de toiros António João Ferreira lidará dois novilhos-toiros numa festa campera promovida pelo Clube Taurino Vilafranquense no próximo dia 9 de Maio no Tentadero do Cabo.
A festa conta ainda com um convívio e lanche de aficionados em plena Lezíria e com uma sessão de fados e guitarradas para a qual se anunciam as melhores vozes do Ribatejo.
Já este sábado, dia 2, António João Ferreira é alvo de significativa homenagem por parte de um grupo de aficionados na cidade onde nasceu, Santarém. Pretende-se, disse ao "Farpas" um dos promotores da homenagem, "sensibilizar a empresa da Monumental de Santarém para que promova uma corrida em que o matador escalabitano se apresente na sua terra".

Foto D.R.

Lupi: "alternativa" em Badajoz


Manuel Lupi integrará o cartel de rejoneio da próxima Feira de S. João na Monumental de Badajoz, ao lado de Pablo Hermoso de Mendoza e de Diego Ventura.
Depois de no ano passado ter recebido no Campo Pequeno a sua alternativa, das mãos de seu Pai, José Samuel Lupi, o jovem Manuel será agora doutorado em Badajoz, em cerimónia idêntica, por Pablo Hermoso de Mendoza.

Foto João Dinis

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pegado alerta: somos a fonte dos "terroristas" da "Animal"


O empresário Carlos Pegado alerta-nos - e nós agradecemos - para o facto de estar a circular na net um mail da Associação "Animal" solicitando aos seus fãs que enviem missivas ao presidente da Câmara de Espinho para que proíba duas touradas anunciadas para Julho em Espinho.
"Atenção às notícias veículadas através do Farpas Blogue, pois neste momento vocês são a principal fonte dos terroristas da Assoc. Animal" - escreve-nos Carlos Pegado.
A "Animal" baseou-se numa notícia avançada pelo "Farpas Blogue" de que iriam ser realizadas duas corridas de toiros no mês de Julho na cidade de Espinho. A "Animal", pelos vistos, está atenta ao "Farpas Blogue". Ela e não só.
O que podemos fazer contra? Ignorar notícias? Esconder informação para que eles não saibam nada? Noticiar apenas corridas da Margem Sul para baixo, onde eles não se atrevem a intrometer-se?
Aguardamos, gratos e reconhecidos, por conselhos de Pegado, que até é, ao que sabemos, presidente da Associação de Empresários Tauromáquicos.
O que havemos de fazer para não voltar a ser a principal fonte de informação dos "terroristas!?

Foto João Dinis

"Farpas" amanhã nas bancas!

Campo Pequeno desmente envolvimento na cruzada anti-queijadas


Em simpática missiva que nos enviou hoje o relações públicas Paulo Pereira, a empresa do Campo Pequeno desmente em absoluto o seu pretenso envolvimento na cruzada anti-queijadas de Sintra - o que nos tranquiliza muito mais.
A notícia de um anunciado veto à venda de queijadas de Sintra nas praças, como forma de protesto contra a decisão do presidente da Câmara de Sintra de proibir touradas no concelho, foi noticiada esta manhã pelo site "toureio.com" e dava conta de que as empresas de Lisboa, de Inácio Ramos, de Carlos Pegado e de Paulo Pessoa de Carvalho se tinham associado nesse sentido.
Já esta noite e depois de ter sido contactado por Rui Bento, que desmentiu o envolvimento do C. Pequeno nessa luta, Hugo Calado, responsável pelo referido site, esclareceu que a notícia lhe fora avançada por Inácio Ramos Júnior, da "Toirolindo".
Na missiva enviada ao "Farpas", Paulo Pereira deixa claro que "o Campo Pequeno não participou em qualquer reunião nem decisão com ninguém, nem com nenhuma das empresas a que alude no seu blogue".
Carlos Pegado e Paulo Pessoa ainda não desmentiram nada. Foi Inácio que inventou tudo?
Façam a fineza de esclarecer.
Entretanto, Hugo Calado apagou do seu site a notícia divulgada anteriormente e onde dava conta da tal união das quatro empresas.

Foto D.R.

Bento agraciado... mas, e as queijadas?


A empresa do Campo Pequeno enviou há dias à Imprensa um comunicado dando conta de que o seu gerente Rui Bento foi agraciado no dia 25 de Abril pela Câmara de Alenquer com uma medalha, uma condecoração ou qualquer coisa dessas, em reconhecimento (e achamos muito bem!) pela sua trajectória como toureiro e agora como líder da primeira praça do país.
Mas nós perguntamos: jornalisticamente, que importância tem isso comparado com a gravíssima problemática da proibição de vender queijadas nas praças das quatro empresas que se uniram e deram um exemplo de como se deve lutar contra a crise e os anti-taurinos, criando de forma notável a Plataforma Contra a Queijadinha de Sintra?...
Digam-nos: que importância tem o Rui Bento ter sido condecorado pela autarquia de Alenquer num momento em que o meio tauromáquico português vive horas tão importantes e de tanto louvor pelo veto à maldita da queijada?...

Foto D.R.

... e as queijadas, Deus meu?!


Inácio Ramos Júnior informa que o pequeno diestro "Michelito" continua uma verdadeira vedeta e é capa de jornais e revistas no México e que não há gripe dos porcos ou das porcas que o imºeça de vir apresentar-se em Junho em praças portuguesas.
Armando Jorge Teixeira informa, num comunicado sucinto (íssimo!) de uma linha apenas, que deixou de apoderar o cavaleiro José Manuel Duarte - mas nós sabemos que o divórcio estava a rodar desde a semana passada e que desentendimentos entre toureiro e apoderado que podem ter a ver com um cartel em Santarém estiveram na origem do desfecho em que ninguém acreditava...
Há mais notícias e há mais novidades, certamente. Mas o que são elas comparadas com a grande notícia do dia, com a união das empresas do Campo Pequeno, de Inácio Ramos, de Pegado e de Pessoa para acabar com a venda de queijadinhas de Sintra nas suas praças de toiros?
Deus meu, o que pode haver neste momento de mais importante para a Festa que ultrapasse a verdadeira importância e a superior dimensão da decisão assumida por estas quatro importantíssimas empresas em relação a tão gravosa e dramática situação que, feitas as contas, ameaçava seriamente o futuro da tauromaquia em Portugal? Sim, que o mal era das queijadas. O resto são cantigas. Já há mesmo quem diga que a apagada figura que João Telles e Pegado fizeram quinta-feira passada no debate da SIC teve a ver com o maldito pacote de queijadas de Sintra que mamaram antes de entrar no estúdio. Se não as tivessem comido, havia lá Moutinho algum que os arrasasse?...
Há pouco telefonaram-nos de Espanha. A empresa Chopera de Madrid e a Pagés de Sevilha vão ainda hoje tornar públicas posições solidárias com a luta do Campo Pequeno, de Inácio, de Pegado e de Pessoa contra a ameaça das queijadinhas de Sintra. E diz-se mesmo que Pablo Hermoso de Mendoza está a ponderar seriamente se virá ou não ao Campo Pequeno na abertura da temporada caso a empresa não levante o veto às queijadas.
É que isto assim não pode continuar, meus amigos! A malta quer as queijadinhas de Sintra de volta às praças - depressa e já!
Nem mais um soldado para o Ultramar! A terra a quem a trabalha! O povo é quem mais ordena! A queijada a quem a merece! Os ricos que pagem a crise! Mas a gente quer queijadas! Bolas!

Última Hora: queijadas unidas jamais serão vencidas!



A gente a pensar que eles levavam isto a sério. Que se iam unir e criar uma Plataforma em Defesa da Festa, que iam tomar medidas a sério, exigir as bandarilhas espanholas, mostrar força aos políticos, engrandecer a tauromaquia através de acções conjuntas e de âmbito nacional.
Mas não. Proibiu-se uma tourada em Braga e outra em Cascais, decretou-se Viana do Castelo cidade anti-taurina, impediu-se a realização de touradas e de circos no concelho de Sintra. E...
E quatro dos nossos principais grupos empresariais reuniram-se (ou fizeram a festa pelo telefone, que dá menos trabalho), uniram-se e anunciaram a medida exemplar: como forma de protesto contra a decisão do presidente da Câmara de Sintra, proibiram a venda de queijadinhas de Sintra nas suas praças. As empresas, já sabem, são as do Campo Pequeno, de Inácio Ramos, de Carlos Pegado e de Paulo Pessoa de Carvalho. Nenhuma mais aderiu? Já que é brincadeira, nós temos fama de brincalhões - cadê os outros? Não contactaram Manuel Gonçalves, Bolota, os Tendeiros, Fernando dos Santos, os outros todos? Fizeram tudo às escondidas?
Temos que os travar a todo o custo! Temos que defender o que é nosso! O Galo de Barcelos, a Queijadinha de Sintra, a loiça das Caldas, o copo de três!
Força, amigos, unam-se contra as quatro empresas! As queijadas unidas jamais serão vencidas!

João Curto sofre grave cornada


O bandarilheiro João Curto está internado no Hospital de São José, em Lisboa, depois de no passado domingo ter sofrido uma grave cornada de uma vaca quando treinava no tentadero da Quinta de Santo António, em Monforte, de João Moura, a cuja quadrilha pertence desde o início desta temporada.
João Curto foi atingido no recto e nos testículos e de imediato transportado para o Hospital de Portalegre, de onde seguiu para Lisboa. Já livre de perigo, o bandarilheiro moitense vai ter que ficar internado durante cerca de um mês, só depois sendo operado.
Desejamos-lhe prontas melhoras e daqui lhe enviamos forte e amigo abraço.

Foto toureio.com

Promova-se manif pró-queijadas!


Queremos queijadas de Sintra nas praças! Vamos lutar com todas as nossas forças contra a medida arbitrária, repressiva e nazi-fascista das empresas do Campo Pequeno, de Inácio Ramos, de Carlos Pegado e de Pessoa de Carvalho! Os vendedores de queijadas e as pobres das queijadas não têm culpa nenhuma de que o presidente da Câmara de Sintra não grame as touradas e os circos!
Queremos Portugal p'rós Portugueses! Vamos promover uma manif no Campo Pequeno, na noite de 7 de Maio (abertura da temporada) a favor do Galo de Barcelos, da loiça das Caldas, da queijadinha de Sintra e do copo de três! Forcados e campinos que adiram à nossa luta! São também símbolos maiores do portuguesismo que amamos!
E a gente a pensar que os homens do Campo Pequeno, que os Inácios, o Pegado e o Pessoa se iam unir em defesa da Festa. Brincalhões. Afinal uniram-se contra a queijada de Sintra. Criaram a Plataforma Anti-Queijadinha de Sintra. Temos que os combater com todas as nossas forças!

"Ruedo Ibérico" lança edição-extra


A revista "Ruedo Ibérico", dirigida por Pedro Pinto, acabou de lançar um número especial de 224 páginas, onde é recapitulada toda a temporada de 2008 e se faz uma antevisão da de 2009.
Neste "Ruedo Ibérico Extra" - à venda por 7,5 € - faz-se uma retrospectiva do que foi a temporada de todos os cavaleiros, matadores de toiros e grupos de forcado que na temporada passada actuaram, incluindo estatísticas oficiais e previsões para este novo ano taurino.
Numa altura em que a Festa está a sofrer ataques à direita e à esquerda, este é um número da revista de Pedro Pinto que você não pode perder!
Para além de poder adquirir a revista em mais de 350 locais de venda, pode também efectuar o seu pedido pelo telef. 919434323 ou através do e-mail ruedoiberico@gmail.com
Aconselhamos vivamente!

Polémica: Nunes contra Cáceres



O empresário António Nunes (foto da direita) insurge-se contra o primeiro programa "Arte & Emoção", de José Cáceres, emitido domingo passado na RTP-2 e acusa o apresentador de "facciosismo e, acima de tudo, isenção de profissionalismo".
Cáceres apresentou imagens do festival da "Abrigo" na praça de Alcochete, referindo que o referido espectáculo constituiu a abertura da temporada "e ignorou por completo o festival que organizei três semanas antes na Moita, demonstrando também uma total falta de respeito pelos toureiros que ali actuaram", acusa António Nunes.

Fotos Emílio e João Dinis

Ele há coisas do diabo! Abaixo a queijada de Sintra!


Já aqui expliquei - mas não custa explicar de novo - que a minha vidinha é o jornal e não o "blogui". Só para acalmar as hostes e vos dizer que nestes últimos dias tenho tido mais que fazer...
Mas agora vim à net. A primeira coisa que fiz foi visitar o site do meu amigo Hugo Calado. "Empresas unem-se", anunciava o "toureio.com". Fui abrir a correr. Até que enfim, lá vem a Plataforma de Defesa da Festa, finalmente! Já era tempo, caramba!
Abri e li. Nada disso. Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra, também proibiu no concelho espectáculos com bicharada. Touradas e circo. Mas em Sintra há touradas? Volta, Edite Estrela, acho que até o Nuno Câmara Pereira te perdoa!
E então as empresas unidas? O que é era? Simplesmente isto: a empresa do Campo Pequeno, a "Toirolindo" de Inácio Ramos, a "Terra Brava" de Carlos Pegado e ainda a de Paulo Pessoa de Carvalho uniram-se e decidiram... proibir nas suas bancadas a venda de queijadas de Sintra!
Era mesmo a coisas mais importante e necessária de que a Festa estava a precisar. Que se proibisse a venda de queijadas de Sintra nas praças em protesto contra Seara...
Só pode ser gozação destes empresários. São cá uns brincalhões...
Credo, cruzes, canhoto! Depois da triste figura que "fizemos" no debate da SIC, damos agora mais uma lição ao mundo (taurino e não taurino). Já não se podia fumar nas praças cobertas. No Campo Pequeno nem xi-xi se pode fazer. E agora nem queijadinhas de Sintra. Irra!

Miguel Alvarenga

Fotos D.R.

domingo, 26 de abril de 2009

50º Concurso de Ganadarias em Évora



Divulgamos hoje as fotos dos toiros das famosas ganadarias espanholas de D. Eduardo Miura (à direita) e de Partido de Resina (Pablo Romero, à esquerda)) a lidar no próximo dia 17 de Maio no 50º Concurso de Ganadarias na Arena D'Évora.
As fotos são da autoria de Francisco Romeiras e foram cedidas do "Farpas" pela empresa "Terra Brava".

"Aplaudir" compra curro Palha




















A empresa "Aplaudir" comprou hoje um fabuloso curro de toiros ao ganadeiro Fernando Palha, para lidar numa das suas praças (ainda não definida) esta temporada.
Divulgamos em primeiríssima mão as fotos de alguns dos toiros que compõem esta fabuloso curro que, segundo a empresa de João Bolota, constituirão, pelas suas características e trapio, "caso inédito nesta temporada".

Fotos D.R.

Debate na SIC: Pegado diz que Telles "lhe trocou as voltas"


Carlos Pegado revelou ontem em Alter ao "Farpas" que momentos antes de entrarem no ar, no debate de quinta-feira na SIC, tinha acordado com João Ribeiro Telles que ambos não defenderiam a "estúpida tese" de que o toiro não sofre nem tem dor (a versão mais fácil de desmontar pelos "contra", como se provou), que assumiriam o sofrimento do animal, antes procurando defender-se com outro tipo de argumentos válidos para justificar a razão de ser da tauromaquia e da implantação das corridas de toiros.
"Quando o debate começou, para grande espanto meu, o João Telles disse precisamente o contrário do que tínhamos acertado que seria a nossa defesa...", lamenta o empresário Carlos Pegado, que jurou ao "Farpas" não se meter noutra tão cedo...
Entretanto, esta semana no semanário "Farpas", fique a perceber "Porque Perdemos o Debate" (manchete do jornal de quinta-feira), através das análises de Miguel Alvarenga, Solange Pinto, Hugo Teixeira e João Cortesão.

Foto "Aqui e Agora"/SIC

São Marcos do Campo lembra José Mestre Batista


Vai realizar-se no mês de Julho em São Marcos do Campo (Reguengos de Monsaraz) uma corrida de homenagem à memória do cavaleiro José Mestre Batista, ali nascido e que cumpriria 50 anos de alternativa na passada temporada.
O cartel, diz-se, será formado por vários dos cavaleiros a que Mestre Batista concedeu a alternativa ao longo da sua carreira.
Na ocasião, será dado o nome do famoso cavaleiro a um largo de São Marcos e inaugurada uma estátua de Mestre Batista a cavalo, perpectuando para sempre a imagem de tão grande figura.

Portalegre: Corrida RTP pode não se realizar


O empresário Manuel Gonçalves e a Casa do Pessoal da RTP ponderam retirar do seu calendário de 2009 a projectada corrida televisionada que está agendada para 4 de Julho na praça de toiros de Portalegre. Manuel Gonçalves tem estado em conversações com o adjudicatário da praça, Abel Correia (empresa "Verónicas & Piruetas"), mas ontem mesmo solicitou aos serviços de publicidade do semanário "Farpas" que retirasse a página prevista para a próxima quinta-feira e onde se anunciava, entre outras, essa Corrida RTP de Portalegre - precisamente por a sua realização estar ainda incerta.
De todas as quatro corridas televisionadas que montou para 2009 (30 de Maio em Coruche, 4 de Julho em Portalegre, 26 de Julho na Póvoa de Varzim e 9 de Agosto na Figueira da Foz), a única que está a deixar inquietos Manuel Gonçalves e a Casa do Pessoal da RTP é a de Portalegre, não apenas pela data (não tradicional), mas também pelo receio de o público alentejano não estar a aderir a cem por cento às corridas (como ontem mesmo se provou em Alter, onde a praça, de pouca lotação, não encheu) e também pelo facto de o cavaleiro João Moura, cabeça de cartaz dessa Corrida RTP em Portalegre, se ter deixado anunciar para inúmeras praças "das redondezas" nos meses que antecedem essa data...
Na foto, Manuel Gonçalves na corrida de 4 de Abril passado em Portalegre, junto do presidente da Câmara local, Mata Cáceres, cujo apoio autárquico a essa mesma corrida televisionada também não foi ainda oficialmente anunciado.

Foto M. Alvarenga

"Fado Marialva" apresentado em Lisboa e em Évora



Foi apresentado sexta-feira passada na cidade de Évora, durante um jantar seguido de fados que se realizou no Évora Hotel, o novo livro do Dr. António Manuel de Moraes, "Fado Marialva" - onde o autor explica os porquês de, como reza o fado, "andarem as duas coisas tão ligadas", os toiros e a chamada canção nacional.
O novo livro - que aconselhamos vivamente - já se encontra à venda.
Na foto, António Manuel de Moraes com sua Mulher, ladeados por D. Manuel e D. Vicente da Câmara.

Foto Emílio

Vitor Mendes de luces esta temporada


O Maestro Vitor Mendes poderá vir a vestir este ano por duas vezes o traje de luces, apesar de se encontrar afastado das arenas, mas não propriamente da actividade, já que soma todos os anos diversas participações em festivais em Portugal e no estrangeiro.
Apesar de se ter anunciado que reapareceria esta temporada e actuaria num considerável números de corridas em Portugal, Espanha e França, esse regresso acabou por não se confirmar. Mesmo assim, Mendes pode actuar esta época numa corrida em Vila Franca de Xira, comemorativa dos 50 anos de alternativa de José Júlio e numa outra no Campo Pequeno, na segunda fase da temporada, que será a de despedida de José Luis Gonçalves.

Foto D.R.

Casquinha prepara-se para Madrid


Nuno Casquinha prepara-se com afinco para o seu importante compromisso, na próxima quinta-feira, 30 de Abril, na Monumental de las Ventas, Madrid, onde actuará numa das duas novilhadas da Feira de la Comunidad, o mini-certame que antecede a Isidrada.
Ao longo deste mês, o jovem novilheiro vilafranquense tem participado em diversas jornadas de campo, nomeadamente nas ganadarias de David Ribeiro Telles, Vinhas e Carlos Falé Filipe, bem como nas espanholas de Victorino Martín (foto) e de Moreno Silva - a divisa que será lidada na próxima quinta-feira em Madrid.

Foto D.R.

I Festa Taurina animará Bencatel no próximo fim-de-semana


A Associação Amigos da Festa/Grupo de Forcados Amadores de Bencatel leva a efeito no próximo fim-de-semana (1, 2 e 3 de Maio) a I Festa Taurina de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, que contará com um colóquio, largadas de toiros e um festival taurino (no dia 2), na praça local, onde a cavaleira Joana Andrade (na foto) se encerrá com seis novilhos-toiros da ganadaria de Ribeiro Telles.
A festa terá o seu início na sexta-feira, 1 de Maio (feriado nacional) com a inauguração de uma exposição de fotografia dos jovens Hugo Calado e Rodrigo Tendeiro, a que se seguirá um colóquio subordinado ao tema "O Forcado e sua envolvência", com participação de João Nunes Patinhas, Engº Cutileiro, do cabo dos Forcados de Monforte e ainda do cavaleiro José Maldonado Cortes, debate que será moderado por Hugo Calado.
No dia 2 haverá largada de toiros às 11 horas, seguindo-se o festival taurino às 17 e por fim um concerto de música às 23 horas.
No domingo, dia 3, a festa acaba com uma vacada ao uso da região.

Foto Emílio

Alter: honra aos que morreram!


A corrida de ontem em Alter do Chão iniciou-se com um emotivo minuto de silêncio em memória do bandarilheiro Joaquim Gonçalves, do popular moço de espadas José Luis Brardo (o fiel homem de confiança de Joaquim Bastinhas) e também de Dª Alda Faria, Mãe do crítico tauromáquico Maurício Vale, falecidos recentemente.

Foto Emílio

Alter: mais fotos dos Pégoras "assassinos"






















Damos à estampa mais duas imagens impressionantes da razia que os toiros "assassinos" de Pégoras provocaram ontem na forcadagem na corrida que se realizou em Alter do Chão.

Fotos Emílio

Alter: feridos recuperam



(Hugo Teixeira) - Nuno Basso (nas fotos), o jovem forcado do Grupo de Alter que ontem à tarde protagonizou heróica tentativa de pega a um toiro "assassino" da Herdade de Pégoras, sofreu entorce num pé, mas não fractura, encontrando-se a recuperar já em casa, embora amparado por muletas para se movimentar.
"Foi uma tarde muito dura para o grupo, mas felizmente sem nenhum acidente de maior gravidade", disse-nos o valente pegador de Alter, que esta temporada se está revelando uma das pedras-chaves do grupo. "Embora ainda bastante dorido, estou melhor, isto vai ao lugar", diz Nuno Basso.
Por seu turno, o forcado romeno Jorge Nagany, também do grupo de Alter do Chão e que ontem fracturou dois dedos, foi assistido no Hospital e já está também em casa. Entre os seus encontra-se também Joaquim Costa Pinto, membro fundador do Grupo de Alter, que na corrida de ontem sofreu fractura num pé, mas que não terá que ser operado.
O "Farpas" deseja rápido restabelecimento a todos os valentes forcados de Alter que ontem sofreram na pele a dureza dos toiros de Pégoras.
Esta corrida "abriu o apetite" aos aficionados para a que no próximo dia 3 de Maio se vai efectuar na "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira e onde se lidarão também seis toiros da mesma ganadaria de Montemor, os quais serão pegados pelos grupos de Évora e de Vila Franca de Xira.

Fotos Emílio