sábado, 31 de outubro de 2009

Associação de Forcados: Dotti reúne consenso geral para suceder a Potier


Vasco Dotti, ex-cabo dos Amadores de Vila Franca, que se despediu das arenas no passado dia 6 de Outubro na "Palha Blanco" e acaba de ser nomeado pelo Clube Taurino Vilafranquense como forcado triunfador da temporada naquela praça, pode ser o sucessor de José Potier na presidência da Associação Nacional de Grupos de Forcados - anuncia o semanário "Farpas" na sua edição da próxima quinta-feira.
Dotti é o nome apontado no seio da forcadagem para assumir a presidência da ANGF e segundo revela o "Farpas", reúne o consenso geral não apenas dos grupos associados, mas também de antigos forcados e sobretudo do "núcleo duro" que tem apoiado Potier e é composto, sobretudo, por antigos elementos dos Amadores de Montemor.
Resta agora saber se Vasco Dotti está disponível e vocacionado para abraçar essa tarefa. Potier está de saída desde o início deste ano, tendo mesmo chegado a ser anunciado que seria subsituído na presidência da ANGF numa assembleia-geral em Abril, que não se chegou a realizar. O adiamento deve-se, revela o "Farpas", à falta de um sucessor à altura para o cargo - pelos vistos, está agora encontrado.
O facto de Vasco Dotti ser um homem de consensos, pouco polémico, com bom senso e aglutinador de simpatias, poderia simbolizar o nascimento de um novo ciclo no seio da Associação de Forcados, depois do polémico reinado de Potier - e travar até o nascimento de uma nova associação, projectada essencialmente para reunir os grupos (e são muitos) que têm estado de candeias às avessas com a ANGF, apesar de muitos deles a integrarem.

Foto João Dinis

Manuel dos Santos "Becas" radicado no México


O bandarilheiro Manuel dos Santos "Becas" está radicado no México, onde passa a integrar a quadrilha da rejoneadora Mónica Serrano.
"Becas" compunha até há um mês a equipa de bandarilheiros do cavaleiro Rui Fernandes, juntamente com Nuno Silva. Fernandes deu por finalizada a sua relação profissional com os dois subalternos e Manuel dos Santos recebeu entretanto um convite irrecusável de Mónia Serrano, rumando a terras mexicanas, onde já se encontra.

Foto D.R.

Ricardo Raimundo a caminho dos Bastinhas?


O bandarilheiro de Monforte Ricardo Raimundo deixou a quadrilha de Sónia Matias, a que pertencia desde que abandonou também a equipa de João Moura Caetano.
Raimundo, que totalizou 73 actuações na temporada de 2009, pode vir a integrar em 201o a quadrilha dos Bastinhas - alvitrou ontem o site "toureio.com".
Não foi ainda anunciado o sucessor de Ricardo Raimundo na equipa de Sónia Matias.

Foto João Dinis

Terceira: João Duarte em negociações com apoderado de Cartagena



O empresário João Duarte está em negociações com o apoderado do rejoneador Andy Cartagena, o português José Alexandre, com o objectivo de contratar o cavaleiro espanhol para a Corrida do Emigrante que realizará em 24 de Julho do próximo ano na Monumental da Ilha Terceira e para cujo cartel tem já certa a presença de João Moura Júnior e de um curro de "toiros amarelos" da ganadaria local dos Irmãos Toste.
Certa também nesta corrida é a presença da Selecção de Forcados de Antigas Glórias, sob o comando de Francisco Costa Montezo, grupo que em Agosto passado brilhou a toda a prova na praça de toiros das Figueira da Foz na 10ª Corrida "Farpas" e que em Julho repartirá cartel em Angra do Heroísmo com o grupo de forcados da Praia da Vitória, os Amadores do Ramo Grande.

Fotos D.R.

Vila Franca: Clube Taurino elege triunfadores



O Clube Taurino Vilafranquense elegeu os triunfadores de 2009 na praça "Palha Blanco": o cavaleiro António Ribeiro Telles e o matador espanhol Sánchez Vara (fotos), o bandarilheiro Cláudio Miguel, o forcado Vasco Dotti e a ganadaria de Oliveira Irmãos.
Os troféus serão entregues em cerimónia a realizar em Vila Franca de Xira no próximo mês de Dezembro, durante a qual serão também distinguidos com os Prémios de Mérito a presidente da Câmara de Vila Franca, Maria da Luz Rosinha, o ganadeiro Fernando Palha, o aficionado Saavedra Valente, o médido-cirurgião Dr. Luis Ramos e ainda o novilheiro Manuel Dias Gomes, aluno da escola de toureio José Falcão e que esta temporada debutou com picadores em Málaga, no passado mês de Agosto.

Fotos João Dinis

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Évora, Cartaxo e Redondo: temporada fecha oficialmente este fim-de-semana



Embora se realize ainda uma corrida de seis cavaleiros no próximo dia 14 de Novembro por ocasião da Feira da Golegã, a temporada tauromáquica encerra oficialmente este fim-de-semana com a tradicional corrida de 1 de Novembro no Cartaxo e este ano há no mesmo dia outra corrida no Redondo.
O cartel da corrida do Cartaxo é composto pelos cavaleiros José Manuel Duarte, Ana Batista, Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e Francisco Palha e pelos grupos de forcados de Coruche e Azambuja, lidando-se seis toiros de Dias Coutinho. A empresa anuncia preços desde 10 euros.
No mesmo dia, no renovado Coliseu do Redondo, anunciam-se os "reis das bandarilhas": Bastinhas e Rouxinol e o matador Luis "Procuna", bem como os Forcados do Redondo e seis toiros de Francisco Luis Caldeira.
Entretanto, já amanhã, sábado, 31 de Outubro, a partir das 17 horas, tem lugar na Arena D'Évora um festival a favor da Cáritas com cartel formado pelos jovens cavaleiros Francisco Núncio, Tomás Pinto, Francisco Zenkl, João Soller Garcia, Manuel Vacas de Carvalho e Mateus Prieto. Lidam-se novilhos cedidos por várias ganadarias e pega uma selecção de forcados pertencentes a diversos grupos, mas todos naturais da cidade de Évora.

Associações taurinas juntas no teste às bandarilhas seguras


A Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses (SNTP), a Associação de Médicos Veterinários de Actividades Taurinas (AMVAT), Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide (APCTL) e a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) também se juntam à Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) apoiando o teste às novas bandarilhas compridas e curtas de segurança, que será feito na próxima terça-feira, dia 3 de Novembro, na praça de toiros de Évora.
Os empresários Paulo Pessoa de Carvalho, António Manuel Cardoso (Nené) e Carlos Pegado (empresário da praça que será palco deste teste) assistirão ao evento em representação da APET.
Paulo Pessoa de Carvalho expressou hoje mesmo ao "Farpas" o desejo da APET de que "a partir da próxima época seja já obrigatória a utilização destas bandarilhas de segurança".
Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles são os cavaleiros que irão fazer o teste das novas bandarilhas na próxima terça-feira na Arena D'Évora.
Entre outras, serão experimentadas as bandarilhas compridas seguras inventadas pelo embolador Estorninho (na foto).

Foto D.R.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Teste das bandarilhas dia 3 em Évora: Sindicato convida todos os associados


Através de um comunicado emitido hoje ao final do dia e porque os convites podem não chegar aos destinatários em tempo útil, o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses convida todos os seus associados a presenciarem na próxima terça-feira, 3 de Novembro, a partir das 19h30, na Arena D'Évora, o teste às novas bandarilhas compridas e curtas de segurança.
Para tal e por se tratar de um evento à porta fechada, só terão acesso às bancadas da praça de Évora as pessoas devidamente identificadas. Assim, os toureiros interessados deverão solicitar as suas credenciais através do telem. 917 299 803 ou pelo mail geral@angfportugal.org.
Este teste às novas bandarilhas de segurança, como já aqui noticiámos, é uma iniciativa da Associação Nacional de Grupos de Forcados e conta com o apoio do Sindicato dos Toureiros, da Inspecção-Geral das Actividades Culturais e de outras entidades ligadas ao meio tauromáquico, nomeadamente as associações de ganadeiros e de veterinários.

Foto M. Alvarenga

Meio equestre em estado de choque


Edmundo Cruz, de 36 anos, proprietário da empresa "Espírito do Pátio" (que se dedica há alguns anos à organização de eventos equestres e está sediada na Azambuja) morreu sábado passado, vítima de ataque cardíaco fulminante, quando dançava no final de uma festa de campo que ele próprio organizara na Quinta da Texuga, em Azambuja.
A tragédia chocou todos os que participavam desde a manhã desse dia na festa de campo do "Espírito do Pátio" e todas as tentativas para reanimar Edmundo foram infrutíferas.
À Família enlutada, a equipa "Farpas" apresenta os mais sentidos pêsames.

Foto D.R.

"Procuna": quadrilha de luxo no Redondo


A quadrilha do matador Luis Vital "Procuna" será preenchida, no próximo dia 1 (domingo) no Coliseu do Redondo (deixou de haver praças de toiros... agora chamam-se coliseus?) pelos bandarilheiros José Franco "Grenho" (também elemento das quadrilhas de António Domecq e Moura Caetano e que acaba de regressar da Califórnia, onde integrou a equipa de Rui Fernandes), João Luis Pedro "Juca" (fixo na quadrilha do rejoneador espanhol Leonardo Hernández) e Júlio André, prestigiado bandarilheiro da Moita. O moço de estoques é Joaquim Ribeiro.
Com Luis "Procuna", que actuará como único matador, integram o cartel desta corrida de fecho da temporada no Redondo os cavaleiros Joaquim Bastinhas e Luis Rouxinol, bem como os Forcados Amadores do Redondo. Lida-se um curro de toiros de Francisco Luis Caldeira.

Foto D.R.

Isabel Ramos empolga crítica e empresários da Califórnia


A jovem cavaleira Isabel Ramos empolgou os críticos e empresários californianos que assistiram à sua exibição à porta fechada, no tentadero de Jorge Martins.
Isabel acompanhava Rui Fernandes, que ali toureou há duas semanas, na praça de Thornton, quando a desafiaram para tourear uma vaca em ambiente privado. Aceitou e encantou quantos assistiram.
Surgiram de imediato os convites para que ali toureie no próximo ano - o que deverá acontecer.
Na sua edição de hoje, o semanário "Farpas" publica em exclusivo as fotos da actuação privada de Isabel Ramos na Califórnia.

Foto José Cabaço

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Amanhã nas bancas! Você não pode perder uma edição assim!

Rui Bento hoje na Rádio Voz de Alenquer


Rui Bento fará hoje mais um balanço da temporada no Campo Pequeno aos microfones da Rádio Voz de Alenquer.
O gerente da Monumental de Lisboa é o convidado de Catarina Bexiga no programa "Burladero de Imprensa", entre as 21 e as 22 horas, que pode ser ouvido em 93.5 e 100.6 FM ou pela internet através do endereço www.radioalenquer.com

Foto João Dinis

ANGF promove em Évora teste das novas bandarilhas de segurança


Até que enfim! A Associação Nacional de Grupos de Forcados vai promover no próximo dia 3 de Novembro, a partir das 19h30, na praça de toiros de Évora, em sessão à porta fechada, o teste das novas bandarilhas curtas e compridas de segurança - uma iniciativa há muito aguardada e que visa evitar no futuro acidentes como o que em Agosto passado cegou o cabo dos Amadores do Barrete Verde de Alcochete, João Salvação, atingido no olho pelo pau de uma bandarilha comprida.
A ANGF anuncia que o teste será presenciado por vários intervenientes na Festa e por representantes dos meios de comunicação devidamente credenciados. Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles são os cavaleiros que vão participar neste teste às novas bandarilhas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Amanhã em directo na TVI: Rui Fernandes oferece casaca a Goucha


O cavaleiro Rui Fernandes vai oferecer amanhã uma casaca de toureiro a Manuel Luis Goucha e vai mesmo desafiá-lo a vesti-la em estúdio. O toureiro realiza assim um sonho do apresentador, que em tempos confessou gostar de ter uma casaca.
Fernandes é convidado de Goucha e Cristina Ferreira no programa "Você na TV", em directo na TVI entre as 10 e as 13 de amanhã. A não perder.

Foto M. Alvarenga

domingo, 25 de outubro de 2009

Marinhais: Filipe Gonçalves ganha troféu, mas quadrilha acaba no hospital...


O cavaleiro Filipe Gonçalves - uma das gratas revelações desta temporada - ganhou merecidamente o troféu que premiava a melhor actuação na corrida que esta tarde se realizou em Marinhais e onde teve por alternantes Pedro Salvador e o praticante Marcelo Mendes.
Apesar do triunfo, Filipe viveu uma tarde de grande emoção, mercê das aparatosas colhidas sofridas pelos dois bandarilheiros que formam a sua quadrilha, os moitenses Júlio André e José Russiano, verificadas respectivamente durante as lides do segundo e do primeiro toiros do lote, pertencentes à ganadaria espanhola de Sepúlveda, que sairam mansotes, com peso, idade e trapio.
Russiano sofreu lesão no ombro esquerdo e foi assistido no Hospital de Santarém, de onde teve alta há momentos. Júlio André sofreu lesões musculares na perna direita.
Hospitalizados em Santarém foram também três elementos do Grupo de Forcados de Salvaterra de Magos, que esta tarde repartia cartel com os Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e do Aposento de Tomar.
Filipe Gonçalves, apoderado por António Nunes, terminou hoje em clima de apoteose a sua triunfal temporada de 2009, mas pode ainda vir a integrar o cartel de uma corrida projectada para a Golegã em Novembro, por ocasião da tradicional Feira do Cavalo.

Foto M. Alvarenga

Bandarilheiros brilharam em Vila Franca


Grande ambiente ontem em torno do Festival dos Bandarilheiros, onde se homenageou Jacinto Fernandes, com o público a preencher metade da lotação da praça "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira.
Diogo Vicente protagonizou os melhores momentos de toureio a cavalo em lide brindada a Diego Ventura, enquanto Filipe Fernandes, filho do homenageado, andou desembaraçado. Duas pegas ao primeiro intento do grupo de antigos forcados (selecção).
Nas lides a pé, destaque para a garra do veterano João José e para as boas prestações de Ricardo Pedro, Hugo David, Pedro Paulino e Fábio Machado, todos eles dando excelentes notas com a muleta.
Nas bandarilhas, tarde em cheio para todos os intervenientes num festejo rodeado de enorme "ambientazo".

Foto João Dinis

João Duarte reforçado na Equipa Moura



João Duarte passa a assumir as funções de Relações Públicas na equipa do cavaleiro João Moura Júnior, que em Portugal será apoderado pelo próprio Pai, João Moura e em Espanha por Julian Alonso. O empresário será o responsável pela grande campanha de promoção ao toureiro de Monforte, a pôr em prática já durante este defeso.
O acordo foi firmado ontem em Fronteira, durante a festa de baptizado de Tomás Moura e o próprio João Moura anunciou ao "Farpas" o reforço de João Duarte na equipa de Monforte.
Duarte (na foto com Rita Barreiros e Helena Lima, sua Mulher) assegurava já idênticas funções na carreira de Moura pai.

Fotos M. Alvarenga e Rita Barreiros

Não perca esta quinta no "Farpas": o baptizado de Tomás Moura



O "Farpas" foi o único orgão de informação taurina presente ontem no baptizado de Tomás Moura, filho de João Moura e Filipa Telles de Carvalho, realizado na Igreja de Alter do Chão. Seguiu-se pela noite dento animadíssima festa na Quinta das Aroeiras, em Fronteira, que reuniu a fina-flor da tauromaquia lusa.
Não perca na próxima quinta-feira no semanário "Farpas" a grande reportagem do acontecimento.

Fotos Rita Barreiros

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Vitor Mendes triunfa em Festival


O Maestro Vitor Mendes cortou ontem duas orelhas a um novilho de Montalvo no festival realizado em Alba de Tormes, na província de Salamanca e que era organizado por Rui Bento, também gestor daquela praça espanhola.
Mendes realizou uma grande faena, brilhando a toda a prova no tércio de bandarilhas - mas não só. Esteve mandão e espectacular com a muleta.
O diestro alternou com Ruiz Miguel (palmas), Ortega Cano (assobios), El Tato (duas orelhas), Eduardo Gallo (duas orelhas e rabo) e Juan del Álamo (duas orelhas).

Foto D.R.

António D'Almeida fecha época com quatro orelhas


O cavaleiro português António D'Almeida, este ano ausente das arenas lusas, terminou ontem a sua temporada em Espanha na praça de Huércal-Overa (Almeria) com um triunfo espectacular. Cortou quatro orelhas e saíu em ombros numa tarde em que alternou com Martín Burgos (orelha e duas orelhas) e Sérgio Vegas (orelha e duas orelhas), frente a toiros de Los Pilares, sendo o quinto premiado com volta ao ruedo.

Foto D.R.

Camión de cavalos de Ventura sofre acidente


O camión de cavalos do rejoneador português Diego Ventura sofreu esta madrugada um aparatoso acidente quando regressava de Saragoça, onde o toureiro encerrou ontem a sua temporada com o corte triunfal de duas orelhas.
Nem o condutor nem os dez cavalos de Ventura sofreram danos físicos, muito embora as montadas sigam agora para observação dos veterinários, a fim de apurar se existem lesões.
O acidente ocorreu pelas seis da manhã próximo de Villa del Rio (Córdoba), quando aparentemente um animal se terá atravessado na estrada e provocado o despiste da viatura, que esteve a ponto de cair por uma ravina de cinco metros, o que felizmente não chegou a suceder.
Na foto, Ventura na corrida de ontem em Saragoça, 11ª da Feira del Pilar, o último grande certame da temporada espanhola.

Foto José Luis Mena/Burladero.com

Francisco Mira lesiona-se em raide


O valoroso forcado Francisco Mendonça Mira, do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e autor de algumas das mais marcantes pegas da última temporada, lesionou-se este sábado quando participava num raide equestre no Monte da Represa, próximo de Arraiolos.
Imobilizado, de cama, Francisco Mira aguarda um veredicto dos médicos, que para já suspeitam de que possa ter feito uma lesão por acalcamento em duas vértebras.
O jovem forcado é também presidente da Tertúlia Tauromáquica da Amizade, agremiação criada no início deste ano e composta por elementos pertencentes a vários grupos de forcados.
Daqui lhe enviamos votos de rápido restabelecimento!

Foto D.R.

Troca de forcados no Cartaxo


"Contrariamente ao que foi mandado fazer e respectivamente anunciado na publicidade da corrida, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca não pegará a corrida (do próximo dia 1 de Novembro no Cartaxo), sendo substituído pelo Grupo de Forcados Amadores da Azambuja" - rectifica hoje em comunicado o empresário Paulo Pessoa de Carvalho ("Toiros & Cultura").
"A empresa vem aqui dar esta informação e também pedir desculpas ao GFAC pelo sucedido, que contraria em tudo a nossa postura", acrescenta o comunicado.
Paulo Pessoa aproveita ainda para deixar expresso que "perante a forma como o GFAC se mostrou compreensivo e colaborante pelas 'inacreditáveis' situações que levaram a este desfecho, irá relativamente ao futuro, pela sua atitude demonstradora de educação, inteligência e valorização da Festa de Toiros, recompensá-los pelo seu carácter e forma de estar, através de uma aposta da empresa no Grupo de Forcados Amadores da Chamusca".

Foto D.R.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tiago Carreiras: Malafaia fechou hoje contrato para as Sanjoaninas e continua apoderado do toureiro


O bandarilheiro Diogo Malafaia fechou hoje em definitivo contrato para o cavaleiro Tiago Carreiras participar em Junho do ano que vem em duas corridas da Feira de São João na Ilha Terceira (Angra do Heroísmo), sendo neste momento o único toureiro oficialmente contratado para aquele importante ciclo açoreano.
Por outro lado e segundo fonte próxima de ambos, ficam de vez afastados os rumores que tanta tinta fizeram correr nas últimas semanas e que apontavam para a separação de Malafaia e Carreiras. O popular bandarilheiro vai continuar a gerir a carreira daquele que foi uma das maiores revelações da última temporada. Antes assim!

Foto D.R.

"Farpas" confirmado: Bolota em Beja



Confirmada esta manhã uma notícia avançada em primeiríssima mão pelo semanário "Farpas" na passada semana: o empresário João Pedro Bolota ("Aplaudir") vai gerir a praça de toiros "José Varela Crujo" de Beja pelos próximos dois anos.
O contrato de exploração foi ontem assinado com o cavaleiro Tito Semedo que é proprietário da praça em parceria com Quintano Paulo, Paes de Sousa e Ferreira Paulo "Cachapim" e a quem cabia a gestão na mesma nas próximas duas temporadas.
Em comunicado hoje divulgado, a "Aplaudir" reconhece que "Beja é uma das capitais do nosso país e como tal exige-se uma gestão em conformidade e a continuidade de bons trabalhos ali desenvolvidos, aliados a novas ideias e à gestão característica da nossa empresa".
Louvável, ao contrário de muitos outros, o elogio expresso pela empresa de Bolota ao trabalho ali desenvolvido por outros empresários anteriormente, revelador da senhorial postura com que o "empresário das praças cheias" e a sua equipa estão na Festa.
A terminar, a "Aplaudir" adiante que esta nova empreitada e esta sua estreia no Alentejo "requer esforço, dedicação e trabalho, começando desde já a ser delineada a temporada de 2010, contando com o apoio das forças vivas locais".

Fotos Emílio/Arquivo "Farpas" e M. Alvarenga

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"Evolução positiva" marcou temporada de Verónica Cabaço


A cavaleira amadora Verónica Cabaço deu por terminada a sua temporada e o apoderado Armando Jorge Teixeira emitiu esta tarde um comunicado onde conclui que a época "se saldou por uma evolução positiva que a poderá catapultar no próximo ano à prova de praticante".
"Tendo actuado em algumas das principais feiras do calendário taurino, Verónica pisou os ruedos em 13 ocasiões e actuou em três apresentações onde fez a divulgação da arte de Marialva e da Festa em Geral", recorda Armando Teixeira, que elege como um dos pontos altos da temporada a apresentação da jovem cavaleira na corrida de toiros realizada na sua terra, Samora Correia.
Está a toureira e o seu apoderado "gratos a todos os que nela confiaram e apoiaram, nomeadamente empresários, comunicação social, quadrilha e amigos, com destaque para o sr. José Leitão, proprietário dos cavalos com que se apresentou em praça".
Verónica Cabaço reunirá na próxima quarta-feira num almoço no Porto Alto com seu Pai, o equitador Paulo Cabaço e o seu apoderado, Armando Jorge Teixeira, almoço esse onde será feita uma profunda análise da temporada, bem como se decidirá a continuidade ou não do apoderamento.

Foto Pedro Batalha

domingo, 11 de outubro de 2009

Última Hora: Paco Duarte cortou esta tarde a coleta em Jaen



O bandarilheiro Paco Duarte cortou inesperadamente a coleta no final da corrida de rejoneio que esta tarde se realizou em Jaen e onde saía integrado na quadrilha do rejoneador Leonardo Hernández.
Francisco Duarte, natural da Malveira e há mais de trinta anos radicado em Madrid, assinalara no ano passado o 30º aniversário do seu protesto à porta da Monumental de las Ventas, onde permaneceu um mês a pedir uma oportunidade para tourear. Protagonizou depois promissora carreira de novilheiro e chegou mesmo a tomar a alternativa de matador de toiros, optando depois pela actividade de bandarilheiro, onde se manteve até hoje.
Celebrizado nos últimos anos pela arte de "apuntillar" os toiros, Paco Duarte estava desde o ano passado ao serviço de Leonardo Hernández. Reaparecia esta tarde depois de ter estado um mês em convalescença, após ter contraído uma infecção na perna provocada por um rojão de morte que se lhe cravou durante uma colhida em Simancas, Valladolid, no passado dia 10 de Setembro.
Paco Duarte não confidenciou a ninguém, nem à própria família, a intenção de se retirar definitivamente das arenas. O corte de coleta surpreendeu tudo e todos.
"Guardei para mim esse segredo, são mais de 40 anos de profissão, era a altura de parar e de sair pela porta grande. Vou ter mais tempo para a família e os amigos. Estou feliz por ter sido toureiro!", disse há momentos ao "Farpas".

Fotos D.R.

Ana Batista casou ontem em Salvaterra de Magos



Ana Batista e Orlando Vicente casaram ontem na Igreja de Salvaterra de Magos e o copo de água reuniu mais de 300 convidados, entre os quais muitas figuras da Festa Brava, no centro de eventos Plaza Ribeiro Telles, próximo de Vila Franca de Xira.
A revista "Flash" publica na sua edição desta semana uma reportagem exclusiva da boda, mas o semanário "Farpas" na próxima quinta-feira também lhe vai dar a conhecer alguns momentos da festa. A não perder!

Foto Jorge Jacinto/cortesia "Flash"

Êxito do Maestro José Júlio em Vila Franca é capa do "Farpas" da próxima quinta-feira


O notável triunfo do Maestro José Júlio (74 anos) em Vila Franca, no passado dia 5, é tema de capa do semanário "Farpas" na edição da próxima quinta-feira - a não perder!

Caixinha e Faro pegaram ontem em Beja


Os veteranos forcados João Marujo Caixinha e José Pedro Faro voltaram ontem a pegar no festival que se realizou em Beja a favor da CERCI. Ambos integraram o Grupo de Forcados Amadores de Beja, de que Caixinha foi cabo e que Pedro Faro integrou antes de se notabilizar como forcado do Grupo de Lisboa.
O público preencheu metade da lotação da praça "José Varela Crujo" e o festival decorreu em ritmo muito agradável, com êxitos repartidos por todos os cavaleiros intervenientes - Francisco Núncio, Marco José, Filipe Gonçalves, Francisco Zenkl, Joana Andrade e o amador Mateus Prieto.
As restantes pegas foram executadas pelos forcados Manuel Almodôvar (cabo do renovado Grupo de Beja), Hugo Santana, José Miguel Falcão e Ricardo Castilho. A rabejar, destacaram-se os veteranos João Lira e Joaquim Brito Paes.

Foto D.R.

Rui Bento volta a tourear em 2010


É a notícia do momento: o matador de toiros Rui Bento Vasquez, retirado das arenas há nove anos, acaba de anunciar, numa entrevista à revista "Flash", que regressará às lides na próxima temporada para actuar numa única corrida especial, muito provavelmente no Campo Pequeno - de que é gestor taurino há quatro anos.

Foto D.R.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

domingo, 4 de outubro de 2009

Hoje em Sevilha: novilheiro francês sofre cornada nos testículos


O novilheiro francês Thomas Jouber sofreu esta tarde na Real Maestranza de Sevilha impressionante cornada nos testículos, mesmo assim e felizmente considerada de prognóstico menos grave. O jovem toureiro foi assistido na enfermaria da praça e transportado depois para a Clínica do Sagrado Coração em Sevilha, onde se encontra em estado que já não inspira cuidados.
A novilhada desta tarde contou ainda com a participação dos espanhóis Martín Nuñez (volta à arena, ovação e silêncio no novilho que matou por Jouber) e Javier Cortés (aplausos e silêncio). Thomas Jouber, colhido no seu segundo novilho, fora silenciado no primeiro.
Lidaram-se novilhos de José Luis Pereda, bem apresentados, mas mansos na generalidade.

Foto Matito/www.sevilhataurina.com

Ventura "bate" Hermoso esta tarde em Zafra


Diego Ventura levou esta tarde a melhor sobre Pablo Hermoso de Mendoza (foto) na corrida de rejoneio que se realizou em Zafra com lotação esgotada e o cartaz de "não há bilhetes" nas portas da praça espanhola.
Lidaram-se toiros de Los Espartales e o cartel, este ano sem presença de cavaleiros portugueses, estava formado por Fermín Bohórquez, Pablo Hermoso e Ventura.
Bohórquez foi ovacionado no primeiro e premiado com uma orelha no seu segundo; Pablo Hermoso continua a acusar ressentimentos da recente lesão no ombro, continuando também a falhar com o rojão de morte, pelo que e apesar das brilhantes faenas que executou, saíu esta tarde de Zafra sem troféus (palmas no primeiro e ovação no segundo): Diego Ventura foi o triunfador da tarde, tendo escutado ovação no seu primeiro e cortado duas orelhas no segundo, saindo em ombros.

Foto www.pablohermoso.net

Hoje em Alcácer: Telles ganha 6º Troféu "João B. Núncio"


António Ribeiro Telles ganhou esta tarde o 6º Troféu "João Branco Núncio" na corrida que se realizou em Alcácer do Sal e que registou uma enchente nas bancadas, constituindo por isso um êxito.
Lidaram-se toiros da Herdade de Pégoras e disputaram o prémio com Telles os cavaleiros João Moura e Luis Rouxinol. As pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados de Montemor e do Aposento da Moita.

Foto João Dinis/Arquivo

Porta grande ontem em Las Ventas para Castella


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O matador francês Sebastián Castella saíu ontem em ombros pela porta grande da Monumental de las Ventas, Madrid, depois de realizar uma grande faena a um grande toiro de Joaquín Nuñez del Cuvillo, o terceiro da tarde, a que cortou merecidamente as duas orelhas. No seu segundo, Castella esteve também muito bem, desenhou uma faena profunda, mas falhou na hora de matar e perdeu uma orelha, que tinha na mão.
Os toiros de Nuñez del Cuvillo foram nobres no geral, sendo o terceiro ovacionado no arraste, merecendo mesmo a volta à arena, que o presidente Manuel Nuñez Infante recusou.
Júlio Aparício (silenciado em ambos) teve detalhes de bom toureio. No seu primeiro, o que parecia vir a ser uma grande faena, terminou em nada. No segundo não se confiou.
Morante de la Puebla foi silenciado no seu primeiro e assobiado no segundo. A primeira faena foi curta, mas evidenciou a "arte gitana", acabando por ir de "mais a menos". A segunda foi breve e sem história.

Foto Ricardo Relvas

sábado, 3 de outubro de 2009

Amanhã em Alcácer: Moura, Telles e Rouxinol disputam 6º Troféu "Núncio"


Três dos grandes triunfadores desta temporada, João Moura, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol, disputam amanhã à tarde na praça de toiros de Alcácer do Sal o 6º Troféu "João Branco Núncio" numa corrida rodeada de justificada expectativa.
O espectáculo tem início às 17 horas e lidam-se seis toiros da Herdade de Pégoras que serão pegados por dois dos melhores grupos de forcados representantes do Alentejo e do Ribatejo, os Amadores de Montemor e do Aposento da Moita.

Grande ambiente em torno da Feira de Vila Franca
























É enorme o ambiente e maior a expectativa em torno da Feira Taurina de Vila Franca de Xira que amanhã se inicia na "Palha Blanco", composta por duas corridas à portuguesa (domingo e terça à noite), uma a pé (segunda-feira, feriado nacional) e ainda um espectáculo da variedades taurinas na quarta-feira.
João Telles Jr., Francisco Palha e Tiago Carreiras compõem o primeiro cartel do ciclo, amanhã, domingo, a partir das 17 horas, onde um dos maiores atractivos é a repetição em Portugal do Grupo de Forcados Amadores de Mazatlán (México), depois do grande triunfo que este ano obtiveram em Évora e que na "Palha Blanco" repartem cartel com o grupo da terra.
Nas fotos, dois dos toiros do potente curro de David Ribeiro Telles que amanhã sairão à arena de Vila Franca de Xira.

Fotos Pedro Batalha