segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Paco Velásquez amanhã em Santa Maria de Querétaro (México)
O jovem novilheiro português Paco Velásquez (de Riachos) actua amanhã, 1 de Janeiro de 2013, na tradicional novilhada de Ano Novo em Santa Maria de Querétaro, México.
Frente a seis novilhos de El Vergel, o diestro luso alterna com os mexicanos Santiago Fausto e Juan Palblo Llaguno.
Sorte para o nosso toureiro!
Foto P. Batalha
Almeirim e Alcácer: ano termina cheio de incógnitas...
Praticamente dada "como certa" para o (ainda) misterioso empresário Henrique Gil, a praça de toiros de Almeirim (foto de cima) não se encontra ainda adjudicada - acaba de garantir ao "Farpas" uma fonte da Mesa da Misericórdia (proprietária do imóvel), adiantando que "provavelmente só depois de dia 15 de Janeiro" e "após a realização de eleições para os corpos da Mesa", se decidirá sobre o futuro arrendatário.
A mesma fonte confirma que "a maior proposta" apresentada à Santa Casa é, de facto, a do empresário das Caldas da Rainha, Henrique Gil. Mas há mais três candidaturas - e provavelmente mais credíveis que a do "ilustre desconhecido", embora inferiores em termos monetários.
Outra incógnita neste final de ano diz respeito à praça de toiros de Alcácer do Sal (foto ao lado), que também ainda não se encontra adjudicada - e para a qual já anda anunciada na internet ("Facebook") uma corrida para dia 3 de Março - ao que parece, uma "corrida fantasma"...
Fotos D.R.
Depois de Portalegre: Henrique Gil aluga também Almeirim
Proprietário de uma empresa de materiais de construção civil nas Caldas da Rainha, Henrique Gil (na foto de baixo com a sua Mulher, Lúcia, em Setembro deste ano numa barreira da praça de toiros de Almeirim) volta a ser notícia neste último dia do ano: depois de ter surpreendido o meio taurino ao adjudicar a praça de Portalegre, será também muito provavelmente o novo adjudicatário da praça de toiros de Almeirim. O negócio, dizem, sem confirmação oficial, pode ter sido fechado nesta última semana de 2012 com a Santa Casa da Misericórdia, proprietária do tauródromo ribatejano que este ano abriu apenas no dia 1 de Setembro para a realização de uma corrida (de praça cheia - na foto de cima) organizada pela Família Ribeiro Telles.
Henrique Gil, por enquanto ainda um "ilustre desconhecido", está a ser a grande novidade deste final de ano e promete, pelos vistos, dar muito que falar no próximo. Fontes próximas do novo empresário taurino garantem que "ele está sózinho" nesta aventura e afastam, à partida, a "suspeita" de que pudesse ser "testa-de-ferro" de terceiros. Proprietário também de uma tertúlia aficionada nas Caldas, Henrique Gil é a grande incógnita e o grande mistério da nova temporada - esperando-se que se dê a conhecer, bem como aos seus projectos e às razões que o terão levado, em tempo de crise, a enveredar por uma actividade "de risco". Aguardemos com serenidade...
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
C. Dias: "Uma Tarde Em..." Albufeira (1982, inauguração da Monumental)
Da esquerda para a direita: os Maestros Fernando dos Santos e Paco Camino, um bandarilheiro espanhol, o saudoso António Gregório e António José Martins |
Paco Camino, uma lenda da tauromaquia mundial, actuou na corrida de inauguração da Monumental de Albufeira há 30 anos |
Ao tempo já retirado das lides, o Maestro Fernando dos Santos voltou a vestir-se de luces nesta tarde de Abril de 1982 para inaugurar a sua praça |
Ángel Peralta, o "Papa do Rejoneio" |
O toureio-emoção do inesquecível José Mestre Batista |
José Zuquete: o cavaleiro de Leiria lidou um toiro na primeira corrida de Albufeira ao lado de dois "monstros" do toureio a cavalo ibérico: Peralta e Batista |
A corrida inaugural da Monumental algarvia contou com picadores. Outros tempos... |
João Marujo Caixinha, glória da forcadagem, ao tempo cabo dos Amadores de Beja, brindando ao Maestro Fernando dos Santos, o grande obreiro da magnífica Monumental de Albufeira - já lá vão 30 anos! |
No último dia do ano em que se comemorou o 30º aniversário da inauguração da Monumental de Albufeira, uma das mais cómodas e funcionáveis praças de toiros do país, obra de um dos mais destacados taurinos nacionais, o empresário, ganadeiro e antigo matador de toiros Fernando dos Santos, Henrique de Carvalho Dias (foto ao lado) recorda-nos, nos seus fantásticos "selos taurinos" (autênticas preciosidades de um arquivo histórico resultante de mais de três décadas a retratar a Festa Brava) a corrida inaugural que ocorreu a 10 de Abril de 1982.
"Uma Tarde Em..." Albufeira com toiros da ganadaria da Herdade das Sesmarias (propriedade do próprio empresário) e cartel formado por grandes Figuras da Tauromaquia Mundial: o rejoneador Ángel Peralta, os cavaleiros lusos José Mestre Batista e José Zuquete, os Forcados Amadores de Beja sob o comando do histórico João Marujo Caixinha e, na lide a pé, os Maestros Paco Camino e Fernando dos Santos.
Uma tarde inolvidável!
Fotos Henrique de Carvalho Dias
"El Capea" no Dia de Reis na Monumental do México
O matador espanhol Pedro Gutiérrez "El Capea" actua no próximo domingo, 6 de Janeiro (Dia de Reis) na Monumental Plaza México, na primeira corrida do ano na maior praça do mundo. Alternará com os toureiros mexicanos Christian Ortega e Fermín Rivera, frente a toiros da ganadaria de San Mateo.
Depois de um ano afastado das arenas de Espanha, tendo limitado a sua actividade à temporada mexicana, "El Capea" regressa no próximo ano ao seu país, agora apoderado pela empresa "Eventauro", actuando já em Fevereiro na primeira feira do país vizinho, em Ajalvir (Madrid). O diestro de Salamanca conta com o valoroso bandarilheiro luso João Pedro "Juca" na sua quadrilha e também com a colaboração de Paco Duarte, que o acompanhará como representante da "Eventauro".
Foto D.R.
Espanha: Medalha de Ouro das Belas Artes para Figuras da Tauromaquia
Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O Ministério da Cultura de Espanha decidiu voltar a outorgar duas Medalhas de Ouro das Belas Artes a duas Figuras do mundo tauromáquico.
A primeira será outorgada a título póstumo ao matador de toiros Diego Puerta, falecido há pouco mais de um ano.
A segunda contemplará um toureiro retirado. Para já, há quatro nomes indicados: César Rincón, Palomo Linares, Paco Ojeda e o rejoneador Ángel Peralta.
Foto D.R.
Tauromaquia vence em Évora
Na Assembleia Municipal de Évora, sexta-feira passada, foi derrotada a tentativa do Bloco de Esquerda de anular a deliberação da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, que recentemente classificou a Tauromaquia como Património Cultural Imaterial do Alentejo Central nos 14 concelhos do distrito de Évora.
Segundo o site "naturales-tauromaquia", a pretensão do Bloco foi derrotada com 34 votos contra a anulação e apenas um voto a favor.
Foto D.R.
Pablo corta uma orelha na segunda corrida em Cali
Pablo Hermoso de Mendoza cortou uma orelha ontem na sua segunda participação na Feira de Cali (Colômbia), onde na sexta-feira obtivera também um troféu.
A praça de toiros de Cañaveralejo encheu e Pablo (ovacionado no primeiro toiro) alternou desta vez com os matadores Luis Bolívar (duas orelhas e orelha) e David Mora (ovação e duas orelhas). Lidaram-se toiros de Ernesto González Caicedo.
Fotos D.R./www.pablohermoso.net/Farpas
Francisco Cortes (filho) recupera de acidente em Lisboa
Francisco Cortes, de apenas 12 anos, filho do cavaleiro tauromáquico do mesmo nome e neto do Maestro José Maldonado Cortes, está a recuperar favoravelmente de um acidente sofrido em Estremoz e que obrigou à sua evacuação de helicóptero para Lisboa, estando ainda internado no Hospital de Santa Maria.
O jovem Cortes sofreu uma aparatosa queda de cavalo no tentadero de seu Pai, chegando a temer-se que sofresse lesões vertebrais - o que felizmente não se verificou. Francisco sofreu um traumatismo na base do crânio e o seu estado é estável, não correndo perigo de vida. Um fim de ano atribulado para a Família Maldonado Cortes. Daqui desejamos rápido restabelecimento ao Francisco e que volte depressa a casa.
Foto D.R./@Francisco Cortes
domingo, 30 de dezembro de 2012
António D. Olano: jornalista famoso morre aos 74 anos
António Domínguez Olano morreu em Madrid aos 74 anos de idade e será cremado hoje.
António D. Olano, como era conhecido, jornalista e escritor, dedicou grande parte da sua carreira à arte tauromáquica. Foi colaborador da rádio Cadena SER, da Televisão Espanhola e de inúmeros jornais como o "ABC" e "El Imparcial". Membro do Círculo Taurino Bienvenida, foi autor de vários livros sobre tauromaquia e não só, entre os quais um sobre a vida e morte de José Cubero "El Yiyo" (ao lado), intitulado "Adeus, Príncipe, Adeus".
Fotos D.R.
Francisco: mais um Correia Lopes nas arenas
Exímio equitador (quem sai aos seus...), Francisco Caldeira Correia Lopes pode dar continuidade à dinastia nas arenas, apresentando-se em público já na próxima temporada.
Francisco é filho do antigo cavaleiro tauromáquico José Manuel Correia Lopes, promissora figura do início dos anos 70, que se acabou por afastar das arenas depois de uma grave colhida em Santarém em 1975. É ainda sobrinho do também ex-cavaleiro de alternativa Afonso Correia Lopes, igualmente retirado das lides.
Fotos D.R.
Juan José Padilla: a Figura do Ano!
A força, o querer, o exemplo e a coragem de Juan José Padilla marcam de forma quase inacreditável este ano que amanhã termina.
O seu regresso às arenas e o seu triunfo em Março em Olivença (fotos), apenas cinco meses depois da trágica cornada que lhe roubou um olho e lhe paralisou o lado esquerdo da face, constituem, sem margem para dúvidas, o momento mais marcante desta temporada tauromáquica de 2012.
O matador jerezano é a grande Figura do Ano!
Fotos D.R./Hoy
Prieto e irmãos Travessa separam-se
Mateus Prieto e os irmãos Rogério e Cláudio Travessa separaram-se, após vários anos de trabalho conjunto. O jovem cavaleiro praticante tem agora os seus cavalos na sua herdade, em Almeirim.
Os irmãos Travessa, antigos cavaleiros de alternativa, eram os mestres de Prieto desde os seus inícios nas arenas.
Foto M. Alvarenga
Irmãos Mayer: homens do jazz... e dos toiros!
Ivo e Augusto Mayer, irmãos inseparáveis, duas grandes referências do jazz em Portugal, sócios-fundadores do Hot Clube e proprietários de uma das mais famosas lojas de penhores e antiguidades de Lisboa (ao Chiado), faleceram na última semana, cada qual em seu hospital e com um espaço de apenas 24 horas.
Os jornais (alguns) recordaram os irmãos Mayer, sublinhando sobretudo a sua ligação à música, ao jazz e à fotografia. Ivo foi pianista; Augusto (ao lado) destacou-se como fotógrafo, retratando os mais marcantes momentos de jazz em Portugal. Só faltou dizer que eram ambos excelentes e entusiastas aficionados da Festa Brava e que ambos chegaram a ocupar cargos directivos no Grupo Tauromáquico "Sector 1".
Fotos João Moreira dos Santos
Perú: Casquinha cortou ontem a única orelha da tarde em Cajamarca
O matador português Nuno Casquinha cortou ontem a única orelha da tarde na corrida internacional que se realizou em Santa Cruz de Cajamarca, no Perú e onde alternava com o espanhol Emílio Laserna (palmas) e o diestro local Fernando Villaviciendo (volta), frente a uma encastada e complicada corrida de El Rocio e Hacraruco. O diestro vilafranquense volta a tourear hoje, domingo, na mesma praça e com os mesmos companheiros de cartel.
Foto D.R./@Nuno Casquinha
sábado, 29 de dezembro de 2012
Os "Instantâneos Inéditos" de C. Dias: colhida de V. Mendes em V. Franca em 1998
Henrique de Carvalho Dias (foto da esquerda) recorda-nos hoje na sua habitual rubrica "Os Meus Instantâneos Inéditos" - uma magnífica recolha semanal nos seus preciosos arquivos de mais de 30 anos a retratar a nossa Festa - os momentos dramáticos da impressionante colhida sofrida na arena de Vila Franca de Xira, em plenas festas do Colete Encarnado, pelo Maestro Vitor Mendes (foto da direita) na tarde de 5 de Julho de 1998.
Amanhã, na sua também muito apreciada rubrica "Uma Tarde Em...", não perca as fotos da corrida de inauguração da Monumental de Albufeira... há 30 anos!
Fotos Henrique de Carvalho Dias
Nuno Casquinha toureia hoje e amanhã no Perú
A cumprir este ano brilhante temporada no Perú, o matador vilafranquense Nuno Casquinha (foto de cima) toureia hoje e amanhã em Cajamarca nas duas corridas da Feira em Honra de San Roque e Santa Cruz.
Os cartéis dos dois dias são compostos pelo diestro luso, pelo espanhol Emílio Laserna e pelo peruano Fernando Villavicencio, que enfrentarão toiros da ganadaria de Salagual e Huacraruco. Nas fotos de cima, três dos exemplares apartados para estas duas corridas internacionais.
Fotos D.R.