sábado, 28 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Miguel Ángel Perera distinguido ontem pelo "El Corte Inglés" em Badajoz
O matador de toiros Miguel Ángel Perera recebeu ontem à noite o troféu do "El Corte Inglés" como triunfador da Feira de San Juan de 2014 em Badajoz, pela sua actuação a 22 de Junho, em que alternou com Morante de la Puebla, "El Juli" e Tomás Campos. A entrega do galardão teve lugar durante um jantar no restaurante do "El Corte Inglés" em Badajoz, em que foi anfitrião o director, Ginés Ballester e que contou com a presença de Francisco Javier Fragoso, alcalde da cidade fronteiriça espanhola. Miguel Ángel Perera é uma das figuras que na próxima semana (6 a 8 de Março) actuará na Feira de Olivença.
Foto Hoy
Família Bastinhas distinguida no sábado pela Rádio Elvas
O Maestro Joaquim Bastinhas (absoluto triunfador da última temporada) e seu filho, Marcos Tenório Bastinhas (que no próximo dia 14 de Março reaparece no festival taurino que se realiza em Nisa) são amanhã, sábado, galardoados pela Rádio Elvas, estação que assinala o seu 14º aniversário e distingue várias personalidades elvenses em distintas áreas da vida artística, social e empresarial.
Do mundo tauromáquico, são também galardoados a ganadaria Passanha, o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas, o bandarilheiro Ricardo Raimundo, o fotojornalista Emílio de Jesus e o crítico taurino Marco Gomes. É ainda lembrada a incontornável figura de Sebastião Bastinhas, Pai e Avô dos dois cavaleiros distinguidos, que a Rádio Elvas distingue a título póstumo numa noite que é de festa para a Família Bastinhas, já que Helena Nabeiro Tenório também receberá uma homenagem pela sua actividade em prol da ciência e do desenvolvimento.
A entrega de prémios decorre a partir das 20h00 num Jantar de Gala que terá lugar no Restaurante "O Carrascal" (foto ao lado) em Elvas.
Fotos D.R.
Hugo Teixeira afastado dos toiros por afazeres profissionais
Sobrecarregado com afazeres profisisonais pela sua actividade jornalística como correspondente da agência Lusa, o nosso companheiro Hugo Teixeira (na foto, com Miguel Alvarenga, há um ano em Olivença) tem estado nas últimas semanas afastado das lides tauromáquicas, tendo parado há mais de oito dias o seu blog "diário taurino" e também não tendo realizado nas duas últimas semanas o programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre - o que mantém intrigados e até preocupados os aficionados.
"Não se passa nada, para além dos muitos trabalhos jornalísticos que não me deixam tempo para mais nada, mas voltarei em breve", informa Hugo Teixeira, que já este fim-de-semana promete actualizar o seu blog e que a 21 de Março reaparecerá em força em Cabeço de Vide no jantar de entrega de prémios da Rádio Portalegre.
Venha ele!
Foto Ana de Alvarenga
Pombal e Lisboa: missas de 30º dia pelo Comandante Alvarenga
Amanhã, sábado, 28 de Fevereiro, pelas 20h00, é rezada missa de 30º dia no Convento do Cardal, em Pombal, pelo eterno descanso do Comandante João Carlos Shearman de Macedo de Alvarenga, Pai do nosso director, que faleceu a 29 de Janeiro.
Em Lisboa, será também rezada uma missa na próxima segunda-feira, 2 de Março, às 19 horas, na Igreja de São João de Deus (Praça de Londres).
A Família renova os seus agradecimentos a todos quantos acompanharam o "nosso Comandante" na sua última viagem, bem como a todos os que estiveram a seu lado em Lisboa quando se celebrou a missa de 7º dia.
Foto Luis Azevedo/Estúdio Z
Lisboa: Rui Bento promete segunda metade da temporada "com mesmo nível máximo da primeira"
"A temporada passada teve um aumento de 20% no que respeita à assistência de público e este ano havia que apostar forte" - palavras de Rui Bento (foto de cima), gestor taurino da praça do Campo Pequeno, em declarações ao site espanhol "mundotoro.com", a propósito do "abono de nível máximo, com cartéis com uma perspectiva internacional e em que estão presentes as primeiras figuras".
"Todos os cartéis têm uma razão de ser, um porquê e um aliciante concreto. A Administração fez um esforço com as máximas figuras para que possa ser uma grande temporada, oxalá seja triunfal", acrescenta o antigo matador de toiros.
Quanto aos cinco cartéis da segunda metade da temporada, ainda não apresentados, Rui Bento levanta uma ponta do véu e confirma tudo aquilo que já aqui revelámos logo no dia seguinte à apresentação dos primeiros oito elencos: a 6 de Agosto será a Corrida do Emigrante, onde se prestará homenagem ao Maestro Paulo Caetano pelos seus 35 anos de alternativa, podendo o famoso cavaleiro lidar um toiro para assinalar a efeméride; a 20 de Agosto será uma corrida mista, a terceira do ano em Lisboa, onde se prevê, caso tenham entretanto tomado a alternativa, a apresentação dos novos toureiros Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura, podendo também fazer o seu debute na primeira praça de Portugal o novo matador luso Paco Velásquez; a 3 de Setembro terá lugar a tradicional corrida da revista "Lux", que pode constituir a terceira presença no Campo Pequeno de Pablo Hermoso de Mendoza, depois de já estar anunciado em duas corridas da primeira parte da temporada (Junho e Julho); a 24 de Setembro realiza-se a habitual novilhada (oferecida aos abonados) com jovens diestros das escolas de toureio nacionais, estando ainda por decidir se incluirá cavaleiros (poderiam ser Francisco Parreira e Mara Pimenta) ou apenas novilheiros; finalmente, a 1 de Outubro, encerra-se a temporada com a já usual corrida de gala à antiga portuguesa com um cartel, em princípio, de seis cavaleiros, mas que pode também ser de apenas três.
"A segunda metade da Temporada de Abono será tão boa e de tão alto nível como a primeira", promete Rui Bento num ano em que, de facto, os cartéis do Campo Pequeno superam todas as expectativas e não há um a que se possa fazer uma crítica - são todos fantásticos e únicos!
Fotos "mundotoro.com"
Ponce concede duas: 3 alternativas em Sevilha este ano
Nascem este ano três novos matadores de toiros na mítica arena da Real Maestranza de Sevilha, dois deles na Feira de Abril e o primeiro na Páscoa |
Serão este ano concedidas três alternativas na Real Maestranza de Sevilha, duas das quais na Feira de Abril, um facto nunca ocorrido neste afamado ciclo - informa o site da revista "Aplausos".
No Domingo de Páscoa, 5 de Abril, "Espartaco" corta a coleta e dá a alternativa a Borja Jiménez, com o testemunho de Manzanares.
A 18 de Abril, Lama de Góngora (que triunfou este ano no festival de Mourão) receberá a alternativa das mãos de Enrique Ponce, voltando a ser José Maria Manzanares a testemunha deste segundo doutoramento.
Por fim, José Garrido (foto ao lado), grande triunfador da novilhada do ano passado no Campo Pequeno, recebe a sua alternativa, também das mãos de Enrique Ponce, sendo testemunha o matador francês Sebastián Castella.
Fotos D.R. e Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
Paulo Pessoa também com Mateus Prieto
Uma semana intensa para o empresário Paulo Pessoa de Carvalho (foto da esquerda): terça-feira foi oficialmente notificado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de que era pelos próximos dois anos (e mais terceiro de opção) o novo "inquilino" (gestor) da praça "Palha Blanco"; na quarta-feira presidiu (por coincidência, em Vila Franca) à assembleia-geral da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (de que é presidente), que se previa "pesada", mas que decorreu da melhor forma; ontem, quinta-feira, anunciou que apoderava o valoroso (e muito injustiçado, pelas empresas) cavaleiro Paulo Jorge Santos; e hoje, sexta-feira, podemos avançar que vai também "dar uma mão" na gestão de carreira do cavaleiro Mateus Prieto (foto da direita), anteriormente apoderado por "Nené".
Neste caso concreto, frisa Paulo Pessoa, "não se trata propriamente de um apoderamento, o Mateus vai apenas tourear quatro corridas nesta temporada e eu vou prestar-lhe o meu apoio e a minha ajuda". O cavaleiro será um dos participantes numa das corridas que se realizarão na Golegã em praça portátil.
Fotos M. Alvarenga/Arquivo
Julian Alonso e o "Caso Granja": "Já está tudo pago!"
Acabou em bem a bronca da Granja: o conhecido apoderado espanhol Julián Alonso (foto ao lado) recebeu ontem integralmente os 1.500 euros respeitantes às despesas do rejoneador Manuel Moreno (foto de cima) pela sua participação a 7 de Fevereiro no festival taurino que se celebrou na praça alentejana da Granja (Mourão).
Na altura, recorde-se, Alonso apresentara queixa no posto da GNR daquela localidade por "falta de pagamento" ao toureiro. O festejo foi organizado por Florindo Ramalho, mas este não contratara directamente o toureiro espanhol através do seu apoderado, mas sim de uma terceira pessoa - que o informara que Moreno actuaria "a custo zero", informando por sua vez Julian Alonso que receberia 1.500 euros por despesas. Em suma, uma confusão que terminou. "Está tudo pago", garante o apoderado. Antes assim.
Fotos D.R. e M. Alvarenga/Arquivo
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Paulo & Paulo juntos rumo ao sucesso
Paulo Pessoa de Carvalho (foto da esquerda) é o novo apoderado do valoroso cavaleiro Paulo Jorge Santos (foto da direita), um toureiro a quem as empresas não têm dado a merecida atenção.
"O principal objectivo a atingir é que 2015 seja uma temporada serena, de firmeza e sucesso", afirma Paulo Pessoa no comunicado que enviou à imprensa e onde deu conta desta nova união profissional.
Paulo Jorge Santos - que a 3 de Maio abre a temporada na Benedita actuando ao lado de Marco José e Miguel Moura - cumpre esta temporada 15 anos de alternativa (recebeu-a em 2006 em Santarém, das mãos de Rui Salvador) e tem uma quadra de cavalos "única e com enorme potencial".
Afirma Paulo Pessoa de Carvalho (empresário das praças da Chamusca e de Vinhais e que ontem mesmo passou também a sê-lo da de Vila Franca de Xira):
"O objectivo a que nos propomos é que o Paulo Jorge Santos toureei este ano um número de corridas que permita encontrar o seu ritmo e cadência desejáveis, para se encontrar 'en su sítio' permanentemente e apto a corresponder a todos os desafios que tiver por diante.Toureará tanto mais quanto o sucesso dos resultados que se forem alcançando".
"Mais corridas será bom e também um sinal que o toureiro está triunfar e que estamos a trabalhar bem, mas acima de tudo o que se pretende para 2015 é consolidar uma imagem e o valor do artista, com sucesso na praça de uma forma séria e verdadeira, completada com uma comunicação forte", acrescenta o apoderado.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
Rádio Campanário: mega-campanha de promoção ao seu festival em V. Viçosa
João Moura Jr. inicia a temporada a 14 de Março no Festival de Vila Viçosa e toureia a 9 de Abril com Rui Fernandes e Ventura na corrida de abertura da época na praça do Campo Pequeno |
Grande ambiente em volta do Festival da
Rádio Campanário, que apostou numa publicidade diferente para promover este seu sexto festejo, que se realizará no dia 14 de Março na praça de toiros de
Vila Viçosa.
Nas últimas semanas a Rádio Campanário
tem realizado uma grande campanha publicitária, não só com a habitual
publicidade radiofónica e com os tradicionais cartazes de parede, montra e
flyers, mas também de uma forma que há muito não se via na Tauromaquia portuguesa,
publicitando este espetáculo através de pendões publicitários (foto ao lado).
Recordamos que a Rádio Campanário, que
este ano comemora 30 anos de existência e a divulgar a Festa Brava, montou um
cartel de alta competição com os cavaleiros Luis Rouxinol, João Moura Jr. (foto de cima), João
Telles Jr., Manuel Manzanares, Jacobo Botero e João Salgueiro da Costa, bem como
os Forcados Amadores de Montemor e Évora. Sairão à arena calipolense seis
novilhos/touros de António Charrua, Passanha, Francisco Romão Tenório e Quinta
da Mata-o-Demo.
À semelhança do que aconteceu nos
últimos anos o festival será antecedido por um momento único e que muito dirá à
afición. Assim, no início do espectáculo decorrerá uma cerimónia de bênção da
comunidade taurina com a presença da imagem peregrina da Padroeira de Portugal.
Os bilhetes já estão á venda nos
estúdios da Rádio Campanário, sendo que poderá fazer a sua reserva através dos telefs. 268 980 222 e 961 349 379 ou então em www.radiocampanario.com.
Fotos D.R.
Paco Velásquez em preparação no México
O matador português Paco Velásquez (ao meio) encontra-se no México em preparação para a nova temporada que se avizinha e na qual tem já agendadas duas corridas em Portugal, devendo iniciar a sua campanha no mês de Maio. O toureiro de Riachos vai tentar nos próximos dias nas ganadarias mexicanas de Espírito Santo, Pilar Labastida, Jorge Hernández, Pepe Garfias e Monte Caldera, onde lidará vacas e matará alguns toiros à porta fechada. Ontem, Paco Velásquez tentou com os matadores Alejandro Amaya, Vicente Bejarano e Juan Fernando na ganadaria de Bernaldo de Quiros (foto). Segundo informa o seu Gabinete de Imprensa, existe a forte possibilidade de Paco Velásquez se apresentar este ano como matador numa importante praça de Espanha.
Foto D.R./G.I. de Paco Velásquez
25ª Feira de Olivença de 6 a 8 de Março: bilhetes à venda
Bilheteiras
da praça
(17 às 20 horas):
Hoje, 26 de Fevereiro:
último dia para
renovação de Abonos
Amanhã,
27 de Fevereiro:
venda de novos Abonos
A partir de sábado,
28 de Fevereiro:
venda de bilhetes
soltos para cada
espectáculo
Em Portugal:
bilhetes à venda
na Agência Arena (Vila Franca)
telef. 965 847 301
Super-cartel em Montemor a 1 de Maio
Uma comissão de elementos do Grupo de Forcados de Montemor, composta por João Braga, João Cabral, F. Manzarra e João Caldeira, organizará a tradicional corrida da Feira de Maio em Montemor-o-Novo no dia 1 de Maio (sexta-feira, feriado nacional). A iniciativa pretende homenagear os 100 anos do Grupo de Forcados de Santarém, que pegarão nesta corrida em competição com os rivais de Montemor. O cartel será "de arromba" e deverá estar rematado nos próximos dias, sendo certas as presenças de João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, faltando designar o terceiro cavaleiro (foi contactado o espanhol Leonardo Hernández, mas a hipótese caíu por terra depois de os seus apoderados terem exigido um cachet demasiado alto) e os toiros que serão lidados.
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com
Bento concentra-se na grande temporada do C.Pequeno e entrega Fig. Foz à "Derechazo"
Depois de também se saber que declinou a gestão da praça de toiros de Estremoz, a empresa do Campo Pequeno desistiu também de gerir a praça da Figueira da Foz (Coliseu Figueirense, na foto de cima), cedendo-o à nova empresa "Derechazo" de Arnaldo Santos (na foto ao lado, com António José Batista, também colaborador da mesma, no sábado passado na festa de Francisco Cortes em Estremoz), que assim já soma quatro tauródromos a seu cargo no ano em que se estreia: Moura, Caldas da Rainha, Terrugem e Figueira da Foz.
Embora a empresa do Campo Pequeno não tenha ainda tornado público, de forma oficial, o final dos seus reinados em Estremoz e na Figueira, tudo leva a crer que Rui Bento (foto de cima) e a Administração do Campo Pequeno preferiram este ano concentrar todas as suas forças e atenções na Temporada Sensacional e Inesquecível que montaram para a primeira praça do país, com uma primeira parte composta por oito cartéis "acima da média" e cuja segunda será também admirável e ao mesmo nível da já anunciada.
Aguardemos pela comunicação oficial da empresa do Campo Pequeno sobre a confirmação destas notícias.
Fotos D.R./@Campo Pequeno, M. Alvarenga e Maria João Mil-Homens
14 de Março: Marcos Bastinhas reaparece no festival de Nisa
Grande expectativa em torno do festival taurino que no próximo dia 14 de Março se realiza na praça alentejana de Nisa, a favor da Santa Casa da Misericórdia local e no qual vai fazer a sua reaparição nas arenas o valoroso cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas (fotos), depois de ter sido obrigado a parar a sua actividade em Julho do ano passado, devido ao acidente que sofreu em Albufeira, quando foi atingido no olho esquerdo pelo cabo de uma bandarilha. Marcos foi submetido no final do ano a duas intervenções cirúrgicas em Barcelona (Espanha) e encontra-se felizmente recuperado e moralizado para o desejado regresso às arenas.
Em Nisa reparte cartel com seu Pai, o Maestro Joaquim Bastinhas (absoluto triunfador da última temporada) e com Rui Salvador, Marco José, Pedro Salvador e a praticante Andreia Oliveira. Pegam os forcados de S. Manços, Portalegre e Coimbra e lidam-se novilhos toiros de José Luis Vasconcellos de Sousa d'Andrade (3) e de Santos Silva (3). O festejo tem início às 16h00.
Entre muitas outras grandes corridas, Marcos Bastinhas está anunciado para 4 de Junho no Campo Pequeno, onde terá por alternantes dois "monstros" do toureio mundial, João Moura e Pablo Hermoso de Mendoza.
Fotos Maria João Mil-Homens e Emílio de Jesus