terça-feira, 31 de agosto de 2010

Hoje em San Sebastian: uma orelha para Moura e duas para Fernandes



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Com um quarto das bancadas preenchidas realizou-se esta tarde a corrida de rejoneio que encerrou a Feira de San Sebastian de los Reys (Madrid), cujo cartel era composto pelos portugueses Rui Fernandes e João Moura Júnior e pelo rejoneador espanhol Javier San José. Lidaram-se toiros de Felipe Navas, mansos, "pegando arriones".
Rui Fernandes, melhor no primeiro toiro que no segundo, matou bem e cortou uma orelha a cada um, o que lhe permitiu sair triunfalmente em ombros.
João Moura Júnior teve duas actuações distintas, mas sempre entregado e impondo maestria, confirmando o grande momento que está a atravessar em Espanha. Teve a porta grande "na mão", mas falhou com o rojão de morte, cortando apenas uma orelha no seu primeiro toiro e sendo ovacionado no segundo.
Javier San José andou sem transmitir. Foi premiado com ovação no seu primeiro toiro e cortou uma orelha ao segundo.

Fotos Ricardo Relvas

Ventura em ombros em Linares


Diego Ventura cortou três orelhas e saíu domingo passado em ombros da praça de Linares.
Mais um triunfo apoteótico do rejoneador lisboeta em vésperas da sua segunda apresentação nesta temporada no Campo Pequeno - já na próxima quinta-feira, alternando com António Ribeiro Telles e Francisco Palha, que confirma a alternativa, frente a toiros da ganadaria de Dª Maria Guiomar Moura.

Foto Carlos Nuñez

Abel e Bolota outra vez de candeias às avessas...


Em declarações exclusivas ao semanário "Farpas" - para ler na edição da próxima quinta-feira - o empresário Abel Correia abre nova "guerra" ao seu sócio João Pedro Bolota, acusando-o de ter cedido a data de 25 de Setembro no Montijo à organização da corrida de homenagem a Zoio... sem o haver consultado.
"A Monumental do Montijo está adjudicada à empresa 'Bravura & Tradição', de que ambos somos sócios e não exclusivamente ao João Pedro Bolota. Não tenho absolutamente nada contra o facto de a praça ter sido cedida para a corrida de homenagem a Zoio, se tivessem falado comigo tinha feito exactamente o mesmo, mas por uma questão de ética e de princípio, o João Pedro deveria ter falado comigo e não me disse absolutamente nada. A praça não é dele, mas dos dois e quem tinha que figurar na Comissão de Honra da corrida era a empresa 'Bravura & Tradição' e não o João Pedro" - explica Abel.
Todos os desenvolvimentos de mais este desentendimento, na próxima quinta-feira no seu semanário de referência - a não perder!

Foto João Dinis

Campo Pequeno e Moita esqueceram matador "Parrita"!

Hélio Dias, apoderado do matador moitense Sérgio Santos "Parrita" emitiu hoje o comunicado que passamos a transcrever na íntegra e onde protesta contra o facto de empresas como as do Campo Pequeno e da Moita terem esquecido o valoroso diestro. Para ler e meditar:

Sérgio "Parrita" prepara-se para ficar em 1º no escalafón nacional na classe de matador de toiros na temporada 2010.
"Parrita" já leva nesta data 10 festejos realizados e tem mais 5 para realizar nos próximos meses de Setembro e Outubro.
Para isto muito tem contribuido o empresário de Albufeira, o Maestro Fernando Santos, que nos tem dado uma preciosa ajuda e acreditado em nós - aqui lhe endereço o meu muito obrigado em meu nome e em nome do matador "Parrita".
Resta agora saber se no fim da temporada todo este esforço feito por nós será recompensado por parte das empresas e empresários deste país. Temos a ilusão que fomos os melhores nesta temporada, por tudo aquilo que se tem escrito e dito sobre nós!
Talvez para se ser melhor não baste triunfar em todas as tardes e noites em que toureámos.
Mais um ano se passa e não entramos na Feira da Moita.
Porque será que o triunfador da Feira da Moita de 2007 nunca mais foi contratado?
Como é que o toureiro que mais mais festejos leva e mais triunfos tem alcançado não vai à Feira da sua terra?
Como é que o Campo Pequeno, a praça que toda a gente conhece (ou conheceu) por dar oportunidades (ou ter dado) aos matadores portugueses, incluindo Rui Bento Vasques, ainda nem sequer contratou "Parrita" para ali se apresentar?
Senhores aficionados e amigos, não entendem o porquê? Talvez ninguém compreenda. Incomodámos?
Talvez tenhamos incomodado pelos muitos triunfos que obtivémos e pelas muitas tardes e noites que toureámos e em que ouviram falar do nome de "Parrita", que tinha triunfado aqui e ali.
Mas uma coisa é certa: andamos de cabeça erguida e tudo o que temos conseguido é devido ao nosso esforço, sem nunca ter prejudicado ninguém.
Se no fim nos irão considerar os melhores da temporada?
Isso já não nos interessa. Sabemos que o fomos e que para nós valeu a pena esta grande temporada!

Hélio Dias
(apoderado do matador de toiros Sérgio Santos "Parrita")

Foto Inácio Ramos Jr./Arquivo "Farpas

António Ferrera quer reaparecer sábado em Mérida



O matador António Ferreira submeteu-se hoje a nova cura das feridas causadas pela cornada sofrida no passado sábado em Calahorra (La Rioja).
Na Clínica Perpetuo Socorro, em Badajoz, Ferrera foi esta manhã tratado pelo conhecido médico cirurgião Dr. Carlos Franco García (na foto) às feridas de 20 e 10 centímetros infringidas por um toiro da ganadaria de Ana Romero quando executava a sorte suprema na corrida do último sábado em Calahorra.
O toureiro vestia uma t-shirt com a sugestiva frase "Be Happy" (Sê Feliz).
O valente matador - que dias antes triunfara no Campo Pequeno - declarou que se encontra melhor e que já no próximo sábado pretende regressar às arenas em Mérida, sua terra natal.

Fotos António Girol/www.badajoztaurina.com

José João Zoio morreu há um ano



Um ano depois do seu falecimento, recordamos com saudade a figura única do grande cavaleiro D. José João Zoio.
No próximo dia 25 de Setembro, realiza-se na Monumental do Montijo uma corrida em sua homenagem e cuja receita reverte a favor da Família - onde doze cavaleiros lidarão a duo seis toiros.

Foto João Silva

Aparício já não vem à Moita


Última Hora - O matador sevilhano Júlio Aparício anunciou hoje a decisão de suspender a temporada, em consequência dos problemas de desidratação que se sucederam à grave cornada sofrida em Las Ventas, Madrid - já não toureando portanto na Moita, para onde estava anunciado na corrida de abertura da Feira, a 13 de Setembro, mano-a-mano com o toureiro local Nuno "Velásquez".
Apesar de recuperado da horrível cornada no pescoço, o diestro tem vindo a ressentir-se de problemas de desidratação e preferiu cortar a temporada, por forma a recompor-se definitivamente para enfrentar os muitos compromissos da próxima temporada.
Aparício não afasta contudo a possibilidade de vir a cumprir os contratos que estão agendados para a temporada americana no próximo Inverno, mas para já suspende todos os compromissos europeus.

Foto D.R./www.aplausos.es

Dressage: Maria Moura Caetano nos Jogos Equestres Mundiais nos EUA



Maria Moura Caetano (montando o cavalo "Útil", da Coudelaria Paulo Caetano) integra a equipa portuguesa de Dressage que nos próximos dias 27 e 28 de Setembro irá competir em Kentucky, nos Estados Unidos da América, nos próximos Jogos  Equestres Mundiais (WEG).
A equipa das quinas é ainda formada por Daniel Pinto (com o cavalo "Galopim"), Gonçalo Carvalho ("Rubi") e Mafalda Galiza Mendes ("D'Artagnan").
A Dressage, equitação ao mais alto nível técnico, é uma disciplina Olímpica que tem tido, nas últimas décadas, um notável crescimento mundial.
Apesar de ter uma rica tradição na área da equitação académica, Portugal esteve durante largos anos arredado das grandes competições desportivas internacionais, razão pela qual o apuramento desta equipa portuguesa para os WEG/2010 assume particular importância e vem relançar o nosso país num desporto onde tem profundas raízes, ao mesmo tempo que projecta um dos produtos portugueses de excelência, o Cavalo Lusitano.
Maria Moura Caetano, filha do cavaleiro Paulo Caetano (na foto da esquerda, com os Pais) e irmã do também cavaleiro tauromáquico João Moura Caetano, tem sido nos últimos anos uma das mais destacadas participantes desta modalidade.
Fotos Paula Paz e Aurélio Grilo/D.R.

Moura Caetano: 7 corridas em 15 dias


Em fase final de temporada, que para ele tem sido de consagração absoluta, João Moura Caetano tem sete corridas agendadas entre os próximos dias 4 e 18 de Setembro.
O jovem cavaleiro de Monforte toureia no próximo dia 4 (sábado) no Alandroal, no dia 8 em Almendralejo (Espanha), no dia 9 em Albuquerque (também em Espanha), no dia 12 em Mora, no dia 14 em Higuera la Real (Espanha) e no dia 18 faz a "dobradinha", actuando à tarde na praça espanhola de Guadiana del Caudillo e à noite em Elvas.

Foto João Dinis

Miguel Ángel Perera é capa da "6 Toros 6"


O matador Miguel Ángel Perera - "en estado puro" - é capa da edição desta semana da revista espanhola "6 Toros 6", já à venda em Portugal. O diestro cortou a sua temporada.
Na edição desta semana, destaque também para uma entrevista com o veterano Luis Miguel Encabo e para as reportagens das feiras taurinas Almeria, Cuenca, Linares, San Sebastian de los Reyes e Colmenar Viejo.

Amputado dedo do pé ao herói da Corrida "Farpas"


Rui Godinho, o famoso "Peitaças", forcado histórico do Grupo de Coruche e que foi o verdadeiro herói da 11ª Corrida "Farpas", ao realizar quatro imponentes tentativas para pegar o último toiro de Romão Tenório, foi sexta-feira passada operado no Hospital de Santarém, tendo-lhe sido amputado o dedo mindinho do pé direito - que fracturara nessa pega.
O dedo infectara e gangrenara. Dias antes, Godinho foi observado no mesmo Hospital de Santarém, mas mandaram-no para casa... diagnosticando que se tratava de sangue pisado!
O valente forcado, mesmo agora contactado pelo "Farpas Blogue", já se encontra em sua casa, em Coruche, recuperando desde "incidente de percurso".
"Perdi o dedo do pé, mas orgulho-me de ter participado nesta Selecção de Forcados onde vivi o verdadeiro espírito de camaradagem e amizade de outros tempos, infelizmente hoje desaparecido dos grupos..." - disse.

Fotos João Dinis

Rui Fernandes e Moura Jr. hoje em San Sebastian de los Reyes


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Esta é a porta grande da praça de toiros de San Sebastian de los Reyes (Madrid), localidade conhecida como "a Pamploma pequena", onde esta tarde se realiza a corrida de rejoneio de encerramento da Feira em Honra do Santíssimo Cristo de los Remédios.
Esta tarde, a porta grande espera o triunfo dos artistas para se abrir. Aqui vão tourear os cavaleiros portugueses Rui Fernandes e João Moura Jr., bem como o rejoneador espanhol Javier San José - que enfrentarão toiros da ganadaria de Felipe Navas.

Foto Ricardo Relvas

Madrid: arrancou o Torneio das Oito Nações

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Mesmo sem cortar orelhas, Emílio Huertas deu domingo passado uma aplaudida volta à arena da Monumental de Madrid, sagrando-se triunfador do primeiro espectáculo do ciclo internacional de novilheiros "Torneio das Oito Nações" - que no próximo dia 12 conta com a participação do novilheiro Daniel Nunes, único português presente no certame.
Domingo passado lidaram-se novilhos-toiros de Retamar, bem apresentados mas de pouca bravura, difícil o primeiro, nobre o lidado em sexto lugar.
Emílio Huertas, natural de Santa Cruz de Mudela (Ciudad Real), saíu à arena com ganas de novilheiro à procura do triunfo. Silenciado no primeiro, em qie escutou um aviso, podia ter cortado uma orelha ao segundo, mas esteve mal a matar. Mesmo assim, o público quis aplaudi-lo numa triunfal volta ao ruedo de Las Ventas.
Alternou com "El Califa de Aragua" (silêncio em ambos) e Alejandro Enriquez (saudações e silêncio).
A novilhada iniciou-se com um minuto de silêncio em memória de "Manolete" e de "El Yiyo".

Foto Ricardo Relvas

Nazaré encerra temporada com corrida mista



A empresa "Aplaudir", que gere a praça do Sítio em parceria com Manuel Tavares da Silva, encerra no próximo dia 11 de Setembro a temporada da Nazaré com uma corrida mista que conta com a especial participação do "matador dos êxitos", Luis Vital "Procuna".
Numa corrida concurso de ganadarias, actuam a cavalo Manuel Caetano e Duarte Pinto.
Já no próximo domingo, 5 de Setembro, a Nazaré recebe o famoso espectáculo cómico-taurino "El Bombero Torero" - com início às 17 horas.

Forcados veteranos em almoço-convívio no Montijo



As glórias da forcadagem - muitas das quais integraram a Selecção que pegou na Figueira da Foz na 11ª Corrida "Farpas" - reuniram-se sábado passado num almoço de confraternização no Montijo, que contou também com as presenças de António Sécio (ex-cabo dos Amadores do Montijo) e do célebre António Graça, antigo cabo dos Amadores de Tomar e histórico forcados dos Amadores Lusitanos.

Foto João Dinis


5ª feira: Palha confirma alternativa em Lisboa com Telles e o "furacão" Ventura



Francisco Palha confirma na próxima quinta-feira, 2 de Setembro, a sua alternativa no Campo Pequeno, na grande corrida da rentrée, formando cartel com António Ribeiro Telles e o "furacão" Diego Ventura, que regressa à capital depois da sua apoteótica apresentação há dois meses.
A viver temporada de grandes triunfos, marcada sobretudo pela magistral actuação que em Julho rubricou no Montijo, Francisco Palha vem a Lisboa competir com dois "monstros" do toureio a cavalo e reafirmar o seu novo estilo de toureio - a corrida está rodeada de enorme e justificada expectativa, tudo levando a crer que o Campo Pequeno registará mais uma noite de lotação esgotada.
Os toiros pertencem à prestigiada ganadaria de Dª Maria Guiomar Cortes Moura.

Fotos João Dinis

Moura Jr. amanhã em Illescas


Em temporada de total consagração no país vizinho (ocupa neste momento a segunda posição no escalafón, a seguir a Pablo Hermoso de Mendoza), João Moura Jr. participa amanhã, 1 de Setembro, na corrida de rejoneio da Feira de Illescas, repartindo cartel com os rejoneadores Andy Cartagena e Javier San José, frente a toiros de Maria Sagrario Huertas.
Em Portugal, o cavaleiro de Monforte deverá terminar a sua temporada no próximo dia 3 de Outubro em Alcácer do Sal.

Foto Ricardo Relvas

"El Yiyo": "Príncipe do Toureio" morreu há 25 anos em Colmenar Viejo



José Cubero "El Yiyo" morreu há 25 anos (30 de Agosto de 1985) na praça de Colmenar Viejo (Madrid). Foi colhido pelo toiro "Burlero", da ganadaria de Marcos Nuñez, que lhe partiu o coração ao meio, provocando-lhe morte imediata.
Ex-aluno da Escola de Toureio de Madrid, o "Príncipe do Toureio" era um dos mais destacados matadores da sua geração.
Um ano antes, integrara o "cartel maldito" de Pozoblanco na tarde em que morreu "Paquirri".

Fotos D.R.

"Nené" justifica "invasão" espanhola na Moita: "não havia toiros portugueses!"


O empresário António Manuel Cardoso "Nené" justificou na semana passada, em conferência de imprensa, a maioritária presença de toiros espanhóis na próxima Feira da Moita pelo facto de "os ganadeiros portugueses não possuirem toiros para a praça da Moita".
O certame vai decorrer entre 13 e 17 de Setembro na praça "Daniel do Nascimento".

Foto João Dinis

"Vila Morena" homenageou Sónia Matias


Pelos seus dez anos de alternativa, mas também pelo facto de há muitos anos integrar o cartel da tradicional corrida das festas em Grândola, a cavaleira Sónia Matias foi no último fim-de-semana homenageada em praça pelo presidente da Câmara local, Dr. Carlos Beato.
Foi uma homenagem pessoal e também profissional de agradecimento por tudo o que a popular cavaleira (a viver temporada de grande sucesso) tem feito pela Festa Brava ao longo destes dez anos de alternativa.
Sónia agradeceu referindo que Grândola é para si como uma segunda casa, devido aos muitos anos em que toureia nesta data e pelo carinho que as pessoas, ano após ano, lhe têm sempre demonstrado.

Foto D.R.

3 de Outubro: Moura em Zafra com Hermoso e Ventura


Exclusivo "Farpas" - O Maestro João Moura é o cabeça de cartaz da corrida de rejoneio da Feira de Zafra no próximo dia 3 de Outubro.
Reparte cartel com Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura - um cartelazo!

Foto D.R.

Mateus Prieto conquista máximos troféus em Espanha


Depois de na véspera ter cortado duas orelhas ao único toiro que enfrentou em Mirabel (Mérida), o jovem cavaleiro praticante Mateus Prieto obteve domingo passado um triunfo sonante em Valdefuentes, com casa cheia, obtendo os máximos troféus: duas orelhas e rabo. Saíu em ombros.
O promissor ginete português alternou nesta tarde com o rejoneador Luis Miguel Correa (orelha) e os matadores Miguel Murillo (duas orelhas) e Jairo Miguel (duas orelhas e rabo).

Foto D.R.

Praça de toiros de Estremoz reabre em 2011


Exclusivo "Farpas" - Desactivada e degradada há alguns anos, a histórica e centenária praça de toiros de Estremoz vai ser recuperada pela Câmara Municipal e reabrirá na próxima temporada com uma grande corrida organizada pela Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (criada há um ano e que se bateu pelo renascimento da praça) e pelo Centro de Bem Estar Social (proprietário do tauródromo).
Depois desta corrida inicial de reabertura, a praça será levada a concurso - a boa nova e todos os pormenores esta quinta-feira no semanário "Farpas"!

Foto D.R.

Manuel Dias Gomes: 2 orelhas em Espanha


Manuel Dias Gomes foi o triunfador absoluto da novilhada que na passada sexta-feira, 27 de Agosto, se realizou em Aldeávilla de la Ribera (Salamanca), ao cortar as duas orelhas ao segundo novilho que enfrentou, pertencente, como os restantes, à ganadaria de Hermanos Revesado Pernas.
O jovem diestro lisboeta foi passeado em ombros em ambiente de grande apoteóse, reafirmando o excelente ambiente de que goza em Salamanca, onde passou todo o Inverno participando em tentas.
Manuel Dias Gomes alternou nesta novilhada com o espanhol Juan Millan (ovação e bronca).
Somando por triunfos as últimas actuações, sai reforçada a ilusão e a esçperança numa promissora carreira além-fronteiras do jovem toureiro que é neto do primeiro novilheiro português, Augusto Gomes Júnior (pelo lado paterno) e do prestigiado ganadeiro Pontes Dias (pelo lado materno) , filho e irmão dos ex e actual cabos do Grupo de Forcados de Lisboa, respectivamente José Luis e Pedro Maria Gomes.

Foto D.R.

Duarte Pinto triunfador no Montijo


Duarte Pinto foi o grande triunfador da corrida dos super-toiros de Arucci (espanhóis) realizada no sábado na Monumental do Montijo. O cavaleiro de Paço D'Arcos, em temporada de plena consagração, arrecadou o troféu em disputa para a melhor actuação, numa noite que registou meia entrada e em que competiu com António Telles e Manuel Telles Bastos e com seu primo Tomás Pinto - todos os cavaleiros estiveram à altura, em noite de muita emoção provocada pelo trapio dos toiros, anunciados como o maior curro da temporada.
O Grupo de Forcados do Pinhal Novo acusou certamente a pressão da sua participação neste espectáculo e não teve noite triunfal.

Foto João Dinis

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ferrera já está em casa


O matador António Ferrera já se encontra em casa a recuperar da cornada de duas trajectórias sofrida sábado em Calahorra. Pediu voluntariamente alta do hospital, depois de ter sido operado.
O valente matador, que 48 anos triunfara no Campo Pequeno, foi colhido na perna direira quando entrava a matar o quinto toiro da corrida, da ganadaria de Ana Romero - mesmo ferido (foto) manteve-se em praça até o toiro cair.

Foto Javier Bobadilla/www.aplausos.es

Forcado Luis Segão tem alta hoje


Luis Segão, o popular "Bombeiro", famoso primeiro-ajuda do Grupo de Forcados de Lisboa (retirado), baleado com três tiros nas pernas durante uma rixa à porta de uma discoteca na Figueira da Foz na madrugada de dia 22, depois da realização na praça de toiros local de uma corrida televisionada pela RTP, deverá ter hoje alta do Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde quinta-feira passada foi operado com sucesso a uma fractura no fémur, tendo-lhe sido extraídas duas balas que estavam alojadas nas pernas.
O caso é tema de manchete na edição do semanário "Farpas" da próxima quinta-feira - a não perder!

Moura Jr. imparável em Espanha



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Imparável e ocupando já o segundo lugar no escalafón, a seguir a Pablo Hermoso, João Moura Jr. continua a triunfar forte em Espanha naquela que promete ser a grande temporada de consagração além-fronteiras.
Sexta-feira passada, cortou duas orelhas em Alcalá de Henares (as únicas da tarde) e saíu triunfalmente em ombros após rubricar duas lides magistrais a toiros de Saboya, mansos na generalidade.
Cortou uma orelha ao seu primeiro, um toiro parado que lidou superiormente, pondo a carne no assador, com alegria e transmissão. No segundo, toureou com maestria e arte. Matou bem os dois toiros e obteve mais uma orelha no segundo.
Alternou com Sérgio Domínguez (ovação e silêncio), que substituia Noélia Mota e Manuel Manzanares (silêncio nos dois).

Fotos Ricardo Relvas

Pablo Hermoso soma e segue!



Fim-de-semana absolutamente triunfal para Pablo Hermoso de Mendoza, que na passada quinta-feira, 26 de Agosto, cortou três orelhas em Almagro (Ciudad Real); no sábado, 28, mais duas em Palência e ontem, domingo, 29, três orelhas em Calahorra (La Rioja).
Também como ganadeiro, Hermoso de Mendoza continua triunfando, tendo obtido assinalável triunfo com quatro erales da sua ganadaria lidados na passada quarta-feira, 25 de Agosto, em Aldeanuela de Ebro - todos aplaudidos no arraste.
Fernando Adrián, da Fundação "El Juli", foi o máximo triunfador da tarde, cortando uma orelha ao seu primeiro oponente e duas ao segundo. Morales Belti cortou uma orelha ao segundo . Os novilhos lidados eram de vacas de Osborne e de um semental proveniente da ganadaria de Daniel Ruiz.

Fotos www.palbohermoso.net

Arredonda a saia!


Miguel Alvarenga - Acabo de regressar do Linhó. Passei um dia de anos dos diabos, divertidíssimo. Desço de novo ao reino dos Algarves para depois subir a Évora e passar mais uma semana maravilhosa com a Rita e os meus filhos.
Dizem-me, já vou ver, que no site dos forcados desesperados me continuam a atacar. Adoro. Vou vender ainda mais jornais! A menina Carolina diz que não é o mongolóide e que quem arredonda a saia é a Rosa. Eu sei, querida, sou fadista! Era para gozar...
Diz que escreveu que o rei vai nu... é falta de homem, menina? A gente resolve, quando quiser!
Dizem-me também que o Paulinho Pessoa escreveu umas coisitas. É falta de lembrança, Paulo? Ainda há momentos falei com o João Duarte. É preciso lembrar-te os cheques que recebeste de grupos de forcados associados para pegarem corridas televisionadas nas Caldas. O João lembra-te, se preciso for. 2.500 euros de uma vez, 1.500 de outra...
Já disse e tinha jurado. Não volto a rebater aqui ou no jornal as arruaças dos forcaditos desesperados. P'ra mim a guerra acabou. Perderam-na. Venci. Sou um herói. Vendo jornais como o caraças. Para desespero deles. E das niñas que os defendem. Boas férias! Eu continuo as minhas. Na maior. Adoro que escrevam mal de mim. Adoro que me publicitem com a vossa raiva. Tenho um amor louco ao meu ego. Irrito-vos muito? Paciência. Vou continuar.
Beijos e abraços. Durmo mais feliz por saber que continuam a dar-me grande importância. Adoro forcados. Mas forcados a sério. Potier's não. São forcados de Feira Popular. Ainda têm muito que aprender com os mexicanos de Mazatlán.
Menina Carolina, quando quiser arredondar a saia, diga. Não é difícil saber o meu número de telemóvel...

Foto D.R.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aniversário no Linhó! Vai ser de arromba!


Miguel Alvarenga - Passei uma semana maravilhosa de férias no reino dos Algarves. Nesta foto estou com o meu querido amigo João Cardoso, o popular "Manda-Chuva", histórico pegador dos Amadores do Ribatejo (e não só!), um valente do tempo... em que os forcados não eram potier's! Tivémos um jantar maravilhoso.
Já me enjoa a história do fim anunciado da ANGF, os artiguinhos dos desesperados, os comentários inventados, os textículos escritos em nome de mulher, tanta mariquice, meu Deus...
Aqui e no jornal dou por encerrada a guerra. Orgulho-me de ter contribuído para a grande vitória dos "grupos pequenos" que viverem oito anos aterrorizados (outros vivem ainda... mas a libertação não tarda!). A ANGF morreu. Que a terra lhe seja leve.. com a Serra da Estrela em cima.
Não mais falarei ou escreverei sobre o assunto. O passado ficou para trás. O futuro é bem mais interessante. O Grupo do Pinhal Novo pega amanhã na corrida mais pesada da temporada no Montijo - garante o empresário e meu querido amigo João Pedro Bolota. Força, João Pedro! Força, rapaziada do Pinhal Novo!
Foi óptimo passar estes dias no Algarve com a Rita, a Nessa, o Gui e o Alfredo. A Maria Ana está a banhos noutra zona algarvia, estivemos e estamos em contacto diário. Estou cheio de saudades da minha Mianinha.
Viajo hoje para Lisboa. A minha gente ainda cá fica mais uns dias. Mas tem que ser. As penas são para se cumprir. Sou um criminoso, dizem os forcaditos que roubam dinheiro aos seus grupos. Mas tenho orgulho, muito, em ser jornalista, estar a cumprir uma pena de prisão e não ter sido por nada que eu escrevi. Não denunciei o autor do artigo. Aprendi com o meu Pai, Comandante da Marinha, que o chefe é responsável pela tripulação e pela embarcação - por quem deve dar a cara (foi o que foz e estou a pagar por isso) e só deve abandonar o barco, em caso de naufrágio, em último lugar, depois de todos estarem a salvo. Deixei a salvo o(s) autor(es) do artigo que motivou este processo e esta pena. Assumi eu. Coisa que o mongolóide gatuno nunca seria capaz de fazer... nem travestido de saias e escondido atrás de um pseudónimo de menina...
Amanhã, 28 de Agosto (faço anos todos os anos no mesmo dia...) cumpro o meu 52º aniversário. Vou comemorar os meus anos na prisão, com a minha turma. Vai ser de arromba. Sem problema nenhum. De cabeça erguida e com a certeza de que domingo hei-de comemorar em casa com o Gui e na próxima semana em Évora com a Rita, mais tarde com a Maria Ana, quando regressar. Pelo menos estou protegido dos telefonemas (que odeio!) das pessoas a darem-me parabéns. Que sossego!
Sei que eles não lêem estas coisas da net, mas daqui mando um beijo enorme aos meus Pais! Aos meus queridos Avós, que lá nos Céus se hão-de lembrar de certeza de mim amanhã. Aos meus Queridos Filhos, por continuarem a ser a grande razão de ser da minha existência, da minha força e da minha felicidade. Aos meus Amigos, por nunca me terem abandonado. A todos os que me lêem e que mantêm acesa esta chama que os forcaditos de meia tijela não conseguem apagar...
Beijos e abraços, até domingo!

Foto Rita Barreiros

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sónia arrasou ontem em Albufeira


Sónia Matias foi a grande triunfadora da corrida que ontem à noite se realizou na Monumental de Albufeira, com uma actuação perfeita e empolgante que teria merecido saída em ombros no Campo Pequeno.
Em extraordinário momento de forma, a jovem cavaleira arrasou numa noite que registou forte presença de público nas bancadas da praça algarvia e que ficou também marcada por mais um importante triunfo da ganadaria da Herdade das Sesmarias, tendo o ganadeiro e empresário Fernando dos Santos dado merecida e aplaudida volta à arena no final.
Duarte Pinto marcou também a noite com mais um sucesso numa temporada em que tem subido a pulso a escadaria da fama.
Tito Semedo esforçou-se perante o pior toiro da noite, Ana Batista andou menos regular que tem sido hábito e Tomás Pinto teve uma exibição de mais a menos, não perdendo contudo a chama que tem marcado as suas actuações nesta temporada de consagração.
O matador Sérgio Santos "Parrita" foi uma agradável surpresa, quer com as bandarilhas, quer com o capote e sobretudo na faena de muleta. Um toureiro a merecer mais atenção por parte das empresas!

Foto D.R.

ANGF em total desespero: contas particulares investigadas


Consciente de que desta vez perdeu de vez a guerra e o fim está próximo, a Associação Nacional de Grupos de Forcados entrou na chamada paranóia de desespero.
No site que lhe é afecto, foram hoje publicadas croniquetas com impropérios que visam atingir o bom nome e a dignidade do director e do próprio jornal "Farpas" - o grande vencedor desta guerra contra a prepotência e as ilegalidades do gang que queria esmagar os grupos de forcados mais pequenos.
Instado a comentar esses artigos, Miguel Alvarenga, de férias no Algarve, interrompeu um mergulho para atender o telemóvel:
"Não comento. O meu advogado trata do assunto. Ao contrário desses miúdos, que dizem não ler o meu jornal mas sabem de cor e salteado tudo o que lá vem, eu leio os sites deles de fio a pavio. Tenho o maior respeito pelo Francisco Gameiro como forcado e não quero perder esse respeito, não concordo, mas aceito e admito a opinião dele àcerca de toda esta história, àcerca de mim próprio e do meu jornal. Mas ao Francisco Gameiro tenho respeito. Ao outro rapazito não tenho o menor dos respeitos, antes pelo contrário. Menos respeito tenho quando verifico que para escrever deterninadas coisas se esconde atrás de um nome feminino. Isso diz tudo. É sintomático dos frustrados. Ele que se veja ao espelho, que recorde certas histórias do seu passado recente... histórias que todo o mundo conhece. Mas não ligo a essas coisas. Pelo contrário, escreverem mal de mim é sinal de que existo e sou importante. Alguém escreve mal dos outros?... Todos esses vómitos e todos esses artigos eram previsíveis e retratam o total desespero que neste momento assola os membros e os adeptos dessa associação que pensava poder mandar em tudo e todos na Festa".
Entretanto, o mesmo Advogado (que se deve mesmo escrever com A maiúsculo) que interpôs a providência cautelar e alcançou a primeira grande vitória na cruzada contra as arbitrárias deliberações da ANGF, vai esta semana avançar com uma nova etapa junto da Justiça para investigar as contas bancárias particulares de alguns membros da direcção da associação, onde se presume tenham sido feitos nos últimos anos depósitos de valores em nome de grupos de forcados... que pensavam estar a entregar essas quantias à ANGF e afinal as estavam a depositar em contas privadas.
Se se provar que foram feitos depósitos indevidos nessas contas, a acusação pode conseguir provar que se está perante um caso de associação criminosa, punido com penas de prisão.
Os responsáveis nem sequer irão parar à casinha do "Big Brother" onde cumpre pena - "com imensa honra", diz ele - o director do jornal "Farpas"... mas antes ao edifício do lado.

Foto D.R.

Faço também de conta...


Vou também fazer de conta...
Fazer de conta que o mongolóide é um rapazinho lindo e não tem aquela carantonha de atrasado, nem se cospe quando fala...
Fazer de conta que o mongolóide nunca gamou nada a ninguém, nem foi expulso de nenhum grupo de amigos, nem viajou à conta com uma namorada mediática para as Américas do Sul...
Fazer de conta que o mongolóide tem tomates e não precisa de se esconder atrás do pseudónimo feminino para atirar pedras aos outros...
Fazer de conta que o mongolóide os tem no sítio e diz cara a cara o que tem a dizer, mesmo que o tenha que dizer a presidiários que têm a maior honra do mundo em o ser...
Fazer de conta que o mongolóide não está desesperado, nem anda a nadar fora de pé para defender o que não tem defesa...
Fazer de conta que olhar para a fotografia do mongolóide não arrepia ninguém...
Fazer de conta...

Carolina Arredonda-a-Saia