quinta-feira, 31 de março de 2016

Mónica Serrano: o Negócio do Ano!

Primeira figura do toureio a cavalo no México, Mónica
Serrano acaba de reforçar a sua fantástica quadra com
a compra de quatro cavalos aos Mouras: o grande Negócio do Ano!
Mónica Serrano em recentes actuações no México, onde tem empolgado
o público com os seus cavalos-craques e a ousadia do seu toureio de verdade
e emoção
Mónica Serrano é filha do antigo rejoneador Ramón Serrano, que nos anos 80
toureou em Portugal
Ramón Serrano é ainda hoje referenciado no México como o "Rei do Quiebro".
Nesta foto, com o seu célebre cavalo "Amoroso"
Um fantástico "quiebro" de Ramón Serrano na praça de toiros da Barquinha
no ano de 1984, em que fez destacada campanha em arenas portuguesas, actuando
inclusivamente no Campo Pequeno ao lado do saudoso Mestre Batista. Em baixo,
Rui Bento há dois anos no México com Mónica Serrano, José Prates e Ramón
Serrano



É o grande negócio do ano, já está a mexer com a vida tauromáquica portuguesa e promete ainda grandes surpresas para os próximos tempos. A rejoneadora mexicana Mónica Serrano, primeiríssima figura do toureio a cavalo no seu país (que ainda recentemente saíu em ombros com Pablo Hermoso de Mendoza) acaba de comprar quatro cavalos-craques aos Mouras (três a João Moura Júnior e um a Miguel Moura) e vem fazer campanha na Europa (Portugal, Espanha e França), muito provavelmente ainda este ano e, com toda a certeza, ao longo do próximo.
Monica Serrano adquiriu a Moura Jr. os cavalos "Aquiles" (ruço, com ferro de Javier San José), "Diestro" (castanho pesenho, com ferro de João Moura), ambos para o tércio de bandarilhas; e o "Barbero" (castanho, ferro Associação de Aveiro) de saída. A Miguel Moura, a toureira mexicana comprou o "Nortenho", famoso cavalo de "quiebros", ruço e com o ferro de Pablo Hermoso de Mendoza.
Mónica Serrano esteve há duas semanas em Portugal, acompanhada pelo cavaleiro e seu equitador José Prates e foi nessa altura que montou os quatro cavalos, os experimentou e fechou o negócio. Os cavalos estão neste momento na quinta de Prates para em breve serem transportados para o México, mas Ramón Serrano (antiga figura do rejoneio mexicano, Pai da toureira, ainda hoje recordado como o "Rei do Quiebro") deu esta semana ordens para que se alterassem os planos: Mónica programara vir fazer campanha europeia em 2017, mas pode ser que ainda se apresente nesta temporada de 2016 por cá, razão pela qual os cavalos podem ficar a aguardar por ela aqui.
Há dois anos, Rui Bento (gestor taurino da empresa do Campo Pequeno) esteve no México (na foto ao lado, com Mónica Serrano, José Prates e Ramón Serrano) para uma primeira conversação com a rejoneadora e deverá ser o seu representante quando aqui vier tourear.
A temporada mexicana está a chegar ao fim e Mónica Serrano ainda tem actuações agendadas para o próximo mês de Abril nas praças de Juriquilla, Aguascalientes e Queretaro, podendo depois "fazer as malas" e rumar a Portugal, onde já toureou com enorme sucesso há alguns anos, tendo inclusivamente participado numa corrida televisionada.

Fotos D.R./@Mónica Serrano e Henrique de Carvalho Dias/www.revistaostoiros.blogspot.com



"Nené" faz revelações sobre a temporada em Évora



O programa taurino "Rádio Olé" da estação Diana FM, vai arrancar no próximo dia 8 de Abril (de amanhã a uma semana). O novo programa eborense de tauromaquia, da responsabilidade de Luis Gamito, irá para o ar às sextas-feiras a partir das 17h00 e pode ser ouvido na frequência 94.1 FM ou através da internet em www.dianafm.com.
No primeiro programa, além dos principais destaques da temporada até agora, pode ouvir uma entrevista com o empresário António Manuel Cardoso "Nené" (foto de cima), que fará uma antevisão do que vai ser a temporada de 2016 na Arena d'Évora.
A não perder.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

O regresso do génio Salgueiro: Campo Pequeno lança hoje super-campanha de promoção




Hoje, na conferência de imprensa de apresentação da corrida de abertura da Temporada Extraordinária de 2016 do Campo Pequeno (14 de Abril, cartaz ao lado), será lançada, como ontem aqui referimos, a campanha de promoção do regresso do genial cavaleiro João Salgueiro (fotos de cima). 
O vídeo será o grande foco da campanha, que será promovida sobretudo nas redes sociais, em diversos formatos. As filmagens decorreram durante vários dias na praça de toiros do Campo Pequeno e na casa do cavaleiro, em Valada do Ribatejo. Todos os detalhes serão revelados hoje ao final da tarde no encontro que a empresa promove com os jornalistas e que contará com a presença do próprio Salgueiro. 
Todos os detalhes serão revelados mais logo, a partir das 18 horas, no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno.

Fotos D.R./@Campo Pequeno

Domingo: corrida solidária em Ermidas Sado



Realiza-se no próximo domingo, 3 de Abril, em Ermidas Sado uma corrida de toiros solidária, a favor de instituições sociais, que marca o arranque nesta temporada do cavaleiro Rui Salvador (foto de cima), alternando com Francisco Núncio e António Maria Brito Paes e com os grupos de forcados de Lisboa (que têm também aqui a sua estreia em 2016) e de Beja. Lidam-se toiros da ganadaria Silva Herculano.

Foto Emílio de Jesus/fotojornbalistaemilio@gmail.com


Diego Ventura... no Campo Pequeno!




Diego Ventura... no Campo Pequeno! Mas por enquanto, ainda e só, no canal televisivo da primeira praça de toiros nacional, o Campo Pequeno TV! 
Espera-se que o "furacão" venha a ser dentro de dias, finalmente, anunciado na Temporada Extraordinária em que se comemorarão os 10 anos da reinauguração da praça... mas, para já, pode recordar uma das mais fantásticas presenças de Ventura na arena de Lisboa, precisamente na Corrida "Flash" de 2011, em que saíu em ombros (alternou com Rui Salvador e Francisco Palha e com os grupos de forcados de Santarém e de Évora, na lide de toiros de Maria Guiomar Moura).
Esta será a última grande estreia do mês de Março no canal Campo Pequeno TV.
Entre nesta lide e subscreva já o Campo Pequeno TV no canal 165 da MEO e no Videoclube da NOS, com novos conteúdos todas as semanas. Saiba tudo em www.campopequeno.com/campopequenotv.
Também estão disponíveis online conteúdos selecionados no Vimeo On Demand (https://vimeo.com/ondemand/campopequenotv).

Foto D.R./@Campo Pequeno

Nuno Casquinha em tenta na ganadaria do Engº Luis Rocha


O matador de toiros Nuno Casquinha continua a sua intensa preparação face aos compromissos que terá esta temporada em Portugal e Espanha, tendo participado esta semana numa tenta na ganadaria do Engº Luis Rocha, na Herdade da Machoa, em Monsaraz. Participaram também os espanhóis Miguel Murillo e Roberto Gallardo. Lidaram-se seis vacas de excelente nota, a confirmar o bom momento da prestigiada divisa alentejana.
Na foto ao lado, os três toureiros com o Engº Luis Rocha e o maioral da ganadaria, Carlos Fernandes.

Foto D.R.

GFA de Alcochete confirma: Nuno Santana será o novo cabo



O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete oficializou ontem em comunicado a eleição, por unanimidade pelos seus pares, de Nuno Henrique Marques Santana (foto da direita) como futuro cabo, sucedendo a seu primo Vasco Pinto (foto da esquerda), que comanda o grupo há 9 anos e se vai despedir pondo termo a uma brilhante carreira de 18 anos como forcado amador.
Nuno Santana, que será o quinto cabo dos Amadores de Alcochete, pega toiros desde 2001 e estreou-se com apenas 14 anos na praça de Vila Franca.
A passagem de testemunho vai ocorrer em Julho (segundo fim-de-semana) na praça de Alcochete na corrida em que os Amadores comemoram o seu 45º aniversário.

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga

A caminho dos 14 MILHÕES de leitores! Ontem, 4ª feira: 8.941



Visualizações de páginas de hoje
1 858
Visualizações de página de ontem
8 941
Visualizações de páginas no último mês
188 227
Histórico total de visualizações de páginas
13 751 234

Um mês antes de morrer em Linares: "Manolete" toureou numa "corrida histórica" no Campo Pequeno

"Manolete" toureou pela última vez em Lisboa em Julho de 1947,
um mês antes de ser mortalmente colhido em Linares pelo
toiro "Islero" da ganadaria Miura. Tinha apenas 30 anos de idade
Numa das suas anteriores presenças no Campo Pequeno,
"Manolete" fotografado no páteo de quadrilhas ao lado do
cavaleiro Simão da Veiga
Um mês depois desta sua última corrida no Campo Pequeno,
capa do jornal "ABC" anunciando a morte de "Manolete"
em Linares, a 28 de Agosto de 1947


No ano em que se vai assinalar o 124ª aniversário da inauguração da praça de toiros do Campo Pequeno (18 de Agosto de 1892) e também o 10º aniversário da sua reinauguração depois das obras de recuperação e modernização do espaço, e quando faltam poucas horas para a conferência de imprensa (hoje, ao final da tarde, no Salão Nobre da praça) em que a empresa apresentará todos os pormenores da corrida de abertura desta Temporada Extraordinária, recordamos aqui ao lado aquele que o consagrado jornalista e antigo crítico taurino Manuel Andrade Guerra referiu esta semana na rede social "Facebook" como o que "deve ter sido o mais importante cartel da história do Campo Pequeno", em 3 de Julho de 1947 e onde participou o célebre toureiro espanhol Manuel Rodríguez "Manolete" - que seria mortalmente colhido em Linares um mês mais tarde (28 de Agosto de 1947).
"Manolete", em em ocasiões anteriores havia já pisado a arena lisboeta, toureou nesta derradeira corrida ao lado dos também matadores "Parrita" e Luis Miguel Dominguín (seu rival e que com ele viria também a repartir cartel na fatídica tarde de Linares) e com os cavaleiros João Núncio (anunciava-se que esta era a primeira apresentação nesse ano do insigne catedrático da Arte de Marialva) e José Rosa Rodrigues.
Anunciado como "uma bomba que estoira no coração de Lisboa!", "um cartel histórico" e que "faz pasmar de admiração a população aficionada de Portugal" (forma arrojada, para o tempo, de publicitar e promover uma corrida de toiros), esta corrida contava ainda com a participação dos Forcados de António Matias de Lisboa e lidavam-se 9 toiros de José Infante da Câmara.
Recordar é viver!

Fotos D.R.

Alvarenga condenado no processo ANGF/Potier

Miguel Alvarenga e Solange Pinto esta manhã no banco dos réus no Tribunal de 
Oeiras



Miguel Alvarenga foi esta manhã condenado pelo Tribunal de Oeiras a uma pena de 10 meses de prisão, substituída pelo pagamento de uma multa de 1.500 euros, no processo por difamação movido pela Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) e pelo seu presidente José Potier, que dizia respeito a uma série de notícias cuja veracidade não ficou provada, publicadas no ano de 2010 no jornal "Farpas" e algumas também no "Farpas Blogue".
O Tribunal considerou em conta o facto de o jornalista não cometer desde há dez anos nenhum "crime" de "abuso de liberdade de imprensa" e por isso mesmo substituíu a pena de prisão efectiva por uma multa, pese embora a acusação (representada pelo Dr. Costa Monteiro, antigo dirigente da Federação ProToiro) ter proposto a prisão de Miguel Alvarenga.
Solange Pinto, ao tempo dos factos directora-adjunta do semanário "Farpas" e também arguida neste processo, foi absolvida - depois de Miguel Alvarenga, nas declarações que prestou, a ter "ilibado" de qualquer responsabilidade neste caso, informando o Tribunal de que esta tinha esse cargo de directora-adjunta "apenas a título simbólico, não lhe cabendo qualquer responsabilidade executiva na feitura do jornal".
Também arguida era Rita Barreiros, ao tempo colaboradora do jornal e que não compareceu nunca em Tribunal, sendo condenada a uma pena de multa.
Miguel Alvarenga reunirá nos próximos dias com o seu Advogado, Dr. João Camacho, para se decidir se vão ou não recorrer da sentença de hoje.

Foto D.R.

Campo Pequeno mantém em segredo cartel de 16 de Junho

Empresa do Campo Pequeno vai divulgar amanhã mais pormenores dos cartéis
da primeira metade da Temporada Extraordinária
Morante de la Puebla (30 de Junho) e João Salgueiro (14 de Abril): dois génios
que este ano pisarão a arena do Campo Pequeno

Rui Bento ainda "não acertou ideias" com Ventura para a participação deste na Temporada Extraordinária do Campo Pequeno e por isso amanhã, na conferência de imprensa que a empresa dará no Salão Nobre da praça de toiros, não será ainda anunciada a composição do cartel-mistério de 16 de Junho, onde é apenas conhecida a presença do Grupo de Forcados de Vila Franca.
No encontro de amanhã com os jornalistas, a empresa do Campo Pequeno versará sobretudo a corrida de abertura, a 14 de Abril, que tem como atractivo principal o regresso do génio João Salgueiro (foto ao lado), fazendo a apresentação de um pequeno documentário promocional desse festejo e que tem o cavaleiro de Valada como figura principal.
A vinda de Morante de la Puebla (foto de cima) a Lisboa numa corrida especial a 30 de Junho, onde actuará como único matador, será também um dos temas em destaque na conferência de imprensa de amanhã, ao final do dia - onde também será apresentada a tradicional Corrida "Correio da Manhã".

Fotos D.R. e Hélder Milheiro/@Campo Pequeno


Recortador Pedro Carolino actua em Maio na Monumental de Madrid


Depois do seu recente triunfo nas Fallas de Valência, onde obteve um honroso 3º lugar no concurso "Recortador de Oro", o vilafranquense Pedro Miguel Carolino (foto) vai participar no próximo dia 2 de Maio na Monumental de Madrid no Concurso Goyesco de Recortadores, espectáculo matinal integrado na Feira da Comunidad, que antecede a de Santo Isidro.

Foto D.R.


Três novos matadores tomam alternativa na Feira de Nimes



Três alternativas (Álvaro Lorenzo, Ginés Marín e Varea) marcam a próxima Feira de Pentecostes no antigo coliseu romano de Nimes (França), que decorrerá entre 12 e 16 de Maio e que hoje foi apresentada oficialmente pelo empresário Simón Casas (à esquerda, na foto ao lado), acompanhado pelo alcalde da cidade, Jean Paul Fournier e por Frédéric Pastor, conselheiro delegado de Tauromaquia naquela cidade francesa.
Enrique Ponce, Juan Bautista, José Garrido (que confirma a alternativa), Morante de la Puebla, David Mora, Manzanares, López Simón, "El Juli", Sebastián Castella, Miguel Ángel Perera e Roca Rey são algumas das figuras presentes no ciclo, onde a corrida de rejoneio (16 de Maio, matinal) tem cartel formado por Pablo Hermoso de Mendoza, Manuel Manzanares e Lea Vicens.

Fotos D.R. e aplausos.es


Ex-forcado de Beja: morreu o presidente da Associação de Agricultores do Sul


Aos 65 anos de idade, faleceu o Engº Manuel Castro e Brito (foto), antigo forcado dos Amadores de Beja nos anos 70, actual presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS) e que foi, durante muitos anos, um dos principais organizadores e impulsionadores da Feira Ovibeja.
Há poucos anos, disponibilizou o terreno, em Beja, onde foi instalada uma praça portátil para a realização de um festival taurino que marcou a reactivação do Grupo de Forcados Amadores de Beja que, por ao tempo não estarem ainda integrados na Associação de Forcados, se viram impedidos de pegar na praça de toiros "José Varela Crujo", de Beja.
A toda a Família enlutada e também aos Forcados Amadores de Beja e à ACOS, apresentamos as mais sentidas condolências.

Foto D.R.


Ortega Cano volta a vestir-se de luces em Agosto em Benidorm


José Ortega Cano (foto) anunciou ontem à noite numa entrevista a Pedro Javier Cáceres no programa "La Divisa" que vai voltar a vestir-se de toureiro por uma só tarde, no início de Agosto, manifestando a intenção de alternar com Manzanares e Morante. O matador, que cumpriu recentemente uma pena de prisão por ter sido considerado culpado num acidente de viação em que houve um morto, vai tourear dentro de dias um festival em Aranda de Duero e, disse, "verei como correm as coisas para depois anunciar tudo".
Ortega Cano é gerente da praça de toiros de Benidorm e é precisamente aí que pretende regressar às arenas com o objectivo de voltar a levantar esse tauródromo.

Foto D.R.

80 anos: Maestro Mário Coelho homenageado na 6ª feira em Vila Franca



O Maestro Mário Coelho será homenageado na próxima sexta-feira, 1 de Abril, pelo seu 80º aniversário natalício, recentemente cumprido, num acto que terá lugar no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.
Com início às 21h00, esta homenagem ao matador de toiros vilafranquense inclui um colóquio sobre esta grande figura do toureio com a participação de Elísio Summavielle (director do Centro Cultural de Belém e ex-secretário de Estado da Cultura), Coronel José Henriques, Maurício do Vale e do antigo matador de toiros Rui Bento Vasques, actual gestor taurino da praça de toiros do Campo Pequeno (fotos ao lado).

Fotos D.R.


Bento reage a declarações de "Nené": "Tem que respeitar os toureiros portugueses e não o fez!"



Na qualidade de apoderado do cavaleiro João Moura Júnior (foto ao lado), Rui Bento veio a terreiro reagir às controversas declarações do empresário António Manuel Cardoso "Nené" (ambos na foto de cima), ontem, ao "Farpas". O veterano empresário (ler artigo publicado ontem) acusou os cavaleiros portugueses e os ganadeiros de lhe estarem a exigir este ano cachet's "muito superiores" aos praticados na última temporada e disse que "nenhum toureiro português leva gente às praças", alegando que estas só enchem quando se anunciam os rejoneadores Pablo Hermoso e Ventura.
"É uma opinião do 'Nené', pode tê-la, mas não pode desrespeitar os toureiros portugueses, com os quais vive e convive, como ele mesmo recordou, há 36 anos. No caso concreto do João Moura Júnior, estamos conversados, o toureiro não actuará esta temporada em nenhuma das praças de 'Nené' porque as condições que nos propôs não estão minimamente de acordo com o estatuto, a posição e o valor do João Moura Júnior. O 'Nené' propôs-me condições que não são dignas e com isso deitou por terra o cavaleiro que ele próprio apodera, caindo em contradição com ele próprio. Como apoderado, exige umas condições para o seu toureiro e depois, como empresário, propõe aos outros condições muito abaixo e muito distintas. Há que ser coerente e ele não o foi quando veio dizer o que disse", acusa Rui Bento.
O apoderado de Moura Júnior foi o primeiro a reagir às polémicas declarações de António Manuel Cardoso. O caso pode não ficar por aqui...

Fotos Emílio de Jesus e Frederico Henriques/@Campo Pequeno


Ontem, 3ª feira: 9.458 leram o "Farpas"


Visualizações de páginas de hoje
2 474
Visualizações de página de ontem
9 458
Visualizações de páginas no último mês
186 470
Histórico total de visualizações de páginas
13 742 909

Livro "Manuel dos Santos" apresentado esta semana em Azambuja e Coruche



O livro "Manuel dos Santos - O Homem e o Toureiro", da autoria do filho do saudoso empresário e histórico matador de toiros, Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos, que foi lançado em Novembro do ano passado na Feira da Golegã, será esta semana apresentado em Azambuja e Coruche.
Na sexta-feira, 1 de Abril, por iniciativa da Tertúlia "Festa Brava", é feita a apresentação do livro na Galeria da Biblioteca Municipal em Azambuja, seguindo-se uma demonstração de toureio pelos alunos da Escola de Toureio local.
No dia seguinte, sábado, dia 2, o livro é apresentado em Coruche no Auditório José Labaredas no Museu Municipal.
Nas duas ocasiões, a obra será apresentada por Vitor Escudero (autor do prefácio) e por Manuel Jorge Diez dos Santos.

Fotos D.R.


Campo Pequeno: empresa divulga surpresas amanhã

Empresa vai revelar amanhã todos os pormenores da primeira
corrida do ano, a 14 de Abril, marcada pelo regresso do genial
João Salgueiro
Morante de la Puebla é uma das jóias da coroa da Temporada Extraordinária
do Campo Pequeno: actuará como único espada, num espectáculo inédito, na
noite de 30 de Junho

A empresa do Campo Pequeno promove amanhã, quinta-feira, ao final da tarde, mais um encontro com o jornalistas, desta vez no Salão Nobre da praça de toiros, para apresentação oficial do cartel de abertura da Temporada Extraordinária (ao lado), a 14 de Abril e que tem como atracção principal o regresso às arenas do genial João Salgueiro.
Além de todos os pormenores sobre esta primeira grande corrida do ano em Lisboa, Rui Bento e a administradora Drª Paula Mattamouros Resende vão amanhã revelar mais surpresas sobre as primeiras corridas da época, cujos cartéis já foram anunciados, podendo ainda haver surpresas quanto ao elenco-mistério de 16 de Junho.
Na conferência de imprensa vão estar o cavaleiro João Salgueiro e os ganadeiros cujos toiros vão ser lidados, em Concurso de Ganadarias, na noite de 14 de Abril.

Fotos Helder Milheiro/@Campo Pequeno e D.R.