sexta-feira, 30 de setembro de 2011



Domingo
na "Palha Blanco":
Homenagem 
ao
Maestro 
Vitor Mendes
nos seus 30 anos
de alternativa

João Moura Jr. domingo em Las Rozas


Foto D.R.

ROTEIRO do fim-de-semana

Maestro Vitor Mendes domingo em Vila Franca para comemorar 30 anos de alternativa
Foto João Dinis


Outubro

VILA BOIM (Elvas) - Amanhã, sábado, 1, às 15.30 horas. Festival. 6 novilhos-toiros de Samuel Lupi, Sommer D'Andrade, Herds. Conde Cabral, Ortigão Costa, Dias Coutinho, Passanha, Coimbra e Canas Vigouroux para António Prates, David Gomes e Jacobo Botero, Forcados de Évora, Francisco Abanades, Posada de Maravilla e António Fernandes.

PÓVOA DE SÃO MIGUEL - Amanhã, sábado, 1, às 16.30 horas. Corrida à portuguesa e espectáculo de Variedades Taurinas. 5 toiros de Dias Coutinho e um novilhos de Ascenção Vaz para Luis Rouxinol, António M. Brito Paes e Luis Rouxinol Jr. (que lidará um novilho em espectáculo de Variedades Taurinas às 18 horas). Forcados de Moura e Póvoa de S. Miguel.

ZAFRA (Espanha) - Amanhã, sábado, 1, às 17.30 (hora espanhola). Corrida de toiros/Feira de S. Miguel. 6 toiros de Nuñez del Cuvillo para Morante de la Puebla, "El Juli" e Miguel Ángel Perera.

ALENQUER - Amanhã, sábado, 1, às 21.30 horas. Corrida à portuguesa. 7 toiros de Francisco L. Caldeira para João Moura, Marcelo Mendes, Tiago Martins e Miguel Moura (que lidará um novilho-toiro em espectáculo de Variedades Taurinas às 23.15 horas). Forcados do Ribatejo, Teziuatlán (México) e Alenquer (concurso de pegas).

VILA FRANCA DE XIRA - Domingo, 2, às 17 horas. XXIII Corrida da CAP/Homenagem ao Maestro Vitor Mendes (30º aniversário da sua alternativa)/Feira de Aniversário. 6 toiros de Falé Filipe para Vitor Mendes, David Mora e António João Ferreira.

ALCÁCER DO SAL - Domingo, 2, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 7 toiros de Branco Núncio para António Ribeiro Telles, Rui Fernandes, Sónia Matias e João M. Branco. Forcados de Montemor e Évora.

PENELA (Coimbra) - Domingo, 2, às 17 horas. Festival. 5 toiros de S. Marcos para Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte, Marcos Bastinhas, Mateus Prieto e Cláudia Almeida. Forcados de Coimbra.

ZAFRA (Espanha) - Domingo, 2, às 17.30 (hora espanhola). 6 toiros de Zalduendo, Garcigrande, Victoriano del Rio, Nuñez del Cuvillo, Daniel Ruiz e C. Muñoz para Alejandro Talavante, único matador.

António Pedro despediu-se em Albufeira


O bandarilheiro António Pedro despediu-se das arenas no último espectáculo da temporada na Monumental de Albufeira, quinta-feira passada.
Sem anúncio prévio, António Pedro destaca na sua página do "Facebook" que escolheu a praça de Albufeira por ter sido "uma arena carismática na minha vida de humilde bandarilheiro, onde durante onze anos toureei o maior número de espectáculos".
A noite de quinta-feira, refere o toureiro, "ficará na minha memória, senti muita tristeza, mas também muita alegria por todo o carinho que me deram. Quero agradecer ao empresário Fernando dos Santos, a sua Mulher, Dª Orlanda Gamboa e a sua filha Sofia por tudo o que me deram enquanto toureiro".
A despedida em Albufeira não terá sido o defintivo adeus às lides. António Pedro, que também se tem evidenciado como apoderado e grande apoiante de jovens toureiros, deverá cortar a coleta só na próxima temporada.

Foto D.R.


Festival taurino em Penela (Coimbra) em risco


A Assembleia Municipal de Penela (Coimbra) aprovou hoje, com uma abstenção, uma moção no sentido de proibir a realização de um festival taurino anunciado para o próximo domingo naquele concelho.
O festejo insere-se nas Festas de S. Miguel e realizar-se-ia numa praça de toiros desmontável, com a participação dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte, Marcos Bastinhas, Mateus Prieto e Cláudia Almeida e dos Forcados Amadores de Coimbra.

Bandarilheiro que sofreu grave cornada no recto permanecerá dez dias internado


António Cama, o bandarilheiro espanhol vítima de grave cornada no recto quinta-feira passada em Madrid, deverá permanecer pelo menos dez dias internado na Clínica "La Fraternidad", na capital espanhola, onde se encontra também ainda a novilheira "Milagros de Perú", também vítima de colhida em Las Ventas no último domingo.
O bandarilheiro Cama, pertencente à quadrilha do novilheiro Francisco Montiel, foi colhido quando lanceava de capote no primeiro espectáculo da Feira de Outono em Madrid.
"Dei-me conta de que a cornada era muito grave, mas o que mais me dói foi não poder estar ao lado de Francisco Montiel no resto da corrida e não poder estar no próximo dia 8 de Outubro em Valência com António Puerta. Para mim a temporada acabou, agora há que recuperar e regressar às arenas, que é o que mais desejo" - disse o toureiro no seu leito hospitalar.
António Cama foi operado na enfermaria da praça pelo Dr. Máximo García Padrós a uma ferida de cerca de vinte centímetros na zona do recto e deverá permanecer internado pelo menos dez dias.

Fotos Julián López/aplausos.es

15 de Outubro: festival solidário na nova praça da Azambuja


Tourada Real esta noite em Vila Franca


Afinal em que ficamos, Diego?...


Hugo Teixeira já hoje chamou a atenção no seu blog "diário taurino" para esta "açorda": em que ficamos, afinal, amigo Diego Ventura?...
Depois de, há dias, ter declarado em entrevista à Rádio Elvas, depois de tourear em Portalegre, que "não se sentia a gosto" toureando em Portugal, decretando mesmo que tão cedo não voltava a pisar as nossas arenas, o rejoneador foi ontem entrevistado pela RTP durante a corrida de Lisboa e desdisse o que anteriormente dissera...
Desta vez, Ventura disse que "gostava muito de tourear em Portugal", que este era o seu país natal, etc, etc.
Em que ficamos? Gosta? Não gosta? Sente-se a gosto? Não se sente a gosto? Volta? Ou foi bluff?...
Aguardemos melhor esclarecimento...

Foto João Dinis

Bomba! - um trabalho de investigação do jornalista Diogo Marcelino



Diogo Marcelino - Hoje em dia todos falam em visualizações de páginas, todos os sites taurinos têm milhares de visualizações todos os dias (dizem os autores de tais sites...) mas como a mentira tem perna curta... vamos lá ver, afinal, quantos visitantes únicos por dia têm os sites taurinos nacionais!
Atenção: através deste sistema só podemos averiguar os sites e não os blogues.
Através de http://www.hypestat.com podemos ver o número de visualizações de cada site:

- Tauromania - 103 visitantes únicos por dia

- Sol e Sombra - 121 visitantes únicos por dia

- Touro e Ouro - 145 visitantes únicos por dia

- Toureio.com - 290 visitantes únicos por dia

- Taurodromo.com - 869 visitantes únicos por dia
http://taurodromo.com.hypestat.com/


- Naturales-tauromaquia.com290 visitantes únicos por dia

Vamos agora conhecer a realidade dos principais sites taurinos de "nuestros hermanos":

- Aplausos.es - 3160 visitantes únicos por dia

- Burladero.com - 5951 visitantes únicos por dia

- Mundotoro.com - 6135 visitantes únicos por dia

Proponho deixar agora o Mundo dos Toiros e ir ao Futebol:

- Jornal A Bola - 156 926 visitantes únicos por dia

Deixamos o Futebol e vamos ao motor de busca mais conhecido em todo o mundo, o Google (versão portuguesa e versão mundial):

- google.pt - 814 122 visitantes únicos por dia

- google.com - 131 599 655 visitantes únicos por dia

Cada um tire as conclusões que bem entender! 

Foto D.R.

Ó diabo! Um toiro "Nazi" hoje na Tourada Real em V. Franca!...


O toiro nº 100 da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra, um dos sete animais que já se encontram nos curros da praça "Palha Blanco" para a Tourada Real desta noite, chama-se... "Nazi"! Tem 470 quilos.
Outro dos toiros chama-se "Germanófilo", tem o nº 88 e 530 quilos. Estão ainda apartados para a corrida desta noite em Vila Franca de Xira os toiros "Rendeiro" (nº 81, de 510 quilos), "Corduro" (nº 94, 535 quilos), "Evito" (nº 89, 525 quilos), "Sevilhano" (nº 95, 545 quilos) e "Brasa" (nº 80, 550 quilos).
O cartel da XIV Tourada Real, a que vão assistir os Duques de Bragança, é formado pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos e Marcelo Mendes. Pegam os Forcados de Montemor e de Vila Franca.

Foto P. Batalha/cortesia "Tauroleve"

13 de Outubro: vamos encher o Campo Pequeno!


Diogo Vicente em festival ao lado das figuras do rejoneio


O bandarilheiro Diogo Vicente, membro da quadrilha de Diego Ventura, actuará a cavalo no festival que no próximo dia 12 de Outubro se realiza em Sanlúcar la Mayor, Espanha, em benefício da construção da Casa Hermandad del Rocío.
O espectáculo será matinal e o cartel é composto pelos rejoneadores Fermín Bohórquez, Álvaro Montes, Diego Ventura e Andrés Romero, pelo cavaleiro português Francisco Palha e ainda pelos bandarilheiros Diogo Vicente e César Martín, que actuarão a duo frente ao último novilho.

Foto João Dinis

Manuel Dias Gomes: o cartel de Espartinas


Manuel Dias Gomes forma cartel com o espanhol Javier Jiménez e o francês Juan Leal na novilhada matinal do próximo dia 15 de Outubro em Espartinas (Sevilha).
Os novilhos pertencem à ganadaria Domecq.

Foto D.R.

Festival de beneficência amanhã em Vila Boim (Elvas)


Um brinde como não há muitos!


Já vários companheiros o citaram e diversos grupos taurinos no "Facebook" se fizeram eco dele. Não quero também deixar de destacar aqui o brinde do valente forcado João Caldeira, do Grupo de Montemor, ontem no Campo Pequeno, aos três deputados da Assembleia da República que assistiram à corrida:
"Senhoras e Senhores Deputados,
Para que nunca nos seja retirada a liberdade de termos a nossa cultura, para que nunca nos seja retirada a liberdade de virmos aos toiros e para que continuemos a ser um país de gente livre, é com grande honra e com enorme prazer que, em meu nome e em nome do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, lhes brindo esta minha pega.
Vai pelos Senhores e vai por todos nós aqui presentes!"

Foto Carlos Moita Pedroso

Campo Pequeno: festival dia 13 de Outubro


Moura volta a Salamanca depois do triunfo na Monumental


João Moura Jr. volta a actuar na província de Salamanca no próximo dia 16 de Outubro, mais concretamente na praça de Alba de Tormes, depois do triunfo que alcançou no passado dia 21 na corrida de encerramento da feira na Monumental de Salamanca.
O cavaleiro de Monforte actuará numa corrida mista por ocasião das festividades de Santa Teresa, formando cartel com os matadores Damián Castaño e Juan del Álamo, sendo os toiros da ganadaria Montalvo.

Foto D.R.

V. Franca: Feira Taurina do 110º aniversário da Praça "Palha Blanco"


Duques de Bragança assistem hoje em V. Franca à Tourada Real



Os Duques de Bragança assistem hoje em Vila Franca à XIV Tourada Real, comemorativa dos 110 anos da praça "Palha Blanco", inaugurada pelo Rei D. Carlos.
D. Duarte e D. Isabel são recebidos em sessão na Câmara Municipal às 17 horas, visitando depois a Igreja da Misericórdia e o Museu e participando ainda na inauguração da exposição de pintura "Arte e Toiros" na Casa-Museu Mário Coelho.
Pelas 18 horas, os Duques de Bragança visitarão algumas tertúlias de Vila Franca e o Celeiro Patriarcal. Às 21h30 sairá o cortejo em carro de cavalos da Praça do Município para a praça de toiros, onde às 22 horas se realiza a Tourada Real. Ao intervalo, SAR Dom Duarte descerá do camarote para descerrar uma placa alusiva ao 110º aniversário da "Palha Blanco".

Foto "Caras"

Caldo entornado: Bronze "desafia" Moura para mano-a-mano!


Depois do triunfo de sábado passado no Montijo (não perca a reportagem amanhã no "Arte & Emoção" na RTP 2), Álvarito Bronze quer um mano-a-mano com o Maestro João Moura!
"Toureou mano-a-mano com o Lupi, quase me ignoraram, não me deixou tourear dois toiros, o triunfador fui eu, agora desafio-o para um mano-a-mano, três toiros para cada um e mais nada! Pode ser já em Outubro na Califórnia, onde vou também com ele... ou no próximo ano no Montijo ou no Campo Pequeno!" - diz o cavaleiro. E está dito!

Fotos M. Alvarenga

Felicidades!


Já ontem lhas desejei pessoalmente, hoje renovo-as aqui: as maiores felicidades para a pequena Clotilde, a filha do empresário João Pedro Bolota nascida ontem com três quilinhos e óptima saúde, no Hospital dos SAMS, em Lisboa!
Abraço ao Pai babado!

Foto D.R.

Cavaleiros triunfam em Espanha


O jovem cavaleiro praticante Mateus Prieto (na foto) alcançou ontem um apoteótico triunfo em Castronunno, na província de Valladolid, ao cortar duas orelhas no primeiro toiro e duas orelhas e rabo no segundo.
Os toiros pertenciam à ganadaria de Sánchez Arjona e o cavaleiro português actuou mano-a-mano com o rejoneador espanhol Juan Cordero, que cortou uma orelha no primeiro e duas no segundo, tendo ambos saído em ombros.
Também João Moura Jr. e Manuel Lupi obtiveram ontem notáveis triunfos em arenas de Espanha.
Em Cabeza del Buey, Badajoz, Moura Júnior cortou quatro orelhas e um rabo (toiros de El Quintanar) em tarde de mano-a-mano com Leonardo Hernández (quatro orelhas e dois rabos).
Em Mayorga, por seu turno, Manuel Lupi obteve duas orelhas no segundo toiro, depois de ter sido silenciado no primeiro. Toureou mano-a-mano com Sérgio Domínguez (uma orelha em cada toiro) frente a toiros de Maria Tabernero.

Foto D.R.

V. Franca: bom tempo e muito estacionamento




Este será certamente uma grande semana de toiros. Assim se deseja na Centenária Praça de Toiros "Palha Blanco", no ano da comemoração dos seus 110 anos de existência, e para o qual a empresa "Tauroleve" elaborou uma feira rematada e cheia de motivos de interesse.
Felizmente e segundo informações dadas pelos boletins de meteorologia, durante os dias dos espectáculos na "Palha Blanco" - hoje, domingo e terça-feira - o tempo será convidativo para todos estarem presentes. Anunciam-se noites amenas para as corridas de hoje (30 de Setembro) e de 4 de Outubro, e uma tarde de sol para a corrida de domingo, onde se prestará a homenagem nacional ao Maestro Vitor Mendes.
E para que Vila Franca fique replecta de gente, o município local dispôs a cidade com inúmeros postos de estacionamento. Para além do tradicional largo 5 de Outubro, junto à Praça de Toiros, os forasteiros poderão também deixar as suas viaturas num parque de estacionamento junto à saída sul da Auto-Estrada (ver mapa em cima), que tem capacidade para albergar mais de 2000 viaturas, e que fica a pouco mais de 200 metros da Centenária arena, assim como em outros locais devidamente identificados para o efeito.

Fotos D.R.

Moura enorme ontem em Lisboa!

Moura e o "Merlin": sinfonia de bom toureio!
João José: despediu-se um grande toureiro!
Cortesias de Gala à Antiga Portuguesa atrairam muito público ao C. Pequeno:
os coches e o bom cartel, formado na maioria por cavaleiros veteranos, esgotaram a praça!

Miguel Alvarenga - Com a lotação esgotada, o Campo Pequeno encerrou ontem a temporada de abono com direito a transmissão em directo pela RTP. De apresentação intocável, os toiros de Pinto Barreiros sairam na generalidade mansotes e sem permitir brilharetes de maior aos toureiros.
O espectáculo teve, quanto a mim, três momentos de destaque: as sempre apreciadas cortesias de gala à antiga portuguesa, a lide fabulosa de João Moura ao primeiro toiro da noite, o melhor e a emotiva despedida de um grande toureiro, o bandarilheiro João José Vieira Pedro.
Moura e o cavalo "Merlin" protagonizaram uma verdadeira sinfonia de bem tourear. Esteve o Maestro "acima da média", ao estilo de chegar e dizer: "estou aqui, ainda estou aqui!". E esteve mesmo.
Brilhante, também, com a comunicabilidade usual, a actuação de Joaquim Bastinhas no segundo toiro, a repetir o êxito da corrida de aniversário da praça.
Com um toiro menos colaborante, Rui Salvador destacou-se sobretudo em dois curtos, os últimos, da sua marca, dois "ferros impossíveis" daqueles que marcaram em 27 anos de alternativa a diferença.
João Salgueiro continua a ter azar nos sorteios. Saiu-lhe o pior toiro. Fez das tripas coração, mas o oponente tinha pouco ou nada para dar.
O mesmo aconteceu ao valente Vitor Ribeiro. Sem toiro para brilhar, "atirou-se a ele como um leão" e conseguiu a faena que parecia não existir. Uma lide de imenso valor. Muito, mesmo. Lamentável, apenas, a atitude de menos respeito pelo director de corrida quando no final dava a volta, em forma de protesto pelo facto de aquele não lhe haver concedido música. Na primeira praça do país, impõe-se outro comportamento dos toureiros. Por mais irritado que estivesse, havia que ter respeitado a máxima autoridade da corrida.
Laureado com destacados triunfos em arenas de Espanha, Francisco Palha esteve irregular no Campo Pequeno. Começou decidido com uma sorte de gaiola, depois desenhou a lide com altos e baixos.
Bem a forcadagem, sem a vida facilitada. Por Montemor, uma boa pega de João Caldeira e outra fabulosa de João Cabral, ambos à primeira; e de João Romão Tavares à segunda. Pelo grupo da Chamusca, pegaram Nuno Luís (à primeira), Rui Pedro (à quarta) e o cabo Nuno Marques (ao primeiro intento).
O Campo Pequeno fechou a temporada de abono com um espectáculo de casa esgotada, de elevado nível, a que faltou apenas "salero" aos toiros. Teria sido uma grande noite, assim ficou praticamente por uma grande actuação, a de Moura no primeiro toiro - lide brindada ao seu antigo bandarilheiro Amâncio Grilo, que assistia na barreira à corrida.
Finda a actuação de Bastinhas, despediu-se das arenas o bandarilheiro João José - que já este ano dissera adeus às arenas na sua terra, a Aldeia da Luz, acabando ontem por cortar a coleta. Foi Bastinhas quem se encarregou de o fazer, depois de João José ter estado muitos anos ao seu serviço, embora já não pertencesse à sua quadrilha há algum tempo. Volta aplaudida e o merecido tributo do público a um grande toureiro.
Três deputados, entre os quais a antiga ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, estiveram em lugar de honra no Campo Pequeno. Uma "troika" para avaliar a importância do espectáculo tauromáquico, num momento em que se decide na Assembleia da República, pasme-se, o futuro da Festa de Toiros em terras de Portugal...
A corrida foi bem dirigida pelo antigo bandarilheiro Manuel Jacinto.

Fotos Fernando Clemente/www.pararmandartemplar.com


Ontem: 5.218 visitas



Visualizações de páginas de hoje
950
Visualizações de página de ontem
5 218
Visualizações de páginas no último mês
152 482
Histórico total de visualizações de páginas
1 314 636

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vila Franca: a Feira dos 110 anos da "Palha Blanco"!


O mais completo ROTEIRO de corridas - todas as semanas aqui no "Farpas Blogue"!

Noite de Gala à Antiga Portuguesa hoje no Campo Pequeno. Transmitida pela RTP a partir das 22 horas
Foto D.R.


Setembro

ALBUFEIRA - Hoje, 5ª feira, 29, às 21.30 horas. Variedades taurinas. 3 novilhos de António Semedo para Tiago Cantante e Cláudia Almeida. Forcados de Safara.

CAMPO PEQUENO - Hoje, 5ª feira, 29, às 22 horas. Corrida de Gala à Antiga Portuguesa para encerramento oficial da temporada de abono. 6 toiros de Pinto Barreiros para João Moura, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, João Salgueiro, Vitor Ribeiro e Francisco Palha. Forcados de Montemor e Chamusca.

ZAFRA (Espanha) - Amanhã, 6ª feira, 30, às 17.30 (hora espanhola). Novilhada sem picadores/Feira de S, Miguel. 6 novilhos-toiros de El Freixo para Jesus Fiez "El Chorlo", Tomás Angulo, Tomás Campos, Miguel Ángel Silva, José Manuel Garrido e Posada de Maravillas.

VILA FRANCA DE XIRA - Amanhã, 6ª feira, 30, às 22 horas. XIV Tourada Real/Feira de aniversário. 6 toiros de Assunção Coimbra para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos e Marcelo Mendes. Forcados de Montemor e Vila Franca.

Outubro

VILA BOIM (Elvas) - Sábado, 1, às 15.30 horas. Festival. 6 novilhos-toiros de Samuel Lupi, Sommer D'Andrade, Herds. Conde Cabral, Ortigão Costa, Dias Coutinho, Passanha, Coimbra e Canas Vigouroux para António Prates, David Gomes e Jacobo Botero, Forcados de Évora, Francisco Abanades, Posada de Maravilla e António Fernandes.

PÓVOA DE SÃO MIGUEL - Sábado, 1, às 16.30 horas. Corrida à portuguesa e espectáculo de Variedades Taurinas. 5 toiros de Dias Coutinho e um novilhos de Ascenção Vaz para Luis Rouxinol, António M. Brito Paes e Luis Rouxinol Jr. (que lidará um novilho em espectáculo de Variedades Taurinas às 18 horas). Forcados de Moura e Póvoa de S. Miguel.

ZAFRA (Espanha) - Sábado, 1, às 17.30 (hora espanhola). Corrida de toiros/Feira de S. Miguel. 6 toiros de Nuñez del Cuvillo para Morante de la Puebla, "El Juli" e Miguel Ángel Perera.

ALENQUER - Sábado, 1, às 21.30 horas. Corrida à portuguesa. 7 toiros de Dias Coutinho para João Moura, Marcelo Mendes, Tiago Martins e Miguel Moura (que lidará um novilho-toiro em espectáculo de Variedades Taurinas às 23.15 horas). Forcados do Ribatejo, Teziuatlán (México) e Alenquer (concurso de pegas).

VILA FRANCA DE XIRA - Domingo, 2, às 17 horas. XXIII Corrida da CAP/Homenagem ao Maestro Vitor Mendes (30º aniversário da sua alternativa)/Feira de Aniversário. 6 toiros de Falé Filipe para Vitor Mendes, David Mora e António João Ferreira.

ALCÁCER DO SAL - Domingo, 2, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 7 toiros de Branco Núncio para António Ribeiro Telles, Rui Fernandes, Sónia Matias e João M. Branco. Forcados de Montemor e Évora.

PENELA (Coimbra) - Domingo, 2, às 17 horas. Festival. 5 toiros de S. Marcos para Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte, Marcos Bastinhas, Mateus Prieto e Cláudia Almeida. Forcados de Coimbra.

ZAFRA (Espanha) - Domingo, 2, às 17.30 (hora espanhola). 6 toiros de Zalduendo, Garcigrande, Victoriano del Rio, Nuñez del Cuvillo, Daniel Ruiz e C. Muñoz para Alejandro Talavante, único matador.

VILA FRANCA DE XIRA - 3ª feira, 4, às 22 horas. Corrida à portuguesa/Concurso de Ganadarias Ibérico/Feira de Aniversário. 6 toiros de Miura (3) e Palha (3) para António Ribeiro Telles, João Salgueiro e Pedro Salvador. Forcados de Vila Franca.

OLHALVO (Alenquer) . 4ª feira, 5 (feriado nacional), às 16 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Santa Maria para Joaquim Bastinhas, João P. Cerejo, Marcos Bastinhas e Joaquim Guerra. Forcados de Alenquer.

REDONDO - 4ª feira, 5 (feriado nacional), às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de António Charrua para Vitor Ribeiro, Filipe Gonçalves e António M. Brito Paes. Forcados de S. Manços e Redondo.

LES ALQUERIES (Castellón, Espanha) - 4ª feira, 5. Festival. 5 novilhos de várias ganadarias para Pablo Hermoso de Mendoza e os matadores Enrique Ponce, "El Fandi", "Manzanares" e Alejandro Talavante.

BEJA - Sábado, 8, às 16 horas. Festival. 6 novilhos-toiros de Passanha, Veiga Teixeira, Varela Crujo, Ascenção Vaz, Brito Paes e Passanha Sobral para Luis Rouxinol, Tito Semedo, Pedro Salvador, Sónia Matias, Ana Batista e António M. Brito Paes. Forcados de Cascais (comemoração do 30º aniversário).

CHAMUSCA - Sábado, 8, às 16 horas. Garraiada da Amizade. 6 reses de Manuel Veiga e Manuel A. Coimbra para Ricardo Moura Tavares, Miguel Viana e Manuel Veiga, Forcados "Os Castiços", Frederico Mexia, Carlos Veiga e Vasco Veiga.

ELVAS - Sábado, 8, às 21.30 horas. Corrida à portuguesa de homenagem ao Comendador Rui Nabeiro no 50º aniversário da Delta Cafés. 6 toiros de Passanha para João Moura, Joaquim Bastinhas, João Moura Jr. e Marcos Tenório Bastinhas. Forcados de Montemor e Académicos de Elvas.

MONTIJO - Domingo, 9, às 16.30 horas. Festival de homenagem e a favor do forcado Luis Branquinho. 7 toiros de várias ganadarias para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Ana Batista, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Manuel Lupi e António Prates. Forcados da Tertúlia T. Montijo, Amad. Montijo, Beja e Selecção de Velhas Glórias.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 13, às 22 horas. Festival a favor da Fundação L.Vida. 6 toiros de várias ganadarias para António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles Jr., Forcados de Santarém, Lisboa e Coruche, Francisco Ruiz Miguel, Vitor Mendes e Pedrito de Portugal.

SALVATERRA DE MAGOS - Domingo, 16, às 16 horas. Festival a favor da Associação "Laço". 6 toiros de João Ramalho para Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte, Ana Batista, António M. Brito Paes, Manuel Telles Bastos e Francisco Zenkl. Forcados de Lisboa, Coruche e Salvaterra de Magos.

SARAGOÇA (Espanha) - Domingo, 16. Corrida de rejoneio/Feira del Pilar. 6 toiros de Los Espartales para Diego Ventura, Leonardo Hernández e Francisco Palha (que recebe a alternativa de rejoneador).

ÉVORA - Sábado, 29. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Pinto Barreiros (3) e São Torcato (3) para António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro. Forcados de Évora e Beja.

ARRUDA DOS VINHOS - Sábado, 29. Festival dos Bandarilheiros/Homenagem a João José. 8 novilhos-toiros de várias ganadarias para Mário Figueiredo e Duarte Alegrete, Forcados da Arruda dos Vinhos e Alenquer, João José, Pedro Gonçalves, Manuel dos Santos "Becas", Rui Plácido, João Pedro "Juca" e Fábio Machado.

Rafael Trancas hospitalizado


O picador português Rafael da Silva (Trancas), antigo forcado, foi ontem hospitalizado em Lisboa, vítima de grave doença.
Rafael ficou internado para fazer vários exames.
Nesta hora menos fácil, daqui lhe endereçamos o maior abraço deste mundo e lhe desejamos rápido restabelecimento.
Forte abraço, Amigo Rafael!

Foto D.R.

29 de Outubro: corrida em Évora para "despedida" de Patinhas


Vai ainda realizar-se mais uma corrida de toiros em Évora (não prevista no calendário inicial) no próximo dia 29 de Outubro, na qual Bernardo Patinhas chefiará pela derradeira vez o Grupo de Forcados Amadores de Évora.
Bernardo (na foto com seu Pai, João Patinhas, cabo fundador do grupo), como é do conhecimento público, foi recentemente destituído do comando do grupo, num controverso processo interno que o próprio não quis comentar, remetendo para mais tarde todos os esclarecimentos que se impõem.
A corrida de Évora tem cartel formado pelos três cavaleiros que mais se destacarm esta temporada naquela arena: António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro. Pegam os Amadores de Évora e os de Beja, que em Março venceram o concurso de pegas. Lidam-se toiros de Pinto Barreiros e São Torcato. as ganadarias que maiores triunfos obtiveram também este ano na Arena D'Évora.

Foto M. Alvarenga/Arquivo

Festival dos Bandarilheiros: revelado o cartel


Já foi divulgado o cartel do Festival dos Bandarilheiros, que no próximo dia 29 de Outubro se realizará na praça de toiros da Arruda dos Vinhos e durante o qual se prestará homenagem a João José.
Toureiam a cavalo Mário Figueiredo e Duarte Alegrete e a pé, João José, Pedro Gonçalves, Manuel dos Santos "Becas", Rui Plácido, João Pedro "Juca" e Fábio Machado.
Pegam os grupos de Forcados da Arruda e de Alenquer e lidam-se novilhos de várias ganadarias.

Foto D.R.

15 de Outubro: Manuel Dias Gomes em Espartinas (Sevilha)


O novilheiro português Manuel Dias Gomes (na foto, na noite do seu debute em Madrid, há um mês) terminará a sua temporada actuando no próximo dia 15 de Outubro numa novilhada matinal em Espartinas (Sevilha).

Foto Ricardo Relvas

Ontem: mais uma vez, mais de 6 MIL visitas!



Visualizações de páginas de hoje
1 357
Visualizações de página de ontem
6 109
Visualizações de páginas no último mês
152 908
Histórico total de visualizações de páginas
1 309 825

quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Alvarenga polémico: "Substituição de Abel é inevitável!"



Sem papas na língua. Miguel Alvarenga fala do "Caso Abel", da Guerra Solange/Cortesão e da destituição do cabo dos Forcados de Évora.

Entrevista de Hugo Teixeira


- Miguel, isto está ao rubro na internet com a guerra entre a Solange e o Cortesão...
- É uma palhaçada sem sentido, como já escrevi. Não tiveram ambos o bom senso de reservar essa contenda para uma plataforma privada, preferiram vir para a praça pública, o que, a meu ver, foi só uma enorme estupidez. Graças a Deus e até ver, os anti-taurinos estão desatentos. Se não estivessem, gozavam como perdidos, como eu gozaria...
- Achas que se vão entender?
- Acho que é indiferente, não conta p'ró campeonato...
- Falaste de "pouca visibilidade" do trabalho deles na internet...
- E é verdade. O Cortesão fez um blog que, por muito que lhe doa, ninguém lê. A Solange e o Dinis fizeram um site que é um fracasso, que publica crónicas e fotos de touradas (se calhar o objectivo é esse, não discuto), mas que não tem qualquer notoriedade... Ninguém fala do site, porque o site não tem nada de que se fale...
- E é isso que provoca a guerra?
- Acho que sim... são invejas e frustrações de parte a parte que originam esse disparate...
- Eles vão-se entender?
- Não sei, espero que sim, mas também pouco adianta, repito, para o "campeonato"...
- Mas isso prejudica a Festa, dá uma imagem deturpada das coisas...
- Deturpada, não, dá uma imagem real. Infelizmente, a Festa está como está. Os anti-taurinos são os taurinos. Não faz falta os que protestam contra. Dentro do próprio meio taurinos é que estão os antis!
- A tua guerra com o empresário Abel Correia é outro sintoma disso?
- Não há nenhuma guerra com o senhor Abel dos Pneus...
- Não há?...
- Não. O senhor Abel dos Pneus não pagou a publicidade ao "Farpas", foi só isso.
- Mas veio a público dizer que estava tudo pago...
- Nem quero fazer mais comentários a isso. Mandou vir a público o seu bilheteiro, senhor Luis Carlos, dizer que pagara a toda a gente para tentar atirar poeira aos olhos das pessoas. Se a bilheteira fez, como ele me provou, 21 e pouco mil euros, como é possível que tenha pago a toda a gente? Mais grave: o senhor Abel dos Pneus pôs o seu bilheteiro a dizer na praça pública que não pagara ao Maestro João Moura... achas que 21 mil euros de bilheteira dava para pagar ao Moura?... O senhor Abel dos Pneus cometeu, sem dar por isso, porque não pensa, o "crime" gravíssimo de declarar publicamente que o Moura toureou de borla no sábado no Montijo. Tinha que defender e salvaguardar os interesses do seu toureiro e não o soube fazer. Ao dizer o que disse, ou mandou dizer, deixou claro, como consta, que o João Moura anda por aí a tourear por 100 ou 200 contos...
- Ao "Farpas" já pagou?
- Ainda não, mas paga, não tenho dúvidas, tenho-o como um homem sério. Sei que o senhor Abel dos Pneus atravessa gravíssimos momentos na sua vida pessoal e empresarial e por isso não o quero maçar. Mas enquanto não pagar, terei toda a legitimidade para afirmar que é um caloteiro!...
- Estás contra João Moura?
- A ver se a gente se entende! Não estou nem tinha que estar contra o João Moura. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
- Abel vai "cair" como apoderado de Moura?
- Tem que cair obrigatoriamente. Abel dos Pneus tem prejudicado gravemente a imagem do Maestro João Moura. É necessário e é inevitável que saia, disso não tenho a menor dúvida. E sei que vai acontecer.
- Só mais isto: houve um "golpe de estado" no Grupo de Forcados de Évora. Que comentário, Miguel?
- Houve a destituição do cabo Bernardo Patinhas, por motivos que o próprio ainda não revelou, que eu sei, mas vou aguardar pelos seus comentários. Mas, sinceramente, penso que isso não conta muito para o "campenotato". Que o cabo seja Patinhas, Alfacinha ou outro, tanto faz, achas que isso incomoda alguém ou faz algum furor na Festa? Sinceramente, acho que é  igual... Não atrasa nem adianta.

Fotos D.R.