quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Francisco Romão Tenório: "Esperança e confiança" no êxito dos seus toiros a 8 de Setembro no Campo Pequeno


Esperança e confiança são os sentimentos que o ganadeiro Francisco Romão Tenório demonstra face à corrida de 8 de Setembro, no Campo Pequeno, para a qual enviará um curro de toiros da sua divisa.
Esperança, na qualidade dos toiros que apartou para essa noite. “Que sejam tão bons como os das corridas já lidadas testa temporada”. Confiança, “pela experiência que os artistas que os vão lidar têm, não só do encaste Murube-Urquijo, como experiência na lide de toiros da minha ganadaria”, acrescenta.
Embora alertando para o risco que constitui fazer antevisões sobre o comportamento do toiro em praça, sublinha o facto de a sua ganadaria ser uma das preferidas pelas grandes figuras do toureio a cavalo da actualidade:
“É muito gratificante para mim, enquanto ganadeiro, saber que as grandes figuras da actualidade gostam de tourear os meus toiros, pelos grandes êxitos que lhes têm proporcionado”.
Falando especificamente dos toiros para 8 de Setembro, Francisco Romão Tenório diz que “estão bem no tipo do respectivo encaste (negros de pelagem, ligeiramente bragados, menos cabanos do que por vezes sucede com os ‘Murube-Urquijo’) com caras muito harmoniosas e pesos que, por certo, lhes permitirão boa mobilidade”. Faz ainda votos para que saiam “bravos e nobres”.
O ganadeiro acredita que os seus toiros poderão, mais uma vez, proporcionar momentos muito agradáveis, tanto para aos cavaleiros e forcados, como para o público e manifesta o seu orgulho em vê-los lidar por figuras da máxima dimensão como João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Júnior.
Francsico Romão Tenório deseja igualmente “uma noite de grande êxito para os grupos de forcados amadores de Tomar, Portalegre e Aposento da Chamusca”, endereçando ainda os seus parabéns ao grupo de Tomar pela comemoração dos seus 60 anos de actividade.
A ganadaria de Francisco Romão Tenório procede da de António Barbeiro e foi adquirida pelo seu actual proprietário, no ano de 2000. O seu efectivo inicial, formado por reses de Camarate e Gama, foi sendo progressivamente eliminado e substituído por vacas e sementais de Los Espartales, provenientes de Murube-Urquijo, constituindo assim o seu encaste actual.
Com um efectivo de cerca de 100 vacas de ventre, a ganadaria pasta na Herdade da Tavares, no concelho de Arronches, tendo a sua antiguidade sido estabelecida com data de 13 de Setembro de 2001, na Moita do Ribatejo.

Foto D.R.

Nuno Casquinha toureia hoje em Albufeira


Estranhamente ignorado pela maioria das empresas nacionais - apesar do seu valor e apesar de ser um toureiro completo e que domina com arte e poderio os três tércios - Nuno Casquinha actua esta noite como úniico matador na corrida que se realiza na Monumental de Albufeira, lidando um toiro da ganadaria de Falé Filipe.
Reparte cartel com os cavaleiros Tito Semedo, Marco José e Sónia Matias, que enfrentam três toiros da ganadaria Prudêncio. Pegam os forcados da Póvoa de S. Miguel.

Foto D.R.


Filipe Gonçalves substitui Caetano em Montemor



Última Hora - Filipe Gonçalves (foto), a cumprir a sua mais triunfal temporada de sempre, será o substituto de Moura Caetano na corrida do próximo domingo, 4 de Setembro (cartaz ao lado) em Montemor-o-Novo - informa a empresa.
João Moura Caetano, como esta manhã divulgámos, a contas com uma lesão num ombro contraída na corrida de sexta-feira passada na praça espanhola de Montehermoso (Cáceres), foi aconselhado pelos médicos a parar duas semanas, perdendo assim as corridas para que estava anunciado este sábado em Cuba (Beja) e domingo em Montemor e também vendo-se obrigado a já não tourear seis toiros em Albuquerque (Espanha), como estava previsto para o próximo dia 10. O cavaleiro vai tentar reaparecer no dia 13 de Setembro na Moita.
Paulo Vacas de Carvalho, da empresa Montemor é Praça Cheia, promotora desta grande corrida, adiantou ao "Farpas" que a empresa emititrá dentro de momentos um comunicado a oficializar esta substituição. E justificou-a: "Temos muita pena que o Moura Caetano não venha, mas face à sua impossibilidade em tourear, equacionámos vários outros toureiros e acabámos por optar pelo Filipe Gonçalves. Nem tenho um grande relacionamento com ele, nem com o seu apoderado Pedro Penedo, mas penso que o Filipe está a triunfar comm força em todas as praças, está a fazer uma grande temporada e, por isso, é por direito próprio que entra nesta corrida, que é uma verdadeira 'corrida de guerra' e onde vai competir com dois dos melhores cavaleiros da nova geração, duas das maiores figuras desta temporada, frente a toiros que não são para 'brincadeiras' e que vão trazer, estou certo, grande emoção à arena de Montemor no próximo domingo".
Assim, domingo em Montemor, Filipe Gonçalves, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, com os Forcados Amadores de Montemor, enfrentarão seis toiros da poderosa e dura ganadaria de Jorge Mendes. Uma tarde que promete altíssima competição!

Foto Carlos Silva

Emílio operado com sucesso


O nosso querido companheiro Emílio de Jesus foi operado com êxito na segunda-feira no Hospital da Luz, em Lisboa. Encontra-se em franca recuperação e com a moral em alta.
A intervenção cirúrgica, segundo nos relatou o Emílio há momentos, teve por objectivo "raspar da cabeça do fémur todos os focos de uma infecção que me estava a causar muitas dores. Neste momento estou a antibiótico e essa é a razão por que terei que ficar ainda mais uns dias no hospital, mas estou bem, graças a Deus. Foi mais uma cornada de que me preparo para recuperar depressa e em força".
Força, Emílio!

Foto M. Alvarenga


Dia 8: o regresso a Lisboa do Nº1!


Pablo Hermoso de Mendoza
ÚNICO!


Foto Juan Andrés H. Mendoza/Farpas

David Gomes amanhã na Feira de Cuéllar



Depois de ter ganho na Arruda dos Vinhos o troféu para a melhor lide na novilhada de juventude (fotos) e de no passado domingo ter sido o grande triunfador da corrida que se realizou em Grândola e onde competia com Rui Salvador e Sónia Matias, o cavaleiro praticante David Gomes   toureia amanhã, quinta-feira, 1 de Setembro, em Espanha, na novilhada mista que encerra a Feira Taurina de Cuéllar.
O valoroso ginete da Malveira actua como único cavaleiro ao lado dos novilheiros espanhóis Alejandro Marcos e Miguel Ángel Pacheco e lidam-se novilhos-toiros das ganadarias Aguadulce e Herds. de José Maria Cruz. Pegam nesta corrida os Forcados Amadores de Alenquer.

Fotos Carlos Silva

Toiros de verdade: Veiga Teixeira e Rouxinol foram os grandes triunfadores em S. Manços

Dois dias depois de conquistar em Lisboa, na Corrida TV, o prémio para a melhor
lide, Luis Rouxinol repetiu a proeza no sábado em S. Manços
Marcos Bastinhas em grande noite na corrida de sábado em S. Manços
Sereno e decidido, o colombiano Jacobo Boltero foi autor de grandes momentos
frente aos sérios toiros de Veiga Teixeira
Pelo Grupo de Santarém foram forcados de cara Salvador de Almeida (à primeira),
Luis Seabra (à primeira) e Hugo Santana (à segunda)
Os toiros de Veiga Teixeira não facilitaram a vida à forcadagem. Pelo Grupo de
S. Manços
foram caras Jorge Valadas (à primeira), Pedro Galhardo (à quinta) e
Pedro Fonseca (à segunda)


Dois dias depois de ter conquistado na Corrida TV no Campo Pequeno o prémio para a melhor lide, Luis Rouxinol repetiu a proeza em S. Manços no sábado e ganhou também o troféu que consagrava a melhor actuação. Em S. Manços, com excelente e rigorosa organização do jovem empresário Rui Palma (que tem vindo a fazer um excelente trabalho em prol da Festa, não apenas na promoção de corridas, como nas suas funções de apoderado dos cavaleiros António e Joaquim Brito Paes), a corrida de sábado à noite foi um sucesso, sobretudo pela verdade e pela emoção dos toiros de Veiga Teixeira - a ganadaria foi também grande triunfadora.
Luis Rouxinol, Marcos Bastinhas e o colombiano Jacobo Botero foram protagonistas de triunfais actuações e nas pegas exibiram-se os Amadores de Santarém e os Amadores de S. Manços, a quem os Teixeiras não deram tréguas...

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.portadossustos.com

Académicos de Elvas mudam de cabo no dia 17


O Grupo de Forcados Académicos de Elvas muda de cabo na corrida do próximo dia 17 em Elvas, no Coliseu Rondão de Almeida (cartaz ao lado) por ocasião da Feira de S. Mateus. Despede-se António Patrício, segundo cabo do grupo, que sucedeu ao fundador Iván Nabeiro, e passa o testemunho a Luis Machado.
O grupo pega em solitário os seis toiros da corrida, três de António Charrua e três de Quinta Mata-o-Demo e o cartel é formado pelos cavaleiros Rui Salvador, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas.


Lesão no ombro obriga Moura Caetano a parar duas semanas



Uma lesão num ombro contraída quando na passada sexta-feira se apeava do cavalo, depois de ter morto o toiro na corrida celebrada na praça espanhola de Montehermoso (Cáceres), onde saíu triunfalmente em ombros após o corte de duas orelhas, obriga o cavaleiro João Moura Caetano (foto) a parar durante duas semanas.
O toureiro está a fazer fisioterapia em Lisboa, mas os médicos aconselharam-no a que suspendesse durante pelo menos duas semanas a sua actividade, por forma a não agravar a lesão. Não está ainda afastada a hipótese de ter que ser operado.
Hoje mesmo, Moura Caetano emitirá um comunicado a anunciar esta inesperada situação que o impossibilita de cumprir os contratos que tinha assumido para os dois próximos fins-de-semana. Não actuará no sábado em Cuba (Beja), nem no domingo em Montemor e também fica adiada, provavelmente para o início da próxima temporada, a "encerrona" anunciada para dia 10 em Espanha, na praça de Albuquerque.
João Moura Caetano vai tentar estar apto para reaparecer no dia 13 de Setembro na Moita, onde está anunciado na primeira corrida da feira com Rouxinol e Ventura e toiros de sua avó, Guiomar Cortes de Moura.
Daqui lhe enviamos os desejos de rápida recuperação.

Foto Maria Mil-Homens


Roca Rey voltou aos treinos: reaparição amanhã em Palencia


O jovem matador peruano Andrés Roca Rey voltou aos treinos depois da grave cornada que sofreu há duas semanas em Málaga (Espanha). O seu objectivo é reaparecer já amanhã, 1 de Setembro, em Palencia, onde está anunciado ao lado de "El Juli" e López Simón com toiros de Garcigrande.

Foto D.R./aplausos.es


D. José João Zoio: 7 anos de saudade



Cumprem-se hoje sete anos sobre a triste data - 30 de Agosto de 2009 - da morte do grande cavaleiro D. José João Zoio, que estava há já vários anos retirado das arenas e nesse mesmo ano, a 23 de Julho, quase um mês antes, se voltara a vestir de toureiro para participar na praça do Campo Pequeno, com os também retirados Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e Emídio Pinto, na cerimónia de alternativa de Duarte Pinto (foto de cima).
Zoio foi vítima de um ataque cardíaco quando regressava a sua casa, na Praia das Maçãs, vindo de Lisboa, onde estivera precisamente a fazer uns exames médicos. Tinha 59 anos, cumpriria 60 a 1 de Outubro desse mesmo ano.
Foi nos anos 70 e 80 uma das mais destacadas figuras do nosso toureio a cavalo e um dos mais dignos competidores de Mestre Batista e Luis Miguel da Veiga e, mais tarde, de João Moura, Manuel Jorge de OliveiraJoão Telles, Paulo Caetano e todos os jovens que então despontaram. Foi o último cavaleiro a receber a alternativa de Mestre João Núncio, precisamente na corrida em que este comemorou 50 anos de alternativa, em Março de 1973 no Campo Pequeno.
Sete anos de saudade - e aqui fica a nossa singela, mas sentida, homenagem a um dos nossos maiores cavaleiros.

Fotos João Silva/www.solesombra.com e C. Brito/Arquivo

Juan del Álamo contratado ontem para a Feira de Outono em Madrid


O matador espanhol Juan del Álamo (foto), apoderado por Rui Bento, foi ontem contratado para tourear a 30 de Setembro na Feira de Outono em Madrid. Reparte cartel com Eugénio de Mora e Román com a corrida de toiros de Fuente Ymbro.
Os cartéis da Feira de Outono na Monumental de las Ventas estão praticamente rematados, como hoje avançam os sites espanhóis mundotoro.com e aplausos.es. A 29 de Setembro lidam-se novilhos de Joselito e no cartel está apenas certa a presença de Pablo Aguado. A 30 será a corrida acima referida e a 1 de Outubro actuam mano-a-mano os matadores Curro Díaz e José Garrido com toiros de Puerto de San Lorenzo. No dia 2 (domingo), haverá uma novilhada matinal com Daniel Menes e os triunfadores do certame "Camino Hacia Las Ventas" e, à tarde, uma corrida com os matadores Rafelillo, "El Cid" e Morenito de Aranda com toiros de Adolfo Martín.
Os cartéis oficiais serão oficialmente apresentados na quinta-feira pela empresa Taurodelta.

Foto D.R.


Novilhos de Condessa de Sobral espalham terror em Cuéllar



O bandarilheiro espanhol Francisco José Sánchez Martín foi ontem colhido com gravidade (fotos de cima) por um toiro da antiga ganadaria portuguesa de Condessa de Sobral, hoje propriedade do antigo rejoneador Álvaro Domecq (foto ao lado), na novilhada com picadores que se realizou em Cuéllar e que, foi, aliás, uma tarde de muitos acidentes. "Uma batalha campal", como escreveu o site aplausos.es.
O bandarilheiro sofreu uma violenta voltareta de que resultou, já no chão, uma cornada de 20 centímetros que perfurou o intestino. O seu estado é grave.
O novilheiro José Manuel foi também colhido pelo primeiro novilho da tarde, sem consequências de maior. O mesmo toureiro voltou a ser colhido pelo seu segundo novilho, quarto da ordem, que no mesmo instante colheu o seu bandarilheiro Godoy quando lhe fazia um quite e, logo a seguir, feriu com gravidade Francisco José Martín. O novilho acabou por ser morto pelo novilheiro Manolo Vanegas, que viria a ser colhido também na hora de o estoquear.
Uma tarde de azar...

Fotos Pablo Alonso/aplausos.es


Os toiros de Jorge Mendes para domingo em Montemor


Eis os seis toiros da prestigiada ganadaria de Jorge Mendes para a corrida do próximo domingo, 4 de Setembro, na emblemática praça alentejana de Montemor-o-Novo. Serão lidados pelos cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, os três jovens ginetes mais destacados nesta temporada de 2016. Nas pegas, como manda a tradição, pega em solitário o glorioso Grupo de Forcados Amadores de Montemor.

Fotos Fradinho

Ontem: Pablo triunfa em Ejea com toiro de Passanha



Pablo Hermoso de Mendoza (dia 8 de Setembro em Lisboa) cortou as duas orelhas ao seu segundo toiro, que pertencia à triunfadora ganadaria portuguesa de Passanha e saíu em ombros na corrida que ontem se realizou em Ejea de los Caballeros (Saragoça, Espanha).
"Fumador" era o nome do toiro nº 90, com 510 quilos, da ganadaria Passanha, com o qual Pablo Hermoso triunfou ontem em Ejea. Lidaram-se só toiros portugueses, três de Passanha e três de Santa Maria.
Em primeiro lugar, Pablo Hermoso toureou o "Hoscardo", de Santa Maria, que tinha o nº 52 e pesou 480 quilos. Foi silenciado no final da lide pelo mau uso do rojão de morte.
Alternou com Andy Cartagena (silêncio e orelha) e Andrés Romero (orelha e orelha), que também saíu em ombros.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas


Novo Trio da Apoteose este domingo em Montemor

João Moura Caetano
João Moura Jr.
João Ribeiro Telles


O novo Trio da Apoteose, composto pelas mais destacadas figuras da nova vaga de cavaleiros tauromáquicos nacionais - João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles - compõe o atractivo e muito bem renatado cartel da tradicional corrida de Setembro em Montemor-o-Novo, no próximo domingo, dia 4.
Trata-se de uma das mais esparadas competições da temporada e o elenco resulta da grande aficion e desmesurado empenho em prol da Festa desde há muito manifestado pela dinâmica dupla empresarial que gere a praça de Montemor - olé para Simão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho!
Actua em solitário, como manda a tradição nesta data, o glorioso Grupo de Forcados Amadores de Montemor, sob o comando de António Vacas de Carvalho.
Os toiros, imponentes, pertencem à ganadaria de Jorge Mendes.
Nesta corrida será prestada homenagem a Mestre Luis Miguel da Veiga pelos seus 50 anos de alternativa - que se estão a comemorar nesta temporada.
No sábado, também na praça de Montemor, realiza-se uma novilhada com as novas vedetas do toureio nacional.

Fotos Maria Mil-Homens, Emílio de Jesus e Fernando Clemente

Corrida do jornal "Olé!" regressa esta temporada


Nas bancas há dez anos, o jornal "Olé!", dirigido por Luis Miguel Pombeiro (na foto, com Pablo Hermoso de Mendoza) vai voltar este ano a organizar a sua corrida de toiros - anuncia o director.
O semanário "Olé!" levou a efeito a sua primeira corrida há precisamente dez anos, na praça de Moura, numa parceria com a empresa de Inácio Ramos.
Na edição da próxima semana, 8 de Setembro, que será a 400ª edição do jornal, Pombeiro promete contar tudo: a praça, os toiros e o cartel de uma corrida que se espera de êxito.

Foto Emílio de Jesus


Ontem, 3ª feira: 8.311 leram o "Farpas"



Visualizações de páginas de hoje
896
Visualizações de página de ontem
8 311
Visualizações de páginas no último mês
272 589
Histórico total de visualizações de páginas
15 095 912