quinta-feira, 31 de maio de 2012

"El Juli": triunfo e colhida em Aranjuez


"El Juli" sofreu ontem impressionante colhida em Aranjuez, felizmente sem consequências, numa tarde em que cortou um rabo e duas orelhas ao quarto toiro de Garcigrande, depois de já ter obtido uma orelha no primeiro do seu lote.
"Manzanares" cortou também um rabo e duas orelhas ao sexto toiro da ordem, depois de ter cortado uma orelha no seu primeiro. O francês Sebastián Castella saíu igualmente em ombros depois de obter duas orelhas no quinto toiro da tarde. No seu primeiro, o francês foi ovacionado.

Foto Julián López/aplausos.es

Pamplona: os cartéis da Feira de San Fermín


Foram anunciados os dez cartéis que compõem, no próximo mês de Julho, a Feira de San Fermín em Pamplona:
- 5ª feira, 5 de Julho - Novilhos de El Parralejo para Gómez del Pilar, Román e Gonzalo Caballero.
- 6ª feira, 6 - Toiros de San Mateo para Pablo Hermoso de Mendoza, Sérgio Galán e Roberto Armendáriz.
- Sábado, 7 - Toiros de Dolores Aguirre para António Ferrera, Eduardo Gallo e Joselillo.
- Domingo, 8 - Toiros de Miura para "Rafaeliilo", Fernando Robleño e Javier Castaño.
- 2ª feira, 9 - Toiros de Cebada Gago para Francisco Marco, Morenito de Aranda e António Nazaré.
- 3ª feira, 10 - Toiros de El Pilar para Matías Tejela, Iván Fandiño e David Mora.
- 4ª feira, 11 - Toiros de Fuente Ymbro para César Jiménez, Rubén Pinar e Jiménez Fortes.
- 5ª feira, 12 - Toiros de Torrehandilla e Torrehebreros para Juan José Padilla, "El Juli" e Daniel Luque.
- 6ª feira, 13 - Toiros de Juan Pedro Domecq para "El Fandi", Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante.
- Sábado, 14 - Toiros de Victoriano del Rio para Juan Mora, "El Juli" e Sebastián Castella.

Foto D.R.

Morte de Ana Bivar: irmão entrega-se às autoridades


O irmão (mais novo) de Ana Bivar Prôa, subdirectora do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Guilherme Páscoa, que ontem a assassinou em Évora por motivos de partilhas familiares, entregou-se hoje num posto da GNR da zona de Alenquer. Residia em Santarém.
O presumível assassino atropelou as duas irmãs ontem à noite em Évora e a seguir esfaqueou-as. Ana Bivar, casada com o deputado social-democrata António Prôa e mãe de quatro filhos, muito conhecida nos meios aficionados, prima de Rita Núncio (viúva do cavaleiro José Barahona Núncio) morreu no Hospital de Évora. A irmã, residente na cidade, teve alta depois de assistida.
O corpo de Ana Bivar deverá chegar só amanhã de manhã a Lisboa, à Igreja do Campo Grande. O funeral realiza-se às 15 horas para o Cemitério dos Olivais.

Foto D.R.

18 de Agosto: Maestro Moura na Encarnação (Mafra)


O Maestro João Moura é o cabeça de cartaz da corrida que no dia 18 de Agosto se realizará na Encarnação (Mafra) e onde também actuarão António Maria Brito Paes e o praticante David Gomes. Lidam-se seis toiros da ganadaria Rio Frio e pegam em solitário os Forcados Amadores do Ribatejo.

Foto Emílio de Jesus

Aparício: as fotos do corte de coleta e da chuva de almofadas



Outro registo do nosso correspondente em Espanha, Ricardo Relvas, da inesperada despedida (corte de coleta) do matador Júlio Aparício, na passada segunda-feira em Madrid, depois de ter escutado duas monumentais broncas e de ter provocado a queda na arena de uma verdadeira e impressionante chuva de almofadas...
S.A.R. a Infante Elena, assistiu (como no dia anterior) à corrida no camarote real da Monumental de las Ventas (foto de cima).

Fotos Ricardo Relvas

Reportagem de R. Relvas: as fotos do espontâneo em Madrid


Registo do nosso correspondente em Espanha, Ricardo Relvas, do momento em que um espontâneo saltou segunda-feira passada à arena de Madrid, munido de uma muleta, tentando enfrentar um toiro que cabia ao matador Júlio Aparício. O improvisado "diestro" acabou por ser retirado da arena pelos bandarilheiros e entregue na trincheira às forças policiais, que o conduziram para fora da praça sob prisão.

Fotos Ricardo Relvas

"Cachapim" esclarece aficionados


O empresário José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" (na foto, com M. Alvarenga na Monumental de Albufeira) solicita-nos que esclareçamos os aficionados de que a sua empresa - "Paulo & Sousa"- não gere actualmente a praça de toiros de Beja, tendo, como se sabe, adjdudicado os seus dois anos de gestão da mesma (2012 e 2013) à "Gestoiro" de Paulo e Rodrigo Tendeiro.
A necessidade de fazer esta esclarecimento, segundo "Cachapim", prende-se com o facto de a empresa "Gestoiro" "ter cancelado a corrida programada para a Feira Ovibeja e não ter devolvido o dinheiro dos bilhetes às pessoas, o que tem motivado inúmeros problemas a funcionários meus, nomeadamente bilheteiros e o guarda da praça, permanentemente alvos de aficionados que pretendem reaver o seu dinheiro. Quero esclarecer que os meus funcionários, eu próprio, meu Pai, Quintano Paulo e o seu sócio António Sousa nada temos a ver neste momento com a praça de toiros de Beja".
A corrida da Ovibeja, segundo foi anunciado no dia do cancelamento, realizar-se-ia no próximo sábado, 2 de Junho, com o mesmo cartel - Moura, Fernandes e Caetano - o que levou muitos aficionados a ficar com os bilhetes, não procurando reaver o dinheiro. Posteriormente, a "Gestoiro" decidiu voltar a cancelar a corrida, já não a realizando no próximo sábado. "E agora as pessoas querem o dinheiro de volta e não nos largam, pensando que somos nós os empresários..." - explica e esclarece "Cachapim".
Espera-se que a "Gestoiro" venha a público indicar a forma como o público pode fazer a devolução dos bilhetes e reaver o seu dinheiro.

Foto Emílio de Jesus

Até sempre, Ana!



Ana Cristina Bívar, de 51 anos, subdirectora do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, ex-assessora do gabinete do secretário de Estado da Cultura, minha querida e já saudosa amiga de tantos anos, dos tempos "loucos" do Liceu Dona Leonor, grande e entusiasta aficionada da Festa Brava (foi através dela que há muitos anos entrevistei para "O Diabo" o já falecido José Núncio, em Lisboa, em casa de seu sogro, o ex-ministro de Salazar, Gonçalves Rapazote, familiar da Ana) foi a mulher assassinada ontem à noite em Évora, alegadamente pelo próprio irmão, que continua a monte.
Era mãe de quatro filhos e casada com o deputado social-democrata António Prôa.
O homicídio ocorreu depois de o Tribunal de Évora ter revogado, por iniciativa de Ana Cristina e outra sua irmã, Marta, uma procuração que o irmão tinha para representar a mãe em negócios - adiantam as notícias entretanto divulgadas em vários orgãos de comunicação social na internet.
Questões relacionadas com partilhas familiares terão estado na origem da tragédia. Segundo fontes policiais, o suspeito atropelou as duas irmãs na Rua Dr. César Baptista, no Bairro do Bacelo e depois ainda as esfaqueou. A família reunira em Évora para tratar de partilhas.
As duas irmãs foram assistidas no local por bombeiros da corporação de Évora, apoiados por duas ambulâncias e uma viatura médica de emergência e reanimação.
Ana Cristina Bivar Branco Pereira Páscoa Pimenta Prôa, muito conhecida nos meios taurinos pelos seus laços de amizade a toureiros e forcados, acabou por morrer no Hospital de Évora (foto ao lado), enquanto que a irmã, de 44 anos, residente em Évora no Bairro do Granito, teve alta depois de socorrida na mesma unidade hospitalar.
O corpo deverá chegar amanhã pelas 9h30 à Igreja do Campo Grande, em Lisboa, realizando-se o funeral pelas 15 horas, para o Cemitério dos Olivais.

Fotos D.R.

Lúcio na Rádio Oásis às segundas-feiras


António Lúcio regressa já na próxima segunda-feira, 4 de Junho, à antena da Rádio Oásis FM 106.4 com o programa de tauromaquia "Barreira de Sombra".
No horário habitual - entre as 21 e as 22 horas - o programa pode ser ouvido na sintonia 106.4 FM ou através da internet em www.radiooasis.pt.

Foto D.R.

Soller Garcia nos States


O cavaleiro João Soller Garcia actuou no passado dia 14 em Laton (Califórnia) num mano-a-mano com o seu primo Alberto Conde, tendo ambos obtido assinalável triunfo.
Soller Garcia actuará ainda em Stevinson a 11 de Junho e em Gustine a 18.

Foto D.R.

Madrid: a Isidrada em que mandaram os cavaleiros


A importante Feira de Santo Isidro, em Madrid, termina no sábado sem que nada de verdadeiramente importante se tenha passado no que aos matadores diz respeito. Na Catedral Mundial do Toureio a Pé, mandaram desta vez os rejoneadores (cavaleiros), os únicos que abriram até ao momento a "porta grande" de Las Ventas para por ela sairem em ombros: Cartagena e Galán no dia 12 de Maio e Ventura no último sábado.
Hoje toureiam López Chaves, Fernando Robleño e José Maria Lázaro; amanhã, "Rafaelillo", Javier Castaño e Luis Bolívar; no sábado, José Luis Moreno, Juan Bautista e Iván Fandiño.
Depois, no domingo, inicia-se a Feira da Arte e da Cultura Taurina, actuando nesse dia o português João Moura Jr. O certame imediato à Isidrada está composto por sete espectáculos e conta ainda com as presenças dos portugueses Rui Fernandes e Moura Caetano na última corrida, a 10 de Junho.

Foto Juan Pelegrín/www.las-ventas.com

Os seis toiros de Castro para domingo em Santarém



O site "naturales-tauromaquia" deu à estampa as fotos dos seus magníficos toiros da prestigiada ganadaria de Ernesto de Castro que no próximo domingo, 3 de Junho, sairão à arena da Monumental "Celestino Graça" na primeira das duas corridas organizadas pela empresa "Aplaudir" na Feira de Santarém.
Os super-Castros serão lidados pelo Maestro António Ribeiro Telles e por duas das figuras da nova vaga, João Ribeiro Telles Jr. e Duarte Pinto.
Nas pegas, como único grupo, os valorosos e valentes Forcados Amadores de Santarém. A corrida inicia-se às 17 horas e será a 2ª Grande Corrida da Pêra Rocha do Oeste. Bilhetes desde 7.5 euros - não esqueçam!

Fotos www.naturales-tauromaquia.com

10 anos depois: toiros voltam a Lousada (Porto)



Após dez anos de ausência, a Festa Brava volta à vila de Lousada, no distrito do Porto, para onde se anuncia uma corrida à portuguesa no próximo dia 28 de Julho, sábado, às 17h30, com a particularidade de se lidarem seis toiros da centenária ganadaria Palha.
Numa praça portátil instalada no Complexo Desportivo vão actuar os cavaleiros Alberto Conde, Pedro Salvador e Verónica Cabaço e os grupos de forcados Amadores da Moita e de Arronches.
A corrida insere-se nas Festas Grandes em Honra do Senhor dos Aflitos.

Foto D.R.

7 de Junho: C. Pequeno assinala "Bodas de Prata" de Luis Rouxinol




O Campo Pequeno abre as suas portas na próxima quinta-feira feira, dia 7 de Junho, para celebrar as "Bodas de Prata" da Alternativa do cavaleiro Luis Rouxinol.
Trabalho e paixão pela arte que abraçou constituem os vectores ao longo dos quais decorre a saga que Luis Rouxinol (na foto) começou a escrever ainda menino, com apenas 8 anos de idade. Aos 11 anos apresentou-se no Campo Pequeno, numa garraiada do Liceu Gil Vicente. Como amador e praticante exibiu-se com assinalável êxito em Portugal, Espanha e França desenvolvendo e consolidando uma aprendizagem que o projectou para a figura em que viria a tornar-se. Durante várias temporadas, como nas de 2008, 2009, 2010 e 2011 foi o cavaleiro que mais toureou em arenas portuguesas.
O Campo Pequeno tem sido palco de grandes triunfos de Luís Rouxinol, dos quais resultaram saídas em ombros pela porta grande, a conquista do Galardão Campo Pequeno para a Melhor Lide a Cavalo na temporada de 2011 e várias repetições na mesma temporada, em consequência de triunfos anteriores. É também o que se passa nesta ocasião, como consequência do retumbante triunfo obtido na corrida de 12 Abril frente ao toiro da ganadaria Palha que lidou em quinto lugar.
Luís Rouxinol concretiza o sonho de seu pai e projecta já a sua obra no seu filho, Luís Rouxinol Júnior que esta temporada arrancou decidido a trilhar o caminho de êxito do seu progenitor.
Alternam com Luis Rouxinol, Rui Salvador, um cavaleiro seu contemporâneo, figura altamente prestigiada e que mantém a mesma garra e afición dos seus primeiros tempos e o jovem e promissor Duarte Pinto, herdeiro de outro grande vulto do toureio equestre (Emídio Pinto) que, num passado ainda recente, fez vibrar os aficionados pela sua arte e valor.
Para pegar seis imponentes toiros da ganadaria António Silva (encaste Pinto Barreiros - Conde de la Corte - Domecq) estará em praça o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, vencedor do "Galardão Campo Pequeno 2011", capitaneado por José Maria Cortes, pronto para reeditar recentes êxitos no Campo Pequeno, pegando os seis toiros como único grupo.

Foto Fernando Henriques

João Maria Branco no S. Pedro em Évora


O valoroso cavaleiro João Maria Branco (na foto com o espectacular cavalo "Da Vinci"), praticante mais premiado nas duas últimas temporadas, terá o seu primeiro grande compromisso da temporada no próximo dia 29 de Junho na tradicional corrida de São Pedro em Évora. O toureiro de Estremoz alternará com duas primeiras figuras frente a toiros da prestigiada ganadaria de Pinto Barreiros, de Joaquim Alves.

Foto D.R.

O mais completo ROTEIRO de corridas

Santarém: arranca a Feira do Ribatejo! Corridas no domingo, 3
e na quarta-feira, 6 (nocturna), véspera de feriado
Portugueses este fim-de-semana em importantes corridas em Espanha:
domingo, João Moura Jr. (à esquerda) toureia na Monumental de Madrid
e Rui Fernandes (à direita) na Feira de Cáceres


A fim de aqui os publicarmos ao longo da temporada, 
agradecemos às empresas e organizações de espectáculos
que nos enviem antecipadamente os seus cartéis
para o e-mail jornalfarpas@hotmail.com

Junho

VILA FRANCA DE XIRA - Sábado, 2, às 16 horas. XLIII Garraiada do Colégio Militar. 4 reses para os cavaleiros Afonso Ataíde e António Taurino. Forcados "Los Amarillos" e "Los Carniceros".

CAMPO PEQUENO - Sábado, 2, às 16.30 horas. 34ª Capeia Arraiana. 5 toiros e 1 bezerra de José Dias.

BENEDITA (Alcobaça) - Sábado, 2, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros da Casa Avó para Pedro Salvador, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes. Forcados de Tomar, Azambuja e Coimbra.

CÁCERES (Espanha) - Sábado, 2. Corrida de toiros/Feira de S. Fernando. 6 toiros de José Luis Marca para Manuel de Jesus "El Cid", "El Fandi" e Jairo Miguel.

BENEDITA (Alcobaça) - Domingo, 3, às 16.30 horas. Espectáculo cómico-taurino "El Bombero Torero" e seus anões toureiros. Lide de 2 reses da Casa Agrícola da Avó.

SANTARÉM - Domingo, 3, às 17 horas. Corrida à portuguesa/Feira Nacional da Agricultura. 6 toiros de Ernesto de Castro para António Ribeiro Telles, João Ribeiro Telles Jr. e Duarte Pinto. Forcados de Santarém.

BENCATEL (Vila Viçosa) - Domingo, 3, às 17 horas. Festival. 6 novilhos-toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício e Herdeiros de José Infante da Câmara para Joaquim Bastinhas, Marco José, Marcos Bastinhas, Verónica Cabaço, Nelson Lavajo e David Oliveira (prova de praticante). Forcados de Srtúbal e Bencatel.

SANTIAGO DO CACÉM - Domingo, 3. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Brito Paes para Luis Rouxinol, Sónia Matias e António M. Brito Paes. Forcados de Lisboa e Beja.

MADRID (Espanha) - Domingo, 3, às 19 (hora espanhola). Corrida de rejoneio/Feira de Aniversário. 6 toiros de Benítez Cubero para Fermín Bohórquez, Raúl Martín Burgos e João Moura Jr.

CÁCERES (Espanha) - Domingo, 3, às 19 (hora espanhola). Corrida de rejoneio/Feira de S. Fernando. 6 toiros de Manuel Ángel Millares para Rui Fernandes, Noélia Mota e Manuel Manzanares.

SANTARÉM - 4ª feira, 6, às 22 horas. Corrida à portuguesa comemorativa do 25º aniversário da alternativa de Luis Rouxinol/Feira Nacional da Agricultura. 6 toiros e 1 novilho de Herds. Conde Cabral para João Moura, Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr. Forcados de Santarém e Alcochete.

ALBUFEIRA - 5ª feira, 7, às 21.30 horas. Novilhada popular para inauguração da temporada. 3 novilhos de São Marcos para Tiago Cantante e Sofia Ameida, Forcados Amad. Moita e o novilheiro Tiago Santos.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 7, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de António Silva para Rui Salvador, Luis Rouxinol e Duarte Pinto. Forcados de Montemor.

PINHAL NOVO (Montijo) - 6ª feira, 8, às 22 horas. Corrida à portuguesa integrada nas Festas Populares. 6 toiros de São Marcos para Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e David Oliveira. Forcados de Bencatel, Pinhal Novo e Cuba.

ALJUSTREL - 6ª feira, 8, às 22 horas. Corrida à portuguesa integrada na Feira do Campo. 6 toiros de Varela Crujo para Tito Semedo, João Moura Caetano e João Maria Branco. Forcados de Cascais e outro grupo.

ARRUDA DOS VINHOS - 6ª feira, 8, às 22 horas. Novilhada/Ciclo Nacional das Escolas de Toureio. 6 novilhos de José Luis Cochicho para Maria Mira e Jacobo Botero, Forcados da Arruda dos Vinhos e os espadas Leo Valadés (mexicano), Pedro Cunha (Escola de V. Franca), João Rodrigues (Escola da Moita) e João Silva "El Juanito" (Academia do Campo Pequeno).

TENTADERO DO CABO (Vila Franca de Xira) - Sábado, 9, às 16 horas. Tenta pública de beneficência. 6 novilhas de Canas Vigouroux para os matadores Vitor Mendes, José Luis Gonçalves e Luis "Procuna".

REGUENGOS DE MONSARAZ - Domingo, 10, às 17.30 horas. Corrida comemorativa do 25º aniversário da alternativa de Luis Rouxinol, integrada nas Festas de Santo António. 4 toiros e de Murteira Grave e 2 novilhos de Passanha para João Moura, Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas e os amadores Miguel Moura e Luis Rouxinol Jr. (Variedades Taurinas). Forcados do Redondo e Monsaraz.

PEDROUÇOS (Maia) - Domingo, 10, às 16 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício para Sónia Matias, Agostinho Silva e José Carlos Portugal. Forcados de Tomar e Portalegre.

PINHAL NOVO (Montijo) - Domingo, 10, às 17 horas. Variedades taurinas. 6 novilhos de Jorge Mendes para Alexandre Gomes, Miguel Tavares, Verónica Cabaço, Manuel Comba, Cristina Marques e Rubén Inácio. Forcados de Setúbal e Pinhal Novo.

LOUREIRO (Oliveira de Azeméis) - Domingo, 10, às 17.30 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Francisco Luis Caldeira para Rui Salvador, Ana Batista e João R. Telles Jr. Forcados das Caldas da Rainha e Coimbra.

MADRID (Espanha) - Domingo, 10, às 19 (hora espanhola). Corrida de rejoneio/Feira de Aniversário. 6 toiros de Castillejo de Huebra e José Manuel Sánchez para Rui Fernandes, Sérgio Vegas e João Moura Caetano.

PLASENCIA (Cáceres, Espanha) - Domingo, 10. Corrida de rejoneio/Feira. 6 toiros de El Canário para Fermín Bohórquez, Diego Ventura e João Moura Jr.

ALBUFEIRA - 5ª feira, 14, às 21.30 horas. Variedades taurinas. 3 novilhos de Valdeterrazo para Miguel Tavares e Cláudia Almeida, Forcados de Monforte e o novilheiro Diogo Santos.

EL TIEMBLO (Ávila, Espanha) - 6ª feira, 15, às 19 (hora espanhola). Corrida de rejoneio/Feira em honra de Santo António de Pádua. 6 toiros de San Mateo e Carmen Lorenzo para Ruben Sánchez, Sérgio Domínguez e Francisco Palha.

ISTRES (França) - Domingo, 17, às 17 (hora francesa). Corrida de rejoneio/Feira. 6 toiros de San Mateo para Rui Fernandes, Diego Ventura e Francisco Palha.

ALBUFEIRA - 4ª feira, 20, às 21.30 horas. Variedades taurinas. 3 novilhos de Valdeterrazo para Verónica Cabaço, Manuel Comba e Favid Oliveira. Forcados de Safara.

BADAJOZ (Espanha) - 6ª feira, 22, às 19.30 (hora espanhola). Corrida de rejoneio/Feira de S. Juan. 6 toiros de Luis Terrón para Pablo Hermoso de Mendoza, Diego Ventura e João Moura Caetano.

CARTAXO - 6ª feira, 22, às 22 horas. Espectáculo de Recortadores "Toro y Emoção".

BADAJOZ (Espanha) - Sábado, 23, às 19.30 (hora espanhola). Novilhada sem picadores/Feira de S. Juan. 6 novilhos de Bernardino Píriz para Jesus Diez "Chorlo", Alejandro Fermín, Miguel Ángel Silva, José Garrido, Posada de Maravilla e José Manuel Terrón.

ARRONCHES - Sábado, 23, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 5 toiros de Francisco Romão Tenório para João Moura e Marcos Bastinhas, mano-a-mano. Forcados de Portalegre e Arronches. Variedades taurinas: 1 novilho de Francisco Romão Tenório para Miguel Moura.

CARTAXO - Domingo, 24, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Herds. Infante da Câmara para Manuel Jorge de Oliveira, Filipe Gonçalves, António M. Brito Paes, Paulo Jorge Santos, Ana Rita e Mateus Prieto. Forcados da Chamusca.

ALCÁCER DO SAL - Domingo, 24, às 18 horas. Corrida à portuguesa integrada na Feira Pimel. 6 toiros de Herds. Cunhal Patrício para João Moura, Rui Fernandes e João Moura Caetano. Forcados de Lisboa e Alcochete.

ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - Domingo, 24, às 18 horas. Concurso de Ganadarias/Feira de S. João. 6 toiros de Rego Botelho (2), Casa Agrícola José Albino Fernandes (2) e João Gaspar (2) para João Salgueiro, João Ribeiro Telles Jr. e Rui Lopes. Forcados da Tertúlia T. Terceirense e Ramo Grande.

BADAJOZ (Espanha) - Domingo, 24, às 19.30 (hora espanhola). Corrida de toiros/Feira de S. Juan. 6 toiros de Victorino Martín para António Ferrera, único espada. Sobressalentes: David Saleri e António Fernández Pineda.

ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - 2ª feira, 25, às 18.30 horas. Corrida mista/Feira de S. João. 6 toiros de Casa Agrícola José Albino Fernandes (4 para lide a cavalo) e Rego Botelho (2 para lide a pé) para João Ribeiro Telles Jr. e Tiago Pamplona, Forcados da Tertúlia T. Terceirense e Ramo Grande e o matador Iván Fandiño.

BADAJOZ (Espanha) - 2ª feira, 25, às 19.30 (hora espanhola). Corrida de toiros/Feira de S. Juan. 6 toiros de Garcigrande e Domingo Hernández para Juan José Padilla, José Tomás e "El Juli".

ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - 3ª feira, 26, às 18.30 horas. Corrida de toiros/Feira de S. João. 6 toiros de Rego Botelho para José Luis Moreno, Miguel Ángel Perera e Arturo Saldívar.

BADAJOZ (Espanha) - 3ª feira, 26, às 19.30 (hora espanhola). Corrida de toiros/Feira de S. Juan. 6 toiros de Zalduendo para Morante de la Puebla, José Maria "Manzanares" e Alejandro Talavante.

ALBUFEIRA - 6ª feira, 29, às 21.30 horas. Novilhada popular. 3 novilhos de São Marcos para Alexandre Gomes e Cristina Marques, Forcados da Póvoa de S. Miguel e o novilheiro Tiago Santos.

MONTIJO - Sábado, 30, às 22 horas. Corrida à Portuguesa/Festas de São Pedro.  6 toiros de Ernesto de Castro para Joaquim Bastinhas, Rui Fernandes e João Ribeiro Telles Jr. Forcados da Tertúlia T. Montijo, Amad. Montijo e ABV de Alcochete.

TORRES VEDRAS - Sábado, 30, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha para João Moura, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol. Forcados de Santarém e Alcochete.

Julho

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 5, às 22 horas. Corrida "Flash". 7 toiros de Falé Filipe para Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas Jr., Forcados de Alcochete, António Ferreira e Iván Fandiño.

VILA NOVA DA BARQUINHA - Sábado, 7, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha para João Moura, António Ribeiro Telles e David Gomes. Forcados de Tomar e outro grupo.

SANTA EULÁLIA - Domingo, 8. Festival. 6 toiros a designar para João Moura, Joaquim Bastinhas, Francisco Cortes, Marcos Bastinhas e Miguel Moura (prova de praticante). Último toiro lidado a duo por João Moura e Miguel Moura. Forcados a designar.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 12, às 21.30 horas. Cartel a designar.

SAINTES MARIES DE LA MER (França) - Sábado, 14, às 18 (hora francesa). Corrida de rejoneio. 6 toiros de Bohórquez para Pablo Hermoso de Mendoza, João Moura Jr. e Miguel Moura (apresentação em França).

ARÉVALO (Espanha) - Sábado, 14. Corrida de rejoneio. 6 toiros de Castilblanco para Andy Cartagena, Diego Ventura e António D'Almeida.

VILA NOVA DE MILFONTES - Sábado, 14, às 22 horas. Corrida à portuguesa da Casa do Povo de São Luís, a favor da construção do Lar de Idosos. 6 toiros de Brito Paes para Sónia Matias, Filipe Gonçalves e António M. Brito Paes. Forcados a designar.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 19, às 22 horas. Corrida "Correio da Manhã". 6 toiros de Pinto Barreiros para Andy Cartagena, João Moura Jr. e outro. Forcados de Portalegre e Vila Franca.

MONT-DE-MARSAN (França) - 6ª feira, 20 (nocturna). Corrida de rejoneio/Feira. 6 toiros de Bohórquez para Pablo Hermoso de Mendoza, João Moura Jr. e Manuel Manzanares.

ORTHEZ (França) - Sábado, 21, às 11 (hora francesa). Novilhada. 4 novilhos de Fernando Pereira Palha para Ivan Arasolo e Imanol Sánchez, mano-a-mano.

ORTHEZ (França) - Sábado, 21, às 18.30 (hora francesa). Corrida de toiros. 6 toiros de Veiga Teixeira para Fernando Robleño, "Paulita" e Serafín Marín.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 26, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Manuel Coimbra para João Moura Caetano, Francisco Palha e outro. Forcados de Coruche e Aposento da Chamusca.

BEAUCAIRE (França) - 5ª feira, 26 (nocturna). Corrida à portuguesa/Feira. 6 toiros de Laget para Roberto Armendáriz, Manuel Manzanares e Ginés Cartagena (filho). Forcados de S. Manços.

LOUSADA (Porto) - Sábado, 28, às 17.30 horas. Corrida à portuguesa integrada nas Festas em Honra do Senhor dos Aflitos. 6 toiros de Palha para Alberto Conde, Pedro Salvador e Verónica Cabaço. Forcados Amad. Moita e Arronches.

MONTIJO - Sábado, 28, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Rio Frio para João Moura, António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol. Forcados a designar.

FOZ DO SIZANDRO (Torres Vedras) - Domingo, 29. Corrida à portuguesa. 6 toiros de António Silva para Filipe Gonçalves, João Moura Caetano e outro. Forcados de Coruche e Portalegre.

Agosto

ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - 2ª feira, 6, às 20 horas. Corrida à portuguesa integrada nas Festas da Praia da Vitória/Concurso de Ganadarias. 6 toiros de Brito Paes, Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, Passanha, Falé Filipe e João Gaspar para Luis Rouxinol, António M. Brito Paes e Tiago Pamplona. Forcados da Tertúlia T. Terceirense e Ramos Grande.

ILHA GRACIOSA (Açores) - Sábado, 11. Corrida à portuguesa/Feira. 6 toiros de Falé Filipe para João Moura, Tiago Pamplona e Miguel Moura. Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande.

ILHA GRACIOSA (Açores) - 2ª feira, 13. Corrida à portuguesa/Feira. 6 toiros de Rego Botelho para João Moura, Tiago Pamplona e João Pamplona. Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande.


Fotos D.R.

14 de Julho: toiros voltam a Vila Nova de Milfontes


A Festa Brava está de volta ao Litoral Alentejano com uma corrida à portuguesa anunciada para o próximo dia 14 de Julho, às 22 horas, em Vila Nova de Milfontes.
Será a primeira corrida da Casa do Povo de São Luís, cuja receita irá reverter a favor da construção do Lar de Idosos local. Em praça vão estar os cavaleiros Sónia Matias, Filipe Gonçalves e António Maria Brito Paes, que idarão seis toiros da ganadaria Brito Paes, este ano a comemorar o seu 50º aniversário. Por designar, ainda, os dois grupos de forcados.

Foto D.R.

Hoje: Lázaro em Madrid sem Pedro Gonçalves...

José Maria Lázaro e Pedro Gonçalves há um mês na tenta
da ganadaria Pinto Barreiros
"José Maria Lázaro - um toureiro sem palavra" - esta a foto com que Ricardo Relvas
ilustra hoje no seu blog "el redondel taurino" o comunicado de Pedro Gonçalves
no dia exacto em que se deveria apresentar em Madrid...


O matador espanhol José Maria Lázaro apresenta-se esta tarde na Monumental de Madrid na recta final da Feira de Santo Isidro, enfrentando toiros de José Escolar (um exemplar na foto ao lado) e alternando com López Chaves e Fernando Robleño.
Era esta a corrida que marcaria o debute do valoroso bandarilheiro português Pedro Gonçalves na praça de Las Ventas.
Em comunicado emitido há duas semanas - e que Ricardo Relvas publica hoje mesmo no seu blog "el redondel taurino", sob o título "José Maria Lázaro - um toureiro sem palavra" - Pedro Gonçalves acusou o diestro espanhol de ter falhado o seu compromisso, informando que lhe arranjou vários tentaderos em Portugal e que o toureiro lhe prometera e acordara integrá-lo na sua quadrilha.
O primeiro falhanço ocorreu há menos de um mês, quando Lázaro avisou de véspera o bandarilheiro português para não ir no dia seguinte à primeira corrida onde participaria, nos arredores de Madrid, porque a mesma fora cancelada. 24 horas depois, Pedro Gonçalves foi surpreendido pelo facto de a corrida, afinal, se ter efectuado... E a partir daí, José Maria Lázaro jamais lhe atendeu o telefone ou lhe respondeu às mensagens. Contactou Pedro Gonçalves uma única vez para o informar que o seu apoderado preferira contratar bandarilheiros espanhóis para a equipa...

Fotos Fernando Clemente, Juan Pelegrín e las-ventas.com

Apoderado esclarece: Telles prossegue temporada


Apesar do desânimo e da frustração depois da corrida de domingo na Moita, que o levaram a dizer ao "Farpas" que "por estes dinheiros, mais valia ficar em casa", António Ribeiro Telles esclarece agora que vai prosseguir a sua temporada - como se esperava. Manuel Ribeiro Telles, seu irmão e seu apoderado, enviou-nos o comunicado que aqui transcrevemos na íntegra:

Em conversa telefónica efectuada pelo jornalista Miguel Alvarenga ao cavaleiro tauromáquico e meu irmão António, este ma sua descontracção e boa fé, respondeu-lhe que "por estes dinheiros mais valia ficar em casa".
Depois, por insistência do jornalista, acerca de como tinha corrido o pagamento dos honorários da corrida da Moita, o António apenas lhe respondeu: "o meu irmão não estava nada satisfeito, mas não sei quanto recebeu".
Tendo partido daí toda esta história de parar a temporada e tudo mais, venho pois afirmar: que a temporada continua e que a empresa 'Toiros & Tauromaquia' cumpriu com o António tudo o que combinou, pois o acordado era: se houvesse público um cachet de x e se não houvesse nós estaríamos do seu lado.
Um contrato deste tipo é susceptível de discórdia na hora de apreciar a quantidade de público existente.
Enviando os meus cumprimentos, espero ter contribuido para o esclarecimento da verdade.

Manuel Ribeiro Telles

Foto D.R.

Ontem, 4ª feira: 8.950 visitas


Visualizações de páginas de hoje
1 364
Visualizações de página de ontem
8 950
Visualizações de páginas no último mês
252 358
Histórico total de visualizações de páginas
2 838 764

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Gómez del Pilar disse em Madrid que "quer ser toureiro"



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Gómez del Pilar (nas três fotos) foi o mais destacado dos três novilheiros que segunda-feira passada actuaram em Madrid (três quartos de casa preenchidos) frente a novilhos de Guadaira, encastados e nobres, segundo e quinto aplaudidos no arraste pela sua bravura.
O jovem diestro evidenciou boas maneiras, jogou tudo e disse que "quer ser toureiro"! Foi ovacionado no primeiro e cortou ao segundo a única orelha da tarde, embora não matasse bem.
Alberto Durán foi aplaudido num e silenciado no outro e Damián Castaño foi silenciado nos dois.

Fotos Ricardo Relvas