quinta-feira, 31 de agosto de 2017

7 de Setembro: mais uma Grande Noite para esgotar o Campo Pequeno!

Juan José Padilla, o novo ídolo da aficion portuguesa, está de volta ao Campo
Pequeno já na próxima 5ª feira, 7 de Setembro
A arte e o temple de Manuel Dias Gomes, a grande revelação da última temporada
no Campo Pequeno
Luis Rouxinol de novo no Campo Pequeno depois dos grandes triunfos aqui
alcançados a 20 de Julho e a 18 de Agosto
Forcados Amadores de Santarém regressam a Lisboa depois do grande triunfo
na noite de 20 de Julho


Falta só uma semana: na próxima quinta-feira, 7 de Setembro, o Campo Pequeno vive mais uma grande noite com a Corrida "Lux" e um cartel de Triunfadores muito bem rematado e de justificado interesse para os aficionados.
Regressa a Lisboa o novo ídolo da aficion nacional, o matador jerezano Juan José Padilla, que saíu em ombros nas três corridas em que actuou nesta praça e que actuará mano-a-mano com o novo matador de toiros português, Manuel Dias Gomes, premiado na última temporada como a grande revelação de 2016 na primeira praça do país.
A cavalo, actua Luis Rouxinol, grande triunfador nas corridas de 20 de Julho e 18 de Agosto no Campo Pequeno e que está a celebrar 30 anos de alternativa.
Pegam os Forcados Amadores de Santarém, comandados por João Grave, depois do grande triunfo que também obtiveram esta temporada na arena lisboeta a 20 de Julho.
Lidam-se a cavalo dois toiros da ganadaria Vinhas e a pé, quatro de Manuel Veiga.
Mais uma grande corrida para esgotar o Campo Pequeno, depois do sucesso da noite de comemoração dos 125 anos da inauguração da praça.

Fotos D.R. e Frederico Henriques/@Campo Pequeno



Na hora da despedida do mais famoso grupo cómico-taurino: Jaime Amante recorda a sua carreira de 11 anos no "Bombero Torero"

Durante onze anos, Jaime Amante integrou o grupo cómico-taurino "El Bombero
Torero" e actuou em todas as grandes praças de toiros do mundo
A famosa equipa de "El Bombero Torero". Jaime Amante é o primeiro da
esquerda, atrás dos anões toureiros
Jaime Amante em Paris com os enanitos toreros do "Bombero"
O famoso Bombero Torero no México com o actor Mário Moreno "Cantinflas"
Programa da actuação em Acho em Dezembro de 1990
Programa de uma das muitas actuações do grupo "El Bombero Torero" em
Portugal, neste caso em Fevereiro de 1994, pelo Carnaval, em Setúbal
Jaime Amante há dois anos na Figueira da Foz com o matador espanhol Sánchez
Vara e, em baixo, com Miguel Alvarenga na praça de toiros de Estremoz

"Foi uma parte importante da minha vida e jamais esquecerei esses tempos", diz-nos Jaime Martínez Amante (na foto ao lado, com Miguel Alvarenga, na praça de toiros de Estremoz), o único toureiro cómico português que teve grande projecção internacional e integrou durante onze anos o mais famoso grupo cómico-taurino, "El Bombero Torero e sus Enanitos", fundado em 1928 e que no próximo dia 15 de Setembro, em Almodóvar del Campo (Ciudad Real) fará a sua despedida, o seu corte de coleta, após quase 90 anos de glória. Anunciava-se ao tempo como "El Gran Totó de Portugal".
"Foram 89 anos de magia, de aficion e de muita alegria", frisa Jaime Amante, que recorda:
"Integrado nesse espectáculo toureei em todo o mundo, Espanha, França, Portugal, Venezuela, México, Colômbia, Perú e Equador, não esquecendo a nossa actuação no Líbano, integrada numa comitiva espanhola para promover a Expo92 de Sevilha. Por lá andei fixo durante onze anos".
E acrescenta:
"Actuei em todas as principais praças dos respectivos países, exceptuando a de Madrid. Mais tarde, quando eu já estava retirado, o 'Bombero' foi contratado para a Monumental de Madrid e o Carcelis chamou-me para eu actuar, mas acabei por não ir. Já não estava preparado e ir a Las Ventas nessas condições já não tinha lógica. Foi a única praça importante que me faltou...".
E sobre o fim de "El Bombero Torero" no próximo dia 15 de Setembro, diz, sem esconder alguma nostalgia:
"Vão realizar o último espectáculo e provavelmente estarei presente, não sei. Fui convidado, mas ainda não sei, logo se verá. Jamais esquecerei esses tempos, toureava nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Foi um período marcante e importante da minha vida. E reconheço que mais tarde a minha passagem pela Festa, quer como moço de estoques, quer como apoderado de toureiros, foi sempre valorizada pelo item do 'Bombero Torero'. Termina agora uma época, fecha-se um ciclo com quase 90 anos de História, mas mais tarde ou mais cedo o toureio cómico vai voltar e se possível, para melhor em qualidade e em quantidade, estou crente".

Fotos D.R., Fernando Clemente e Emílio de Jesus



Amanhã em Estremoz: a grande noite de José Maldonado Cortes

Há 55 anos (22 de Abril de 1962, Domingo de Páscoa), José
Maldonado Cortes recebeu a alternativa na antiga praça do
Campo Pequeno apadrinhado pelo saudoso Pedro Louceiro
Lidam-se amanhã em Estremoz imponentes toiros da ganadaria Mata-o-Demo

Amanhã, sexta-feira, 1 de Setembro, a partir das 22 horas, a praça de toiros de Estremoz vive a grande festa de homenagem aos 55 anos de alternativa de Mestre José Maldonado Cortes, emblemático cavaleiro da cidade alentejana e uma das grandes figuras do toureio equestre nacional.
José Maldonado Cortes recebeu a alternativa no Domingo de Páscoa do ano de 1962, 22 de Abril, na antiga praça do Campo Pequeno, apadrinhado pelo saudoso Pedro Louceiro numa tarde em que se lidaram toiros de Manuel César Rodrigues e completaram o cartel os espadas Luis Alviz e Joaquim Barroca e os Forcados Profissionais de Lisboa, comandados por Adelino de Carvalho.
Na corrida de amanhã em Estremoz, em que José Cortes participará nas cortesias, actuam os cavaleiros João Moura, Francisco Cortes, Miguel Moura e o jovem amador Francisco Cortes Jr., neto do homenageado e que faz a sua estreia em público numa noite de particular significado para a ilustre Família Maldonado Cortes.
Pegam os grupos de forcados de Évora, de Alter do Chão e de Monforte e lidam-se seis toiros e um novilho da ganadaria Mata-o-Demo, dos irmãos Carreira, de Santarém.

Fotos D.R. e Florindo Piteira



Filipe Gonçalves e Forcados de Alcochete amanhã em Mérida em corrida de gala à antiga portuguesa



Pela primeira vez em Mérida (Espanha) vai realizar-se amanhã, dia 1 de Setembro, uma corrida de Gala à Antiga Portuguesa, na qual recebe a "alternativa" em Espanha, à semelhança do que já aconteceu com muitos outros ginetes lusos, o cavaleiro Filipe Gonçalves (foto), apadrinhado por Diego Ventura, com o testemunho de Leonardo Hernández.
Nesta corrida pegam os Forcados Amadores de Alcochete, comandados por Nuno Santana. Lidam-se toiros de Luis Terrón.
No sábado, dia 2, na mesma praça, tem lugar uma grande corrida de toiros com os matadores Enrique Ponce, António Ferrera e "El Juli", com toiros da ganadaria de Santiago Domecq.

Foto Emílio de Jesus


Ana Batista, Caetano e Bastinhas no sábado no Alandroal


A empresa Verdadeira Festa, de Vasco Durão, leva a efeito no próximo sábado, dia 2 de Setembro, uma corrida à portuguesa no Alandroal (Vila Viçosa) com a participação dos cavaleiros Ana Batista, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas e dos grupos de forcados do Redondo, do Aposento do Alandroal e de Monsaraz.
Lidam-se seis toiros da triunfadora ganadaria de Paulo Caetano.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Padilla com calendário intenso antes de regressar na próxima semana a Lisboa



O matador de toiros espanhol Juan José Padilla (foto) tem um intenso programa de corridas antes de actuar no Campo Pequeno, facto que ocorrerá pela segunda vez esta temporada, a 7 de Setembro.
O diestro jerezano actuará hoje, 30 de Agosto, em Calahorra e nos dias 1, 2 e 6 de Setembro, respectivamente em Ejea de los Caballeros, Requena e Valladolid.
Na quinta-feira feira, 7 de Setembro, será o seu reencontro com a afición de Lisboa, numa corrida mista em que alternará com o português Manuel Dias Gomes.
Padilla e Dias Gomes, a revelação da temporada de 2016, protagonizaram a 29 de Setembro do ano passado, no Campo Pequeno, alguns dos melhores momentos de toureio a pé desse ano, tendo o diestro espanhol saído em ombros.
Juan José Padilla é actualmente, o segundo matador do “escalafón” espanhol, com 30 corridas toureadas, tendo sido premiado com 39 orelhas e um rabo.
Em Lisboa, onde conta por triunfos com saídas em ombros as suas três actuações, o diestro irá lidar toiros da ganadaria Manuel Veiga, divisa triunfadora de 2016.
A lide a cavalo estará a cargo de Luís Rouxinol, que esta temporada comemora trinta anos de alternativa, durante os quais tem desenvolvido uma carreira brilhante já este ano referendada por dois triunfos (20 de Julho e 18 de Agosto), no Campo Pequeno.
Pega o prestigiado Grupo de Forcados Amadores de Santarém, com um historial de 100 anos de tradição, glória, raça e valentia, capitaneado por João Grave.
Os toiros para a lide a cavalo pertencem à ganadaria de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas.

Foto D.R.


João Telles amanhã em Cuellar (Espanha)


João Ribeiro Telles toureia amanhã, quinta-feira, na praça espanhola de Cuellar, formando cartel com os novilheiros Rafael Serna e Toñete, frente a novilhos de Yerbabuena.
No domingo, 3 de Setembro, toureia em Montemor-o-Novo frente a toiros de António Silva e ao lado de seu tio António Telles e de João Moura Jr., o trio triunfador desta temporada. Pegam em solitário os Forcados Amadores de Montemor.

Foto D.R./@João R. Telles


Amanhã, não perca: Jaime Amante recorda os seus 11 anos de toureiro cómico no "Bombero Torero"

Jaime Amante a 13 de Setembro de 1998 na praça da Nazaré com o Dr. Vasco
Lucas e o então cavaleiro açoreano, já retirado, Mário Miguel. E em baixo, nos
seus tempos do "Bombero Torero" numa foto com o matador de toiros Tomás
Campuzano, autografada pelo próprio

Jaime Martínez Amante, que foi durante onze anos o mais internacional dos toureiros cómicos portugueses, integrando o famoso grupo "El Bombero Torero", com quem actuou nas principais praças de toiros do mundo, recorda ao "Farpas" esse "importante período" da sua vida numa entrevista que aqui publicaremos amanhã.
No próximo dia 15 de Setembro, o "Bombero Torero" realiza a sua última actuação na praça espanhola de Almodóvar del Campo, pondo termo a uma carreira de quase 90 anos. Foi fundado em 1928.
"Foram 89 anos de magia, de aficion e de grande alegria", recorda Jaime Amante.
A não perder, amanhã.

Fotos D.R.


O mais completo ROTEIRO de corridas





A fim de aqui os publicarmos
ao longo da temporada, 
agradecemos às empresas 
e organizações de espectáculos
que nos enviem antecipadamente
os seus cartéis para 
o e-mail
jornalfarpas@sapo.pt

Agosto

BARRANCOS - Hoje, 4ª feira, 30, às 18h00. Corrida de toiros de morte. 2 toiros de Murteira Grave para Serafin Marin e David Galán.

BARRANCOS - Amanhã, 5ª feira, 31, às 18h00. Corrida de toiros de morte. 1 toiro de Murteira Grave para Christian Canano.

CUELLAR (Espanha) - Amanhã, 5ª feira, 31. Novilhada/Feira. 6 novilhos de Yerbabuena para João R. Telles e os novilheiros Rafael Serna e Toñete.

Setembro

ALBUFEIRA - 6ª feira, 1, às 21h30. Novilhada popular. 4 novilhos de Fernando Santos para Cláudia Almeida e Ricardo Cravidão, Forcados de Cascais, Carlos Zurera e Paula Santos.

ESTREMOZ - 6ª feira, 1, às 22h00. Corrida de homenagem a Mestre José Maldonado Cortes pelos seus 55 anos de alternativa. 6 toiros e 1 novilho de Quinta Mata-o-Demo para João Moura, Francisco Cortes, Miguel Moura e Francisco Cortes Jr. Forcados de Évora, Alter do Chão e Monforte.

SÃO JOÃO DA PESQUEIRA - 6ª feira, 1, às 22h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de São Torcato e Pinto Barreiros para Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Jr. Forcados do Ribatejo, Portalegre e Coimbra.

MÉRIDA (Espanha) - 6ª feira, 1, às 21h30 (hora espanhola). Corrida de gala à antiga portuguesa/Feira. 6 toiros de Luis Terrón para Diego Ventura, Leonardo Hernández e Filipe Gonçalves. Forcados de Alcochete.

CUBA (Beja) - Sábado, 2, às 17h00. Corrida à portuguesa/Concurso de ganadarias. 6 toiros de António Silva, Brito Paes, Cunhal Patrício, Fernandes de Castro, Jorge de Carvalho e Sommer d’Andrade para Luis Rouxinol, António Brito Paes e Francisco Palha. Forcados de Bencatel, Cuba e Riachos.

ALANDROAL - Sábado, 2, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Paulo Caetano para Ana Batista, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas. Forcados do Redondo, Aposento do Alandroal e Monsaraz.

ALDEIA DA LUZ - Sábado, 2, às 18h00. Festival. 5 novilhos de Prudêncio e Silva Herculano para Tiago Carreiras, Verónica Cabaço, Andreia Oliveira, Francisco Núncio, Forcados da Chamusca, Safara, Póvoa de S. Miguel e Beja e o novilheiro Manuel Perera.

BAÑOS DE MONTEMAYOR (Cáceres, Espanha) - Sábado, 2, às 18h00 (hora espanhola) - Festival. 4 toiros de Hnos. Vergara para Sánchez Vara e Nuno Casquinha, mano-a-mano.

MONTIJO - Sábado, 2, às 22h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Branco Núncio, José Luis Vasconcellos de Souza d’Andrade, Varela Crujo Herds., S. Martinho, Alves Inácio e António Reis para Gilberto Filipe, Marco José, Parreirita Cigano, Luis Rouxinol Jr., David Gomes e António Prates. Forcados da Tertúlia T. Montijo, Amad. Montijo e Tomar.

MONTEMOR-O-NOVO - Domingo, 3, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Herds. Dr. António Silva para António Telles, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles. Forcados de Montemor.

CAMPO PEQUENO - 5ª feira, 7, às 22h00. Corrida "Lux"/Corrida dos Triunfadores. 6 toiros de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas (2 para a lide a cavalo) e Manuel Veiga (4 para a lide a pé) para Luis Rouxinol, Forcados de Santarém, Juan José Padilla e Manuel Dias Gomes.

CABRA (Córdoba, Espanha) - 6ª feira, 8. Corrida de rejoneio. 6 toiros de Passanha para Andy Cartagena, Manuel Manzanares e Manuel Moreno.

TRUJILLO - 6ª feira, 8, às 18h30 (hora espanhola). Novilhada. 6 novilhos de Cayetano Muñoz para Mário Palacios, João Silva "Juanito" e José Rojo.

DON BENITO (Badajoz, Espanha) - 6ª feira, 8, às 19h00 (hora espanhola). Corrida de rejoneio. 6 toiros de Sánchez y Sánchez para Pablo Hermoso de Mendoza, Marcos Bastinhas e Lea Vicens.

MOURA - 6ª feira, 8, às 22h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Pinto Barreiros para Filipe Gonçalves, João Moura Caetano e Francisco Palha. Forcados de Moura.

ÉVORA - Sábado, 9, às 22h00. 1ª Corrida do Clube de Rugby de Évora. 6 toiros de S. Marcos (3) e Falé Filipe (3) para João Moura, Luis Rouxinol e Manuel Telles Bastos. Forcados de Évora e S. Manços.

NAZARÉ - Sábado, 9, às 22h00. Corrida à portuguesa/Concurso de pegas. 6 toiros de Ascensão Vaz (3) e Fernando Santos (3) para Rui Salvador, Marco José, Sónia Matias, Marcos Bastinhas, Parreirita Cigano e Cláudia Almeida. Forcados Amad. Moita, Ramo Grande e Beja.

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO - Domingo, 10, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Canas Vigouroux para António Telles, Luis Rouxinol, Ana Batista, Tito Semedo, Manuel Telles Bastos e Luis Rouxinol Jr. Forcados de Lisboa e Coruche.

MONTEMOR-O-VELHO - Domingo, 10, às 17h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Prudêncio e António Valente para Francisco Cortes, João Moura Caetano e Duarte Pinto. Forcados de Alter do Chão e Coimbra.

SIMANCAS  (Espanha) - Domingo, 10, às 19h00 (hora espanhola). Festival. 5 novilhos de Ignacio López Chaves para Verónica Cabaço, as matadoras Mari Pez Vega e Conchi Rios e as novilheiras Rocio Romero e Alba Navarro.

MOITA - 3ª feira, 12, às 18h15. Corrida mista/Feira. 6 toiros de Palha (2 para a lide a cavalo) e Paulo Caetano (4 para a lide a pé) para Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr., Forcados Amad. Moita, Sebastián Castella e Joaquim Ribeiro “Cuqui”.

MOITA - 4ª feira, 13, às 17h30. Novilhada. 5 novilhos de Paulo Caetano, Ascensão Vaz, Falé Filipe, José Palha e Mata-o-Demo para Francisco Correia Lopes e Manuel Oliveira, Forcados do Aposento da Moita, Paula Santos, João D’Alva e Luis Silva.

MOITA - 5ª feira, 14, às 22h00. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Veiga Teixeira e 1 novilho de Paulo Caetano para António Telles, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves e Joaquim Brito Paes. Forcados do Aposento da Moita.

MOITA - 6ª feira, 15, às 22h00. Corrida à portuguesa/Concurso de ganadarias. 6 toiros de Veiga Teixeira, Fernandes de Castro, Murteira Grave, António Silva, Ascensão Vaz e Diego Ventura para João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha. Forcados de Évora e Alcochete.

PORTALEGRE - Sábado, 16, às 17 horas. Corrida à portuguesa/Homenagem aos Maestros João Moura, Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas. 6 toiros de Paulo Caetano (3) e Irmãos Moura Caetano para João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Miguel Moura. Forcados de Portalegre e Coimbra.

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO - Sábado, 16, às 17h00. Novilhada. 6 novilhos de Branco Núncio, Davir R. Telles, São Torcato, Herdade de Pégoras, José Luis Cochicho e Fontembro para Manuel Oliveira e António R. Telles Jr., Forcados de Coimbra, Paula Santos, João D'Alva, Luis Silva e João Carranca.

AMIEIRA - Sábado, 16. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Varela Crujo Herd. (3) e José Luis Pereda (3) para Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Lus Rouxinol Jr. Forcados de S. Manços e Monsaraz.

CORUCHE - Domingo, 24, às 17h30. Corrida à portuguesa. 6 toiros de Palha para Gilberto Filipe, António Brito Paes, Francisco Palha, Miguel Moura, Parreirita Cigano e Luis Rouxinol Jr. Forcados da Chamusca e Coruche.

ÉVORA - Sábado, 30. Corrida à portuguesa/Vindimas. 6 toiros de Maria Guiomar Moura para João Moura Caetano, João Moura Jr. e João R. Telles. Forcados de Évora e Alcochete.

ÚBEDA (Espanha) - Sábado, 30, às 17h30 (hora espanhola). Corrida de toiros/Feira de San Miguel. 6 toiros de Murteira Grave para "El Cid", Manuel Escribano e Alberto Lamelas.

Foto Henrique de Carvalho Dias

Rui Godinho "Peitaça": o adeus de um Forcado de eleição

Rui Godinho "Peitaça" fez quatro heróicas tentativas para pegar este imponente
toiro de Romão Tenório, sofrendo fracturas em dois dedos do pé e tendo que
amputar um. Na trincheira, vê-se Francisco Costa Montezo, que comandou nesta
tarde a Selecção de Glórias da Forcadagem na nossa corrida na Figueira da Foz
Setembro de 2010, manchete do jornal "Farpas" noticiando o incidente sofrido por
"Peitaça" (foto de baixo) na nossa 11ª Corrida na Figueira da Foz


Histórico e grande forcado do Grupo de Amadores de Coruche, Rui Godinho, conhecido por "Peitaça", despede-se das arenas na corrida que no próximo dia 24 de Setembro se realiza na praça de toiros de Coruche e onde se lidam seis toiros da mítica ganadaria Palha.
O célebre "Peitaça" foi o grande herói da 11ª Corrida "Farpas" celebrada na praça da Figueira da Foz em 8 de Agosto de 2010, integrando uma Selecção de Glórias da Forcadagem comandada por Francisco Costa Montezo, glória dos Amadores do Montijo e antigo cabo dos Amadores Lusitanos, dado o veto que ao tempo a Associação Nacional de Grupos de Forcados decretara ao jornal "Farpas", impedindo os grupos associados de nela participarem.
Rui Godinho efectuou nessa tarde quatro valorosas tentativas para pegar o imponente quarto toiro da corrida, da ganadaria de Francisco Romão Tenório, sofrendo fractura de dois dedos do pé. Na sequência dessas lesões, acabou por ser operado no Hospital de Santarém dias depois, onde lhe amputaram o dedo mindinho do pé direito.
Na altura e quando já estava em sua casa em Coruche, a recuperar da melindrosa intervenção cirúrgica. Rui Godinho disse ao "Farpas":
"Perdi o dedo do pé, mas orgulho-me de ter participado nesta Selecção de Forcados, onde vivi o verdadeiro espírito de camaradagem e amizade de outros tempos, infelizmente hoje desaparecido dos grupos...".
Na hora da despedida, o nosso maior aplauso para um Forcado de eleição.

Fotos João Dinis/Farpas/Arquivo