quarta-feira, 31 de março de 2010

Amanhã nas bancas!

"Zézito" (Lima Duarte) brilhou em Alcochete


"Zézito", o primeiro cavalo da coudelaria açoreana Lima Duarte a estrear-se nas arenas, voltou a brilhar domingo passado em Alcochete, onde toureava em público pela terceira vez.
Propriedade do cavaleiro Luis Rouxinol, o cavalo tem cinco anos e é filho do famoso "Joel" que pertenceu aos maestros João Moura e Pablo Hermoso de Mendoza.
Além de Rouxinol, também os cavaleiros João Moura e António Ribeiro Telles possuem nas suas quadras exemplares da coudelaria de João Duarte e Helena Lima.

Foto João Dinis

Filme "Manolete" estreia hoje em França



Estreia hoje em várias salas de cinema francesas o filme "Manolete", que ralata os últimos dias de vida do famoso toureiro cordobés, interpretado por Adrien Brody, e o seu romance com a actriz Lupe Sino (Penélope Cruz). Realizado por Menno Meyjes, o filme tem visto a sua estreia adiada em Espanha por um diferendo entra a produtora e a empresa responsável pelos cenários, dizendo-se agora que tudo será em breve ultrapassado e que "Manolete" chegará aos cinemas de Espanha na segunda quinzena de Maio.
O filme não tem ainda data prevista de estreia no nosso país.

Foto D.R.

Empresa de Sevilha veta o site "Sevilha Taurina"


Pelo segundo ano consecutivo, a empresa "Pagés", que gere a Real Maestranza de Sevilha, mantém o veto aos jornalistas do site "Sevilha Taurina", iniciado na época passada.
Na origem de mais esta atentado à liberdade de expressão e ao direito de informar, estarão notícias avançadas pelo referido portal taurino sevilhano e que não agradaram aos empresários da Maestranza...

Foto D.R.

"Procuna", primeiro matador a actuar na Terrugem



Sábado de Páscoa, 3 de Abril, a praça de toiros da Terrugem (Elvas) vive um momento histórico: 31 anos depois da sua inauguração, será a primeira vez que na sua arena actuará um matador de toiros, o moitense Luis Vital "Procuna". Por lá já passaram vários novilheiros, mas nunca um matador de toiros.
No cartel figuram, além de "Procuna", o novilheiro Nuno Casquinha e os cavaleiros José Luis Sommer D'Andrade (na comemoração dos 40 anos da sua alternativa), Sónia Matias, Rui Santos e Brito Paes. Pegam os Forcados Amadores de Coruche e Monsaraz. Lidam-se novilhos-toiros de várias ganadarias.

Foto João Dinis

S. Manços abre temporada no sábado


A praça de toiros de S. Manços abre a sua temporada este sábado (Páscoa), 3 de Abril, com a primeira corrida de toiros organizada pelo novo empresário daquele tauródromo, Carlos Pegado.
Lidam-se toiros espanhóis de Benítez Cubero (anunciados com 5 anos e pesos de 600 quilos) e actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras, bem como os grupos de forcados Amadores de Évora e de S. Manços.
Inserido na festa da Páscoa, haverá também um passeio a cavalo.

terça-feira, 30 de março de 2010

Forcados da Arruda encerram-se com 6 toiros em Espanha


Pela primeira vez na sua ainda curta história, o Grupo de Forcados Amadores da Arruda dos Vinhos vai encerrar-se com 6 toiros da ganadaria Prieto de la Cal, no próximo dia 25 de Abril na praça espanhola de Abanilla (Múrcia). Vencedores do Certame de Atarfe em 2009, esta é a primeira actuação dos Amadores da Arruda em Espanha nesta temporada, em que têm como objectivo entrar por fim para as fileiras da Associação Nacional de Grupos de Forcados.
O cartel desta corrida é composto pelos rejoneadores Sérgio Vegas, José António Navarro Orenes e "El Cartagenero". O cartaz realça os forcados portugueses como grande atractivo desta corrida, através de uma foto da actuação do Grupo da Arruda no ano passado na Feira de Zamora, da autoria do crítico António Lúcio.

João Augusto Moura treina na praça de Monforte



Preparando-se para a próxima temporada, o novilheiro João Augusto Moura efectuou esta semana um treino na praça de toiros de Monforte, em que participaram também o novilheiro mexicano David Silvetti e o jovem João Carreira, aluno de Pedro Gonçalves na escola de bandarilheiros de Santarém. As lides foram coadjuvadas pelos bandarilheiros Pedro Gonçalves e Cláudio Miguel.

Fotos D.R.

Praça de Portalegre para os Tendeiro


Em primeira mão: a praça de toiros "José Elias Martins", de Portalegre, foi adjudicada à empresa "Gestoiro", de Paulo e Rodrigo Tendeiro, que aumenta assim o seu império empresarial em terras alentejanas, depois de gerir também os tauródromos de Moura, de Alpalhão, da Amareleja e de Alcácer do Sal.
Anteriormente e depois da sua reabertura, após dois anos encerrada, a praça de Portalegre foi gerida pela empresa "Verónicas & Piruetas", de João Moura e Abel Correia, que face aos desaires económicos registados na última temporada optou por não prosseguir a sua empreitada frente aos destinos da praça alentejana.

Foto João Dinis

Maestro Moura memorável no festival de Veiros



João Cortesão - Domingo, no festival que se realizou em Veiros (Estremoz), o Maestro João Moura abriu o manual da sua arte de tourear com o entusiasmo próprio de um debutante. E foi dele a tarde. Bordou o toureio dentro dos parâmetros que fazem dele figura incontornável.
João Moura abriu a temporada a dizer-nos que vem com ganas de se manter na frente, intocável, inigualável.
Obteve este grande triunfo frente a um belíssimo toiro de Francisco Romão Tenório, a ganadaria dos êxitos presente este ano, em Agosto, na 11ª Corrida "Farpas" na Figueira da Foz.
Dias antes (24 de Março) assinalara o seu 50º aniversário numa festa que decorreu no Hotel de Monforte e que reuniu centena e meia de amigos.

Fotos D.R. e António Santos/Tobrantes

Alpalhão: homenagem póstuma a Rodolfo André Proença


Será prestada no próximo Domingo de Páscoa em Alpalhão homenagem póstuma ao saudoso ganadeiro Rodolfo André Proença, numa corrida em que se lidarão toiros da sua ganadaria.
Nesta corrida, que marca a estreia da empresa "Gestoiro" à frente daquela praça alentejana, actuam os cavaleiros João Moura, Rui Feranndes e João Moura Caetano e pegam os grupos de forcados Amadores de Montemor e de Portalegre.

Foto D.R.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Setúbal: Bolota organiza corrida em desmontável na Feira de Santiago


Com a praça "Carlos Relvas" (na foto) desactivada, o empresário João Pedro Bolota organizará este ano, por ocasião da Feira de Santiago, uma corrida de toiros numa desmontável na cidade de Setúbal - uma notícia que o "Farpas Blogue" avança em primeiríssima mão.

Foto D.R.

Pedro Gonçalves anuncia os seus cartéis


O bandarilheiro Pedro Gonçalves (na foto, no ano passado no Campo Pequeno, com Pedrito de Portugal) revelou ao "Farpas Blogue" alguns dos cartéis já rematados das corridas que realizará esta temporada:
- Olival (Ourém) - Domingo, 6 de Junho, às 17 horas. 6 toiros de Vila Galé para os cavaleiros Tito Semedo, João Pedro Cerejo e Gilberto Filipe. Forcados de Lisboa e Azambuja.
- Vila Nova da Barquinha - 6ª feira, 11 de Junho, às 22 horas. 6 toiros de Vila Galé para Rui Salvador, João Pedro Cerejo e Ana Batista. Forcados da Chamusca, Tomar e Azambuja (concurso de pegas).
- Almeirim - Domingo, 27 de Junho, às 17 horas. 6 toiros de Veiga Teixeira. Cartel a designar.
- Eira da Pedra (Fátima) - Domingo, 4 de Julho, às 17 horas. 6 toiros de Engº Luis Rocha para Luis Rouxinol, João Pedro Cerejo e José Manuel Duarte. Forcados da Chamusca e Tomar.
- Carapinheira do Campo (Montemor-o-Velho) - Domingo, 11 de Julho, às 17 horas. 6 toiros a designar para Rui Salvador e João Pedro Cerejo, Forcados do Apos. Chamusca e outro grupo e um diestro a pé.
- Ourém - Domingo, 22 de Agosto, às 17 horas. 6 toiros de Nuno Casquinha para Rui Salvador, João Pedro Cerejo e outro. Forcados da Azambuja e outro grupo.

Foto D.R.

Rui Fernandes e o forcado José Vinagre foram ontem os triunfadores em Alcochete


Solange Pinto - O valente forcado José Vinagre, dos Amadores de Alcochete e o cavaleiro Rui Fernandes, qjue evidenciou motivação e segurança, denotando atravessar um momento de eleição, foram os grandes triunfadores da corrida de ontem à tarde em Alcochete, onde o público não preencheu mais de meia casa.
Lidavam-se toiros espanhóis de Domecq (que ofereceram menos problemas) e Las Monjas (mais complicados). Luis Rouxinol não esteve no seu melhor e João Salgueiro também teve alguns problemas (como o cavaleiro de Pegões) na lide do toiros de Las Monjas, mostrando-se mais sereno no de Domecq.
Os Forcados de Vila Franca tiveram tarde irregular, apesar da grande pega de Ricardo Patusco e os de Alcochete marcaram a tarde com o pegão de Vinagre.

Foto D.R.

24 de Abril: prova de praticante de Rui Guerra em Santo António das Areias



O novo empresário Vasco Pombeiro acaba de divulgar ao "Farpas Blogue" o cartel do festival taurino que no prórimo dia 24 de Abril (sábado, às 17 horas) se realiza em Santo António das Areias (Marvão), composto por seis cavaleiros e três grupos de forcados.
O elenco é formado por António Ribeiro Telles, João Paulo, Sónia Matias. Manuel Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto e o amador Rui Guerra (na foto), que presta provas para cavaleiro praticante nesta tarde.
Pegam os grupos de forcados Amadores de Portalegre, Monforte e Bencatel, que disputam o Troféu "Casa do Povo" para a melhor pega. Lidam-se toiros da ganadaria espanhola de Juan Albarran e o empresário anuncia bilhetes a partir de 10 euros.

Foto João Dinis

Faltaram toiros em Las Ventas...


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Com apenas um quarto das bancadas preenchidas, em tarde de tempo agradável, decorreu ontem em Las Ventas, Madrid, uma corrida de toiros com três diestros modestos, mas com muita arte, a que faltaram toiros para o êxito.
Pertenciam à ganadaria de San Miguel, procedência Carlos Nuñez, acusando falta de bravura e de força. Os segundo e terceiros foram mesmo devolvidos aos currais por manifesta falta de força, substituídos por sobreros de Carriquiri que acusaram os mesmos sintomas dos restantes. Foi pena.
Actuaram os matadores Curro Díaz (ovação e silêncio), Leandro (ovação nos dois, depois de escutar avisos) e Morenito de Aranda (silêncio em ambos).

Foto Ricardo Relvas

Vila Franca, 2 de Maio: alta competição frente a toiros de Vale Sorraia


A empresa "Tauroleve" anunciou no fim-de-semana o cartel de alta competição entre três cavaleiros da nova vaga para a corrida do próximo dia 2 de Maio na "Palha Blanco", Vila Franca de Xira, que marca o regresso àquela arena da ganadaria de Vale Sorraia.
Trata-se da II Corrida de Toiros da ABEI (Associação para o Bem Estar Infantil, comemorativa do seu 35º aniversário) e em praça vão estar o cavaleiro vilafranquense Paulo Jorge Santos, João Telles Jr. e João Salgueiro da Cota, bem como os grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e de Alcochete.
A empresa do dinâmico Ricardo Levesinho anuncia preços desde 10 euros e as reservas podem desde já ser feitas através dos telems. 969 924 734/968 669 090.

Um mês depois, mais um óptimo fim-de-semana!


Miguel Alvarenga - Cumpri o quinto fim-de-semana "democraticamente" preso no Linhó, na casa dos fins-de-semana de "Prisão em Dias Livres", mais conhecida pela do "Big Brother". Foi exactamente há um mês (27 e 28 de Fevereiro) que ali iniciei esta nova aventura da minha vida.
Há males que vêm por bem e ao menos posso congratular-me com o facto de o "Farpas" ter subido em flecha as vendas no último mês. Além da habitual e sempre fiel franja de leitores aficionados, existe agora uma nova corrente de leitores não taurinos que estão a correr todas as semanas às bancas, para ler as histórias da minha prisão. Mesmo assim, insisto: não fiz de propósito para aumentar as vendas do jornal... Mas é a compensação que tenho por passar o sábado e o domingo "arrecadado".
Não fosse a gripe mal curada e que ainda ma atormentou nesta fim-de semana e poderia dizer que tudo correu às mil maravilhas. Mas, feitas as contas, foi mais um óptimo e divertidíssimo fim-de-semana, com dois "concorrentes" novos - contarei tudo no jornal.
Regressei uma vez mais à liberdade e desta vez passámos uma hora a menos na casa, visto que a hora adiantou na madrugada de sábado. Foi bom.
Boa semana para todos. Vou gozar a minha o melhor possível! Tornei-me um campeão nos matraquilhos... eu que odeio futebol. Só ontem, arrumei-lhe com... sete golos! Foi obra. E sábado assisti ensutiasmo ao Benfica-Braga... só até metade.

Foto D.R.

sexta-feira, 26 de março de 2010

A hora da despedida


Miguel Alvarenga - Estou a dar os derradeiros retoques nas páginas do jornal da próxima semana, que terminarei domingo quando regressar do "resort" do Linhó.
Faz amanhã exactamente um mês que ali entrei pela primeira vez. Sigo para o quinto fim-de-semana, com o mesmo ânimo e o mesmo entusiasmo de sempre. Amanhã é possível que entrem novos "concorrentes" na casa do "Big Brother", uma vez que zarparam três no último domingo, com as penas já cumpridas.
De todo o lado continuam a chegar-me mensagens de apoio e de solidariedade - que agradeço uma vez mais.
Não tarda vou-me deitar, para acordar cedinho amanhã e não chegar atrasado. Sou sempre dos primeiros a apresentar-me ao serviço.
Levo leitura suficiente para passar o tempo. E cigarros...
Boa sorte a todos os que toureiam este fim-de-semana. A minha gente lá estará, como sempre, para vos dar o apoio que eu, neste momento, não posso dar.
"Numa boa", segunda-feira regresso aqui. Um óptimo fim-de-semana para todos!

Foto D.R.

Apoderado de Pablo esclarece ausência na Isidrada


Óscar Martínez Chopera, apoderado de Pablo Hermoso de Mendoza, esclareceu hoje em comunicado, que aqui publicamos na íntegra, as verdadeiras razões da ausência do rejoneador navarro da próxima Feira de Santo Isidro em Madrid, contestando desta forma as declarações da empresa, segundo a qual "Pablo pediu duas tarde, mas exigiu que ninguém toureasse mais que ele", numa clara alusão, ainda que indirecta, ao facto de Diego Ventura ter exigido tourear em três tarde e a empresa ter acedido. Passamos a transcrever o comunicado:

As declarações que fez Manuel Martínez Erice não se ajustam à realidade.
Não quero entrar em polémicas, mas tão pouco vou aceitar que se justifique a ausência de Pablo Hermoso de Mendoza em Madrid com falsas verdades.
Nunca dissemos que queríamos matar duas corridas e que ninguém matasse três.
A nossa opinião, não de agora, mas de sempre (José António Martínez Uranga disse-o publicamente no ano passado) foi a de que, sendo Pablo a máxima figura do rejoneio, exigir não melhor tratamento que a ninguém, mas pelo menos igual.
Sob estas condições, começámos a negociar a contratação.
Em 22 de Março, mediante conversação telefónica com José António, no dia 23 na assembleia-geral da ANOET e no dia 24 mediante um sms de Manuel (está à disposição de quem o queira ler), alcançámos um acordo quanto a ganadarias, toureiros e honorários, para a actuação de duas tardes de Pablo Hermoso de Mendoza em Madrid.
No dia 25 pela manhã recebi uma chamada de Manuel (Martínez Erice), na qual me dizia que as condições tinham mudado e que Ventura tinha que tourear três tardes.
Como explicação, certa ou não, disse-me que a Casa Matilla (apoderados de Ventura) lhe tinha telefonado e tinham dito que no caso de Diego Ventura não tourear três tardes em Madrid, tão pouco o fariam José Maria Manzanaes e "El Fandi" (também apoderados pela Casa Matilla). E que por ele estava obrigado a fazê-lo.
Ao não cumprir o que estava pactuado e mudar as condições, não respeitando a Pablo, decidimos não aceitar nenhuma outra negociação.
Falei com o toureiro, que está especialmente magoado, já que queria reencontrar-se com Madrid, depois do último dia triste em que sofreu o acidente o cavalo "Pata Negra".
Pablo, pelo seu carácter, nunca deixou de dar a cara em nenhuma praça e muito menos em Madrid e por isso, esta actuação nem a entende, nem lhe parece bem, já que o seu desejo era, sem dúvida alguma, tourear em Madrid.

Óscar Martínez Chopera

Foto www.pablohermoso.net

Empresa de Madrid acusa: "Rui Bento mente!"


Grande polémica em Madrid, pela ausência do matador António Ferrera na Feira de Santo Isidro, sobretudo depois de o seu novo apoderado, o português Rui Bento (gestor do Campo Pequeno) ter ontem tecido severas e duras críticas à empresa de Las Ventas, acusando-a de não ter cumprido o que estava estabelecido.
Hoje, em conferência de imprensa, Manuel Martínez Erice (empresário de Madrid, na foto)), acompanhado de Roberto Espinosa, Pedro Gómez Ballesteros e José Maria Cano, acusou o apoderado português de ter mentido.
"Se o apoderado de António Ferrera falava de incumprimento, pois mentiu. Em Castellón também 'arrematou' contra o empresário, vê-se que essa é a forma de apoderar que tem Rui Bento", disse Erice.
O empresário adiantou que foi oferecida a Ferrera "uma corrida (toiros) de Samuel Flores, mas ele queria uma segunda e no final decidiu ficar de fora".
Seja como for - e o negócio taurino é sempre complicado e dá azo às mais distintas interpretações, tanto em Madrid como em Lisboa... - e pese embora o facto de as nossas relações não serem neste momento as melhores (nem as piores...) e até de ainda termos assuntos pendentes em tribunal, somos Homens e somos pela dignidade da nossa Festa: expressamos aqui a nossa solidariedade a Rui Bento. Nunca é bonito vermos um empresário espanhol chamar "mentiroso" a um taurino nosso compatriota!

Foto D.R.


quinta-feira, 25 de março de 2010

Fernandes, Lupi e Moura Jr. em Madrid: Pablo é o grande ausente da Isidrada 2010


Rui Fernandes, Manuel Lupi e João Moura Jr. serão os três cavaleiros portugueses presentes este ano na Monumental de las Ventas, Madrid, cujos cartéis de rejoneio foram finalmente divulgados esta tarde, tendo como grande novidade a ausência de Pablo Hermoso de Mendoza, que decidiu este ano não actuar na capital espanhola depois de a empresa Chopera lhe ter proposto duas tarde na Isidrada, quando ele exigia três, à semelhança do que este ano foi proporcionado a Ventura.
Rui Fernandes actuará a 12 de Maio ao lado de Andy Cartagena e Leonardo Hernández, frente a toiros de Luis Terrón; João Moura Jr. actuará como único cavaleiro na tarde de 19 de Maio pela frente dos matadores Manzanares, Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante; e Manuel Lupi confirmará a alternativa a 6 de Junho formando cartel com Cartagena e Ventura, com toiros de Bohórquez.

Foto D.R.

1 de Maio: Montemor antecipa corrida e Mouras saem do cartel


A empresa de Montemor (Simão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho) decidiu antecipar para sábado, 1 de Maio, a tradicional corrida da feira inicialmente agendada para domingo, 2, por nesse dia haver um importante jogo de futebol entre o Porto e o Benfica.
"Era dar um tiro no pé...", explicou ao "Farpas Blogue" o empresário Vacas de Carvalho, lamentando o facto de, com esta alteração, a corrida de Montemor coincidir com as que nesse mesmo dia 1 se efectuam em Beja (Ovibeja) e no Cartaxo.
O cartel sofre alterações: sai João Moura e entra Rouxinol, sai o amador Miguel Moura e entra o amador Manuel Vacas de Carvalho. Paulo Vacas de Carvalho não adiantou pormenores para justificar estas substituições, limitando-se a dizer que "João Moura queria muito que a corrida se realizasse no dia 2 e não no dia 1", facto a que não deverá ser alheia a presença de Diego Ventura no mesmo dia 1 na praça de Beja...
O cartel definitivo de Montemor (1 de Maio, sábado) fica assim composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, António Maria Brito Paes, o praticante Tiago Carreiras e o amador Manuel Vacas de Carvalho, Forcados de Montemor e Évora e toiros dos Herdeiros de Cunhal Patrício.

Foto Rita Barreiros

Hoje nas bancas!

terça-feira, 23 de março de 2010

Aposento da Moita actua em Puebla (México) em Abril


O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita vai pegar à praça mexicana de Puebla no próximo dia 11 de Abril.
O grupo chefiado por Tiago Ribeiro parte para o México no próximo dia 6 de Abril. Neste digressão seguem também os três primeiros cabos do grupo, José Manuel Pires da Costa, João Simões e Manuel Duque, bem como o forcado retirado Ntinu Wen, que se voltará a fardar especialmente nesta ocasião.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

segunda-feira, 22 de março de 2010

Duarte Pinto: o nome de que se fala



Duarte Pinto é o nome de que se fala depois da antológica faena ao quinto toiro de ontem em Santarém. Uma tarde também de êxito para João Telle Jr, "mais complicadota" para um Francisco Palha que continua por se definir (entre o classicismo do primo António e a "tempestade" do "furacão" Ventura...) e de enorme sucesso para os Forcados de Santarém e de Alcochete.
Os toiros de Guardiola não espalharam tanto terror como isso, mas eram de respeito e impunham sabedoria pela frente. Duarte Pinto marcou a diferença, reafirmou a mensagem deixada na temporada passada, demonstrou que está na "guerra" para dar e durar. Temos toureiro, temos figura em efervescência. O cavaleiro de Paço D'Arcos promete dar que falar esta temporada!

Fotos João Dinis

Pablo Hermoso soma e segue e não há quem o trave!



Pablo Hermoso de Mendoza prossegue a sua apoteótica campanha em arenas do México, protagonizando mais um fim-de-semana de triunfos. E o resto são cantigas...
Sexta-feira, dia 19, "arrecadou" em Toluca nada mais, nada menos, que duas orelhas no primeiro toiro e duas orelhas e um rabo no segundo. Ambos pertenciam à ganadaria de Fernando de la Mora.
No dia seguinte, sábado, 20, no Coliseu Centenário de Torreon (Coahuila), voltou a cortar duas orelhas e mais um rabo.
E ontem, domingo, 21, em Nuevo Laredo (Tamaulipas) a apoteose voltou a acontecer com o corte de duas orelhas e um rabo no primeiro toiro e mais duas orelhas no segundo.
Não há quem trave Pablo Hermoso nesta que está a ser a sua melhor campanha mexicana de sempre e onde o rejoneador navarro tem pela primeira vez a seu lado o bandarilheiro português José Franco "Grenho", também ele a viver jornada gloriosa entre a aficion mexicana.

Fotos www.pablohermoso.net

Alter presta homenagem ao toureiro fidalgo


O empresário Jorge de Carvalho ("JCToiros") anuncia para a tradicional corrida de 25 de Abril em Alter do Chão uma homenagem ao toureiro fidalgo D. José de Atahyde, grande equitador e que tão alto elevou o nome de Alter do Chão.
O cartel será oficialmente apresentado no dia 10 de Abril, sendo composto pelos cavaleiros João Moura, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras e ainda pelo amador Manuel Vacas de Carvalho. Pegam os grupos de forcados de Montemor e de Alter e lidam-se seis toiros e um novilho da Herdade de Pégoras.
Também no dia 10 de Abril é inaugurada em Alter do Chão uma exposição evocativa da carreira de D. José de Atahyde (na foto).
Natural da cidade de Leiria, onde nasceu a 5 de Outubro de 1934, D. José Carlos Franco da Silva Atahyde apresentou-se pela primeira vez em público na praça de toiros das Figueira da Foz em 1950, tendo ficado em primeiro lugar no escalafón nacional nas temporadas de 1952 e 1953, formando parelha com seu irmão, também cavaleiro tauromáquico, D. Luís de Athayde. Chegou a tourear em Manila, nas Filipinas, contratado por Alfredo Ovelha. Tomou a alternativa no Campo Pequeno em 22 de Junho de 1955.

Foto D.R.

Mais um fim-de-semana, mais uma rodada!


Miguel Alvarenga - Curei a gripe, levei imensos medicamentos, mas nem precisei de os tomar. Os ares do Linhó fazem-me bem, está visto! A última edição do "Farpas" voltou a fazer enorme sucesso na casa do "Big Brother". A malta tornou-se fã do jornal. Mal chego, perguntam logo: "amigo jornalista, trouxe o seu jornal?". A coisa continua a correr bem.
Àparte um companheiro que sofreu ontem um ataque epiléptico e nos deixou a todos aterrorizados, mas depois foi prontamente assistido e melhorou, o fim-de-semana correu da melhor forma, agradável como sempre. Ouvi novas histórias, algumas impressionantes, que contarei para a semana no jornal.
Assisti entusiasmado ontem ao início do Benfica-Porto. Qualquer dia ainda passo a gostar de futebol, tal o contágio da rapaziada e a vibração com que assistem àquilo...
Estou de novo em casa e preparo-me para mais uma semana entre Lisboa e Évora. Ainda não me fartei. Estou a gramar à brava. Até já planeámos alguns "assaltos"... Há lá algum pessoal da pesada. O Germano, negro, com dois metros de altura e um cabedal de meter medo ao susto, veio ontem ter comigo, com o "Farpas" na mão, depois de ler "a história da minha prisão" da semana passada e disse-me: "senhor Miguel, gostei muito. Você fala aqui de que lhe podem querer chegar a roupa ao pêlo nos toiros... conte sempre comigo lá fora- Para tudo o que necessitar. Damos cabo deles!...". Um dia convido-o para uma corrida. Para verem o "menino"... Estou a criar amizades porreiras.
Não vejo a hora de ir com eles todos aos toiros. Para conhecerem a minha turma...

Oiça a entrevista de Miguel Alvarenga à Antena Um




Oiça na íntegra a entrevista de Miguel Alvarenga, director do jornal "Farpas", quinta-feira passada, ao jornalista Ricardo Alexandre, da Antena Um. Um momento a não perder.
Clique aqui:
http://tv1.rtp.pt/antena1/?t=Entrevista-a-Miguel-Alvarenga.rtp&article=1769&visual=2&tm=3&headline=13

sexta-feira, 19 de março de 2010

9º Congresso Mundial de Ganadeiros em Outubro na Terceira


Realizar-se-à na Ilha Terceira, Açores, no próximo mês de Outubro, o 9º Congresso Mundial de Ganadeiros, esperando-se a presença de inúmeras figuras mundiais da tauromaquia para discutir, essencialmente, o presente e o futuro do toiro bravo.

Foto D.R.

Fallas de Valência: Miguel Ángel Perera fica em casa


O diestro extremenho Miguel Ángel Perera não toureará este fim-de-semana nas Fallas de Valência, para onde estava anunciado para as corridas de sábado e domingo, em consequência de não se encontrar ainda recuperado da lesão no joelho sofrida na dura voltareta que sofreu na praça de Castellón.
Perera, que em Maio actuará no Campo Pequeno na corrida da revista "Vidas/CM" com Luis "Procuna", será substituído em Valência nas duas corridas, respectivamente, por Rubén Pinar e "El Fandi".

Foto João Dinis

Mais um fim-de-semana no "resort" do Linhó...


Miguel Alvarenga - Estive a semana toda com uma gripe dos diabos (espero que se for A, ao menos que o seja com a pequeno...), resultado de ter estado no último fim-de-semana, o primeiro com sol no Linhó, a trabalhar para o bronze no jardim da nossa casa do "Big Brother"... Resultado: mal me pude mexer nos últimos dias. E as forças não foram muitas para ir escrevendo o jornal, mas a coisa acabou por ficar mais ou menos adiantada. Darei os últimos retoques quando regressar no domingo.
Ponderei seriamente não ir neste fim-de-semana, porque ainda não estou a cem por cento, mas deixava de ser igual... vou ter saudades disto quando chegar ao fim. Acreditem que estou a divertir-me muito, que de sábado para domingo é só uma noite, o tempo passa a correr, posso telefonar quando quero, vou ouvindo as histórias incríveis que os meus companheiros têm para contar, vou registando e a coisa acaba por passar-se bem.
A esta hora já devem estar a rumar ao Linhó os meus companheiros que entram à sexta. Amanhã vai a fornada dos sábados. Vou ter que levar alguns medicamentos para a gripe, um cházinho para beber à noite e espero regressar em forma no domingo.
Oxalá a chuva não impeça os festejos que se anunciam para este fim-de-semana - desejo a maior sorte a todos os que vão tourear. Sabem que mesmo no Linhó, estou sempre convosco e sempre a ir sabendo notícias.
Não ouvi a minha entrevista na Antena Um nem sei ainda se passou. Disseram-me que seria a seguir ao notíciário das 10 horas na quinta ou talvez na sexta. Espero que não tenha ficado congelada...
Levo mais um ou dois livrinhos para me entreter (vou escolher ainda esta noite) e a jornalada habitual. Cigarros, menos, a ver se desta se fuma menos... com a gripalhada convém.
Passem todos um óptimo fim-de-semana. Vou tentar passar o meu o melhor possível. Domingo ou, o mais tardar, segunda de manhã, dou notícias!

Foto D.R.

Mexia e Balé hoje no jantar da Tertúlia da Amizade


Nico Mexia e Pedro Afra Rosa (Balé), dois antigos forcados dos Amadores de Santarém, são esta noite os convidados de mais um jantar da Tertúlia Tauromáquica da Amizade - que adiou para próxima oportunidade a sua festa de aniversário, agendada para o passado fim-de-semana em Alcácer, devido à indisponibilidade de muitos convidador para estarem presentes.
Bom jantar para a simpática rapaziada da forcadagem que compõe a tertúlia e para os convidados, certamente com muitas histórias curiosas para contar!

Rui Fernandes em ombros, máximo triunfador da matinal de rejoneio em Valência


Rui Fernandes acaba de sair gloriosamente em ombros da praça de toiros de Valência, sagrando-se máximo triunfador da corrida matinal de rejoneio de las Fallas, após apoteótica faena premiada com duas orelhas ao toiro de San Palayo saído em segundo lugar.
Também o cavaleiro português Manuel Lupi se exibiu ao mais alto nível sendo premiado com uma orelha. Sérgio Galán e Leonardo Hernández cortaram também uma orelha cada, enquanto que António Domecq foi silenciado após um aviso e Álvaro Montes ovacionado no final da sua actuação.

Foto D.R./Arquivo

Luis "Procuna" com Perera no Campo Pequeno


O Gabinete de Imprensa do matador de toiros Luis Vital "Procuna" não perdeu tempo e no seguimento do anúncio feito ontem em conferência de imprensa por Rui Bento de que o toureiro virá ao Campo Pequeno a 20 de Maio actuar mano-a-mano com o espanhol Miguel Ángel Perera, elaborou e enviou aos orgãos de comunicação social o cartaz que aqui se publica.
Sempre em cima do acontecimento, a assessoria de Imprensa continua a fazer de "Procuna" notícia!

Lupi corta uma orelha em Valência


Os portugueses estão a levar a melhor na corrida matinal de rejoneio que decorre em Valência, integrada na Feira de las Fallas.
Depois de Rui Fernandes ter cortado duas orelhas ao segundo toiro da corrida, assegurando desde já a saída em ombros pela porta grande e depois dos espanhóis Domecq e Álvaro Montes terem sido silenciados, foi agora a vez de Manuel Lupi cortar uma orelha, após brilhante exibição.

Foto Ricardo Relvas/Arquivo

Benfica-Braga adia uma hora início da corrida de dia 27 em Évora



Devido à realização de um jogo de futebol entre o Benfica e o Braga, com início às 20h15, a empresa "Terra Brava" decidiu adiar por uma hora o princípio da corrida da Festa do Forcado marcada para essa noite, sábado, 27 de Março, na praça de toiros de Évora.
Inicialmente marcada para as 21h30, a corrida terá o seu início às 22h30, anuncia hoje a empresa de Carlos Pegado.

Sol radioso domingo em Santarém


As últimas previsões meteorológicas já alteraram aquelas que davam aguaceiros para o próximo domingo. Pese embora hoje e sábado poderem ocorrer aguaceiros, o o sol estará descoberto na tarde de domingo em Santarém - garante em comunicado a empresa "Aplaudir", que nesse dia promove na Monumental "Celestino Graça" a sua primeira corrida da temporada com toiros espanhóis de Guardiola (imponentes) e os cavaleiros João Telles Jr., Duarte Pinto e Francisco Palha, bem como os grupos de forcados Amadores de Santarém e Alcochete.
Os bilhetes para esta corrida podem ser adquiridos nos locais habituais e hoje e amanhã, sábado, entre as 10 e as 22 horas, nas bilheteiras da praça. A "Aplaudir" mantém a política de "toiros para todos" com bilhetes desde 5 euros e ainda alerta para o facto de os aficionados poderem assistir ao jogo de futebol dessa noite nas tasquinhas da Feira de São José, que prometem muita animação em redor da Monumental "Celestino Graça".

Rui Fernandes acaba de cortar duas orelhas em Valência


Rui Fernandes acaba de cortar duas orelhas na corrida matinal de rejoneio da Feira de las Fallas em Valência (Espanha). O cavaleiro português desenvolveu apoteótica actuação, assegurando com estes troféus a sua saída em ombros.
Fernandes lidou o segundo toiro da corrida, depois de António Domecq ter estado também em bom nível, mas mal a matar, o que o impediu de cortar orelhas.

Foto Inácio Ramos Jr./Arquivo "Farpas"

quinta-feira, 18 de março de 2010

Morreu o jornalista José Manuel Teixeira


Aos 68 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), faleceu no último fim-de-semana o jornalista José Manuel Teixeira - foi sepultado na segunda-feira no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
Membro da fundação do semanário "Expresso" e durante muitos anos jornalista no "Diário Popular", foi chefe de redacção de "O Diabo" e fundador do semanário "O Crime", que dirigiu ao longo de dez anos, passando posteriormente o testemunho a Miguel Alvarenga, que o recorda como "um verdadeiro mestre da arte de fazer jornais e um amigo insubstituível". Fundou e dirigiu muitas outras publicações, entre as quais, numa segunda fase da sua existência, o célebre "Mundo Desportivo".
Era casado com a jornalista Maria da Luz Bragança e chefiava as redacções das revistas "Eles & Elas" e "Diplomática". Nos anos 80, José Manuel Teixeira foi também chefe de redacção do jornal tauromáquico "1º Tércio", dirigido pelo crítico vilafranquense João Mascarenhas.
A toda a Família enlutada, a equipa "Farpas" apresenta os mais sentidos pêsames.

Foto D.R.