sábado, 29 de novembro de 2014

Inscreva-se JÁ! Não perca mais tempo!




Grande Gala
FARPAS

"ALFOZ"
(Alcochete)

6ª feira
5 de Dezembro
21 horas

A NOITE
DOS
ÓSCARES

com os 
fadistas
MARIALVAS
em exclusivo

INSCREVA-SE
JÁ!

914 493 394
212 340 668
(José Costa/Alfoz)

Um dia em cheio HOJE em Santarém!


Baracha, Festa de Final de Temporada: bilhetes à venda só até 3 de Dezembro


Dezembro no Campo Pequeno: dois espectáculos únicos!


Marco histórico: hoje atingiremos finalmente os 10 MILHÕES! Ontem: 4.061 leram o "Farpas"

Hoje, ao longo do dia, vamos finalmente atingir o
histórico recorde de 10 MILHÕES de visitas em
5 anos de existência - um caso ÚNICO na imprensa
taurina na internet
Visualizações de páginas de hoje
944
Visualizações de página de ontem
4 061
Visualizações de páginas no último mês
172 023
Histórico total de visualizações de páginas
9 999 724

Coimbra: Tertúlia Aeminium entregou ontem os seus troféus

Mara Pimenta e o Maestro Bastinhas
O Dr. Pedro Marques com seu Pai, Fernando Silva Marques e o casal Rui Bento e
Isabel Viçoso
Rui Bento galardoado com troféu "Prestígio"
Momento em que João Cortesão e Manuel Lamas entregavam a distinção da
Tertúlia Aeminium ao Maestro Joaquim Bastinhas
O Maestro Bastinhas no uso da palavra, ao receber ontem em Coimbra o primeiro
dos vários galardões que o consagram como máximo triunfador da temporada
O repórter fotográfico Pedro Batalha galardoado ontem em Coimbra
João Augusto Moura, Joaquim Bastinhas e Maurício Vale
José Palha premiado pelo "melhor toiro da temporada", o exemplar da sua
ganadaria lidado em Agosto na praça de Alcochete
Vasco Taborda (galardoado com troféu "Prestígio") com João Cortesão


A Tertúlia Aeminium fez ontem a entrega dos seus troféus aos triunfadores da temporada, num acto que decorreu no Hotel Astória em Coimbra e reuniu a fina-flor da tauromaquia lusa, com a maioria dos galardoados a marcar presença.
O Maestro Joaquim Bastinhas recebeu o primeiro dos vários galardões que o consagraram este ano como máximo triunfador da temporada... e até "fez de Emílio" (foto ao lado) quando pegou na máquina fotográfica de Pedro Batalha e retratou o momento em que este repórter era premiado!
Os premiados pela tertúlia coimbrã foram, além de Joaquim Bastinhas, Diego Ventura (triunfador da temporada espanhola) e os também cavaleiros Mara Pimenta (praticante) e António Núncio (amador), o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, o forcado António Faria (GFA de Vila Franca), o novilheiro João Augusto Moura, o bandarilheiro Joaquim Oliveira, o peão de brega António Telles Bastos, a empresa "Montemor é Praça Cheia", a ganadaria de José Palha, o site "touro e ouro" e o repórter fotográfico Pedro Batalha.
Com os prémios "Prestígio" foram distinguidos Rui Bento, o antigo cavaleiro Vasco Taborda, o forcado Fernando Hilário e o bandarilheiro Paco Duarte. João Cortesão recebeu a distinção de "Beirão Ilustre".

Fotos Pedro Batalha e Manuel Ribeiro

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Coimbra: Maestro Bastinhas recebe hoje primeiro galardão como triunfador da temporada


O Maestro Joaquim Bastinhas - 31 anos de alternativa - recebe esta noite no Hotel Astória, em Coimbra, o prémio atribuído pela Tertúlia Aeminium que o distingue como triunfador da última temporada - o primeiro de muitos galardões com que este ano foi muito justamente premiado.
Amanhã, sábado, Bastinhas recebe idêntico troféu em Santarém na I Grande Gala da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" e na próxima sexta-feira, 5 de Dezembro, é galardoado na Grande Gala "Farpas" no "Alfoz" com o Óscar da Tauromaquia relativo do máximo triunfador da temporada. 24 horas depois, em Alenquer, é também premiado pelo semanário "Olé".

Foto Pedro Batalha

Inscreva-se JÁ! Não perca tempo!



Grande Gala
FARPAS

"ALFOZ"
(Alcochete)

6ª feira
5 de Dezembro
21 horas

A NOITE
DOS
ÓSCARES

com os 
fadistas
MARIALVAS
em exclusivo

INSCREVA-SE
JÁ!

914 493 394
212 340 668
(José Costa/Alfoz)

Pablo Hermoso premiado em Pamplona


Pablo Hermoso de Mendoza foi galardoado em Pamplona com o troféu que o distinguiu como triunfador, no que ao toureio a cavalo diz respeito, da última Feira de San Fermín. O acto decorreu no Hotel Tres Reyes de Pamplona, onde foram entregues os prémios Ciudadela de Pamplona, outorgados pelo sexto ano consecutivo pelo "El Corte Inglés" e pelo canal "Onda Cero"/Pamplona da Rádio Navarra. Foi ainda distinguido com o prémio para "o melhor toureio ao natural" o matador Pepe Moral e com Menções Especiais os repórteres fotográficos Gorka Azpilicueta e Arsénio Ramirez pelos seus grandes trabalhos no campo bravo sobre o toiro em liberdade.
Este troféu - o quinto nas seis edições já celebradas - premiou Pablo Hermoso pela sua grande faena ao primeiro toiro da corrida de 6 de Julho, da ganadaria de Carmen Lorenzo, que para muita gente e para ele próprio, terá constituído a sua melhor actuação de sempre em Pamplona, incompreensivelmente não valorada pela presidência da corrida (que não concedeu orelhas), mas reconhecida pelo público, pela imprensa especializada e agora pelos jurados destes prestigiados prémios, que lhe deram o vaor autêntico que teve desde o tércio de saída até ao rojão final.

Foto D.R.

José L. Gonçalves estável, de novo na Aldeia do Juzo (Cascais)


José Luis Gonçalves regressou quarta-feira à Unidade de Cuidados Continuados "Maria José Nogueira Pinto", na Aldeia do Juzo (Cascais), depois de algumas semanas internado no Hospital de Santa Maria, onde foi de novo operado à cabeça.
Segundo Américo Manadas, seu amigo e seu antigo bandarilheiro, o estado do antigo matador "é estável e com algumas melhoras, continuamos todos cheios de esperança e à espera daquele clique".
Vítima de grave traumatismo craniano por queda de uma escada nos ensaios do programa televisivo da TVI "Dança com as Estrelas", onde iria participar, em Julho de 2013, José Luis Gonçalves tem passado por um difícil período de recuperação, lento e moroso.

Foto M. Alvarenga/Arquivo


Bom tempo e grande ambiente para o dia em cheio de amanhã em Santarém




Bom tempo previsto para amanhã em Santarém, onde é grande o ambiente para o último festejo taurino do ano, o Festival dos Bandarilheiros, onde os toureiros de prata são de ouro. Os toiros, oferecidos por diversas ganadarias - Pinto Barreiros, Manuel Veiga, Dias Coutinho, Santa Maria, Manuel Coimbra, Canas Vigouroux e Manuel Calejo Pires - já chegarão esta noite aos currais da Monumental "Celestino Graça" e o espectáculo amanhã terá início às 15h45. Actuam a cavalo João Pedro "Juca" e Duarte Alegrete e, a pé, o bandarilheiro espanhol Miguel Murillo e os portugueses Pedro Gonçalves, Cláudio Miguel e Joaquim Oliveira e ainda o jovem Duarte Silva, aluno da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves", que lidará uma novilha da nova ganadaria dos Irmãos Carreira. Pega uma Selecção de Forcados da Amizade, comandada por Rodrigo Castelo, antigo forcado dos Amadores do Aposento da Moita. No festival será homenageado o bandarilheiro escalabitano César Marinho (na foto de cima com Pedro Gonçalves), pelos seus 50 anos de alternativa.
Depois do festival, a partir das 20 horas, tem lugar na Casa do Campino a I Grande Gala da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" (cartaz à direita), onde se procederá à entrega de troféus aos Triunfadores de 2014 e onde o "Farpas Blogue" é galardoado como "melhor imprensa taurina".

Foto Ricardo Relvas

APET: o comunicado


A Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos deu ontem a conhecer os seus novos dirigentes, eleitos na Assembleia-Geral realizada na quarta-feira no Hotel Leziria em Vila Franca e o presidente reeleito, Paulo Pessoa de Carvalho (foto), referiu em comunicado que se tratou de uma reunião "extremamente produtiva":


No seguimento da Assembleia-Geral da APET realizada dia 26 de Novembro no Hotel Lezíria em Vila Franca, onde o principal motivo da mesma era a eleição de novos órgãos sociais, resultou no final da mesma, a eleição dos seguintes associados para os novos órgãos sociais da APET:

Assembleia Geral
Presidente: Sociedade Campo Pequeno
Vice-Presidente: Toiros & Tauromaquia
Secretário: Junta de Freguesia de Abiul

Comissão Directiva
Presidente: Paulo Pessoa de Carvalho, Unipessoal
Vice-Presidente e Tesoureiro: Tauroleve
Vice-Presidente: Verdadeira Festa

Conselho Fiscal
Presidente: Professor Doutor Jorge de Carvalho
Secretário: Toiro das Sesmarias
Relator: Sociedade das Campinas

Foi uma assembleia extremamente produtiva, houve definições importantes no que toca à profissionalização da estrutura executiva da APET, dando a esta mais condições de trabalho, criando assim forma de lhes poder ser exigido mais, quer no sentido de trabalho feito na promoção da actividade, quer na valorização dos seus associados.
A Prótoiro foi tema de debate e resultou a consciência inequívoca da importância desta, sendo que há aspectos a melhorar e metodologias a corrigir, missão da qual a nova direção ficou desde já responsável em trabalhar nesse sentido.
Haverá uma reunião em meados de Janeiro de 2015, a assembleia geral ordinária, para fecho de contas 2014 e apresentação orçamento 2015, assembleia essa onde será apresentado um plano de trabalhos para o próximo ano. Ontem houve alguns aspectos já apresentados, mas após consolidação de ideias e conhecimento de todos os associados da APET na próxima assembleia geral, serão tornadas públicas algumas das iniciativas em carteira, que seguramente e atingindo as metas desejadas, irão definitivamente "mexer" com a Festa de toiros em Portugal.
Serão estimuladas todas as relações institucionais com as restantes associações taurinas, tentando encontrar um caminho comum de elevação, promoção, dignificação e fortalecimento da festa de toiros.
Acrescentamos apenas e para terminar, que também se falou na relação com os OCS/Órgão de Comunicação Social e neste capítulo, também a APET pretende criar um canal privilegiado, unindo e não dividindo.
Obrigado pelo Vosso interesse, agradecemos a divulgação desta informação.
Pela direção da APET,

Paulo Pessoa de Carvalho 

Foto M. Alvarenga/Arquivo

Ontem, 5ª feira: 4.719 leram o "Farpas"

Visualizações de páginas de hoje
1 117
Visualizações de página de ontem
4 719
Visualizações de páginas no último mês
174 837
Histórico total de visualizações de páginas
9 995 836

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Não perca tempo: inscreva-se JÁ!



6ª feira
5 de Dezembro
21 horas
"Alfoz" 
Alcochete

Grande Gala
"Farpas"

Entrega dos "Óscares"
aos Triunfadores
da Temporada

Joaquim Bastinhas
(Máximo Triunfador)
Miguel Moura
(Revelação do Ano)
Manuel Dias Gomes
(Toureio a Pé)
Pedro Gonçalves
(Melhor Bandarilheiro)
GFA Montemor
(Melhor Grupo)
Fernandes de Castro
(Melhor Ganadaria)
Rui Bento
(Apoderado do Ano)
SRUCP/Campo Pequeno
(Melhor Empresa)

Troféus "Prestígio/Carreira"
Mestre Luis Miguel da Veiga
João Cortes
Nuno Marques
Sidónio Pereira
(a título póstumo)

Homenagens:
Marcos Tenório Bastinhas
José Maria Cortes
(a título póstumo)

Actuação exclusiva:
Fado Marialva

Inscrições: 
914 493 394
212 340 668
(José Costa/Alfoz)



"Cuqui" sem apoderado

"Cuqui" (ao meio) começou por ser apoderado por Ricardo Dias Pinto (à esquerda)
e José do Carmo Reis (à direita, na foto), passando depois a ser representado
apenas por este, quando ambos se separaram. Agora, está sem apoderado...

O promissor novilheiro Joaquim Ribeiro "Cuqui" separou-se da empresa "Auroque", de José do Carmo Reis, que o apoderava, desconhecendo-se por enquanto quem será o senhor que se segue na gestão da sua promissora carreira. O divórcio decorreu de mútuo acordo e a amizade, garante o toureiro, continua.

Foto Ricardo Relvas/Arquivo

Reis da coscuvilhice tentaram envenenar relação de P. Pinto com Zé André...


Após a reunião de ontem em Vila Franca da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), alguns reis da coscuvilhice (os do costume...) procuraram arranjar uma guerrinha entre Pedro Pinto e o popular Zé André (ambos na foto, de arquivo, com Inácio Ramos Júnior pelo meio), fazendo constar que o jornalista e empresário teria dito que o conhecido homem do boné branco devia dinheiro à Prótoiro... quando, na verdade, o que Pinto disse foi que Zé André, representante de diversas ganadarias de prestígio, não autorizava os descontos para a Federação (tal como outros ganaderos e até artistas) porque, a serem feitos, teriam que lhes passar recibo... Os reis da coscuvilhice não lograram levar a bom (mau, neste caso) porto as suas intenções e Zé André e Pedro Pinto fartaram-se de rir...

Foto D.R./Arquivo

Karateca Ana Rita prepara-se para 2015



Cuidar do espírito e do corpo faz parte da sua preparação... já a pensar da temporada de 2015. As fotos mostram a cavaleira Ana Rita actuando como karateca no Karaté Amicale Cartaxo.
A popular toureira acaba de se classificar honrosamente, com 31 corridas, na terceira posição do ranking mundial (escalafón) de cavaleiros em Espanha - um orgulho para a aficion lusa.

Fotos D.R./cortesia Karaté Amicale Cartaxo