terça-feira, 31 de março de 2015

Serpa à vista: João Maria Branco em grande forma e com a máquina super-afinada!

João Maria Branco com o "Da Vinci", no passado domingo, na
Herdade da Madalena (Sousel). Tudo a postos e a máquina
super-afinada para o arranque, no próximo sábado, em Serpa
Recebendo a vaca com o "Coiote", ferro Arquisia
João Maria Branco com o elástico "Fandi", cavalo com o ferro Lampreia
Um craque consagrado, o "Da Vinci", que pertenceu a João Moura e se chamava
"Álvarito", com o ferro da Coudelaria Lima Duarte
O "Zinco", com o ferro Paim, é um dos craques de Branco já com provas dadas
O cavalo "Hemingway", com o ferro de Micaela Kleba, que Branco comprou
recentemente a Francisco Maldonado Cortes - a última aquisição com vista
a reforçar ainda mais a sua excelente quadra para 2015
Este é o primeiro cavalo com o seu próprio ferro. Tem expressão, aponta
detalhes e só ainda não tem nome...
A arte (também) de João Maria Branco toureando a pé


Quando faltam já poucos dias para a estreia de João Maria Branco na presente temporada - o que ocorrerá no próximo sábado (Páscoa) no festival que se realiza em Serpa - fomos assistir no passado domingo a um treino do jovem cavaleiro na Herdade da Madalena, de Vasco Taborda, em Santo Amaro (Sousel), onde tem há já alguns anos montado o seu quartel-general e sediada a sua quadra de cavalos. Dez no total, contando com os craques e com os novos que estão ainda em preparação. Respira-se optimismo e a máquina está toda "afinada" para dar início a uma temporada que vai ser decisiva para a carreira do cavaleiro de Estremoz, que há dois anos tomou a alternativa no Campo Pequeno, apadrinhado por Joaquim Bastinhas, com o testemunho de Pablo Hermoso de Mendoza. Depois de toda a polémica que rodeou a sua separação do apoderado Rui Bento, em Agosto do ano passado e da grande expectativa que se gerou depois em torno de quem seria o sucessor (falou-se de "Nené", que o apoderara anteriormente e que esteve a um passo de regressar à equipa, mas...), acabando o toureiro por optar pelos espanhóis Ignacio Rios e José Luis Cotán, a poeira assentou finalmente e agora é tempo de trabalhar para prosseguir o "seu livro", sem sobressaltos e sem historietas de bastidores.
João Maria Branco está com a moral em alta, espera-o uma temporada baseada sobretudo em Espanha, mas marcará presença em sete ou oito corridas nacionais, preparando-se diariamente para que tudo corra como se deseja, ou seja, em plano de triunfo.
Conforme tivemos ocasião de constatar, a máquina está "oleada" na perfeição, os cavalos estão em grande forma e a equipa está serena e tranquila, confiante no êxito do primeiro passo que vai dar já este sábado, 4 de Abril, no festival de Serpa. Diante de uma brava vaca de Jorge Caldeira, vimos desfilar pelo tentadero azul e branco da Herdade da Madalena os cavalos "Coiote", com ferro Arquisia; o "Fandi", com ferro Lampreia; o "Da Vinci", que já se chamou "Álvarito", que pertenceu a João Moura e tem o ferro da Coudelaria Lima Duarte; o "Zinco", com o ferro Paim; e o "Hemingway", que tem o ferro de Micaela Kleba e que foi a última aquisição de Branco, a Francisco Cortes. Já na fase final do treino e depois de ter dado azo à sua afición nuns artísticos passes de muleta, João M. Branco trouxe ao tentadero o primeiro cavalo que tem o seu próprio ferro e exibiu-o diante da tourinha, faltando apenas encontrar-lhe um nome para o baptizar. É um cavalo com expressão e que aponta muitos detalhes.
João Maria Branco foi coadjuvado neste treino pelo seu bandarilheiro Filipe Casqueiro, que forma a quadrilha do toureiro juntamente com o veterano Manuel dos Santos "Becas". Há vontade, há querer, há ambição - atributos que nunca faltaram ao valoroso cavaleiro - e há, sobretudo, uma equipa e uma quadra de cavalos que se encontram em excelente forma para fazer face aos desafios que se avizinham.
No próximo sábado, 4 de Abril, em Serpa, embora lidando um só toiro, João Maria Branco promete mostrar aos aficionados todo o potencial de que dispõe para mais um ano "de luta", o ano em que se vai estrear finalmente em Espanha, sem no entanto deixar de acudir a arenas portuguesas, onde já tem presença assegurada em grandes corridas.

Fotos M. Alvarenga



C. Pequeno: Abono com 40% e Abono Jovem só até 5ª feira

ÚLTIMOS DIAS:
Venda de Abonos com 40%
e de Abonos Jovens
termina na próxima 5ª feira.
COMPRE JÁ!
Telef. 217 998 450
ou em tauromaquia@campo pequeno.com

Futebol solidário em Alter: a Tauromaquia ao lado de quem precisa



Mais uma vez a Tauromaquia nas nobres causas, sendo que com um jogo de futebol se irão reunir alimentos para aqueles que precisam.
Iniciativa do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, e com o apoio directo da Santa Casa da Misericórdia de Alter, da Associação Desportiva de Alter e da Casa Bastinhas.
Este evento integrado no "Abril, Toiros & Cavalos II", irá decorrer no dia 11 de Abril pelas 10h00 no Estádio Ferragial d'el Rei em Alter. Um jogo de futebol entre os veteranos da Associação Desportiva e a Tauromaquia.
Muitos já disseram sim, contribuindo com massas, farinha, leite.
Venha apoiar esta causa, contribuindo com um destes alimentos que serão entregues no local à Santa Casa da Misericórdia.
Seja solidário, venha apoiar os Toureiros/Aficionados - que serão orientados pelo conhecido apoderado e antigo árbitro de futebol Carlos Amorim.

III Certame de Aulas Práticas arranca a 30 de Maio no tentadero do Cabo da Lezíria


A Associação Escola de Toureio "José Falcão", de Vila Franca de Xira, vai realizar o III Certame de Aulas Práticas no tentadero do Cabo da Lezíria, composto por cinco festejos nos dias 30 de Maio, 6, 13, 20 e 27 de Junho. Os novilhos a lidar pertencem às ganadarias de Palha, Manuel Coimbra, São Torcato, Falé Filipe e Calejo Pires, sendo em breve anunciadas as escolas de toureio que partiicpam no ciclo, bem como a composição dos respectivos cartéis.

Foto D.R.

Aplaudida faena de Hugo David na Califórnia



Aplaudida faena do novilheiro vilafranquense Hugo David "Niño del Rio", que voltou a tourear a pé, no festival que sábado teve lugar na praça de Stevinson e que abriu a temporada na Califórnia, único estado dos Estados Unidos da América onde são permitidas corridas de toiros, levadas a cabo por emigrantes oriundos da Ilha Terceira (Açores) e onde as bandarilhas são deixadas numa capa colocada no dorso do toiro, por forma a não fazer sangue.
O antigo novilheiro e que foi também forcado nos grupos de Vila Franca e do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, emigrou para os States, onde passa a integrar a quadrilha do cavaleiro luso Paulo Jorge Ferreira, também ali radicado há já vários anos.
Hugo David marcou a sua estreia em arenas americanas actuando como espada no festival de sábado - e com enorme sucesso, diga-se, como as fotos documentam.

Fotos Pelayo Leal

Málaga e Sevilha: filas intermináveis para comprar bilhetes...



Filas intermináveis, ontem, em Málaga (foto de cima) e Sevilha (foto ao lado), para adquirir bilhetes para, respectivamente, a corrida do próximo sábado (Páscoa) onde actuam os quatro matadores ausentes de Sevilha (Morante, "El Juli", Perera e Talavante) e para a de Domingo de Páscoa na Real Maestranza, onde se vai despedir "Espartaco".
Grande ambiente nas duas cidades e uma afición que dá gosto apreciar. E nós, por cá, todos bem?...

Fotos FIT/Prensa e D.R.

Espontâneo em Las Ventas na "encerrona" de Fandiño



Um espontâneo saltou à arena de Madrid no passado domingo, quando saíu à praça o toiro da ganadaria de José Escolar, um dos seis que o matador Iván Fandiño enfrentou numa "encerrona" sem história. O toiro nem se chegou a aproximar do intruso toureiro, que foi retirado do cenário pelos bandarilheiros e detido pelas autoridades.

Fotos Ricardo Relvas/elredondeltaurino.blogspot.com

Ontem, 2ª feira: 11.035 leram o "Farpas"!



Visualizações de páginas de hoje
1 263
Visualizações de página de ontem
11 035
Visualizações de páginas no último mês
224 097
Histórico total de visualizações de páginas
10 692 883

segunda-feira, 30 de março de 2015

Não perca uma notícia!


Quando chegar ao final da página, clique em "Mensagens Antigas" no canto inferior direito e assim acederá de imediato às páginas e notícias anteriormente publicadas. Não perca nada!

João Cortesão esta noite na Rádio Portalegre



João Cortesão (na foto, com Miguel e Ana de Alvarenga no sábado em Monforte) é esta noite o analista de serviço mo programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre - onde vai falar precisamente da corrida de sábado e onde também Hugo Teixeira (que pela primeira vez em quinze anos não esteve presente na praça de Monforte, por motivos de ordem pessoal) analisará as diferentes apreciações sobre o espectáculo dadas à estampa por diversos cronistas.
A não perder, hoje, entre as 22 e as 23 horas, nas frequências 100.5 e 104.5 FM ou aqui na internet em www.radioportalegre.pt

Foto Manuel Ribeiro

Monforte: Moura aqui, Abel ali...



Apesar de, depois da corrida, terem jantado juntos em Estremoz, com toda a equipa do staff mourista, a verdade é que no último sábado, em Monforte, foi notório e deu demasiado nas vistas o distanciamento (pouco usual) de João Moura e Abel Correia na trincheira... O ainda apoderado da Casa Moura assistiu à corrida num lado e João Moura no outro (foto de cima) e vez alguma estiveram à conversa. Miguel Moura, por seu turno (foto ao lado), passou grande parte do espectáculo lado-a-lado e à conversa com Vasquinho Taborda (filho), há tempos apontado como seu futuro apoderado. Temos, de facto, mudanças na equipa Moura ou são apenas aparências para despistar e confundir os curiosos?... Aguarde-se...

Fotos M. Alvarenga

Paulo Caetano actuará em Portalegre


Paulo Caetano actuará este ano na praça de toiros de Portalegre, comemorando os seus 35 anos de alternativa. O contrato foi celebrado em Monforte na última semana pelo empresário António Manuel Cardoso "Nené" e a corrida será em Setembro, pela Feira das Cebolas, num grande cartel que pode contar também com a presença de Pablo Hermoso de Mendoza.

Foto Maria João Mil-Homens

Famosos no sábado em Monforte

Ana e Miguel Alvarenga
António Costa e João Cortesão
Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte
José Luis Figueiredo e Luis Carlos Queirós
Vasco Taborda, Manuel João Carreira e Orlando Vicente
O ganadeiro Diogo Passanha
Dita Moura Caetano
Dr. Emílio Moreira, Engº Ramalho e João Caetano
Dois Ricardos de Monforte: Raimundo e Carrilho (cabo do grupo local)
Redondo presente: José António Jeremias e Paula Leão
Ana Batista e a sua equipa
Abel Correia
Rui Bento, João Pedro Bolota, João Moura e Francisco "Chalana"
Maestros: Joaquim Bastinhas e Paulo Caetano
João Moura Júnior e seu Pai, o Maestro João Moura
Vasquinho Taborda e Miguel Moura
Glamour: Ana de Alvarenga
Dália Madruga e Mila Loureiro
O reputado advogado elvense Dr. Vitor Carola
Mestre António Cecílio
La Prensa: Fernando Marques, Pedro Batalha, Maria João Mil-Homens e Armando
Alves
Dupla que fez furor noutros tempos: João Moura e Carlos Barreto
Os repórteres fotográficos Armando Alves e Maria João Mil-Homens
António Costa, Miguel e Ana de Alvarenga e João Cortesão
Marco Gomes foi o director de corrida em Monforte. E
no próximo fim-de-semana de Páscoa, dirige três de seguida:
sábado na Granja, domingo em Alpalhão e 2ª feira em Sousel
João Cortesão e Ana de Alvarenga. Ao lado, António Costa
Marcos Bastinhas e, atrás, sua Mulher, Dália Madruga, empurrando o carrinho
com a filha Clarinha
Maestro João Moura e o rejoneador espanhol Nano Bravo e sua Mulher
João Cortesão e os cavaleiros José e João Zúquete
Vasquinho Taborda e João Cortesão
Francisco Cortes e seu filho Pepe, Ana de Alvarenga e Rosária Correia
Brinde de Joaquim Bastinhas aos Forcados de Monforte, que comemoram esta
temporada o seu 15º aniversário
Brinde de Moura Caetano aos Bombeiros Voluntários de Monforte
Francisco Maldonado Cortes e seu filho Pepe: triunfador na
última temporada nesta praça, desta vez ficou na bancada. Coisas...
Tomás Moura, o próximo cavaleiro de Monforte...
Finda a corrida, o Maestro Moura muito assediado para fotos de família...
David Rodrigues, forcado de Barcelos, dos Amadores de Coimbra, com José
Luis Figueiredo, glória da forcadagem montijense, agora cronista do site "porta
dos sustos"
- onde escreve sem papas na língua!
Ana de Alvarenga, José António Jeremias, Paula Leão, Maria João e Mário
Mil-Homens
Bem acompanhado: Ricardo Carilho, cabo dos Forcados de Monforte

Fotos Maria João Mil-Homens, Manuel Ribeiro e M. Alvarenga