sábado, 30 de abril de 2016

Toiros de Passanha Sobral (630 kg) e Núncio (550 kg) já estão na "Palha Blanco"



Última Hora - Já se encontram nos currais da praça "Palha Blanco" dois dos magníficos toiros que amanhã disputarão o Concurso de Ganadarias em Vila Franca na grande tarde de homenagem à memória de Fernando Palha. O toiro de Passanha Sobral (foto ao lado) acusou o peso de 630 quilos e o de Branco Núncio (foto de cima) pesa 550 quilos - informa o empresário Paulo Pessoa de Carvalho.
"Os restantes toiros estão também imponentes, vamos ter um dia de calor e tudo se conjuga para que a praça se encha e tenhamos uma corrida memorável", afirma.

Fotos Francisco Romeiras/cortesia Toiros & Cultura


Fernando Palha lembrado amanhã: vamos ENCHER Vila Franca!

Amanhã em Vila Franca, vamos homenagear a memória de Fernando Palha
"Romeiro", o toiro da ganadaria de Fernando Palha

Foi um dos mais notáveis e carismáticos ganadeiros nacionais e um aficionado de referência cuja presença honrava qualquer acontecimento tauromáquico. Fernando Palha, recentemente falecido, vai ser lembrado amanhã na sua praça "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, numa grande corrida de toiros carregada de emoções, promovida pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho - e que, entre outros aliciantes, traz de volta à mítica arena um Concurso de Ganadarias disputado por exemplares de David R. Telles, Branco Núncio, António Silva, Canas Vigouroux, Passanha Sobral e do próprio homenageado. O toiro da ganadaria de Fernando Palha é o "Romeiro" (foto de cima) e estava apartado para uma corrida em Espanha, mas por amabilidade da empresa da praça onde seria lidado e dos herdeiros do saudoso ganadeiro, vai estar amanhã na arena da "Palha Blanco".
O cartel desta que é a Corrida do Tomate é formado por três cavaleiros familiares de Fernando Palha - António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Francisco Palha - e pelos grupos de forcados de Vila Franca e das Caldas da Rainha. Este segundo grupo entrou na corrida por nele pegarem três netos do ganadeiro homenageado e depois de a empresa decidir levar a cabo este tributo à sua memória. Anteriormente, estava designado para participar nesta corrida de abertura da temporada em Vila Franca o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, que deu lugar ao das Caldas num louvável acto de grande elevação e companheirismo e também de respeito e homenagem à memória de Fernando Palha.
Amanhã, a partir das 16h30, a "Palha Blanco" vai estar em festa para recordar Fernando Palha - é nossa obrigação marcar presença e lembrar um dos mais carismáticos aficionados e ganadeiros, símbolo de uma geração-outra e de uma forma de estar na Festa que pertence, infelizmente ao passado.
Além dos troféus bravura e apresentação do Concurso de Ganadarias, estará em disputa, também, pelo segundo ano consecutivo, o troféu "João Villaverde" para o melhor grupo de forcados. O júri do Concurso de Ganadarias é composto pelos representantes das seis ganadarias e o que elegerá a melhor pega é formado pelos antigos e emblemáticos forcados João Bonneville Franco (histórico elemento dos Amadores de Santarém), João Cortes (ex-cabo dos Amadores de Montemor), António Manuel Cardoso (ex-cabo dos Amadores de Alcochete), Jorge Faria (ex-cabo dos Amadores de Vila Franca) e Nuno Vinhais (ex-cabo dos Amadores das Caldas).
Amanhã, vamos encher Vila Franca!

Fotos Emílio de Jesus e Faenas TV/cortesia Toiros & Cultura

"Telenovela mexicana": Prates processa Mónica Serrano e site "touro e ouro"



É aquilo a que se pode chamar uma verdadeira telenovela mexicana e está desde os últimos dias a agitar os meios taurinos dos dois países (México e Portugal), tendo atingido o seu clímax esta manhã com a publicação, pelo site touroeouro.com, de um comunicado assinado pela rejoneadora Mónica Serrano (foto ao lado) - enviado para todos os sites e blog's de Portugal, Espanha e México - e onde se acusa o cavaleiro tauromáquico português José Prates (foto de cima) de, nomeadamente (e sem tradução, precisamente para que não haja lugar a interpretações indevidas) de "fraude en la compra de varios caballos, abuso de confianza, faltas en el desempeño laboral, malversación en activos para el cuidado y mantenimiento de caballos adquiridos recientemiente em Portugal".
No comunicado da polémica, a rejoneadora mexicana anuncia o fim da sua relação laboral com José Prates, que nos últimos quatro anos desempenhou na equipa da toureira mexicana as funções de equitador, justificando com as acusações acima referidas a decisão de "despedimento com justa causa".
Contactado pelo "Farpas", o cavaleiro José Prates, que há dois dias regressou a Portugal, afirmou convictamente que está "de consciência tranquila". E disse: "Nunca roubei nada a ninguém, nunca cometi nenhuma fraude e também não é verdade que tenha sido despedido. Alguém meteu coisas indevidas na cabeça da Mónica Serrano e na última semana, face às desconfianças que me manifestou, fui eu próprio que tomei a decisão de me vir embora e de pôr termo à relação laboral que durante quatro anos nos uniu, sem nunca ter havido um único problema entre nós".
Defendendo que "ninguém pode emitir um comunicado acusando uma pessoa de ter cometido uma fraude, abusos de confiança, etc., sem o provar, sem apresentar provas" e que "nenhum orgão de comunicação social tem o direito de difamar seja quem for, baseado em acusações feitas através de um simples comunicado, não sustentadas e não devidamente comprovadas", José Prates adiantou ao "Farpas" que já esteve hoje reunido com os seus advogados e que vai avançar com queixas-crime na Justiça por difamação contra a autora do comunicado e contra o site que o difundiu.
"Se, de hoje para amanhã, alguém se lembrar de escrever um comunicado acusando-me de ter sido o autor do atentado às Torres Gémeas, prendem-me por isso, sem provas?... Isto não pode ser assim de qualquer maneira. Quem me acusou vai ter que fazer prova em Tribunal das acusações que me fez. E o site que publicou tudo isso vai ter que responder perante a Justiça. Se amanhã receberam um comunicado a acusar-me de ter assassinado o presidente Kennedy, publicam-no sem mais, nem menos, mesmo sem provas algumas? É muito grave o que fizeram e eu vou até ao fim para limpar o meu bom nome e a minha dignidade", afirma o cavaleiro.
Um caso que promete ainda fazer correr muita tinta... e também fazer rolar mais cabeças. Maria João Mil-Homens, que há três semanas desempenha no México, na equipa de Mónica Serrano, as funções de assessora de imprensa da toureira, disse hoje ao "Farpas" que o envio do comunicado para a imprensa "não foi feito por mim" e acusou a rejoneadora de "ter voltado a usar a sua anterior equipa de assessoria de imprensa" para o fazer, "à minha revelia".
"Assim sendo, já falei com D. Ramón Serrano e já lhe comuniquei que não estou aqui a fazer nada", disse, anunciando que vai apresentar a demissão do cargo que estava a desempenhar, tencionando regressar também a Portugal.

Fotos Maria João Mil-Homens e D.R./@Mónica Serrano


Azambuja: reunião secreta do Movimento dos Bandarilheiros


Hugo David "Niño del Rio", Adriano Marques, José Bartissol e João Pedro "Juca" foram vistos na última semana num restaurante em Azambuja, onde jantaram e efectuaram mais uma secretíssima (não tanto, pelos vistos...) reunião do já denominado Movimento dos Bandarilheiros que está em marcha e conta com um significativo apoio de subalternos profissionais. Defender os interesses das classe e, nomeadamente, procurar encontrar formas de assegurar o pagamento dos seus cachet's estabelecidos por tabela (e muitas vezes não assumidos na totalidade pelos seus "patrões"...) são alguns dos objectivos primordiais deste movimento. Na próxima semana pode haver, diz-se, um comunicado com bombásticas declarações e a anunciar as medidas que passarão a ser tomadas já nesta temporada. Aguarde-se...

Foto D.R.


Inaugurada em Azambuja a Exposição Colectiva de escultura e fotografia taurina

Inaugurada esta tarde em Azambuja (Galeria da Biblioteca Municipal), a Exposição
Colectiva
reúne trabalhos dos fotógrafos Maria João Mil-Homens e Frederico
Henriques e do escultor Nuno Prego. É uma iniciativa da Tertúlia "Festa Brava",
integrada do Mês da Cultura Tauromáquica e estará patente até 7 de Junho
Isabel Nolasco, Nuno Prego, o vereador António Amaral e o padre Paulo Pires,
pároco de Azambuja: política e clero honraram a Tauromaquia com a sua presença
Nuno Prego à conversa com Isabel Nolasco e o vereador António Amaral
Ana de Alvarenga: a elegância e o charme marcaram presença esta tarde
na inauguração da Exposição de Escultura e Fotografia em Azambuja
Mestre António Salema e Pedro Andrade, um dos recordados forcados
da fundação do Grupo de Amadores de Azambuja: duas referências da Festa
"Momentos da Festa" captados com arte e talento por Maria João Mil-Homens
José Tomás e Manuel Dias Gomes em dois expressivos momentos captados
por Frederico Henriques
José Luis Gonçalves - presente, numa magnífica foto de Frederico Henriques, que
além de ser o fotógrafo oficial da empresa do Campo Pequeno, é também um
talentoso aluno da Academia de Toureiro da primeira praça do país
Duas fantásticas esculturas de Nuno Prego, um grande aficionado
Rui Casqueiro, presidente da dinâmica Tertúlia "Festa Brava", que promoveu esta
Exposição Colectiva, abriu a sessão esta tarde no acto inaugural em Azambuja
Miguel Alvarenga falou de Maria João Mil-Homens e Frederico Henriques e do
escultor Nuno Prego, louvando a arte e o valor de todos eles e dizendo que
"uma imagem e uma escultura valem muito mais que mil palavras", justificando
desta forma a sua curta intervenção
António Amaral, vereador da Cultura da Câmara de Azambuja, enalteceu a
importância da Tauromaquia no concelho e reafirmou o apoio que a autarquia
sempre lhe prestou aos longo dos anos
Francisco Vassalo, histórico cabo dos Forcados Amadores de Azambuja, com
o director do "Farpas"
Américo Manadas ladeado pelos seus jovens alunos da Academia de Toureio
do Campo Pequeno
, Sérgio Nunes e Duarte Justino



Foi esta tarde oficialmente inaugurada na Galeria da Biblioteca Municipal em Azambuja a Exposição Colectiva de escultura e fotografia taurina intitulada "Momentos da Festa" e que reúne trabalhos dos repórteres fotográficos Maria João Mil-Homens e Frederico Henriques e do escultor Nuno Prego.
O acto, uma iniciativa da dinâmica Tertúlia "Festa Brava", integrada no XVII Mês da Cultura Tauromáquica, contou com as honrosas presenças do vereador da Cultura, António Amaral e do padre Paulo Pires, pároco de Azambuja.
Na inauguração, usaram da palavra o presidente da Tertúlia "Festa Brava", Rui Casqueiro, o jornalista Miguel Alvarenga - que falou dos três artistas - e por fim o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Azambuja, António Amaral, que enalteceu a importância da Tauromaquia e o apoio que a autarquia sempre lhe dedicou ao longo dos anos.
Nuno Prego e Frederico Henriques marcaram presença, enquanto que Maria João Mil-Homens, ausente no México, se fez representar por suas filhas Carolina e Joana (foto ao lado).
A exposição vai ficar patente ao público até ao próximo dia 7 de Junho - e vale a pena visitá-la.

Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga

Aguascalientes: rojão de morte "rouba" orelhas a Pablo Hermoso



Apesar do extraordinário desempenho nas duas faenas que realizou, Pablo Hermoso de Mendoza perdeu ontem as orelhas pelo mau uso do rojão de morte na corrida celebrada na Monumental de Aguascalientes, no México, por ocasião daquela que é uma das mais importantes feiras taurinas daquele país.
Pablo Hermoso - nas fotos, com os cavalos "Ícaro", "Agora" e "Barrabas" - foi silenciado no final das duas lides e enfrentou toiros da ganadaria de Fernando de la Mora. Alternou com os matadores Octávio García "El Payo" (silêncio e volta) e Diego Sánchez (orelha e silêncio), que lidaram toiros de San Isidro. A praça registou uma enchente.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas


Paco Velásquez tentou na ganadaria de Manuel Calejo Pires


O matador de toiros Paco Velásquez tentou ontem na ganadaria de Manuel Calejo Pires, evidenciando a excelente forma em que se encontra e, uma vez mais, o seu grande e apreciado conceito de toureio. Os presentes desfrutaram de grandes momentos de arte. Segundo a nova empresa "Casa do Toureio", que o apodera, o ano de 2016 marcará também, àparte de alguns contratos que Paco tem já em Portugal, a sua inclusão em cartéis em praças espanholas.

Foto D.R.

Juan del Álamo na 2ª feira na Monumental de Madrid


"Encontro-me com uma maturidade adquirida que não tinha antes e, sobretudo, com muita motivação" - palavras do matador de toiros espanhol Juan del Álamo (apoderado por Rui Bento) ao site cultoro.com que na próxima segunda-feira, 2 de Maio, actua em Madrid na Corrida Goyesca da Feira da Comunidade, repetindo depois a 17 na Isidrada.
Juan del Álamo alternará com Miguel Abellán e Iván Vicente, frente a toiros da ganadaria do antigo matador "Joselito".
"Esta temporada já toureei em Valência, Arles e Zaragoza, àparte do que já toureei no campo. No dia 2 de Maio é a próxima corrida de toiros e é no que penso, é aí que se concentram todas as minhas ilusões", afirma o valoroso toureiro de Salamanca, assinalando a sua preparação física e psicológica face ao regresso à primeira praça de toiros do mundo, a Monumental de las Ventas, onde desfruta de grande cartel.

Fotos cultoro.com


O cartaz oficial: Branco em cartel de luxo no regresso dos toiros a Ricla



Divulgado hoje pelo dinâmico empresário espanhol Ignacio Rios o cartaz (ao lado) da grande corrida mista que traz os toiros de volta à praça de Ricla (Zaragoza), após vinte anos inactiva. Será, como já aqui noticiámos, no próximo dia 21 de Maio e a histórica corrida conta com a participação do cavaleiro português João Maria Branco (foto de cima), que actuará ao lado dos matadores "El Fandi", Daniel Cuevas e López Simón. Lidar-se-ão sete toiros de Guadalmena.

Foto M. Alvarenga


Ontem, 6ª feira: 6.615 leram o "Farpas"


Visualizações de páginas de hoje
2 413
Visualizações de página de ontem
6 615
Visualizações de páginas no último mês
221 895
Histórico total de visualizações de páginas
13 979 336

sexta-feira, 29 de abril de 2016

9 de Junho: rematado o cartel do Pinhal Novo


Ainda que este seja, por enquanto, o cartaz provisório, está rematado o cartel da tradicional corrida do Pinhal Novo (Montijo), que se realizará na quinta-feira, 9 de Junho, pelas 22h00, com receita a favor dos Bombeiros Voluntários locais.
Actuam os cavaleiros João Moura, António d'Almeida e Luis Rouxinol Jr. e as pegas vão estar a cargo dos Amadores do Montijo e Amadores de Alcochete, que disputarão, para a melhor pega, o troféu que tem o nome de Francisco Costa, glória dos Forcados do Montijo e antigo cabo dos Amadores Lusitanos.


19 de Maio: 10º aniversário da reinauguração do Campo Pequeno




10 anos depois

O MESMO CARTEL
para encher o
CAMPO PEQUENO!