sábado, 31 de março de 2012

Diego Puerta: a vida em livro



É lançado no próximo dia 11 de Abril em Sevilha, na Fundação Cajasol, o livro "Diego Puerta - arte, valor e casta de um toureiro de Sevilha", da autoria de António Petit Caro. O acto será apadrinhado pelos Maestros Paco Camino e Santiago Martín "El Viti", os dois grandes amigos do diestro sevilhano e seus companheiros durante tantas tardes de toiros.
Diego Puerta faleceu no passado dia 30 de Novembro em sua casa, em Sevilha, aos 70 anos de idade.

Fotos D.R.

Pedrito continua a "brilhar"... em tentaderos...


Hoje neste, amanhã naquele, depois no outro... Pedrito de Portugal continua, "cantando e rindo", a triunfar nos mais diversos tentaderos. As últimas notícias dão conta da sua participação numa tenta na ganadaria de Coimbra. Quanto a corridas e projectos para a temporada, ao que tudo leva a crer, será mais uma "na prateleira". Que pena perder-se um toureiro assim...

Foto D.R.

Famosos esta tarde em Vila Viçosa

Três gerações, "em escadinha": Maestros Ruiz Miguel e Vitor Mendes
e o jovem Filipe Cochicho
Membros da Comissão de Honra da Homenagem a Cochicho, entre os quais
o ganadero espanhol José Luis Pereda, Albino Fernandes, Rui Bento
e os antigos cavaleiros José Luis Sommer d'Andrade e Luis Miguel da Veiga
Álvarito Domecq agradecendo o brinde de um ferro por Paulo Caetano
Armando João Moura, Simão Comenda e Joaquim Alves
José Luis Cochicho brindando aos céus, certamente lembrando seus saudosos Pais
O Maestro Ruiz Miguel cumprimentando Rui Bento
O famoso matador de toiros José Trincheira, o "Leão do Alentejo".
Na barreira, a cavaleira Joana Andrade

Fotos Hugo Teixeira/diariotaurino.blogspot.com

V. Franca: Dotti e Levesinho no jantar da Tertúlia "Cirófila"

Miguel Santos, presidente da Tertúlia "Cirófila" e os empresários
Vasco Dotti e Ricardo Levesinho
O jantar de ontem reuniu muitos aficionados na sede
do Clube Taurino Vilafranquense


Muitos aficionados ouviram ontem os empresários Ricardo Levesinho e Vasco Dotti (novo empresário da praça de Salvaterra) falarem dos problemas, das expectativas e dos projectos para 2012. Os dois empresários foram os convidados de um animado e concorrido jantar-colóquios da emblemática Tertúlia "Cirófila", uma das mais antigas de Vila Franca de Xira  - que esteve na linha da frente na construção do mausoléu a José Falcão e também no monumento ao Campino - e que se realizou na sede do Clube Taurino Vilafranquense pela simples razão de que muitos dos seus associados são-no também desta agremiação. Na foto ao lado, o presidente do CTV, Paulo Silva e o pequeno Salvador Antunes - duas gerações de "Cirófilos".

Fotos D.R./cortesia Clube Taurino Vilafranquense

João Maria Branco: Nº 1 dos praticantes arranca em Estremoz


João Maria Branco, Nº 1 dos cavaleiros praticantes nos dois últimos anos, fará a sua apresentação na presente temporada no festival que dia 28 de Abril se realiza em Estremoz, sua terra natal.
Com a quadra sediada na Herdade da Madalena, de Vasco Taborda, em Sousel, onde treina diariamente, João Maria Branco tem este ano pela frente uma temporada de verdadeira consagração e confirmação do valor demonstrado nos anos anteriores.
O jovem cavaleiro alentejano, a nova estrela do toureio equestre nacional, é a grande aposta do empresário António Manuel Cardoso "Nené", seu novo apoderado (em parceria com Albino Fernandes) para as grandes e mediáticas corridas da temporada.

Foto D.R.

Duarte Pinto intensifica treinos



Verdadeira revelação da nova vaga de cavaleiros tauromáquicos e um dos mais destacados triunfadores das duas últimas temporadas, Duarte Pinto intensifica os treinos com vista aos grandes desafios que o esperam em 2012.
O cavaleiro de Paço d'Arcos, filho do veterano Maestro Emídio Pinto, efectuou esta tarde mais um treino com os três cavalos de referência: "Baltazar", "Visconde" e "Vigo".
Já com cerca de trinta corridas contratadas, entre as quais a de 7 de Junho no Campo Pequeno, praça onde pela primeira vez lidará dois toiros (um impressionante curro de toiros do Dr. António Silva), Duarte Pinto inicia a temporada actuando amanhá, domingo, no festival que se realiza em Vila Franca e oito dias depois participa na já tradicional corrida de Domingo de Páscoa em Alpalhão.

Fotos D.R.

Em marcha: mega campanha do Campo Pequeno



Os repórteres do "Farpas" surpreenderam esta manhã em plena 2ª Circular, em Lisboa, mesmo junto às bombas da Repsol, no sentido Benfica-Ponte Vasco da Gama, a equipa de publicitários da empresa "Aficcion" a ultimar a colocação de um outdoor com o cartaz da corrida inaugural da temporada de abono do Campo Pequeno, no próximo dia 12 de Abril (fotos de cima).
Em sentido contrário, pouco antes do Aeroporto de Lisboa, outro outdoor (foto de baixo e ao lado) anuncia também o mesmo espectáculo lisboeta.
Uma nova e frutífera maneira de publicitar corridas de toiros, a cargo da empresa de António Nunes (o grande inovador da forma de promover os eventos taurinos), num momento em que estão cada vez mais em desuso os caducos cartazes colados... que ninguém pára para ler.
Ao que apurámos, a empresa da primeira praça do país vai apostar este ano "forte e feio" (no bom sentido) na revolucionária "atitude" de António Nunes em promover eventos. Estes outdoor's são apenas uma gota no oceano e na "tempestade" publicitária da mega campanha do Campo Pequeno para a temporada de abono de 2012. Em breve, grandes novidades.

Fotos D.R.

"El Fandi" sofre colhida no festival de Córdoba


O matador espanhol "El Fandi" foi esta tarde aparatosamente colhido no festival que se realizou em Córdoba, a favor da Associação Espanhola Contra o Cancro. O diestro terminou a sua faena e foi posteriormente observado no Hospital de Córdoba, onde lhe foi diagnosticada uma fractura  de costela, sem afectar a função respiratória e pulmonar. Teve alta de seguida.

Fotos Arjona/aplausos.es

V. Viçosa: pouco público, muita chuva e bom toureio


Os artistas entregaram-se e até fizeram esquecer o frio e a chuva. O público não apareceu. O Festival da Rádio Campanário, esta tarde em Vila Viçosa, primou por momentos de muito bom toureio, sobretudo quando interpretado a cavalo pelo veterano Paulo Caetano (quem sabe, sabe e o resto são cantigas!), mas também pelo homenageado José Luis Cochicho e pelo "sempre bem" Luis Rouxinol. Boas pegas dos Amadores de São Manços, tecnicamente perfeitos e sem dificuldades de maior. A pé, nota alta para a maestria de Francisco Ruiz Miguel e Vitor Mendes e pela auspiciosa estreia do jovem Luis Filipe Cochicho entre as gentes da sua terra. Ao início da corrida, justa e merecida homenagem a Cochicho pelos seus 25 anos de aficion - e de alternativa, também.
Não perca, amanhã, a reportagem de Emílio.

Fotos Eduardo Serrano/tauromaquiablog.blogspot.com

Maestro Ruiz Miguel hoje em Vila Viçosa


O Maestro Francisco Ruiz Miguel fotografado ontem em Portugal pelo blog "tauromaquia blog" com José Luis Cochicho (que hoje é homenageado na sua terra natal pelo 25º aniversário da sua alternativa) e seu filho, o novilheiro Luis Filipe Cochicho. Os três actuam esta tarde no Festival da Rádio Campanário na praça de Vila Viçosa, ao lado de Paulo Caetano, Luis Rouxinol e do matador Vitor Mendes. Pegam os Forcados de S. Manços e lidam-se novilhos-toiros de várias ganadarias.

Foto tauromaquiablog.blogspot.com

Ontem, 6ª feira: 6.719 visitas



Visualizações de páginas de hoje
1 022
Visualizações de página de ontem
6 719
Visualizações de páginas no último mês
208 282
Histórico total de visualizações de páginas
2 329 446

sexta-feira, 30 de março de 2012

Santa Eulália: incrível! Foi lapso da IGAC...


O festival do próximo domingo em Santa Eulália (Elvas) foi legalizado a tempo e horas. O facto de não constar na lista de nomeações de delegados técnicos e veterinários publicada esta tarde no site oficial da Inspecção-Geral das Actividades Culturais "foi um lapso da tutela", esclareceu ao blog "diário taurino" o director de corridas Agostinho Borges, que dirigirá o festival assessorado pelo médico veterinário Dr. José Guerra - na foto com o empresário Abel Correia, que apoiou a Junta de Freguesia de Santa Eulália na organização deste festejo.
Agostinho Borges adianta ainda que foi notificado na quinta-feira (ontem) para dirigir o festival de amanhã, sábado, em Vila Viçosa e o de domingo em Santa Eulália e que hoje mesmo "achou estranho" o segundo não constar da lista oficial de festejos taurinos deste fim-de-semana, divulgada no site da IGAC.
Tudo esclarecido e tudo em ordem. Mas é incrível como a IGAC comete lapsos desta ordem... não é?

Foto Hugo Teixeira/Arquivo

Cutiño sobre a corrida de Don Benito: "A receita é oferecer qualidade"



Embora ainda haja bilhetes à venda, "a resposta do público está sendo muito boa. Estamos contentíssimos. Na mesma linha do ano passado, quando se encheu a praça nos três dias, a gente está respondendo muito bem e esperamos que se regista uma boa entrada" - diz ao site "mundotoro.com" o empresário José Cutiño, promotor da corrida que no próximo domingo se realiza na reinaugurada praça de Don Benito (província de Badajoz) e onde actuarão os matadores Morante de la Puebla, "El Juli" e Alejandro Talavante frente a toiros de Garcigrande.
"O que mais me preocupa agora é que se conjuguem todos os ingredientes para a tarde seja um êxito. A ganadaria Garcigrande atravessa um momento excepcional e os três toureiros são capazes de fazer qualquer coisa. Esperemos que o público desfrute" - acrescenta o empresário.
Em tempo de crise, Cutiño considera que "a receita é oferecer qualidade ao aficionado. Os melhores cartéis possíveis. Fazer com que associem a praça com qualidade e desfrutem. Se se consegue isso, o aficionado torna-se fiel".

Fotos badajoztaurina.com

Morreu o empresário espanhol Gustavo Postigo


Faleceu hoje aos 80 anos, em Segóvia, o veterano empresário taurino espanhol Gustavo Postigo Santamaría, que geria actualmente com seus filhos as praças de Segóvia, León, San Fernando (Cádiz) e Mérida.
Ex-funcionário das Finanças, foi também empresário de boxe e esteve ligado à construção civil. Dedicou também parte do seu tempo à vida literária, sendo autor de vários livros, alguns deles de poesia.
Que descanse em paz.

Foto D.R.

Última Hora: festival de Santa Eulália... ilegal



A organização do festival taurino que no próximo domingo, 1 de Abril, se anuncia para a praça de toiros de Santa Eulália (Elvas) ter-se-à esquecido de legalizar o espectáculo junto da Inspecção-Geral de Actividades Culturais (IGAC)... e essa é a razão por que no site oficial daquele departamento estatal não se encontra hoje nomeado nenhum delegado técnico (director de corrida) para esse festejo.
Como se pode ler em cima (reproduzimos a barra com a indicação dos delegados nomeados para os espectáculos deste fim-de-semana, inserida esta tarde na página web oficial da IGAC), apenas se encontravam esta tarde devidamente legalizados os espectáculos de sábado em Vila Viçosa e Barrancos e os de domingo em Vila Franca de Xira e Alcochete. A menos que o pedido de director de corrida tenha sido feito na IGAC já fora de horas e não a tempo, por isso, de constar na informação semanal contida no site da Inspecção-Geral.
A eventual não legalização e a não nomeação de director de corrida não impede a realização do festival - desde que a organização (Junta de Freguesia de Santa Eulália) assuma os custos da multa prevista. Mas, diga-se em abono da verdade, não fica bem a duas primeiríssimas figuras do toureio nacional, como Moura e Bastinhas - cabeças de cartaz desse festival - andarem envolvidos em trapalhadas destas...

Fotos D.R.

Manuel Dias Gomes tentou na ganadaria Sánchez Cobaleda



O valoroso diestro Manuel Dias Gomes continua a sua intensa preparação para os desafios que o esperam nesta temporada de 2012, que muito provavelmente será a de despedida como novilheiro, devendo tomar a alternativa de matador de toiros no próximo ano.
Esta semana, participou em terras de Salamanca em mais uma tenta, desta vez na ganadaria de Sánchez Cobaleda, onde ombreou com o matador António Barrera e o novilheiro mexicano Sérgio Flores, triunfador no último fim-de-semana em Madrid. Quem assistiu, testemunhou a excelente forma do promissor toureiro português, já com presença assegurada na novilhada da próxima Feira de D. Juan, na Monumental de Badajoz.
Manuel Dias Gomes fez-se acompanhar por seu Pai, José Luis Gomes, antigo cabo dos Forcados de Lisboa e pelo bandarilheiro Américo Manadas.

Fotos António Teixeira

Novo livro sobre "Manolete"


O jornalista Alfredo Asensi Díaz, natural de Málaga e residente em Córdoba desde 1966, acaba de lançar a sua última obra literária, "Córdoba y Manolete, mano-a-mano".
"Durante trinta intermináveis anos, o povo de Córdoba e 'Manolete' encontram-se e distanciam-se. Um intento mano-a-mano que durou três décadas (1917-1947). Esta é a história que deu lugar à lenda" - escreve o autor.
Uma obra interessantíssima, tanto pelo seu rigoroso conteúdo histórico, como pelo estilo literário com que está narrada e que vem homenagear o malogrado diestro no ano em que se assinala o 65º aniversário da sua colhida mortal na praça de Linares.

Foto D.R.

Domingo: 1ª corrida do ano na Monumental de Madrid



Os matadores Iván Fandiño e David Mora actuam pela segunda vez num disputado mano-a-mano no próximo domingo, 1 de Abril, na primeira corrida de toiros da temporada na Monumental de las Ventas, em Madrid, que terá o seu início às 18 horas (hora espanhola).
Os toiros pertencem à ganadaria Jandilla, de procedência Juan Pedro Domecq que, como corrida completa, regressa a Las Ventas após 22 anos de ausência.

Fotos las-ventas.com

Barcelos: corrida passa para 6 de Maio


Inicialmente agendada para dia 1, passa para 6 de Maio, às 17 horas, por questões logísticas, a corrida de toiros a favor dos Bombeiros Voluntários que se realizará na cidade de Barcelos. Lidam-se seis toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício e o cartel será formado por Joaquim Bastinhas, Ana Batista (e não Sónia Matias, como inicialmente foi anunciado) e Marcos Bastinhas. Pegam os grupos de Forcados de Cascais, Alenquer e Coimbra.

Foto D.R.