domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dámaso González sofre grave acidente



O antigo matador de toiros Dámaso González (na foto de cima, com seu filho, o matador do mesmo nome, na tarde em que este recebeu a alternativa, a 20 de Junho de 2010 em Albacete) sofreu ontem um grave acidente na sua finca "Los Prados", a poucos quilómetros da cidade de Albacete (Espanha) e encontra-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Universitário da mesma cidade. O seu estado já não inspira cuidados, apesar de ser ainda considerado grave.
Dámaso González desiquilibrou-se quando tentava mudar de zona, nos currais do tentadero, um toiro que seu filho lidara à tarde. O acidente ocorreu à noite. O famoso matador caíu de uma altura de mais de três metros e ficou inanimado, precisamente no curro em que se encontrava o toiro. Sofreu fractura de quatro costelas, que provocou um pneumotórax e ainda ferimentos na cabeça e no rosto. Foi assistido no hospital pelo cirurgião-chefe da praça de toiros de Albacete, Dr. Pascual González Masegosa, que já informou que o toureiro está a recuperar favoravelmente.
Dámaso González foi no início da década de 70, um dos grandes ídolos do público do Campo Pequeno. O então empresário Manuel dos Santos repetiu-o por várias vezes ao longo de temporadas, anunciando-o sempre como "o toureiro que empolgou Portugal". Ao lado, o cartaz de uma corrida em Lisboa em 2 de Setembro de 1971, onde actuou mano-a-mano com o saudoso José Falcão. Lidaram-se 8 toiros de Oliveira, Irmãos e a cavalo actuaram Manuel Conde e Luis Miguel da Veiga. As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Évora, sob o comando do cabo-fundador João Nunes Patinhas.

Fotos D.R.