domingo, 31 de julho de 2011

"Aficcion" promove corrida do Campo Pequeno


Depois de na semana passada ter disponibilizado à "Aplaudir" o seu camion TIR para publicitar o regresso do "furacão" Ventura ao Montijo, o empresário António Nunes ("Aficcion") informou-nos hoje que vai colocar ao serviço da Sociedade Campo Pequeno todos os seus inovadores meios publicitários para promover a corrida que no próximo dia 11 de Agosto se vai realizar em Lisboa, com cartel formado pelos cavaleiros Rui Salvador, Tito Semedo e Duarte Pinto, os matadores Luis "Procuna", António João Ferreira e Nuno Casquinha e o novilheiro Tiago Santos.
Nunes promete surpreender com uma mega campanha de marketing como nunca se viu em torno de uma corrida na capital.

Fotos D.R.

Mais um capítulo: polémica "Cachapim/Prieto"...


Novo e último mail recebido do empresário José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" em resposta às declarações de Mário Prieto (irmão do cavaleiro tauromáquico Mateus Prieto) dadas hoje à estampa neste blogue. Soma e segue o folhetim iniciado na semana passada na corrida de Évora:


Se tivesse mentido pintava a minha cara de preto. E se induzisse os meus filhos a mentir, porque eles não mentem, tinha vergonha e teria dificuldade em encará-los. As acções e a falta à verdade ficam na consciência de cada um. Por mim, assunto encerrado, porque sei onde estava, fui visto e os outros também foram vistos, havia meia praça de
distância .
Conversas não as houve, por isso ficamos por aqui.
Para confirmar que não minto, as pessoas que vejam no site "solesombra" a fotografia nº 7 (galeria referente à corrida do passado dia 22 em Évora): na primeira fila ao lado da porta dos cavaleiros, onde está o capote de passeio, estão a mãe e a irmã do cavaleiro Prieto, para verem quanto sou mentiroso. A mentira tem perna curta.....

Ferreira Paulo "Cachapim"

Foto D.R.

Mulher venceu os "machos" em Las Ventas!



Quem disse que elas eram o "sexo fraco" enganou-se... mais uma vez. A jovem toureira Conchi Rios (de Murcia) acaba de ser declarada vencedora do ciclo de novilhadas nocturnas celebrado neste mês de Julho na Monumental de Madrid.
A toureira, que debutou em Las Ventas depois de uma cornada sofrida em França, cortou duas orelhas e saíu em ombros pela "porta grande" na noite da sua estreia na mais importante praça de toiros do mundo.
Como prémio, a empresa contratou-a já para a Feira de Outono.

Fotos D.R. e opinionytoros,com

Francisco Palha pela "porta grande" em La Roda


Mais um triunfo do cavaleiro Francisco Palha esta tarde em La Roda (Albacete, Espanha), tendo cortado uma orelha no primeiro toiro e outra no segundo, com forte bronca à presidência por não lhe ter concedido a segunda. O público premiou-o com duas voltas ao ruedo.
Alternou com Fermín Bohórquez (duas orelhas e ovação) e "El Cartagenero" (duas orelhas e uma orelha). Todos sairam em ombros pela "porta grande".
Os toiros pertenciam à ganadaria de Jaralta.

Foto João Dinis/Arquivo

Marco José (hospitalizado) perde cavalo-craque hoje na Freixianda


Marco José perdeu hoje um dos seu cavalos craques, o "Talismã" (de seu ferro), que teve que ser abatido depois de partir uma pata, vítima de colhida na corrida que esta tarde se realizou na Freixianda (Abiúl) - noticiou Marco Gomes há momentos em directo no programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre.
O toureiro está ainda em observação no Hospital de Leiria, mas não sofreu nenhuma lesão grave, tudo levando a crer que terá apenas um problema muscular.
Marco José obtivera ontem um êxito grandioso na corrida realizada em Tavira, no Algarve.
Nesta hora difícil, desejamos rápido restabelecimento a Marco José.

Foto D.R.

Beaucaire: Padilla hospitalizado, Aguilar volta ao ruedo e corta orelha


Juan José Padilla não lidou o seu segundo toiro esta tarde em Beaucaire, França, em virtude de se ter lesionado num dedo da mão esquerda. O toureiro foi observado na enfermaria da praça e transferido para um centro hospitalar.
Alberto Aguilar, também ferido (nos testítculos) durante a lide do seu primeiro toiro, regressou à arena para lidar o seu segundo toiro, cortando a única orelha da tarde.
Serafín Marín foi aplaudido nos dois toiros e silenciado no que lidou em lugar de Padilla.

Foto D.R.

As mordidelas e outras estórias: não perca Alvarenga hoje na R. Portalegre!


Não perca as polémicas opiniões de Miguel Alvarenga sobre a tão discutida corrida de sexta-feira no Montijo, esta noite no programa taurino mais ouvido do país, o "3 Tércios" da Rádio Portalegre, no ar entre as 22 e as 23 horas e que pode ser ouvido nas frequências 100.5 FM ou 104.5 FM ou pela internet em www.radioportalegre.pt

Foto João Dinis

Pablo Hermoso sem orelhas hoje em Santander


Pablo Hermoso de Mendoza rubricou esta tarde duas excelentes actuações em Santander, mas em ambos os toiros de Carmen Lorenzo falhou com o rojão de morte, perdendo assim as orelhas. Foi silenciado no primeiro toiro e ovacionado no segundo.
Igual "sorte" tiveram os matadores que com ele alternaram: Talavante foi silenciado no primeiro e aplaudido no segundo e Daniel Luque foi silenciado em ambos. Os diestros lidaram toiros de Román Sorando e a praça registou uma enchente.

Fotos www.pablohermoso.net

Guarany sofre colhida em Espanha



O diestro brasileiro Fernando Guarany sofreu aparatosa voltareta quando sexta-feira lidava um toiro de Manuel Moreno em Higuera la Real, Espanha.
Guarany foi assistido no hospital local, onde lhe diagnosticaram lesões no pulso esquerdo e a nível da cervical.
O toureiro - que mantém a convicção de reaparecer ainda esta temporada na Monumental de Albufeira - tem o braço ao peito e um colar cervical.

Fotos M. Alvarenga/Arquivo

As polémicas, as mordidelas e as outras estórias da corrida do Montijo: a análise de Alvarenga hoje na Rádio Portalegre!



Miguel Alvarenga regressa hoje à antena da Rádio Portalegre, logo a seguir às 22 horas, no programa "3 Tércios", para comentar as (altamente polémicas) incidências da corrida que sexta-feira passada se realizou no Montijo!
Não perca a análise de Alvarenga ao confronto Moura/Ventura, que contou também com um triunfo de João Moura Caetano, apesar de não terem servido os toiros de Guiomar Moura...
As mordidelas nos toiros, o "novo conceito" de toureio a cavalo, o facto de a praça ter registado uma das maiores enchentes da temporada - afinal o que se passa na tauromaquia actual? Miguel explica tudo logo à noite...
Não perca as polémicas opiniões de Miguel Alvarenga, logo à noite no programa taurino mais ouvido do país, o "3 Tércios" da Rádio Portalegre, no ar entre as 22 e as 23 horas e que pode ser ouvido nas frequências 100.5 FM ou 104.5 FM ou pela internet em www.radioportalegre.pt
Quando ele fala, o mundo taurino treme, como sucedeu já duas semanas... por isso... o melhor é ouvir mesmo... outra vez!



Foto Rita Barreiros

Corrida azarada em Beaucaire: Aguillar também está na enfermaria


Azarada a corrida que se realiza esta tarde na praça francesa de Beaucaire. O matador Alberto Aguilar acaba de juntar-se na enfermaria a Juan José Padilla, depois de ter sido ferido com um "puntazo" na zona testicular quando lidava o terceiro toiro da tarde.
Padilla sofreu um corte profundo num dedo da mão esquerda e encontra-se ainda na enfermaria, não se sabendo se lidará o seu segundo toiro. A mesma incógnita se passa agora com Aguilar.
Resta em praça Serafín Marín, que pode ter que enfrentar os três toiros que faltam, todos da ganadaria de Los Bayones.

Foto D.R.

Solange Pinto conta como foi ontem em Setúbal

SOLANGE PINTO
Estava bonita a nossa praça... A praça da minha terra, a centenária "Carlos Relvas". Um misto de saudades com emoção e alegria, foi tudo o que senti ao pisar ontem novamente a calçada dos seus corredores largos, ao contemplar a sua beleza pitoresca...
Faltou gente! A praça de toiros "Carlos Relvas" merecia reabrir com casa cheia. Desafortunadamente só se preencheu meia lotação...
Pela porta dos curros saíram seis toiros da ganadaria espanhola Conde de la Maza,  cumpridores o suficiente para que se proporcionasse um digno espectáculo.
Mestre António Telles esteve igual a si próprio, dono de um classicismo ímpar e de ferros desenhados a régua e esquadro. Escutou música na segunda actuação logo após a cravagem do terceiro comprido. Triunfou juntamente com Manuel Lupi. Como esteve bem o cavaleiro da Barroca d'Alva, com inspiração por todos os poros... Bregou com soberba, cravou em "su sítio" e rematou com profundidade. Pena que a sua segunda prestação não tivesse sido do nível da primeira, mas desgraçadamente também o toiro não ajudou.
Duarte Pinto foi talvez o mais regular dos três cavaleiros. Esteve em plano elevado, desenhando bem as sortes, executando melhor. Está seguro e isso nota-se a cada passo que dá. Agradou em Setúbal, deixou ambiente e o público soube reconhecer o mérito do cavaleiro.
As pegas que estiveram a cargo dos Amadores de Setúbal, foram consumadas pelo cabo Francisco Mirrado e Fábio Caeiro ao primeiro intento. A pega do quinto toiro da ordem não foi concretizada, após quatro frustradas tentativas e algum tempo também para cernelhar o complicado toiro. O astado recolheu aos currais sem ser pegado.
As restantes três pegas foram consumadas à primeira pelos forcados Rui Pereira, Márcio Chapa e Isidoro Cirne, da Selecção de Forcados do Distrito de Setúbal, capitaneados por João Pedro Bolota.
A corrida foi dirigida pelo Sr. António dos Santos, positivamente sensível na atribuição de música aos cavaleiros Telles e Lupi.
Mestre António Telles deu lição!
Manuel Lupi triunfou
Duarte Pinto voltou a estar em grande
Boas pegas aos Conde de la Maza


Fotos de João Dinis

Padilla ferido em Beaucaire


O matador espanhol Juan Josá Padilla sofreu um corte profundo num dedo da mão esquerda, provocado pelo arpão de uma bandarilha, durante a corrida que neste momento decorre em Beaucaire, França. O diestro está sendo operado na enfermaria e não se sabe ainda se voltará à arena para lidar o seu segundo toiro.

Foto Juan Pelegrin/Arquivo

Praça cheia na Idanha!



Não pretendemos, de modo algum, entrar na moda dos "directos". Respeitamos - e gostamos! - quem os faz, mas não é o nosso estilo...
Mas, porque a actualidade é lema deste espaço, aqui vai: grande enchente na praça de Idanha-a-Nova, na corrida de reinauguração da praça, que se iniciou às 18 horas. Excelente actuação de Moura Caetano a marcar a reabertura deste tauródromo e uma boa pega dos Amadores de Alcochete.

Fotos D.R. e João Dinis/Arquivo

Famosos 5ª feira passada no Campo Pequeno

Rui Bento e Moura Jr. muito sorridentes. José Luis Gonçalves mais pensativo...
Cinha Jardim (outra vez) com o fadista Manuel da Câmara
Patinhas pai e filho: Évora marcou presença!
O famoso treinador (de futebol) Pedro Caixinha, antigo e valoroso forcado de Montemor
Catarina Ribeiro Telles (Mulher de António R. Telles) com a filha
José Manuel Martins da Silva, ex-apoderado do cavaleiro Filipe Gonçalves
Carlos Empis (tapado pelo poste...) com o cavaleiro Tomás Pinto... que esta
temporada (em que recebeu a alternativa) ainda não actuou nem Lisboa...
O cavaleiro António Maria Brito Paes (à esquerda), que no dia seguinte ganharia o troféu para
a melhor lide na corrida realizada em Entradas
O actor Luis Esparteiro e sua Mulher em animada leitura

Fotos João Dinis

Polémica continua: irmão de Mateus Prieto responde às acusações de "Cachapim"


Mário Prieto, irmão do cavaleiro Mateus Prieto (na foto, à esquerda, com o jovem toureiro), acusado por Ferreira Paulo "Cachapim" de o ter "ameaçado" através de mensagens por telemóvel, depois da corrida em que seu irmão actuou em Évora, contactou-nos sexta-feira passada no intuíto de esclarecer que "não fez quaisquer tipo de ameaças" ao referido empresário.
Segundo Mário Prieto, que afirma conhecer "Cachapim" há alguns anos e ser, inclusivamente, amigo de sua filha Maria, "o senhor Ferreira Paulo, enquanto o meu irmão toureava, passou o tempo a assobiar, a mandá-lo para casa e a proferir impropérios".
"Não é verdade, como ele escreveu (no jornal "Farpas" e posteriormente, em nova carta, no "Farpas Blogue") que nós estivessemos longe dele na praça. Estávamos perto e ouvimos todos muito bem o que ele disse" - esclareceu o irmão do cavaleiro. E acrescentou:
"Não é verdade, também, que não me tenha visto ou estado comigo no final da corrida. Tal como meu Pai vos transmitiu, no final da corrida dirigi-me ao senhor Cachapim, na frente de sua Família e disse-lhe o que pensava do seu comportamento. Quem não sente, não é filho de boa gente e eu, graças a Deus, sou".
E disse mais:
"Sou amigo da sua filha Maria há alguns anos. Andámos juntos nos saltos em obstáculo, modalidade que ainda pratico e que ela, entretanto, abandonou. Foi em nome dessa amizade e porque a Maria ficou espantada ao ver-me dirigir-me a seu pai, que mais tarde lhe enviei uma mensagem para o telemóvel (dela e não do pai) explicando os porquês da minha atitude. Tenho a mensagem gravada e posso provar que não fiz ameaça nenhuma".
Já depois desta conversa telefónica, Mário Prieto enviou-nos hoje este mail que a seguir transcrevemos na íntegra:

"A única resposta que me merece o artigo recém publicado por quem de polémica em polémica vai iludindo um protagonismo onde não se impõe regra nem limite, é que, de facto, o sr. 'Cachapim' mente quando afirma ter sido por mim 'ameaçado por sms'.
Aliás, se ameaça houvesse porque colocaria ele ameaça entre aspas?! 
Ele que assuma as palavras, pois a calúnia e a deturpação da realidade não são isentas de responsabilidade e obrigações".

Foto D.R.


Rui Fernandes esta terça em Plasencia



Na sua melhor temporada e depois dos sonantes triunfos no Campo Pequeno e na Figueira da Foz, Rui Fernandes toureia na próxima terça-feira, 2 de Agosto, na praça espanhola de Plasencia, província de Cáceres.
Lidará toiros de Castillejo de Huebra e são seus companheiros de cartel Leonardo Hernández e Noélia Mota.

Fotos João Dinis e D.R.

Ferrera corta orelha a toiro de Victorino ontem em Santander


O matador António Ferrera cortou ontem em Santander a única orelha da tarde a este magnífico e sério toiro de Victorino Martín, considerado o melhor que se lidou até ao momento na Feira de Santiago.
Repartiu cartel com Juan José Padilla (silêncio e ovação) e Luis Bolívar (silêncio e palmas).
António Ferrera foi ovacionado no seu primeiro toiro e cortou a merecida orelha ao segundo. O diestro toureia no próximo sábado na segunda corrida da temporada na Nazaré, mano-a-mano com o nosso Luis "Procuna" naquela que é anunciada como "a noite das bandarilhas". A cavalo, Bastinhas e o filho Marcos. Pegam os Forcados de Montemor e lidam-se sete toiros de S. Torcato.

Foto D.R.

Duas corridas transmitidas esta semana



Vamos ter esta semana duas corridas transmitidas em directo na televisão.
Quinta-feira, a TVI transmite a nocturna do Campo Pequeno, com cartel formado por seis cavaleiros: Luis Rouxinol, João Cerejo, Sónia Matias, Pedro Salvador, Moura Caetano e Telles Bastos, os grupos de forcados de Tomar, Turlock (Califórnia) e Cascais e toiros de Ribeiro Telles.
Na sexta-feira, é a vez de a RTP transmitir em directo do Coliseu do Redondo a 47ª Corrida TV em que toma a alternativa a cavaleira Ana Rita, apadrinhada por Manuel Jorge de Oliveira, com o testemunho de António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Tito Semedo e Marcos Bastinhas. Pegam os grupos de Cascais, Académicos de Elvas e Redondo e lidam-se toiros de Herds. Varela Crujo.

Pedro Gonçalves debuta em Las Ventas



O bandarilheiro Pedro Gonçalves cumpre no próximo dia 28 de Agosto o sonho de pisar a arena da mais importante praça de toiros do mundo, a Monumental de las Ventas, em Madrid.
O portentoso toureiro de Santarém debuta em Madrid integrado na quadrilha do matador de toiros José Maria Lázaro - revela hoje Ricardo Relvas no seu novo blogue, que arrancou na passada sexta-feira: elredondeltaurino.blogspot.com
Antes do debute em Las Ventas, Pedro Gonçalves actuará dia 14 de Agosto em Briviescas (Burgos), dia 15 em El Casar de Escalona (Toledo) e dia 17 em Burgos de Osma (Burgos).
Sorte para o Pedro, que vai por fim "internacionalizar" a sua já brilhante carreira. Já agora, a maior sorte para o novo blogue do nosso Ricardo! Força!

Fotos D.R. e João Dinis