domingo, 31 de janeiro de 2016

Tarde memorável abriu temporada em Mourão

Rui Fernandes: ganas da triunfo na primeira da temporada
Primeira pega da temporada executada à primeira pelo Grupo de Santarém
"Finito de Córdoba": quem sabe, jamais esquece... em plano de Maestro
Raça e valor: esteve enorme Juan José Padilla
Arte e sentimento na muleta do francês Juan Bautista
Momento da actuação de Fernando Robleño e, em baixo, Manuel Dias Gomes
lançeando à "verónica" de joelho em terra

Tarde memorável em Mourão no primeiro festival da I Feira Taurina da Senhora das Candeias, que hoje deu o arranque à nova temporada tauromáquica nacional - uma excelente e histórica organização do Dr. Joaquim Grave e uma jornada daquelas que fazem aficionados. Lotação esgotada.
Excelente jogo dos novilhos-toiros de Murteira Grave, com desataque para os lidados em quarto e sexto lugar, tendo o ganadeiro sigo premiado com merecida chamada e volta à arena no último.
Faenas destacadas de Juan José Padilla e Juan Bautista, presenças sóbrias de "Finito de Córdona" e Fernando Robleño, actuação marcante de Manuel Dias Gomes e Rui Fernandes em grande forma, a iniciar com ganas de triunfo mais uma temporada. Pega à primeira dos Amadores de Santarém.
Grande ambiente, outra vez, para o festival de amanhã, segunda-feira.

Fotos Armando Alves/www.forcadilhasetoiros.com

Ontem, sábado: 6.258 leram o "Farpas"


Visualizações de páginas de hoje
4 680
Visualizações de página de ontem
6 258
Visualizações de páginas no último mês
161 692
Histórico total de visualizações de páginas
13 363 934

Amanhã, 1 de Fevereiro: 2º festival da Feira de Mourão

PARREIRITA CIGANO substitui Salgueiro da Costa

sábado, 30 de janeiro de 2016

Amanhã na Plaza México: toiros com peso médio de 527 quilos para o mano-a-mano Adame/Tomás

Regresso de José Tomás à Monumental do México, amanhã, aguardado com
a maior das expectativas: os toiros têm peso médio de 527 quilos

Foto Santiago Chaparro
Cerca de 55 mil espectadores assistirão amanhã na Monumental do México
ao mano-a-mano Joselito Adame/José Tomás. Os bilhetes, colocados à venda
em Novembro, esgotaram em poucas horas...

Foto D.R.
3 de Novembro ano passado: fotografado pelo jornal espanhol "El País", este
aficionado, Alejandro Beltrán, esperou 106 horas na fila para conseguir as suas
entradas para a grande corrida de amanhã na Monumental do México

Foto "El País"


527 quilos é o peso médio dos toiros das ganadarias de Fernando de la Mora e Los Encinos (ficha da corrida ao lado) para o mano-a-mano entre Joselito Adame e José Tomás, a corrida mais esperada do ano, que amanhã, domingo, se celebra na Monumental Plaza México, a maior praça de toiros do mundo, cuja lotação (cerca de 55 mil espectadores) não esgotava há muito anos - e cuja venda de bilhetes esgotou em poucas horas no início do passado mês de Novembro.

Fotos D.R.

Corpo de Bruno Raimundo em câmara ardente no Complexo Funerário de Elvas



O corpo do malogrado forcado Bruno Raimundo (27 anos), falecido ontem de madrugada num brutal acidente de automóvel, já se encontra em câmara ardente no Complexo Funerário de Elvas (foto de cima), onde a partir de agora será o velório.
Amanhã será rezada missa de corpo presente às 09h30, seguindo depois o funeral para o Cemitério de Elvas.

Fotos D.R. e Rádio Campo Maior

Amanhã em Mourão: grandes Figuras em Festival para a História

Dia 31: JUAN BAUTISTA
substitui Paco Ureña
Dia 1: PARREIRITA CIGANO
substitui Salgueiro da Costa

Velório do forcado Bruno Raimundo hoje em Elvas e funeral amanhã



O trágico acidente envolvendo dois cavalos e a viatura em que ontem de madrugada seguiam cinco ocupantes, entre Elvas e Campo Maior e que causou a morte do jovem forcado Bruno Miguel Raimundo (fotos de cima) é hoje notícia de primeira página no jornal "Correio da Manhã" (ao lado).
Como noticiámos esta manhã, o corpo de malogrado forcado, que tinha 27 anos e pertencera aos Amadores da Tertúlia do Montijo, aos de Portalegre e desde o ano passado aos Académicos de Elvas, foi hoje autopsiado e deverá estar ao final do dia em câmara ardente numa igreja da cidade de Elvas, onde decorrerá pela noite o velório. O funeral será amanhã de manhã para o cemitério de Elvas.
Vítimas do mesmo acidente, encontram-se internados no Hospital de São José, em Lisboa, ainda em estado muito grave e com prognóstico reservado, um homem de 32 anos (colega de Bruno Raimundo na mesma fábrica de borrachas de Campo Maior) e Aurelina Raimundo (47 anos), mãe do forcado falecido, que se encontra em estado de coma induzido.
Um jovem de 26 anos e ainda Jerónimo Raimundo (48 anos), pai de Bruno e também ele forcado no activo no Grupo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, também ocupantes do automóvel sinistrado, sofreram apenas ferimentos ligeiros e já se encontram em suas casas.
Na rede social "Facebook" e nomeadamente nas páginas de Bruno Raimundo e de seus pais, multiplicam-se as mensagens de condolências à Família e palavras de Fé e de Esparança pela recuperação de Lina Raimundo.

Fotos D.R.

Enrique Ponce: encerrona em Junho em Istres (França)



Enrique Ponce (que se encontra na Venezuela para actuar amanhã, domingo, na última corrida da Feira de San Cristóbal) vai encerrar-se este ano com seis toiros (três de Nuñez del Cuvillo e três de Juan Pedro Domecq) a 19 de Junho na Feira de Istres, em França - cujos cartéis foram ontem apresentados com pompa e circunstância pelo empresário Bernard Marsella, acompanhado pelo alcalde e pela equipa municipal daquela cidade francesa (foto ao lado).
Os cartéis são estes:
- 6ª feira, 17 de Junho - 6 toiros de Zalduendo para Juan Bautista, Alejandro Talavante e Alberto López Simón.
- Sábado, 18 (matinal) - 6 novilhos de Dos Hermanas para Leo Valadez, Andy Younes e Adrien Salenc.
- Sábado, 18 (tarde) - 6 toiros de El Tajo e La Reina para Diego Urdiales, Thomas Joubert e José Garrido.
- Domingo, 19 (matinal) - 6 toiros de El Pilar para José Maria Manzanares, Alberto López Simón e Joaquín Galdós, que toma a alternativa.
- Domingo, 19 (tarde) - 6 toiros de Juan Pedro Domecq e Nuñez del Cuvillo para Enrique Ponce em solitário.

Fotos Méndez e Daniel Chicot


Jaime Amante entusiasmado com campanha de Francisco J. Espada



A empresa taurina espanhola PorNaturales inicia a temporada de 2016 com um magno Festival no próximo dia 28 de Fevereiro na praça de Candeleda (cartaz ao lado), de cujo elenco faz parte o matador de toiros Francisco José Espada (foto de cima), representado em Portugal por Jaime Martínez Amante, o antigo e afamado toureiro cómico que integrou durante alguns anos o grupo espanhol "El Bombero Torero".
O cartel do festival é composto ainda pelos matadores Juan José Padilla e Morenito de Aranda e pelo rejoneador Leonardo Hernández.
Francisco José Espada, toureiro de Fuenlabrada, pode apresentar-se no nosso país durante o próximo mês de Abril, actuando já a 7 de Fevereiro na segunda corrida da Feira de Valdemorillo, que é transmitida pelo canal Toros TV, informa Jaime Amante.

Foto D.R.


S. Cristóbal: Filipe Gonçalves conquista aficion venezuelana


"Representei Portugal ao melhor nível e senti-me orgulhoso pelo país que represento e me transformou no toureiro que sou e ontem, uma vez mais, foram vistos resultados" - palavras do cavaleiro Filipe Gonçalves há momentos dadas à estampa na sua página da rede social "Facebook", sobre a sua triunfal participação, ontem à noite, na corrida de rejoneio da Feira Internacional de San Sebastián, celebrada na Monumental de San Cristóbal na Venezuela.
O cavaleiro algarvio obteve dois êxitos notáveis e conquistou o público venezuelano pela arte e pela grande espectacularidade que sempre imprime às suas actuações, mas "descabelhou" os dois toiros e por isso perdeu as merecidas orelhas. Alternou com o rejoneador colombiano Andrés Chica e com o venezuelano Pedro Abril, que cortou a única orelha da corrida.
"Foi uma noite muito brilhante e positiva, senti-me uma vez mais toureiro e por cima das dificuldades que os toiros apresentaram, conseguindo sempre superá-las e superar-me a mim mesmo. Os toiros foram muito duros e não cortei apêndices", descreve ainda Filipe Gonçalves, terminando com um agradecimento aos aficionados portugueses pelo apoio que lhe deram nas redes sociais nesta digressão à Venezuela: "Obrigado pelo vosso apoio, carinho e amizade. Até já, Portugal!".
Na foto ao lado, ontem, antes da corrida, à porta da Monumental de San Cristóbal, Filipe Gonçalves com os empresários eborenses José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" e António Paes de Sousa (representantes em Portugal da empresa de San Cristóbal) e os forcados do Grupo de S. Manços, que como esta manhã aqui noticiámos, também tiveram memorável participação, alcançando aplaudido triunfo, na corrida nocturna realizada naquela praça.

Foto D.R.

Miguel Moura inicia temporada a 25 de Abril em Alter


Miguel Moura inicia a sua temporada nacional actuando na tradicional corrida de 25 de Abril em Alter do Chão, onde no ano passado ganhou o troféu para a melhor lide, não estando ainda rematado o cartel. Duas semanas depois, a 8 de Maio, actuará em Abiul (Pombal), segundo o site "toureio.pt", ao lado de Marcos Bastinhas e do praticante Luis Rouxinol Júnior.
Em Espanha, a campanha pode iniciar-se mais cedo, já em Março, num festival. O toureiro, que em Portugal é agora apoderado pelo seu bandarilheiro de confiança, João Ganhão, reúne na próxima semana no país vizinho com o novo apoderado Juan de Pádua, que tem já agendadas algumas datas para a temporada espanhola.

Foto D.R.


México: Pablo Hermoso aplaudido ontem em San Luís Potosi



Pablo Hermoso de Mendoza (na foto de cima com o cavalo "Dali" e na do lado com o "Barrabas"), foi ontem aplaudido num toiro e silenciado no outro, na corrida celebrada na praça mexicana El Paseo, em San Luís Potosi, quem registou uma enchente nas bancadas. Lidaram-se a cavalo toiros de Bernaldo de Quirós e a pé de Juan Pablo Llaguno. O matador mexicano Arturo Saldívar sagrou-se triunfador da corrida ao cortar uma orelha ao seu primeiro toiro e as duas ao segundo, saindo em ombros. Fermín Rivera obteve uma orelha num toiro e foi aplaudido no outro.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas


Diogo Peseiro dá notícias do estágio em Salamanca



Como aqui noticiámos a seu tempo, Diogo Peseiro, o novilheiro-estrela da Academia de Toureio do Campo Pequeno, está em Salamanca a preparar-se para os desafios da nova temporada e hoje mesmo deu notícias dessas vivências:
"Aqui em Salamanca, respira-se e vive-se o toureio ao longo das 24 horas do dia", afirma o toureio português, na foto ao lado fotografado junto à estátua de José Falcão, no jardim fronteiriço à praça de toiros La Glorieta.
Peseiro treina diariamente com o matador Juan del Álamo e já participou nos últimos dias em duas tentas, uma na ganadaria de José Cruz, em Ciudad Rodrigo e outra na de Puerto de San Lorenzo, onde repartiu tentadero com os matadores Juan del Álamo e Domingo López Chaves, com o novilheiro Alejandro Marco e o bandarilheiro Jesus Benito.
A cidade de Salamanca tem sido, ao longo do anos, terra adoptiva de grandes figuras do toureio nacional, desde Amadeu dos Anjos a José Falcão e a Rui Bento e Manuel Dias Gomes, acolhendo agora também o jovem Diogo Peseiro.

Fotos D.R./@Diogo Peseiro

Venezuela: Forcados de S. Manços em noite de apoteose ontem em S. Cristóbal


O Grupo de Forcados Amadores de S. Manços teve ontem brilhante participação na corrida de rejoneio da Feira Internacional de San Sebastián, celebrada à noite na Monumental de San Cristóbal, na Venezuela, honrando uma vez mais a jaqueta de ramagens e dignificando o Forcado Amador. Os forcados alentejanos, sob o comando de Joaquim Branco e que na última temporada festejaram os 50 anos da sua fundação, pegaram os seis toiros da ganadaria de El Capiro de Sonson, propriedade do antigo rejoneador Dairo Chica e entusiasmaram o público venezuelano com a sua desmedida arte e valentia, havendo apenas a registar, como nota negativa, a lesão (menos grave) sofrida por Manuel Vieira quando tentava pegar o segundo toiro da noite.
As pegas foram executadas por Pedro Galhardo (à primeira), José Capela (na sua primeira tentativa, a dobrar o lesionado Manuel Vieira), João Fortunato (à segunda), Jorge Valadas (à primeira), Pedro Fonseca (à segunda) e Arménio Reis (à primeira).
Na foto ao lado, os forcados lusos ontem no final da corrida, com o empresário eborense José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim", representante em Portugal da empresa de San Cristóbal e responsável pela contratação dos portugueses para esta importante Feira Taurina venezuelana.

Foto D.R.


S. Cristóbal, ontem: "El Fandi" indulta toiro de Dairo Chica

Daniel Luque, o ganadero e antigo rejoneador Dairo Chica e "El Fandi" ontem em
ombros em San Cristóbal
"El Fandi" indultou ontem o toiro "Limonero" da ganadaria El Capiro de Sonson,
propriedade do antigo rejoneador colombiano Dairo Chica (com o matador na
foto de baixo), que nos anos 80 tomou a alternativa em Portugal apadrinhado
por Mestre David Ribeiro Telles

Histórica faena do matador espanhol David Fandilla "El Fandi" ontem à tarde em San Cristóbal (Venezuela), na terceira corrida de abono da Feira Internacional de San Sebastián - cortou uma orelha no seu primeiro toiro e indultou o segundo, de nome "Limonero", com 470 quilos e o nº 506, negro mulato, ambos da ganadaria colombiana de El Capiro de Sonson, propriedade do antigo rejoneador Dairo Chica (na foto ao lado, dando à volta à arena com o matador e que também saíu em ombros no final), obtendo simbolicamente os máximos troféus, duas orelhas e rabo.
"El Fandi" alternava ontem com o venezuelano Erick Cortés (palmas nos dois toiros) e o também espanhol Daniel Luque (palmas no primeiro toiro e duas orelhas no segundo), que também saíu em ombros.
A Monumental registou uma entrada de dois terços, cerca de 11 mil espectadores.
Ontem à noite, na Monumental de San Cristóbal realizou-se a corrida de rejoneio com a participação do cavaleiro Filipe Gonçalves e dos Forcados de S. Manços - de que daremos notícia a seguir.
Esta tarde, a Feira de San Sebastián prossegue com a penúltima corrida do ciclo em que se lidam toiros de Domingo Molina e actuam os matadores "El Fandi", Gregório Torres "Maravilla" e Andrés Roca Rey, este em substituição do espanhol Miguel Abellán, e ainda o rejoneador Andrés Chica.

Fotos Jorge Cepeda/www.venezuelataurina.com


Próximo sábado: Tourada dos Estudantes na Ilha Terceira



Bruno Raimundo: cerimónias fúnebres amanhã em Elvas

Bruno Raimundo tinha 27 anos, iniciou-se nos Forcados da Tertúlia do Montijo
e depois transitou para os de Portalegre e, no ano passado, para os Académicos
de Elvas. O corpo deverá ir ainda hoje para uma igreja de Elvas e o funeral terá
lugar amanhã de manhã para o cemitério daquela cidade alentejana
Aurelina Raimundo (47 anos), mãe do forcado Bruno Miguel,
está em coma induzido e ainda em estado crítico no Hospital
de S. José, em Lisboa. Médicos aguardam pela evolução nas
próximas horas para se decidirem sobre a intervenção cirúrgica
Jerónimo Raimundo, pai do forcado falecido, é também forcado
no Grupo de Tertúlia do Montijo. Sofreu ferimentos ligeiros
no acidente e já se encontra em casa, mas ainda em estado de choque
O estado em que ficou o BMW depois do embate com os dois cavalos e, em
baixo, o automóvel ainda no local do acidente, ocorrido na madrugada de ontem
na estrada que liga Elvas a Campo Maior
Fotos Rádio Campo Maior e Rádio Elvas


Bruno Miguel Raimundo (27 anos), o forcado que na madrugada de ontem perdeu a vida num brutal acidente de viação na Estrada Nacional 373, entre Elvas (onde morava) e Campo Maior (onde trabalhava), está neste momento a ser autopsiado no Hospital de Elvas e o corpo deverá ainda hoje, ao final do dia, ficar em câmara ardente numa igreja elvense, onde terá lugar o velório. O funeral, informa Márcio Chapa, cabo dos Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, será amanhã pelas 09h00 para o cemitério de Elvas.
Aurelina Moriano Raimundo, de 47 anos, mãe do malogrado forcado e que também seguia na viatura, continua em estado crítico no Hospital de S. José, em Lisboa, para onde foi ontem transferida num helicóptero do INEM. Sofreu grave traumatismo crânio-encefálico e ainda outras lesões nos membros superiores e inferiores e hemorrogias. Encontra-se em estado de coma induzido e os médicos aguardam pela evolução nas próximas horas, a fim de optaram por uma intervenção cirúrgica. Haverá, também segundo Márcio Chapa, mais informações sobre o estado de Lina Raimundo (era assim conhecida) ao final do dia de hoje. Ontem, durante a manhã, circularam notícias nas redes sociais sobre a morte da mãe do forcado, mas felizmente a senhora encontra-se viva.
Em S. José encontra-se também internado, igualmente em estado que inspira cuidados, um homem de 32 anos, colega de Bruno Raimundo e de seus pais na fábrica de borrachas Hutchinson, em Campo Maior, onde todos os ocupantes da viatura trabalham, que foi também ontem de manhã transferido para Lisboa num helicóptero do INEM.
Jerónimo Raimundo, de 48 anos, pai do forcado falecido e também ele forcado no activo no Grupo da Tertúlia do Montijo, sofreu ferimentos ligeiros e já se encontra em casa (Elvas), embora "em estado de choque", informa o seu cabo Márcio Chapa. O quinto ocupante do automóvel, um jovem de 27 anos, colega na mesma fábrica, também já se encontra em casa, tendo sofrido apenas ligeiros ferimentos.
O automóvel em que todos seguiam, um BMW conduzido pelo forcado Bruno Raimundo, embateu contra dois cavalos que estavam à solta na estrada e que também sucumbiram no acidente. Os animais tinham pulado uma cerca e estavam na faixa de rodagem. As autoridades já identificaram o proprietário dos cavalos, que pode vir a ser acusado de homicídio por negligência.
Bruno Raimundo iniciou-se como forcado no Grupo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, seguindo os passos de seu pai e onde pegou durante três anos, transitando em seguida para o Grupo de Amadores de Portalegre e no ano passado para os Académicos de Elvas.

Fotos D.R.


Ontem, 6ª feira: 8.921 leram o "Farpas"


Visualizações de páginas de hoje
1 971
Visualizações de página de ontem
8 921
Visualizações de páginas no último mês
156 431
Histórico total de visualizações de páginas
13 354 967

México: Pablo Hermoso hoje em Val'Quirico



sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Chega o fim-de-semana mais esperado!

Dia 31: JUAN BAUTISTA substitui Paco Ureña
Dia 1: PARREIRITA CIGANO substitui Salgueiro da Costa


Nem câmaras, nem bebidas, nem armas, nem drogas... para ver José Tomás na Plaza México!

Domingo não se pode entrar na Plaza México com câmaras de fotografar ou de
filmar, bebidas, mochilas, armas ou drogas
Regresso de José Tomás é, para já, o acontecimento taurino do ano!
A Plaza México está há alguns meses esgotada para ver Tomás no domingo

Com a maior praça de toiros do mundo - Monumental Plaza México - completamente esgotada desde finais do ano passado, tem lugar este domingo, dia 31, a mais esperada das corridas em que regressa o mítico matador José Tomás num mano-a-mano com o matador mexicano Joselito Adame e frente a toiros das ganadarias de Fernando de la Mora e de Los Encinos.
Pela primeira vez, a empresa adverte os milhares de espectadores de algumas das exigências expressas pelo próprio toureiro madrileno: não de pode entrar na praça com máquinas fotográficas ou de filmar, mochilas, bebidas, armas de fogo, armas brancas ou drogas...

Fotos D.R. e José Luis Ramírez/Arquivo

"El Soro" na Torrinha com a Família Ribeiro Telles


Preparando-se para a sua próxima participação nas Fallas de Valência, o matador espanhol Vicente Ruiz "El Soro" esteve na Herdade da Torrinha e toureou reses da ganadaria Ribeiro Telles juntamente com o cavaleiro João Telles. Na foto, o reencontro de "El Soro" com Mestre David.

Foto D.R./@João R. Telles