quinta-feira, 30 de abril de 2015

"Alternativa" de Manuel Dias Gomes encheu Campo Pequeno!

Eles...
... e Elas, esta tarde no Campo Pequeno
Na mesa, da esquerda para a direita; o ganadeiro Benjumea Nuñez, Juan Leal,
Manuel Dias Gomes, Drª Paula Resende, Thomas Dufau, Maurício do Vale
e Jean-Pierre Messner
Salão Nobre à cunha, esta tarde
Os três protagonistas da corrida de 30 de Maio em Gamarde, Juan Leal, Manuel
Dias Gomes e Thomas Dufau, com a administradora da empresa do Campo
Pequeno, Drª Paula Resende
Miguel e Ana de Alvarenga, Rui Bento, acabadinho de despir o casaco para o
oferecer ao Emílio, que o tem ao ombro, e Maria João Mil-Homens. Foi assim:
o nosso Emílio gostou muito do casaquinho do Rui, este de imediato o despiu e
lho deu: "Gosta, é seu!". A seguir, deu-lhe também a gravata. Teve sorte, o Rui,
em as calças não serem a medida do Emílio...

Foto Armando Alves
Rui Bento, José Tinoca e os empresários "Nené" Cardoso e Paulo Pessoa de
Carvalho
Joaquim Grave, Juan Leal, José Luis Gomes, Rui Bento, Thomas Dufau e o
ganadeiro Benjumea Nuñez
Familiares e amigos do nosso futuro matador, bem como destacadas figuras da
nossa vida taurina, marcaram presença esta tarde no Campo Pequeno
Entre outros, os presidentes das associações de ganadeiros e de toureiros, João
Santos Andrade e João Palha Ribeiro Telles
Tomás Campuzano (à esquerda, na foto), apoderado de Dias Gomes, vendo-se
em primeiro plano António Manuel Moraes e Elísio Summavielle
Isabel Gomes, a inseparável companheira de José Luis Gonçalves
José Tinoca e Rui Bento
José Luis Gomes e seus filhos Pedro Maria (à esquerda, na foto, cabo dos
Forcados Amadores de Lisboa) e Manuel Dias Gomes, com Miguel Alvarenga
Salão Nobre do Campo Pequeno cheio, esta tarde, no acto de apresentação da
alternativa do nosso próximo matador; na foto de baixo, os três intervenientes
na corrida de 30 de Maio em Gamarde (França), Juan Leal, Manuel Dias Gomes
e Thomas Dufau, vindos expressamente a Portugal para participar no evento



Quase toda a imprensa taurina marcou presença esta tarde no Salão Nobre da praça do Campo Pequeno, mas infelizmente nem um representante dos jornais nacionais ou mesmo de alguma revista social (apesar de todas terem sido convidadas...) quando se tratava de apresentar oficialmente a cerimónia de alternativa do novo matador de toiros português, o 40º da nossa História, Manuel Dias Gomes. Muitos ganadeiros presentes e apenas dois matadores de toiros nacionais: Ricardo Chibanga e Rui Bento (não apenas por inerência do cargo, gestor taurino da primeira praça do país, mas porque foi desde a primeira hora um dos maiores apoiantes de Dias Gomes, abrindo-lhe em Salamanca a porta de sua casa e a de seus amigos, como o próprio Manuel fez questão de recordar, agradecendo-lhe publicamente). Alguns empresários, entre os quais Paulo Pessoa de Carvalho e António Manuel Cardoso "Nené", os presidentes da Associação de Toureiros, João R. Telles e da Associação de Ganadeiros, Dr. João Santos Andrade, membros de tertúlias e grupos tauromáquicos, os jovens alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno e também Simão Neves, picador da quadrilha do nosso novo matador de toiros e ainda Elísio Summavielle, o antigo secretário de Estado da Cultura, um dos poucos políticos que não teme em dar a cara pela arte e pela cultura tauromáquica  - em suma, estava cheio o Salão Nobre.
Maurício do Vale foi o moderador, depois de a Drª Paula Resende, administradora da empresa do Campo Pequeno, ter dado as boas vindas aos presentes e se ter congratulado com este passo importante que Manuel Dias Gomes vai dar no dia 30 de Maio em Gamarde les Bains, França. Na mesa, marcaram também presença os dois toureiros franceses que vão alternar com o nosso futuro matador na tarde da sua alternativa, Thomas Dufau (o padrinho) e Juan Leal (a testemunha), bem como o ganadeiro Nuñez Benjumea e Jean-Pierre Messner, membro da tertúlia e da Comissão de Festas de Gamarde, organizadora desta corrida do próximo dia 30 de Maio.
Terminadas as intervenções de todos os participantes na corrida e depois das palavras de esperança do próprio Manuel Dias Gomes, Maurício do Vale perguntou ao antigo matador espanhol Tomás Campuzano, apoderado do nosso toureiro, quais os projectos futuros para depois da alternativa em França:
"Lutar, triunfar, pedir aos empresários amigos que o ponham, o resto é da responsabilidade dele dentro da arena, mas acredito que o Manuel reúne todas as qualidades para ser um dia uma figura do toureio".

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Caetano e Branco "em guerra" no sábado em Estremoz

João Moura Caetano vai querer afirmar-se numa temporada que joga em seu favor
depois dos êxitos que já alcançou em Portugal e em Espanha
João Maria Branco joga em casa, mas tem um rival que não dá tréguas
Grande expectativa em Estremoz no regresso da ganadaria Cary

No fim-de-semana mais taurino da temporada, com corridas amanhã, sexta-feira, em Montemor (à tarde) e Elvas (à noite), corridas no sábado em Estremoz (cartaz ao lado) e em Beja e no domingo em Vila Franca e na Benedita, o aficionado vai ter muito (e bom) por onde escolher. Membros da equipa "Farpas" estarão em todas elas e depois vamos aqui mostrar-lhe tudo o que por lá se passou.
Em Estremoz, com previsões também de bom tempo e calor para todo o dia de sábado, 2 de Maio, cresce a expectativa para o mano-a-mano entre João Moura Caetano e João Maria Branco, que vão enfrentar um poderoso curro de toiros da ganadaria Cary. Nas pegas, os forcados do Montijo, de Arronches e do Redondo.
Quem vai ganhar esta "guerra"?

Fotos Emílio de Jesus, M. Alvarenga e D.R./cortesia "Aplaudir"


Tempo bom para ir aos toiros!




Bom tempo:
calor
e sol
amanhã
em
Montemor


Alguém
vai
perder?

Estremoz: João M. Branco oferece convites à Cerci




Empresários e toureiros esforçam-se em acções solidárias e de promoção aos seus espectáculos, às portas do primeiro fim-de-semana mais taurino da temporada. Esta manhã, o cavaleiro João Maria Branco esteve na Quinta de Santo Antão, em Estremoz, no Lar Residência da Cerci, oferecendo bilhetes para a grande corrida de sábado (cartaz ao lado) na praça de toiros local, onde vai actuar mano-a-mano com João Moura Caetano na lide de poderosos toiros da ganadaria Cary. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados do Montijo, Arronches e Redondo.

Foto D.R./CerciEstremoz


Soma e segue a grande promoção da corrida de domingo em Vila Franca




A corrida do próximo domingo, 3 de Maio, em Vila Franca, continua a mexer: esta manhã, o cavaleiro Filipe Gonçalves - um dos protagonistas do cartel, lado-a-lado com Luis Rouxinol e Duarte Pinto, na lide de imponentes toiros da ganadaria Veiga Teixeira - esteve na Escola do 1º Ciclo Vasco Moniz, onde distribuiu convites a jovens até aos 14 anos (foto de cima), cujos pais podem agora adquirir bilhetes/família para o sector 4 (dois por cada bilhete de jovem) ao preço único de 17,50 euros. Os bilhetes para esta corrida, recorde-se, têm preços a partir dos 12,5 euros.
Entretanto, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho mostrou-nos o Troféu "João Villaverde" (foto ao lado), que no final da corrida de domingo será entregue ao melhor grupo em praça (Vila Franca ou Aposento da Moita), ficando a decisão a cargo de um júri competentíssimo formado pelos antigos forcados João Bonneville Franco, João Cortes, Jorge Faria, António Manuel Cardoso "Nené" e Manuel Duque.
Trata-se de uma bonita cabeça de toiro produzida pela empresa Braz Gil, fábrica e porcelana reconhecida internacionalmente e que tem dedicado ao toiro bravo e ao cavalo lusitano grande atenção e pesquisa, tendo no seu portfólio peças verdadeiramente espantosas.

Fotos D.R./cortesia "Toiros & Cultura"

Montemor, amanhã: veja aqui o video promocional da Corrida da Barra d'Ouro

Alternativa de Dias Gomes apresentada hoje no Campo Pequeno



A alternativa do nosso próximo matador de toiros Manuel Dias Gomes - no dia 30 de Maio na inauguração da praça francesa de Gamarde, cartaz ao lado - é esta tarde oficialmente apresentada em cerimónia que se realiza no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno, cuja empresa se associa a este importante acontecimento.
Manuel Dias Gomes (na foto de cima, na arena de Sobral de Monte Agraço, sábado passado) fará a sua apresentação como matador de toiros em Lisboa a 20 de Agosto, depois de a sua estreia estar marcada para a corrida do Colete Encarnado (Julho) na praça de Vila Franca.
O jovem toureiro é neto daquele que foi o primeiro novilheiro português a actuar de luces em Espanha (anos 40) e que mais tarde se tornou o segundo matador de toiros nacional, o saudoso Augusto Gomes Júnior, falecido no ano passado com 100 anos. Manuel Dias Gomes será o 40º matador de toiros de Portugal.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com


Amanhã em Montemor: Moura Jr. em 5 corridas em Maio em Portugal e Espanha!




Depois de ter sido o grande triunfador da corrida de abertura da temporada no Campo Pequeno (fotos de cima) e de no domingo passado ter obtido também um êxito importante em Sevilha, o cavaleiro João Moura Júnior – informa o seu apoderado Rui Bento - está anunciado em cinco corridas em Portugal e Espanha, no mês de Maio, uma delas integrada na Feira de Santo Isidro (Madrid, foto ao lado), no dia 30.
Para Espanha, para além de Madrid, Moura Jr. está contratado para Lucena de Córdoba, dia 10 e Villamalea (Albacete), a 16, ao passo que, em Portugal tem presença assegurada já amanhã, 1 de Maio, em Montemor-o-Novo e em Évora, dia 17 (56º Concurso de Ganadarias).
Em Lucena de Córdoba, terá por companheiros de cartel os rejoneadores espanhóis Fermín Bohórquez e Luís Valdenebro, na lide de toiros de Jodar y Ruchena e, em Villamalea, o cartel inclui também os nomes de Raul Martín Burgos e Manuel Manzanares, com toiros de El Madroñal.
Quanto a Madrid, os seus companheiros de cartel serão Andrés Romero e Luis Valdenebro, pertencendo os toiros à ganadaria de Benítez Cubero.
No que respeita a Portugal, amanhã em Montemor-o-Novo, Moura Jr. alternará com João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa (praticante), na lide de um imponente curro da ganadaria Veiga Teixeira.
Em Évora, no tradicional Concurso de Ganadarias, repartirá cartel com António Ribeiro Telles e Vitor Ribeiro, pertencendo os toiros às divisas Passanha, Ribeiro Telles, Murteira Grave, Núncio, São Torcato e Irmãos Carreira (Mata-o-Demo).

Fotos @Campo Pequeno e D.R.

Os 6 vencedores do Passatempo/Elvas

Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos, que amanhã toureiam na corrida nocturna
no Coliseu de Elvas
O popular e saudoso António Carvalho, o taurino que lançou e apoderou Bastinhas
nos seus primeiros anos, aqui nas funções de moço de espadas do Maestro José
Júlio
António Carvalho "Galinha", o homem que lançou Joaquim Bastinhas, nos seus
tempos de novilheiro, actuando na arena de Vila Franca de Xira
Marcos Tenório Bastinhas na sua estreia em público, em Junho de 2000 na
Terrugem, com seu Pai, Joaquim Bastinhas e seu saudoso Avô, Sebastião Tenório
Marcos Tenório Bastinhas em Junho de 2000 na sua estreia em público na praça
de toiros da Terrugem (Elvas), fotografado pelo repórter José Foles


Alexandre Francisco Bezerra Bilé, João Pedro Gomes Pinto, Felícia Pisa (os primeiros três que corresponderam correctamente à primeira pergunta), Rui Miguel Pucarinhas Rebola, António João Oliveira e Rui Coronha (que foram os três primeiros a responder acertadamente à segunda questão) foram os 6 vencedores do Passatempo que promovemos esta semana e têm, cada um, direito a um bilhete para a corrida nocturna de amanhã, sexta-feira, no Coliseu de Elvas - com cartel composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Sónia Matias, Ana Batista, Pedro Salvador e Marcos Bastinhas e pelos grupos de forcados de Monforte, Académicos de Elvas e Coimbra, que enfrentarão seis toiros de prestigiada ganadaria Passanha.
António Carvalho, o saudoso "Galinha", que foi durante muitos anos um braço-direito de Mestre David Ribeiro Telles na Torrinha e que chegou a ser promissor novilheiro no seu tempo, foi, na verdade, o taurino que lançou Joaquim Bastinhas e que o apoderou nos seus inícios. O empresário José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim", recordou mesmo ao "Farpas" que foi com António Carvalho que a sua empresa, composta também por seu Pai, Glicério Paulo e por António Paes de Sousa, "contratou o Joaquim Bastinhas para a corrida da sua alternativa em Évora, há 31 anos".
As outras duas outras opções (erradas) que dávamos aos leitores eram José Tello Barradas (que veio a apoderar mais tarde o cavaleiro de Elvas) e Amâncio Grilo (que foi seu bandarilheiro nos princípios, mas que nunca o apoderou).
Na segunda pergunta, a resposta certa era a praça da Terrugem, onde o cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas se estreou em público em Junho de 2000. Como opções (erradas) indicávamos também as praças de Elvas e de Santo António das Areias.
E se na primeira questão, houve muitas dívidas, tendo vários leitores escolhido José Tello Barradas e mesmo Amâncio Grilo; na segunda, a larga maioria dos leitores que participaram neste nosso Passatempo não tiveram dúvidas em referenciar a praça da Terrugem (Elvas) como palco da primeira actuação em público de Marcos Tenório Bastinhas no ano de 2000.
Os 6 vencedores têm amanhã nas bilheteiras do Coliseu de Elvas, a partir das 17h30, disponíveis os respectivos bilhetes em seu nome, bastando apresentar um documento de identificação para os levantar. Parabéns aos vencedores, uma excelente corrida para todos e até a um próximo Passatempo "Farpas"!

Fotos D.R. e José Foles

O mais completo ROTEIRO de corridas







A fim de aqui os publicarmos ao longo da temporada,
agradecemos às empresas e organizações de espectáculos
que nos enviem antecipadamente os seus cartéis
para o e-mail jornalfarpas@sapo.pt

Maio

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO - Amanhã, 6ª feira, 1 (feriado nacional), às 15h00. Garraiada da Escola Profissional Agrícola "Fernando Barros Leal". 5 reses de Xico Zé para José Moreira, Luis Brito Paes, João Bretes, André Carvalho e Francisco Correia Lopes. Forcados Antigos Alunos da Escola Agrícola e Forcados da Escola Agrícola (actuais).

CARTAXO - Amanhã, 6ª feira, 1 (feriado nacional), às 16h00. Festival. 4 novilhos de Pinto Barreiros (2) e São Torcato para Francisco Parreira, Manuel Oliveira e Bernardo Salvador, Forcados do Cartaxo e Sérgio Nunes.

MONTEMOR-O-NOVO - Amanhã, 6ª feira, 1 (feriado nacional), às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Veiga Teixeira para João Moura Jr., João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa. Forcados de Santarém e Montemor (em disputa do troféu "Barra d'Oiro").

LUCENA (Espanha) - Amanhã, 6ª feira, 1, às 18h30 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 6 toiros de Jodar y Ruchena para Emiliano Gamero, Leonardo Hernández e Luis Valdenebro. Forcados de Alenquer.

ELVAS - Amanhã, 6ª feira, 1 (feriado nacional), às 22h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha para Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Sónia Matias, Ana Batista, Pedro Salvador e Marcos Bastinhas. Forcados de Monforte, Académicos de Elvas e Coimbra.

ESTREMOZ - Sábado, 2, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Manuel Cary Herds. para João Moura Caetano e João Maria Branco, mano-a-mano. Forcados do Montijo, Arronches e Redondo.

BEJA - Sábado, 2, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Passanha Sobral para Tito Semedo, Rui Fernandes e Marcos Bastinhas. Forcados de S. Manços, Cascais e Beja.

VILA FRANCA DE XIRA - Domingo, 3, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Veiga Teixeira para Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto. Forcados de Vila Franca e Aposento da Moita.

BENEDITA - Domingo, 3, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros da Casa Avó para Marco José, Paulo Jorge Santos e Miguel Moura. Forcados de Santarém e Tomar.

MOURA - Sábado, 9, às 17h00. Corrida à portuguesa/Concurso de Ganadarias. 6 toiros de Branco Núncio Herds., José Luis d'Andrade, António Lampreia Herds., São Martinho, Silva Herculano e Passanha Sobral para Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes. Forcados de Alcochete e Moura.

GARVÃO - Sábado, 9, às 17h15. Corrida à portuguesa. 6 toiros de José Dias (2), Herdade de Pégoras (2) e Gregório Oliveira (2) para João Moura, Rui Salvador e Tito Semedo. Forcados de Cascais, Coimbra e Beja.

SALVATERRA DE MAGOS - Sábado, 9, às 18h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Luis Terrón para Sónia Matias, Manuel R. Telles Bastos, Tomás Pinto, Miguel Moura, António d'Almeida e Miguel Tavares. Forcados do Ribatejo, Salvaterra de Magos e Arruda dos Vinhos (concurso de pegas).

ANGRA DO HEROÍSMO (Ilha Terceira) - Sábado, 9, às 18h30. Festival. 6 novilhos de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e Falé Filipe para Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona, Forcados da Tertúlia T. Terceirense, Gomez Escorial, Sérgio Aguilar e Joaquín Galdos.

JADRAQUE (Espanha) - Sábado, 9, às 18h00 (hora espanhola). Corrida de toiros. 6 toiros de Palha para Sánchez Vara, Luis Vilches e Fernando Adrian.

FIGUEIRA DA FOZ - 5ª feira, 14, às 16h00. Garraiada da Queima das Fitas. 4 novilhos de António dos Reis para Miguel Tavares, Victor Herrero, José Maria Ribeiro, 3 grupos de forcados e o novilheiro Sérgio Nunes.

CHAMUSCA - 5ª feira, 14 (Ascenção), às 17h30. Corrida à portuguesa. 6 toiros de S. Torcato para Rui Salvador, Filipe Gonçalves, Paulo Jorge Santos, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Mateus Prieto. Forcados Amad. Chamusca e Apos. Chamusca.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 14, às 22h00. Corrida "Vidas/Correio da Manhã". 6 toiros de Murteira Grave para António Ribeiro Telles, Manuel R. Telles Bastos e João Ribeiro Telles. Forcados de Vila Franca e Coruche.

CALDAS DA RAINHA - 6ª feira, 15, às 22h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Herds. de António Silva para Luis Rouxinol, Marco José e Ana Batista. Forcados de Vila Franca e Caldas da Rainha.

VILLAMALEA (Albacete, Espanha) - Sábado, 16, às 18 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 6 toiros de El Madroñal para Raúl Martín Burgos, João Moura Jr. e Manuel Manzanares.

CHAMUSCA - Sábado, 16, às 21h30. Festival. 4 novilhos-toiros de João Isidro (2) e Calejo Pires (2) para Tiago Lucas e Francisco Parreira (prova de praticante), Forcados Amad. Chamusca, Joaquim Ribeiro "Cuqui" e João Martins.

ÉVORA - Domingo, 17, às 18h00. 56º Concurso de Ganadarias. 6 toiros de David R. Telles, Branco Núncio, Murteira Grave, Passanha, São Torcato e Irmãos Carreira (Mata-o-Demo) para António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e João Moura Jr. Forcados de Montemor e Évora.

MADRID (Espanha) - Sábado, 30. Corrida de rejoneio/Feira de Santo Isidro. 6 toiros de Benítez Cubero para João Moura Jr., Andrés Romero e Luis Veldenebro.

CORUCHE - Sábado, 30, às 17h00. Corrida à portuguesa de homenagem ao 50º aniversário da alternativa do cavaleiro Manuel André Jorge/Concurso de Ganadarias do Sorraia. 6 toiros de Lopes Branco, Veiga Teixeira, David R. Telles, Herds. Dr. António Silva, Vale do Sorraia e Herds. Cunhal Patrício para Manuel R. Telles Bastos, Francisco Palha, Marcelo Mendes, Tomás Pinto, João Salgueiro da Costa e Luis Rouxinol Jr. Forcados do Ribatejo e Coruche.

S. MANÇOS - Sábado, 30, às 17h00. Corrida à portuguesa comemorativa do 50º aniversário do GFA de S. Manços. 6 toiros de António Charrua Herds. para Tito Semedo, Ana Batista, António M. Brito Paes, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Tiago Carreiras. Forcados de S. Manços (antigos e actuais).

GOLEGÃ - Sábado, 30, às 17h00. Corrida mista de homenagem aos matadores António dos Santos e Ricardo Chibanga. 6 toiros de Manuel Veiga para Joaquim Bastinhas e Sónia Matias, Forcados de Santarém e o matador Paco Velásquez.

GAMARDE LES BAINS (França) - Sábado, 30. Corrida de toiros/Alternativa de Manuel Dias Gomes. 6 toiros de Benjumea para Thomas Dufau, Juan Leal e Manuel Dias Gomes, que recebe a alternativa de matador de toiros.

MONTIJO - Sábado, 30, às 22h00. Corrida da Casa do Benfica/Abertura da temporada. 6 toiros de Herds. Cunhal Patrício para Luis Rouxinol, Gilberto Filipe e Sónia Matias. Forcados do Ribatejo, Tertúlia T. Montijo e Amad. Montijo.

AZAMBUJA - Domingo, 31, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Irmãos Dias para Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Marcos Tenório Bastinhas. Forcados do Ribatejo, Azambuja e Cascais.

SANTIAGO DO CACÉM - Domingo, 31, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de S. Martinho para João Moura, Sónia Matias e António R. Brito Paes. Forcados a designar.

Junho

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 4, às 22h00. Corrida "Flash". 6 toiros de Varela Crujo para João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e Marcos Tenório Bastinhas. Forcados do Aposento da Moita e Portalegre.

SANTARÉM - Sábado, 6, às 17h00. Corrida à portuguesa comemorativa do centenário dos Forcados Amadores de Santarém/Feira do Ribatejo. 6 toiros de Murteira Grave para João Moura, Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro. Forcados de Santarém.

PONTE DE LIMA - Sábado, 6, às 17h30. Corrida à portuguesa. 5 toiros de Palha para Francisco Núncio, Manuel R. Telles Bastos e António Núncio. Forcados de Moura e Beja.

MADRID (Espanha) - Sábado, 6. Corrida de rejoneio/Feira de Santo Isidro. 6 toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura para Rui Fernandes, Sérgio Galán e Manuel Manzanares.

GRANADA (Espanha) - Domingo, 7. Corrida de rejoneio/Feira. 6 toiros de Passanha para Pablo Hermoso de Mendoza, Leonardo Hernández e Manuel Manzanares.

PINHAL NOVO - 3ª feira, 9, às 22h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Conde Cabral para Luis Rouxinol, Tito Semedo e Luis Rouxinol Jr. Forcados de Cascais e Beja (concurso de pegas).

SANTARÉM - 4ª feira, 10 (feriado nacional), às 17h00. Corrida à portuguesa/Alternativa de António d'Almeida/Feira do Ribatejo. 6 toiros de Sommer d'Andrade para Jorge d'Almeida, Sónia Matias, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, João Salgueiro da Costa e António d'Almeida, que recebe a alternativa. Forcados de Santarém e Alcochete (concurso de pegas).

REGUENGOS DE MONSARAZ - Sábado, 13, às 18h30. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Luis Terrón para António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Miguel Moura. Forcados de Montemor e Monsaraz.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 18, às 22h00. Corrida mista. 6 toiros a designar para Diego Ventura e Julián López "El Juli", "mano-a-mano". Forcados de Montemor.

João Villaverde recordado em Vila Franca




O saudoso forcado, bandarilheiro, ganadeiro e grande aficionado João Diogo Villaverde (foto de cima) foi anteontem lembrado, no dia (28 de Abril) em que completaria 53 anos de idade, por um numeroso grupo de amigos que re reuniram em Vila Franca de Xira, na Tertúlia "O Aficionado" (fotos) - uma noite passada, como ele sempre gostava, "com muita afición, amizade e convívio".
Já no próximo domingo, 3 de Maio, na primeira corrida da temporada na praça "Palha Blanco", a Corrida do Tomate (cartaz ao lado), promovida pelo novo empresário Paulo Pessoa de Carvalho, voltará a ser lembrada a memória de Villaverde, através da disputa pelos forcados de Vila Franca e do Aposento da Moita de um troféu que tem o seu nome. O primeiro cartel do ano na "Palha Blanco" é composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto, que vão enfrentar poderosos toiros da afamada ganadaria Veiga Teixeira.

Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z e D.R.