quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia 10: Marcos Tenório Bastinhas apresenta site na Golegã


Todos ao Montijo: vamos enaltecer a nobre arte de pegar toiros!

Foto M. Alvarenga

Sábado no Coliseu do Redondo: Telles, Fernandes e Ribeiro no fecho da temporada



Diogo Santos: novo matador português amanhã em Torokuna (Perú)


Pedro Gonçalves sem papas na língua: "Tenho pena que alguns 'taurinos' sejam tão pequeninos..."

Ao serviço dos Amadores de Azambuja, pegando um toiro de Ernesto de Castro
em 1984 na já desaparecida Monumental de Cascais
Aos ombros dos companheiros, no dia da sua despedida
como forcado na praça de toiros de Azambuja
Pedro Gonçalves nos seus inícios como bandarilheiro, integrando a quadrilha do
matador de toiros António de Portugal, na foto com Dário Venâncio e o saudoso
Jorge Marques; e, na foto de baixo, este ano na Monumental de Madrid, onde
debutou às ordens do novilheiro espanhol Mário Alcalde 


"Chego a envergonhar-me e tenho pena que esta gente dos toiros seja tão pequenina e tão mesquinha..." - palavras de Pedro Gonçalves, a propósito da polémica (pura tempestade num copito de água...) que se gerou em torno dos espectáculos inéditos de Demonstração de Pegas que no próximo fim-de-semana (sábado e domingo) se vão realizar na Monumental do Montijo - e que foram por si idealizados.
"Tinha esta ideia há mais de dois anos, coloquei-a ao empresário João Pedro Bolota e ele aceitou-a de imediato. Não só foi um dos grandes forcados deste país, como é ainda um empresário com visão e vontade de inovar. Fomos para diante com o projecto e começaram logo a bombardear-nos por todos os lado... É incrível e é inaceitável, mas é a Festa que temos. Não vimos salvar o mundo, nem vimos com intenção de alterar o que quer que seja no espectáculo tauromáquico. Isto está tudo inventado, já não há nada a inventar. Mas penso que um evento deste género se pode efectuar em final de temporada, não digo todos os anos, mas talvez de dois em dois e não morre ninguém por isso, nem se altera em nada o formato habitual das corridas de toiros. É pena que assim o não entendem todos aqueles que, de uma forma ou de outra, levantaram estupidamente - digo mesmo estupidamente - toda esta celeuma...", afirma o toureiro, sem papas na língua.
E diz mais:
"Os principais grupos de forcados, os chamados grupos da primeira fila, não quiseram participar, mas acredito que se for um sucesso, para a próxima estarão lá. Já se fizeram várias Festas do Forcados e todas foram um êxito, na generalidade. Esta será a primeira vez em que se faz um espectáculo assim, em que os forcados vão pegar toiros-toiros e não vacas, apenas recebidos, colocados e bregados pelos peões de brega. Penso que é um evento que prestigiará a imagem do Forcado Amador, um evento que se vai realizar dentro da maior legalidade e os cavaleiros que não tenham medo, que ninguém está a dizer com isto que as corridas se vão passar a realizar sem eles... Tive neste projecto o total apoio do ganadeiro João Dias Coutinho, cuja ganadaria represento e a quem agradeço a disponibilidade. Penso que a Festa e o Forcados sairão prestigiados e engrandecidos depois destes espectáculos e que, no fim, todos vão reconhecer que apenas fizeram, como de costume, uma tempestade num copo de água...".
Pedro Gonçalves, há mais de duas décadas a destacar-se como o número-um dos nossos bandarilheiros, começou precisamente a sua carreira nas arenas como forcado dos Amadores de Azambuja.

Fotos Henrique de Carvalho Dias, Luis Azevedo/Estúdio Z, D.R. e Ricardo Relvas

Bolota fala: "As polémicas passam-me ao lado... sou um homem de trabalho!"

João Pedro Bolota, uma vida dedicada aos forcados. Durante três décadas, foi
um dos melhores primeiros-ajudas do país e chefiou o Grupo de Alcochete com
invulgar notoriedade. Na foto, em Vila Franca, dando uma primeira-ajuda ao actual
cabo e seu sucessor, Vasco Pinto

"Sou um homem de trabalho, nunca fui um homem de polémicas. Isso passa-me tudo ao lado..." - foi assim que o empresário João Pedro Bolota se expressou esta manhã ao "Farpas", recusando-se a fazer quaisquer comentários à controvérsia que se gerou em torno dos espectáculos que este fim-de-semana (sábado e domingo) organiza na Monumental do Montijo e onde apenas actuarão peões de brega para colocar e bregar os toiros e forcados para os pegar.
"Os espectáculos decorrerão totalmente legalizados, são inéditos e acredito que sejam um sucesso, que era bom para todos, não apenas para a Festa, mas para a imagem do Forcado Amador. Vamos ver. Quanto ao mais, são coisas que me passam ao lado...", limitou-se a afirmar. não comentando a recusa de alguns bandarilheiros em participar (pressionados, ao que se diz), nem tão pouco o comunicado emitido esta manhã pelo Grupo da Chamusca anunciando que não participará.
"São coisas que me passam ao lado. Os espectáculos vão se realizar", insistiu.

Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z e M. Alvarenga

Polémica continua: Grupo da Chamusca não participa na Demonstração de Pegas


O Grupo de Forcados Amadores da Chamusca anuncia hoje em comunicado publicado na sua página oficial da rede "Facebook" que não participará na Demonstração de Pegas (onde estava anunciado para sábado) que este fim-de-semana se vai realizar na Monumental do Montijo - um evento já de si rodeado de inusitada polémica e que, pelos vistos, promete ainda alguma agitação nas próximas horas...
No referido comunicado, o grupo liderado pelo valente Nuno Marques explica que "para além da polémica que se criou à volta deste even to, manteve-se sempre a incerteza sobre vários aspectos, tais como a segurança (seguro, preparação dos toiros para a pega, etc...), as condições contratuais e até a própria realização do espectáculo, sendo mesmo anunciado que não se iria realizar".
"Assim sendo - acrescenta - e como não estão reunidas as condições necessárias e exigidas pelo GFAC, decidimos não participar nesta demonstração de pegas, contudo desejamos que seja um sucesso e que os Grupos participantes elevem a imagem do Forcado como têm feito até aqui".
Segundo Pedro Gonçalves, organizador deste evento único em parceria com o empresário João Pedro Bolota ("Aplaudir"), ainda hoje será anunciado o grupo de forcados que no espectáculo de sábado actuará em substituição dos Amadores da Chamusca.

Foto Duarte Chaparreiro/@GFA Chamusca

Ontem, 4ª feira: 6.998 visitas

Visualizações de páginas de hoje
1 497
Visualizações de página de ontem
6 998
Visualizações de páginas no último mês
281 856
Histórico total de visualizações de páginas
7 099 562

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vacas de Carvalho vende cavalo-craque à francesa Lea Vicens

Negócio foi fechado hoje. Na foto, Manuel Vacas de Carvalho, Ángel Peralta,
Lea Vicens e o seu moço de espadas e João Zúquete


Última Hora - O cavaleiro praticante Manuel Vacas de Carvalho vendeu à francesa Lea Vicens o seu cavalo-craque (fotos) de nome "Ratão", Lusitano, com cinco anos e filho do "Rajá".
O negócio foi hoje fechado, depois de a rejoneadora francesa estar há alguns dias em Portugal com Ángel Peralta, o "Papa do Rejoneio", seu apoderado, acompanhados pelo cavaleiro João Zúquete, precisamente a ver cavalos para reforçar a sua quadra.

Fotos D.R. e Florindo Piteira(www.pitonapiton.com

Vergonha: peões de brega pressionados para não actuar na Demonstração de Pegas no Montijo!




Vários bandarilheiros que já se tinham comprometido para actuar no próximo fim-de-semana (sábado e domingo) nos espectáculos inéditos de demonstração de pegas, voltaram agora com a palavra atrás e recuaram, ao que se sabe, pressionados não apenas pelos cavaleiros a cujas quadrilhas pertencem, mas também pelas "altas esferas" do Sindicato dos Toureiros (que agora se denomina Associação Nacional de Toureiros, como é do conhecimento público).
Em causa, diz-se, estará a renitência com que os cavaleiros e seus representantes, entre os quais primeiras figuras, encaram estes espectáculos - onde apenas participam peões de brega para receber e parar os toiros e grupos de forcados para os pegarem, sem intervenção de cavaleiros, sem bandarilhas e sem sangue.
Ao que se diz, também, o Sindicato está contra, receando que "a moda pegue" e na próxima temporada se repitam espectáculos deste género - o que se poderá traduzir numa redução de actuações dos cavaleiros. Mas isso, à partida, é impensável. Trata-se de espectáculos únicos, onde pela primeira vez vão actuar só forcados frente a toiros-toiros, mas não propriamente inéditos, se tivermos em conta que já se realizaram várias Festas do Forcado sem intervenção de cavaleiros e sem que se gerasse uma polémica tão grande como desta vez...
Os organizadores destes eventos são, como se sabe, o bandarilheiro e antigo forcado Pedro Gonçalves e o empresário João Pedro Bolota, ele próprio antigo forcado, ex-cabo de forcados e dirigente da Associação de Forcados, um taurino acima de qualquer suspeita e que de forma alguma iria envolver-se em qualquer tipo de espectáculo que não prestigiasse e engrandecesse a imagem do Forcado Amador.
Pedro Gonçalves lamenta esta atitude "de alguns cavaleiros que proibiram os seus peões de brega de participar nestes espectáculos", mas minimiza o assunto afirmando que "há bandarilheiros que já garantiram estar presentes e há também a garantia de que virão alguns bandarilheiros espanhóis, que desde logo se prontificaram a actuar".
"Só lamento que se esteja a armar uma confusão tão grande quando apenas e só organizámos um tipo de espectáculo que é inédito, que pode e deve prestigiar os Forcados, que é diferente e que está a ter grande aceitação entre o público aficionado. Se se dissesse que para o ano iriam ocorrer muitos espectáculos semelhantes e que os cavaleiros iriam perder postos de trabalho, eu até entenderia esta reacção deles, mas nada disso vai acontecer, estão a fazer uma tempestade num copo de água. Trata-se de um festejo de final de temporada onde se procura destacar e realçar precisamente a imagem e a importância do Forcado Amador", explica Pedro Gonçalves.
E é preciso também que se diga que, ao contrário do que alguns sustentaram, os grupos que participam não são apenas "grupos de segunda e de terceira", há grupos consagrados e da primeira fila entre os que vão actuar no sábado e no domingo e houve mesmo grupos "da primeira fila" que estavam postos e que depois sairam pelo simples facto de alguns dos primeiros não terem aceite participar.
Quando à Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), não tomou até ao momento posição alguma sobre estes factos - mas também não tem obrigatoriamente que o fazer. Não está em perigo a imagem do Forcado Amador, trata-se de espectáculos legalizados e onde apenas participam grupos associados. Provavelmente, a ANGF está expectante, à espera de ver o que sucede, se será um êxito ou um fracasso - para mais tarde se pronunciar.
Pedro Gonçalves garante que "os espectáculos vão realizar-se, com ou sem peões de brega portugueses". Mas a polémica promete ainda novos episódios para os próximos dias. É sempre assim... e depois, ver-se-à que a montanha pariu um rato. Já estamos todos habituados.

Foto D.R.

Paco Velásquez ontem com Talavante no México


O jovem diestro português Paco Velásquez - que no início do próximo ano deverá receber a alternativa no México - participou ontem num dia de campo na ganadaria de Pepe Marrón (México) juntamente com o matador espanhol Alejandro Talavante (à direita) e o seu apoderado Curro Vásquez (primeiro da esquerda).

Foto D.R./@Paco Velásquez

Afinal, "o que é tourear?": figuras dizem de sua justiça


O dinâmico Clube Taurino Vilafranquense leva a efeito mais um interessante colóquio na próxima semana (quinta-feira, 7 de Novembro), antecedido de um jantar.
Os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e Rui Salvador, os matadores Armando Soares e Vitor Mendes e o bandarilheiro Dário Venâncio debruçar-se-ão sobre "o que é tourear", moderados por Maurício do Vale.


Coliseu do Redondo: Telles, Fernandes e Ribeiro no sábado


Moita: afinal havia outro...

António Manuel Barata Gomes e sua elegante Mulher, Fernanda. E, na foto de baixo,
António Luis Raimundo: afinal havia outro... a querer a praça da Moita!


Apesar do "acordo de cavalheiros" entre empresários tauromáquicos, que à partida assegurava o compromisso de ninguém "meter a foice em seara alheia", isto é, de nenhum se candidatar a praças onde os anteriores adjudicatários pretendessem continuar e onde estes tivessem cumprido um bom trabalho, diz-se que as águas podem ficar agitadas - e bem agitadas - ali para as bandas da Moita do Ribatejo.
A praça "Daniel do Nascimento" vai ser colocada em concurso pela Sociedade Moitense de Tauromaquia no início do próximo ano e António Luis Raimundo (foto ao lado) perfila-se como concorrente, em força e de novo associado a seu genro Custódio Palhais, depois de ambos já terem gerido aquele tauródromo durante várias épocas, primeiro em sociedade com o Engº Inácio Ramos na empresa "Toirolindo" e posteriormente apenas os dois com a "TopToiros".
Potencial candidato é também António Manuel Barata Gomes, o famoso proprietário do restaurante "Casa das Enguias" e agora também empresário e apoderado (pelas "exclusivas") de toureiros. Barata Gomes geriu a praça da Moita nos últimos quatro anos, os primeiros três associado a "Nené" e este último já sem ele, com a sua empresa "Campo e Praça". O trabalho positivo que ali desenvolveu faz prever que pretenda continuar, mas, pelos vistos, vai ter um concorrente (também) forte a disputar-lhe o terreno.
Os próximos meses prometem alguma agitação na Outra Banda...

Fotos M. Alvarenga, Paulo Esteves/@Main e Emílio de Jesus

Forcados são reis este fim-de-semana na Monumental do Montijo




A nobre e portuguesíssima arte de pegar toiros enaltecida este fim-de-semana na Monumental no Montijo em dois espectáculos inéditos - demonstração de pegas com toiros de verdade e sem sangue. Não haverá bandarilhas, apenas a intervenção de bandarilheiros (peões de brega) para receber os toiros e depois a actuação de seis grupos de forcados em cada tarde. Haverá um júri (que será anunciado) para eleger em cada tarde os três melhores grupos, daí saindo os seis que pegarão depois na grande final no dia 17 de Novembro. Os espectáculos, sábado e domingo, iniciam-se às 16 horas e têm o preço geral de 5 euros - só não vai quem não quiser!
O bandarilheiro Pedro Gonçalves, que organizada estes festejos inéditos em parceria com o empresário João Pedro Bolota ("Aplaudir"), explicou ao "Farpas" como se procederá:
"Apesar da polémica e da contestação que gerou de início, este evento visa acima de tudo enaltecer a imagem e a arte do Forcado Amador. Nas três tardes sairão à arena do Montijo toiros (18 no total) da ganadaria Dias Coutinho. Cada toiro será recebido de capote por bandarilheiros e depois pegado. Não haverá bandarilhas, o que torna mais emotiva a actuação dos forcados, que vão pegar toiros-toiros no seu estado inicial, sem terem sido toureados. Foi um desafio que muitos grupos aceitaram e que penso que muito os prestigiam. Serão, obviamente, espectáculos com uma duração inferior à de uma corrida de toiros tradicional, uma vez que cada toiro apenas será recebido por bandarilheiros e imediatamente pegado, mas isso também é há muito tempo um dos objectivos que se tem tentado alcançar, isto é, diminuir o tempo de cada espectáculo, muitas vezes maçador e que se arrasta por tempo indefinido. Penso que a iniciativa, inédita, vai agradar aos aficionados".
No sábado, intervirão os grupos de forcados do Ribatejo, do Montijo, de Azambuja, da Chamusca, de Arronches e da Arruda dos Vinhos. No domingo, estarão em praça os da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, do Alandroal, de Monforte, de Salvaterra de Magos e de Monsaraz.

Foto Pedro Batalha

Jornal "Olé" hoje nas bancas (agora mensal)


Redondo e Cartaxo: as últimas corridas do ano este fim-de-semana



As praças de toiros do Redondo (foto de cima) e Cartaxo (foto ao lado) são no próximo fim-de-semana palco das duas últimas corridas de toiros oficiais da temporada 2013, havendo ainda a registar no Montijo, igualmente no sábado e domingo, dois espectáculos inéditos de demonstração de pegas em que apenas actuam bandarilheiros e forcados.
No Coliseu do Redondo, sábado, 2 de Novembro (início às 16h30), actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Vitor Ribeiro e pegam os grupos de forcados de Coruche e do Redondo, lidando-se toiros de Pinto Barreiros. A corrida é organizada pela empresa "Campo e Praça".
No domingo, dia 3, no Cartaxo, a partir das 16 horas, frente a toiros de David R. Telles, toureiam os cavaleiros Francisco Núncio, Marco José, Paulo Jorge Santos, Marcelo Mendes, Joana Andrade e Parreirita Cigano. As pegas estão a cargo dos grupos de forcados do Ribatejo, Azambuja e Arronches.
Este é o primeiro ano em que a tradição se quebra e o fecho oficial da temporada não ocorre a 1 de Novembro, em virtude se pela primeira vez a data não ser feriado. Modernices da democracia...

Fotos M. Alvarenga

Ontem, 3ª feira: 7.923 visitas

Visualizações de páginas de hoje
924
Visualizações de página de ontem
7 923
Visualizações de páginas no último mês
283 054
Histórico total de visualizações de páginas
7 091 991

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Golegã: homenagem a figuras do toureio


Os cavaleiros Joaquim Bastinhas (foto de cima), Rui Salvador e David Gomes e o matador de toiros Ricardo Chibanga serão homenageados no próximo dia 8 de Novembro (sexta-feira) na Feira da Golegã, durante o Baile da Jaqueta na Quinta dos Álamos. Haverá uma palestra do Prof. Gorjão Clara sobre o traje de equitação à portuguesa e a receita da festa reverte a favor de três instituições, a APABA, os Bombeiros Voluntários da Golegã e o Centro Paroquial.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.

Sábado: Telles, Fernandes e Ribeiro no Coliseu do Redondo


De 6ª feira a domingo: Campo Pequeno sem toiros... mas com bom vinho!

:

Foto D.R./@Praça do Campo Pequeno

Maestro Paco Camino apanha susto na Monumental do México



Homenageado no passado domingo na Monumental do México na corrida inaugural da Temporada Grande, o famoso matador de toiros espanhol Paco Camino - que foi um dos grandes ídolos espanhóis da aficion mexicana - não ganhou para o susto quando saíu depois de novo à arena para receber o brinde do matador José Maurício (foto ao lado) e o toiro investiu sobre ambos. O diestro Maurício empurrou Camino para dentro da trincheira e conseguiu salvar-se a ele próprio fazendo um quite ao toiro.

Fotos D.R./suertematador.com

"Casona": o bar que vai dar que falar (e que beber!) na Golegã!


Filho de Ventura baptizado em La Puebla


Realizou-se na Igreja de Nossa Senhora de Granada, patrona de La Puebla del Rio (Sevilha) o baptizado do filho do rejoneador Diego Ventura e Rocío Pérez, a quem puseram o mesmo nome do pai. Depois da cerimónia religiosa, os convidados celebraram o baptizado numa magnífica festa na quinta do cavaleiro, El Rincón de Ventura.

Foto González Arjona/@Diego Ventura

Próxima 6ª feira: todos com Nuno Mata na Golegã!


Ontem, 2ª feira: 8.806 visitas

Visualizações de páginas de hoje
1 303
Visualizações de página de ontem
8 806
Visualizações de páginas no último mês
284 814
Histórico total de visualizações de páginas
7 084 447

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pedro Gonçalves sofre hematoma: reaparece sábado no Montijo



O bandarilheiro Pedro Gonçalves sofreu um fortíssimo hematoma na perna direita, em consequência da aparatosa colhida que sofreu ontem em Azambuja no Festival dos Bandarilheiros (ver sequência fotográfica na notícia anterior). O famoso toureiro, que ontem encabeçava o naipe de "matadores" no festival, foi violentamente colhido quando bandarilhava o seu oponente, um toiro da ganadaria Santiago com quatro anos de idade (e não um novilho).
Pedro Gonçalves (na foto ao lado com Luis Filipe Cochicho), foi esta tarde observado pelo Dr. Barradas no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, tendo-lhe sido diagnosticado um hematoma. Suspeitava-se de uma cornada interna, o que, felizmente, não se confirmou.
Mesmo depois de ferido, regressou à arena e realizou com valentia e brilhantismo a faena de muleta, que não foi fácil, mas confirmou estarmos na presença de um excelente lidador.
"Tenho dores, vou estar uma semana em repouso e quero reaparecer já no sábado no Montijo", disse Pedro Gonçalves ao "Farpas". O bandarilheiro de Santarém, antigo forcado dos Amadores de Azambuja, é o organizador, em parceria com a empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota, dos espectáculos de Demonstração de Pegas - onde apenas actuarão bandarilheiros e 12 grupos de forcados - que sábado e domingo terão lugar na Monumental do Montijo, realizando-se depois a final no dia 17.

Fotos Fernando Clemente e D.R.