quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Petição anti-taurina no Parlamento: "Prótoiro" pede tranquilidade!

A propósito das últimas notícias surgidas sobre a discussão na Assembleia da República da petição anti-taurina no próximo dia 19, a Federação "Prótoiro" emitiu hoje este comunicado, onde apela à tranquilidade:


Tendo em conta as notícias surgidas nos últimos dias relativas à discussão na Assembleia da República, no próximo dia 19 de Janeiro, de uma petição Anti-Taurina e por força da repercussão que essas mesmas notícias estão a ter no seio dos aficionados, entende a PRÓTOIRO dever prestar os seguintes esclarecimentos:
Deu entrada, em Agosto do ano passado, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República uma petição que solicita o fim das corridas de toiros em Portugal.
 Esta petição, apoiada pelo CAPT - Campanha Anti-Tourada Portugal, nunca gerou consenso mesmo dentro dos diferentes grupos e associações que se opõem à Tauromaquia, tendo sido subscrita por pouco mais de 7.000 pessoas.
Finalmente, a Prótoiro convidou alguns Deputados a conhecer a realidade das corridas de toiros e a vida do toiro bravo no campo, ao que muitos aderiram.
Esta petição, por ter mais de 4.000 assinaturas tem, obrigatoriamente, de ser discutida em Plenário. Ou seja, a discussão em hemiciclo não se prende com a importância ou com a relevância da petição tratando-se, apenas e tão só, do cumprimento de um formalismo legal.
Com efeito, esta petição foi devidamente acompanhada e contestada a seu tempo e no seu lugar. Por outro lado, o número de subscritores desta petição (pouco mais de 7.000) devolve-a à sua real importância.
Ora, considerando o que supra se disse, e atendendo à actual conjuntura sócio-económica em que Portugal se encontra, entende a Prótoiro que esta petição não constitui uma ameaça séria nem credível à Tauromaquia em Portugal.
Nesse sentido, e porque se percebe uma certa sede dos aficionados em fazer frente aos movimentos anti-taurinos, entende a Prótoiro dever apelar à tranquilidade e à serenidade de todos.
Temos a razão do nosso lado e chegará o dia em que teremos, realmente, de fazer uma demonstração de força, em que teremos de deixar uma mensagem clara de que não admitiremos que nos tirem a nossa Cultura, a nossa Identidade e a Liberdade. No entanto, desenvolvendo a Prótoiro um permanente acompanhamento de todos os movimentos anti-touradas em Portugal, entende não ser este o momento.
Em suma, os debates no Plenário são públicos, e nada de mau poderá advir de ter muitos aficionados em São Bento. Agora, vamos demonstrar a nossa superioridade, a nossa calma, a nossa tranquilidade. De nada nos servem alarmismos, não vamos dar mais importância a esta petição do que aquela que ela realmente tem, e não vamos, sobretudo, dar mais projecção aos proibicionistas do que aquela que eles merecem.
E fica uma sugestão: façamos antes uma demonstração de força junto das empresas que se recusam a apoiar a tauromaquia. Essa situação é muito mais prejudicial à Festa do que esta petição de umas poucas pessoas que se recusam a respeitar a Cultura, a Identidade e a Liberdade dos demais.

A Comissão Executiva da Prótoiro