"El Diablito": descubram quem é...


Miguel Alvarenga - Há que reconhecer que foi genial (ou genialita) a ideia de esconder um cronista atrás do pseudónimo "El Diablo", por forma a criar mais expectativa e ajudar a promover o novo blog "Sortes de Gaiola", lançado na semana passada pelo nosso querido amigo Cortesão.
O meio taurino que frequenta a internet não anda propriamente de cabelos em pé à procura de descobrir quem é o misterioso cronista. Nem os mil visitantes das primeiras 24 horas se incomodam assim tanto em saber quem será ele. A net é um bluff onde apenas alguns "viajam". Não tantos como se imagina e muitos menos dos que se apregoam... Mas...
Até hoje, "El Diablito" não entrou ainda em polémicas acesas que valham a pena ou dêm que falar na "estratosfera" taurina nacional. Escreveu umas coisas, tomou determinadas posições, criticou amavelmente alguns factos.
Não tem a altura que anunciou, tem bem mais cabelo do que disse e só bate certa a insinuação da barriguita. O blog oferece dois bilhetes para a Plaza México a quem descobrir quem é o rapaz. Mas as viagens são por conta do descobridor.
O "Farpas Blogue" sabe perfeitamente quem é "El Diablito" - conhecemos a escrita, sabemos que tem as opiniões que veio tornar públicas e nas quais acabou por se "destapar". Só não dizemos quem é para não estragar a gracinha do novo blog. Vamos respeitar o mistério. Embora sejamos contra quem se esconde atrás de pseudónimos. Nós, aqui no "Farpas", nunca nos escondemos. Demos sempre a cara. E mesmo quando um artigo foi escrito por um "pseudónimo-maníaco", eu próprio assumi a sua autoria e por isso paguei com os costados um ano e duas semanas no Linhó - lembram-se?
O caso de "El Diablito" não dá nem deixa de dar que falar. Mas serve para promover o blog do nosso querido Cortesão. Por isso não lhe vamos estragar a festa. A não ser que...

"Caso Cabrela": novo episódio


Luis Estrela, o aficionado citado no comunicado de Pedro Alféloa como eventual organizador do espectáculo taurino agendado para 13 de Agosto em Cabrela (Montemor-o-Novo), de que parte da receita reverteria a favor dos tratamentos do popular aficionado Pedro Medina Teixeira "Bola 7" e que acabou por ser cancelado, provocando alguma polémica no meio taurino, veio agora a público, através do esclarecimento que a seguir publicamos na íntegra, informar que nunca foi responsável pelo evento, desmentindo desta forma a versão anteriormente dada à estampa pelo antigo forcado Pedro Alféloa. A polémica, pelos vistos, soma e segue, mesmo sem tourada em Cabrela... Na foto, enviada há duas semanas aos orgãos de comunicação social por Alféloa, um dos toiros da ganadaria Conde Arriaga que se iriam lidar em Cabrela.


Caros aficionados, venho por este meio esclarecer que não sou, nem nunca fui, responsável pelo "Evento",simplesmente ajudei o Pedro Alféloa, que queria montar uma corrida de caridade, a arranjar o espaço para a poder realizar, que segundo o mesmo me disse seria um evento para caridade e eu, no meu bom senso e sendo um aficionado, entendi por bem tentar arranjar o espaço para o "Evento", inclusivé levei o Pedro à presença do meu avô na boa fé, para pedir ao mesmo se poderia ceder o espaço para fazer a corrida e que a mesma seria de beneficência,ao que o meu avô e grande aficionado respondeu prontamente de forma positiva e com grande gosto pela iniciativa dado que seria para beneficiência.
A minha participação neste evento unicamente se prendia no facto de ajudar de boa fé a encontrar um local para o evento, que seria de caracter de beneficência. Nunca desenvolvi nenhum contacto ou relações no sentido de organizar ou contratar alguém ou alguma coisa em relação ao evento em questão. Sinto-me muito triste por ver o meu nome e o da minha familia envolvidos nesta polémica, sendo que sempre agimos de boa fé. Com os melhores cumprimentos e sempre ao dispôr da Festa Brava.

Luís Estrela

Foto D.R.

Rui Fernandes em corrida mista em Cabeza La Vaca



Rui Fernandes actua como único cavaleiro no próximo dia 9 de Julho na corrida mista que se efectua em Cabeza la Vaca, na província de Badajoz e em que participam também os matadores de toiros Francisco Rivera Ordoñez "Paquirri" e Ambel Posada.
O cavaleiro da Charneca da Caparica, grande triunfador da corrida de domingo passado em Alcácer, actua amanhã à noite em Vila Franca de Xira na primeira corrida do Colete Encarnado, com transmissão directa pela RTP.

Foto D.R.

"Furacão" esta noite no C. Pequeno: Ventura já está em Lisboa


Chegou há momentos a Lisboa o rejoneador Diego Ventura, que esta noite toureia pela segunda vez esta temporada na Monumental do Campo Pequeno. O "furacão" descansa no Hotel Alif, próximo da praça de toiros, enquanto os seus apoderados e a quadrilha se preparam para participar no sorteio dos toiros de Dª Maria Guiomar Moura que já se encontram nos curros da praça e que, como anteriormente noticiámos, têm todos pesos acima dos 500 quilos.
A corrida desta noite, com início às 22 horas (não transmitida pela televisão) traz Ventura de volta à primeira praça do país em competição com o veterano Rui Salvador e o jovem Francisco Palha, pupilo do rejoneador luso-espanhol. Pegam os grupos de forcados de Santarém e de Évora, comandados respectivamente por Diogo Sepúlveda e Bernardo Patinhas.

Fotos D.R.

Toiros de Manuel Dias para Santo António das Areias


Lidam-se no próximo sábado, dia 2, em Santo António das Areias seis toiros da ganadaria de Manuel Dias (origem Santiago Domecq). O espectáculo inicia-se às 21h30 e segundo a empresa "Aplaudir" o embiente "é magnífico para assistir à competição entre seis jovens cavaleiros que disputam um prémio para a melhor lide e três grupos de forcados que também disputam um troféu para a melhor pega.

Fotos D.R.


Hoje no C. Pequeno: toiros acima dos 500 quilos


Pesam todos mais de 500 quilos os 8 toiros (6 que serão lidados e 2 sobreros) da ganadaria de Dª Maria Guiomar Cortes de Moura que já se encontram nos curros da praça do Campo Pequeno - para a corrida desta noite.
Os pesos, anunciados pela empresa, são de 588, 580, 564, 590, 554, 598, 564 e 594 quilos.
Serão lidados pelos cavaleiros Rui Salvador, Diego Ventura e Francisco Palha e pegados pelos grupos de forcados de Santarém e de Évora.

Foto D.R.

Rui Salvador: cavaleiro dos "ferros impossíveis" esta noite em Lisboa



Rui Salvador, protagonista de brilhante carreira de 27 anos nas arenas, há muito referenciado como o toureiro dos "ferros impossíveis" que faz parar corações, é o cabeça de cartaz da grande corrida de toiros que esta noite tem lugar no Campo Pequeno a partir das 22 horas.
O toureiro de Tomar vem a Lisboa competir com o "furacão" Ventura e o jovem Francisco Palha, frente a toiros de Dª Maria Guiomar Moura. Pegam hoje no C. Pequeno os grupos de forcados Amadores de Santarém e de Évora, estes últimos depois do grande triunfo obtido ontem à noite na arena da sua cidade.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Ventura e Palha na "Flash"



Os cavaleiros Diego Ventura e Francisco Palha protagonistas de uma grande reportagem na edição desta semana da revista "Flash", já nas bancas.
Ambos participam este noite no Campo Pequeno na Grande Corrida "Flash", repartindo cartel com Rui Salvador e os Forcados de Santarém e Évora.
Os toiros pertencem a Dª Maria Guiomar Moura.

Fotos D.R.

Manolo Carmona morre em Sevilha aos 86 anos


Vítima de prolongada doença, faleceu ontem em Sevilha o antigo matador de toiros Manolo Carmona. Tinha 86 anos e esteve em actividade durante dez anos, triunfando em praças importantes como Madrid e Sevilha, passando depois a bandarilheiro, qualidade em que integrou a quadrilha de inúmeras figuras do toureio, como Manolo Vásquez, António Ordoñez, Diego Puerta, Rafael de Paula e Luis Francisco "Esplá", entre outros. Nos últimos anos esteve ligado ao mundo do apoderamento, como vedor de toiros do apoderado Pepe Luis Segura.
Carmona recebeu a alternativa de matador de toiros na Real Maestranza de Sevilha em 9 de Abril de 1950, apadrinhado por Paquito Muñoz, com o testemunho de Rafael Ortega, confirmando-a em Las Ventas em 25 de Março do ano seguinte, tendo sofrido grave cornada no seu segundo toiro.
Manolo Carmona Bazán será cremado amanhã no cemitério de La Algaba, Sevilha.

Foto D.R.

Ana Rita em Marbelha



A cavaleira Ana Rita é a única presença portuguesa na anunciada temporada de Verão na praça de toiros espanhola de Marbelha.
Actuará mano-a-mano com a rejoneadora Lea Vicens no próximo dia 24 de Julho, fernte a toiros da ganadaria de Peralta.

Fotos D.R.

Arena D'Évora é verde no dia 23!


Foi ontem anunciada em Évora a Corrida de Toiros Sportinguista que terá lugar na noite do próximo dia 23 (21h30) com cartel formado pelos cavaleiros Rui Salvador, Vitor Ribeiro, Ana Batista e os praticantes Soller Garcia, Salgueiro da Costa e Mateus Prieto.
Pegam os Forcados Amadores de Montemor e Amadores de Évora e lidam-se seis toiros de Fernandes de Castro.

"Sete Maravilhas da Gastronomia": Salgueiro apadrinha Sopa da Pedra



O cavaleiro João Salgueiro é o padrinho da candidatura da Sopa da Pedra (iguaria especialidade de Almeirim) no concurso "Sete Maravilhas da Gastronomia" - informa hoje o site www.touroeouro.com.

Fotos D.R.

15 de Agosto nas Caldas: Forcados de Santarém no cartel


Embora por lapso não tenha sido noticiado no "Roteiro" da edição de hoje do "Farpas", informamos que o Grupo de Forcados Amadores de Santarém também integra o cartel da tradicional corrida de 15 de Agosto (início às 18 horas) nas Caldas da Rainha, em competição com os Amadores das Caldas.
A corrida é de homenagem à memória de Manuel dos Santos e o cartel é formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos e pelo matador Vitor Mendes, como único espada. Lidam-se seis toiros da ganadaria Coimbra.

Foto João Dinis

Pablo recebeu em Badajoz prémio do Club Taurino do ano passado


Pablo Hermoso de Mendoza recebeu em Badajoz o XVII Troféu "Gregório Moreno Pidal" atribuído pelo Club Taurino Extremeño, que o consagra como melhor rejoneador da Feira de S. Juan de 2010.
O prémio foi entregue pelo presidente do Club Taurino, Dr. Carlos Franco.
Recorde-se que este ano e apesar da apoteótica saída em ombros de Ventura, após cortar quatro orelhas, o Club Taurino Extremeño deixou deserto o troféu para o melhor rejoneador do certame...

Foto M. Cáceres

Caetano brilhou ontem em Évora


Cheia a Arena D'Évora, ontem à noite, na tradicional corrida de S. Pedro. Toiros duros da Herdade de Pégoras e duas grandes actuações de Luis Rouxinol (na primeira parte) e de João Moura Caetano, na foto (na segunda parte da corrida), que reafirmou o grande momento que atravessa.
Destaque para as lides de todos os cavaleiros, nomeadamente Joaquim Bastinhas e António Telles (os veteranos continuam em alta) e para o jovem Tiago Carreiras, que fechou a noite com chave de ouro. Mais irregular andou Pedro Salvador. Pegas em solitário pelos Amadores de Évora, em noite de consagração para o grupo de Bernardo Patinhas.

Foto P. Batalha/Arquivo

Moura na Feira de Calatayud



João Moura Júnior actuará no dia 15 de Agosto na corrida de rejoneio da Feira de Calatayud, em Espanha.
Os toiros são de António Arribas e com o cavaleiro de Monforte formam cartel os rejoneadores Fermín Bohórquez e Curro Bedoya.

Foto D.R.

Ventura em festival de figuras em Almonte



Diego Ventura - que esta noite regressa ao Campo Pequeno em competição com Rui Salvador e Francisco Palha, na lide de toiros de Dª Maria Guiomar Moura - actuará como único rejoneador na próxima segunda-feira, 4 de Julho, em Almonte num Festival de Figuras a favor da Caritas e da Associação de Alzheimer.
Na lide a pé, os matadores Francisco Ruiz Miguel, Victor Puerto, Francisco Rivera "Paquirri", "El Cid", Daniel Luque e o novilheiro Emílio Martín.
Na foto, Ventura domingo passado em Badajoz, onde obteve apoteótico triunfo cortando quatro orelhas.

Foto Carlos Nuñez

António D'Almeida na Feira de Arévalo



O cavaleiro António D'Almeida actuará na corrida de rejoneio da Feira de San Victorino, em Arévalo (Espanha) no próximo dia 5 de Julho.
Reparte cartel com Pablo Hermoso de Mendoza e Leonardo Hernández, frente a toiros de Luis Terrón.

Foto Rodrigo Tendeiro

Pablo cortou orelha ontem em Zamora


Pablo Hermoso de Mendoza cortou uma orelha no primeiro toiro e foi silenciado no segundo, na corrida mista que se realizou ontem em Zamora.
Teve por alternantes os matadores Leandro (ovação e duas orelhas) e Alejandro Talavante (silêncio e palmas).

Foto www.palblohermoso.net