segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

"Chicuelo": morreu a última lenda de uma geração histórica de cavalos de toureio

Pablo Hermoso e o "Chicuelo" na arena do antigo Campo Pequeno, antes das
obras, numa célebre foto do saudoso João Trigueiros
Pablo com o "Chicuelo" na praça francesa de Nimes e, em baixo, uma das
últimas fotos do famoso cavalo na herdade de Estella


Morreu o cavalo "Chicuelo" de Pablo Hermoso de Mendoza, uma das últimas lendas das arenas e que, conjuntamente com os também já desaparecidos "Gallo" e "Cagancho", formou no ano de 1996 aquele que foi denominado como o "Dream Team" (Equipa de Sonho) do toureio a cavalo. Tinha 28 anos, nasceu em 23 de Março de 1987 na Herdade do Pinheiro, em Portugal, era um Lusitano que inicialmente foi inscrito com o nome "Finório", filho do famoso "Nilo" e da "Fazenda". Considerado um cavalo de "forte carácter", foi comprado por Pablo Hermoso no Inverno de 1993 e estreado pelo rejoneador navarro na localidade espanhola de Villarubia de Santiago em Março de 1994.
Entre o México e a Europa, interveio em cerca de 900 corridas, sempre no tércio de bandarilhas, denotando sempre uma especial habilidade e valor na cara dos toiros e uma enorme espectacularidade e personalidade na execução das piruetas. Pablo Hermoso recorda-o como "o único cavalo que me roubava a minha própria personalidade na praça. Com ele, tinha que me deixar levar e deixá-lo fazer as coisas por si mesmo, intervindo o mínimo na sua acção".
Em Agosto de 1997 numa praça portátil em Bigastro (Alicante) sofreu a única cornada grave da sua vida, quando um toiro lhe deixou o intestino de fora. Sobreviveu e continuou a tourear até 2006, tendo actuado pela última vez em 11 de Fevereiro desse ano em Papantla no México. Viveu os últimos anos da sua vida na Herdade de Zarapuz, de Pablo Hermoso, em Estella (Navarra, Espanha), onde morreu agora.
Deixou uma extraordinária descendência com cavalos como "Van Gogh", "Beluga" ou "Caviar", sendo este último o que mais qualidades herdou de seu pai. O "Chicuelo" era o último representante de uma histórica geração de cavalos filhos do "Nilo" e que nas mãos de Pablo Hermoso de Mendoza alcançaram, na grande maioria, o estatuto de lendas do toureio a cavalo.

Fotos D.R.