quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nelson Limas: apoderado divulga relatórios clínicos

Nelson Limas fotografado no domingo em Samora Correia, com o pé engessado.
Em baixo, os relatórios clínicos dos hospitais de Vila Franca (de hoje) e Évora
(semana passada) que confirmam a fractura e atestam a impossibilidade de tourear
no próximo domingo em Vila Franca, onde ia tomar a alternativa



Para acabar de vez com as especulações e as suspeitas que, nos últimos dias, têm rodeado o acidente de que foi vítima o cavaleiro Nelson Limas e que o impossibilita de participar no próximo domingo na corrida de toiros em Vila Franca, onde ia tomar a alternativa, o apoderado José do Carmo Reis decidiu tornar públicos os relatórios médicos dos exames clínicos que foram feitos ao toureiro, respectivamente, na última semana no Hospital de Évora e hoje no Hospital de Vila Franca de Xira. "É imperioso que o faça - explica Carmo Reis ao "Farpas" - para acabar de uma vez por todas com as especulações e sobretudo porque no comunicado que hoje emitiu a empresa 'Tauroleve' faz referência única e exclusivamente a um atestado médico, quando, na verdade, não se trata de atestado nenhum, mas sim de dois relatórios médicos complexos e esclarecedores de que falamos verdade e não estamos a inventar nada". Eis o comunicado:


Como é do conhecimento público, o cavaleiro Nelson Limas sofreu, no passado dia 24 de Abril, um acidente durante um treino na ganadaria de D. João Dias Coutinho, enquanto se preparava para o importante compromisso de dia 4 de Maio, onde esperava tirar a alternativa como cavaleiro profissional. 
Por forma a acabar, definitivamente, com todas as especulações, e porque andamos na Festa com a frontalidade com que o Nelson vai aos toiros, torna-se necessário esclarecer o seguinte:
a) Imediatamente após o acidente, o cavaleiro Nelson Limas foi assistido no Hospital do Espirito Santo de Évora pelo Dr. José Rui Graça Dias Ferreira (junta-se relatório de urgência), no qual lhe foi diagnosticada uma fractura do 5º metatarso do pé direito;
b) Contactada, também imediatamente, foi a empresa Tauroleve, tendo sido informada do sucedido, abrindo desta forma um canal de comunicação que sempre se manteve;
c) Por comum acordo resolveu-se, na altura, não divulgar o sucedido até que fosse obtida uma segunda opinião, mesmo porque o desejo do toureiro foi, sempre, o de tomar a alternativa no dia anunciado;
d) Após reavaliação efectuada hoje, no Hospital de Vila Franca de Xira, pelo Dr. Pedro Miguel Campos (junta-se relatório clinico), chegou-se à conclusão que todas as alternativas equacionadas não tornariam viável a participação do cavaleiro na referida data.
Aproveitamos para agradecer à Tauroleve, nomeadamente na pessoa do empresário Ricardo Levesinho, toda a compreensão, disponibilidade e rectidão na condução deste processo que a todos deixa um amargo de boca muito grande.
Atenciosamente,

José do Carmo Reis

Foto M. Alvarenga

Moura Jr: uma orelha esta tarde em Campanário (Badajoz)


João Moura Jr. cortou uma orelha ao seu primeiro toiro e foi ovacionado no segundo, na corrida de rejoneio que esta tarde se realizou em Campanário (Badajoz) e em que se lidaram toiros de El Madroñal. O rejoneador Leonardo Hernández foi o máximo triunfador da tarde, cortando duas orelhas no primeiro toiro e duas orelhas e rabo no segundo. Roberto Armendáriz cortou três orelhas. Os dois espanhóis sairam em ombros.

Foto D.R./Arquivo

Festival amanhã na Monumental do Montijo


Tiago Martins 
substitui António d'Almeida

Marcelo Mendes substitui Nelson Limas no domingo em V. Franca


Marcelo Mendes (foto de baixo) substituirá Nelson Limas na corrida do próximo domingo em Vila Franca em que este ia tomar a alternativa - acaba de informar, em comunicado, a empresa "Tauroleve", depois de ao final desta manhã ter recebido por e-mail, posteriormente confirmado por telefone pelo próprio Limas, um atestado médico onde se confirma que está impossibilitado de tourear. O cavaleiro cigano fracturou na semana passada o osso metatarso do pé direito quanto treinava no tentadero da ganadaria Dias Coutinho, no Alentejo.
O cartel da corrida do próximo domingo, 4 de Maio, na praça "Palha Blanco" de Vila Franca de Xira fica assim composto pelos cavaleiros João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista, Paulo Jorge Santos, Marcelo Mendes e Jacobo Botero, que enfrentaram um imponente curro de toiros da ganadaria Veiga Teixeira (foto de cima). Nas pegas, estarão os forcados de Vila Franca e de Coruche.

Fotos Pedro Batalha/cortesia "Tauroleve" e D.R.

O mais completo ROTEIRO de corridas

Maestro Joaquim Bastinhas - o cabeça de cartaz da corrida televisionada pela RTP
que depois de amanhã, sexta-feira, 2 de Maio, se realiza em Estremoz, onde forma
cartel com João Moura Jr. e João Maria Branco frente a toiros de Passanha. Pegam
os grupos de forcados de Portalegre, Monforte e Redondo


A fim de aqui os publicarmos ao longo da temporada,
agradecemos às empresas e organizações de espectáculos
que nos enviem antecipadamente os seus cartéis
para o e-mail jornalfarpas@hotmail.com

Maio

CARTAXO - Amanhã, 5ª feira, 1 (feriado), às 16 horas. Variedades taurinas. 7 novilhos de Canas Vigouroux para Manuel Oliveira, Francisco Parreira, António Núncio e Bernardo Salvador, Forcados do Cartaxo, Sérgio Nunes, Ruben Correia e Rui Regateiro.

MONTIJO - Amanhã, 5ª feira, 1 (feriado), às 16.30 horas. Festival. 7 novilhos-toiros de João Ramalho, Passanha, Engº Luis Rocha, Jorge Mendes, Fernando Palha e Santos Silva para Ana Batista, Pedro Salvador, Marcelo Mendes, Tiago Martins, Filipe Ferreira, Verónica Cabaço e Mara Pimenta. Forcados do Ribatejo, Moita, Tertúlia T. Montijo, Azambuja, Arronches, Monsaraz e Arruda dos Vinhos.

ESTREMOZ - 6ª feira, 2, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha para Joaquim Bastinhas, João Moura Jr. e João Maria Branco. Forcados de Portalegre, Monforte e Redondo.

BEJA - Sábado, 3, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Varela Crujo para João Moura, Luis Rouxinol e Tito Semedo. Forcados de Cascais e Beja.

VILA FRANCA DE XIRA - Domingo, 4, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Veiga Teixeira para João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista, Paulo Jorge Santos, Marcelo Mendes e Jacobo Botero. Forcados de Vila Franca e Coruche.

ABIÚL - Sábado, 10, às 16.30 horas. Novilhada. 6 novilhos de Sommer d'Andrade, Pinto Barreiros e Falé Filipe para Filipe Ferreira e Verónica Cabaço, Forcados de Alter do Chão e Diogo Peseiro (prova de novilheiro praticante).

MOURA - Sábado, 10, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha Sobral para João Salgueiro, Filipe Gonçalves e Jacobo Botero. Forcados de Moura, Safara e Póvoa de S. Miguel.

GARVÃO - Sábado, 10, às 17.15 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Brito Paes para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Tito Semedo e António M. Brito Paes. Forcados de Cascais, Beja e Académicos de Elvas.

ALMENDRALEJO (Espanha) - Sábado, 10, às 18 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 6 toiros de El Madroñal para João Moura Caetano, Leonardo Hernández e Andrés Romero.

SEVILHA (Espanha) - Domingo, 11 (matinal). Corrida de rejoneio/Feira. 6 toiros de San Mateo, San Pelayo e Carmen Lorenzo para Rui Fernandes, Diego Ventura e Luis Valdenebro.

TORRES NOVAS - Domingo, 11, às 16 horas. Festival. 6 toiros de Lopes da Costa para Marco José, Tiago Lucas, Filipe Ferreira, Parreirita Cigano, Marta Valente e Francisco Parreira. Forcados de Riachos.

SALVATERRA DE MAGOS - Domingo, 11, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Manuel Veiga para Ana Batista, Tiago Carreiras e João Salgueiro da Costa. Forcados de Lisboa e Salvaterra de Magos.

ALDEIA DA VENDA - Domingo, 11, às 17.30 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Engº Jorge de Carvalho para Rui Salvador, Marco José e Rui Guerra. Forcados de S. Manços, Portalegre e Aposento do Alandroal.

FIGUEIRA DA FOZ - 5ª feira, 15, às 16 horas. Garraiada da Queima das Fitas. 8 novilhos de António dos Reis para Andreia Oliveira, Victor Herrero e Soraia Costa. Forcados da ESA Coimbra (despedida do cabo Jaime Cortesão), Açorianos e Académicos de Coimbra.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 15, às 22 horas. Inauguração da Temporada/Corrida "Vidas/CM". 6 toiros de Santa Maria para Rui Salvador, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr. Forcados de Évora e Aposento da Moita.

BENAMOCARRA (Espanha) - Sábado, 17, às 17.30 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 6 toiros de Rodar y Ruchena para João Moura Caetano, Luis Valdenebro e Ferrer Martín.

ELVAS - Sábado, 17, às 22 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha para João Moura, Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Rui Fernandes, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas. Forcados de Alter do Chão, Académicos de Elvas e Redondo.

MOITA DO RIBATEJO - Domingo, 25, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Ernesto de Castro para Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Sónia Matias, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Tomás Pinto. Forcados do Ribatejo e Aposento da Moita.

BENEDITA - Domingo, 25, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Casa Avó para Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Paulo Jorge Santos. Forcados de Vila Franca e Coruche.

OLIVEIRA DE FRADES (Viseu) - Domingo, 25, às 17 horas. Corrida à portuguesa. 6 toiros de José L. Vasconcellos d'Andrade para Ana Batista, João Moura Caetano e Mara Pimenta. Forcados a designar.

CHAMUSCA - 5ª feira, 29, às 17 horas. Corrida à portuguesa/Feira da Ascensão. 6 toiros de Irmãos Dias (procedência Norberto Pedroso) para Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e João Salgueiro da Costa. Forcados Amad. Chamusca e Apos. Chamusca.

ÉVORA - Sábado, 31, às 18 horas. 55º Concurso de Ganadarias. 6 toiros de Veiga Teixeira, Branco Núncio, Pinto Barreiros, Murteira Grave, Passanha e São Torcato para Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e João Moura Jr. Forcados de Évora e Alcochete.

CHAMUSCA - Sábado, 31, às 21.45 horas. Corrida à portuguesa/Feira da Ascensão. 6 toiros de Prudêncio, Manuel Veiga, Irmãos Dias, José L. Vasconcellos d'Andrade, Silva Herculano e Manuel Coimbra para Rui Salvador, João Maria Branco e Tiago Lucas. Forcados do Aposento da Chamusca (comemoração do 30º aniversário).

Foto D.R.

Ventura aposta forte na promoção em Sevilha


Como já sucedeu em anos anteriores, Diego Ventura voltou a apostar forte na promoção da sua imagem, concentrada em outdoor's no centro de Sevilha, a propósito da sua dupla participação na Feira de Abril - actuará na Real Maestranza já no próximo domingo, dia 4 e repete oito dias depois, a 11 de Maio.

Foto D.R.

"Dubai": Vitor Ribeiro estreia novo craque da Coudelaria D'Ornellas



Vitor Ribeiro estreou na corrida do passado dia 25 em Alter do Chão a nova estrela da sua quadra, o cavalo "Dubai" (foto de cima), da afamada Coudelaria D'Ornellas e Vasconcellos.
A estreia ocorreu precisamente na primeira corrida da temporada de Vitor Ribeiro (um dos mais destacados triunfadores de 2013) e frente a toiros da séria ganadaria Palha.
A Coudelaria D'Ornellas tem a partir de agora mais um craque nas arenas. Ribeiro utilizou o novo cavalo de saída no seu segundo toiro.

Fotos João Silva e D.R.

Ontem, 3ª feira: 7.175 leram o "Farpas"

Visualizações de páginas de hoje
1 423
Visualizações de página de ontem
7 175
Visualizações de páginas no último mês
178 724
Histórico total de visualizações de páginas
8 150 966

terça-feira, 29 de abril de 2014



Esta
6ª feira
2 de Maio
Estremoz
1ª corrida
do ano
transmitida
em directo
pela RTP

Alcochete: estátua do forcado Hélder Antoño recolocada na praça



Roubada e reencontrada dois dias depois, na última semana, a estátua do forcado Hélder Antoño (foto de cima) está neste momento a ser reparada e vai muito em breve ser recolocada no lugar de onde a levaram: diante da fachada principal da praça de toiros de Alcochete, em cuja arena o malogrado forcado perdeu a vida em Março de 1988.
Segundo João Pedro Bolota, antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, a estátua "encontra-se ligeiramente danificada na zona da cabeça e do forcado e está a ser reparada, a fim de ser recolocada no seu lugar".
A estátua em bronze, da autoria do escultor Soares Branco, foi inaugurada em Março de 1993, cinco anos após a trágica colhida mortal de Hélder Antoño, por iniciativa do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Para assinalar a inaiguração, realizou-se uma corrida de toiros em Alcochete nessa tarde, aqui recordada na foto ao lado, onde estão, da esquerda para a direita os forcados José Barrinha Cruz (da fundação do grupo), Vitor Sena, Vitor Marques, João Estêvão Cruz, António Manuel Cardoso "Nené" (ao tempo, cabo do grupo) e Valentim Barrinha Cruz.
A recolocação da estátua deverá ocorrer em Agosto, coincidindo com uma das corridas da tradicional Feira Taurina das Festas do Barrete Verde e das Salinas. Roubada no início da última semana, a estátua foi reencontrada dois dias depois num descampado a cerca de cem metros da praça de toiros.

Fotos D.R.


Rui Fernandes "em directo" no "mundotoro.com"



A poucos dias do seu regresso à arena da Real Maestranza de Sevilha (11 de Maio, domingo, com Ventura e Valdenebro), o cavaleiro Rui Fernandes vai responder às perguntas dos aficionados na próxima semana na rubrica "Cerca de..." do site "mundotoro.com", onde há poucas semanas o protagonista foi outro português, Rui Bento.
Os interessados em questionar Rui Fernandes podem desde já colocar as suas perguntas nas páginas do "mundotoro.com" nas redes sociais "Facebook" e "Twiter".
O famoso cavaleiro é o único toureiro português com presença assegurada este ano nas duas mais importantes feiras taurinas de Espanha, as de Sevilha e Madrid. Na Isidrada madrilena actuam também Moura Caetano, Moura Jr. e Francisco Palha (precisamente com Fernandes a 7 de Junho).

Foto Julián López/mundotoro.com

Novos dirigentes no Clube Taurino Vilafranquense


O conhecido aficionado António João Jorge (foto) é o novo presidente da Direcção do Clube Taurino Vilafranquense, instituição que cumpre este ano o seu 30º aniversário e que foi superiormente dirigido nos últimos seis anos por Paulo Silva - a quem é preciso render justificada e merecida homenagem na hora da partida.
As eleições decorreram ontem em ambiente de grande cordialidade e tiveram a participação de 40 associados. A lista vencedora foi eleita com trinta votos a favor, um nulo, quatro contra e cinco em branco.
António João Inácio (ex-presidente da Junta de Freguesia do Forte da Casa) é o novo presidente da Assembleia-Geral e Luis Feijão assume a presidência do Conselho Fiscal.

Foto D.R.


25 de Maio: Caetano entre Mulheres em Oliveira de Frades



Mais uma corrida a Norte depois do enorme sucesso de domingo passado em Estarreja: o empresário João Pedro Bolota ("Aplaudir") organiza a 25 de Maio uma tourada em Oliveira de Frades (distrito de Viseu) com um atractivo cartel: João Moura Caetano (foto de cima) e as cavaleiras Ana Batista e Mara Pimenta (amadora). Os toiros pertencem à ganadaria de Vasconcellos d'Andrade (Sommer) e os forcados serão em breve anunciados.
Esta corrida, segundo Bolota, estava inicialmente programada para 24 de Maio, mas passou para 25, a mesma data em que a "Aplaudir" leva também a efeito a tradicional corrida da Moita - razão pela qual Moura Caetano, há muito anunciado no cartel da praça "Daniel do Nascimento", não o integrará, precisamente por tourear em Oliveira de Frades.

Fotos M. Alvarenga e D.R.

26 de Julho: Foz do Sizandro já mexe



A tradicional corrida que todos os anos se realiza na Foz do Sizandro (Torres Vedras) terá lugar a 26 de Julho e já começa a mexer: estão contratados os cavaleiros Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro (foto ao lado), faltando conhecer quem será o terceiro cavaleiro, bem como os forcados e os toiros.
Mais notícias em breve.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

Moura & Salgueiro: o mano-a-mano, finalmente...


Vai finalmente realizar-se este ano, em praça a anunciar (provavelmente na Monumental do Montijo, mas ainda sem confirmação) aquele que muitos consideram "o mano-a-mano mais desejado" e que, apesar dos muitos anos de alternativa de ambos, nunca se efectuou: João Moura e João Salgueiro vão defrontar-se por fim, depois de já terem rivalizado inúmeras vezes, mas não numa "guerra a dois".
Como também já avançámos na última semana, Moura e Salgueiro, aqui com os respectivos filhos, Miguel Moura e Salgueiro da Costa, deverão compôr o cartel da tradicional corrida da Feira Pimel no dia 22 de Junho em Alcácer do Sal.

Foto M. Alvarenga

Alternativa domingo em V. Franca: Limas à espera da decisão médica




Observado ontem no Hospital de Vila Franca de Xira, o cavaleiro Nelson Limas só amanhã saberá a decisão final dos médicos, depois de o voltarem a ver, sobre se pode ou não tomar a alternativa no próximo domingo na praça "Palha Blanco". O cavaleiro cigano, que esteve três anos afastado das lides e na Páscoa reapareceu em Alpalhão, fracturou o metatarso do pé direito num acidente sofrido na última semana durante um treino na ganadaria de Dias Coutinho. O toureiro tem o pé engessado e os médicos preferiram voltar a observá-lo na quarta-feira (amanhã) para dar a sua opinião final.
Aguardada com enorme e justificada expectativa, sobretudo pelo imponente curro de toiros da ganadaria Veiga Teixeira (um dos exemplares na foto de cima), a corrida do próximo domingo, 4 de Maio, em Vila Franca, conta com a presença dos cavaleiros João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista, Paulo Jorge Santos, Nelson Limas e Jacobo Botero, bem como dos forcados de Vila Franca e Coruche.

Fotos Pedro Batalha/cortesia "Tauroleve" e Emílio de Jesus/Arquivo

Estremoz: a grande noite é já na 6ª feira!

Na próxima sexta-feira, todos os caminhos vão dar à renovada praça de toiros
de Estremoz, onde a partir das 22 horas terá lugar a primeira corrida do ano
transmitida em directo pela RTP
O director do "Farpas" com o elenco da corrida de Estremoz: Maestro Bastinhas,
João Maria Branco e João Moura Jr.
Os cabos dos três grupos que vão competir esta sexta-feira na corrida televisionada
de Estremoz: Domingos Jeremias (Redondo), Francisco Paralta (Portalegre)
e Ricardo Carrilho (Monforte)



A renovada praça de toiros de Estremoz abre a temporada na próxima sexta-feira, 2 de Maio, com a primeira corrida transmitida pela RTP e que marca a estreia de Rui Bento e da Sociedade Campo Pequeno como gestores do cómodo tauródromo alentejano reinaugurado no ano passado.
O cartel é de luxo, cem por cento alentejano e nenhum aficionado vai querer perder: o Maestro Joaquim Bastinhas ao lado de duas das principais vedetas da nova vaga, João Moura Jr. e João Maria Branco. Os toiros pertencem à prestigiada ganadaria Passanha e nas pegas vão estar, em competição, os grupos de forcados de Portalegre, de Monforte e do Redondo, respectivamente comandados por Francisco Paralta, Ricardo Carrilho e Domingos Jeremias. Há bilhetes desde 10 euros! Só não vai quem não quer!

Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga

Filipe Ferreira: finalmente o regresso, com sol, na 5ª feira no Montijo



"Estou preparado, moralizado e feliz porque finalmente não chove!" - palavras do cavaleiro Filipe Ferreira, que na próxima quinta-feira, 1 de Maio (feriado) regressa às arenas na Monumental do Montijo depois de quatro anos afastado e também depois de já ter visto por duas vezes adiado, por chuva, o seu regresso (primeiro no Montijo e depois em Abiúl).
A favor do Fundo de Assistência dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, o festival da próxima quinta-feira reúne em praça um atractivo elenco de cavaleiros composto por Ana Batista, Pedro Salvador, Marcelo Mendes, Tiago Martins (que substitui António d'Almeida), Filipe Ferreira, Verónica Cabaço e Mara Pimenta e por seis grupos de forcados: Ribatejo, Moita, Tertúlia do Montijo, Azambuja, Arronches, Monsaraz e Arruda dos Vinhos. Lidam-se novilhos-toiros de distintas ganadarias (cartaz ao lado).

Foto M. Alvarenga

Moita e Santarém: as novidades da "Aplaudir"



A empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota (foto ao lado) confirmou em comunicado as datas que já tínhamos avançado para as duas corridas da Feira de Santarém: 8 e 10 de Junho. Volta a haver bilhetes a 5 euros (só não vai aos toiros à Monumental "Celestino Graça" quem não quer!) e Bolota promete anunciar "as maiores Figuras do momento em Portugal".
Quanto à corrida do próximo dia 25 de Maio na Moita, que marca a estreia de João Pedro Bolota, associado a Possidónio Matias, na gestão da castiça praça "Daniel do Nascimento", depois de "muitos elencos" vaticinados pela "prensa", eis a composição definitiva do cartel: Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Sónia Matias, Marcos Bastinhas e os primos Duarte e Tomás Pinto. Pegam os forcados do Ribatejo e do Aposento da Moita e lidam-se seis imponentes toiros de Ernesto de Castro (um exemplar na foto de cima).
Já podem ser feitas reservas através do telem. 914 094 038 e há bilhetes a partir de 10 euros.

Fotos D.R./cortesia "Aplaudir" e M. Alvarenga

O sucesso de Estarreja: Prótoiro põe Bloco de Esquerda na ordem!



Depois do enorme sucesso verificado no domingo na corrida de toiros (praça cheia) que se realizou em Estarreja (Aveiro) e onde reapareceu Joaquim Bastinhas, a Federação Prótoiro emitiu este comunicado pondo na ordem o Bloco de Esquerda, organizador da mini-manifestação anti-taurina (ridícula, pela fraquíssima adesão que registou - como se vê na foto de António Garcez ao lado):


A corrida de toiros que decorreu no passado domingo, dia 27 de Abril, em Estarreja (Aveiro) foi marcada pelo sucesso e por uma grande enchente de público, com 1800 pessoas a preencherem a quase totalidade da lotação da praça de toiros instalada na Arrotinha.
No exercício das suas liberdades cívicas e culturais a Associação Desportiva de Santiais organizou esta corrida que uma vez mais demonstrou a grande aficion taurina das gentes do norte de Portugal, que acorrem em massa a estes espetáculos culturais. Touradas que possuem tradição forte no distrito de Aveiro, cidade que teve, desde o séc. XIX 5 praças de toiros no Rossio, para não falar da história taurina de Espinho, sendo que se realizam frequentemente corridas nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Murtosa, Oliveira do Bairro, Águeda, entre outros.
Com o objectivo de ganhar alguns minutos de mediatismo apressou-se o Bloco de Esquerda a organizar uma manifestação, que contou com reduzida adesão, somando cerca de 30 pessoas, encabeçada pelo deputado bloquista Pedro Filipe Soares e que ficou marcada pela advertência da GNR devido a insultos dos manifestantes, por oposição à postura de respeito e tolerância por parte dos aficionados.
É lamentável que numa altura em que se comemoram 40 anos de Liberdade em Portugal haja ainda quem se oponha, de forma tão ostensiva, aos ideais de Abril. E mais lamentável é quando o cabecilha destas atitudes fascizantes é um Deputado pago pelo sistema democrático. Isto porque democracia é um conceito que o Senhor Pedro Filipe Soares parece desconhecer, uma vez que propositadamente ignora que cada tourada transmitida na televisão tem cerca de o dobro de telespectadores do que votantes teve o Bloco de Esquerda nas últimas eleições legislativas (meio milhão de telespectadores por tourada contra 289 mil votos do Bloco de Esquerda).
O BE e, em particular, o Deputado Pedro Filipe Soares ainda não perceberam que o povo é quem mais ordena, e que é precisamente por isso que continuam a haver touradas em Portugal: porque o povo assim o quer.
Não é, nem será, a oposição de uma minoria de radicais que defende a destruição da cultura e dos costumes portugueses, que promove o preconceito contra as touradas e o pensamento único, que prevalecerá sobre a vontade do Povo e sobre a liberdade cultural.
A tourada de Estarreja foi um sucesso tal que os organizadores ponderam já a organização de um novo espetáculo no próximo ano.

ProToiro
Federação Portuguesa de Tauromaquia

Fotos D.R./diariotaurino.blogspot.com/Prótoiro, José Andrade/barreiradesombra.blogs.sapo.pt e António Garcez/Facebook

Ontem, 2ª feira: 8.311 leram o "Farpas"


Visualizações de páginas de hoje
1 001
Visualizações de página de ontem
8 311
Visualizações de páginas no último mês
178 924
Histórico total de visualizações de páginas
8 143 369