sábado, 31 de maio de 2014

Hoje em Évora: a mais emblemática corrida da temporada

Luis Rouxinol
Vitor Ribeiro
João Moura Jr.

A Arena d'Évora é palco esta tarde, a partir das 18 horas, da mais emblemática corrida da temporada nacional, o mais antigo e de maior prestígio Concurso de Ganadarias que se realiza em Portugal e que tem hoje a sua 55ª edição, numa organização da empresa "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso "Nené", com exemplares das ganadarias Veiga Teixeira, Branco Núncio, Pinto Barreiros, Murteira Grave, Passanha e São Torcato, que vão disputar os prémios "bravura" e "apresentação".
O cartel é do mais alto nível a reúne os cavaleiros Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e João Moura Jr. e os grupos de forcados de Évora e Alcochete.
Esta tarde, não há ninguém que não vá a Évora!

Fotos Emílio de Jesus e D.R.



8 de Junho

Toiros
dignos
de
Madrid
na primeira
grande
corrida
da Feira
de Santarém!

Imponentes Teixeiras esta tarde em Coruche




Seis imponentes toiros da triunfadora ganadaria de Veiga Teixeira (depois do grande sucesso da corrida de Vila Franca) são o atractivo principal da corrida que esta tarde, a partir das 17h30, abre a temporada na praça de Coruche, uma organização de seriedade da empresa "Tauroleve" dos irmãos Levesinho - onde o "Farpas" vai marcar presença, para aqui contar tudo aos seus fiéis leitores.
O cartel é formado pelos cavaleiros Ana Batista, Marcos Bastinhas (foto ao lado) e João Salgueiro da Costa, estes dois depois dos triunfos que protagonizaram anteontem na Chamusca.
Pegam os forcados de Montemor e de Coruche.

Fotos D.R./cortesia "Tauroleve" e Emílio de Jesus

Museu Mestre Batista inaugurado ontem em Reguengos

Mestre Batista na praça de Vila Franca de Xira. A foto foi
publicada ao tempo no jornal "O Diabo", é da autoria do repórter
Fernando Gonçalves e foi adoptada como símbolo do Museu
Tininha, a viúva de Mestre Batista e o presidente da Câmara de Reguengos
ontem no acto de inauguração do Museu José Mestre Batista
Documentos e objectos pessoais do saudoso cavaleiro
O antigo forcado de Montemor e actual director de corridas
Agostinho Borges
O Maestro José Maldonado Cortes, que tantas tardes repartiu
cartel com o saudoso José Mestre Batista
Rui Salvador, que há 30 anos recebeu das mãos de Mestre Batista
a sua alternativa na praça do Campo Pequeno
Tininha Mestre Batista ontem com José Palha, vendo-se atrás, entre outros, José
Carlos de Matos, Carlos Empis, Luis Miguel da Veiga e Rui Souto Barreiros
Mestre Luis Miguel da Veiga, companheiro de tantas e tantas jornadas de Mestre
Batista, com quem formou parelha de sucesso nos anos 60


Muitas figuras do mundo tauromáquico e sobretudo antigos cavaleiros que foram seus companheiros em muitas tardes de triunfo marcaram ontem presença em Reguengos de Monsaraz no acto de inauguração do Museu Tauromáquico José Mestre Batista, uma louvável iniciativa da Câmara local e que contou com o apoio e a colaboração da viúva do saudoso cavaleiro, Emeletina (Tininha) Mestre Batista.
Vinte e três casacas, um fato curto, tjes de luces dos seus bandarilheiros, a cabeça, as crinas e uma pata do célebre cavalo "Falcão", bem como objectos pessoais do carismático toureiro de São Marcos do Campo, condecorações, óculos de ler, a aliança de casamento e muitas outras preciosidades do espólio de José Mestre Batista podem, a partir de agora, ser vistas neste Museu - onde, curiosidade das curiosidades, se podem igualmente apreciar as mais de cinco mil cartas que recebeu das fãs ao longo da sua carreira!

Fotos D.R./cortesia Câmara de Reguengos de Monzaraz e Marco Gomes

Miguel Abellán: toureiro de sangue ontem em Las Ventas


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Mais uma dramática tarde de grandes sustos ontem na Monumental de las Ventas, durante a 21ª corrida da Isidrada, que registou uma entrada de mais de três quartos e ficou marcada pelas impressionantes colhidas dos matadores Miguel Abellán (fotos) e Paco Ureña e também por outros incidentes de que a seguir publicaremos fotos.
Miguel Abellán foi um verdadeiro herói ontem em Madrid, praça a que regressava depois de não ter podido cumprir o seu primeiro compromisso nesta feira por ter sido operado a um rim. Ontem, foi ovacionado no primeiro toiro e cortou uma orelha de lei (mais que merecida) no segundo, depois de ter sofrido a aparatosa colhida que aqui se pode ver em sequência. Abellán prosseguiu a faena, mesmo "todo desfeito" e no final ingressou na enfermaria, de onde foi transferido, como já aqui noticiámos, para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Vigen del Mar, onde passou a noite estável e onde neste momento é submetido a novos exames, depois de lhe ter sido diagnosticado um traumatismo craniano e uma lesão no rim.
Paco Ureña (silêncio no primeiro toiro e ovação no segundo), sofreu uma cornada na perna esquerda, de 25 centímetros e com trajectória ascendente (fotos já a seguir) e foi operado na enfermaria da praça, estando já livre de perigo.
O terceiro matador, ontem, foi o mexicano Joselito Adame, que foi silenciado num toiro e ovacionado no outro. Bem aptesentados, sérios e com perigo, os toiros desta 21ª tarde de Santo Isidro pertenciam à ganadaria de El Montecillo.

Mais fotos da trágica tarde de ontem em Madrid no blog elredondeltaurino.blogspot.com

Fotos Ricardo Relvas

Mais momentos dramáticos de ontem em Madrid

As Virgens (bordadas nos capotes de passeio) zelaram certamente para que a
tragédia não tivesse ontem consequências fatais na arena de Madrid
Joselito Adame num momento de apuro...
O matador mexicano Joselito Adame saltou à arena, a corpo limpo, para socorrer
o seu bandarilheiro Tomás López. A colhida do peão de brega não teve quaisquer
consequências, para além do susto
Sequência da colhida do matador Paco Ureña, que sofreu uma cornada na perna\
esquerda com trajectória ascendente de 25 centímetros e foi operado na
enfermaria da Monumental de las Ventas, encontrando-se já livre de perigo.
Na foto de baixo, um momento de apuro do picador Hector Vicente


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Mais sequências da dramática tarde de ontem em Madrid na 21ª corrida da Feira de Santo Isidro, marcada pelas impressionantes colhidas dos matadores Miguel Abellán (ver notícia anterior) e Paco Ureña (fotos de cima), também do bandarilheiro Tomás López, da quadrilha do matador mexicano Joselito Adame (que não escapou igualmente a um valente susto!).

Fotos Ricardo Relvas