terça-feira, 18 de julho de 2017

Primeira novilhada do Certame Internacional em Las Ventas revelou o francês Adrien Salenc

O francês Adrien Salenc foi o mais destacado no sábado em Las Ventas. Recebeu
as únicas ovações da noite e disse que pode ir longe
"Lagartijo", jovem diestro de Córdoba, teve bonitos detalhes, mas matou sempre
mal e os novilhos de Pablo Mayoral também não ajudaram
Tibo García tem estilo. Saíu-lhe o único novilho bom, da ganadaria de Mercedes
Figueroa, o quinto, aplaudido no arraste. Era toiro para pelo menos uma orelha,
mas o jovem de Nimes deixou-a escapar com o estoque...
Madrid continua a ter um sabor especial
Um quarto de casa no sábado em Las Ventas para assistir à primeira novilhada
do Certame Internacional que decorre ao longo deste mês aos sábados e onde
no próximo actua o nosso "Juanito"
Em Madrid, primeira praça de toiros do mundo, começa a sentir-se uma forte
contestação aos picadores. No sábado, houve mais violência gratuíta do que
arte. Chamaram-lhes "carniceiros"...
Um picador derrubado
Um mojito e o recuerdo: um bilhete para a segunda fila do Tendido 7 por apenas
15,90 euros. Madrid a preços super acessíveis. Assim se promove a Festa!
Na novilhada de sábado em Madrid
Na Monumental de las Ventas, junto à mostra fotográfica evocativa do primeiro
centenário do nascimento do inolvidável "Manolete"
Com Paco Duarte e o famoso César, proprietário da Cervejaria "dos toureiros",
mesmo em frente a Las Ventas. Em baixo, com Paco Duarte na porta grande da
Monumental de Madrid, onde um dia esteve duas semanas em vigília até
conseguir uma oportunidade de ali actuar. No próximo ano, cumprem-se quatro
décadas da sua ainda recordada epopeia


Miguel Alvarenga - Um quarto das bancadas preenchidas no sábado em Madrid na primeira novilhada nocturna do Certame Internacional que decorrerá em Las Ventas ao longo deste mês e onde no próximo espectáculo, dia 22, actuará o português "Juanito". Cerca de cinco mil aficionados na praça, o que dava para encher a grande maioria das nossas praças.
Lidavam-se novilhos de Pablo Mayoral, bem apresentados, astifinos, mas escassos de força e que menos força ficaram ainda depois de espicaçados (não é o mesmo que picados...) pelos picadores das rexpectivas quadrilhas dos três jovens novilheiros...
Constatei, aliás, aquilo que já sabia há muito: começa a haver em Espanha uma fortíssima contestação aos picadores. No caso da novilhada de sábado, foi mais violência gratuíta do que propriamente arte ou cumprimento da missão que estava outrora destinada aos senhores das puyas.
Começa a pôr-se em causa a actuação dos picadores, pelo menos da forma como alguns usam e abusam da puya em detrimento do próprio espectáculo.
Comprei bilhete para o Tendido 7, o dos protestantes, aquele que o famoso e saudoso crítico Alfonso Navalón um dia decretou que haveria de ser para sempre o sector que assusta os toureiros. Ali, entende-se. E protesta-se. Ouvi gritos de "carniceiros" aos picadores. O que já quer dizer muita coisa...
Embora sendo uma novilhada, havia aficionados - muitos - na praça. Entendidos e exigentes. À séria. Madrid será sempre Madrid.
O quinto novilho - lá diz o ditado que não há quinto mau - pertencia à ganadaria de Mercedes Figueroa e foi único que se aproveitou, ao ponto de ter sido aplaudido no arraste.
Jogavam ali a sua sorte um novilheiro espanhol, Javier Moreno Sanz "Lagartijo", de Córdoba, que tem pinta torera mas ainda está verde para essas andanças e é fatal com o estoque, Foi silenciado nos seus dois novilhos, que também não lhe deram grandes opções e com os quais procurou demonstrar atitude e querer, não chegando a conquistar o público. Apresentava-se em Las Ventas e a estreia ficou marcada pelo silêncio do público no final das duas actuações.
Outro jovem toureiro que se apresentava em Madrid era o francês Tibo García, de Nimes, um artista com um conceito de toureio de bom gosto, bonito temple e boa técnica. Teve bonitos pormenores, o primeiro novilho não ajudou pela escassez de forças, o segundo, o único de Mercedes Figueroa, era para cortar orelhas. O francês perdeu-as com o estoque. Foi também silenciado nos dois.
O grande destaque da novilhada de sábado à noite em Las Ventas foi para outro jovem diestro francês, Adrien Salenc, dos três o mais avançado e aquele que mais promete ir longe. Também não teve oponentes para o êxito, mas impôs-se com raça e determinação e esteve por cima dos dois novilhos. A primeira faena foi de arte e rematou-a com uma grande estocada, mas o novilho tardou em cair. Houve ligeira petição de orelha e o toureiro foi aos médios receber uma merecida ovação.
Ao último, recebeu-a com uma "larga afarolada" de joelhos em terra e demonstrou logo ali que vinha decidido ao triunfo e a marcar a diferença. Marcou-a depois com cingidas "verónicas", o toiro voltou a ser demasiado picado, mas mesmo assim Adrien Salenc conseguiu sacar bonita e vistosa faena, demonstrando valor e firmeza. O mau uso do estoque privou-o, infelizmente, de cortar a que teria sido a única orelha da novilhada - era merecida. A aficion madrilena premiou-o com mais uma sentida ovação.

Fotos Plaza 1 e D.R.