domingo, 31 de janeiro de 2010

Corpas e Chacón hoje em ombros em Ajalvir


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Novamente com apenas um quarto das bancadas preenchidas, em tarde de muito frio, realizou-se esta tarde a segunda corrida da Feira de Ajalvir (Madrid), de que foram triunfadores, saindo em ombros, os matadores Francisco Javier Corpas (uma orelha no primeiro toiro e duas no segundo) e Octávio Chacón (ovação no primeiro e duas orelhas no segundo).
Rafael de Julia, terceiro espada do elenco, foi silenciado nos dois toiros. Não foi a sua tarde, sobretudo no segundo que enfrentou.
Lidaram-se toiros de António López Gibaja, de jogo desigual e que desiludiram, sobretudo depois da expectativa que rodeava este curro, após o brilhante desempenho dos erales lidados em Alarpardo na temporada passada. Mas uma coisa são erales e outra o comportamento dos animais quando já são toiros...
A Feira de Ajalvir tem a sua terceira corrida no próximo dia 13 de Fevereiro, com cartel formado pelos matadores Sánchez Vara, Andrés Palácios e o francês Marc Serrano, que enfrentarão seis toiros de Alberto Mateo Arroyo.

Foto Ricardo Relvas

Rui Bento acusa empresário de Castellón de "compadrio"


Em assombrosas declarações prestadas hoje ao site "mundotoro.com", o apoderado português Rui Bento (gestor da praça do Campo Pequeno) acusa o empresário de Castellón, Enrique Patón, de "compadrio" e de mentir ao afirmar que não manteve com eles conversações para a hipotética contratação do matador António Ferrera, agora apoderado por Bento e que no ano passado triunfou naquela arena frente a toiros de Victorino Martín.
Bento garante que esteve reunido com Patón no Hotel Wellington em Madrid e que posteriormente falou com ele duas vezes por telefone, com vista à contratação de Ferrera para a Feira de la Magdalena. O apoderado português denuncia que Patón lhe terá dito que tinha que contratar Rafaelillo por este ser apoderado pelo compadre Roberto Espinosa e que esse facto terá motivado a exclusão de António Ferrera do certame.
Rui Bento acusa Enrique Patón de falta de profissionalismo e não tem papas na língua ao denunciar este incidente.

Foto João Dinis

Última Hora: Francisco Palha ganhou Certame de Atarfe


O cavaleiro Francisco Palha acaba de sagrar-se vencedor do IV Certame de Rejoneio realizado no Coliseu de Atarfe (Granada) depois de ter cortado duas orelhas no seu primeiro toiro e uma no segundo, com petição da outra, na grande final que há momentos terminou.
Palha disputou o ceptro com os espanhóis Juan Manuel Cordero e J. António Mancebo, numa tarde em que voltaram a brilhar os Forcados do Ramo Grande (Ilha Terceira) e também os do Redondo.
F. Palha obteve a maior pontuação, 46,50 pontos, classificando-se em segundo lugar Juan Manuel Cordero (volta e duas orelhas) com 42,50 e em terceiro J. António Mancebo (assobios no primeiro, que foi vivo aos currais e duas orelhas no segundo) com 33 pontos.
André Parreira e César Pires (ambos ao primeiro intento) e Manuel Pires (que concretizou a pega à segunda) foram os forcados de cara pelo grupo açoreano, enquanto que pelos Amadores do Redondo foram protagonistas João Laranjinha (à segunda), Nuno Fitas (à terceira) e Roberto M. (ao primeiro intento), segundo especifica o site "sol e sombra". Lidaram-se novilhos de Los Millares, sem a apresentação e a emoção desejadas, como aliás aconteceu nas três eliminatórias anteriores. No plano ganadeiro, este ciclo foi escandaloso.
Uma honraria para o toureio equestre nacional e para a carreira do promissor Francisco Palha.

Foto João Dinis/Arquivo

Confirmado: Bolota é o apoderado de Moura Caetano


Em primeiríssima mão - confirmada a notícia avançada esta tarde pelo "Farpas Blogue": o empresário João Pedro Bolota é o novo apoderado do cavaleiro João Moura Caetano. O contrato foi fechado esta tarde.
Na próxima quinta-feira: toda a história no semanário "Farpas".

Foto João Dinis

Palha a um passo de vencer Atarfe


Francisco Palha cortou duas orelhas no seu primeiro toiro, assegurando a saída em ombros e a mais que provável vitória no IV Certame de Rejoneio, esta tarde em Atarfe.
Os rejoneadores Cordero (volta com petição de orelha) e Mancebo (assobios depois de ter deixado o toiro ir vivo aos currais) estão até ao momento muito atrás do cavaleiro português.
Triunfo também, até aqui, dos forcados açoreanos do Ramo Grande.

Foto João Dinis

Cabo Amorim esclarece incidente com forcado de Coruche

Do cabo dos Forcados Amadores de Coruche, Amorim Ribeiro Lopes, recebemos o comunciado que a seguir se publica na íntegra, àcerca do acidente sofrido ontem num treino pelo forcado Pedro Barroso, felizmente a recuperar favoravelmente da colhida sofrida:

"Amorim Ribeiro Lopes, na qualidade de Cabo do G.F.A. Coruche vem, por este meio, e desde já criticando a especulação e noticias falsas que já foram veiculadas a propósito de um incidente ocorrido no dia de ontem Sábado, 30 Janeiro, na Quinta da Silveira, propriedade de Paulo Pinto, esclarecer que o que se passou foi que saiu ao tentadero uma vaca com as pontas cortadas e afeitadas, e não uma vaca em hastes limpas. Mais esclarece que o forcado Pedro Raposo não foi perfurado, o que aconteceu foi uma lesão interna provocada pelo o próprio embate, lesão esta que poderia ter ocorrido mesmo que a vaca estivesse embolada. O forcado referido foi prontamente assistido pelos serviços do I.N.E.M, transportado para o Hospital de Santarém, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica, que mereceu o empenhamento, entre outros, do Dr. Roque e do Dr. Soares (cirurgião taurino). O Forcado Pedro Raposo está a recuperar bem. Qualquer esclarecimento sobre o sucedido ou sobre qualquer outra questão respeitante ao G.F.A.C. deverá ser prestado pelo respectivo Cabo e não por terceiros".

Pela parte que nos toca, em termos jornalísticos, lamentamos que o cabo Amorim não tenha tido, 24 horas atrás, a preocupação de elucidar a Imprensa sobre o acidente sofrido pelo seu forcado. Neste comunicado, pretende exclusivamente minimizar o facto de os forcados realizarem treinos com vacas não emboladas - o que pode e deve ser considerado perigoso. Lamentamos o acidente e congratulamo-nos pela recuperação do pegador ferido. Quanto à parte final do comunicado, concerteza que toda a Imprensa terá o maior dos gostos em transmitir ao público apenas e exclusivamente noticiário vinculado pelo cabo do grupo, sem ter que recorrer a terceiros... desde que o cabo se prontifique a fazê-lo, o que não aconteceu ontem e apenas sucedeu 24 horas após o incidente.

Foto D.R.

Ontem em Sousel: Carreiras representou empresa do C. Pequeno...


O cavaleiro praticante Tiago Carreiras (na foto) foi ontem indigitado pela empresa do Campo Pequeno para a representar no jantar de entrega de troféus da Tertúlia de Sousel, que se efectuou naquela aficionada vila alentejana.
Carreiras subiu ao palco para receber o troféu com que a Tertúlia de Sousel distinguiu a empresa lisboeta. Foi perante a estupefacção geral que o jovem toureiro assumiu a representação da empresa da primeira praça do país, recebendo ele próprio o prémio que lhe fora atribuído...
O jornal "Farpas" foi também distinguido nesta noite de prémios, sendo o troféu recebido pela directora-adjunta e pelo chefe de redacção do semanário, respectivamente Solange Pinto e Hugo Teixeira. No uso da palavra, Teixeira fez questão de dedicar este troféu à Justiça portuguesa, que ontem mesmo ilibara o director do jornal, Miguel Alvarenga, no processo em que era acusado por Rui Bento, gestor taurino da praça do C. Pequeno.

Foto João Dinis

Mouras esta noite na Rádio Portalegre


Os irmãos João Moura Jr. e Miguel Moura (na foto) são os convidados de Lourenço Mourato e Hugo Teixeira no programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre, esta noite entre as 22 e as 23 horas.
Ambos distinguidos pela Rádio Portalegre, que fará no próximo sábado, 6 de Fevereiro, em San Pedro (Valência de Alcântara, Espanha) a entrega dos seus troféus em jantar que se realizará no copmplexo hoteleiro "El Convento", os manos Mouras abrem esta noite o livro quanto aos seus projectos para a temporada 2010.
O programa "3 Tércios" - o programa taurino mais antigo de Portugal - pode ser ouvido nas frequências 100.5/104.5 FM ou através da internet em www.radioportalegre.pt.

Foto João Dinis

Depois de perder a Moita, Campo Pequeno de olho em Coruche...



Após ter perdido quinta-feira passada a favor de Nené a adjudicação da praça de toiros da Moita, a Sociedade Campo Pequeno pode tentar deitar a mão à de Coruche - soube o "Farpas Blogue" de fonte fidedigna.
A empresa de Lisboa confirmou em conferência de imprensa no ano passado, respondendo a rumores que circulavam, o seu interesse em adjudicar mais praças de toiros e dessa forma alargar o seu espectro empresarial, como sucedeu noutros tempos, quando Manuel dos Santos esteve à frente do Campo Pequeno e geriu em simultâneo muitos outros tauródromos nacionais.
Mas se na Arruda dos Vinhos a coisa foi fácil e pacífica, limitando-se a um acordo com a Tertúlia "O Piriquita" e formando com esta uma parceria para gerir a praça de toiros local, já se viu que em concursos (como sucedeu na Moita) o poderio do Campo Pequeno não teve influência para levar a melhor.
Desta feita e segundo apurámos, a Sociedade Campo Pequeno pode agora pôr em andamento o "plano B", alternativo à Moita, que diz respeito à praça de toiros de Coruche, actualmente adjudicada à empresa "Toirolindo" de Inácio Ramos.
Instado pelo "Farpas Blogue" a comentar esta hipótese, o Engº Inácio Ramos disse "desconhecê-la" e garantiu não ter recebido qualquer contacto por parte do Campo Pequeno nesse sentido. Mas não se mostrou insatisfeito com a possibilidade de vir a "trespassar" a sua posição...
Na foto da esquerda, o gestor taurino da praça do Campo Pequeno, Rui Bento, na praça de toiros de Coruche, assistindo à última corrida da temporada passada em Setembro.

Foto João Dinis e D.R.

Esta quinta no "Farpas": saiba como Nené ganhou a Moita!



Apesar de estarem há alguns anos de relações cortadas, a vitória de António Manuel Cardoso (Nené), na foto da esquerda, na Moita só foi possível graças ao facto de, ao contrário do que sucedera em concursos anteriores, José Manuel Pires da Costa (foto da direita) ter este ano prescindido de fazer oposição a Brito de Sousa, presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia.
No concurso anterior, há quatro anos, Raimundo e Palhais venceram não por vontade do presidente da S.M.T., mas porque a facção de accionistas afecta a Pires da Costa assim o quis.
Desta vez, Pires da Costa absteve-se de constituir "ameaça" à decisão de Pedro de Brito de Sousa e os seus seguidores votaram em conformidade com a restante facção afecta ao presidente, o que permitiu a Nené ganhar a praça por unanimidade na Assembleia-Geral efectuada quinta-feira passada.
Esta quinta-feira, o semanário "Farpas" conta-lhe como Nené ganhou a praça da Moita!

Fotos João Dinis

Março: Gala do Grupo de Lisboa no Casino Estoril


Realizar-se-à no próximo mês de Março (em data que oportunamente será divulgada) no Casino Estoril um Jantar de Gala do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, onde se pretende juntar todos os elementos que vestiram a jaqueta do grupo fundado pelo sempre lembrado Nuno Salvação Barreto e que servirá também para assinalar a despedida do cabo José Luis Gomes, que esta temporada passará o testemunho a seu filho Pedro Maria.
A despedida de José L. Gomes deverá ocorrer numa das primeiras nocturnas da temporada do Campo Pequeno. Este jantar do Casino é organizado pelo empresário João Duarte.

Foto D.R.

Moura Jr. arranca dia 6 em Espanha



João Moura Júnior (foto da esquerda) assume no próximo sábado, 6 de Fevereiro, o seu primeiro compromisso da temporada 2010 em Espanha actuando como único cavaleiro no festival taurino que se realiza em Candeleda (província de Ávila), frente a toiros da ganadaria de Fernando Peña.
O jovem cavaleiro de Monforte, filho do Maestro João Moura, terá como companheiros de cartel os matadores de toiros Manuel Díaz "El Cordobés" (foto da direita) e César Jiménez.
Nesse mesmo sábado, Moura Júnior rumará depois de tourear a San Pedro (Valência de Alcântara), onde recebe o Troféu Internacional atribuído pela Rádio Portalegre - que aí realiza o seu tradicional jantar de entrega de prémios no complexo hoteleiro "El Convento".

Fotos D.R.

Ana Batista e Telles Bastos em corrida no Vimieiro em Julho


Ana Batista e Manuel Ribeiro Telles Bastos (na foto) integram o cartel da corrida que no dia 31 de Julho se realizará no Vimieiro (Arraiolos) em praça portátil e a favor da Santa Casa da Misericórdia local.
Trata-se de uma organização do empresário João Duarte, que uma semana antes (23 de Julho) realiza também em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) a 14ª Corrida da União das Misericórdias.
A corrida de Julho no Vimieiro ficou acertada ontem entre o empresário e o provedor da Misericórdia do Vimieiro e em breve será anunciada a restante composição do cartel.

Foto João Dinis

Bolota em conversações com Caetano



Passou mais uma semana em branco, depois de Moura Caetano (foto da esquerda) ter adiado a estreia do seu novo site e o anúncio do novo apoderado para o passado dia 22, sem que isso tivesse acontecido. No próprio dia 22 (sexta-feira), o responsável pelo futuro site do cavaleiro, António Santos, comunicou à Imprensa que as duas novidades ficariam adiadas para próxima oportunidade.
Ao que o "Farpas Blogue" conseguiu apurar, Caetano mantém conversações com vista a encontrar um novo apoderado, sucessor de Carlos Pegado, de quem se separou em Dezembro passado poucas horas depois de este ter assumido também o apoderamento de Vitor Ribeiro - mas a coisa não tem estado fácil...
Nos últimos dias e depois de uma primeira "investida" sem sucesso, Caetano retomou negociações com o empresário João Pedro Bolota (foto da direita), que na semana passada terminou a relação de apoderamento que mantinha com o praticante João Salgueiro da Costa e por isso mesmo se encontra neste momento livre e capaz de assumir as funções de apoderado de João Moura Caetano.
Aguarde-se pelo fumo branco, que pode - ou não - surgir a qualquer momento...

Fotos Ricardo Relvas e M. Alvarenga

É estável o estado do forcado ferido ontem num treino


É estável, neste período pós-operatório, o estado do jovem forcado Pedro Barroso, vítima de perfuração no estômago e hemorrogia interna quando ontem tentava pegar uma vaca em pontas na herdade de um antigo forcado do seu grupo, Pedro Pinto, a Quinta da Silveira.
Pedro Barroso, que em Setembro do ano passado se estreou nos Amadores de Coruche pegando no espectáculo que se realizou em Vendas Novas, foi operado ontem à noite no Hospital de Santarém e encontra-se livre de perigo.
A equipa "Farpas" deseja rápida recuperação.

Javier Castaño e Pérez Mota em ombros na primeira de Ajalvir


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Os matadores Javier Castaño (uma orelha no primeiro toiro e outra no segundo) e Pérez Mota, na foto (idênticos troféus, com petição de mais uma orelha no segundo) sairam ontem em ombros na primeira corrida da tradicional Feira de Ajalvir, às portas de Madrid, tendo a praça registado apenas um quarto das bancadas preenchidas, mas de um público desejoso de colaborar e proporcionar o corte de orelhas aos toureiros.
Torres Jerez, o terceiro espada do cartel, lidou o pior lote e acabou silenciado no final das duas actuações. O seu primeiro toiro não tinha força e caíu diversas vezes; o segundo apresentava imenso perigo. À excepção deste toureiro no quinto da tarde, todos os artistas mataram os seus toiros à primeira estocada.
Os toiros pertenciam à ganadaria de Gregório Garzón Valdenebro, todos nobres mas com pouca força, sendo o lidado em quinto lugar o que mais perigo e "piores ideias" apresentou.

Foto Ricardo Relvas

sábado, 30 de janeiro de 2010

Forcado de Coruche sofre grave colhida num treino



Última Hora: Pedro Raposo, jovem forcado do Grupo de Coruche, sofreu hoje uma grave colhida durante o treino efectuado na Quinta da Silveira, propriedade do antigo elemento do grupo Pedro Pinto.
Pedro Raposo sofreu perfuração do estômago e hemorrogia interna quando pegava uma vaca em hastes limpas. O jovem forcado está neste momento a ser operado no Hospital de Santarém. O seu estado era estável antes da intervenção cirúrgica e apesar da gravidade da lesão, estava livre de perigo.
Pedro Raposo tem apenas 16 anos e estreou-se no ano passado num espectáculo realizado em Setembro em Vendas Novas como elemento dos Amadores de Coruche, grupo chefiado por Amorim Ribeiro Lopes.
Na foto da esquerda, a pega de Pedro Raposo no seu debute nas arenas. À direita, o Grupo de Coruche no Campo Pequeno.

Fotos D.R.

A caminho de Mourão: "Velásquez" tentou hoje na ganadaria Veiga Teixeira



Preparando-se para o festival da próxima segunda-feira, 1 de Fevereiro, em Mourão, o matador moitense Nuno Manuel "Velásquez" evidenciou esta tarde excelente forma na tenta da ganadaria Veiga Teixeira.
Apoderado pelo segundo ano consecutivo pelo dinâmico António Nunes, "Velásquez" reparte cartel em Mourão com o novilheiro João Augusto Moura e o espanhol Jairo Miguel. Lidam-se novilhos de Murteira Grave, Santa Maria e Diss Coutinho e na lide à portuguesa actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Gilberto Filipe e Marcelo Mendes, bem como os Forcados Amadores de S. Manços, que esta temporada assinalam o seu 45º aniversário.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Atarfe é amanhã: força, Francisco!


Francisco Palha repete amanhã no Coliseu de Atarfe (Granada), na grande final do IV Certame de Rejoneio, depois de no domingo passado ter saído em ombros e se ter classificado entre os três primeiros.
O jovem cavaleiro português disputa o ceptro do Certame amanhã à tarde ao lado dos rejoneadores espanhóis José António Mancebo e Juan Manuel Cordero, os mais pontuados nas três eliminatórias, em que participaram também, sem se classificar para a final, o praticante Marcelo Mendes e o amador Rui Guerra, que cortaram uma orelha cada.
Na final de amanhã, frente a novilhos da ganadaria Millares, actuam também os Forcados do Ramo Grande, da Ilha Terceira (os mais pontuados) e, extra-concurso, os Amadores do Redondo.

Foto M. Alvarenga

João Augusto Moura prepara-se para Mourão



O novilheiro João Augusto Moura treinou anteontem no tentadero do ganadeiro Carlos Falé Filipe, preparando-se para o seu primeiro compromisso da temporada em que anuncia tomar a alternativa e que será o festival da próxima segunda-feira, 1 de Fevereiro, em Mourão.
Neste primeiro treino, o diestro de Monforte esteve acompanhado pelo seu bandarilheiro de confiança, Pedro Gonçalves e também pelo jovem Duarte Alegrete, campeão de salto em obstáculos, que na segunda-feira fará no festival de Mourão a sua prova para bandarilheiro praticante.

Fotos D.R.

Exposição taurina em Coimbra


Élia Ramalho (pintura) e Paula Almeida (fotografia), a nova crítica tauromáquica de Coimbra, inauguram, a sua exposição conjunta de temática taurina - a que chamaram "Arenas" - no próximo dia 20, pelas 17 horas, na Galeria Minerva, na cidade dos Doutores.
A exposição pode ser visitada até ao dia 4 de Março, de segunda a sábado, das 10 às 13 e das 14.30 às 20 horas.

Última Hora: Tendeiros em Alpalhão e Pombeiro em Sto António das Areias



A empresa "Gestoiro" de Paulo Tendeiro (foto da direita) ganhou ontem o concurso de adjudicação da praça de toiros de Alpalhão (Portalegre), não apenas por ter apresentado a maior proposta, mas por ter exibido como trunfo principal a presença do Maestro João Moura na corrida de Domingo de Páscoa, 4 de Abril.
Concorreram também a Alpalhão os empresários Paulo Pessoa de Carvalho, Paulo Graça e Vasco Pombeiro, que esta temporada promete surpreender com a sua estreia nas lides taurinas.
Vasco Pombeiro (foto da esquerda) é irmão de Luis Miguel Pombeiro e debuta esta temporada nas andanças da Festa Brava como apoderado do cavaleiro amador Rui Guerra, o primeiro português a apresentar-se no recente Certame de Rejoneio de Atarfe e que em breve prestará provas para praticante.
Entretanto, o novo Pombeiro será também o empresário da praça de toiros de Santo António das Areias (Marvão, Portalegre), organizando já o tradicional festival de Abril, onde Guerra pode fazer a prova de cavaleiro praticante. Na senda da política desenvolvida por seu irmão Luis Miguel na empresa "Aplaudir", Vasco Pombeiro promete "toiros para todos" e preços a partir de 10 euros.

Fotos D.R.

"Michelito": festejo acidentado em San Cristóbal (Venezuela)


As coisas não correram de feição aos três jovens diestros, entre os quais o mexicano "Michelito" (na foto), no festejo em benefício da Escola Taurina de San Cristóbal que ontem se realizou na praça de toiros daquela cidade, na Venezuela.
Anunciavam-se três "niños toreros" e segundo o site "burladero.com", o espectáculo resultou muito acidentado.
Roca Rey ingressou na enfermaria depois de sofrer três voltaretas frente ao segundo novilho da noite. Depois da lide do quarto novilho, o segundo de "Michelito", anunciou-se na praça que por ordem da Judicatura de Menores, a partir daquele momento, os menores não dariam morte aos novilhos.
Uns minutos mais tarde, "Michelito" voltou a sofrer nova voltareta e anunciou-se então pelos altifalantes da praça que a Comissão Taurina Municipal de San Cristóbal decidia pela suspensão do festejo para evitar maiores acidentes.

Foto D.R.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Maestro Moura no Coliseu do Redondo em Abril e em Maio em Montemor


João Moura contratado para 17 de Abril no Coliseu do Redondo, a nova praça coberta daquela aficionada localidade alentejana - anuncia hoje o site "toureio.com", adiantando que o contrato foi recentemente selado entre a Associação Tauromáquica do Redondo (que gere a praça) e o apoderado Abel Correia.
O Coliseu do Redondo abre a sua temporada já no próximo dia 14 de Fevereiro (domingo) com um festival taurino em que actuam os jovens Joana Andrade, Marcelo Mendes, Miguel Tavares (que presta provas para cavaleiro praticante), Rui Guerra, Manuel Vacas de Carvalho e Maria Mira, bem como os grupos de forcados do Redondo e da Póvoa de São Miguel, frente a novilhos de Santo Estevão.
Entretanto, ontem, o site "tauromaquia" divulgou também a presença do Maestro Moura no primeiro fim-de-semana de Maio na corrida que abre a época na praça de Montemor-o-Novo, alternando com Brito Paes e Tiago Carreiras frente a toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício que serão pegados pelos valentes forcados de Montemor e de Évora.

Foto Rita Barreiros

Soc. Campo Pequeno fecha contrato com Salgueiro para 4 corridas


A Sociedade Campo Pequeno fechou quatro contratos com o apoderado António Manuel Cardoso (Nené) relativamente ao cavaleiro João Salgueiro (actualmente no México) - soube hoje o "Farpas Blogue" de fonte ligada ao toureiro e também junto de fonte da empresa de Lisboa.
Como revelámos há momentos, Salgueiro actuará na corrida de inauguração da temporada lisboeta (8 de Abril) mano-a-mano com Ventura. Inicialmente, a empresa projectara abrir a época com um "mano-a-mano" entre o cavaleiro Luis Rouxinol e o matador espanhol Miguel Ángel Perera, cartel que pode ficar adiado para outra data, depois de Ventura ter exigido ontem actuar na corrida inaugural do Campo Pequeno.
Os quatro contratos firmados com Salgueiro podem não dizer todos respeito à primeira praça do país, mas também a outras arenas que a Sociedade Campo Pequeno venha eventualmente a gerir. Depois de ter perdido ontem a favor de Nené a desejada adjudicação da praça da Moita, a empresa do Campo Pequeno ainda não perdeu a esperança de este ano vir a agarrar outros tauródromos. Fala-se neste momento (sem confirmação oficial) na existência de conversações com uma empresa detentora da adjudicação de uma praça ribatejana, eventualmente interessada em "trespassar" ao Campo Pequeno a sua posição.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Em primeiríssima mão: Campo Pequeno abre temporada com mano-a-mano Salgueiro/Ventura



Sempre na primeira fila no que concerne a informar o público (não venham com desmentidos, porque sabemos que é mesmo verdade!) o "Farpas Blogue" pode adiantar em primeiríssima mão que ficou esta manhã fechado, pelo menos no que respeita a cavaleiros e toiros, o primeiro cartel que inaugura a temporada de 2010 na Monumental do Campo Pequeno: um atractivo e altamente competitivo mano-a-mano entre os cavaleiros João Salgueiro e Diego Ventura.
Ontem. o próprio Diego Ventura esteve reunido na praça com a administração do Campo Pequeno e com Rui Bento (gestor taurino), acompanhado por seu pai, João António Ventura e pelo seu apoderado. Os últimos "retoques" naquele que é o primeiro grande "bombazo" da temporada lisboeta, foram dados por fim esta manhã.
A abertura da temporada lisboeta, inicialmente anunciada para 15 de Abril, foi hoje antecipada para a semana anterior, será na quinta-feira, dia 8 de Abril.
Os toiros, pelo menos os que serão lidados pelo rejoneador Diego Ventura, deverão pertencer à ganadaria espanhola de Fermín Bohórquez, faltando neste momento decidir se Salgueiro elegerá outra ganadaria para lidar ou se também toureará três toiros da afamada divisa espanhola. Por eleger está também ainda o grupo ou grupos de forcados que integrarão este primeiro grande cartel da temporada do Campo Pequeno - que marca, por fim, a apresentação em Lisboa do rejoneador Ventura, após dois anos de negociações que estavam custosas de resolver.

Fotos João Dinis

Alvarenga comenta: "fez-se justiça... mais nada!"



Há momentos, à saída do Tribunal, acompanhado pelo seu advogado, Dr. João Camacho - um dos mais brilhantes causídicos da nossa praça - o director do semanário "Farpas", instado a comentar a decisão que o acaba de ilibar no processo em que era acusado por Rui Bento, afirmou:
"Não tenho que comentar uma decisão do Tribunal. Direi apenas que me sinto satisfeito porque se fez justiça... mais nada. Limitei-me, na altura, a escrever factos que constavam no meio taurino, sem qualquer intuito de ofender ou difamar o Rui Bento. Na altura em que a administração do Campo Pequeno o reconduziu, pondo termo a todo esse processo, fui o primeiro a noticiá-lo e mais tarde redigi mesmo um editorial em que lhe apresentei desculpas. Por tudo isso, estou consciente de que foi feita justiça. Sinceramente, não esperava outro desfecho...", disse Miguel Alvarenga.
E sobre a "derrota" de Rui Bento:
"Não tenho que me congratular com isso, nem pensem que vou festejar. Ganhei, como poderia ter perdido. Já ganhei muitos processos e já perdi outros. Quem vai à guerra, dá e leva. Desta vez levou o Rui Bento. Lamento pela parte que lhe diz respeito, regozijo-me pela que me diz respeito a mim. Mas não vou cantar vitórias nem festejar derrotas. São episódios da vida...".
Rui Bento tinha neste processo como seu advogado o Dr. Arnaldo de Matos, o histórico "educador da classe operária" que liderou o MRPP nos tempos quentes da revolução.
"Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, falámos um bocado antes e depois da leitura da decisão e gostei muito de o conhecer e de saber que ainda por cima é aficionado da Festa Brava e respeitador da nossa tradição. Sabem que nunca estive propriamente no seu espectro político, nunca fui um grande defensor da 'classe operária' por que se batia naqueles tempos o Dr. Arnaldo de Matos, mas nos anos que se seguiram à revolução, foi uma personagem que admirei e que me fascinava, sobretudo pelos seus brilhantes dotes oratórios e pela convicção com que defendia os seus ideais. No meio desta trapalhada toda, valeu a pena este processo, pelo menos tive a oportunidade, tantos anos depois, de dialogar e conhecer uma figura que me fascinou sempre. Tenho que agradecer, sem ironia, ao Rui Bento, ter-me proporcionado isto...".

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

"Processo Rui Bento": Alvarenga despronunciado


O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (5º Juízo) despronunciou (não acusando e mandando arquivar o processo) o director do semanário "Farpas" no processo que lhe fora movido pelo gestor taurino da praça do Campo Pequeno, Rui Bento Cordeiro Pereira, na sequência de várias notícias publicadas no jornal no final de 2008 (a célebre história do "sai, não sai e depois acabou por ficar").
Foi lida há momentos a decisão do Tribunal na sequência do debate instrutório, concluindo-se que "quanto à conduta desenvolvida pelo arguido enquanto jornalista e director do jornal 'Farpas', este relatou factos de interesse para o público a que se dirige o referido jornal e que circulavam no meio tauromáquico a que este diz respeito".
Mais adiante, a douta decisão conclui que "pelo exposto e porquanto se considera nos termos acima expostos que a conduta do arguido não pode ser considerada ilícita, este não deverá ser pronunciado pela prática do crime de difamação agravada que lhe imputa o assistente".

Foto João Dinis

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Rematados os cartéis de Olivença


São já conhecidos os cartéis da próxima Feira de Olivença, entre 5 e 7 de Março, que assinala o seu 20º aniversário.
Eis os elencos:
6ª feira, 5 de Março - Novilhos de Fuente Ymbro para Paco Chaves, Juan del Álamo e Tulio Salguero.
Sábado, 6 - Toiros de Nuñez del Cuvillo para El Fundi, José Tomás e Miguel Ángel Perera.
Domingo, 7 (matinal) - Toiros de Zalduendo para Enrique Ponce, Alejandro Talavante e Cayetano Ordoñez.
Domingo, 7 (à tarde) - Toiros das ganadarias Daniel Ruiz, Victorino Martín, Victoriano del Rio, Toros de Cortés, Garcigrande e Nuñez del Cuvillo para El Juli, Miguel Ángel Perera e José Maria Manzanares.

Foto D.R.

Moita: Nené ganha por unanimidade


A proposta da empresa "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso (Nené) venceu por unanimidade dos accionistas da Sociedade Moitense de Tauromaquia na Assembleia-Geral desta noite (que terminou há momentos) o concurso para adjudicação da praça de toiros da Moita.
Nené, que concorrera com duas propostas (esta que ganhou e uma outra em sociedade com José Costa) chega finalmente à Moita, praça a que concorrera já em diversas ocasiões sempre sem o sucesso que hoje por fim alcançou.
Os restantes concorrentes eram as empresas "Top Toiros" de Raimundo e Palhais, a Sociedade Campo Pequeno e a "Gestoiro" de Paulo Tendeiro.
A vitória de Nené acaba de ser confirmada ao "Farpas Blogue" pelo presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia, Pedro Brito de Sousa, que há poucos minutos abandonou as instalações da sociedade, na praça "Daniel do Nascimento".

Foto D.R.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Feira de Castellón sem portugueses


Foram hoje anunciados pelo empresário Enrique Patón os cartéis definitivos da próxima Feira de la Magdalena em Castellón, entre 7 e 14 de Março, sem um único toureiro português (nem sequer na corrida de rejoneio) e também marcados pelas notadas ausências de Enrique Ponce, de "El Cid" e de "El Juli".
Eis os elencos:
Domingo, 7 de Março - Toiros de Manolo González y González Sánchez-Dalp para Jesulín de Ubrique, Manuel Díaz "El Cordobés" e Matías Tejela.
2ª feira, 8 - Toiros de Los Espartales para António Domecq, Andy Cartagena, Álvaro Montes, Laonerdo Hernández, Sérgio Galán e Sérgio Domínguez.
3ª feira, 9 - Novilhos de Manolo González para Juan Sarrión, Juan Cervera e Conchi Rios.
4ª feira, 10 - Toiros de Fuente Ymbro para Alejandro Talavante, Daniel Luque e Rubén Pinar.
5ª feira, 11 - Toiros de Jandilla para Júlio Aparício, José Tomás e Abel Valls.
6ª feira, 12 - Toiros de Vegahermosa para Morante de la Puebla, Sebastián Castella e Miguel Ángel Perera.
Sábado, 13 - Toiros de Luis Algarra para "El Fandi", José Maria Manzanares e Cayetano Ordoñez.
Domingo, 14 - Toiros de Victorino Martín para José Luis Moreno, Rafaelillo e Luis Bolívar.

Foto D.R.

Moura Caetano ainda sem apoderado


Decorrem ainda conversações com vários "candidatos", mas não há ainda uma decisão final sobre quem será o novo apoderado do cavaleiro João Moura Caetano (na foto) - soube hoje o "Farpas Blogue" de fonte ligada ao toureiro.
O anúncio oficial do novo "manager", sucessor de Carlos Pegado (com quem o cavaleiro rompeu em Dezembro a relação profissional que os unia há três anos), esteve anunciado para sexta-feira passada, 22 de Janeiro, conjuntamente com o lançamento do seu novo site, agora produzido pelo repórter fotográfico António Santos, igualmente responsável pelas páginas na internet de João Moura e João Moura Júnior - mas ambas as novidades ficaram adiadas para próxima oportunidade.
Quase uma semana depois, o mistério continua!

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

"El Juanito" arrasou no Campo Pequeno!


Marco Gomes - No Campo Pequeno viveu-se no passado domingo, 24 de Janeiro, um dia de sonho com a actuação do jovem alentejano João Silva "El Juanito" (na foto), de apenas 10 anos de idade, que ontem mesmo foi entrevistado no telejornal da TVI.
O pequeno diestro, filho do consagrado bandarilheiro de Monforte Hugo Silva, participava no III Encontro Internacional das Escolas de Toureio e deslumbrou tudo e todos com a sua graça, valentia e arte.
"El Juanito" recebe no próximo dia 6 de Fevereiro o prémio de melhor bezerrista da temporada 2009 atribuído pela Rádio Portalegre e promete uma temporada de alto nível, a começar já no dia 13 de Fevereiro num festejo a realizar em Veiros (Monforte).
Destaque também na novilhada do Campo Pequeno para as actuações dos portugueses Paco Velásquez (Escola de Toureio de Sevilha), Miguel Murtinho e João Villaverde Jr. (Escola de Vila Franca) e "Cuqui" (Escola de Badajoz).

Foto D.R./Arquivo

Moita: veredicto é conhecido amanhã


É conhecido amanhã à noite o veredicto dos accionistas da Sociedade Moitense de Tauromaquia quanto à proposta eleita para adjudicação da praça "Daniel do Nascimento" pelas próximas quatro temporadas. A decisão será tomada na Assembleia-Geral que terá lugar ao princípio da noite nas próprias instalações da sociedade proprietária da praça de toiros da Moita. Pedro Brito de Sousa, presidente da direcção da S.M.T., apresentará aos accionistas a proposta que elegeu e posteriormente proceder-se-à à votação, não sendo obrigatório que a vencedora seja a escolhida.
Embora este ano não tenha sido divulgado, ao contrário do que sucedeu nos concursos anteriores, o valor oferecido pelos concorrentes, diz-se que a proposta mais alta é uma das duas apresentadas por António Manuel Cardoso (Nené) e que logo a seguir, em termos monetários, estará a da "Gestoiro" de Paulo e Rodrigo Tendeiro. A mais bem elaborada, em termos de cartéis e toureiros, é a da Sociedade Campo Pequeno. E a "mais sensata" será a da empresa "Top Toiros" (anterior adjudicatária da praça) de Raimundo e Palhais, que se propõe inclusivamente fazer as obras de cobertura da zona ocupada pelo público.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

António Domecq amanhã no "Farpas"


António Domecq (na foto) é amanhã o convidado de João Cortesão na nova rubrica "Equitação & Auto-Crítica" do semanário "Farpas", depois de já por lá terem passado António Ribeiro Telles, Diego Ventura e João Moura.
Uma reportagem na famosa finca "Los Alburejos" em Jerez de la Frontera - a não perder no "Farpas" de amanhã!

Foto D.R.

Forcados de Arronches pegam em Espanha a favor do Haiti


O Grupo de Forcados Amadores de Arronches (na foto), chefiado por Ricardo Porto Nunes, pegará no festival a favor das vítimas do Haiti que no próximo dia 20 de Fevereiro se vai realizar na praça espanhola de Navalmoral de la Mata (província de Cáceres).
O cartel está composto pelos cavaleiros portugueses Manuel Lupi, Francisco Palha e Tomás Pinto e pelos rejoneadores espanhóis Raúl Martín Burgos, José Miguel Callejón e Noélia Mota.
Lidam-se novilhos oferecidos pelas ganadarias Conde de la Corte, Campoamor, Carmen Lorenzo, El Cahoso, Sánchez Urbina e Santa Teresa.
"Apelo a que a praça de toiros de Navalmoral de la Mata tenha uma enchente 'hasta la bandera' para proporcionarmos um excelente espectáculo e mostrarmos ao mundo a nossa solidariedade de aficionados", pede o cabo Ricardo Nunes em comunicado enviado à Imprensa.

Foto Almeida Moura/site do Grupo Forcados Amad. de Arronches

Maestro Mário Coelho hoje no programa de Catarina Bexiga


O Maestro Mário Coelho (na foto) é o convidado desta noite de Catarina Bexiga no espaço "Gente com Histórias" do programa "Burladero de Imprensa" que entre as 21 e as 22 horas vai para o ar na Rádio Voz de Alenquer.
O serão promete ter interesse e ser enriquecedor. Pode ouvir em 93.5 e 100.6 FM ou pela internet através do endereço www.radioalenquer.com.

Foto D.R.

Luis "Procuna" na Terceira na Corrida das Misericórdias


Maurício Vale, apoderado de Luis Vital "Procuna" (na foto), adiantou esta tarde ao "Farpas Blogue" a notícia de que o matador de toiros moitense integrará também a 23 de Julho na Monumental da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo) o cartel da 14ª Corrida da União das Misericórdias, uma organização do empresário João Duarte - com quem o contrato foi selado no passado domingo.
"Procuna" lidará um dos toiros "amarelos" da ganadaria Toste na corrida em que se presta homenagem ao antigo cavaleiro local Raúl Pamplona e em cujo cartel estavam já certas as presenças dos cavaleiros Manuel Ribeiro Telles Bastos, João Moura Júnior, Tiago Pamplona e do praticante João Pamplona, bem como do Real Grupo de Forcados de Moura e Amadores do Ramo Grande.

Foto D.R.

Ventura oferece poldra ao vencedor de Atarfe


Diego Ventura apresentou na sua finca a poldra que vai oferecer ao vencedor do IV Certame de Rejoneio de Atarfe, que no próximo domingo se realiza e cujos finalistas são o cavaleiro português Francisco Palha e os rejoneadores espanhóis Juan Manuel Cordero e José António Mancebo, além dos Forcados do Ramo Grande (Ilha Terceira) e do Grupo do Redondo, contratado extra-concurso.
Trata-se de um exemplar da sua própria coudelaria, filha do cavalo "Trincherazo" e de uma égua irmã do "Girassol", que, segundo Ventura, "tem sangue toureiro e pode vir a ser um exemplar importante na quadra de quem a ganhe domingo em Atarfe".

Foto D.R.