quarta-feira, 30 de junho de 2010

Abel confirma: Maestro Moura no Campo Pequeno

Entrevistado hoje pelo site "toureio.com", o apoderado Abel Correia confirma que o Maestro João Moura actuará este ano no Campo Pequeno.
"Sobre o Campo Pequeno, vão ter notícia, eu não me queria pronunciar muito sobre isso, não queria ser eu a dá-las" - afirma.
Novamente questionado sobre se "vamos ter o João Moura este ano no Campo Pequeno", respondeu também com precaução:
"Sim... não posso adiantar mais... não posso adiantar mais, as coisas estão muito bem encaminhadas e penso que se vai concretizar, mas pronto, não quero adiantar mais nada, não me vou pronunciar mais sobre isto, a seu tempo a empresa de pronunciará sobre isto".

Foto João Dinis

"Queriam tourear e foram colhidos..."

O site da revista espanhola "Aplausos" volta hoje a fazer referência às manchetes de ontem e de hoje do jornal português "Record".
"Queriam tourear-nos e foram colhidos" - escreve-se no site, a propósito da segunda capa do jornal (hoje), onde o mesmo Ronaldo que ontem parecia confiante na lide de um toiro, aparece hoje com ar dorido...

Corrida "RTP/Algarve" será... na Arruda dos Vinhos!



Apesar de inicialmente agendada para a segunda quinzena de Agosto na Monumental de Albufeira e apesar, também, dos êxitos alcançados nos anos anteriores, a Corrida RTP/Algarve desaparece este ano do mapa da praça de Fernando dos Santos... e a transmissão que para aí estava prevista, será feita, em Agosto também, da praça de toiros da Arruda dos Vinhos (na foto), co-gerida este ano pela empresa do Campo Pequeno.
Pelo meio, diz quem sabe, houve pressões e contra-pressões e uma boa dose de polémica que promete ainda fazer correr alguma tinta.
Sem ter a ver uma televisão com a outra, houve protagonistas deste "filme" igualmente envolvidos no outro que envolve a (também) não realização de uma corrida de toiros da TVI projectada para o Cartaxo e depois para Alcácer do Sal em 25 de Julho...
Estórias que ainda vão dar que falar - diz quem sabe e quem está por dentro do assunto...

Foto D.R.


Miguel Alvarenga: "já começa a enervar..."

Solange Pinto - Contactado há momentos no Algarve, onde "cumpre" uns merecidos dias de férias, Miguel Alvarenga considera que "já começa a enervar a paranóia do senhor Rui Bento em relação ao 'Farpas'...".
O Miguel foi ao computador, abriu o "blogui" e inteirou-se das notícias publicadas esta tarde e que tanto brado parecem ter dado na cabeça do gerente do Campo Pequeno:
"Não entendo, sinceramente. Promoveu-se a corrida de amanhã no Campo Pequeno e isso o senhor Rui Bento nem sequer agradeceu... a seguir, noticiou-se que a 'Flash' promove uma outra corrida no Algarve em Agosto... e o senhor Rui Bento, pelo que me apercebo, telefonou indignado para a revista 'Flash', cujos editores vieram a seguir confirmar tudo o que tinhamos escrito. Sinceramente, há qualquer coisa que não anda a bater bem na cabeça do Rui Bento, está com a mania da perseguição e qualquer coisa que aqui se escreva, para ele, é um atentado à sua pessoa. E à empresa para que trabalha. Penso que o senhor Rui Bento anda descontrolado e necessita de tratamento urgente. Não é grave. Os psicólogos e os psiquiatras não se fizeram para outra coisa".

Foto Rita Barreiros

Editores da "Flash" confirmam "Farpas Blogue"

Sem entenderem ainda a "forma agreste" como Rui Bento há momentos os contactou, indignado com o facto de termos noticiado que a "Flash" também promovia uma corrida em Agosto em Albufeira, depois da que patrocina amanhã à noite no Campo Pequeno, os editores da revista Luísa Jeremias e Hélder Ramalho foram ler atentamente as notícias divulgadas hoje pelo "blogui" e entenderam ainda menos a reacção do gerente da Monumental de Lisboa...
"Estão correctíssimas e subscrevemos por baixo as duas notícias avançadas esta tarde pelo 'Farpas Blogue', a quem aproveitamos para agradecer a promoção que tem feito à 'Flash'. É verdade que a corrida "Flash" se realiza amanhã em Lisboa com o mano-a-mano Ventura/Moura filho e é verdade também que em Agosto haverá em Albufeira a corrida 'Flash'/Algarve. São duas organizações distintas e uma não afecta nem tem a ver com a outra" - disseram os editores.

Os deuses devem estar loucos...

Eternamente ligado ao "Farpas Blogue" (ninguém lê o jornal e ninguém visita o "blogui", mas andam cá todos a todo o instante...), o gerente do Campo Pequeno telefonou há momentos para a editora da revista "Flash" indignado com o facto de aqui termos noticiado há momentos (trinta minutos, para sermos mais precisos...) que a revista, que dá o nome à nocturna de amanhã em Lisboa, também promove outra corrida em Agosto em Albufeira - a Corrida "Flash"/Algarve.
O facto de haver amanhã uma corrida da revista em Lisboa não permite (ou afecta em alguma coisa) que a revista promova uma outra corrida um mês depois no Algarve?...
Sinceramente, com tanta paranóia, Rui Bento parece mas é que está a precisar de um descanso para recarregar baterias e regressar com a cabecinha em forma...
Tudo o que aqui escrevemos ele interpreta como um atentado ao C. Pequeno e à sua pessoa? Trate-se, Rui. Urgentemente.

Foto João Dinis/dos tempos em que o repórter do "Farpas" podia fotografar no Campo Pequeno...

Amanhã nas bancas!


Agosto: Figuras no Campo Pequeno

Depois de termos ficado ontem a saber os cartéis que preenchem o mês de Julho na primeira praça de toiros do país, o "Farpas Blogue" avança hoje em primeiríssima mão alguns dos elencos dos quatro espectáculos programados para Agosto no Campo Pequeno:
5 de Agosto - muito provavelmente, esta será a tão badalada segunda corrida de Ventura em Lisboa, com cartel encabeçado por João Moura e rematado por Francisco Palha, que faz a confirmação da alternativa.
12 de Agosto - única novilhada da temporada, com um curro de Murteira Grave, dois cavaleiros e quatro novilheiros (um espanhol e três portugueses).
19 de Agosto - cartel de seis cavaleiros, onde tomará a alternativa o venezuelano José Luis Rodriguez, certamente apadrinhado por Joaquim Bastinhas.
26 de Agosto - corrida mista (provavelmente a corrida do Sporting) com dois cavaleiros, a repetição do matador espanhol António Ferrera e, muito provavelmente, José Luis Gonçalves.

Foto D.R.

Albufeira, 4 de Agosto: "Flash" promove corrida no Algarve

Depois de amanhã realizar a sua corrida no Campo Pequeno, a revista "Flash" promove também uma segunda corrida de toiros na noite de 4 de Agosto (quarta-feira) na Monumental de Albufeira, praça gerida há mais de 25 anos pelo antigo matador de toiros Fernando dos Santos (na foto).
O cartel não está ainda rematado, mas podemos adiantar que já estão contratados os cavaleiros Ana Batista e Manuel Ribeiro Telles Bastos.

Foto M. Alvarenga

Portugal-Espanha amanhã no Campo Pequeno!


Embora nascido em Lisboa, Diego Ventura representará amanhã à noite no Campo Pequeno o rejoneio espanhol num emocionante confronto Portugal-Espanha, onde o nosso representante (esperemos que melhor que a Selecção...) será João Moura Júnior.
Este mano-a-mano, na corrida "Flash", marca não só o debute e a confirmação de alternativa (?) de Ventura em Lisboa, como assinala ainda o regresso ao Campo Pequeno de Moura Júnior depois de um ano de desencontros e polémicas com a empresa e o clã de Monforte.
Os toiros pertencem à ganadaria espanhola de Fermín Bohórquez, a competição nas pegas será entre os consagrados grupos de Alcochete e Aposento da Moita - e a corrida não será televisionada.

Fotos João Dinis

Rubén Pinar (dia 4 em V. Franca) máximo triunfador da Feira de Alicante

Depois de importantes triunfos em Castellón, Valência e Nimes, o matador Rubén Pinar acaba de ser distinguido como máximo triunfador da Feira de Alicante.
O jovem diestro, que no ano passado foi também triunfador da Feira da Moita, apresenta-se no próximo domingo, dia 4 de Julho, como único espada, na tradicional corrida das festas do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, repartindo cartel na centenária praça "Palha Blanco" com os cavaleiros João Moura e António Ribeiro Telles e o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca. Lidam-se seis toiros da ganadaria de Oliveira Irmãos.

Foto D.R.

Perera quer reaparecer dia 9 em Teruel

No seu quarto do Hospital General Yague, em Burgos, Miguel Ángel Perera deu hoje a primeira entrevista ao site espanhol burladero.es, depois das duas intervenções cirúrgicas a que foi sujeito depois da cornada.
"Passei a noite bem, sem febre e sem dores, já me levantei e andei pelo quarto. Curaram-me a ferida esta manhã, já não sangrava. A cornada é grave, mas limpa, não afecta músculos. Tentarei por todos os meios reaparecer dia 9 em Teruel, dá-me raiva perder Barcelona..." - disse o toureiro.
"Imagino que a cornada aconteceu por excesso de confiança, o toiro movia-se sem classe e bastante incerto" - explicou.

Foto D.R.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Força, Espanha!

Os meus filhos estão em casa com cachecóis e a torcer por Portugal. Eu sou o único que estou a torcer pela Espanha.
Odeio o meu país. Já o amei. Agora odeio-o.
Força, Espanha! Deus queira que ganhe!

Cavaleiros portugueses em Saintes Maries de la Mer


Os cavaleiros portugueses João Salgueiro, Rui Fernandes, Carlos Alves e Manuel Lupi, bem como dois grupos de forcados (não designados) integram os cartéis da Feira do Cavalo na praça de toiros francesa de Saintes Maries de la Mer.
A composição dos elencos foi hoje anunciada pelo empresário, e também ele antigo cavaleiro tauromáquico, Luc Jalabert (que tomou a alternativa em Lisboa apadrinhado pelo saudoso José Mestre Batista):
Domingo, 11 de Julho - Corrida do Rojão de Ouro. Toiros de Santos Alcalde para Raúl Martín Burgos, Andy Cartagena, Rui Fernandes, Sérgio Galán, Manuel Manzanares e Noélia Mota.
4ª feira, 14 de Julho - Corrida do Centauro de Ouro. Toiros de Castillblanco para João Salgueiro, Pablo Hermoso de Mendoza e Sérgio Galán.
Sábado, 7 de Agosto - Corrida Flamenca. Toiros de António Palla (de Salamanca) para Juan Bautista, "El Capea" e Jeremy Banty.
Sábado, 15 de Agosto - Corrida à portuguesa. Toiros de Du Laget para Carlos Alves e Mariano Rojo, com participação de forcados.
Sábado, 21 de Agosto - Corrida à portuguesa. Toiros de Du Laget para Raúl Martín Burgos e Manuel Lupi, com participação de forcados.

Fotos D.R.

Após operação: Perera recupera nos Cuidados Intensivos


"Se tudo correr bem, não tardará muito em curar-se. Neste momento, vamos esperar pelas próximas 24 e pelas 48 horas para ver como evolui a ferida" - palavras do médico-cirurgião Dr. Manuel Aguado (na foto), que esta manhã operou, pela segunda vez, o matador Miguel Ángel Perera, na sequência da grave cornada que sofreu ontem em Burgos.
Entrevistado pela revista "Aplausos" no seu site www.aplausos.es, o médico explicou que "o que foi feito foi uma revisão da ferida, porque nos alarmou esta manhã a saída de sangue por um dreno. Resolvemos o problema, dentro da prudência com que nos devemos pronunciar sempre que se produzem estas intervenções".
Miguel Ángel Perera foi transferido esta manhã do Hospital Divino Vallés para o Hospital General Yague, de Burgos, onde foi realizada a operação. O toureiro encontra-se ainda na Unidade de Cuidados Intensivos, onde deverá permanecer nas próximas 24 horas, mas o seu estado é estável e já não inspira cuidados.

Foto Javier Arroyo/www.aplausos.es

Capa do jornal "Record" deu brado em Espanha...

A capa da edição de hoje do jornal "Record", com uma fotomontagem onde Cristiano Ronaldo surge a enfrentar um toiro, em alusão ao desafio Portugal/Espanha desta tarde (início às 19h30) no Mundial da África do Sul, já está a dar brado na vizinha Espanha!
"Portugal quer tourear-nos!" - titula a revista taurina "Aplausos" no seu site da internet, onde escreve:
"O diário português Racord simbolizou com uma corrida de toiros o duelo Espanha-Portugal de esta tarde no Mundial da África do Sul. Ronaldo simboliza a selecção portuguesa, enquanto o toiro é a selecção espanhola".
A ver vamos, meus amigos, se não se dá alguma voltareta... ou mesmo uma colhida grave!


Pé de vento no quartel-general da tauromaquia lusa...

É grande o pé de vento e o clima de suspeição existente neste momento no seio da empresa do Campo Pequeno - e por nada, apenas porque os vários membros da empresa e seus colaboradores andam completamente desnorteados sem perceber quem está permanentemente a dar informações ao "Farpas"...
Haja calma, senhores empresários! Não estamos a denegrir ninguém, nem tão pouco a dizer mal do que quer que seja. Estamos apenas a transmitir notícias - verdadeiras! - de inquestionável interesse público, sobre projectos e cartéis daquela que é a primeira praça de toiros de Portugal e que, por isso mesmo, são de indiscutível importância para os aficionados. Apesar de Vossas Excelências nunca terem entendido isso. Apesar de Vossas Excelências defenderem que só devem ser publicadas e dadas (basta ler os sites...) as notícias que Vossas Excelências entendem.
O "Garganta Funda" do "Caso Watergate" levou ao derrube do presidente Nixon. O nosso "Garganta Funda" da empresa do Campo Pequeno não vai levar, descansem, à queda de ninguém. Apenas está a contribuir para uma melhor informação dos aficionados - que a merecem. Nem nós somos o "Washington Post", nem a empresa do Campo Pequeno é o presidente dos Estados Unidos da América. Cada macaquinho em seu galho...

Foto D.R.

Selecção espanhola não quer proibição das touradas

Exceptuando Puyol, a esmagadora maioria dos jogadores da Selecção Espanhola (que dentro de poucas horas enfrentará Portugal na África do Sul) não defende o final das corridas de toiros - antes pelo contrário.
Os futebolistas, inquiridos pelo jornal "El País", mostraram-se favoráveis e alguns deles até adeptos das corridas de toiros, como tradição e como espectáculo tão enraizado no povo do país vizinho.

Foto D.R.

"Niño de la Capea" operado esta manhã com sucesso

Pedro Moya "Niño de la Capea", um dos mais emblemáticos matadores de toiros, já retirado, foi esta manhã operado com êxito em Salamanca pelo Dr. Alberto León, a uma fractura - quádrupla e não tripla, como anteriormente se noticiara - da clavícula, em consequência da queda de um cavalo sofrida ontem na sua "finca".
O Maestro já se encontra num quarto particular do hospital e segundo a filha, Verónica Gutíerrez, "está mais animado e até disse que tinha que festejar o dia do seu Santo (S. Pedro), pelo que quer ir rapidamente para casa!".
A recuperação, avança o site da revista "Aplausos", vai depender da evolução que apresente nos próximos dias, esperando-se que ainda amanhã os médicos se pronunciem sobre o período da mesma.

Foto D.R.

Dividir para reinar: Bento irrita apoderados...

Exclusivo "Farpas" - Dividir para reinar parece ser a política adoptada pelo gerente taurino do Campo Pequeno nos últimos tempos e que está a criar enorme mau estar entre a classe dos apoderados.
De facto, Rui Bento tem-se desdobrado em  repastos com primeiras figuras do toureio a cavalo, sem a presença dos respectivos apoderados - o que muito justificadamente os mantém enervados...
Na semana passada, almoçou com João Salgueiro (na foto, sábado passado no Montijo, onde triunfou) e contratou-o directamente para mais duas corridas, entre as quais a da TVI em Lisboa na segunda semana de Julho, sem a mínima interferência do apoderado.
A presença de Nené, apoderado de Salgueiro, esta manhã no Campo Pequeno, terá tido a ver apenas com a contratação do espanhol Leonardo Hernández, de que também é representante em Portugal.
Posteriormente, Rui Bento teve outro repasto com outra primeira figura do toureio a cavalo e tem mais um agendado ainda para esta semana. Em nenhuma dessas reuniões esteve ou está previsto que esteja o respectivos apoderado do cavaleiro com quem Bento reuniu e vai reunir.
Esta inesperada política nas contratações efectuadas por Rui Bento - que se tem incompatibilizado com a maioria dos apoderados - está a deixar os 'manager's' dos toureiros à beira de um ataque de nervos...

Foto João Dinis

"Não é possível que estes gajos saibam tudo... em cima da hora, ainda por cima!"

Rui Bento anda intrigadíssimo: "Como é possível que estes gajos do 'Farpas' saibam tudo e ainda por cima em cima da hora?...".
Desabafou há pouco com um seu colaborador:
"Sabem os cartéis antes de os anunciarmos, esta manhã esteve aqui o Nené, mal acabou de sair veio no blogue que tinha estado aqui, agora anunciaram ontem que vinha cá reunir comigo o João Augusto Moura... como é que isto é possível?".
Rui Bento chegou mesmo a admoestar Augusto Moura e a indagar-lhe se tinha sido ele que deu ao "Farpas" a notícia de que ia reunir hoje à tarde com a empresa. Prometeu-lhe abrir o computador e mostrar a notícia do "blogui"...
"Eu nem tenho ido à internet, tenho mais que fazer, tenho andado a treinar" - replicou o toureiro de Monforte.
"Mas como diabo é que estes gajos sabem tudo o que se passa no Campo Pequeno?" - interroga-se Rui Bento.
Nós somos Jornalistas. E somos Profissionais, amigo Rui! Não há que ter dúvidas. E tudo o que temos noticiado têm sido factos verdadeiros - e que em nada prejudicam a Festa, o Campo Pequeno ou mesmo o bom nome e a dignidade (era o que faltava!) de qualquer membro ou colaborador da empresa - antes pelo contrário.

Foto João Dinis/Arquivo

Rui Bento e Augusto Moura reunidos no Campo Pequeno

Como o "Farpas Blogue" revelou ontem, Rui Bento e o novilheiro João Augusto Moura estão neste momento reunidos no escritório da praça de toiros do Campo Pequeno.
O regresso do promissor toureiro a pé de Monforte à primeira arena do país é o tema desta reunião, num momento em que a empresa já deu por terminada a contenda que manteve durante a última temporada com o Clã Moura. João Moura Júnior regressa esta quinta-feira a Lisboa em mano-a-mano com Diego Ventura e o Maestro João Moura deverá reaparecer no Campo Pequeno em Agosto, na segunda corrida para que está contratado Ventura - como o "Farpas Blogue" noticiou em rigoroso exclusivo na semana passada.
Ao que conseguimos apurar, parece estar afastada a primeira intenção manifestada por Rui  Bento, que passava por incluir Augusto Moura na novilhada de promoção aos novos em Agosto. O promissor toureiro alentejano pode integrar o cartel de uma mediática corrida mista (provavelmente televisionada) formando parelha com Pedrito de Portugal na segunda metade da temporada lisboeta.

Foto João Dinis/Arquivo

António Manuel Gonçalves: "Corrida 'Farpas' de pé com forcados ou sem forcados associados!"

Miguel Alvarenga - Se há algumas semanas o sentira vacilar, desde o final da semana passada e sobretudo hoje (falámos esta manhã), senti-lhe a garra que foi apanágio de seu saudoso Pai.
António Manuel Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves (falecido em Fevereiro, para mal de todos nós e da Festa em particular), garantiu-me hoje (outra coisa não esperava!) que a 11ª Corrida "Farpas" (8 de Agosto na Figueira da Foz) "vai para a frente, com forcados associados ou sem forcados associados", admitindo recorrer à Selecção de Antigas Glórias da Arte de Pegar Toiros, que sob o comando de Francisco Costa assegurou no ano passado a presença de pegadores de toiros na nossa corrida - depois do veto decretado pela Associação Nacional de Grupos de Forcados.
"Tenho mantido contactos cordiais com o senhor José Potier, que agora também passou a ser doutor, e vejo que tardam em marcar a assembleia-geral da ANGF por forma a que se resolva se levantam ou não levantam o veto à Corrida do Jornal 'Farpas'. Começo a estar cansado desta pasmaceira e não vou aguardar muito mais tempo, até porque é preciso pôr a publicidade na rua, fazer propaganda, etc. Com forcados associados ou sem eles, a corrida vai realizar-se no dia 8 de Agosto na Figueira da Foz e será a 11ª Corrida 'Farpas'. Se não me disserem mais nada nos próximos dias, avança-se com a mesma Selecção de Forcados do ano passado, doa a que doer. A imagem do forcado, que o meu Pai tanto prestigiou em França e noutros países, nomeadamente na Grécia, não pode sair manchada numa das corridas de maior prestígio da temporada. E eu garanto que vai haver forcados na Corrida do Jornal 'Farpas'!" - declarou o jovem empresário, que este ano assumiu as organizações que estavam delineadas por seu Pai.

Foto João Dinis

Caso Enfermaria: ANGF pode vetar Campo Pequeno

Última Hora: não está afastada em definitivo a possibilidade de a Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) vetar a praça de toiros do Campo Pequeno, não permitindo aos seus associados (os principais e mais prestigiados grupos) que ali actuem, até que a enfermaria não seja completamente reformulada.
O caso está a ser discutido no maior dos secretismos há algumas semanas, desde que os forcados constataram que a enfermaria da primeira praça de toiros do país não reúne neste momento as condições necessárias - e exigidas por lei - para fazer face a uma situação de maior gravidade. "Aquilo mais parece um contentor sem o mínimo de condições", disse ao "Farpas Blogue" uma fonte da ANGF.
Podemos adiantar que está marcada para amanhã uma reunião da direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados, durante a qual este caso vai estar sobre e mesa. Nesse encontro, também, deverá ser já marcada para os próximos dias, com alguma urgência, a assembleia-geral da associação.
Sabemos também que o caso da enfermaria da praça lisboeta ainda não teve contornos de maior polémica por parte da ANGF por se tratar da primeira praça do país - mas que o veto pode mesmo avançar se não forem tomadas as medidas que se exigem.
Além disso, é importante dizê-lo, a ANGF não pode ter dois pesos e duas medidas: trate-se do Campo Pequeno ou trate-se de uma empresa de menor importância, a segurança dos forcados tem que ser sempre a mesma. Ou não?...

Foto João Dinis


Chef Luis Suspiro é capa nas "Selecções" de Julho


Luis Suspiro - "o chef que nos devolve as nossas boas memórias" - é capa da edição deste mês de Julho da prestigiada revista "Selecções do Reader's Digest".
No interior, uma entrevista de várias páginas com Suspiro, proprietário de dois restaurantes na praça do Campo Pequeno - os "Torricado" - onde fala da sua experiência como forcado, do cancro que há cinco anos o deixou às portas da morte e que, graças a Deus, venceu - e das especiarias que fizeram dele um dos mais famosos chef's do país.
A não perder.

Fotos "Selecções do Reader's Digest"/edição Julho 2010

Nené reunido com empresa do C. Pequeno

António Manuel Cardoso (Nené) acaba de sair da praça de toiros do Campo Pequeno, onde esteve reunido com a empresa ao final da manhã.
João Salgueiro, por si apoderado, foi o cavaleiro eleito para o posto que se encontrava em aberto na Corrida TVI do próximo dia 8 de Julho. Além disso, não se descarta a hipótese de repetir esta temporada em Lisboa o rejoneador Leonardo Hernández, grande triunfador de Madrid, por si representado em Portugal.
Estes e outros temas estiveram esta manhã sobre a mesa na reunião que teve com os empresários do Campo Pequeno e que terminou há momentos.

Foto João Dinis

Zangam-se as comadres...


Paulo Pessoa de Carvalho (foto da esquerda) e João Duarte (foto da direita) em rota de colisão por causa de uma corrida TVI que estava agendada para o próximo dia 25 de Julho na praça de toiros do Cartaxo e na semana passada ficou cancelada por decisão do empresário da praça (Paulo Pessoa) que a organizava em parceria com Duarte.
As comadres zangaram-se. Oxalá não venham para aí algumas verdades...

Fotos João Dinis e D.R.

ANGF preocupada com enfermaria do Campo Pequeno


As deficientes condições da enfermaria da praça de toiros do Campo Pequeno, segundo soubemos, estão a preocupar (e bem) a Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), que deverá abordar o tema e reclamar melhoramentos na sua próxima assembleia-geral - que se aguarda há alguns meses e, segundo as nossas fontes, se deverá realizar o mais breve possível, embora o presidente José Fernando Potier ainda a não tenha convocado.
Nesta próxima reunião magna da associação que engloba os principais grupos de Forcados, deverá ser também equacionado o fim do veto decretado há mais de um ano à corrida do jornal "Farpas" e também a admissão no seio da agremiação do Grupo de Forcados Amadores da Arruda dos Vinhos - apurou o "Farpas Blogue".

Foto D.R.

Gilberto Filipe: toureiro azarado triunfou na reaparição

Vítima de duas aparatosas colhidas no espaço de apenas uma semana - a primeira na corrida do Olival e a segunda no Pinhal Novo - o cavaleiro Gilberto Filipe obteve clamoroso triunfo na lide do seu segundo toiro na corrida da passada sexta-feira em Arronches, que marcava a sua reaparição nas arenas, apesar de ainda não refeito a cem por cento das mazelas (costelas partidas) provocadas pelas duas colhidas.

Foto M. Alvarenga

"El Capea": tripla fractura da clavícula


Vítima de queda quando montava a cavalo na sua quinta em Salamanca, o antigo matador de toiros Pedro Moya "Niño de la Capea" (na foto com Sua Mulher), sofreu tripla fractura da clavícula e continua desde ontem internado, não se afastando a hipótese de ter que submeter-se a uma intervenção cirúrgica.

Foto D.R.

Miguel Ángel Perera operado de novo esta manhã


O matador de toiros Miguel Ángel Perera voltou esta manhã a ser operado, depois da grave cornada que sofreu ontem na arena de Burgos.
Apesar de ter passado bem a noite, informa o site burladero.es, sem febre, esta manhã a ferida recomeçou a sangrar por dentro, formando um hematoma interno, que obrigou o toureiro a passar de novo pelo bloco operatório.
A cirurgia correu bem e Miguel Ángel Perera encontra-se a recuperar dentro da normalidade, o seu estado é considerado estável.
Recorde-se que sofreu uma cornada no músculo da perna esquerda com trajectória anterior de 12 centímetros, que provocou rotura da veia colateral e contusão do nervo ciático.

Foto D.R.

Francisco Palha: fim-de-semana de triunfos em Espanha

O jovem cavaleiro Francisco Palha protagonizou um triunfal fim-de-semana em arenas de Espanha - onde tem actuado mais este ano, mercê da sua notável vitória no Certame de Rejoneio de Atarfe (Granada) em Janeiro.
No sábado em Navesfrias (Salamanca) cortou três orelhas (uma ao primeiro toiro e duas ao segundo, com petição de rabo, ambos da ganadaria de Los Bayones) numa corrida em que actuou mano-a-mano com o espanhol Óscar Rodríguez Gaona (que obteve uma orelha em cada toiro).
Domingo, Palha voltou a triunfar, desta vez em Navas de Oro (província de Segóvia), cortando duas orelhas. A corrida era mista, o ginete português toureava como único cavaleiro e teve como alternantes o Maestro Vitor Mendes (que cortou uma orelha), os matadores espanhóis Emílio de Justo (orelha) e Iván Garcia (duas orelhas) e ainda os novilheiros Jesus Herero (duas orelhas) e Javier Portal (orelha). Lidaram-se toiros de Conde de Mayalde. O quarto deu volta ao ruedo, os restantes deram bom jogo.

Foto João Dinis

"24 horas": última edição

É sempre triste e deixa um vazio em cada um de nós, quando um jornal acaba.
O tablóide "24 horas" despediu-se hoje dos leitores com uma última edição recheada de recordações e também de importantes avisos à navegação.
Num momento particularmente difícil e conturbado para a Liberdade de Expressão, há que prestar homenagem a um jornal e a um punhado de bons jornalistas que durante doze anos marcaram a diferença - e, além do mais, apoiaram a Festa Brava sem complexos, patrocinando mesmo a organização anual de uma corrida no Campo Pequeno.
A Imprensa portuguesa não volta a ser igual sem o "24 horas" nas bancas.
A nossa solidariedade, o nosso abraço - o nosso Obrigado pelos doze anos em que estiveram nas bancas!

"Farpas Blogue"

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Miguel Ángel Perera gravemente colhido em Burgos


O matador de toiros Miguel Ángel Perera sofreu esta tarde uma grave cornada em Burgos na perna esquerda, com trajectória de 12 centímetros que afecta os músculos e provoca rotura na veia colateral e contusão no nervo ciático. 
O prognóstico é considerado grave e o matador foi operado clom anestesia geral. 
Encontra-se internado no Complexo Hospitalar de Burgos e as próximas 48 horas serão decisivas para os médicos apontarem um prazo de recuperação.
O toureiro estava anunciado para o próximo domingo em Barcelona e para dias 9 e 14 de Julho, respectivamente, em Teruel e Pamplona.

Foto www.tauroburgos.com

"Niño de la Capea" sofre queda de cavalo

O antigo matador de toiros Pedro Gutiérrez Moya "El Niño de la Capea" sofreu esta tarde uma aparatosa queda de cavalo na sua quinta e Salamanca, quando procedia a trabalhos camperos - informa o site burladero.es.
O diestro está internado no Hospital de Salamanca, onde lhe estão a fazer vários exames. Queixa-se da clavícula e do peito.

Foto D.R.

Arriba, Espanha!

Miguel Alvarenga - Boa noite, amigos meus!
Estou pacatamente em casa a gozar os meus dias de liberdade.
O Guilherme está a chegar de Vilamoura (vida boa!), a Maria Ana prepara-se para quinze dias de férias no reino dos Algarves! Com o Gui e com a Mãe.
O "Preto" fica em Lisboa - e em Évora - a labutar e a cumprir pena de prisão no Linhó...
Vou-me deitar. Adoro deitar-me cedo. Rezarei vinte Padres Nossos e umas cinquenta Avé-Marias para que Espanha ganhe amanhã e acabe de vez esta piroseira das bandeirinhas nos táxis e das vuvu-não-sei-quantos infernais. Quinta-feira há mano-a-mano Ventura/Moura Jr. no Campo Pequeno. Com toiros amestrados, não contem comigo, divirtam-se!
Arriba Espanha!

Pronto, esclarecemos: ficamos, mas...

É tempo de nos explicarmos. Há oito dias, o Miguel anunciou que o "blogui" acabava. No final da semana, colocou as notícias que deram brado e que mais ninguém ousou publicar. No fim-de-semana aconselhou-se, como prometera, com a turma do Linhó. São todos fãs do "blogui" e "ordenaram-lhe" que continuasse. Mesmo assim, não queria. Tivemos hoje uma reunião forçada. A Solange assumiu a coordenação editorial do jornal - o Miguel quer descansar, tem outros projectos (políticos, talvez - leiam a entrevista dele esta quinta no jornal!) - e também do "blogui". Decidimos continuar. A afición fica sem notícias se pararmos. Os sites lusos dizem... nada. Ou dizem todos diariamente as mesmas coisitas...
Não vamos andar aqui diariamente, como o Miguel andava, feito escravo, a publicar notícias. Temos todos mais que fazer. Ficamos, mas...
Vamos "aparecer" de quando em vez, sempre que se justificar. Mas não vamos enterrar o "blogui". Esta semana, no jornal, o Miguel conta em Editorial porque acabou com isto. O João Cortesão deu vivas ao "Farpas Blogue" no fim do "Farpas Blogue". Tudo o que se escreve no "Farpas" desta semana continua actual. Actualíssimo. O "blogui" acabou. Mas não acabou de vez. Como muitos adoravam...
Ficamos, mas...

A Direcção

"Provocada" pelo "Farpas Blogue": empresa do C. Pequeno anuncia mais cartéis...

"Provocada" pelo nosso blogui depois do avanço de cartéis secretíssimos e que estavam no segredo dos deuses, a empresa do Campo Pequeno não teve outro remédio: emitiu hoje um comunicado (antes que fosse tarde...) a dar conta dos próximos cartéis de Julho:
8 de Julho - toiros de Pinto Barreiros para Rui Salvador (estava anunciado um triunfador das corridas anteriores e será João Salgueiro) e Tiago Carreiras. Forcados do ABV Alcochete e Caldas.
15 de Julho - o "cartel surpresa" da corrida "Correio da Manhã" é formado por Pablo Hermoso de Mendoza, António Telles e João Telles Jr. Os toiros são de Passanha e as pegas estão a cargo dos grupos de Santarém e de Lisboa.
22 de Julho (já estava anunciada) - toiros de Murteira Grave para Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e Salgueiro da Costa e os Forcados de Montemor em solitário.
A empresa (re)anuncia ainda a realização de mais corridas a 5, 12, 19 e 26 de Agosto e a 2 e 30 de Setembro.
Nem uma palavra, no comunicado de hoje, sobre o cartel do regresso de João Moura. Pudera...
Em suma, um comunicadozito onde as únicas novidades são, afinal, a inclusão do cavaleiro que faltava no cartel de 8 de Julho (Salgueiro) e a composição do cartaz "mistério" da Corrida "CM". Muita parra e pouca uva...

Foto D.R.