domingo, 31 de maio de 2009

Grupo de Montemor sózinho com seis Graves quinta no Campo Pequeno


O Grupo de Forcados Amadores de Montemor enfrenta a solo os seis imponentes toiros da ganadaria de Murteira Grave que esta quinta-feira regressam à arena do Campo Pequeno.
O cartel da corrida está composto ainda pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol e António Maria Brito Paes.
O espectáculo, terceiro da temporada em Lisboa, terá o seu início às dez da noite.

Foto Rita Barreiros

Califórnia: dois aficionados portugueses detidos após confrontos com "protectores dos animais"


Dois aficionados, membros da comunicade portuguesa da Califórnia (constituída na maioria por descendentes de cidadãos lusos da Ilha Terceira) foram detidos na sexta-feira passada em Thornton durante confrontos com membros da Protectora dos Animais que se opunham à realização de uma corrida de toiros.
Os aficionados fizeram frente aos "contra" e as duas facções chegaram mesmo a vias de facto. Os dois portugueses detidos pelas autoridades serão presentes ao Tribunal amanhã, segunda-feira.
Na foto, momento de uma pega dos forcados locais na praça de Thornton, onde sexta se registaram os primeiros incidentes de que há memória com manifestantes anti-taurinos.

Foto D.R.

"Era uma vez um lagarto" - não perca o Editorial de Miguel Alvarenga esta quinta no "Farpas"


"Era uma vez um lagarto" é o título do Editorial de Miguel Alvarenga esta quinta-feira no "Farpas".
Que lagarto? - você vai ficar a saber tudo. Só tem que esperar com calma e paciência até chegar às bancas na próxima quinta-feira...

Foto D.R.

5ª feira no "Farpas": sequência impressionante da dantesca cornada de Israel Lancho em Las Ventas


A não perder, esta próxima quinta-feira no semanário "Farpas", a sequência impressionante da gravíssima cornada do matador Israel Lancho em Las Ventas, Madrid.
Uma reportagem arrepiante de Ricardo Relvas.

Foto Ricardo Relvas

Empresário Paulo Graça colhido por novilho em Elvas


O empresário Paulo Graça sofreu ontem em Elvas uma aparatosa colhida quando pegava um novilho durante um treino do cavaleiro Batista Duarte no picadeiro do Centro Hípico Elxaday.
Na foto, Graça na semana passada com uma bezerra, no mesmíssimo local onde ontem sofreu o acidente.
Paulo Graça será amanhã observado no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, onde há um ano esteve internado com graves problemas pulmonares.

Foto Rita Barreiros

Forcados da Califórnia em Agosto no Campo Pequeno


O Grupo de Forcados Amadores de Turlock, da Califórnia, que esta temporada assinala o seu 33º aniversário, farão a sua apresentação no Campo Pequeno na noite de 20 de Agosto, numa das Corridas de Verão onde se realizará um concurso de ganadarias e outro de pegas, com três grupos de forcados - uma notícia que o "Farpas" adianta hoje em primeiríssima mão.

Foto D.R.

Córdoba: Ventura "vence" Hermoso





Diego Ventura (que dia 10 de Junho actuará em Santarém) levou esta tarde a melhor a Pablo Hermoso, cortando quatro orelhas na corrida de rejoneio da Feira de Córdoba, onde o "rival" de Navarra foi premiado com duas orelhas (uma em cada toiro).
Lidaram-se toiros de Castilblanco e o terceiro rejoneador, Fermín Bohórquez, foi ovacionado nos seus dois toiros.
A crítica foi contudo unânime em dizer que o toureio de melhor essência foi de Hermoso e o espectáculo de Ventura. Mas quem cortou as quatro orelhas foi Diego. Aumenta assim a espectativa para o ver no Dia de Portugal em Santarém, com os Mouras, para o "tira-teimas" com o público português, depois de uma actuação menos brilhante na praça alentejana de Moura.
Nas fotos, momento da actuação de Hermoso de Mendoza e saída em ombros de Ventura esta tarde em Córdoba.

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas" e Fidel Arroyo

Filipe Gonçalves triunfa e regressa à Califórnia


O cavaleiro Filipe Gonçalves regressou a semana passada da Califórnia, onde triunfou e onde será repetido já na próxima sexta-feira, 5 de Junho - informou o seu apoderado António Nunes.
O cavaleiro algarvio toureia no próximo dia 20 de Junho numa corrida que se realizará em Pegões ao lado de Luis Rouxinol e Sónia Matias.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Madrid: 10ª porta de Moura adiada outra vez...


Ainda não foi desta que João Moura conquistou a 10ª Porta Grande em Madrid. O Maestro foi esta tarde silenciado no seu primeiro toiro e escutou algumas palmas no segundo, mas voltou a falhar na hora de matar - seu eterno "calcanhar de Aquiles", sobretudo em Las Ventas, onde foram mais as vezes em que perdeu a Porta Grande com o rojão de morte, do que aquelas em que a conquistou (nove vezes em quarenta anos, já que se estreou ali em 1976).
João Moura Júnior deu uma aplaudida volta ao ruedo no seu primeiro toiro, em que a praça "brindou"a presidência com uma bronca monumental por não lhe haver concedido a orelha e foi silenciado no segundo, um manso de Flores Tassara, como a maioria dos restantes e que em nada contribuiram para o labor dos cavaleiros.
Leonardo Hernández, silenciado no primeiro, cortou a única orelha da tarde no sexto, saindo assim como triunfador desta corrida a que muitos aficionados portugueses não puderam assistir devido a inexplicável avaria no canal 29 - "Festa Brava" - da TV Cabo.

Foto D.R.

TV Cabo: canal "Festa Brava" avariou no dia dos Mouras...


Uma avaria inexplicável deixou "às escuras" os muitos assinantes do canal "Festa Brava" da TV Cabo, que hoje se preparavam para assistir à transmissão em directo da corrida de Madrid, onde actuavam João Moura e seu filho João Moura Jr.
Durante toda a tarde e até ao momento, a ZON TV Cabo desculpa-se com uma "avaria técnica". Que azar! Logo no dia em que actuavam dois portugueses em Madrid...

Madrid: Moura Jr. "roubado"


Até ao terceiro toiro da corrida de rejoneio que decorre neste momento em Las Ventas, a única volta ao ruedo foi para João Moura Júnior, após faena espectacular e em particular quando utilizou na ferragem curta o cavalo "Castella". Mesmo assim e após forte petição do público, o presidente da corrida não lhe concedeu a orelha. "Absurdo e incompreensível", classifica o site "mundotoro.com".
João Moura (pai) enfrentou o primeiro toiro da tarde, manso e refugiado em tábuas, a quem ministrou lide de maestria, mas não teve sorte a matar. Foi silenciado e o mesmo aconteceu com o espanhol Leonardo Hernández.

Foto João Dinis/Arquivo

Israel Lancho continua nos Cuidados Intensivos


Embora livre de perigo, mas ainda em estado considerado grave, o matador Isreal Lancho continua internado, sem visitas, na Unidade de Cuidados Intensivos da clínica madrilena para onde foi transferido, depois de ter sido operado na enfermaria de Las Ventas pelo Dr. Miguel García Padrós, após a grave cornada que sofreu quarta-feira passada na Monumental de Madrid.
A cornada de Israel Lancho, infringida por um toiro português de Palha - ganadaria triunfadora da Isidrada - foi considerada a mais grave das oito que se verificaram neste aterrorizador certame e uma das piores dos últimas anos na arena de Madrid.

Foto Ricardo Relvas

Salvador Cortés tem alta amanhã



O matador sevilhano Salvador Cortés, ferido quinta-feira em Madrid por um toiro de Cebada Gago, evolui de forma muito favorável na Clínica La Fraternidad (onde o repórter do "Farpas" o visitou sexta-feira) e terá alta amanhã, iniciando a recuperação e movimentando-se com muletas, não podendo para já apoiar a perna esquerda afectada - informa o site "burladero.com".
Salvador Cortés está anunciado para o próximo dia 11 de Junho (dia del Corpus Christi) na Real Maestranza de Sevilha, onde toma a alternativa o toureiro Pepe Moral, mas neste momento é ainda cedo para confirmar a sua participação nesta corrida, tudo dependendo da forma como evoluir a sua recuperação.

Foto Ricardo Relvas

Telles e Verónica vão à escola



A Escola EB 2-3 "Prof. João Fernandes Prates", de Samora Correia, leva a efeito na próxima quarta-feira, 3 de Junho, pelas 15 horas, um colóquio sobre toiros e cavalos, com as presenças dos cavaleiros António Ribeiro Telles e Verónica Cabaço (antiga aluna desta escola e promissora cavaleira amadora, que no final desta época deverá fazer a prova para praticante).
Dar a conhecer aos alunos as tradições locais é o objectivo desta louvável iniciativa, sendo os Profs. Pedro Fonseca e António Simão os moderadores deste colóquio.
Finda a sessão, Verónica Cabaço (natural de Samora) fará uma demonstração de treino de cavalos para o toureio.

Fotos João Dinis e Nuno Duarte

Ganadaria Palha triunfadora de Santo Isidro



Uma honra para Portugal: a empresa Taurodelta outorgou à ganadaria portuguesa Palha, de João Folque de Mendonça (na foto, com sua Mulher) o prémio de "melhor ganadaria da Feira de Santo Isidro", pela séria corrida lidada na semana passada e em que resultou gravemente colhido o matador Israel Lancho (ainda internado na Unidade de Ciudados Intensivos).
Os restantes triunfadores da Isidrada foram o matador Morante de la Puebla, o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza e o novilheiro Miguel Delgado.
Na foto da direita, o maioral da ganadaria Palha recebendo esta semana os aplausos da afición que enchia Las Ventas.

Fotos Ricardo Relvas

Telles ganha troféu na 45ª Corrida TV


Miguel Alvarenga - João Telles Jr. conquistou ontem o troféu para a melhor lide na 45ª Corrida TV realizada na praça de Coruche e que foi transmitida em directo pelo canal estatal, com pouco público nas bancadas - um fiasco em termos de bilheteira e uma corrida sonsa, em que os seis ginetes estiveram longe de assegurar, como se previa e se desejava, um futuro risonho para o nosso toureio a cavalo.
Moura Caetano cravou o melhor ferro da noite e Telles desenvolveu a lide mais agradável. Brito Paes passou, Bastinhas teve azar com o toiro, Lupi andou e Tomás Pinto não desiludiu, mas acusou o nervosismo de estar pela primeira vez a tourear perante as câmaras da televisão.
António Macedo, dos Amadores de Coruche, conquistou merecidamente o prémio para a melhor pega e dos seis toiros, ganhou aquele que mereceu, o de Passanha. Bem, também, o Grupo de Vila Franca.
Corrida sem história e um péssimo "cartaz" em termos de Festa Brava, com as bancadas vazias...

Foto www.joaoribeirotelles.com

Moura hoje em Madrid atrás da 10ª Porta Grande


Solange Pinto - João Moura lidará esta tarde em Madrid dois toiros da ganadaria de Flores Tassara, o primeiro com o nº 19, nascido em Outubro de 2004, de nome "Bufon" e 535 quilos; e o segundo, nº 11, "Prometido", nascido em Janeiro de 2005 e com 545 quilos.
Com um historial invejável na Monumental de las Ventas, onde se estreou com 16 anos em 1976 e de onde saíu nove vezes em ombros pela Porta Grande, sendo o toureiro português e o cavaleiro que mais vezes abriu a chamada porta da glória da mais importante praça de toiros do mundo, o Maestro Moura regressa esta tarde à arena que lhe deu glória, decidido, como ele próprio nos confessou há momentos, "a abrir pela 10ª vez a Porta Grande".
"Oxalá tenha sorte a matar, que é coisa que não me costuma acontecer em Madrid...", ironizou o Maestro, que esta tarde reparte cartel com seu filho, João Moura Júnior e com Leonardo Hernández, na 24ª corrida da Feira de Santo Isidro, incluída no cartaz do ciclo mas fora de abono.
Que haja sorte!

Foto João Dinis

Madrid: os últimos sustos, ontem, com os Victorinos
























Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Viveram-se ontem na arena de Las Ventas os últimos sustos da Feira de Santo Isidro, na 23ª e última corrida de abono, certame marcado por oito cornadas, mais a do cavalo de Pablo Hermoso. Ontem lidaram-se toiros da histórica ganadaria de Victorino Martín, sem forças, assobiados no arraste os 4º e 5º, mas assobiados pelos aficionados e não pelos "entendidos" do tendido 7... Se a corrida não se chamasse de Victorino, vários toiros teriam sido devolvidos aos currais, como aconteceu na véspera, mas...
Actuaram, sem grande história para contar, Diego Urdiales (silêncio em ambos), "El Cid" (ovação e silêncio) e Ivan Fandiño, que substituia "El Fundi" e que foi silenciado no final das duas actuações.
Urdiales passou por um mau bocado, felizmente sem consequências de maior e sustos houve-os também durante a actuação dos picadores e bandarilheiros...

Fotos Ricardo Relvas

sábado, 30 de maio de 2009

"Aplaudir" garante: há bilhetes para Azambuja e Santarém! E o resto são... boatos!



Da empresa "Aplaudir" (João Pedro Bolota) recebemos o seguinte comunicado, que passamos a publicar na íntegra:

"Mais uma vez Vos solicitamos a divulgação de um comunicado com o intuíto de esclarecer os aficionados sobre "boatos" maldosos que se fazem circular unicamente com o objectivo de prejudicar a Festa: há ainda muitos bilhetes para a corrida de amanhã, domingo, pelas 17 horas, na despedida da praça da Azambuja, cujo cartel é conhecido de todos e onde se espera um dia de grande festa, culminando a centenária Feira de Maio com grande força!
"Em relação a Santarém, reiteramos o que já dissemos: há bilhetes disponíveis para todas as corridas (6, 10 e 14 de Junho), bastando para tal contactar os nossos serviços de bilheteiras através do telefone 91 4094038 ou pela internet através de bilhetesaplaudir@gmail.com.
"Aquilo que pedimos a todos os aficionados é que no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, na denominada Corrida do Ano, levantem as suas reservas nos dias antecedentes ou até duas horas antes do início da corrida, por forma a evitar filas de última hora.
"Também para este dia especial, os orgãos de Comunicação Social que solicitem as suas credenciais para a cobertura da corrida, deverão levantar as mesmas até às 13 horas desse dia 10 de Junho, o mesmo se passando com os fotógrafos taurinos".

Quatro orelhas e um rabo: apoteose de Hermoso em Nimes


Pablo Hermoso de Mendoza levou hoje ao rubro o Coliseu Romano de Nimes com duas actuações "fora do normal", premiadas com duas orelhas (a primeira) e duas orelhas e rabo (a segunda), saindo apoteoticamente em ombros e reafirmando o "super momento" que atravessa.
O número-um do rejoneio mundial actuava como único cavaleiro no festejo que hoje se realizou na arena francesa de Nimes, compartindo cartel com o veterano Juan António Ruiz "Espartaco" (que reapareceu, escutando silêncio no primeiro e ovação no segundo) e Cayetano Rivera Ordoñez (ovação em ambos).
Lidaram-se toiros de Bohórquez para a lide a cavalo e de Parladé para os matadores.

Fotos www.pablohermoso.net/"Farpas"

"Frascuelo" e Aranda ovacionados em Madrid



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Uma ovação ao matador Carlos Escolar "Frascuelo" (na foto, com o repórter do "Farpas") pelo mérito de se vestir de toureiro com 61 anos; e outra ao bandarilheiro José Carlos Aranda depois de um par ao quarto toiro da tarde - constituiram os únicos momentos dignos de registo na penúltima corrida da Isidrada (22ª) realizada na tarde de ontem em Las Ventas.
Lidaram-se toiros de Adolfo Martín Andrés (encaste Albaserrada) sem bravura, parados, com falta de força e perigosos. O quinto foi devolvivo e substituído pelo sobrero de Sepúlveda, saindo ainda à arena mais um sobrero de Araúz de Robles, também manso.
Actuaram "Frascuelo" (assobios nos dois), Rafael Rubio "Rafaelillo" (silêncio em ambos) e Javier Valverde (silêncio e palmas) em mais uma corrida sem história, com praça cheia, mas desta vez e felizmente, sem cornadas... Valha-nos isso!

Fotos Ricardo Relvas e D.R.

Filipe Graciosa condecorado em França


João Cortesão - A Escola Portuguesa de Arte Equestre tem estado, a convite da Escola Francesa de Saumour, a apresentar junto com esta vários espectáculos em Saumour num evento anual conhecido por "Printemps des Ecuiers". o que já aconteceu noutras ocasiões.
O governo francês distinguiu em cerimónia de gala o Dr. Filipe Graciosa, director da nossa Escola de Arte Equestre, pela sua categoria artística, com a prestigiadíssima medalha da "Ordre National de la Legion de Gran Honneur de France", criada em 20 de Maio de 1802 por Napoleão Bonaparte.
Para se aquilatar da importância desta distinção, sublinhe-se o facto de a mesma ser usada por todos os presidentes da República Francesa.
Os portugueses e, muito em especial, os amantes da equitação à portuguesa, sentem-se honrados pela distinção que foi atribuída a um nosso compatriota, cavaleiro de eleição-
Fosse ele futebolista e não faltaria...
A nossa Escola, quiçá a única expressão verdadeiramente portuguesa, nem sempre tem sido apoiada como merece.
Para quando os espectáculos em Belém?
Parabéns, Dr. Filipe Graciosa! E obrigado, em nome de Portugal!

Foto D.R.

Cáceres: Fernandes e Leonardo em ombros


Rui Fernandes e Leonardo Hernández sairam em ombros da praça de Cáceres (de onde na véspera saira também em ombros o novilheiro João Augusto Moura) depois de terem cortado, cada um, uma orelha a cada um dos toiros que lidaram e que pertenciam à ganadaria portuguesa de Vinhas.
Sérgio Galán, que sofreu aparatosa colhida sem consequências de maior, foi contemplado com uma orelha no seu primeiro toiro e recebeu aplausos no segundo, com leve petição de orelha.

Foto Juan Carlos Terroso/"burladero.com"

45ª Corrida TV hoje em Coruche: Tomás Pinto é o estreante



Tomás Pinto (primo de Duarte), a grande revelação dos cavaleiros praticantes nas duas últimas temporadas, é o estreante da 45ª Corrida TV, que hoje à noite se realiza na praça de toiros de Coruche.
Organizada pelo veterano empresário Manuel Gonçalves e pela Casa do Pessoal da RTP, a 45ª Corrida TV reúne este ano um aliciante cartel de juventude, com as novas vedetas do toureio a cavalo: António Maria Brito Paes, João Moura Caetano, Manuel Lupi, Marcos Bastinhas, João Telles Jr. e Tomás Pinto (na foto). 
Pegam os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e de Coruche e lidam-se seis toiros de ganadarias distintas em concurso: Veiga Teixeira, David Ribeiro Telles, Cunhal Patrício, Manuel Veiga, Passanha e Jorge Carvalho.
Estão em disputa três troféus anunciados como os mais valiosos que alguma vez foram atribuídos em Portugal: Troféu "Casa do Pessoal da RTP" (um cavalo em prata) para a melhor lide; Troféu RTP (toiro em prata) para o melhor toiro; e Troféu "João Moreira de Almeida" para a melhor pega.

Foto António Santos/www.tobrantes.com

Duarte Pinto: expectativa para domingo na Azambuja



"Depois de ter estado incapacitado para tourear por motivo de doença, como é do conhecimento público e, em consequência, ter perdido algumas corridas, reapareço já no próximo domingo na Azambuja, na centenária Feira de Maio. Estou consciente das expectativas criadas e vou pleno de confiança e com a ânsia normal de querer triunfar" - disse o cavaleiro Duarte Pinto ao "Farpas", em véspera de regressar às arenas.
"Sei que este ano será decisivo para a afirmação da minha carrreira e podem contar comigo! Aproveito uma vez mais para agradecer a quem me tem apoiado e peço a Deus que reparta sorte entre todos os actuantes no próximo domingo na praça da Azambuja", acrescenta o cavaleiro.
Manuel Jorge de Oliveira, Vitor Ribeiro e o amador local Paulo D'Azambuja (que lidará um novilho) são os companheiros de cartel de Duarte Pinto na tarde de domingo na Azambuja, naquela que será a corrida de despedida da praça, antes de ser edificado o novo pavilhão multiusos. Lidam-se seis toiros de Herds. de Paulino da Cunha e Silva e um de Santo Estevão e pegam sózinhos os Forcados Amadores da Azambuja.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Visitámos Salvador Cortés no hospital


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O "Farpas" visitou o matador Salvador Cortés na Clínica La Fraternidad, em Madrid, depois de quinta-feira ter sofrido uma cornada em Las Ventas.
Passou a noite com febre e dores, mas já só pensa em regressar rapidamente às arenas e quer fazê-lo já no dia 11 de Junho.
Bem disposto e conformado com o facto de que o que lhe aconteceu "só acontece mesmo aos toureiros", Salvador Cortés até gracejou com a "história" que tanta celeuma acabou por criar em Portugal, quando anunciou (no "dia das mentiras" em Espanha) que esta temporada iria pegar toiros integrando o Grupo de Amadores de Évora:
"Sei tourear, pegar não. Para nos pegar estão os toiros! E esse foi o resultado verdadeiro que me sucedeu em Las Ventas... fui 'pegado' pelo toiro! Agora, sobre esse assunto, devo confessar que respeito e admiro os forcados portugueses, uns valentes!".
Resta-nos desejar a Salvador rápido restabelecimento!

Foto Ricardo Relvas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Site de João Moura desde ontem na internet


Tardou, mas foi! A primeira figura do toureio equestre mundial tem desde ontem o seu site oficial na internel - www.joaomoura.pt - um espaço da responsabilidade dos jornalistas João Dinis e Solange Pinto, onde os cibernautas podem encontrar diariamente noticiário actualizado sobre a carreira de João Moura, bem como ler a sua biografia e ver as fotos mais significativas da sua carreira de mais de trinta anos nas arenas ou as das suas últimas actuações.

Tertúlia da Amizade jantou ontem com o fadista Manuel da Câmara


O fadista D. Manuel da Câmara foi o convidado de ontem do jantar mensal da Tertúlia Tauromáquica da Amizade, que se realizou em Lisboa no restaurante "Prova dos Nove".
Esta nova tertúlia, formada por um grupo de amigos, todos eles pertencentes a vários grupos de forcados, convida nas primeiras quintas-feiras de cada mês uma personalidade para jantar. O ciclo foi inaugurado em Fevereiro com o director do "Farpas", Miguel Alvarenga, seguindo-se entretanto várias figuras da Festa, como Ricardo Chibanga, Tomix, Manuel Lupi e Álvarito Bronze.
Na foto, D. Manuel da Câmara com Miguel Alvarenga.

Foto Rita Barreiros

S.Manços, Cuba e Beja pegam os poderosos "Silvas" no centenário da praça de Beja


Os grupos de Forcados Amadores de São Manços, de Cuba e de Beja pegarão os poderosos toiros da ganadaria de António Silva apartados para a corrida comemorativa do centenário da praça de Beja na noite de 9 de Agosto - revelou ao "Farpas" o empresário Ferreira Paulo (Cachapim).
Esta memorável corrida - que será a segunda do site "toureio.com" de Hugo Calado - terá um cartel de seis cavaleiros encabeçado por António Ribeiro Telles e de que fazem parte ainda Tito Semedo e Marco José, faltando conhecer a restante formação do elenco, que muito em breve será anunciada.

Foto M. Alvarenga

João Salgueiro regressa a Espanha


João Salgueiro regressa a arenas de Espanha para actuar no próximo dia 6 de Julho na importante Feira de San Fermín, em Pamplona - anunciou o seu apoderado António Manuel Cardoso (Nené).
Salgueiro competirá na arena de Pamplona com Pablo Hermoso de Mendoza, faltando conhecer o terceiro interveniente desta corrida de rejoneio de San Fermín, que pode ser vista através do Canal Plus ou do canal "Festa Brava", já disponível em Portugal na TV Cabo (posição 29 da grelha).

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Arruda: Luis Procuna enfrentará toiro de Victorino com 500 quilos



O matador Luis Vital Procuna enfrentará um toiro da ganadaria de Victorino Martín com 500 quilos no próximo dia 13 de Junho, na arena da Arruda dos Vinhos, numa "Aula Magistral" inserida no fim-de-semana (12 a 14) de Intercâmbio de Cultura Taurina, louvável iniciativa da Fundação João Alberto Faria e da Tertúlia "O Piriquita".
Também o Maestro Vitor Mendes lidará um novilho da mesma ganadaria no festival que se realizará na mesma praça na tarde de 14 de Junho e para o qual se anunciam as presenças dos diestros espanhóis Ortega Cano, Juan António Ruiz "Espartaco", Juan José Padilla e António Ferrera e do novilheiro Paco Velásquez, para além do jovem diestro que vencer o IV Bolsín.
Inserido no mesmo ciclo (que conta ainda com conferências e uma homenagem à ganadaria de Victorino Martín), realizar-se-à uma novilhada com exemplares das históricas ganadarias de Palha (depois do êxito de Madrid) e Murteira Grave, que serão lidados pelos novilheiros Manuel Dias Gomes, Patrick Oliver (francês) e José Arévalo (espanhol).

Foto João Dinis

Israel Lancho ainda nos Cuidados Intensivos


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Israel Lancho tem evoluído favoravelmente, mas encontra-se ainda internado na UVI (Ciudados Intensivos) da clínica madrilena para onde foi transferido depois de ter sido anteontem operado na enfermaria de Las Ventas à gravíssima cornada que sofreu quando entrava a matar o último toiro da tarde da ganadaria portuguesa de Palha.
A cornada de Israel Lancho foi a mais grave e a mais horrorosa deste ciclo da Isidrada e uma das piores a que se assistiu nos últimos anos em Madrid. As imagens dantescas do momento dramático que se viveu na Monumental de las Ventas correram mundo, quer em video (disponível no site "mundotoro.com"), quer em fotografia, impressionando tudo e todos. O toureiro está vivo por milagre.
Israel Lancho, segundo os médicos, deverá permanecer mais cinco ou seis dias na Unidade de Cuidados Intensivos.

Foto Ricardo Relvas

Isidrada tem sido um "filme de terror"!





Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Para além da cornada de Salvador Cortés viveram-se ontem outros momentos de grande dramatismo em Las Ventas, primeiro com a colhida do matador Luis Miguel Encabo quando bandarilhava o seu primeiro toiro (sofreu apenas um "puntazo" sem gravidade), depois com a aparatosa voltareta do bandarilheiro José Domínguez, da quadrilha de Cortés e mais tarde com a impressionante queda de um picador.
A Isidrada em Madrid - de que restam as corridas de hoje e de amanhã e ainda a de domingo, extra-abono, com os Mouras (pai e filho) e Leonardo Hernández - tem sido um autêntico filme de terror...

Fotos Ricardo Relvas

Na Isidrada de todas as tragédias: ontem a vítima foi Salvador Cortés



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Salvador Cortés (o diestro que no 'dia das mentiras' em Espanha anunciou que ia fazer uma temporada como forcado nos Amadores de Évora!) foi a vítima de ontem em Madrid, numa Feira de Santo Isidro onde que infelizmente já nos habituámos a assistir a colhidas diárias e onde o Dr. Miguel García Padrós (e não Máximo G. Padrós, como tem saído na imprensa, esse era o nome de seu Pai, grande amigo dos toureiros e médico do Sanatório em Madrid), médico-cirurgião de Las Ventas, não tem tido mãos a medir, sendo ele a "grande figura" deste certame!
Cortés sofreu uma cornada de 20 centímetros na perna quando entrava a matar e foi operado na enfermaria da Monumental de Madrid, sendo depois transferido para uma clínica de Madrid. "Não afecta orgãos vitais, a operação consistiu em fechar a ferida e esperamos agora pela sua evolução", disse o Dr. García Padrós, que salientou: "espero que seja a última cornada. Levamos já nove cornadas graves. Faltam dois dias de feira, Deus queira que o balanço se fique por aqui".
Também ontem resultou colhido, mas sem gravidade, o bandarilheiro José Domínguez, da quadrilha de Cortés e quando bandarilhava precisamente o toiro que depois viria a ferir o matador; e também Luis Miguel Encabo, que sofreu uma voltareta e um "puntazo" na cara quando bandarilhava o primeiro toiro da tarde. Não houve orelhas (para variar) em mais uma tarde de muitos sustos. Lidaram-se  3 dos seis toiros de Cebada Gago anunciados (foram reprovados os restantes) e 3 de Guardiola Fantoni.

Fotos Ricardo Relvas