terça-feira, 30 de abril de 2013

Casa cheia em Campo Maior: noite de fados a favor de Nuno Carvalho

A Noite de Fados contou com a participação dos fadistas Manuel da Câmara,
Carlos Pegado, Paula Moreira, Matilde Cid Marçal, Leonor Ganata, Manuel Marçal,
Filipe Florencio e Renato Matos
Bernardo Mesquitella e Manuel da Câmara com o promotor desta louvável
iniciativa solidária, João Maria Caldeira
Público esgotou a lotação do Centro Cultural de Campo Maior
Manuel da Câmara, Cinha Jardim e Bernardo Mesquitella
O empresário tauromáquico e antigo forcado Carlos Pegado (de camisa branca)
foi um dos participantes na Noite de Fados em Campo Maior

Foi um êxito de casa cheia a Noite de Fados realizada na passada sexta-feira em Campo Maior, no Centro Cultural, a favor do forcado Nuno Carvalho. Um acto solidário promovido por João Maria Caldeia. Em boa hora!

Fotos D.R./cortesia Rádio Campanário

Domingo em Vila Franca: Concurso de Ganadarias


Campo Pequeno, 16 de Maio: a Corrida do Ano!


Alter do Chão: Gala da Tauromaquia foi um sucesso

Gala da Tauromaquia esgotou Cine-Teatro de Alter
Os alunos de música da Escola de Alter em acção
Clube de Alter galardoou Enrique Fraga, antigo matador mexicano, hoje rejoneador
João Moura Caetano, máximo triunfador da temporada 2012
João Cortesão brilhou à tarde como conferencista e à noite como fadista
Maestro José Maldonado Cortes recebendo o troféu das mãos de João Caetano
Luis Toucinho galardoado: um apoderado exemplar que muita falta
tem feito à Festa... esqueceram-se dele?...
Sérgio Batista recebeu o prémio atribuído ao nosso Emílio, ausente
por motivos de saúde - mas já está como novo!


A Gala da Tauromaquia do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, na passada sexta-feira, não podia ter corrido melhor. Perante um Cine-Teatro completamente esgotado com pais, professores, alunos, aficionados, toureiros e gente anónima, foram entregues os galardões da tauromaquia a várias Figuras da Festa e ao triunfador da temporada 2012, João Moura Caetano.
Houve um minuto de silêncio em memória do forcado Nuno Estevão, e depois os alunos do Clube da Música da Escola de Alter deram o mote para excelentes actuações musicais da Banda de Alter, dos fadistas João Cortesão, Manuel Cruz, Leandro Belo e Carlos Conceição, acompanhados por Miguel Monteiro e Jorge Silva.
Antecedeu este evento um jantar convívio e uma conferência sobre a História da Equitação e a Evolução do Toureio a Cavalo, tendo como oradores João Cortesão, Coronel José Henriques e o Dr. António Manuel Moraes.
Um evento louvável promovido pelko incansável Prof. Marco Gomes - em prol da Festa Brava!

Fotos D.R.

Sidónio Pereira ganha prémio internacional e lança novo cd




Sidónio Pereira, músico, compositor e guitarrista de Fado (que em Dezembro último abrilhantou no "Alfoz" a Grande Gala dos Troféus "Farpas"), foi distinguido pela Balcony TV Global/Nova Iorque com o prémio para o melhor video World Music pelo tema "Fadinho de Alcácer", do seu último disco "Narração Exacta" - distinção pela primeira vez atribuída a artistas portugueses.
Em consequência, o produtor Hans Kusters desafiou Sidónio Pereira a gravar um novo disco de guitarra portuguesa recriando grandes temas americanos e internacionais, como "Love Me Tender", "Amazing Grace", "Samba pa ti", "Ne me quites pas", entre outros.
Tendo como título provisório "Eligia", o disco (cd) será editado e distribuído por toda a América (Estados Unidos, América Latina e Brasil).
Depois dos pormenores contratuais com o seu editor Timothy Hage (G7-Music-Bélgica), o novo disco, em fase final de gravação e mistura no "JAP-Estúdios, Lisboa", tem a assinatura de produção do conhecido Jorge Fernando (na foto da direita com Sidónio Pereira), músico, produtor, compositor e autor de renome internacional, antigo guitarrista da "diva" Amália Rodrigues.

Fotos D.R.

Pablo Hermoso: os números da apoteótica campanha americana


Pablo Hermoso de Mendoza (16 de Maio no Campo Pequeno!) terminou no domingo em Aguascalientes a sua fantástica campanha americana. E fê-lo cumprindo a sua 50ª corrida do outro lado do Atlântico nos quatro meses em que ali permaneceu, toureando na Colômbia, na Venezuela e no México.
Toureou 40 corridas no México, 8 na Colômbia e 2 na Venezuela. Foram mais de 250 mil pessoas que acudiram ao "chamamento" do número-um do rejoneio mundial, numa campanha em que abundaram as praças cheias e mesmo as praças esgotadas, com o cartaz de "não há bilhetes" afixado nas portas - mais que nas temporadas anteriores.
Pablo Hermoso obteve 102 orelhas, 10 rabos e saíu 34 vezes em ombros pela "porta grande" das várias praças em que actuou.
Estes são os números impressionantes da campanha de um rejoneador que, sobretudo no México, continua a fazer história, tendo sido precisamente neste país que, há uma semana, cumpriu a corrida nº 2000 da sua gloriosa carreira, desde que tomou a alternativa em 1989.

Foto Juan Andrés H. Mendoza/www.pablohermoso.net/Farpas

Taurinos continuam desentendidos...


Miguel Alvarenga - É preciso paz e entendimento. Mas, pelos vistos, grassa no meio taurino a total e completa desunião e quase nenhum entendimento...
Prepara-se nova asembleia-geral dos empresários para a próxima quinta-feira, 2 de Maio, no Salão Nobre do Campo Pequeno. Tudo pode acontecer e tudo se pode modificar - ou não. Mas isto está tudo ao contrário. Os empresários precisam dos forcados e os forcados precisam dos empresários. Continuarem de costas uns para os outros é, apenas e só, mais uma forma de prejudicar a Festa.
Fumarão o cachimbo da paz? Continuarão de candeias às avessas? Pode haver grandes surpresas e mesmo alguma importante reviravolta, diz-se, na reunião magna da próxima quinta-feira...
Noutra frente, surge a "guerra" de Almeirim/Portalegre. Os empresários Lúcia Loureiro e Henrique Gil anunciaram há largo tempo para 1 de Junho uma corrida em Portalegre com toiros da ganadaria Murteira Grave - que têm sido a base da publicidade que está a ser feita, inteligentemente, a essa corrida. Agora, surge o anúncio de uma outra corrida em Almeirim, no mesmo dia e à mesma hora, com Diego Ventura (na foto) e toiros... de Murteira Grave. Uma vai obviamente prejudicar a outra...
A corrida de Almeirim é promovida pela empresa das "exclusivas", a "Campo e Praça" - que começa a tornar-se demasiado polémica. Estranho, no mínimo, quando a praça foi adjudicada pela Misericórdia à Família Ribeiro Telles...
Lúcia e Gil insurgem-se hoje em comunicado (que aqui publicámos anteriormente) contra o ganadeiro pelo facto de permitir que os seus toiros tenham sido a base da corrida de 1 de Junho em Portalegre e levar agora um outro curro (com o chamariz que isso acarreta) a Almeirim, no mesmo dia (noite), ainda por cima com um "cartelazo" com Rui Fernandes, Ventura e João Telles. O ganadeiro defende-se, ao que se sabe, alegando que os toiros estavam vendidos a Ventura e ele os pode colocar onde e em que dia entender. É lícito fazê-lo. Mas já não é tão lícito fazê-lo no mesmíssimo dia em que estão anunciados, há largo tempo, para outra praça, toiros da mesma ganadaria...
Será este um dos temas a abordar também na quinta-feira na assembleia-geral da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET)? Se não é, devia sê-lo. Antes de se desentenderem com forcados ou com quem quer que seja, os empresários deviam entender-se entre eles. E, pelos vistos, continuam desentendidos...
Resumindo e concluindo, feitas as contas, fazem alguma falta os anti-taurinos para destruir a Festa, quando são os próprios (ditos) taurinos que a andam a minar e a desmembrar? Depois, admirem-se quando tudo isto fôr pela pia abaixo. E não me acusem de os não ter avisado...

Foto D.R.



O mais completo ROTEIRO de corridas

Duarte Pinto no próximo domingo em Vila Franca de Xira;
na foto de baixo, Marcos Bastinhas, já amanhã, 1 de Maio, em Alcochete



A fim de aqui os publicarmos ao longo da temporada,
agradecemos às empresas e organizações de espectáculos
que nos enviem antecipadamente os seus cartéis
para o e-mail jornalfarpas@hotmail.com

Maio

CARTAXO - Amanhã, 4ª feira, 1 (feriado), às 16 horas. Variedades taurinas. 7 novilhos de Canas Vigouroux, Raquel F. Carvalho, José Dias, Davir R. Telles e José Luis V. Andrade para Marta Valente, Parreirita Cigano (filho), Manuel Oliveira e Francisco Parreira, 1 grupo de forcados e os bezerristas João Martins, Rubén Correia e Diogo Peseiro.

ALCOCHETE - Amanhã, 4ª feira, 1 (feriado), às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Infante da Câmara para Rui Salvador, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas. 2 grupos de forcados.

VILA FRANCA DE XIRA - Domingo, 5, às 17 horas. Corrida à portuguesa/Concurso de ganadarias. 6 toiros de Vaz Monteiro, Oliveira Irmãos, Palha, Vale Sorraia, Casa Prudêncio e Canas Vigouroux para Luis Rouxinol, Manuel Telles Bastos e Duarte Pinto. 2 grupos de forcados.

MONTEMOR-O-NOVO - Domingo, 5, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Veiga Teixeira para António R. Telles, João Salgueiro e Gilberto Filipe. 2 grupos de forcados.

FIGUEIRA DA FOZ - 5ª feira, 9, às 16 horas. Garraiada da Queima das Fitas. 3 novilhos de António dos Reis para Marta Valente, Andreia Oliveira e A. Sanemeterio. 3 grupos de forcados.

CHAMUSCA - 5ª feira, 9, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Manuel Veiga para Rui Salvador, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas. 2 grupos de forcados.

CHAMUSCA - Sábado, 11, às 17 horas. Variedades taurinas. 4 novilhos de Casa Prudêncio para Tiago Lucas, Maria Valente, Francisco Parreira e Alexandre Gomes. 1 grupo de forcados.

GARVÃO - Sábado, 11, às 17.15 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Herdade de Pégoras para Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Marcos Bastinhas. 3 grupos de forcados.

ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - Sábado, 11, às 18 horas. Festival. 6 novilhos-toiros de Rego Botelho (3) e Ezequiel Rodrigues (3) para Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona. 1 grupo de forcados.

BENEDITA - Domingo, 12, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros da Casa Avó para Sónia Matias, Ana Batista e Filipe Gonçalves. 2 grupos de forcados.

ALDEIA DA VENDA (Santiago Maior) - Domingo, 12, às 17 horas. Corrida à portuguesa integrada nas Festas de Santa Cruz. 6 toiros de Infante da Câmara para Duarte Pinto, Joana Andrade e Mateus Prieto. 3 grupos de forcados.

SALVATERRA DE MAGOS - Domingo, 12, às 17.30 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Ortigão Costa para Brito Paes, Paulo J. Santos, Tiago Carreiras, Marcelo Mendes, Tomás Pinto e Jacobo Botero. 2 grupos de forcados.

VALÊNCIA DE ALCÂNTARA (Espanha) - 4ª feira, 15, às 18.30 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 4 toiros de Jara del Retamar para Sérgio Vegas e João Moura Caetano, mano-a-mano.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 16, às 21.30 horas. Corrida à portuguesa/7º aniversário da reinauguração da praça/Alternativa de João M. Branco. 6 toiros de Passanha para Joaquim Bastinhas, Pablo Hermoso de Mendoza e João Maria Branco, que toma a alternativa. 2 grupos de forcados.

ARRONCHES - Sábado, 18, às 17 horas. Festival. 6 novilhos-toiros de Veiga Teixeira, David R. Telles, Rio Frio, Pontes Dias, João Moura, Paulo Caetano e Francisco R. Tenório para João Moura, Francisco Cortes, Paulo J. Santos, Gonçalo Fernandes, Marcelo Mendes e Miguel Moura. 3 grupos de forcados.

BOICARRET (Valência, Espanha) - Sábado, 18. Corrida de rejoneio. 6 toiros de Guadalest para Álvaro Montes, João Ribeiro Telles e Óscar Mota.

CORUCHE - 6ª feira, 24, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Veiga Teixeira para João Salgueiro, Rui Fernandes e João R. Telles Jr. 2 grupos de forcados.

MADRID (Espanha) - Sábado, 25. Corrida de rejoneio/Feira de Santo Isidro. 6 toiros de Los Espartales para João Moura (despedida de Madrid), Pablo Hermoso de Mendoza e Miguel Moura, que toma a alternativa.

Junho

PORTALEGRE - Sábado, 1, às 21.30 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Murteira Grave para Luis Rouxinol, Marcos Bastinhas e João Maria Branco. 2 grupos de forcados.

ALMEIRIM - Sábado, 1, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Murteira Grave para Rui Fernandes, Diego Ventura e João Ribeiro Telles. 2 grupos de forcados.

MADRID (Espanha) - Domingo, 2. Corrida de rejoneio/Feira da Arte e Cultura. 6 toiros de Castillejo de Huebra para Rui Fernandes, Raúl Martín Burgos, João Moura Caetano, Álvaro Montes, Leonardo Hernández e Francisco Palha.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 6, às 21.30 horas. Corrida mista. 7 toiros de Varela Crujo para Luis Rouxinol e João Moura Caetano, 1 grupo de forcados, Iván Fandiño e Manuel Dias Gomes.

MADRID (Espanha) - Domingo, 9. Corrida de rejoneio/Feira da Arte e Cultura. 6 toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura para Fermín Bohórquez, Diego Ventura e João Moura Jr.

PINHAL NOVO - Domingo, 9, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Murteira Grave para Rui Salvador, Sónia Matias e Pedro Salvador. 1 grupo de forcados.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 20, às 21.30 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de António Silva para Sónia Matias, Brito Paes, Duarte Pinto, Tiago Carreiras, Marcelo Mendes (confirmação da alternativa) e David Oliveira. 2 grupos de forcados.

Fotos Pedro Batalha e Emílio de Jesus




1 de Junho: Graves aqui e ali... "Toiros +" reage


Lúcia Loureiro e Henrique Gil (empresa "Toiros +") reagem hoje, em comunicado, que a seguir transcrevemos na íntegra, ao anúncio de uma corrida com toiros de Murteira Grave para o dia 1 de Junho em Almeirim (promoção da empresa "Campo e Praça")... no mesmíssimo dia em que a empresa anuncia (há bastante tempo) para Portalegre uma outra corrida com a mesma ganadaria:


Prevê-se para o dia 1 de Junho uma corrida de toiros para a Monumental Praça de Touros de Almeirim, promovida pele empresa "Campo e Praça". Assim, vem a "Toiros +", informar que:
- Tendo sido opositora ao concurso  do contrato de aluguer da mesma, nunca foi informada da sua situação face a esse concurso;
- Soube à posterior que a praça tinha sido entregue à família Ribeiro Telles;
- Estranhamente, a empresa "Campo e Praça" aparece a promover um espectáculo tauromáquico para o dia 1 de Junho;
- A "Toiros +", há mais de um mês promove a ganadaria de Murteira Grave, e curiosamente o representante da ganadaria em causa pacificamente deixa que seja lidado em Almeirim nesse mesmo dia um curro dessa ganadaria. Que defesa faz o ganadeiro da sua própria ganadaria?
O lucro imediato é mais importante do que o prestígio da ganadaria?
- Que tauromaquia e defesa da Festa querem alguns empresários tauromáquicos?
- Há que reflectir...

"Toiros +"
Lúcia Loureiro e Henrique Gil

Foto M. Alvarenga


C. Dias: "Uma Tarde Em..." Santarém (1987)

As célebres lides a duo dos manos Ribeiro Telles. Que saudades...
João Palha Ribeiro Telles: o "Curro Romero do toureio a cavalo"
Um bom ferro curto de António Ribeiro Telles
Olé! O capote-arte de José Mari Manzanares
A muleta mágica do grande "Niño de la Capea"
António R. Telles e João Ribeiro "Curro": tão novinhos que eles eram...
A verdade da arte das bandarilhas: o enorme César Marinho!
Uma grande cernelha de Luis Gameiro e António José Cachado

Do precioso arquivo de Henrique de Carvalho Dias (foto ao lado), saltam hoje para o "Farpas" as imagens de uma célebre tarde na Monumental de Santarém em 7 de Junho de 1987.
Tarde de glória com os manos Ribeiro Telles, João e António, em grande. E com duas Figuras mágicas do toureio a pé mundial: nada mais, nada menos que José Mari Manzanares e Pedro Moya "Niño de la Capea". Nas pegas, os Amadores de Santarém.
Recordar é viver!

Fotos Henrique de Carvalho Dias e Pedro Cardoso/"Contra Barreira"

Ontem, 2ª feira: 7.985 visitas


Visualizações de páginas de hoje
2 533
Visualizações de página de ontem
7 985
Visualizações de páginas no último mês
171 945
Histórico total de visualizações de páginas
5 383 064

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Famosos ontem em Beja

José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim"
e sua Mulher, Teresa
Paulo Caetano e Manzanares (de costas) com Álvarito Domecq
O popular Zé André e seu filho, ex-cabo de S. Manços
Manuel Braancamp Sobral e Joaquim Brito Paes
Ana do Valle e Miguel Alvarenga: o casamento do ano!
Carlos Parente e José Mari Manzanares
Maestros: Paulo Caetano e Manzanares
Moura Caetano entrevistado por Marco Gomes para o canal FER-TV 
João Diogo Fera e Pedro Paulino "China",
a Equipa-Maravilha de João Moura Caetano
Brinde dos Forcados de Beja a duas grandes Figuras do toureio mundial:
Manzanares e Álvarito Domecq
Rodrigo e Paulo Tendeiro, os empresários de quem se fala...
Bastinhas em "alta voz" agradecendo o carinho e o apoio do público
ao longo de 30 anos de gloriosa carreira nas arenas
Hugo Teixeira com Manuel Manzanares e o Maestro José Mari Manzanares
Tito Semedo e Sofia Gamboa Santos
Mila Loureiro, Vanessa Nabeiro e Dália Madruga
Tiago Brito Paes, Gonçalo D'Ornellas e Vasconcellos, António Maria Brito Paes
e Joaquim Lampreia
D. Álvarito Domecq ontem em Beja
Hugo Teixeira e Marco Gomes: a prensa taurina
António Morgado, Iván Nabeiro, Joaquim Pataca
e Marcos Bastinhas
Pai & filho: Manzanares
Um histórico dos forcados: João Marujo Caixinha
Glórias da forcadagem: João Lira (antigo forcado dos grupos
de Cascais, Colégio Nun'Álvares de Tomar, Beja e Lusitanos)
e Luis Moura (ex-forcado de Vila Franca e antigo cabo dos
Amadores de Beja)
O ganadeiro Francisco Malta Romeiras
O antigo cavaleiro Luis Cruz
Luis Toucinho (um apoderado esquecido...) e Luis Batista
O ganadeiro Manuel Braancamp Sobral, Álvarito Domecq, Paulo Caetano,
José Mari Manzanares e o empresário Rodrigo Tendeiro
Vera Brito Paes

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com