sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Emílio ainda a ser operado


O nosso Emílio está ainda no bloco operatório, segundo informação de seu filho Hugo. "Só começou a ser operado cerca das 11h30, um pouco mais tarde do que estava previsto e a intervenção só deverá terminar próximo das cinco, cinco e meia da tarde", disse-nos.

Foto Florindo Piteira

José Tomás: o mistério continua...


Segundo o site espanhol "mundotoro.com", continua o mistério em torno da temporada (ou não) do mítico matador de toiros José Tomás. Assegura o site que o diestro "está toureando no campo e dizem que fisicamente está muito bem", embora nada se saiba "sobre se vai tourear este ano em Espanha". Frisa o "mundotoro.com" que a empresa de Sevilha lhe terá "mandado um recado", com o objectivo de o contratar e assim contornar o veto das primeiras Figuras que decretaram não pisar este ano o ruedo da Real Maestranza e também que Simón Casas "atrasou a montagem dos cartéis de Las Fallas devido à espera por Tomás". Adianta ainda que se comentou que em Málaga lhe propuseram um mano-a-mano com "El Juli" numa corrida de homenagem à memória de Juan Belmonte. E Madrid?...

Foto D.R.

Amanhã em Lisboa: jantar/conferência do "Sector 1" sobre "Matadores de Portugal"


Repouso de 10 dias: Iván Fandiño sofre lesão no pulso


O matador espanhol Iván Fandiño sofreu uma lesão no pulso durante um treino na ganadaria de Luis Algarra e deverá permanecer dez dias imobilizado, pelo que não actuará no próximo domingo em Guadalajara (México).

Foto D.R.

Portugueses ansiosos por Olivença: venda de bilhetes aumenta 35%



A venda de bilhetes em Portugal para a Feira de Olivença, que decorre na cidade fronteiriça com quatro magníficos espectáculos entre 7 e 9 de Março, aumentou 35% em relação ao ano passado, para os mesmos espectáculos, quer no que respeita a abonos (bilhetes para todos os festejos), quer no que concerne a bilhetes soltos (para cada espectáculo), segundo informação colhida junto a Agência Arena, em Vila Franca de Xira, que vende no nosso país as entradas para Olivença.
Um dado particularmente significativo do interesse com que os aficionados portugueses continuam a brindar a primeira feira taurina de Espanha, apesar da ausência de toureiros lusos nos cartéis e das tentativas e apelos de boicote à feira feitas por alguns portugueses nas redes sociais e pelo próprio apoderado do matador Pedrito de Portugal num comunicado oficial.
José Cutiño (foto de cima), empresário da praça de toiros de Olivença há mais de vinte anos, em sociedade com Joaquín Domínguez, congratula-se com o aumento da venda de ingressos em Portugal e, sobre os apelos ao boicote, minimiza o assunto, afirmando que "sempre pretendemos anunciar em Olivença o melhor, em defesa, como é lógico, da aficion espanhola e portuguesa, que desde sempre foi fundamental para nós".

Foto D.R.

Campo Pequeno insolvente: assembleia de credores no próximo dia 24 de Março

Praça de toiros do Campo Pequeno na altura das obras de recuperação
e melhoramentos, que foram levadas a cabo pela Sociedade de Renovação Urbana
Campo Pequeno
, neste momento em processo de insolvência



Vai realizar-se no próximo dia 24 de Março, pelas 09h30, a reunião de assembleia de credores, depois de decretada em 5 de Fevereiro (documento à esquerda) pelo Tribunal do Comércio de Lisboa a insolvência da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, que foi responsável pela obra monumental de restauro, recuperação e melhoramento da praça de toiros de Lisboa. Como já foi noticiado, o Tribunal nomeou a Drª. Paula Mattamouros Resende como Administradora da Insolvência - que neste momento prossegue a sua auditoria às contas do Campo Pequeno. As contas bancárias da sociedade estão congeladas, só podendo a situação ser desbloqueada depois da assembleia de credores de Março.

Fotos M. Alvarenga e D.R.

Rui Fernandes: papá babado confessa-se à "Nova Gente"



A revista "Nova Gente" publica na sua edição desta semana uma grande reportagem sobre a nova faceta de papá babado do cavaleiro tauromáquico Rui Fernandes, um mês depois do nascimento da sua primeira filha, Guadalupe. A não perder!

Fotos D.R.

Guitarrista Sidónio Pereira em coma



Está em coma e em estado muito grave, depois de ter sofrido um forte acidente vascular cerebral (AVC) o conhecido e consagrado guitarrista Sidónio Pereira, que em Dezembro de 2012 abrilhantou no Restaurante "Alfoz", em Alcochete, a Gala dos Troféus "Farpas" (na foto de cima, acompanhando Miguel Alvarenga).
Daqui lhe desejamos rápida recuperação. Vais vencer, Sidónio!

Fotos Emílio de Jesus e J.Costa/www.olhares.com/@Sidónio Pereira/Facebook

José Luis Gonçalves voltou a piorar


Segundo a revista "Nova Gente", ontem na sua edição online, voltou a piorar o estado do antigo matador de toiros José Luis Gonçalves (na foto com M. Alvarenga), internado numa clínica de reabilitação em Cascais, depois de em Julho do ano passado ter sofrido um gravíssimo traumatismo crânio-encefálico na sequência de uma queda de uma escada nos ensaios do programa "Dança com as Estrelas" da TVI.
Segundo a "Nova Gente", o toureiro, que "tem lutado nos últimos meses pela vida e tem passado por um processo clínico com avanços e recuos", sofreu esta semana "novo retrocesso" e "está pior".
De acordo com a revista, "neste momento não consegue mexer-se nem falar, apesar da ajuda da fisioterapia".

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

Até que enfim! Conselho de Ministros aprovou novo Regulamento Tauromáquico!


Parecia mais complicado que apanhar um galo, mas o novo Regulamento Tauromáquico foi finalmente aprovado em Conselho de Ministros, anuncia a Federação Prótoiro, muitos anos depois de ter sido elaborado...
O documento deverá dentro de dias ser promulgado pelo Presidente da República e posteriormente publicado no "Diário da República", entrando em vigor, mas este processo pode levar até dois meses...
A Prótoiro, que acompanha desde o início todo este processo e afirma que o continuará a acompanhar, anuncia que convocará uma conferência de imprensa assim que o novo Regulamento seja publicado no "Diário da República", com o objectivo de o analisar e dar a conhecer as alterações que foram feitas em relação ao anterior... que durou anos e anos!
Ufa, até que enfim! Mais vale tarde que nunca!

Foto D.R.

Noutros tempos da fidalguia...


A foto foi tirada há uns anitos em Alcochete e mostra um grupo de velhos amigos: em pé, da esquerda para a direita, Vasquinho Abecasis, o nosso amigo Potier (irmão de José Potier, presidente da Associação de Forcados), Bernardo Mesquitella e o saudoso Zé da Singer; em baixo, Henrique de Carvalho Dias, Carlos Patrício Álvares "Chaubet", Rui Souto Barreiros e Miguel Alvarenga. Bons tempos!

Foto D.R.

Almeirim sem notícias...


A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim tarda em tomar uma decisão quanto à adjudicação da praça de toiros, sua propriedade. Segundo o site "sol e sombra", que cita uma fonte da Santa Casa, não há sequer data prevista para o anúncio do veredicto final, depois do concurso para adjudicação a que se apresentaram vários concorrentes. E a temporada está aí à porta...

Foto D.R.

Emílio no bloco operatório


O nosso querido companheiro Emílio de Jesus (aqui ao lado, numa foto do século passado, "com mais de 800 anos", como ele mesmo referiu...) está neste momento no bloco operatório, onde deu entrada cerca das nove e meia da manhã, no Hospital da Luz, em Lisboa. Está a ser operado ao intestino, depois de há dois meses o ter sido ao fígado. É a última investida contra o cancro, que ele tem sabido combater como poucos. Estamos todos a rezar por ti!

Foto D.R.

Touradas "para maiores de 12": Andrade Guerra acaba de vez com a polémica...

Numa praça de toiros com o meu sobrinho Zé Maria e o meu filho Guilherme, ainda
pequenos...


O jornalista Manuel Andrade Guerra (foto ao lado), presidente do Directório da Real Tertúlia D. Miguel I e antigo director do "Correio da Manhã", acaba de vez com a polémica suscitada pela reclassificação dos espectáculos tauromáquicos "para maiores de 12 anos" e esclarece num comentário dado à estampa ontem na rede social "Facebook":
"Vou aproveitar a oportunidade para esclarecer um tema sobre o qual muito falam sem saber o que dizer. Antes do '25 de Abril', as corridas de toiros eram classificadas para maiores de 6 anos, excepto as corridas nocturnas, que eram para 12 anos, porque nesse tempo se considerava - e bem - que as crianças não deviam assistir a espectáculos que se prolongassem para lá da meia-noite. O que agora ocorreu, perante a indiferença e as falsas desculpas das instituições tauromáquicas, foi um aumento generalizado da idade de acesso ao espectáculo de toiros. É lamentável, porque revela uma tendência negativa por parte dos poderes instituídos, embora não tenha efeitos práticos: no actual ambiente de bandalheira, estou farto de ver crianças nos cinemas a assistir a filmes para maiores de 18...".

Fotos Emílio de Jesus e Marques Valentim

Joana Andrade sempre toureia em Portugal


Apesar de se encontrar até Setembro no Canadá, como noticiámos, a cavaleira Joana Andrade esclarece que não estará ausente da temporada nacional este ano. "Quando regressar, no mês de Setembro, farei algumas corridas em Portugal e Espanha", informa a toureira.

Foto D.R.

Festa campera amanhã em Sousel


Ontem, 5ª feira: 5.857 visitas

Visualizações de páginas de hoje
1 600
Visualizações de página de ontem
5 857
Visualizações de páginas no último mês
173 000
Histórico total de visualizações de páginas
7 772 458

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

7, 8 e 9 de Março: todos os caminhos vão dar a Olivença!


Rui Bento confirma: "C. Pequeno sempre manifestou interesse em continuar na Nazaré!"


Rui Bento, gestor taurino do Campo Pequeno, acaba de confirmar ao "Farpas" que a empresa lisboeta "sempre manifestou interesse em prosseguir na gestão da praça da Nazaré e não é verdade que no final do ano passado o não tenha transmitido à presidência da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré", contrariamente ao que nos foi transmitido (ler notícia publicada hoje) por um membro da mesma, a proprietária da praça de toiros local.
"Nenhum membro da Confraria pode afirmar que não manifestámos o nosso interesse no direito de opção e se o fizer, mente com todos os dentes que tem na boca. O contrato que temos com a Confraria é muito claro e todos os contactos que temos tido têm sido com o seu presidente, Nuno Batalha, e com mais ninguém", afirma Rui Bento, que no próximo sábado e como há pouco adiantámos, volta a reunir com o presidente da Confraria a fim de acabar de vez com a polémica que envolveu propostas e candidatos numa praça de toiros que por mais dois anos se encontra adjudicada à empresa do Campo Pequeno.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio.gmail.com

Campo Pequeno, os anos de ouro: a estreia do "Espontâneo do Zip-Zip"

Manuel Valente, o "Espontâneo do Zip-Zip" (à direita) com Paco Duarte
e Miguel Alvarenga, há dois anos na Golegã
Carlos Cruz, Raúl Solnado e Fialho Gouveia celebrizaram Manuel Valente depois de
o terem entrevistado na RTP no programa "Zip-Zip"



Manuel Valente saltou um dia de "espontâneo" na praça do Campo Pequeno a um toiro do famoso matador espanhol Francisco Rivera "Paquirri" - que lhe permitiu dar uns lances de muleta, antes de ser retirado da arena e detido pela PSP. O caso deu brado e o jovem candidato a toureiro foi entrevistado no célebre programa "Zip-Zip" por Carlos Cruz, Raúl Solnado e Fialho Gouveia, passando a ser conhecido como o "Espontâneo do Zip-Zip".
Manuel dos Santos, ao tempo empresário do Campo Pequeno, deu-lhe uma oportunidade e a estreia de Manuel Valente ocorreu na noite de 25 de Junho de 1970, tendo actuado mano-a-mano com o desconcertante diestro espanhol Blás Romero "El Platanito", completando o cartel os cavaleiros Fernando Andrade Salgueiro e José Luis Sommer de Andrade e o grupo de forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, comandado por António Luis Penetra, pertencendo os toiros à ganadaria de João Gregório.
Manuel Valente era ao tempo apoderado por António Silva, o famoso taurino que descobriu e promoveu o não menos famoso "Muleta Negra" e que também foi o grande mentor de Fernando Guarany (promovendo a sua permanência durante  um mês à porta do Campo Pequeno a pedir uma oportunidade) e de Paco Duarte (levando-o à Monumental de Madrid, onde também esteve à porta a solicitar uma contratação).
Manuel Valente vive hoje na Golegã, já afastado dos meios taurinos. A sua carreira foi curta e nos últimos anos passou a bandarilheiro.

Fotos D.R.

6 cavaleiros e 6 grupos de forcados no festival de 6 de Abril no Montijo


Seis cavaleiros e seis grupos de forcados compõem o cartel do festival que no próximo dia 6 de Abril se realiza na Monumental do Montijo, organizado pela Tertúlia Tauromáquica local a favor dos Bombeiros. Certas as presenças dos cavaleiros Ana Batista, António M. Brito Paes, Pedro Salvador e Marcelo Mendes e dos grupos de forcados da Tertúlia do Montijo, Amadores da Moita, Redondo e Arruda dos Vinhos.

Foto D.R.

David Antunes voltou aos treinos



O valoroso bandarilheiro David Antunes voltou esta semana aos treinos depois de um largo período de convalescença, após ter sido operado à cabeça em finais do ano passado para extracção de um tumor benigno.
O toureiro vilafranquense, sobrinho do Maestro José Júlio, publicou na sua página da rede social "Facebook" a foto do primeiro lance a uma vaca no tentadero da ganadaria Palha (foto ao lado), onde acompanhou um treino do Maestro Vitor Mendes. No mesmo dia, regressou a Pegões e aos treinos com Luis Rouxinol e seu filho.
Força. Toureiro! Esperamos por ti nas arenas!

Fotos D.R./@David Antunes/Facebook

Sábado: Rui Bento vai esclarecer situação com Confraria da Nazaré


Fonte da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, proprietária da praça de toiros local, esclareceu ao "Farpas" que a estranha situação que se vive em torno da adjudicação do tauródromo se deve ao facto de "a empresa do Campo Pequeno não se ter pronunciado no final do ano sobre o direito de opção a que tinha direito, dando deste modo azo a que se especulasse àcerca de um eventual desinteresse em prosseguir e motivando desta forma o aparecimento de outras empresas interessadas em adjudicar a praça".
A mesma fonte adiantou que a Confraria tem agendada para este sábado uma reunião na Nazaré com Rui Bento, director da Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno (na foto, no ano passado, na praça da Nazaré, com o Dr. Paulo Pereira, Relações Públicas do Campo Pequeno) a fim de "esclarecer toda esta situação". Rui Bento confirmou ao "Farpas" a reunião de sábado na Nazaré e confirmou também o interesse do Campo Pequeno em continuar a gerir a praça.

Foto Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com


5 de Abril: eles & elas no Coliseu do Redondo

Francisco Parreira com Ernesto Manuel, seu apoderado. O jovem cavaleiro
de Alenquer integra o cartel de juventude no Coliseu do Redondo
Andreia Oliveira, dirigida pelos irmãos Travessa, inicia a sua temporada no Redondo

Está rematado o elenco de cavaleiros do festejo de oportunidade aos novos com que a Associação Tauromáquica Redondense abre a temporada, a 5 de Abril, no Coliseu do Redondo - um cartel de três cavaleiros e três cavaleiras.
Actuam Luis Rouxinol Jr., Francisco Núncio (filho) e Francisco Parreira e as jovens Andreia Oliveira, Mara Pimenta e Cláudia Almeida (que presta provas para praticante).

Fotos Emílio de Jesus e D.R.

Ontem, 4ª feira: 6.243 visitas

Visualizações de páginas de hoje
885
Visualizações de página de ontem
6 243
Visualizações de páginas no último mês
172 276
Histórico total de visualizações de páginas
7 765 886

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

7, 8 e 9 de Março: todos os caminhos vão dar a Olivença!


Paco de Lucía morreu a jogar futebol com o filho de 10 anos na praia


O génio das seis cordas, Paco de Lucía, foi vítima de um ataque cardíaco quando jogava à bola com o filho mais novo, Diego, de 10 anos, na praia, no México, onde se encontrava de férias com a família. A mulher ainda o levou para o hospital, mas o famoso guitarrista de flamenco faleceu. Era natural de Algeciras (Cádiz, Espanha) e tinha 66 anos.

Foto ABC

22 de Março: Santarém e Festa do Forcado (Évora)... no mesmo dia



Depois de a empresa "Aplaudir" ter antecipado para 22 de Março (sábado) a realização da primeira corrida de toiros da temporada em Santarém (cartaz à esquerda), inicialmente anunciada para domingo, 23, devido à realização de um espectáculo televisivo nesse dia em directo da cidade de Santarém, anuncia-se agora a realização em Évora, também no dia 22, da tradicional Festa do Forcado...
Começa o ano uma vez mais com os empresários às turras e a sobreposição de datas?... Entendam-se!


Vasco Durão de volta à praça de Reguengos


A proposta da empresa "Verdadeira Festa" de Vasco Durão (na foto) e Rui Gato foi a eleita entre as quatro que se apresentaram ao segundo concurso para adjudicação da praça de toiros de Reguengos de Monsaraz, promovido pela Santa Casa da Misericórdia, proprietária da mesma. Durão regressa assim à praça da sua terra, que já em tempos geriu em sociedade com Carlos Pegado. Neste segundo concurso, concorreram ainda as empresas "Toiros & Tauromaquia" ("Nené"), anterior adjudicatária da praça; "Emoção" (Vasco Dotti) e "Gestoiro" (Tendeiro). Vasco Durão e Rui Gato vão agora gerir a praça "José Mestre Batista" pelos próximos três anos.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Tourada no Porto em 1964... para maiores de 12 anos!




A primeira corrida de toiros realizada em Portugal num recinto coberto, muito antes da cobertura (recente) de praças como as de Lisboa, de Évora, de Elvas e do Redondo, foi a que se realizou em 1964 (14 de Novembro) no Pavilhão dos Desportos da cidade do Porto, a favor do Movimento Nacional Feminino. O próprio programa do espectáculo, que hoje aqui recordamos (mais uma relíquia que oferecemos aos nossos fiéis leitores) destacava que se tratava da "inauguração das corridas de toiros pela primeira vez em Portugal em recinto coberto".
Nos anos 60, realizavam-se muitas corridas de toiros em benefício do Movimento Nacional Feminino, organização do Estado Novo, presidida por Cecília Supico Pinto e que prestava apoio aos militares na Guerra do Ultramar, particularmente em Angola, Moçambique e Guiné, onde mais intensificou a sua actividade. O M.N.F. nasceu em 1961 e terminou em 1974 com a revolução do 25 de Abril.
Nesta corrida na Cidade Invicta actuaram os cavaleiros João Núncio, Manuel Conde, David Ribeiro Telles e José Mestre Batista e pegaram os Forcados Amadores de Lisboa, comandados por Nuno Salvação Barreto.
Curiosamente, o espectáculo taurino estava ao tempo classificado "para maiores de 12 anos", como agora o voltou a ser.

Fotos D.R.