terça-feira, 30 de novembro de 2010

Funeral do Dr. Ortigão Costa amanhã na Azambuja


O corpo do Dr. Ortigão Costa, falecido esta tarde em sua casa, aos 83 anos, estará amanhã a partir do meio-dia na Igreja de Azambuja, onde será rezada Missa às 15 horas, seguindo-se o funeral para o cemitério local.

Foto D.R.

Óptimo feriado a todos! Divirtam-se!



Ponce: orelhas e rabo esta tarde em Quito


Enrique Ponce cortou esta tarde as duas orelhas e o rabo ao primeiro toiro que enfrentou em Quito, na Feira de Jesus del Gran Poder. O público chegou mesmo a pedir o indulto do toiro, pertencente à ganadaria de Huagrahuasi Y Triana. No segundo toiro escutou palmas.
Foi uma faena de antologia do Maestro Enrique Ponce - relatam os sites espanhóis.
O diestro alternou com Morante de la Puebla (silêncio) e Curro Rodríguez, que tomou a alternativa (palmas).

Fotos Canal Sur/www.aplausos.es

Força, Miguel!


Caro Miguel,
Depois de ver o site, ou blogue, ou lá o que é, daquela gentalha, fico uma vez mais, se já não estivesse, convencido do teu falor. Só os medíocres, incompetentes e alguns mais alguma coisa que, para já, não quero dizer, têm estas atitudes que metem nojo!
Se não tivesses valor, ninguém te ligava - como não ligam aos demais... Eras um coitadinho - que é o que eles, efectivamente, são.
Não entras em esquemas perigosos, não tens papá e mamã ricos para te sustentar, não andas a presumir de empresário com o dinheiro dos outros. És um profissional do Jornalismo, um dos (muito) poucos com Carteira Profissional na comunicação taurina. Como não tens sócios no jornal, nunca foste assaltado...
Força, Miguel!

PS - já agora, para quando a obrigatoriedade de um depósito de, pelo menos, 10.000 euros na IGAC a quem quiser ser empresário? Quando comecei, no tempo da gente boa, era assim.

João Duarte

Foto D.R.

Faleceu o Dr. Ortigão Costa

O Dr. Ortigão Costa (à direita) com seu filho Sebastião e o matador José Maria Manzanares Foto D.R.

Vítima de doença prolongada, faleceu há cerca de meia hora em sua casa, na Azambuja, o Dr. Luis Jorge Roldan Ortigão Blank da Costa.
Conceituado ganadeiro, prestigiado criador de cavalos e antigo empresário da praça do Campo Pequeno, foi uma das mais carismáticas e respeitáveis figuras da nossa Tauromaquia.
À Ilustre Família enlutada, apresentamos as mais sentidas condolências.


Miguel Ángel Perera triunfador da temporada na Extremadura


O matador de toiros Miguel Ángel Perera foi distinguido pela Federación Taurina de Extremadura como máximo triunfador da temporada naquela província espanhola.
Foram ainda premiados o rejoneador Leonardo Hernández e a ganadaria de Zalduendo e atribuídas Menções Especiais aos novilheiros Manuel Larios e Rafael Cerro. Ao matador de toiros Manuel Bejarano foi outorgada a Medalha de Prata da Federação pelos seus dez anos de alternativa.
Estes troféus serão entregues no próximo mês de Fevereiro.

Foto D.R.

Gracioso perdeu a graça...


O gracioso voltou a atacar. Mas já sem a graça de outros escritos. Parece meio desesperado, procurando por tudo e por nada agradar aos que o comandam. A Cambada está de volta - e continua a dar enorme publicidade (gratuíta) ao "Farpas" e ao seu Director.
Voltamos a agradecer, reconhecidos.
Depois do "Farpas" desta 5ªfeira, damos o assunto por encerrado. Ele que continue a publicitar-nos. Nós agradecemos imenso. Aumenta - e de que maneira - o nosso ego. Não há blogue nenhum dedicado aos outros. A nós, há. Somos importantes. Existimos. Incomodamos.
O que se pode querer mais?
Obrigadinho, ó Cunha! Não páres. Continua. Força!

Fotos de Cadete "toureiro" esta semana semana na "Nova Gente"


Depois de na semana passada ter dedicado uma página à estreia nas pegas de Marco Caneira, publicando as fotos de João Dinis do jornal "Farpas", a revista "Nova Gente" (já nas bancas) volta esta semana ao tema tauromáquico, através da publicação de mais fotos cedidas pelo "Farpas", estes referentes à "actuação" do também futebolista Cadete no ano passado numa herdade da Califórnia.
A não perder!

Não adormeçam! Continuem!


Assim, sim!


Realizou-se no passado sábado, 27 de Novembro, na praça de toiros da Arruda dos Vinhos, o 1º Concurso de Cernelhas, uma organização do Grupo de Forcados Amadores da Arruda dos Vinhos que, como é do conhecimento público, não se encontra associado na ANGF (Associação Nacional de Grupos de Forcados).
Isso não impediu que quatro grupos da ANGF - Amadores do Ribatejo, da Chamusca, da Azambuja e de Alenquer - tivessem acedido ao convite e participado neste festejo.
Embora se tivesse tratado de um evento particular, com entrada livre e não de um espectáculo taurino formal, não deixa de ser louvável o facto de, finalmente, grupos associados e grupos não associados terem actuado juntos, num espírito de sã camaradagem e confraternização.
Ao contrário do que alguns pretendem, afinal há quem tenha assimilado - e bem - o "Espírito de Santarém". Em Defesa da Festa!
Assim, sim!

Tertúlia de Montemor distinguiu triunfadores



A Tertúlia de Montemor distinguiu no passado dia 19, durante um jantar no Restaurante "Nossa Senhora da Visitação", os triunfadores da temporada na sua praça de toiros.
Receberam os respectivos troféus o cavaleiro Vitor Ribeiro, o forcado João Cabral, dos Amadores de Montemor (melhor pega do ano na arena local) e a ganadaria de São Torcato, propriedade de Joaquim Alves.

Fotos Inácio Ramos Jr./Arquivo e D.R.

5ªfeira em Lisboa: "Sector 1" e Real Tertúlia distinguem ministra da Cultura


O Grupo Tauromáquico "Sector 1", em fase de reestruturação e relançamento, gerido por uma Comissão Administrativa presidida pelo Dr. António Manuel de Moraes, realiza na próxima quinta-feira, dia 2 de Dezembro, em Lisboa, o seu Jantar de Gala em que distinguirá diversas personalidades, entre as quais a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas e também Francisco Moita Flores, pelo apoio que os dois políticos têm prestado à Tauromaquia.
A este acto associou-se também a Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, que foi a primeira instituição a anunciar este ano a atribuição de um troféu à ministra Gabriela Canavilhas - o qual lhe será entregue durante o jantar.
A Gala decorrerá no Restaurante "Casa do Marquês", no Teatro Tivoli, na Avenida da Liberdade.

Foto D.R.

Ricardo Relvas lança site e faz exposição em Madrid

Ricardo Relvas com o matador Ricardo Chibanga
na corrida de encerramento da temporada
no Cartaxo (1 de Novembro) Foto D.R.

O nosso correspondente em Espanha, Ricardo Relvas - actualmente em Portugal, onde será distinguido no próximo dia 7 de Dezembro na Gala do "Latiníssimo" em Santarém, com o troféu "Repórter/Internacional" - prepara o lançamento do seu site (www.elredondel.es, ainda em fase de preparação) e vai fazer no início do ano uma exposição fotográfica na Casa del Reloj, em Arganzuela (Madrid), o antigo matadouro, agora um espaço cultural e de eventos.

Jantar de Natal do Grupo de Forcados de Lisboa no dia 11

Foto de grupo no final do recente Passeio a Cavalo dos Amadores de Lisboa - não perca a reportagem esta quinta-feira no "Farpas"! Foto D.R.

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa realiza no próximo dia 11 de Dezembro o seu tradicional Jantar de Natal, no Páteo Alfacinha, em Lisboa, como manda a tradição.Como sempre, também, às 16 horas haverá uma romaria ao Cemitério do Lumiar para prestar homenagem ao histórico fundador do grupo, Nuno Salvação Barreto. Segue-se uma missa, às 19 horas, na Igreja da Memória, na Ajuda e depois o jantar.

Gala Toiro/"Latiníssimo" dia 7 de Dezembro em Santarém



Ponce inédito em Lima...


Depois da impressionante voltareta que sofreu domingo passado quando lidava o primeiro toiro da tarde na quarta corrida da Feira de Lima, no Perú, o Maestro Enrique Ponce passou pela enfermaria, com um "rasgão" na perna e viu-se obrigado a regressar à arena sem as calças do traje de luces, antes envergando os "pantalones" que a imagem (publicada no site "mundotoro.com") documenta.
Em declarações à imprensa, Ponce referiu que "foi a primeira vez que toureei com umas calças assim, mas quando estás diante do toiro nem te lembras disso, nem dás importância a isso".
O Maestro cortou em Lima, no domingo, a única orelha da tarde, numa corrida em que também "El Fandi" sofreu uma cornada - de que está a recuperar favoravelmente, segundo informam os sites taurinos espanhóis.

Foto www.mundotoro.com

Paco Velásquez sofre acidente e adia debute com cavalos no México


O novilheiro português Paco Velásquez sofreu um aparatoso acidente domingo passado quando participava num embarque de toiros na herdade da ganadaria Espírito Santo, no México, o que o obriga a adiar o debute com picadores, agendado para o final deste mês em Puerto Vallarta, conforme fora anunciado. Ficará adiado para Dezembro ou Janeiro, informa o jovem diestro em comunicado enviado hoje à imprensa.
Paco encontrava-se a cavalo quando um dos toiros investiu contra a sua montada, provocando a queda de ambos. Viveram-se momentos de pânico. O jovem novilheiro encontra-se já a recuperar deste acidente, de que resultaram ferimentos no braço esquerdo e na cara, devendo permanecer uma semana em repouso.
Ao promissor toureiro de Riachos (Golegã) desejamos rápido restabelecimento.

Foto D.R.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Já pode ter a sua "Agenda Taurina 2011"!



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Foi oficialmente apresentada no passado dia 24 na Casa del Reloj, em Arganzuela (Madrid) a "Agenda Taurina 2011",  de Vidal Perez, este ano dedicada à cidade francesa de Nimes e à sua praça de toiros - entre outros temas.
Digna de figurar na biblioteca de qualquer aficionado, mais que uma agenda, é uma verdadeira enciclopédia e um excelente manual de consulta para quem gosta da Festa Brava.
Presentes no acto de lançamento (foto de cima), Maria Dolores Navarro Ruiz, presidente do distrito de Arganzuela, Daniel Jean Valade, alcaide de Nimes, Cipriano Hernández, alcaide de Bejar (Salamanca), o jornalista Benjamin Remacha, o ganadeiro Victoriano del Rio e Bruno Delaye, embaixador de França em Espanha, entre outros.
Os interessados em ter a agenda podem contactar e pedi-la pelo telem. 0034.629501713 ou pelo mail info@templesl.com.

Foto Ricardo Relvas


Madrid: Aparício quer mano-a-mano com Morante



Pepe Luis Segura, novo apoderado do matador Júlio Aparício, anunciou hoje à agência EFE que vai propor à empresa "Taurodelta" um mano-a-mano com Morante de la Puebla (foto da esquerda) para a reaparição do diestro em Las Ventas, Madrid, na próxima Feira de Santo Isidro.
A intenção de Aparício é voltar a Madrid "em grande" depois da gravíssima cornada que ali sofreu em 21 de Maio (foto de cima).
"O regresso de Aparício será um acontecimento, algo muito esperado por todo o mundo. Para que se cumpra como algo muito importante, penso propor à empresa que nesse dia se anuncie com Morante, outro grande" - justifica Pepe Luis Segura.

Fotos D.R.

Tertúlia Aeminium (Coimbra) distingue figuras da Tauromaquia


A Tertúlia Aeminium, de Coimbra, distinguiu, pelo segundo ano consecutivo, diversas figuras da Tauromaquia, fazendo no próximo sábado, 4 de Dezembro, a entrega destes troféus.
Os galardoados foram:
Prémio Prestígio/Cidadão do Mundo: atribuído a José Samuel Lupi, Mário Coelho, Simão Comenda e Vasco Lucas - qualquer dos quatro ultrapassaram as nossas fronteiras com a sua arte e o seu saber, sendo reconhecidos em todo o mundo taurino.
Prémio Carreira e Cultura: Paulo Caetano - pelos trinta anos de toureio e por ter dado à estampa mais um livro, dando assim um contributo mais para o enriquecimento da Cultura Taurina no nosso País.
Prémio Imprensa: Rádio Portalegre - pela qualidade, longevidade e isenção em defesa da Festa.
Prémio Carreira: José Luis Gomes (ex-cabo dos Amadores de Lisboa) e Fernando Coelho (cabo dos Amadores de Portalegre) - pelos anos dedicados aos grupos que capitanearam; o primeiro com a suprema dificuldade de substituir Nuno Salvação Barreto; e o segundo, pela forma honrada e valente com que reagiu aos momentos dramáticos que o seu grupo viveu.
Prémio Aficion e Amizade: Eduardo Arimateia - por poucos serem tão assíduos como ele às corridas de toiros e nenhum calibrar como ele o peso da palavra amizade.
Prémio Altruismo: Paulo Florentino (Forcados Amadores de Arronches) - pelo seu acto de coragem e altruismo ao pôr a sua integridade física em risco para defender a cavaleira Noélia Mota, que se encontrava inanimada na arena, honrando assim a figura do forcado no mundo.

Foto João Dinis

Franceses experimentam nova "puya"



Entre outros projectos apresentados em França pela União das Cidades Taurinas está esta nova "puya", inventada por Alain Bonijol, menos destrutiva e mais certeira, que será experimentada na próxima temporada e foi já usada por picadores em sessões à porta fechada.
Se os resultados da experiência forem positivos, a União das Cidades Taurinas alterará o regulamento no que respeita à sorte de picar.

Fotos D.R.

Ana Batista no livro "Profissões" de Mário Galiano



Ana Batista foi a figura do toureio eleita pelo famoso fotógrafo Mário Galiano, que entre variadas profissões inclui também a de cavaleiro tauromáquico no seu livro que este noite é lançado em Lisboa, no Museu do Oriente, junto às docas de Alcântara.
O livro intitula-se precisamente "Profissões" e no acto de lançamento é também inaugurada uma exposição de fotografias das personagens que o autor escolheu para a sua obra.

Fotos Mário Galiano/"Profissões"

Noélia Mota recebe troféu


Ainda em fase de recuperação do grave acidente sofrido em Setembro em Marbelha, a cavaleira espanhola Noélia Mota já foi autorizada pelos médicos, bem mais cedo do que estava previsto, a montar. E na semana passada esteve presente no acto de entrega de prémios da Peña Taurina de Villacañas, onde recebeu o troféu "melhor rejoneador da temporada" pela sua faena realizada em 11 de Agosto a um toiro da ganadaria de Pilar Población, a que cortou as duas orelhas.
Na categoria de matador de toiros, foi distinguido Miguel Abellán (à esquerda) pela sua actuação no dia 10 de Agosto, com um toiro de El Sierro, tendo saído em ombros pela porta grande.

Foto José Luis Graci

António Vaz Antunes premiado em Espanha


O cavaleiro praticante António Vaz Antunes foi na semana passada premiado pela Peña Taurina Jadraqueña com o troféu de triunfador da Feira del Cristo de Jadraque (Espanha), realizada em Setembro.
O acto decorreu no restaurante local "La Palma" e na altura foram ainda distinguidos, pelas suas trajectórias, os matadores de toiros Juan Mora e Fernando Robleño.

Foto D.R.

Vila Franca homenageou Catalunha



Vila Franca de Xira prestou sexta-feira passada significativa homenagem à aficion da Catalunha.
A festa começou com uma tenta no Cabo em que participaram Serafín Marín (na foto de baixo), António João Ferreira (que substituiu o anunciado Vitor Mendes, ausente em Quito, no Equador, onde participará num festival) e Nuno Casquinha.
À noite teve lugar um debate no auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira com a participação dos matadores Joaquim Bernardó e Serafín Marin, com moderação a cargo do director da revista "Novo Burladero", João Queiroz (foto de cima).

Fotos Clemente Guerreiro

Cavaleiro Vitor Ribeiro promove campanha solidária. Vamos todos apoiar!


Sem Fortinho vai ser mais chato...

Com o Fortinho e a Cristina no "Você na TV" da TVI - onde vamos em breve voltar!

Miguel Alvarenga - Bom dia a todos. Depois da atribulada semana e da comemoração, sexta-feira, dos 18 anos da minha princesa Maria Ana, cumpri mais um divertido fim-de-semana no Linhó, com mais frio que nunca e agora com o Fortinho quase de partida. Termina no próximo fim-de-semana a sua pena, após vários fins-de-semana de extraordinário convívio (não faltou uma vez!) e já com uma amizade sólida que ficará para sempre.
Vai ser mais chato o Linhó sem o nosso cantor. Mas é mesmo assim: uns vão, outro vêm! A casa está animada e a nova malta é fixe. Já sou um dos veteranos e não há meio de me "expulsarem"...
Inicio mais uma semana de trabalho, com dias que vão ser repartidos entre Lisboa e a cidade-museu. O tempo não está p'ra Vespas - é pena!
O "Farpas" de 5ª feira está o máximo! - ficam já avisados.
Uma óptima semana para todos!

Foto Rita Barreiros/Arquivo

"Farpas" presta homenagem à Marquesa da Graciosa

Os Marqueses da Graciosa na "antiga" Feira da Golegã


João Cortesão presta esta quinta-feira no semanário "Farpas" homenagem à Marquesa da Graciosa, recentemente falecida.
"A história de uma grande Senhora" - a não perder, "p'ra que a terra não esqueça!".

Fotos D.R.

Ganadaria Palha em Madrid


A ganadaria Palha volta a lidar este ano um curro de toiros em Las Ventas, Madrid, pela Feira de Santo Isidro.
Segundo o empresário Martínez Uranga, já estão compradas 40 corridas de toiros para a temporada madrilena, entre as quais a de Palha, mas também de Victoriano del Rio, Nuñez del Cuvillo, Puerto de San Lorenzo, Alcurrucén, Garcigrande e Partido de Resina.

Foto D.R.

Ventura estreou novos cavalos em festival


Diego Ventura estreou no sábado dois novos cavalos no festival que se realizou em Carmona (Espanha) numa praça coberta instalada no recinto da Feira Internacional do Cavalo de Carmona.
Ventura, que no próximo dia 20 ruma ao México para cumprir até Março a sua primeira campanha naquele país, cortou duas orelhas e um rabo, numa tarde em que se homenageou o Maestro Ortega Cano e em que o matador Daniel Luque conquistou o maior êxito ao indultar um novilho de Torreherberos.
Completaram o cartel os diestros Finito de Córdoba (orelha), Juan José Padilla (duas orelhas e rabo), Salvador Vega (duas orelhas e rabo) e o novilheiro Rafael Cerro (orelha). O novilho sobrero foi lidado no final por todos os participantes.

Foto Carlos Nuñez

"El Fandi" e Ponce colhidos em Lima



"El Fandi" sofreu ontem em Lima (Perú) uma cornada superficial (não grave) de duas trajectórias durante a quarta corrida da Feira Taurina local, um espectáculo onde também Enrique Ponce sofreu aparatosa voltareta, este sem consequências de maior.
Lidaram-se toiros de La Ahumada e Ponce cortou a única orelha da tarde no seu primeiro, escutando silêncio no segundo; "El Fandi" foi silenciado em ambor; e Miguel Ángel Perera escutou ovação no primeiro toiro e silêncio no segundo.
Foi mais uma tarde de sustos que propriamente de triunfos...

Fotos "tauromaquia.com"

"Ex" de Ana Batista na equipa de Brito Paes


Francisco Penedo, o empresário do Sobral de Monte Agraço que na temporada passada dirigiu com Pessoa de Carvalho a carreira de Ana Batista, passou agora a integrar a equipa de apoderamento de António Maria Brito Paes, lado-a-lado com Américo Manadas.

Fotos D.R. e M. Alvarenga

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Belmonte" regressa à quadrilha de Rui Fernandes


João Prates "Belmonte" é o substituto de Hugo Silva na quadrilha do cavaleiro Rui Fernandes - acaba de anunciar o apoderado Inácio Ramos Júnior.
"Belmonte" regressa desta feita à equipa do cavaleiro da Charneca da Caparica, depois de já lá ter "militado" nas temporadas de 2004, 2005 e 2006.
Nos dias em que estiver livre, informa ainda o apoderado, sairá também com a cavaleira praticante Isabel Ramos.

Foto D.R.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Frente de Acção Pró Taurina elege triunfadores da temporada


A Frente de Acção Pró Taurina, louvável movimento desencadeado na rede social Facebook, divulgou hoje a lista de triunfadores da temporada, eleitos por votação dos seus seguidores:
Prémio Defesa da Tauromaquia - Moita Flores, Gabriela Canavilhas e Elísio Summavielle.
Melhor cavaleiro - João Salgueiro.
Melhor cavaleiro praticante - Tomás Pinto.
Melhor matador - Luis Vital "Procuna".
Melhor ganadaria - Murteira Grave.
Melhor grupo de forcados - Amadores de Vila Franca de Xira.
Melhor pega - António Alfacinha (Grupo de Évora) a 16 de Maio em Évora.
Melhor empresa - "Aplaudir" (João Pedro Bolota).

Angra: Câmara financia Tertúlia com 150 mil euros para organizar Sanjoaninas!


Apesar da oferta do empresário tauromáquico João Duarte (residente há alguns anos na Ilha Terceira) para organizar as corridas de toiros das festas Sanjoaninas em 2011 sem qualquer patrocínio da autarquia, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, presidida por Andreia Cardoso, preferiu entregar a "empreitada" à Tertúlia Tauromáquica Terceirense... concedendo-lhe um apoio financeiro de 150 mil euros.
O protocolo - e o momento da sua assinatura - foi hoje divulgado no site oficial da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Instado a comentar, João Duarte limitou-se a dizer: "Lamento que a Câmara não tenha optado por uma proposta que não lhe custava um cêntimo. Presumo que esteja cheia de dinheiro. Desejo felicidades à organização da Tertúlia. E reafirmo o que disse há dois anos numa entrevista ao jornal 'Farpas' - com o dinheiro dos outros, qualquer um é empresário. O mais difícil é sê-lo com o nosso investimento e risco próprio...".

Andreia Cardoso, presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, assinando o protocolo com Arlindo Teles (à esquerda),
presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Foto site oficial da CM de Angra
Empresário João Duarte ofereceu-se
para organizar as Sanjoaninas
sem receber um cêntimo da Câmara...
Foto D.R.


Acredite quando ler no "Farpas"! Mai nada...

"Farpas" - edição do passado dia 21 de Outubro


21 de Outubro, jornal "Farpas" - "Paulo Pessoa de Carvalho decidiu dar por terminada a relação de apoderamento que mantinha com a cavaleira Ana Batista - confirmou o próprio ao nosso jornal, embora não o tenha ainda anunciado oficialmente".

22 de Outubro (dia seguinte), comunicado de Paulo Pessoa de Carvalho dado à estampa em todos os sites e restante imprensa taurina - "Relativamente a rumores sobre ter chegado ao fim o apoderamento que ligava a cavaleira tauromáquica ao seu apoderado, venho aqui esclarecer que as mesmas não passam de especulações (...) A Ana Batista tem a sua carreira gerida por uma equipa e não apenas por um apoderado, equipa essa constituída pelo Paulo Pessoa de Carvalho e este ano também pelo senhor Francisco Penedo. (...) Isto para dizer que a equipa se mantém e nada mudou. (...).

28 de Outubro, Miguel Alvarenga na secção 'farpas' do jornal "Farpas" - "Quanto ao comunicado de Paulo Pessoa de Carvalho - nem merece comentários. O 'Farpas' não é um jornal de doidos. Não acordei um dia e apeteceu-me escrever que eles nos tinha dito que 'estava cheio do apoderamento' (...) e que "acabava o apoderamento' (...) Não é tolerável que tenha vindo a público, quinta-feira passada, procurando desmentir a notícia avançada nesse dia pelo nosso jornal. Melhor dizendo: procurando desmentir-se a ele própripo, porque o que está escrito na nossa última edição são palavras suas... não do jornal".

Semana passada, comunicado da empresa "Toiros & Cultura" (de Paulo Pessoa de Carvalho), dado à estampa em todos os sites da especialidade - "Francisco Penedo, que durante a temporada agora finda fez parte da equipa de cavaleira de Salvaterra, termina as suas funções por motivos de ordem profissional".

Hoje, comunicado da empresa "Toiros & Cultura" - "Vimos comunicar que a partir de hoje foi acordado que o apoderamento da cavaleira Ana Batista deixa de estar a cargo de Paulo Pessoa de Carvalhp, que entendeu em conjunto com a cavaleira deixar de continuar a gerir a sua carreira. Este virar de página foi acordado e aceite como o final de um ciclo, sendo que por estas questões profissionais a relação que os unia não pode continuar. A nova equipa que irá gerir os destinos da cavaleira será a mesma que o fez anteriormente a Paulo Pessoa de Carvalho, ou seja, a partir de agora será a dupla Maurício do Vale e José Luis Gomes que irão gerir o percurso profissional da cavaleira de Salvaterra. É uma passagem de testemunho pacífica e natural, que tem como único objectivo a continuação de uma carreira de triunfo e sucesso que a cavaleira merece".

Moral da história - O "Farpas" avançou em 21 de Outubro, há mais de um mês, a notícia que Paulo Pessoa de Carvalho se apressou a desmentir (apesar de ter sido ele quem nos deu a novidade, na altura) e que mais de um mês depois veio, afinal, confirmar. Havia, de facto, fumo. E havia, na verdade, fogo.

Moral da história (II) - Apesar dos que querem fazer crer o contrário, caro aficionado, continue a acreditar quando ler no "Farpas". Somos profisissionais. Não andamos aqui a brincar e a fazer comédia. Como os outros. Como a Cambada. Mai nada!...


terça-feira, 23 de novembro de 2010