segunda-feira, 23 de julho de 2012

Após 3 anos fechada: praça de Monforte reabre em 19 de Agosto



A praça de toiros de Monforte, no Alentejo, reabre a 19 de Agosto, depois de três anos encerrada por falta de licenciamento e necessidade de obras, revelou hoje à agência Lusa o presidente do município.
Miguel Rasquinho lembrou que a praça de toiros estava encerrada há mais de três anos, porque não tinha licenciamento por parte da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) e por necessitar de obras de requalificação, que o município já realizou.
O município de Monforte investiu cerca de 80 mil euros nas obras de remodelação na praça de toiros "João Moura" (pai), indicou o autarca, recordando que a tauromaquia constitui o "postal ilustrado" daquela vila do distrito de Portalegre. Miguel Rasquinho escusou-se a revelar se o espaço vai ser gerido pela autarquia ou por uma empresa privada, mas adiantou que este ano a praça vai ser cedida aos cavaleiros da localidade João Moura e Paulo Caetano.
"Nós fizemos obras nas casas de banho, remodelámos o miolo da praça, recuperámos a enfermaria e cavalariças e criámos lugares e acessos para deficientes", explicou.
Miguel Rasquinho lembrou que a praça de touros esteve encerrada mais de três anos porque a autarquia "não tinha capacidade financeira" para atribuir a obra a uma empresa privada, tendo optado por fazer "tudo por administração directa".
O presidente da autarquia indicou que o cartel para a corrida de reinauguração da praça de toiros, dia 19 de Agosto, às 17.30h, inclui os cavaleiros João Moura (pai), Marcos Tenório Bastinhas e Miguel Moura (praticante).
As pegas estarão a cargo dois grupos de forcados amadores e vão ser lidados seis toiros da ganadaria Romão Tenório.
Segundo o presidente do município, a 9 de Setembro, e como era já do conhecimento público, o cavaleiro João Moura Caetano, de Monforte, vai lidar seis toiros numa corrida a efectuar na remodelada praça da vila alentejana.
Inaugurada em 1987, a praça de toiros de Monforte conta com uma lotação de 2.352 lugares, tendo a arena as dimensões do Campo Pequeno.
O concelho de Monforte, com fortes tradições tauromáquicas, é berço de várias ganadarias, cavaleiros tauromáquicos, peões de brega (bandarilheiros), coudelarias taurinas, forcados e de novilheiros.