quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Caetano e Moura: confronto decisivo esta 6ª feira no Coliseu de Elvas

Moura Caetano triunfou em todas as praças onde actuou e conquistou todos os
prémios que estavam em disputa nas corridas onde se afirmou como um dos
grandes triunfadores desta Temporada de 2015. 6ª feira em Elvas vai competir
com seu primo João Moura Jr. e reacender a competição que seus pais
protagonizaram nos anos 80 e 90
Lisboa, Sevilha e Madrid foram três dos principais palcos da Tauromaquia mundial
onde João Moura Jr. marcou esta temporada a sua posição de absoluta liderança


Primos e rivais, João Moura Caetano (foto da direita) e João Moura Júnior (foto da esquerda) prometem viver noite de acesa competição já na próxima sexta-feira, 2 de Outubro, na corrida que se realiza no Coliseu de Elvas e em que se comemora o 15º aniversário dos Forcados Académicos de Elvas.
Um e outro assumem-se como dois dos grandes triunfadores desta Temporada de 2015, a par de João Ribeiro Telles, reocupando os lugares que seus Pais protagonizaram nas arenas nos anos 80 e 90. Pouco se defrontaram este ano e por isso mesmo a corrida de sexta-feira em Elvas tem particular e decisivo significado para tomarem posições na grelha de partida da próxima temporada de 2016.
O confronto entre Caetano e Moura, frente a toiros de Pontes Dias, é um dos mais esperados deste final de ano tauromáquico em Portugal. Mas a "guerra" não se fica apelas pelos dois: o terceiro cavaleiro é o praticante João Salgueiro da Costa, que se perfila rumo à esperada alternativa que pode ter lugar na próxima época e que na sexta-feira não vai querer ser apenas mera testemunha da competição entre os dois primos rivais. Ingredientes não faltam para uma grande e aguerrida noite de toiros já depois de amanhã, a partir das 22h00, no Coliseu "Comendados Rondão de Almeida" em Elvas.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com


Toureiros, empresários e Prótoiro prometem um Inverno Quente...


Vão realizar-se no mês de Outubro eleições na Associação Nacional de Toureiros (antigo Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses) e tudo leva a crer que o antigo cavaleiro Nuno Pardal (foto) venha a assumir em simultâneo a presidência da ANDT, até agora assumida por João Palha Ribeiro Telles e também a presidência do Fundo de Assistência dos Toureiros (que ele próprio assume há já alguns anos), Pardal reúne o consenso da classe e pode suceder a João Telles à frente da associação que aglutina os toureiros portugueses, ao mesmo tempo que se manterá na presidência do Fundo de Assistência, a louvável instituição criada por Diamantino Vizeu.
E se estas eleições se avizinham pacíficas e consensuais, o mesmo não se pode dizer do clima que ensombra o relacionamento de alguns destacados empresários com a Federação Prótoiro e que será tema escaldante de uma anunciada Assembleia-Geral Extraordinária da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) agendada para os primeiros dias de Novembro. Em causa, diz-se, estão as críticas de empresários à actuação da Prótoiro e nomeadamente o facto de a Federação, na sua página oficial da rede social "Facebook", só dar praticamente destaque às corridas do Campo Pequeno, ignorando as que se celebram nas outras praças do país. O decano dos empresários em actividade, António Manuel Cardoso "Nené", foi dos primeiros a insurgir-se contra a Prótoiro, diz-se mesmo que deixou de pagar quotas e chegou até a pedir a demissão do cargo directivo que ocupava na APET, embora esta não fosse aceite pelo presidente Paulo Pessoa de Carvalho.
Outro tema polémico que pode ser chamado à ordem do dia na Assembleia-Geral da APET diz respeito, precisamente, ao seu próprio presidente Paulo Pessoa de Carvalho e ao facto de a sua empresa "Toiros & Cultura" ter dado apoio institucional à corrida que domingo passado se realizou na praça das Caldas da Rainha e cuja empresa adjudicatária é a "Derechazo" de Arnaldo Santos, alvo de um veto por parte da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) por incumprimento de pagamento a um grupo.
Vamos ter um Inverno Quente, pelos vistos...

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com


O mais completo ROTEIRO: últimos espectáculos da Temporada 2015






A fim de aqui os publicarmos
ao longo da temporada,
agradecemos às empresas
e organizações de espectáculos
que nos enviem antecipadamente
os seus cartéis para o e-mail
jornalfarpas@sapo.pt

Outubro

CAMPO PEQUENO - Amanhã, 5ª feira, 1, às 22h00. Corrida à portuguesa para encerramento da Temporada de Abono. 6 toiros de Passanha para António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Fermín Bohórquez, Ana Batista, Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Jr. Forcados de Lisboa e Alcochete.

ELVAS - 6ª feira, 2, às 22h00. Corrida à portuguesa/15º aniversário dos Forcados Académicos de Elvas. 6 toiros de Pontes Dias para João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Salgueiro da Costa. Forcados Académicos de Elvas.

MONTIJO - Sábado, 3, às 16h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Ascenção Vaz para Vitor Gonçalves, Gilberto Filipe, Álvarito Bronze, António d'Almeida, Parreirita Cigano e Mara Pimenta. Forcados do ABV de Alcochete, Montijo e Beja.

REDONDO - Sábado, 3, às 17h00. Corrida à portuguesa integrada na Feira de S. Francisco. 6 toiros de Passanha para Rui Salvador, Luis Rouxinol e Sónia Matias. Forcados do Redondo, Póvoa de S. Miguel e Monsaraz.

ZAFRA (Espanha) - Sábado, 3, às 17h00 (hora espanhola). Corrida de toiros/Feira. 6 toiros de Zalduendo para Morante de la Puebla, Alejandro Talavante e Posada de Maravillas, que recebe a alternativa.

VILA FRANCA - Domingo, 4, às 17h00. Corrida mista/Feira/Homenagem ao matador Mário Coelho. 6 toiros de Murteira Grave para António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos, Forcados de Santarém e Vila Franca e o matador António João Ferreira.

ALCÁCER DO SAL - Domingo, 4, às 17h00. Corrida à portuguesa/Concurso de Ganadarias integrada na Feira Nova. 6 toiros de Herd. Camarate, Prudêncio, Pinto Barreiros, Herds. Conde Cabral, António Charrua e Falé Filipe para Sónia Matias, Ana Batista, Paulo Jorge Santos, Marcelo Mendes, Luis Rouxinol Jr. e Mara Pimenta. Forcados de Montemor e Évora (troféus "João Branco Núncio" para melhor lide e "João Maria Cortes" para melhor grupo em praça).

ZAFRA (Espanha) - Domingo, 4, às 17h00 (hora espanhola). Corrida de rejoneio/Feira. 6 toiros de Herds. de Sánchez y Sánchez para Fermín Bohórquez, Diego Ventura e Andrés Romero.

CARAVACA DE LA CRUZ (Murcia, Espanha) - Domingo, 4, às 17h00 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 4 toiros de Pilar Población para João Moura Jr. e Ginés Cartagena, mano-a-mano.

SAN JUAN DE LA NAVA (Espanha) - Domingo, 4, às 17h00 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 4 novilhos de Jandilla para Raúl Martín Burgos e Ana Rita, mano-a-mano.

VILA FRANCA - 3ª feira, 6, às 22h00. Corrida à portuguesa/Feira. 6 toiros de Miura (3) e Palha (3) para Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e João Salgueiro da Costa. Forcados de Vila Franca.

BEJA - Sábado, 10, às 16h00. Festival. 6 toiros de Irmãos Dias, Varela Crujo, Santa Maria, Gregório Oliveira, Sesmarias Velhas e Passanha Sobral para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Tito Semedo, Ana Batista, Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Jr. Forcados de Cascais (despedida do cabo Joel Zambujeira).

VILA BOIM (Elvas) - Domingo, 11, às 15h30. VII Festival de Benificência. 7 novilhos-toiros de Branco Núncio, Samuel Lupi, Sommer d'Andrade, Murteira Grave, Engº Luis Roche, Canas Vigouroux e Calejo Pires para Francisco Maldonado Cortes, António Brito Paes, Tomás Pinto e Jacobo Botero, Forcados de Santarém e Évora, Vitor Mendes, Manuel Dias Gomes e Miguel Ángel Silva.

VILA FRANCA - Domingo, 11, às 15h30. Festival dos Bandarilheiros de homenagem a Francisco Palhota. 5 novilhos de Prudêncio, Vinhas, Paulo Caetano e Canas Vigouroux para Josué Salvador, Forcados de Vila Franca (antigos e actuais), Manuel Santos "Becas", Ricardo Pedro, Pedro Paulino e Fábio Machado. 1 toiro para Recortadores de Vila Franca de Xira.

ÁVILA (Espanha) - Domingo, 11, às 17h00 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 6 toiros de Herdeiros de Luis Frias para Rui Fernandes, Leonardo Hernández e Manuel Manzanares.

MEDINA DE POMAR (Burgos, Espanha) - Domingo, 11, às 17h30 (hora espanhola). Corrida de rejoneio/Feira. 6 toiros de Ramóm Sánchez para João Ribeiro Telles, Hector Barcenilla e Óscar Mota.

Novembro

ÉVORA - Domingo, 1, às 17h00. Corrida à portuguesa a favor da SolSal/Encerramento da Temporada. 6 toiros de Passanha para António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Ana Batista, Tomás Pinto e Rui Guerra. Forcados de Évora e S. Manços.


João Telles fecha campanha europeia em Medina de Pomar e ruma à Califórnia

João Telles fechou domingo nas Caldas a sua triunfal temporada nacional. A 10
e 11 de Outubro encerra a campanha espanhola e no fim-de-semana seguinte faz
a sua estreia na Califórnia, actuando nas duas corridas da Feira de Thornton
Casamento de João Telles e Caetana Infante da Câmara é capa da edição desta
semana da revista "Caras"

Depois do seu casamento com Caetana Infante da Câmara - que foi capa na última edição da revista "Caras" - e de ter encerrado a sua temporada nacional com um grande triunfo no passado domingo nas Caldas da Rainha, onde toureou "mano-a-mano" com Pedrito de Portugal, o cavaleiro João Ribeiro Telles (um dos mais destacados triunfadores da temporada 2015) vai encerrar a sua campanha espanhola actuando no país vizinho a 10 e 11. No sábado, dia 10 de Outubro, toureia em Canência (província de Madrid) e no domingo, 11, fecha a temporada europeia na Feira de Medina de Pomar, em Burgos (cartaz ao lado) frente a toiros de Ramón Sánchez e formando cartel com os rejoneadores Hector Barcenilla e Óscar Mota.
No fim-de-semana seguinte, João Telles faz a sua estreia na Califórnia, actuando com seu primo Manuel Telles Bastos nas duas corridas da tradicional Feira de Thornton.

Foto Frederico Henriques/@João R. Telles

Miguel Moura separa-se de apoderados espanhóis


Chegamos ao final de mais uma temporada e arranca a sempre tradicional dança dos apoderados. Em Espanha, alguns toureiros lusos vão mudar de mãos. Miguel Moura (foto) é um deles e terá já dado por terminada a relação de apoderamento que há dois anos o unia a Gerardo Rua e Mateo Carreño. Também o praticante David Gomes pode pôr termo ao apoderamento com Paco Cáceres. E diz-se mesmo que Andy Cartagena e Marie Sara se vão também "divorciar" no final da época. Há mais novidades a caminho. A dança ainda agora começou...

Foto D.R.

"Joselito" contra Ayuntamiento de Madrid por retirar apoio à Escola de Toureio: "É tempo de irmos para a rua protestar!"



Numa lúcida e corajosa entrevista a José Luis Benlloch no programa radiofónico "Aquí El Toreo" da rádio de Valência, o matador de toiros retirado José Miguel Arroyo "Joselito" (foto ao lado) insurge-se contra a polémica decisão do Ayuntamiento de Madrid (autarquia) de retirar o patrocíno e a subvenção à Escola de Tauromaquia Marcial Lalanda (vulgo Escola de Toureio de Madrid) e diz mesmo que "é tempo de irmos para a rua e para a porta do Ayuntamiento manifestar o nosso protesto".
"Porque é que um jovem de Madrid tem direito a ser futebolista, jogador de voleibol, tenista... patrocinado por dinheiros públicos e não pode ter direito a ser toureiro?", questiona "Joselito", ele próprio um fruto da Escola de Madrid, que hoje dirige conjuntamente com "El Fundi" e José Luis Bote.
"Eu procedo de ali. Tudo o que fui devo-o à Escola, Na Escola ensina-se a tourear, mas, acima de tudo, a que sejam homens de bem e a que tenham instaurados valores para serem constantes e pessoas válidas na sociedade. E isso é muito importante em todas as escolas, não apenas na nossa. Um claro exemplo disso sou eu, que estava destinado a ser um ladrão ou traficante e graças à Escola e ao toureio sou o que sou", afirma "Joselito", que já num livro biográfico recordou a sua infância num bairro difícil madrileno, reconhecendo que "andava por maus caminhos" e "se salvou graças ao toureio" e à sua entrada para a Escola Marcial Lalanda. O famoso toureiro considera "um absurdo" a controversa decisão do Ayuntamiento de Madrid de deixar de apoiar a escola de toureio da capital espanhola, de onde sairam grandes figuras do toureio mundial, entre as quais ele próprio e também "El Fundi", José Luis Bote e o saudoso José Cubero "El Yiyo".

Fotos D.R.

Parreirita Cigano no sábado no Montijo



Última Hora - Depois da dose de emoção - imprópria para cardíacos - com que brindou os aficionados na sua triunfal exibição na passada quinta-feira no Campo Pequeno (foto de cima), o jovem e promissor cavaleiro praticante Parreirita Cigano foi chamado a tourear na corrida do próximo sábado, 3 de Outubro, na Monumental do Montijo (cartaz ao lado), onde actuará em substituição de Tiago Carreiras.
A presença de Parreirita, filho do matador de toiros do mesmo nome, é uma mais-valia para um cartel já de si atractivo e diferente que põe em confronto os dois toureiros rivais do Montijo, Vitor Gonçalves e Álvarito Bronze e conta ainda com as presenças de Gilberto Filipe, de António d'Almeida (na primeira corrida em Portugal depois da sua alternativa em Junho em Santarém) e da praticante Mara Pimenta. Pegam os grupos de forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Amadores do Montijo e Amadores de Beja e lidam-se seis imponentes toiros da triunfadora ganadaria de Ascenção Vaz.

Foto Maria Mil-Homens

Diogo Santos: matador setubalense continua a triunfar nas Américas


Diogo Santos, matador de toiros português que há dois anos recebeu a alternativa no Perú, continua a dar que falar além-Atlântico.
No passado dia 15 indultou em Tacabamba um toiro da ganadaria colombiana de Juan Bernardo Caicedo e no sábado passado, dia 26, conquistou em Chimba (Churim-Lima) o escapulário de La Virgen de las Mercedes (foto), após cortar uma orelha ao seu primeiro toiro e as duas ao segundo, respectivamente das ganadarias de San Simón e de Monte de Olivo.
Natural de Setúbal, cedo Diogo Santos passou a fronteira, estabelecendo-se em Espanha na cidade de Almendralejo, pela falta de oportunidades para tourear como novilheiro no seu país. Há três anos, radicou-se no Perú, onde exerce a sua actividade de matador de toiros.

Foto D.R.

Rafael Vilhais gere praça de Beja nos próximos dois anos



O telemóvel já começou a tocar... (foto ao lado). Rafael Vilhais será nos próximos dois anos (2016/2017) o empresário da praça de toiros de Beja (foto de cima), depois de ter negociado a adjudicação com os proprietários António Paes de Sousa e Ferreira Paulo "Cachapim" (donos do tauródromo alentejano conjuntamente com o cavaleiro Tito Semedo).
A praça de Beja é gerida alternadamente e por períodos de dois anos por Semedo e pela dupla Sousa/"Cachapim". Cabia a estes últimos a gestão das próximas duas temporadas mas, à semelhança do que já tinham feito em períodos anteriores, subalugaram a praça - desta vez a Rafael Vilhais, conhecido e respeitado taurino que durante muitos anos foi o braço-direito de D. Eduardo Guedes de Queiroz na gestão da ganadaria de Herdeiros de Conde de Cabral e actualmente é apoderado dos cavaleiros Francisco Palha e Tomás Pinto e representante no nosso país do rejoneador Diego Ventura.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Mais um dos Palhas para 6 de Outubro em Vila Franca



Aqui temos mais um dos três exemplares da centenária ganadaria Palha a lidar na noite de 6 de Outubro - próxima terça-feira - em Vila Franca de Xira, num aguardado "mano-a-mano" ganadeiro com a mítica divisa espanhola de Miura.
Três Miuras e três Palhas para os Forcados de Vila Franca em solitário numa anunciada noite de Exaltação ao Forcado. E em praça vão estar os cavaleiros Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e o praticante Salgueiro da Costa.
A Feira de Outubro na "Palha Blanco" tem o seu primeiro espectáculo no domingo, dia 4, com seis toiros de outra histórica ganadaria, a de Murteira Grave e cartel formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos e o matador António João Ferreira, estando as pegas a cargo dos forcados de Santarém e Vila Franca.

Foto Francisco Romeiras/cortesia Toiros & Cultura


Ontem, 3ª feira: 8.765 leram o "Farpas"


Visualizações de páginas de hoje
1 123
Visualizações de página de ontem
8 765
Visualizações de páginas no último mês
328 954
Histórico total de visualizações de páginas
12 556 934

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fermín Bohórquez despede-se da aficion portuguesa na 5ª feira em Lisboa



Filho do antigo rejoneador e ganadeiro Fermín Bohórquez, que muitas vezes actuou em Portugal e nomeadamente no Campo Pequeno, Fermín Bohórquez Domecq (fotos) toureia na quinta-feira em Lisboa na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa que encerra a Temporada Sensacional de 2015, fazendo a sua despedida da aficion lusa. Bohórquez dirá o definitivo adeus às arenas no próximo dia 18 em Saragoça (Feira del Pilar), alternando com Pablo Hermoso e Lea Vicens.
No Campo Pequeno, esta quinta-feira, na corrida que será antecedida do cortejo evocativo das Touradas Reais, Fermín Bohórquez tem por alternantes António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Ana Batista, Marcos Tenório Bastinhas e o praticante Luis Rouxinol Júnior (que vai tourear pela primeira vez de casaca na capital) e os grupos de forcados de Lisboa e de Alcochete. Os toiros pertencem à prestigiada ganadaria Passanha.

Fotos D.R.

João Martins: mais um triunfo às portas de Madrid


Mais um triunfo de João Martins, o jovem aluno da Escola de Toureio "José Falcão" de Vila Franca que está este ano a cumprir triunfal campanha em Espanha. Na novilhada que se realizou em Villalbilla (Madrid), cortou uma merecida orelha ao novilho de Jiménez Indarte que toureou e matou.

Foto D.R.

Foto-reportagem de Emílio: Famosos no domingo em S. Pedro da Cadeira

A corrida de domingo passado em S. Pedro da Cadeira (Torres Vedras) teve
cartel composto pelos cavaleiros Ana Batista, Sónia Matias, Marcelo Mendes e a
jovem amadora Inês Silva Carvalho e pelos grupos de forcados Amadores
do Ribatejo e do Aposento do Barrete Verde de Alcochete. Registou meia casa
e lidaram-se toiros de distintas ganadarias em concurso. A organização coube à
dinâmica empresa Tauroleve de Ricardo Levesinho
Ana Batista e o forcado Gonçalo Figueiredo (ABV de Alcochete)
Sónia Matias  e o forcado Ricardo Jorge (Amadores do Ribatejo)
A cornetim Ana Narciso em acção numa corrida que foi dirigida por Pedro Reinhardt
Helena Cavaco, Mulher do empresário Possidónio Matias
Bernardo Carvalho, Inês Silva Carvalho, Álvaro Silva e Ana Batista
Dr. João Santos Andrade, José Luis Gomes e Pedro Canas Vigouroux com a filha
Alexandre Lobo da Silveira, Jerónimo Carneiro e Carlos Veiga
José Luis Gomes com Álvaro Silva, da "Sicasal", um empresário que muito tem
apoiado a Festa de Toiros
Ana Batista brindou uma lide ao seu antigo apoderado José Luis Gomes
Os Clãs Marcelo Mendes e Inês Silva Carvalho
Ricardo Levesinho, Inês Silva Carvalho e Marcelo Mendes
Um momento da actuação de Sónia Matias
Inês Silva Carvalho enfrentou com ousadia um novilho-toiro e reafirmou as
qualidades que vem demonstrando nesta sua primeira temporada
Ana Batista ganhou o prémio que contemplou a melhor lide. E na 5ª feira estará
no Campo Pequeno na Corrida de Gala de encerramento da melhor temporada
dos últimos anos na capital
Uma pega dos valentes Amadores do Ribatejo
A verdade do toureio frontal de Marcelo Mendes, um cavaleiro que deveria
merecer maior atenção por parte da empresas das principais praças
Bruno Amaro, do Grupo do ABV de Alcochete, brindando a pega ao empresário
Ricardo Levesinho, promotor desta corrida em S. Pedro da Cadeira
A fantástica pega do valoroso Bruno Amaro
O prémio "apresentação" do Concurso de Ganadarias foi ganho pelo toiro da
ganadaria Prudêncio e o galardão foi entregue ao seu proprietário, Dr. João Santos
Andrade, presidente da Associação de Criadores de Toiros de Lide
Alexandre Lobo da Silveira, proprietário da ganadaria de Herdeiros de Paulino da
Cunha e Silva, recebendo o troféu "bravura" outorgado ao seu toiro
César Nunes, dos Amadores do Aposento do Barrete
Verde de Alcochete, grupo que cumpre o seu 50º
aniversário, venceu o prémio para a melhor pega
O ilustre ganadeiro Manuel Veiga e seu filho Vasco

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com