Sánchez Mora colhido esta tarde no País Vasco



Quem é Sánchez Mora? O jovem toureiro, que não se vestia de luces há três anos, tinha esta tarde a oportunidade da sua vida ao tourear em Azpeitia (Guipúzcoa, País Vasco), na Feira de San Ignacio, ao lado de Victor Puerto e Luis Miguel Encabo. Mas as coisas não lhe correram de feição. Foi colhido ao entrar a matar o seu primeiro toiro e recolheu à enfermaria, onde foi operado, encontrando livre de perigo. O site "mundotoro.com" refere que o toureiro, nascido em Medina Sidonia (Cádiz) e que tomou a alternativa em 2008 em Puebla de Vícar, apadrinhado por Juan José Padilla com o testemunho de José Olivencia, teve hoje um "duplo baptismo": o baptismo de sangue e o baptismo do reconhecimento do público, que lhe tributou fortíssima ovação quando era levado para a enfermaria, depois de ter toureado com temple e arte o exemplar da ganadaria de Valdellán que o feriu.

Fotos Javier Arroyo/aplausos.es

O comunicado do C. Pequeno: descontos para forcados e confirmação de cancelamento, mais troca de toiros


Aguardado com alguma expectativa, o comunicado emitido ao final da tarde pela Administração da Sociedade Campo Pequeno pouco ou nada acrescenta ao que o "Farpas" avançara durante o dia: confirma-se o cancelamento da corrida de 28 de Agosto (que, aliás, já ontem fora comunicado por carta a cada um dos abonados); confirma-se a troca dos toiros de António Silva pelos de Manuel Veiga na corrida de dia 21, pelos motivos que já tínhamos noticiado; e a única novidade é o anúncio de um desconto de 50 por cento nos bilhetes adquiridos por grupos de forcados membros da Associação Nacional de Grupos de Forcados que no próximo dia 7 de Agosto queiram ir ao Campo Pequeno prestar o seu apoio e solidariedade ao Grupo de Lisboa, que pega sózinho os seis toiros de Canas Vigouroux para assinalar o seu 70º aniversário. Eis o comunicado na íntegra:


Os grupos de forcados filiados na Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) beneficiarão de um desconto de 50 por cento para qualquer lugar dos sectores 1 e 2, na compra de 25 ou mais bilhetes, na corrida de 7 de Agosto no Campo Pequeno, a tradicional Corrida do Emigrante.
Esta promoção, na corrida em que o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa comemora 70 anos de actividade, acresce à habitual promoção de Verão, que apresenta preços em geral 15 por cento abaixo da tabela normal.
A empresa decidiu, entretanto, cancelar a corrida anunciada para dia 28 de Agosto e os toiros que deveriam ser lidados (Manuel Veiga) passarão para a corrida de 21 de Agosto (Concurso de Pegas).
O cancelamento da corrida deveu-se à persistência da crise económica que levou as famílias a reduzirem substancialmente as suas despesas em bens e serviços culturais, assim como ao facto de a empresa considerar não estarem reunidas as condições que permitissem apresentar um espectáculo tauromáquico, em linha com a importância da Praça de Toiros do Campo Pequeno.
 Os toiros inicialmente apartados para a corrida de 21 de Agosto (António Silva), não serão lidados pois três deles lesionaram-se e, para que a corrida não viesse "partida" para Lisboa, o representante da ganadaria, Zé André, preferiu não a apresentar este ano no Campo Pequeno, para preservar a excelente imagem deixada nas temporadas anteriores.

A Administração
Sociedade Campo Pequeno, SA

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com


"Dama de Ferro" bate o pé a Rouxinol: toureiro de candeias às avessas com o C. Pequeno...

Paula Mattamouros, a "Dama de Ferro" da tauromaquia lusa, com João Gonçalves,
também administrador da Sociedade Campo Pequeno
Luis Rouxinol Jr. brindando a seu Pai na segunda-feira em França, na
corrida em que se estreou de casaca e tricórnio. Rui Bento programara
apresentá-lo no próximo dia 7 de Agosto no Campo Pequeno, mas Luis
Rouxinol considerou que o cartel era "fraco"
Rui Bento com o seu ex-amigo Francisco Penedo, com quem está agora de relações
cortadas; e, em baixo, com Luis Rouxinol no ano passado no Salão Nobre da praça
do Campo Pequeno, no acto de entrega dos "Galardões" da temporada de 2012

A Drª Paula Mattamouros Resende, administradora da Sociedade Campo Pequeno, está a revelar-se a verdadeira "Dama de Ferro" da tauromaquia lusa.
Depois de nos curros da praça lisboeta, no sorteio da corrida do passado dia 5 de Junho, ter batido os pés a Ventura (pai), dizendo-lhe que "se fosse embora, se quisesse", quando este ameaçou pôr os cavalos no camion se determinado toiro entrasse no sorteio (como foi depois denunciado em comunicado pela Associação de Directores de Corrida), agora decretou, alto e a bom som, que "não mais quer ver Luis Rouxinol no Campo Pequeno" - e o toureiro de Pegões está mesmo de candeias às avessas com a primeira empresa do país...
O "murro na mesa" de Paula Mattamouros foi a consequência da recusa de Rouxinol em tourear na corrida do próximo dia 7 em Lisboa, para a qual Rui Bento projectara fazer a apresentação trajado de casaca de seu filho Luis Rouxinol Jr.
Já por si de candeias às avessas (e relações cortadas) com Rui Bento (que deixou de falar ao toureiro e ao seu apoderado e seu ex-amigo Francisco Penedo, por razões que tiveram a ver com a recente corrida em que Rouxinol alternou - e triunfou - com Ventura), Luis Rouxinol corre agora o risco de este ano já não voltar a tourear no Campo Pequeno depois de haver comunicado ao Dr. Paulo Pereira (Relações Públicas da empresa) que considerava "fraco" o cartel previsto para o dia 7 de Agosto - apesar de nele fazer a sua estreia como praticante o seu próprio filho... - e por isso se recusava a tomar parte.
A empresa do Campo Pequeno vai emitir ainda hoje um comunicado anunciando, entre outras decisões, o cancelamento da corrida de 28 de Agosto, mas o "Farpas" sabe que o "incidente Rouxinol" não será, para já, abordado. Pode vir a sê-lo, pela empresa, só no final da temporada.
Abordado há momentos pelo "Farpas", o gerente taurino da primeira praça do país não quis fazer quaisquer comentários a este assunto, limitando-se a informar que "o que houver para dizer, será dito em comunicado pela empresa ainda hoje". Concretamente sobre o "caso Rouxinol", Rui Bento não confirmou nem desmentiu. "É um assunto interno da empresa", afirmou.

Fotos Emílio de Jesus e Pedro Batalha/@naturales.com

Luis David Adame livre de perigo



O novilheiro mexicano Luis David Adame (irmão do matador Joselito Adame, na foto ao lado) foi hoje transferido do Hospital de Logroño para o Hospital La Princesa em Madrid, depois da grave cornada no peito (foto de cima) sofrida no passado domingo em San Adrián (Navarra, Espanha).
Segundo as últimas informações dadas pelo site "mundotoro.com", o toureiro de Aguascalientes, aluno da Escola Taurina "Marcial Lalanda" da Madrid, encontra-se a recuperar favoravelmente e não necessitará, como se previa, de ser operado.

Fotos D.R./mundotoro.com

Pneumotórax: Manuel Vidrié sofre acidente de moto-4


O antigo rejoneador espanhol e comentador da televisão, Manuel Vidrié, sofreu na sexta-feira na sua quinta em Driebes um grave acidente quando conduzia uma moto-4. O antigo toureiro sofreu rotura da clavícula esquerda e fracturou três costelas, lesões que lhe provocaram um pneumotórax e o mantiveram internado  no Hospital de Guadalajara até ontem. Manuel Vidrié, de 71 anos, já se encontra em sua casa a recuperar.

Foto D.R.

Maestro Bastinhas regressa às arenas depois da morte do seu apoderado



Depois de no último sábado não ter participado na corrida para que estava anunciado na Nazaré, em sinal de luto pela trágica morte do seu apoderado António Morgado (que deixou o meio taurino em estado de choque), o Maestro Joaquim Bastinhas regressa às lides amanhã, sexta-feira, na corrida nocturna que se vai realizar em Paio Pires (Seixal) e onde alternará com Tito Semedo e Jacobo Botero (que substitui seu filho Marcos Bastinhas, ainda a convalescer do acidente sofrido na última semana em Albufeira).
O Maestro de Elvas terá um fim-de-semana preenchido. Depois de amanhã em Paio Pires, actuará no sábado na corrida de gala à antiga portuguesa em Setúbal (com Sónia Matias, Moura Caetano e Mara Pimenta) e no domingo a norte em Pinhanços (Seia, Serra da Estrela), onde forma cartel com o toureiro local Gonçalo Fernandes e com Cláudia Almeida.
Entretanto e depois de ser amanhã substituído em Paio Pires pelo colombiano Jacobo Botero, Marcos Bastinhas (na foto ao lado com seu Pai) também não actuará no sábado na primeira corrida da Feira de Abiúl. A organização estabeleceu já vários contactos, mas não anunciou ainda quem vai tourear em seu lugar. Marcos está também anunciado para dia 8 em Beja e dia 9 na Póvoa de Varzim, aguardando pelo veredicto dos médicos que o estão a acompanhar para saber se já poderá tourear.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

"Dança com as Estrelas" regressa domingo: Cristina Ferreira recorda tragédia de José L. Gonçalves

Dias antes do grave acidente, quando se preparava para participar no programa
da TVI, no Campo Pequeno com o seu amigo e antigo bandarilheiro Américo
Manadas. Ambos eram os professores da Academia de Toureio do C. Pequeno
Há um ano, momentos antes do acidente que o deixou incapacitado, José Luis
Gonçalves na última entrevista que deu a Cristina Ferreira
Cristina Ferreira e os concorrentes do novo "Dança com as Estrelas" que tem estreia
marcada para o próximo domingo na TVI


Em declarações à revista "TV Mais", nas vésperas do regresso à TVI do concurso "Dança com as Estrelas", Cristina Ferreira lembra o trágico acidente sofrido há um ano pelo matador de toiros José Luis Gonçalves e afirma que "esse dia vai marcar-me para sempre".
José Luis, que um ano depois ainda não recuperou do gravíssimo traumatismo crânio-encefálico, continuando internado numa clínica de reabilitação em Cascais, sofreu uma queda de umas escadas no ensaio geral do programa que este domingo regressa à TVI, novamente apresentado por Cristina Ferreira. Entre os concorrentes, deste vez, estão Marisa Cruz, Isabel Figueira, Pedro Guedes, David Carreira e Lourenço Ortigão (o "Lucas" da telenovela "Belmonte").

Fotos Emílio de Jesus e D.R./@Dança com as Estrelas/TVI

C. Pequeno, 4 de Setembro: só falta um no cartel...




Encontra-se praticamente rematado o cartel da corrida de 4 de Setembro no Campo Pequeno, a segunda de Pablo Hermoso de Mendoza (na foto de cima com Rui Bento) este ano em Portugal, depois de ter triunfado na corrida inaugural da temporada lisboeta. João Moura Jr. (foto da direita) volta a competir com o número-um do rejoneio mundial e falta mesmo só decidir quem será o terceiro cavaleiro do elenco, o que pode ficar resolvido nos próximos dias. Os toiros são da ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura e nas pegas vão estar os grupos de forcados de Vila Franca e da Chamusca, cujo cabo, Nuno Marques (foto da esquerda) fará a sua despedida do público de Lisboa, na véspera do seu definitivo adeus às arenas na praça da Chamusca.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.

João Moura Jr. na alta esfera em Portugal e Espanha




Nove compromissos de peso, até ao momento (podendo outros surgir) aguardam por João Moura Jr. em arenas de Portugal, Espanha e na Califórnia (onde se estreia) até ao final desta época, a temporada da sua decisiva consagração e, por coincidência, a primeira em que é apoderado pelo antigo matador de toiros Rui Bento, gerente taurino da empresa do Campo Pequeno.
O jovem Moura integrará no nosso país e em Espanha, nas próximas semanas, importantíssimos cartéis onde vai alternar com as mais destacadas figuras do toureio a cavalo dos dois países.
Assim, já no próximo domingo, 3 de Agosto, actuará na corrida de abertura da temporada na Figueira da Foz, formando cartel com António Telles e João Maria Branco, frente a toiros de Romão Tenório, completando o cartel os forcados de Santarém e de Lisboa.
Na semana seguinte, Moura Jr. alternará com as primeiras figuras de Espanha em duas das mais importantes feiras taurinas de Agosto no país vizinho: dia 8 toureia em Vitória ao lado de Pablo Hermoso de Mendoza e Sérgio Galán, frente a toiros de Castilblanco (cartaz à esquerda) e dia 9 estará em Pontevedra a competir com Andy Cartagena e Diego Ventura, lidando-se toiros de San Mateo (cartaz à direita).
Depois destas duas grandes corridas em Espanha, regressa a Portugal para na terça-feira, dia 12 (22 horas) actuar em Alcochete na segunda corrida da Feira do Barrete Verde e das Salinas, que muitos consideram "a corrida do ano": frente a toiros de José Lupi, terá por companheiros de cartel Rui Fernandes e João Ribeiro Telles e os forcados do Aposento do Barrete Verde, na noite de despedida do seu cabo, João Salvação.
Segue-se a 28 de Agosto mais uma corrida em Espanha, na Feira de San Sebastián de los Reys (Madrid), onde formará cartel com Fermín Bohórquez e Francisco Palha, frente a toiros de Castillejo de Huebra; e a 30 em São Manços, com Luis Rouxinol e seu irmão Miguel Moura e toiros de Romão Tenório, completando o cartel os grupos de forcados de Santarém e S. Manços. No dia seguinte, 31, regressa a Espanha para tourear em Palência, de novo ao lado de Pablo Hermoso de Mendoza - com quem também alternará no Campo Pequeno em 4 de Setembro (notícia já a seguir).
Por fim, a 15 de Setembro, João Moura Jr. fará a sua estreia na Califórnia, como já noticiámos, actuando na praça de Gustine.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Sábado em Setúbal: o esplendor das Touradas Reais



Depois do sucesso de praça cheia no último sábado, a praça de toiros "Carlos Relvas" em Setúbal recebe no próximo sábado, 2 de Agosto, a partir das 22 horas, a segunda corrida da temporada, uma gala à antiga portuguesa com o tradicional cortejo incial, sempre tão apreciado, evocativo das Touradas Reais.
Frente a toiros da ganadaria de Herdeiros de Cunhal Patrício, actuarão os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Sónia Matias, João Moura Caetano e a jovem Mara Pimenta, que lidará um toiro na última corrida como toureira amadora, antes da prova de praticante que fará dia 9 em Alpalhão.
Estão anunciados três grupos de forcados, mas o de Coruche emitiu hoje um comunicado explicando que não actuará por não participar em corridas de três grupos. Anunciados continuam os Amadores do Ribatejo e os do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, desconhecendo-se ainda se a empresa "Aplaudir" substituirá o grupo de Coruche por outro ou se manterá apenas estes dois.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Antigos toureiros homenagearam Garçoa


Por iniciativa louvável do empresário João Duarte, realizou-se em sua casa em Aveiras um almoço de homenagem ao antigo bandarilheiro e ex-director de corridas António Garçoa, que durante muitos anos integrou, entre outras, a quadrilha do saudoso José Mestre Batista. Presentes, entre outros, o jornalista Manuel Andrade Guerra, os também antigos bandarilheiros e directores de corrida Bartissol e Manuel Jacinto, o antigo cavaleiro Frederico Cunha, o embolador José Paulo, o repórter Ricardo Relvas e também Fernando da Veiga (irmão e antigo apoderado de Mestre Luis Miguel da Veiga).

Foto Ricardo Relvas/cortesia elredondeltaurino.blogspot.com

Campo Pequeno cancela corrida de 28 de Agosto e emite comunicado esta tarde


É de alguma tensão o ambiente que se vive neste momento na empresa do Campo Pequeno - segundo fonte fidedigna, vai ser emitido esta tarde um comunicado cuja principal referência será o cancelamento de uma das corridas programadas para o mês de Agosto (a de dia 28), cancelamento esse que foi já comunicado aos abonados por carta, dando-lhes como alternativa a possibilidade de assistiram a uma outra corrida das que a empresa organiza noutras praças ou a de terem direito a dois bilhetes (em vez de um) para a gala à antiga portuguesa que em Outubro encerrará a temporada.
Segundo a mesma fonte, o cancelamento da corrida de dia 28 de Agosto (que se previa ser mista) foi justificado aos abonados pela "crise económica e a drástica diminuição do consumo de bens e serviços", o que terá levado a empresa (agora gerida pela Drª Paula Mattamouros Resende, na foto ao lado com Rui Bento, a "redefinir o abono da temporada 2014".
Mas e de acordo com a nossa fonte, pesou sobretudo nessa decisão, assumida pela Drª Paula Mattamouros Resende, de cancelar a última corrida de Agosto, o "mau estar" criado pela atitude de alguns toureiros e apoderados que terão recusado participar no cartel da corrida da próxima semana, 7 de Agosto, inicialmente programada com seis cavaleiros e cujo elenco ontem foi finalmente divulgado com apenas quatro. A empresa contactou, ao que sabemos, pelo menos cinco cavaleiros e todos eles se negaram a tourear, uns por uns motivos, outros por outros. Contactado pelo "Farpas", o director de Actividades Tauromáquicas da empresa do Campo Pequeno não quis prestar declarações. Rui Bento limitou-se a informar que a empresa emitirá esta tarde um comunicado, mas o "Farpas" sabe que o antigo matador já terá manifestado o seu "descontentamento" pela "atitude negativa" de alguns cavaleiros e seus apoderados que terão inviabilizado os projectos que tinha em mente para a corrida da próxima semana.
Paula Mattamouros também terá lamentado a atitude desses cavaleiros e apoderados, que, segundo a nossa fonte, "não souberam colaborar e complicaram as coisas num momento de crise e com todo o processo de insolvência a decorrer, preferindo prejudicar em lugar de se unirem e colaborarem" e terá mesmo decretado, no que respeita a um cavaleiro, que "não o queria mais no Campo Pequeno", dadas as justificações que este terá alegado para recusar participar na corrida de 7 de Agosto. O ambiente é de alguma tensão, "mas não de crise", garantem-nos.
Entretanto, os toiros da ganadaria de Manuel Veiga que seriam lidados na corrida de 28 de Agosto passaram para a de dia 21 (cartel, em princípio, de três cavaleiros), data para a qual estava agendada a presença de deis toiros da ganadaria de Herdeiros de António Silva. O representante desta ganadaria, José André, comunicou à empresa que três dos toiros se lesionaram e pediu dispensa, por não querer que "a corrida fosse partida a Lisboa, só com três toiros" - essa será também, segundo a nossa fonte, uma das explicações que a empresa pretende dar aos aficionados no comunicado que está neste momento a ser elaborado e que vai ser emitido à tarde.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo


Os toiros de Higino Soveral para domingo na Praia de Mira (Aveiro)



Estes são os seis exemplares da ganadaria de Higino Soveral (na foto de cima), o afamado criador de toiros bravos dos campos do Mondego, apartados para a corrida mista que no próximo domingo, 3 de Agosto, se vai realizar na Praia de Mira (Aveiro), na praça portátil "Ricardo Chibanga", instalada no campo de futebol daquele localidade nortenha.
Actuam os cavaleiros Pedro Salvador e Tiago Carreiras (que lidarão um toiro cada) e a pé, o novilheiro Joaquim Ribeiro "Cuqui" e o espanhol Jorge Expósito (na lide de dois toiros cada). Pegam os Forcados Amadores do Ribatejo, comandados por João Machacaz. A corrida terá início às 17h30.

Fotos M. Alvarenga e D.R.

Agosto taurino: "Venha a Coruche apoiar a Tauromaquia!"




Com o mês de Agosto à porta (chega amanhã!), Coruche prepara-se para receber as suas tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, mas também a tradicional Festa da Cerveja que nunca descura a vertente taurina.
Já este sábado, dia 2, na praça de toiros a partir das 17h00 anunciam-se diversas actividades, entre as quais se destaca o espectáculo de Variedades Taurinas que terá o seu início marcado para as 22h00 horas. O elenco artístico será composto pelos jovens cavaleiros Andreia Oliveira, Mafalda Robalo, José Moreira, Francisco Parreira e Manuel de Oliveira, bem como dos jovens forcados amadores de Coruche, que enfrentam exemplares da divisa de Mestre David Ribeiro Telles. A noite será ainda composta pela presença na arena de vacas e novilhos para os mais afoitos, a que antigamente se chamava "toiros para curiosos".
De 6 a 18 de Agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo levarão inúmeros forasteiros a Coruche que poderão desfrutar dos inúmeros eventos previstos, onde os toiros terão um papel elevado na sua programação.
A dinâmica empresa "Tauroleve", dos irmãos Ricardo e Rui Levesinho (na foto ao lado, com seu Pai, Augusto Levesinho), anuncia dois espetáculos por ocasião deste certame, nos dias 15 e 17 de Agosto.
A 15 de Agosto pelas 22h30 realiza-se pela primeira vez um Concurso Internacional de Recortadores com "toiros de fogo". Acrobatas portugueses, espanhóis e franceses farão as delícias do público diante de toiros de João Ramalho, numa coprodução com a empresa líder dos espectáculos populares espanhóis da Toropasíon.
No dia 17, a data tradicional da grande corrida em Coruche, pelas 18h00, a Monumental Praça de Toiros do Sorraia será palco de uma corrida inédita com o cartel mais desejado por todos. Pela primeira vez nesta praça actuam em solitários três cavaleiros da Torrinha - António, Manuel e João Ribeiro Telles -, numa temporada marcada já por inúmeros êxitos alcançados pelos três cavaleiros. As pegas estarão a cargo dos amadores de Coruche, comandados por Amorim Ribeiro Lopes, lidando-se seis toiros da prestigiada ganadaria de Pinto Barreiros.
Nos dia 2, 15 e 17 de Agosto são muitos os acontecimentos que irão marcar a temporada em Coruche, e os aficionados e público em geral não podem perder pitada.
"Venha a Coruche apoiar a Tauromaquia!" - é o apelo da empresa "Tauroleve". E nós vamos todos, concerteza!

Fotos D.R., João Costa Pereira e Emílio de Jesus

João Augusto Moura em grande forma




Tendo em vista os compromissos assumidos - toureia já este sábado, 2 de Agosto, na Terrugem (Elvas) e dia 17 em Monforte - o jovem novilheiro João Augusto Moura tem vindo a intensificar os treinos na sua Herdade da Torre de Onofre (Monforte), em pleno campo alentejano. Na tarde de ontem lidou um exemplar da sua ganadaria, que saiu complicado e onde o toureiro de teve de empregar para o levar de vencido.
Nestes seus treinos tem sido acompanhado pelo novilheiro estremenho José Garrido, triunfador no Campo Pequeno, e pelos bandarilheiros João Diogo Fera e Rodolfo Barquinha.

Fotos Marco Gomes