quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Olivença: novo cartaz onde já figura Vitor Mendes!


Empresa confirma Vitor Mendes no festival de Olivença



Na sequência do telefonema do Maestro Vitor Mendes, confirmando a sua presença no festival de 9 de Outubro em Olivença, embora não figure no cartaz oficial que a empresa divulgou anteontem (à esquerda), contactámos o empresário José Cutiño (na foto), que confirmou a actuação do Maestro português.
Transcrevemos o diálogo tido há momentos com o empresário, para desfazer de uma vez por todas o equívoco:
- José Cutiño, acabamos de ser contactados pelo Maestro Vitor Mendes, que confirma a sua presença no festival de Olivença, apesar de não figurar no cartaz...
- É verdade, também confirmo. Enrique Ponce não vai...
- Quer isso dizer que o Maestro Mendes entra em substituição de Enrique Ponce, é isso?
- É isso, primeiro estava anunciado Ponce e por isso o seu nome vem nos cartazes. Mas não pode vir. Vem Vitor Mendes.
Fica desfeito o equívoco.

Foto M. Alvarenga

Vitor Mendes confirma presença no festival de Olivença


Apesar de ter sido anunciado previamente pela empresa e de posteriormente não figurar no cartaz oficial divulgado esta semana, o Maestro Vitor Mendes acaba de confirmar ao "Farpas Blogue" que toureia no festival do próximo dia 9 de Outubro em Olivença.
Vitor Mendes, que viaja neste momento de Madrid para Portugal, depois de esta tarde ter sido alvo de importante homenagem na capital espanhola por parte da Fundação "El Juli", acaba de nos contactar para esclarecer:
"Estou neste momento a viajar de Madrid para Portugal e telefonaram-me a dizer que está uma notícia hoje no 'Farpas Blogue' dando conta de que não toureio no festival de Olivença... mas toureio!".
- A notícia que demos baseia-se no cartaz oficial do festival, divulgado há dois dias pela empresa, onde o teu nome não figura, Vitor... - explicámos.
"Não sei, não vi o cartaz, mas posso garantir que estou contratado e que toureio, toureio o novilho de Zalduendo. Fui contactado há duas semanas pelo empresário José Cutiño e posteriormente pelo seu sócio Joaquín Domínguez. Agradeço que rectifiquem a notícia", assegura o Maestro Mendes.
Rectificamos.

Foto D.R.

Hoje no Campo Pequeno


Ganadaria Canas Vigouroux (domingo em V. Franca) triunfa em Espanha


A ganadaria portuguesa de Canas Vigouroux triunfou ao mais alto nível na passada sexta-feira, dia 24, na praça espanhola de Consuergo, província de Toledo.
Os orgãos de comunicação da especialidade, assim como a imprensa generalista - com destaque para o diário madrilenao "ABC" - teceram os mais rasgados elogios aos toiros do ganadeiro português.
Escreveu o "ABC":
"Os exemplares da divisa de Pedro Canas Vigouroux foram, sem sombra de dúvida, os protagonistas da corrida e foram dignos de uma praça de categoria superior, não só pela sua apresentação, mas também pela emoção que transmitiram ao longo da tarde".
Segundo o mesmo jornal, "alguns exemplares foram castigados de forma irregular no cavalo (picador), mas apesar da adversidade nunca dobraram as mãos e acabaram as lides com a boca fechada".
Estão, pois, lançados os dados para uma grande tarde de toiros em Vila Franca no próximo domingo, 3 de Outubro, onde a partir das 17 horas se irão lidar sete toiros "de sobrado trapio", garante a empresa "Tauroleve", pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol, pelo matador espanhol Sánchez Vara e pelo novilheiro Manuel Dias Gomes.
Na foto, um dos exemplares da ganadaria Canas Vigouroux destinados à lide apeada na corrida do próximo domingo na arena da castiça "Palha Blanco".

Foto D.R./cortesia "Tauroleve"

Abel não comenta "hipótese Bento"...


Abel Correia, apoderado de João Moura, esteve ontem à tarde reunido em Monforte com o Maestro ultimando os preparativos e os actos publicitários que vão rodear a corrida do próximo dia 14 de Outubro no Campo Pequeno.
No final do encontro, Abel não quis fazer ao "Farpas Blogue" nenhum comentário àcerca da hipotética e já muito provável entrada de Rui Bento na equipa mourista:
"Escusam de me 'apertar' sobre esse assunto, que não digo nada. A temporada ainda não terminou. Para os Moura terminará na noite de 14 de Outubro em Lisboa, depois se vê...".
Abel Correia, na foto com Carlos Barreto à porta da Capela da Monumental de Madrid, é apoderado de João Moura há cinco temporadas e, segundo fonte da equipa, deverá manter-se ao lado do Maestro de Monforte mesmo que se confirme a entrada de Rui Bento no team.

Foto Ricardo Relvas

Moura & Bento: há fumo sem fogo? (III)




Parecem confirmar-se os rumores que há algumas semanas correm pelos mentideros da Festa: Rui Bento, gestor taurino da praça do Campo Pequeno e também apoderado do valoroso matador espanhol António Ferrera, deverá mesmo entrar em força na Equipa Moura ainda este ano, mal termine a temporada.
A união não está ainda oficializada - mas também não mereceu nenhum desmentido de nenhuma das partes, desde que a tornámos pública esta semana.
Há quem adiante que Bento será o novo apoderado de Moura Jr. em Portugal, mantendo-se Julian Alonso em Espanha; há quem diga que o antigo matador de toiros entrará na equipa para a reforçar, mantendo-se nela não só Julian como Abel Correia, até aqui apoderado de Moura pai.
O anúncio deverá ser feito oficialmente depois da corrida do próximo dia 14 de Outubro, que reúne em cartel na arena de Lisboa toda a Família Moura: João Moura, João Moura Júnior, o novilheiro João Augusto Moura e ainda o amador Miguel Moura, que lidará um novilho, devido à sua idade, em espectáculo extra de variedades taurinas, a abrir a corrida nocturna.
Esta será a Corrida do Sporting e os toiros são de Vinhas (4 para a lide a cavalo), Falé Filipe (2 para a lide a pé) e Passanha (um novilho para o amador Miguel Moura).
Já esta noite, a praça do Campo Pequeno recebe, engalanada, a última corrida do abono desta temporada, com cortesias de gala à antiga portuguesa, seis toiros de Luis Rocha e cartel composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol, João Salgueiro, Ana Batista, António Maria Brito Paes e Tiago Carreiras - com honras de transmissão em directo pela RTP a partir das 22 horas.

Fotos João Dinis

Noélia Mota melhora: médicos optimistas


As últimas notícias dão, graças a Deus, conta de ligeiras melhoras verificadas ontem no estado da cavaleira espanhola Noélia Mota, ainda internada em estado de coma e ligada à máquina na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Carlos Haya, em Málaga, depois da aparatosa e grave queda que sofreu no domingo em Marbelha.
Segundo informações de familiares que se encontram no hospital, a jovem toureira, de 21 anos, já reagiu ontem a estímulos e os três coágulos de sangue que tem no cérebro não aumentaram - pelo que os médicos consideram, dentro da gravidade, que a situação está estabilizada e, pelo menos, não se agravou. O que é já um sinal de esperança.
Por outro lado e graças a Deus, também, as lesões cervicais que sofreu não assumem a gravidade que se imaginava, pelo que parece fora de questão o perigo de a cavaleira ficar paraplégica - como se temia.
Segundo os mesmos familiares, contactados pelo bandarilheiro Paco Duarte (que tem estado em permanente contacto com a família e a equipa de Noélia) e também pelo "Farpas Blogue", os médicos projectam desligar a máquina no próximo sábado, quase certos de que a cavaleira reagirá favoravelmente a essa medida.

Foto D.R.

Morreu o célebre cavalo "Átila" de José Paulo


Morreu na madrugada da última quinta-feira, 23 de Setembro, o célebre cavalo "Átila" - um fantástico exemplar bem conhecido de todos os aficionados e que pertencia ao cavaleiro (retirado) José Paulo.
Com ele, José Paulo protagonizou êxitos inesquecíveis - como este que a foto documenta, na desaparecida Monumental de Cascais.
Tinha umas qualidades excepcionais e fica na memória como um dos grandes cavalos de toureio das últimas duas décadas. Morreu com 36 anos de idade.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Amanhã nas bancas! Mais uma edição para esgotar!


Aficionados reunem dia 5 de Outubro na "Palha Blanco"


A Frente de Acção Pró Taurina, movimento desencadeado no internet em defesa da tauromaquia, anuncia um encontro no próximo dia 5 de Outubro (feriado nacional), pelas 18h00, na praça de toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira.
O encontro será iniciado com uma conferência presidida pela presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha e contará com as presenças de João Ribeiro Telles (presidente do Sindicato dos Toureiros), de João Santos Andrade (presidente da Associação de Ganadeiros), de José Potier (presidente da Associação de Forcados) e de Paulo Pessoa de Carvalho (presidente da Associação de Empresários Tauromáquicos), bem como do Dr. Luis Ramos, médico da praça vilafranquense e prestigiado especialista em cirurgia taurina.
Segundo Manuel Mesquitella, um dos promotores da Frente de Acção Pró Taurina, foram também convidados o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle e o presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores, autor de uma Petição em Defesa da Festa Brava.
A presença de todos é de extrema importância! - alerta a Frente.

Foto D.R.

José Tomás deu "tampa" à bela ministra...



Por motivos que se desconhecem, o mítico matador de toiros José Tomás (inactivo esta temporada depois de ter sofrido grave cornada no México no início da época) não integra a delegação de toureiros que amanhã reunirá pela primeira vez com a ministra da Cultura, Ángeles González-Sinde, em Madrid.
O toureiro fazia parte do grupo integrado, entre outros, por Enrique Ponce, "El Cid", Manzanares, "El Juli" e Cayetano Ordoñez, mas os sites espanhóis anunciam hoje que Tomás não acompanhará a delegação que amanhã almoça com a ministra na capital espanhola.
Deu-lhe "tampa" porquê?...

Fotos D.R.

Noélia Mota: estável, mas grave


É estável, mas ainda grave, o estado da jovem cavaleira espanhola Noélia Mota, de 21 anos, vítima de grave colhida no domingo em Marbelha - segundo apurámos há momentos junto de familiares da toureira que se encontram no Hospital Carlos Haya, em Málaga, onde permanece ligada à máquina, em coma, na Unidade de Cuidados Intensivos desde domingo.
"Pelo menos não piorou, o que nesta situação já é uma grande notícia e uma tremenda esperança" - informam-nos.
A toureira tem graves lesões cerebrais, cervicais, no tórax e no abdomen - cumprem-se hoje as primeiras 72 horas desde o terrível acidente. Provavelmente só amanhã os médicos arriscarão falar sobre prognósticos futuros, depois de avaliar a situação clínica da jovem cavaleira.

Foto D.R.

Corridas de Évora e Santarém no próximo "Arte & Emoção"


A corrida da passada sexta-feira em Évora (disputa do Troféu "João Núncio") e a de homenagem a José João Zoio, sábado no Montijo podem ser revistas, em síntese, no programa "Arte & Emoção", de José Cáceres, no próximo fim-de-semana.
O programa é exibido no sábado, 2 de Outubro, às 19h00 na RTP 2 e repete no domingo no mesmo canal à hora de almoço.
Além dos resumos destas duas corridas do passado fim-de-semana, José Cáceres exibirá uma reportagem sobre o encaste Domecq e vai também estar à conversa com o cavaleiro Rui Fernandes na sua quinta, na Charneca de Caparica.

Foto João Dinis

Concerto dos "U2": milhares burlados na net...


Fica o aviso à navegação: milhares de fãs dos "U2" foram burlados na venda de bilhetes através da internet para os concertos da banda irlandesa em Coimbra no próximo fim-de-semana, 2 e 3 de Outubro - revela o "Jornal de Notícias".
Álvaro Ramos, da "Ritmo & Blues", promotora dos concertos em Portugal, afirma que esta "é capaz de ser" a maior burla de sempre no mundo do espectáculo. Justifica-se com a recente vulgarização das compras pela net e com o facto de os "U2" serem uma das bandas mais populares no mundo.
Na última semana e meia, a Polícia Judiciária de Coimbra tem recebido queixas diariamente, sobretudo devido a compras, por cartão de crédito, nos sites worlwideticketstore.com e euroeventsandhopitality.com.
A promotora dos concertos avisou os fãs para se limitarem aos balcões e sites autorizados, até porque as hipóteses de apanhar os burlões são escassas.

Secretário de Estado da Cultura preside amanhã à apresentação do livro "Tourada" no Museu dos Coches


O Secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Summavielle (na foto, sábado passado na Monumental do Montijo, na corrida de homenagem a Zoio) preside amanhã, dia 30, no Museu dos Coches, em Belém (Lisboa) ao lançamento do livro "Tourada - Tradição Portuguesa", de Manuel Heleno.
A apresentação da obra estará a cargo de João Cortesão e de Pedro Sousa e Melo e Alvim e a Comissão de Honra do lançamento do livro é composta por Maria Gabriela Canavilhas (Ministra da Cultura), Elísio Summavielle (Secretário de Estado da Cultura), João Carlos Brigola (Director do Instituto dos Museus e da Conservação), Silvana Bessone (Directora do Museu Nacional dos Coches), Pedro M. Saldanha e Sousa e Melo e Alvim, D. Diogo de Bragança (Marquês de Marialva), João Cortesão, José Manuel Pires da Costa, José Samuel Lupi e Luis Miguel da Veiga.

Foto João Dinis

Andy Cartagena nas Américas


O rejoneador espanhol Andy Cartagena volta a tourear nas Américas neste Inverno. O toureiro alicantino - informa hoje o site "mundotoro.com" - regressará a praças da Colômbia e Equador após vários anos de ausência, numa curta mas intensa digressão que se iniciará a 26 e 29 de Dezembro na Feira de Cali, prosseguindo por Manizales, Medellín, Duitama e Quito, em cuja feira actuará em três tardes.

Foto D.R.

Madrid: toureiros almoçam amanhã com a ministra da Cultura


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Algumas das principais figuras do toureio espanhol almoçam amanhã em Madrid com a bonita ministra da Cultura, Ángeles González-Sinde - um encontro que terá lugar no Ministério e que está rodeado de enorme expectativa nos meios taurinos.
Trata-se, dizem os toureiros, de "um primeiro contacto, informal, para nos conhecermos".
Pretende-se, em primeiro lugar, que a tutela do espectáculo tauromáquico seja transferida do Ministério do Interior para o da Cultura porque, afirmam os diestros, "entendemos que há um compromisso de divulgar a tauromaquia e a Cultura tem competências para isso".
Em segundo lugar, os toureiros vão solicitar à ministra, embora sabendo que não tem competência para tal, que sensibilize o Parlamento ou o orgão 'Defensor del Pueblo' para interpor um recurso de inconstitucionalidade ante a proibição das corridas de toiros imposta pelo Parlamento da Catalunha".
Um verdadeiro cartel de luxo integra a delegação de toureiros que amanhã almoçará com a ministra da Cultura em Madrid: Enrique Ponce, Manuel de Jesus "El Cid", Morante de la Puebla, Julian López "El Juli", José Maria Manzanares, Miguel Ángel Perera, Alejandro Talavante e Cayetano Rivera Ordoñez, além do advogado e ganadeiro Javier Araúz de Robles.

Foto D.R.

"Reviver Tradições" esta sexta no Clube Taurino Vilafranquense


No arranque de mais uma Feira de Outubro - com quatro espectáculos programados para a praça "Palha Blanco" - o Clube Taurino Vilafranquense propõe aos aficionados na noite de sexta-feira, 1 de Outubro, um serão para "reviver tradições".
Vai ser a noite do mexilhão e da água pé. Às 20h00 (entrada livre) é exibido o filme "Ribatejo", realizado por Henrique Campos, com Virgílio Teixeira, Eunice Muñoz, Vasco Santana e Hermínia Silva - uma produção da Tobis Portuguesa que foi estreada em 13 de Setembro de 1949.
Defensor das tradições e identidade de Vila Franca de Xira, o histórico Clube Taurino está sediado na Rua José Dias da Silva, nº 22 (telef. 263 282 193).
A não perder!

Foto D.R.

Amanhã nas bancas! Mais uma edição para esgotar!


Novos "hóspedes" na Coudelaria Lima Duarte (Ilha Terceira)



Nas fotos, as éguas "Tamanca" e "Urquina" com a filha de 19 dias e o filho de apenas 2 dias, respectivamente.
Dois novos poldros (macho e fêmea) vieram engrossar a famosa Coudelaria Lima Duarte, sediada na Praia da Vitória, Ilha Terceira, propriedade do empresário tauromáquico João Duarte e de sua Mulher, Drª Helena Lima.
João Moura Jr., António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol possuem já a tourear nas arenas exemplares da coudelaria açoreana. Também o empresário Fernando dos Santos está a formar uma coudelaria e tem já dois exemplares de Lima Duarte.

Fotos D.R.

"You Tube" anuncia "morte" de Noélia Mota


"Vidéo Choc de la mort de Noelia Mota dans la corrida a Marbella" - é o título de um dos muitos vídeos colocados no "You Tube" com as dramáticas imagens da colhida da cavaleira espanhola, de 21 anos, domingo passado na arena de Marbelha, Espanha, quando actuava mano-a-mano com a portuguesa Ana Rita, numa tarde em que também pegaram os Forcados de Arronches.
A jovem rejoneadora ainda vive, entubada e ligada à máquina, em estado de coma, vítima de graves lesões cerebrais e cervicais, mas também toráxicas e abdominais. O seu estado continua a ser crítico e preocupante. Está internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Carlos Haya, na cidade de Málaga.

Foto D.R.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Feira de Outubro: todos à "Palha Blanco"!


Tás aqui, tás no Linhó...


Huguinho Teixeira muito atrevidote nos comentários e nas notícias que vai colocando no seu blogue "diário taurino".
A nadar, de quando em vez, demasiado fora de pé...
Põe-te a pau, não tarda tás no Linhó a fazer companhia ao mestre...

Foto João Dinis

Última Hora: Noélia Mota sem melhoras



A cavaleira espanhola Noélia Mota continua em estado crítico, ligada à máquina, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Carlos Haya, em Málaga (foto de baixo), depois da impressionante colhida que sofreu domingo na arena de Marbelha.
A família e os amigos não arredam pé da unidade hospitalar e os médicos não arriscam prognósticos até que passem as primeiras 72 horas.
A jovem toureira, de 21 anos, está em coma. Sofreu fracturas craniana, cervical, toráxica e abdominal. Esta tarde foi-lhe detectado um terceiro coágulo de sangue no cérebro.
Noélia continua entre a vida e a morte.

Fotos D.R.

5ª feira: corrida de gala à antiga portuguesa no C. Pequeno


O Campo Pequeno encerra na próxima quinta-feira, dia 30, às 22 horas, a temporada de abono com uma corrida de gala à antiga portuguesa (transmitida pela RTP) com cartel formado pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol, João Salgueiro, Ana Batista, Brito Paes e Tiago Carreiras. Lidam-se toiros do Engº Luis Rocha.
Esta não será, contudo, a última corrida do ano na praça da capital. Dia 14 de Outubro (22 horas) regressam os Moura ao Campo Pequeno. Uma corrida com João Moura, João Moura Jr., Miguel Moura e o novilheiro João Augusto Moura.

Foto João Dinis

Feira de Outubro: todas a Vila Franca!


Vila Franca: toiros imponentes de Canas Vigouroux para a mista de domingo



Depois de ontem aqui termos mostrado alguns dos exemplares da ganadaria de Veiga Teixeira a lidar na primeira corrida da Feira de Outubro em Vila Franca de Xira (sábado, 2 de Outubro), damos hoje à estampa dois dos magníficos exemplares da ganadaria Canas Vigouroux que serão lidados na corrida mista de domingo, dia 3, onde o cartel é composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol e pelos espadas Sánchez Vara (matador de toiros) e Manuel Dias Gomes (novilheiro).
Numa atitude exemplar, precisamente num ano marcado pela exagerada presenças de toiros (toirecos em alguns casos...) espanhóis em arenas lusas, o empresário Ricardo Levesinho ("Tauroleve") faz neste certame a exaltação do toiro português.
A Feira de Outubro na "Palha Blanco", composta por três corridas (dias 2, 3 e 5) e um espectáculo de variedades taurinas (dia 6) decorre sob o lema "A Feira da Imponência do Toiro Português".

Fotos D.R./cortesia "Tauroleve"

Mónica Serrano em Sevilha com Ventura


A rejoneadora mexicana Mónica Serrano e os seus cavalos já estão em Puebla del Rio (Sevilha) em casa de Diego Ventura.
A cavaleira vem fazer um "estágio" de dois meses antes de iniciar a temporada mexicana - na qual também Ventura participará, a partir de Janeiro, pela primeira vez.

Foto D.R.

A saga continua: Bolota desmente Abel...


"O que se vai passar em Santarém no próximo dia 23 de Outubro é demasiado importante para a Festa e uma coisa eu não tolero: mentiras" - acaba de desabafar ao "Farpas Blogue" o empresário adjudicatário da Monumental de Santarém, João Pedro Bolota, a propósito do esclarecimento feito há momentos por Abel Correia, apoderado dos Moura.
E conta:
"Sábado passado, na Monumental do Montijo, na corrida de homenagem à memória de Zoio, o senhor Abel Correia veio à trincheira confirmar-se as presenças de João Moura e de seu filho João Moura Júnior nos festivais de Santarém. O pai toureava num e o filho noutro. Ficou tudo acertado".
Depois...
"Mais tarde, depois da corrida, o senhor Abel voltou a telefonar-me. Eu estava acompanhado de alguns amigos e até pus o telemóvel em mão livres (voz alta) precisamente para que ouvissem. Pensei logo: querem ver que os Mouras agora vêm desistir? Meu dito, meu feito. O senhor Abel disse-me que era importantíssimo o que ia acontecer em Santarém, mas que tinha imensa pena, que os Mouras não podiam ir porque tinham um campeonato de lebres, mas que ele ia ainda fazer todos os possíveis para os sensibilizar e tentar que fossem. Foi exactamente o que me disse o senhor Abel e tenho testemunhas disso. Não tolero mentiras. Se estava decidido que terminavam a temporada a 14 de Outubro no Campo Pequeno, como agora diz o senhor Abel, porque é que no sábado passado veio ter comigo à trincheira no Montijo e acertou tudo quanto à participação dos Mouras, pai e filho, nos festivais de Santarém?...".
A saga continua. Abel e Bolota em permanente rota de colisão...

Foto João Dinis/Arquivo


Rui Fernandes também não vai a Santarém


De acordo com o seu apoderado Inácio Ramos Júnior, em declarações prestadas hoje ao blogue "diário taurino", Rui Fernandes também não actuará, apesar de convidado, em nenhum dos três festivais que no dia 23 de Outubro se vão realizar, como noticiámos, na Monumental de Santarém.
Fernandes encerra a sua temporada no dia 15 de Outubro em Ávila (Espanha) e na data de Santarém estará a gozar, informa o apoderado, "umas merecidas férias, já tinha hotel marcado e tudo".
Segundo também Inácio, a sua irmã, a cavaleira Isabel Ramos, igualmente convidada por Moita Flores, também não participará nesse grandioso evento devido às aulas na faculdade.

Foto João Dinis

Santarém: Abel Correia esclarece ausência dos Moura


Relativamente a uma notícia aqui publicada hoje, acaba de nos contactar o apoderado Abel Correia para esclarecer que os Moura "não actuam nos festivais promovidos pelo presidente da Câmara de Santarém no próximo dia 23 de Outubro na Monumental 'Celestino Graça' porque muito antes de nos terem contactado já ficara estabelecido que encerrariam a temporada na corrida de 14 de Outubro no Campo Pequeno".
Foi essa, esclarece Abel Correia, a informação que transmitiu à organização dos festivais em Santarém e não, como aqui erradamente referimos, que a ausência de devia a estarem nessa data num campeonato de lebres.
"Ficou antecipadamente estabelecido que a temporada se encerraria a 14 de Outubro em Lisboa, se a seguir vão para o campeonato das lebres ou para outro lado que lhes apeteça, não tem a ver para o caso. Nunca falei aos organizadores de Santarém em nenhum campeonato de lebres...".
Fica o esclarecimento.

Foto João Dinis

Manzanares é Embaixador Oficial da Ryder Cup 2010 (golfe)


O matador de toiros José Maria Manzanares - que esta semana reaparece em Madrid depois de ter sido operado a uma lesão na mão - foi nomeado Embaixador Oficial da Ryder Cup 2010 que se celebrará no próximo fim-de-semana em Gales, Reino Unido.
Com oito décadas de história e 34 edições celebradas, a Ryder Cup é um torneio bienal de golf que põe em confronto equipas da Europa e dos Estados Unidos e é considerado um dos grandes eventos desportivos do mundo.
A escolha do toureiro Manzanares como Embaixador Oficial europeu tem um significado acrescido se se tiver em conta que Espanha é candidata à realização desta prova em 2018 e a candidatura de Madrid é considerada como uma das favoritas para albergar nesse ano mais uma edição da Ryder Cup.

Foto www.josemariamanzanares.com

Noélia Mota em estado crítico



Continua em estado crítico a cavaleira espanhola Noélia Mota, internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Carlos Haya em Málaga (foto de baixo), depois de no domingo ter sido vítima de gravíssima queda quando actuava na praça de Marbelha.
A jovem toureira, de apenas 21 anos, sofreu fracturas craniana, cervical, toráxica e abdominal e está em coma, ligada às máquinas. Esta tarde foi-lhe diagnosticado um terceiro coágulo de sangue no cérebro. Os médicos continuam a não arriscar prognóstico enquanto não sejam ultrapassadas as primeiras 72 horas, mas o estado da cavaleira é considerado crítico. O ambiente é de grande consternação no hospital, onde estão desde domingo os familiares, colaboradores e amigos da jovem toureira de Leganés (Madrid).

Fotos D.R.

Feira de Outubro: todos a Vila Franca!


Luis Mariscal "reapareceu" na Real Maestranza de Sevilha


O bandarilheiro sevilhano (ex-matador de toiros) Luis Mariscal "reapareceu" na Real Maestranza de Sevilha, acompanhado por seu pai (atrás na foto) e por seu irmão, o matador Salvador Cortés, depois da grave cornada sofrida a 15 de Agosto naquela arena e que o deixou entre a vida e a morte - conforme na altura aqui noticiámos.
Mariscal foi brindado pelo novilheiro Esaú Fernández e com a montera deste na mão agradeceu os aplausos do público, que lhe tributou carinhosa saudação.

Foto www.sevillataurina.com

Livro "Metafísica Taurina" apresentado em Las Ventas


O Círculo Taurino Amigos da Dinastia Bienvenida e a Associação Cultural Cecilio Muñoz Fillol promovem no próximo domingo, dia 3 de Outubro, a partir das 12h30 na Aula Cultural "António Bienvenida" da Monumental de las Ventas, Madrid, a apresentação do livro "Metafísica Taurina", de Cecilio Muñoz Fillol.
Serão oradores neste acto Fernando Claramunt López (presidente do Círculo), Rafael Cabrera Bonet (director taurino da Rádio COPE), Manuel Velasco y Ferrer (secretário da Associação Cultural) e Juan Lamarca López (vice-presidente do Círculo e antigo presidente da Monumental de Madrid).

Cristina Sánchez dedicada à moda


A matadora de toiros (retirada) Cristina Sánchez (na foto, com o marido, o também antigo toureiro português José Alexandre, actual apoderado do rejoneador Andy Cartagena), vai abrir no próximo dia 7 de Outubro a sua primeira loja de roupa da sua criação. Será no Zielo Shopping em Pozuelo de Alarcón (Madrid).
A moda de Cristina Sánchez inspira-se na temática tauromáquica e muitas das camisas e polos por si criados levam bordados da coleção Albero, obra do pintor Ramón Jesús.
Não é a primeira vez que uma toureira entra no mundo da moda. A antiga cavaleira francesa Maria Sara possui também uma linha de roupa e apetrechos de moda de sua autoria, com várias lojas abertas em Paris.

Foto D.R.

Afinal, Vitor Mendes não toureia no festival de Olivença...


Embora anunciado pela empresa, o Maestro Vitor Mendes não figura no cartel do festival do próximo dia 9 de Outubro em Olivença, organizado a favor da Santa Casa da Misericórdia local.
O elenco está composto, afinal, pelo rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza, pelos matadores "Espartaco", Enrique Ponce, "El Juli" e Alejandro Talavante e pelo novilheiro Posada de Maravillas.
Que se terá passado?...

Bento & Moura: pode haver fumo sem fogo? (II)



Avançada ontem em primeira mão pelo "Farpas Blogue", a hipótese de Rui Bento, gerente da praça do Campo Pequeno, poder vir a ser o futuro apoderado do Maestro João Moura já está a dar brado nos corredores da nossa Festa!
Estiveram praticamente dois anos de candeias às avessas, fizeram este ano as pazes num almoço em Lisboa promovido por Carlos Barreto (moço de espadas e braço-direito do cavaleiro) e desse repasto resultou o regresso de Moura ao Campo Pequeno no passado dia 26 de Agosto e ainda uma corrida extra-abono com todo o clã no próximo dia 14 de Outubro, para encerramento da temporada lisboeta.
A possível união de João Moura a Rui Bento corre há algumas semanas nos mentideros da Festa e até entre as paredes da praça do Campo Pequeno - onde o caso tem sido alvo de alguns comentários.
Um e outro mantêm um silêncio - de ouro!
Abel Correia, actual apoderado de João Moura - com quem deverá estar reunido amanhã em Monforte - recusou-se a fazer comentários ao rumor que corre há algumas semanas. Riu-se apenas quando há momentos lhe perguntámos se havia alguma veracidade na história: "Não faço nenhum comentário... a temporada ainda não acabou".
Haverá fumo sem fogo ou é um "incêndio" sem proporções e nem é preciso chamar os bombeiros?...
Aguarde-se.

Fotos João Dinis

Última Hora: agrava-se de novo estado de Noélia Mota


Segundo nos acaba de relatar Paco Duarte, o bandarilheiro português que domingo passado actuava em Marbelha na quadrilha de Ana Rita e que tem acompanhado de perto toda a situação trágica da rejoneadora espanhola Noélia Mota (21 anos), internada em Málaga em estado de coma, após grave colhida, o estado da jovem agravou-se nas últimas horas depois de lhe terem detectado um terceiro coágulo de sangue no cérebro.
A toureira continua entre a vida e a morte e as esperanças vão sendo cada vez menores.

Foto D.R.