sábado, 5 de outubro de 2013

Campo Pequeno: o momento dramático da colhida do forcado Vaz Freire e a debandada da Cruz Vermelha...

O momento em que a maca e o forcado ferido foram deixados na arena pelos
socorristas da Cruz Vermelha, que debandaram face à investida do toiro
O brinde de João Vaz Freire ao cabo dos Amadores de Montemor
Vaz Freire aguentou até ao fim e depois foi "cuspido" com violência junto às tábuas,
ficando inanimado
Momentos de pânico com a investida do toiro e a debandada dos socorristas
da Cruz Vermelha da arena, abandonando a maca com o ferido na cara do animal
A pega foi por fim concretizada ao segundo intento e sob fortes ovações
Momento em que Carlos Grave era conduzido para fora do recinto

As fotos espectaculares de Emílio de Jesus que retratam o momento mais dramático vivido na noite de quinta-feira passada no Campo Pequeno, quando o forcado João Torres Vas Freire, do Grupo de Santarém, tentava pegar o quinto toiro da corrida, da ganadaria Passanha, que tinha sido emotivamente lidado por Marcos Bastinhas. Brindou a sua pega, num acto de camaradagem, ao Grupo de Montemor. Derrotado à primeira tentativa e como ontem aqui noticiámos em pormenor e depois mais detalhadamente ainda na crónica da corrida, Vaz Freire ficou inanimado na arena e foi prontamente acudido no local pelos socorristas da Cruz Vermelha, voluntários que já este ano aqui mereceram em mais do que uma ocasião o nosso louvor, precisamente pelo facto de terem prestado os primeiros socorros a forcados lesionados dentro da arena e com o toiro por perto.
Ontem, porém, o caso mudou de figura quando os homens da Cruz Vermelha, depois de terem estabilizado no terreno o forcado, o transportavam na maca para a enfermaria. Subitamente e sem que ninguém imaginasse, o toiro investiu sobre o cortejo e os socorristas fugiram em debandada, largando a maca e deixando o ferido à mercê do animal. João Vaz Freire, que perdera os sentidos, recuperou-os no momento em que foi largado no chão, retirou o colar ortopédico que tinha no pescoço e voltou à carga, sob forte ovação, acabando por concretizar a pega muito bem ajudado pelos companheiros.
Na sequência da trapalhada e dos momentos de grande risco que se viveram na arena, saltou para a trincheira o antigo cabo dos Forcados de Santarém, Carlos Grave, cavaleiro olímpico que participou por duas vezes nos mais importantes jogos desportivos do mundo, agredindo à cabeçada um dos socorristas da Cruz Vermelha, que teve que receber tratamentos no Hospital de Santa Maria.
Carlos Grave acabou por ser conduzido para fora do recinto por um elemento da segurança da empresa do Campo Pequeno e dois agentes da PSP que o identificaram. O director de corrida Pedro Reinhardt relatou o incidente em auto para a IGAC, a Cruz Vermelha anunciou que vai apresentar queixa contra Carlos Grave e solicitou uma reunião com a Sociedade Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com