quarta-feira, 30 de novembro de 2011


Diego Puerta
(1941 - 2011)

ADEUS, TOUREIRO DE VALOR!

Diego Puerta: velório esta noite no Ayuntamiento de Sevilha


A família do diestro Diego Puerta, falecido esta madrugada após prolongada doença na sua casa em Camas (Sevilha) aceitou a oferta do Ayuntamiento (autarquia) de Sevilha para que se instalasse no seu edifício a câmara ardente onde os aficionados e admiradores possam prestar a derradeira homenagem ao toureiro.
Assim, a urna contendo os restos mortais do matador de toiros, que tinha 70 anos e estava retirado das arenas desde 1974, encontra-se desde as sete da tarde de hoje no Ayuntamiento de Sevilha, onde o velório se prolongará até à meia-noite. A última capela ardente acolhida pela autarquia sevilhana foi há já alguns anos, qauando da morte do também matador de toiros Manolo Vásquez.
Amanhã o corpo é transportado para a Igreja de São Bernardo, no bairro sevilhano do mesmo nome, onde se realizará missa de corpo presente. A seguir, os restos mortais de Diego Puerta serão cremados no cemitério de La Algaba, em cerimónia restrita aos familiares.

Fotos D.R.

Taborda e Passanha também no Equador


O antigo cavaleiro Vasco Taborda Jr. e o ganadeiro e também ex-cavaleiro tauromáquico Diogo Passanha juntaram-se no Equador à equipa de Rui Fernandes e assistiram hoje no tentadero da "finca" Yaruqui, há momentos, ao derradeiro treino do cavaleiro antes da sua primeira participação na Feira de Quito, esta madrugada, às 2 horas de Portugal. Os aficionados podem seguir a corrida em directo no site da "Olé Rádio": oleradio.net.
Na foto, da esquerda para a direita, Vasco Taborda, Diogo Passanha, Rui Fernandes, João Prates "Belmonte", Marco Paiva e Eduardo Serrano.

Foto D.R.

Mateus Prieto: "Não tenho pressa de tomar a alternativa..."


Mateus Prieto, jovem cavaleiro praticante, sabe bem o que quer e para onde vai. Com novo apoderado (João Duarte, com quem ontem jantou em Lisboa) e inovadora equipa, diz "não ter pressa" de tomar a alternativa. "Pode ser no ano que vem, se as coisas correrem como prevemos e estamos a trabalhar nesse sentido ou ficar para a temporada seguinte", diz o toureiro, que considera ter tido uma temporada positiva, "apesar da polémica gerada em torno do 'divórcio' com os anteriores apoderados e de as coisas não terem corrido bem, de início, na novilhada do Campo Pequeno... mas depois recompus-me e as corridas seguintes resultaram, especialmente as da TVI no Sobral, as três que toureei em Albufeira e outras noutras praças, incluindo algumas em Espanha".
Pela boa temporada, que como o próprio reconhece, não começou da melhor forma em Lisboa, mas depois "se endireitou", o sobrinho da socialite Margarida Prieto e do ex-presidente do Benfica, Manuel Damásio, receberá no próximo dia 7 em Santarém um dos troféus atribuídos pelo "Clube Latiníssimo" aos triunfadores de 2011.
O novo apoderado, o empresário João Duarte, numa renovada equipa em que entra também como vedor e responsável pelos toiros que lidará, o ex-cabo dos Forcados do Aposento da Chamusca, Tiago Prestes, é sinónimo de esperança para Mateus Prieto. "A equipa está coesa e bem preparada para enfrentar todos os desafios, estou muito moralizado e muito esperançado", confessa o cavaleiro, que continua a ter como mestres de equitação e toureio os irmãos Cláudio e Rogério Travessa. O antigo novilheiro André Rocha é um dos bandarilheiros que compõem a quadrilha, que em breve deverá ser "fechada" com a entrada de um novo elemento.
O apoderado João Duarte está neste momento e conforme anunciámos, em conversações, praticamente finalizadas, informa, com um grupo empresarial espanhol que vai apoderar o toureiro no país vizinho e, sobre isso, levanta uma ponta do véu:
"As negociações estão praticamente rematadas, esperávamos anunciar o novo apoderado espanhol ainda esta semana, mas optámos por fazê-lo daqui por mais uns dias, seguramente antes do final do ano, por forma a poder anunciar já as primeiras corridas do Mateus em Espanha no início de 2012 e outros projectos, nomeadamente a composição definitiva da nova quadrilha, as corridas já agendadas também para Portugal, entre as quais duas televisionadas e tudo o mais que houver para anunciar no que concerne aos muitos projectos que estamos a delinear em equipa. Não adianta estar a 'queimar cartuxos', anunciando hoje uma coisa, amanhã outra. Quando dissermos, dizemos tudo".

Foto M. Alvarenga

Grupo do Barrete Verde de Alcochete: as fotos no México

Rija pega dos forcados portugueses no sábado em Saltillo
O Grupo do Aposento do B. Verde de Alcochete com Ana Batista e os Forcados Mazatlecos em Saltillo
no último sábado
A formação do ABV de Alcochete que sábado actuou em Saltillo
Conferência-colóquio no sábado em San Luis Potosi sobre a arte de pegar toiros
Elementos do Aposento do Barrete Verde participaram sábado na paraç "El Domo", em San Luis Potosi,
numa demonstração de pegas
O cabo João Salvação com um charro mexicano

Exclusivo "Farpas" - O Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete iniciou no passado sábado, dia 26, a sua primeira digressão em arenas mexicanas, pegando com enorme sucesso na corrida mista efectuada na praça de toiros "Armillita", em Saltillo, onde também actuou a cavaleira Ana Batista.
Nesse mesmo dia, parte do grupo - que se dividiu - actuou em San Luis Potosi numa demonstração de pegas, seguindo-se uma conferência sobre a arte de pegar toiros em que os pegadores portugueses encantaram a assistência com o relato das suas experiências.
O Grupo do Barrete Verde de Alcochete, um dos mais antigos de Portugal, chefiado por João Salvação, pega no próximo sábado em Santa Maria de Querétano (praça com capacidade para mais de 12 mil espectadores) numa corrida "Encontro de Forcados" em que participam igualmente os grupos mexicanos de Mazatlán e Querétaro e onde se estreia em arenas daquele país o cavaleiro Vitor Ribeiro.

Fotos Inelda Saldivar e D.R.

Imprensa espanhola recorda Diego Puerta, "um toureiro como poucos"

Diego Puerta retirou-se em Sevilha em 1974, com 33 anos, após 16 temporadas como matador e 58 cornadas
Foto "El País"
Diego Puerta morreu esta madrugada com 70 anos de idade
Foto D.R.
Com o toiro "Escobero" de Miura em Sevilha no ano de 1970
Foto D.R.
Com "El Viti" e Paco Camino em 19 de Abril de 2001, nomeado Sócio de Honra do Círculo Bienvenida
Foto Ricardo Relvas

Paco Delgado recorda no site do jornal "La Razón" o toureiro Diego Puerta, falecido esta madrugada aos 70 anos de idade, como "representante e estandarte da toreria sevilhana - a sua cidade pôs o seu nome a uma das suas ruas, ainda em vida do toureiro - ao longo de uma carreira em que se consolidou como uma das principais figuras do seu tempo, deixando o selo de toureiro tão artista como valente - chamaram-lhe Diego Valor. Sofreu mais de 50 cornadas, quatro delas muito graves: a 21 de Abril de 1963 em Barcelona; em 1972, uma em Jerez de la Frontera e outra em Saragoça e a última, em 1974, também em Saragoça, três dias antes de cortar a coleta em Sevilha. Que sirva o seu exemplo de estímulo para as novas gerações toureiras e de recordação e gozo para todos aqueles que durante muito tempo desfrutaram da sua arte, coragem, profissionalismo e valor. Foi, sem dúvida, um toureiro como poucos".
Também o jornal "El País" presta hoje tributo a Diego Puerta no seu site, recordando que "uma das suas grandes tardes, entre centenas que teve, aconteceu na Maestranza de Sevilha em 28 de Abril de 1968, quando cortou as duas orelhas e o rabo a um toiro de Marquês de Domecq, alternando com António Ordoñez e Curro Romero".
Diego Puerta - que nos anos 60 toureou em Portugal e nomeadamente no Campo Pequeno - morreu esta madrugada em sua casa, rodeado pela família, na Urbanização de Las Canteras, em Camas, Sevilha, onde residia há alguns anos. Há poucas semanas estivera internado num hospital, de onde acabou por ter alta, regressando ao seu domicílio, onde agora faleceu. Segundo familiares, citados pela agência Efe, "nas últimas semanas tinha-se agravado consideravelmente o seu estado e vinha arrastando inúmeras sequelas de todos os acidentes sofridos ao longo da sua carreira, a que se somavam agora os diabetes de que padecia e ainda as consequências de um grave acidente de automóvel sofrido há alguns anos e de que jamais recuperaria".
O corpo do toureiro permanece em casa e a família não decidiu ainda onde se velarão os seus restos mortais. Amanhã será cremado em cerimónia íntima e restrita ao seus entes queridos.
Figura de proa dos anos 60 e início dos 70, Diego Puerta pertenceu a um selecto ramalhete de toureiros de uma época de ouro, juntamente com Manuel Benítez "El Cordobés", seu compadre Paco Camino, António Ordoñez, Santiago Martín "El Viti", Curro Romero e Miguel Báez "Litri", entre outros.
Escreveu gloriosas páginas da História da Tauromaquia tanto em Espanha, como em França, em Portugal e em toda a América taurina, onde era considerado um ídolo.
Despediu-se das arenas aos 33 anos de idade, em 1974, toureando mano-a-mano com Paco Camino em Sevilha, após 16 anos como matador de toiros e 58 cornadas que lhe deram o apôdo de "Diego Valor".

Fotos D.R.


Equador: Rui Fernandes treinou ontem na ganadaria Santa Coloma

Rui Fernandes ontem no treino na ganadaria Santa Coloma
Tudo se conjuga para que faça em Quito, com os cavalos emprestados, o mesmo que faz com os seus em
arenas de Portugal e Espanha!
Rui Fernandes completamente "acoplado" aos cavalos 
Citando a "picar"
Fernandes já pôs os cavalos do Equador a fazer os mesmos que os seus...
O bonito tentadero de Santa Coloma
Inácio Ramos Júnior, Marco Paiva, João "Belmonte", José Alexandre e Rui Fernandes
Rui Fernandes no tentadero de Santa Coloma com os diestros espanhóis "Rafaelillo" e António Ferrera,
que hoje repartem consigo cartel na Monumental de Iñaquito
Ferrera e Fernandes "às voltas" com a tecnologia digital...
Rui Fernandes "armado em Emílio"... a fotografar o matador António Ferrera!


"à vontade" com os cavalos locais que utilizará nas três corridas em que vai participar na Feira de Quito (a primeira das quais, hoje, dia 30), por impossibilidade de ter levado os seus (dado que as autoridades sanitárias do Equador obrigavam a um período de quarentena antes de embarcarem), Rui Fernandes fez ontem um último treino no bonito tentadero da ganadaria de Santa Coloma, em que participaram também alguns diestros, entre os quais o espanhol António Ferrera, que consigo toureia na corrida de hoje substituindo o anunciado Juan José Padilla.
Como anteriormente referimos, as corridas de Rui Fernandes em Quito podem ser seguidas em directo através da "Olé Rádio", pelo site oleradio.net, às 2 horas da madrugada de amanhã, dia 1 de Dezembro (depois da meia-noite de hoje) e nos dias 3 e 5 de Dezembro às 17 horas (hora portuguesa). Os comentários estarão a cargo dos conceituados críticos taurinos Santiago Aguilar (equatoriano), Paco Aguado (espanhol) e Juan António de Labra (mexicano).
À equipa portuguesa que desde a semana passada se encontrava no Equador - Rui Fernandes, o bandarilheiro João Prates "Belmonte" e também os colaboradores do cavaleiro, Marco Paiva e Eduardo Serrano - juntaram-se ontem, como referimos na notícia anterior, o apoderado Inácio Ramos Júnior, sua irmã, a cavaleira Isabel Ramos e ainda o conhecido taurino e apoderado José Alexandre, que foi o responsável pela contratação do toureiro português nas negociações com a empresa de Quito.
A equipa regressa a Portugal na próxima semana, no dia 7. Dois dias depois, na sexta-feira, 9 de Dezembro, Rui Fernandes recebe em Almeirim, no Restaurante "O Toucinho", o Troféu "Triunfador da Temporada" atribuído pelo "Farpas", no jantar de gala de entrega dos nossos (regressados) prémios.

Fotos D.R./cortesia Casa Inácio Jr.

Inácio e Isabel Ramos no Equador com José Alexandre: primeira corrida de Rui Fernandes hoje

Rui Fernandes (de costas) no Aeroporto de Quito, ontem, à chegada
de Isabel e Inácio Ramos Jr. e José Alexandre
José Alexandre e Inácio Ramos Jr. juntaram-se ontem em Quito ao cavaleiro Rui Fernandes


O apoderado Inácio Ramos Jr., sua irmã, a cavaleira Isabel Ramos e ainda o também apoderado (de João Telles Jr.) José Alexandre, juntaram-se ontem em Quito, no Equador, ao cavaleiro Rui Fernandes e à sua equipa.
A primeira actuação de Rui Fernandes na Feira de Jesus del Gran Poder, em Quito, é hoje, dia 30, podendo ser seguida em directo pela internet em oleradio.net depois da meia noite, mais concretamente às 2 horas da madrugada de amanhã (hora portuguesa).
As restantes corridas do cavaleiro português em Quito, nos dias 3 e 5 de Dezembro, podem ser acompanhadas nos próprios dias, ambas às 17 horas (hora portuguesa) no mesmo site da "Olé Rádio".
Sorte para Rui Fernandes!

Fotos D.R.

"Sector 1" entregou ontem Troféus "Prestígio"

O neto do empresário Manuel Gonçalves recebeu o troféu com que o "Sector 1" lembrou a memória do Avô
José e Manuel da Câmara receberam o troféu que distinguiu seu Pai, D. Vicente
Dr. Elísio Summavielle, antigo secretário de Estado da Cultura
O Maestro José Samuel Lupi galardoado com um dos troféus "Prestígio"
O pintor Mestre António Araújo com o Maestro Vitor Mendes
Manuel e José da Câmara cantando o Fado - Património da Humanidade desde domingo!
O presidente do "Sector 1", Dr. António Manuel de Moraes, com um dos mais carismáticos sócios do grupo,
o antigo presidente sportinguista Sousa Cintra, grande aficionado
Manuel Dias Gomes, Maurício Vale e José Luis Gomes
Dª Emília Gonçalves, viúva do empresário Manuel Gonçalves, com sua filha, seu neto, uma amiga,
o embolador Pinheiro e o antigo forcado José Pereira
O ex-secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Summavielle, com Sua Mulher e amigos, entre os quais o crítico
Joaquim Tapada e o cabo-fundador do Grupo de Forcados do Aposento da Moita, José Manuel Pires da Costa

O Grupo Tauromáquico "Sector 1" entregou ontem durante um jantar no Hotel Mundial, em Lisboa, os seus Troféus "Prestígio" que, como o próprio nome indica, galardoaram e homenagearam figuras de grande prestígio da vida tauromáquica e cultural, ao mesmo tempo que fez a entrega de diplomas a alguns dos seus mais históricos sócios.
Após alguns anos de quase inactividade, o Grupo "Sector 1" - que ao longo de muitos anos teve como lema a frase "pró toiros de morte" - renasceu no ano passado, fruto do empenho e da dedicação de uma nova liderança, presidida pelo conhecido aficionado, distinto advogado e escritor Dr. António Manuel de Moraes.
Os troféus contemplaram o pintor Júlio Pomar, o fadista D. Vicente da Câmara, o antigo secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Summavielle, o cavaleiro José Samuel Lupi, o matador de toiros Vitor Mendes e, a título póstumo, o saudoso empresário tauromáquico Manuel Gonçalves.

Fotos Fernando Clemente/parartemplarmandar.blogspot.com

Jornal espanhol distingue "trajectória exemplar" do Maestro Curro Romero



O diário espanhol "La Razón" atribuiu ao Maestro Curro Romero o troféu "Trajectória Exemplar" pela sua notável carreira de matador de toiros, um mito de Sevilha e das arenas em geral.
O tablóide fará no próximo dia 14 de Dezembro a entrega dos seus prémios a várias pessoas e entidades que se destacaram ao longo dos anos dignificando a sociedade espanhola. Romero é o único toureio galardoado.

Foto D.R.

Tertúlia Montemorense: mais fotos do jantar de entrega de troféus

Luis Miguel da Veiga, ainda e sempre o eterno "Píncipe" do Toureio a Cavalo
José Maria Cortes, cabo dos Forcados Amadores de Montemor
O ganadeiro montemorense Gregório de Oliveira
Guilherme do Sobral, popular aficionado e fã incondicional de A. Telles
O popular moço de espadas Avelino Rosa também presenteado pela sua participação na corrida de Montemor
Paulo Vacas de Carvalho e Mestre Luis Miguel da Veiga
João Reis, antigo forcado, presidente da Tertúlia Montemorense, no uso da palavra
Nini Andrade (filho do ganadeiro Joaquim Alves) recebendo o cartaz emoldurado da corrida de Setembro
António Ribeiro Telles e Sua Mulher, Catarina, com Simão Comenda

Fotos Fradinho/cortesia Tertúlia Montemorense