domingo, 11 de março de 2012

Monumento ao Forcado no C. Pequeno: nunca mais?

Monumento ao Forcado em Vila Franca de Xira
Monumento ao Forcado na cidade de Santarém
Monumento ao Forcado em Alcochete
Monumento a Helder Antoño, morto por um toiro há 24 anos na praça de Alcochete
Até na Amieira (Portel) existe um Monumento ao Forcado!



"Ainda não alcançámos o nosso objectivo, mas... vamos tendo vitórias" - recordou recentemente no blog "forcado amador" Carlos Patrício Álvares "Chaubet" (foto ao lado), antiga glória dos Amadores de Lisboa e, há mais de vinte anos, a lutar pela construção de um Monumento ao Forcado junto à praça de toiros do Campo Pequeno. Um tema actual, na semana em que se vai realizar na praça de toiros de Lisboa (sexta e sábado) a V Festa do Forcado.
Até hoje, "Chaubet" apresentou a sua ideia a muitos dos políticos que presidiram à Câmara de Lisboa, de Nuno Abecasis a Santana Lopes, passando por Jorge Sampaio e João Soares - e todos a apoiaram, mas...
Recorda o promotor da iniciativa, que preside à Comissão Executiva do Monumento ao Forcado:
"Conseguimos que fosse construído o modelo do monumento, que fosse indicado o lugar onde deveria ser colocado (do lado direito da entrada principal da praça do C. Pequeno), que o secretário de Estado da Cultura declarasse o monumento de manifesto interesse cultural".
Segundo "Chaubet", o "verdadeiro contratempo" tem sido "a obtenção de financiamento para a obra", alvitrando a possibilidade de se realizar um espectáculo com receita a favor do Monumento. "Imaginei para o efeito uma iniciativa que teria o nome de Festival do Forcado", explica. Tentou, sem êxito, que o mesmo se realizasse em Lisboa. Recorda que contactou o empresário Carlos Pegado quando este administrava a Arena D'Évora, mas que o mesmo terá alegado que a praça "não tinha lotação que compensasse a logística necessária para aceder à nossa pretensão".
Agora que se vai realizar no Campo Pequeno a VI Festa do Forcado, "Chaubet" revela-se "satisfeito" porque "acima de tudo, sou admirador do Forcado", mas lamenta que o festejo não tenha a finalidade de angariar fundos para o desejado Monumento. Pode ser que um dia Lisboa ainda venha a ter um Monumento que consagre a figura do Forcado, à semelhança do que sucede noutras localidades do país, entre as quais Vila Franca de Xira, Alcochete, Santarém e até na Amieira de Portel.

Fotos D.R. e M. Alvarenga