sábado, 31 de outubro de 2015

Amanhã em Évora: última corrida da temporada



A emoção marca amanhã presença na praça de toiros de Évora, onde se lidam seis imponentes toiros da triunfadora ganadaria Passanha (fotos de cima) na última grande corrida da Temporada 2015, uma corrida solidária em que se vai ajudar o Projecto SolSal-Solidariedade Salesiana - cujos responsáveis pedem a todos os aficionados que sejam portadores de bens alimentares (arroz, açúcar, azeite, por exemplo) ou fraldas que podem entregar à entrada da praça nos locais de recolha que aí estarão montados.
Os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Ana Batista, Tomás Pinto e o praticante Rui Guerra, bem como os grupos de forcados de Évora e de S. Manços compõem este aliciante cartel com que se dirá adeus à época taurina de 2015.
A corrida de amanhã, uma organização com o selo de seriedade da empresa Toiros & Tauromaquia, tem início às 17h00 e, sendo a praça de Évora coberta, realizar-se-à faça chuva ou faça sol.
Todos a Évora!

Fotos Florindo Piteira/cortesia Toiros & Tauromaquia


Tertúlia Sobralense elegeu os melhores da temporada



A Tertúlia Tauromáquica Sobralense anunciou os vencedores dos seus habituais troféus da temporada outorgados não apenas aos que mais se destacaram na praça de Sobral de Monte Agraço, mas também aos que triunfaram a nível nacional.
Manuel Ribeiro Telles Bastos (foto ao lado), melhor cavaleiro; Manuel Dias Gomes (foto de cima), melhor matador; o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa (melhor grupo) e a ganadaria Torre de Onofre foram os quatro galardoados como triunfadores da temporada na praça do Sobral.
A nível nacional, a Tertúlia Sobralense distinguiu a ganadaria Murteira Grave (melhor ganadaria do ano) e o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, atribuindo ainda uma menção especial ao novilheiro João Martins, aluno da Escola "José Falcão" de Vila Franca, que esta temporada triunfou em Espanha e Portugal.
Os troféus serão entregues brevemente em local e data a anunciar.

Fotos Maria Mil-Homens


Famosos na apresentação do canal "Campo Pequeno TV"

Rui Bento, Drª Paula Resende (administradora) e Dr. Paulo Pereira. O trio de sucesso
do Campo Pequeno fez esta 5ª feira o balanço da Temporada Sensacional de 2015
e a apresentação do novo canal "Campo Pequeno TV" (que estreia dia 11 de
Novembro no MEO e NOS) durante um encontro na praça de toiros de Lisboa
com jornalistas e abonados
Ana de Alvarenga, Drª Paula Mattamouros Resende, Rui Bento e José Luis Gomes
Ana e Miguel Alvarenga com Rui Bento e Miguel Ramalhosa e Carla Martins, da
agência de comunicação e imagem "Parceiros de Comunicação", que está desde
este mês a trabalhar com a empresa da praça de toiros de Lisboa
A fadista Teresa Tapadas e seu marido, Luis Rosa, com o Dr. Paulo Pereira,
Relações Públicas da empresa do Campo Pequeno e que durante muitos anos
foi responsável pela secção de Tauromaquia da antiga agência ANOP, hoje Lusa
Rui Bento quando era entrevistado pela jornalista da revista "Flash"
A Tauromaquia e o Fado, sempre de braço dado: Rui Bento e Teresa Tapadas
A fadista Teresa Tapadas e seu marido, Luis Rosa (primeiro da esquerda) com
José Luis Gomes, Miguel e Ana de Alvarenga
Drª Paula Mattamouros Resende, Maestro Mário Coelho e o Dr. Paulo Pereira
com um casal aficionado abonado do Campo Pequeno
José Cáceres, Rui Bento e Hélder Milheiro quando era apresentado o novo
canal televisivo de tauromaquia do Campo Pequeno
José Luis Gomes, Américo Manadas, Sérgio Nunes e Armando Jorge Teixeira.
Atrás, Mestre Simão Comenda e José Jorge Pereira
José Luis Gomes, Ana e Miguel Alvarenga
O cineasta Francisco Rocha, que há largos anos capta imagens nas praças de toiros.
Muitas delas vão ser agora utilizadas e mostradas no novo canal "Campo Pequeno
TV"
(MEO e NOS) a partir de 11 de Novembro

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens

Aposento da Moita: José Maria Bettencourt será o novo cabo em 2016

José Pedro Pires da Costa (foto da esquerda) despede-se na Feira de Maio do
próximo ano na Moita e passa o testemunho a José Maria Bettencourt (à direita),
que será o sétimo cabo, em 40 anos, do Grupo de Forcados do Aposento da Moita
A pega de José Maria Bettencourt ao sexto toiro da ganadaria de Paulo Caetano
na corrida de 17 de Setembro foi premiada como a melhor da Feira da Moita 

José Maria Bettencourt será o novo cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, sucedendo a José Pedro Pires da Costa e a mudança de testemunho ocorrerá na corrida da Feira de Maio do próximo ano na praça "Daniel do Nascimento". A notícia foi esta semana avançada por João Cortesão no blog "sortes de gaiola" e confirmada ontem pelo Aposento no seu site oficial.
José Maria Bettencourt, este ano premiado com o prémio para a melhor pega da Feira da Moita, outorgado pela Sociedade Moitense de Tauromaquia, tem 22 anos e iniciou-se no Aposento da Moita em 19 de Maio de 2007 numa corrida efectuada em Vendas Novas. Foi cabo dos Juvenis e está há oito anos no grupo, assumindo a sua chefia no próximo ano.
Será o sétimo cabo do Grupo de Forcados do Aposento da Moita, que esta temporada comemorou o seu 40º aniversário e foi fundado em 1975, tendo como primeiro cabo José Manuel Pires da Costa. Seguiu-se Manuel Vieira Duque numa fase de transicção e o terceiro cabo foi João Simões, que chefiou o grupo durante dez anos. Hélder Queiróz e Tiago Ribeiro foram os cabos seguintes e em 2013 o grupo passou a ser comandado por José Pedro Pires da Costa, filho do cabo fundador e antigo cavaleiro tauromáquico praticante - que em Maio do próximo ano se despede, passando o testemunho a Bettencourt.

Fotos D.R./@Aposento da Moita e Emílio de Jesus


Campo Pequeno em foco hoje no programa "Tendido Cero" da TVE



"Tendido Cero", o programa taurino da TVE, aprofunda na sua edição de hoje (às 14h00 espanholas) a importante temporada vivida na praça de toiros do Campo Pequeno, com imagens dos melhores momentos a cavalo, a pé e das mais espectaculares pegas. Rui Bento (foto ao lado), gestor taurino da primeira praça de toiros de Portugal, revela as chaves do sucesso e do aumento significativo de aficionados que em 2015 passaram pela praça de Lisboa. Apresentado e realizado por Frederico Arnás (foto de cima), o "Tendido Cero" que hoje vai para o ar foi gravado ontem em Madrid.
Além do grande destaque dado à época do Campo Pequeno, o programa da TVE apresenta hoje reportagens da inauguração da temporada na Monumental do México e também do recente e triunfal festival que se celebrou em La Puebla del Rio.

Fotos D.R./@Tendido Cero e Maria Mil-Homens


Ontem, 6ª feira: 7.058 leram o "Farpas"


Visualizações de páginas de hoje
1 705
Visualizações de página de ontem
7 058
Visualizações de páginas no último mês
261 612
Histórico total de visualizações de páginas
12 833 719

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Última da temporada é em Évora - veja o video promocional

Última corrida do ano este domingo em Évora




DOMINGO:

Faça chuva
ou
faça sol,
todos
os
caminhos
vão dar
a
ÉVORA!

Campo Pequeno fez balanço "altamente positivo" da Temporada Sensacional

Os grandes responsáveis pela Temporada Sensacional do Campo Pequeno:
Rui Bento, Dr. Paulo Pereira e Drª Paula Mattamouros Resende. A "Troika"
de sucesso da primeira praça de toiros nacional
Empresa do Campo Pequeno fez ontem o balanço "altamente positivo" da
brilhante temporada que teve eco além-fronteiras e recolocou a primeira praça
de Portugal na rota das grandes Figuras do toureio mundial
A equipa de sucesso do Campo Pequeno no encontro de ontem com abonados
e jornalistas. Em baixo, a Drª Paula Mattamouros Resende, administradora da
primeira praça de toiros do país, expressando no seu sorriso o sentimento do dever
cumprido e dos muitos triunfos alcançados na melhor temporada de sempre




Rui Bento fez ontem um balanço "altamente positivo" da Temporada Sensacional do Campo Pequeno, que voltou a classificar como "a melhor desde a reabertura da praça", ocorrida em 2006.
Num encontro com abonados e jornalistas que teve lugar ao final da tarde num dos salões da praça de toiros e antes da apresentação oficial do novo canal televisivo "Campo Pequeno TV", o antigo matador de toiros e director de Actividades Tauromáquicas da empresa lisboeta - que estava acompanhado na mesa pela administradora, Drª Paula Mattamouros Resende e pelo Relações Públicas/Tauromaquia, Dr. Paulo Pereira - salientou o "grande ambiente" que se viveu na esmagadora maioria das corridas realizadas nesta 10ª temporada do novo Campo Pequeno, confessando, contudo, que "perdeu a aposta" depois de no acto de apresentação da primeira parte da época ter vaticinado que pelo menos em três noites a praça esgotaria a lotação.
"Esgotou uma única vez, a 23 de Julho, na corrida comemorativa do centenário do Grupo de Forcados de Santarém, mas a realidade é que encheu em mais três ocasiões e, no balanço global, temos que reconhecer que foi, de facto, uma grande e aliciante temporada", recordou Rui Bento, destacando, contudo, que se viveram "grandes momentos" quer no toureio a cavalo, como no toureio a pé, "com grande relevo para o enorme triunfo de 'El Juli' na noite de 'mano-a-mano' com Ventura; e também para a grande faena de Juan del Álamo, o toureiro que apodero, no seu segundo toiro de Falé Filipe, na corrida mista de homenagem a Mestre Batista" e ainda no que respeita aos forcados. "Houve pegas históricas em que o público se levantou a aplaudir como que impelido por uma mola", lembrou.
Rui Bento destacou ainda o "acto de afirmação e consagração" de três grandes figuras na noite de 20 de Agosto (João Moura, António Telles e Luis Rouxinol), os triunfos de Pablo Hermoso de Mendoza e de Diego Ventura e "os passos em frente que este ano foram dados no Campo Pequeno por alguns dos novos valores do toureio a cavalo". Lamentou, como única nota que considerou negativa, "a corrida dos toiros Canas Vigouroux" que, disse, "não correspondeu, na verdade, às expectativas que tinha gerado".

O risco (e o sucesso) do "mano-a-mano" Ventura/"El Juli"

O antigo matador de toiros agradeceu "todo o apoio e confiança" que recebeu por parte da administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Resende, e recordou, por exemplo, o "grande empenho" com que a gestora da primeira praça do país apoiou a realização da corrida de "mano-a-mano" entre Ventura e "El Juli", assumindo "todos os riscos que se corriam", especificando:
"Era uma corrida em que, mesmo que a praça esgotasse, a empresa não ganharia dinheiro. Encheu, não esgotou e perdeu-se dinheiro. Mas ganhou-se muito mais em prestígio e no eco que este acontecimento teve entre nós e sobretudo além fronteiras", lembrou Rui Bento, congratulando-se com a importância que a praça do Campo Pequeno está a despertar no mundo taurino e referindo as próximas reportagens que sobre a temporada lisboeta vão ter lugar no canal de referência da Televisão Espanhola, o "Tendido Cero" e também nas revistas "Aplausos" e "6 Toros 6", que na próxima semana publicarão com enorme relevo balanços da Temporada Sensacional do Campo Pequeno que, de facto, "voltou a estar na rota das grandes Figuras do toureio mundial".

62.045 espectadores passaram pelo Campo Pequeno

Antes da intervenção de Rui Bento, o Dr. Paulo Pereira, Relações Públicas da empresa, apresentou um pormenorizado balanço da temporada lisboeta, a que assistiram este ano um total de 62.045 espectadores, o que se traduz num aumento de 20,6% em relação ao ano anterior e numa significativa taxa média de ocupação por corrida de 81,3%, que constitui também um aumento de 6 pontos percentuais em relação à taxa de 75,0% verificada em 2014.
Referiu ainda, em tempo de balanço, que marcaram presença no Campo Pequeno em 2015 um total de 32 artistas, dos quais 22 cavaleiros profissionais (18 portugueses, três espanhóis e um colombiano) e 5 praticantes, 3 matadores de toiros (dois espanhóis e um francês) e 2 novilheiros, bem como 21 grupos de forcados. Foram lidados 69 toiros e 6 novilhos pertencentes a 15 ganadarias
As estreias ocorridas este ano na primeira praça do país foram as do cavaleiro praticante Francisco Parreira, do novilheiro João Silva "Juanito", das ganadarias espanholas de Garcigrande e Domingo Hernández e da portuguesa da Quinta de Mata-o-Demo. Foram prestadas homenagens ao bandarilheiro António Badajoz, ao cavaleiro José Mestre Batista (a título póstumo), ao matador Mário Coelho, ao Grupo de Forcados de Santarém e ao antigo cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas. Houve duas corridas transmitidas em directo pela RTP e foram ainda destacados, como factos marcantes deste ano, o considerável aumento do número de abonados (378, contra os 251 do ano anterior) e a inauguração do Museu do Campo Pequeno.

Reforço da visibilidade do Campo Pequeno em todo o mundo taurino

O Dr. Paulo Pereira destacou ainda o reforço da visibilidade do Campo Pequeno nas redes sociais, nos programas taurinos "Faenas TV" e "Sol e Toiros TV", na Televisão Espanhola, bem como nos sites e revistas taurinas de referência no país vizinho e também em sites de tauromaquia de França e do México; e fez ainda pormenorizada referência aos importantes passos dados pelos alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno, Diogo Peseiro (que actuou em 5 novilhadas e numa corrida de toiros na Figueira da Foz em que alternou com o matador espanhol Sánchez Vara) e Sérgio Nunes (que participou em 8 novilhadas e se apresentou em três corridas como sobresselente de matadores de toiros), referindo que actualemente são 22 os alunos que ali dão os primeiros passos na arte do toureio a pé, agradecendo aos ganadeiros que se têm disponibilizado ppara os receber nas tentas das suas ganadarias e também aos que se prontificaram a ceder os seus novilhos para a novilhada de 24 de Setembro. 
O Relações Públicas da empresa destacou ainda a recente participação do Campo Pequeno no pavilhão português da Feira Internacional de Macau (na semana transacta), com os objectivos de divulgar a tauromaquia como uma das expressões da Cultura Popular portuguesa e da inclusão do Campo Pequeno nos roteiros dos turistas chineses em geral e macaenses em particular, nas suas visitas ao nosso país.
Por fim, o Dr. Paulo Pereira anunciou como próximos projectos da empresa o lançamento de merchandising (venda de produtos associados à imagem da praça) e o arranque, a 11 de Novembro, do novo canal "Campo Pequeno TV".

Primeiras novidades para a próxima temporada

A terminar a primeira parte do encontro com os abonados e a imprensa, Rui Bento prometeu que a senda de sucesso vai prosseguir na próxima temporada de 2016 e revelou que ontem mesmo voltou a conversar com o irmão do mítico matador espanhol José Tomás, seu actual apoderado, tendo em vista a sua apresentação em Lisboa no próximo ano.
Por fim, referiu Rui Bento que "as grandes figuras voltarão a Lisboa" em 2016, enumerando algumas delas: "El Juli", Pablo Hermoso e Ventura, todas as figuras nacionais e ainda Morante de la Puebla, com quem já existem negociações para tourear próximo ano no Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Novas estrelas na quadra-maravilha de Moura Caetano para 2016



O "Guliver" e o "Hip Hop" são as novas estrelas que o cavaleiro João Moura Caetano apresentará em 2016 e que vêm reforçar a sua fantástica quadra de cavalos, por muitos entendidos referenciada como a melhor da actualidade. Os dois cavalos têm, como a maioria dos que já brilham há alguns anos nas arenas, o ferro da casa, isto é, da prestigiada coudelaria de Paulo Caetano.
João Moura Caetano mantém na próxima temporada a sua união profissional ao empresário João Pedro Bolota, confirmando-se o prosseguimento do apoderamento, tendo em consideração o profissionalismo dos dois e a excelente amizade que os une.
O jovem cavaleiro, que terminou a sua campanha em Elvas, com um rotundo triunfo, conquistou este ano todos os prémios que estavam em disputa nas corridas em que participou, entre os quais o da melhor actuação na Corrida TV/Norte na Póvoa de Varzim e foi um dos mais destacados cavaleiros da Temporada 2016. Particular significado teve a corrida de Setembro na Moita (fotos), em que alternou com Diego Ventura e com seu Pai, o Maestro Paulo Caetano, que nessa noite assinalou o 35º aniversário da sua alternativa com uma das mais apoteóticas e marcantes actuações desta época - uma inolvidável lição de bom toureio a cavalo.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com




Ventura (talvez) na Corrida Ovibeja a 23 de Abril do próximo ano



Presente ontem na praça do Campo Pequeno no encontro da empresa com abonados e jornalistas e onde foi feito um balanço da temporada e a apresentação do novo canal "Campo Pequeno TV", Rafael Vilhais (foto ao lado), representante em Portugal do rejoneador Diego Ventura (foto de cima) e novo empresário da praça de toiros de Beja nos próximos dois anos, não afastou por completo a hipótese de o famoso rejoneador vir a integrar o cartel do primeiro espectáculo que organizará em 2016, a tradicional Corrida Ovibeja, no dia 23 de Abril e de que ontem foi oficialmente anunciado o fecho do primeiro contrato, com Rui Bento, para o cavaleiro João Moura Júnior.
Luis Rouxinol pode ser também um dos integrantes dessa primeira grande corrida da próxima temporada de 2016, facto que Vilhais também ainda quis "deixar em aberto", não confirmando e avançando ao "Farpas" que "por enquanto, o primeiro toureiro contratado é João Moura Júnior" e não afastando de todo a possibilidade de Ventura também poder ser uma das figuras da Corrida Ovibeja. "Pode ser que sim, a seu tempo darei mais notícias", afirmou.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens


Site "touro e ouro" desmentido ontem publicamente por Rui Bento no Campo Pequeno

Rui Bento desmentiu ontem publicamente uma notícia dada na véspera pelo
site "touro e ouro", segundo a qual alguns abonados do Campo Pequeno
iam marcar presença numa reunião com a empresa para manifestar publicamente
o seu "descontentamento" pela segunda parte da Temporada...
Entre a assistência, era ontem consideravelmente maior o número de abonados
do que propriamente de jornalistas. Mesmo assim, não houve um único que
manifestasse qualquer tipo de "descontentamento" em relação à temporada do
Campo Pequeno, como o site de Solange Pinto apregoara na véspera...
Em 2015 (quadro em baixo), os abonados do Campo Pequeno foram muito mais
que no ano anterior (378, contra 251 em 2014)


O site "touro e ouro" de Solange Pinto passou ontem pela vergonha e pelo ridículo de ser desmentido em público pelo director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, durante o encontro que ocorreu ao final da tarde na praça de toiros e onde se fez, em concorrida reunião com muitos abonados e jornalistas, o balanço da Temporada Sensacional de 2015 e a apresentação do novo canal televisivo "Campo Pequeno TV".
Estava inicialmente previsto que a empresa tivesse uma reunião prévia com os abonados - cujo número subiu significativamente este ano, conforme o quadro aqui ao lado e ontem também destacado no referido encontro - com o objectivo de, referiu Rui Bento, "se trocarem impressões sobre a temporada e escutar as suas opiniões e sugestões para a próxima", mas decidiu-se por fim que esse encontro ocorresse conjuntamente com o outro que estava programado com jornalistas.
A conferência de ontem teve assim duas partes, uma primeira dedicada ao balanço do ano taurino de 2015 em Lisboa e uma segunda, após um beberete nos corredores da praça, para apresentação do canal "Campo Pequeno TV". Na véspera, o site "touro e ouro" noticiara que a empresa do Campo Pequeno iria reunir com os abonados e que um dos temas a abordar era o descontentamento manifestado por muitos destes, sobretudo em relação à segunda parte da temporada lisboeta...
Ontem e depois de o Dr. Paulo Pereira (Relações Públicas da empresa) e Rui Bento terem feito um pormenorizado e "altamente positivo" balanço da temporada, a Drª Paula Mattamouros Resende, administradora da empresa, encerrou a primeira parte do encontro dando a palavra a quem na assistência se pretendesse pronunciar. Esperou-se alguns momentos, mas ninguém quis falar... apesar de entre o público ser muito maior a presença de abonados do que propriamente de jornalistas.
Rui Bento aproveitou então para concluir, com um sorriso irónico, que, "contrariamente ao que ontem um site escreveu e está aí quem escreveu, não houve da parte dos abonados qualquer descontentamento em relação à segunda parte da temporada, nem à primeira. E se houvesse, nós cá estamos para ouvir, para falar e para emendar o que houvesse que emendar", acrescentando que "o que foi escrito era, afinal, mentira".
Solange Pinto assistia à conferência no corredor de entrada para a sala e não entre o público. Sem pestanejar, disse apenas que "estou aqui para ouvir e não para falar". A primeira parte do encontro de ontem terminou assim com este pequeno incidente. A responsável pelo site referido afastou-se depois e não se misturou com os convidados no beberete que decorreu nos corredores do segundo andar da praça do Campo Pequeno e que foi servido pela "Charcutaria" do Mercado de Campo de Ourique, do antigo forcado montemorense Francisco Mira.
Visivelmente constrangida com a vergonha por que passou em público, voltou na segunda parte a não se misturar com a assistência, permanecendo no corredor e no final desapareceu rapidamente sem deixar rasto. Esta manhã, no seu cada vez mais ignorado espaço da internet, limitou-se a dar conta da apresentação do canal "Campo Pequeno TV" e omitiu qualquer referência ao balanço da temporada que ontem foi feito no Campo Pequeno...
Para bom entendedor...

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens

"Niño del Rio" faz revelações incómodas e critica eleições na ANDT e Fundo de Assistência


Polémico, como sempre, e crítico sobretudo da desunião que diz continuar a pairar entre a classe dos toureiros nacionais, o bandarilheiro, antigo forcado e também ex-novilheiro vilafranquense Hugo David "Niño del Rio" (foto), volta a assumir uma posição "politicamente incorrecta" a escassas horas das eleições, que se verificam este noite, para os novos orgãos gerentes da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses. Recém-regressado da Califórnia, onde este ano cumpriu a temporada na quadrilha do cavaleiro Paulo Jorge Ferreira (para onde regressará no início do próximo ano), Hugo David acaba de publicar na sua página da rede social "Facebook" o texto que a seguir publicamos na íntegra e onde revela que se esteve para formar uma outra lista candidata à ANDT e ao Fundo de Assistência, mas que houve recuos de última hora e que por isso, se apresentará apenas uma lista única ao acto eleitoral de hoje. Diz que as novas direcções da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência serão as mesmas "com cirúrgicas alterações" e que o fenómeno faz lembrar aquele que "imperou no futebol" em que "quem mandava e tinha influência sobre os organismos do mesmo era o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa". Palavras para meditar e que trazem uma dose imensa de polémica:


Hoje realizam-se as eleição dos corpos gerentes da Associação Nacional de Toureiros (ANDT) e Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses. Lamento profundamente que cavaleiros, matadores, novilheiros e bandarilheiros permitam o fenómeno que por algum tempo imperou no futebol, tempos esses em que quem mandava ou tinha influência sobre todos os organismos do mesmo era o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa.
Lamento também que ao fim de várias reuniões dos toureiros (todas as classes) se tenha chegado à conclusão que as coisas não estão no bom caminho, nem a serem feitas da melhor forma - é que algo teria que se mudar.
Resulta que, com o correr do tempo, me apercebo do que nunca quis acreditar ou talvez assumir: os toureiros não são unidos e vivem a Festa como se de uma batalha de sobrevivência se tratasse. Uns vão mais baratos, outros oferecem-se como prostitutas, outros tentam e conseguem contratar bandarilheiros por 150 euros e daí têm que pagar as despesas que tenham entre muitas outras coisas; mais triste fico ainda quando se trata de figuras ou supostas figuras (tanto de cavaleiros como bandarilheiros).
Poderão dar como argumento o facto de ninguém querer assumir as direcções, algo que refuto categoricamente com os seguintes factos: tentou-se formar outra lista e quando se iniciaram os contactos, a resposta de uns e outros foi a de que deveria fazer parte da mesma este ou aquele indivíduo, cortando desde logo a iniciativa (fazendo recordar o tal "regime" do futebol).
Inclusivé, em conversas mantidas com alguns colegas, incumbiram-me de falar com uma figura e tentar que fizesse parte de uma lista, algo que fiz com agrado; e uma vez tratado esse assunto, quem me incumbiu voltou com a palavra atrás, fazendo-me passar por, no mínimo, trapalhão.
Outros também me aconselharam a ter calma, que se estava a construir uma lista forte e que seria o melhor para todos e... afinal, compactua com a direção anterior. Direção anterior que vai ser a mesma com cirúrgicas alterações.
A que conclusão chego? Poder instalado tal e qual aconteceu no futebol durante décadas. Prova disto é que em 25 elementos (lista ANDT) 17 são da anterior direcção e um dos 17 é cabeça de lista. Da lista apresentada para o Fundo de Assistência (20 elementos) 16 derivam da direcção anterior e um dos 16 deriva da ANDT para o FATP.
Nada tenho contra as futuras direções, mas que é estranho, lá isso é...

Foto F. Romero/@Niño del Rio/Facebook




Não é para todos...




Não acontece todos os dias... nem é qualquer um que se pode dar ao luxo de tourear de salão, de muleta, frente a uma tourinha empurrada por uma tão destacada Figura do toureio mundial como o Maestro Mário Coelho! Aconteceu ontem nos corredores da praça do Campo Pequeno, no final do encontro que a empresa teve com os abonados e a imprensa - onde se fez o balanço da Temporada Sensacional de 2015 e se apresentou o novo canal televisivo "Campo Pequeno TV" - e teve por protagonista a repórter fotográfica e nossa companheira de trabalho Maria João Mil-Homens... que evidenciou alguma arte e, sobretudo, muito querer.
Não garantimos em absoluto que pretenda trocar o temple artístico da sua câmara fotográfica pelo risco da muleta frente a um toiro, mas que valeu a pena, valeu. E, ainda para mais, com um professor como Mário Coelho.
Olé a ambos!

Fotos Ana de Alvarenga

Novo canal "Campo Pequeno TV" arranca no dia de S. Martinho

José Cáceres, Rui Bento e Hélder Milheiro, ontem, no Campo Pequeno, no acto
de apresentação do novo canal televisivo "Campo Pequeno TV", que arranca
já no próximo dia 11 de Novembro
Em boa hora, José Cáceres regressa à televisão, depois do imperdoável
desaparecimento do programa "Arte & Emoção" que durante alguns anos
apresentou semanalmente na RTP


O primeiro canal dedicado à tauromaquia portuguesa, Campo Pequeno TV, foi ontem oficialmente apresentado ao final da tarde na praça de toiros de Lisboa e tem lançamento agendado para o próximo dia 11 de Novembro - dia de São Martinho. Será um canal dedicado à nossa tauromaquia e que conta com muitas novidades.
O novo canal, que marca o regresso de José Cáceres à televisão, depois do imperdoável desaparecimento do programa "Arte & Emoção" que durante alguns anos apresentou semanalmente na RTP, foi ontem apresentado por Hélder Milheiro, Rui Bento e pelo próprio Cáceres num dos salões da praça do Campo Pequeno e no final de um outro encontro da empresa com os abonados e a imprensa.
Segundo Milheiro, o novo canal de tauromaquia "pretende permitir aos aficionados manter uma ligação ao mundo dos toiros durante todo o ano, quer durante a temporada quer durante o defeso, o acesso a um conjunto de conteúdos exclusivos sobre a vida taurina do Campo Pequeno, além de dar a conhecer as múltiplas vertentes da tauromaquia portuguesa através de conteúdos exclusivos sobre o campo bravo, história tauromaquia, figuras do toureio entre muitos outros".
Os principais conteúdos serão as corridas do Campo Pequeno resumidas e comentadas, entrevistas de fundo, lides e pegas históricas comentadas, documentários sobre ganadarias, toureiros, forcados, história da tauromaquia entre muitos outros. O canal recupera também imagens do precioso espólio do cineasta Francisco Rocha, obtidas ao longo de muitos anos em praças de toiros nacionais.
O canal terá novos conteúdos semanalmente e e vai estar disponível  por subscrição mensal no Videoclube da MEO e NOS, por 7,50€. Também estarão disponíveis online conteúdos selecionados no Vimeo On Demand. Esta opção do Vimeo está direcionada para os portugueses e emigrantes que vivem fora de Portugal e para os aficionados dos restantes países taurinos.
A produção dos conteúdos estará a cargo da IMI Produções e do conhecido repórter José Cáceres, que foi responsável por vários programas de tauromaquia na RTP.
Em Novembro estarão em destaque os cavaleiros João Moura, Pablo Hermoso, Diego Ventura, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, João Moura Júnior, João Ribeiro Telles, a Ganadaria David Ribeiro Telles, o Grupo de Forcados Amadores de Santarém e o matador José Luís Gonçalves.
As estreia em Novembro arrancam uma grande entrevista com o Maestro João Moura - entrevista de fundo ao último grande revolucionário do toureio a cavalo. Num outro programa, o entrevistado é o Maestro Mário Coelho, que este ano comemorou 60 anos de toureio e que recorda, numa grande conversa com José Cáceres, todas as suas vivências de glória nas arenas de todo o mundo.
Num dos primeiros programas, poderemos também ver uma grande reportagem sobre a  histórica ganadaria de Mestre David Ribeiro Telles, intitulado "Uma Família Ganadeira".
Outro dos importantes conteúdos serão as Corridas Comentadas. Entre elas, a Corrida do Centenário do G. F. A. Santarém (23 de Julho de 2015) comentada pelo antigo forcado do grupo Joaquim Pedro Torres (uma corrida histórica, com a praça esglotada e onde pela primeira vez na história um grupo de forcados saiu pela porta grande da praça do Campo Pequeno); também a corrida mista de Homenagem a Mestre Batista (9 de Julho de 2015) comentada por António Garçoa, que foi durante muitos anos um dos mais directos colaboradores (seu bandarilheiro de confiança) do saudoso cavaleiro falecido há 30 anos; e ainda a Corrida Concurso de Pegas (16 de Julho de 2015), esta comendata por uma das maiores referências dos Forcados nacionais, Simão Comenda.
Na seção "Momentos" poderá ver a apresentação de José Luís Gonçalves no renovado Campo Pequeno (21 de Setembro de 2006), com comentários de Rui Bento Vasques.
Hélder Milheiro anunciou ainda, a terminar, que o novo canal não exclui também a possibilidade de na próxima temporada fazer algumas transmissões em directo de corridas do Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

Rios e Cotán continuam a apoderar Branco em Espanha e Portugal



Os taurinos espanhóis Ignacio Rios e José Luis Cotán (na foto de cima, com Miguel Alvarenga) vão continuar na próxima temporada a apoderar o cavaleiro João Maria Branco (foto ao lado) em regime de exclusividade, ou seja, o toureiro não vai ter, como constava, nenhum apoderado novo português.
A notícia da continuação do apoderamento foi há momentos dada ao "Farpas" por Ignacio Rios, que a justifica como "o prosseguimento na certeza de que o toureiro pode vir a funcionar em força em Espanha".
"Este ano - acrescenta - fizemos uma temporada curta e João Maria andou 'escondido' em praças de menor importância, era um tempo de calibrar o toureiro e avaliar a possibilidade de poder funcionar em Espanha. O resultado foi positivo, ainda que com poucas corridas, mas serviu para o avaliar e para concluirmos que tem possibilidades de andar. Na próxima temporada dará o salto e estará em praças e feiras importantes".
Quanto a Portugal, onde Branco também pouco toureou este ano, "as coisas também vão mudar na próxima época", promete Ignacio Rios, adiantando que já houve contactos com empresas nacionais e outros se desenvolverão nos próximos tempos.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens