sábado, 30 de setembro de 2017
Regresso em força na 3ª feira!
Miguel Alvarenga - Só na próxima terça-feira, dia 3, actualizaremos tudo o que diz respeito às corridas deste fim-de-semana, nomeadamente a que ontem decorreu em Évora e a que hoje se vai realizar em Alcácer do Sal.
Descansar a cabeça do computador e respirar fundo uns dias (três apenas) só faz bem à saúde e foi o que fiz, meus amigos.
Vim até terras de Espanha, mais concretamente a Madrid e regressarei a Lisboa na noite de segunda-feira. Sem computador. Ufa!
O "Farpas" vai estar estes dias activo - mas a meio gás. Antes que enlouqueça a teclar, separei-me mesmo do maldito computador por três dias... Madrid me mata!
Estarei de volta - e em força - na terça-feira. Regresso para ir a Vila Franca! Por agora, recarrego baterias por aqui.
Foto D.R.
Não há fumo sem fogo: Rui Bento "na mira" de grandes figuras mundiais
Rui Bento está "na mira" de grandes figuras do toureio nacional e espanhol, depois de se saber que é um dado adquirido a sua separação de João Moura Jr., permanecendo apenas como apoderado do matador espanhol Juan del Álamo - a quem acompanha esta tarde no seu regresso a Madrid, depois de ter sido um dos grandes triunfadores da Feira de Santo Isidro, saindo em ombros pela porta grande de Las Ventas.
O Director de Actividades Tauromáquicas da empresa do Campo Pequeno pode continuar ou não à frente da primeira praça do país, tudo dependendo do que acontecer até final deste ano e de quem comprar a concessão, caso isso venha mesmo a ocorrer.
Já no que diz respeito à sua actividade como apoderado, muitas surpresas podem vir a acontecer - e há vários nomes sobre a mesa. Um deles é o do rejoneador Leonardo Hernández, que se deve separar do apoderado Andrés Caballero e pode vir a ser apoderado por Rui Bento. Outro é o do famoso matador Morante de la Puebla, que há um mês decidiu afastar-se das arenas e que regressará na próxima temporada, tendo o desejo de encontrar um novo apoderado independene e "fora dos esquemas das empresas que gerem praças de toiros em Espanha". Por fim, fala-se de Luis Rouxinol e de Luis Rouxinol Jr., que podem deixar de ser apoderados por Francisco Penedo, devido a motivos profissionais deste e poderiam "passar para as mãos" de Rui Bento.
Fala-se de tanta coisa, que já estamos como a velha máxima do saudoso Saraiva Mendes, "que alguma há-de ser verdade". E como não há fumo sem fogo, demos tempo ao tempo para saber onde páram as danças...
Foto "Correio da Manhã"
Padilla toureia hoje e amanhã no Perú a favor de jovem novilheiro que também perdeu um olho
Acidente sofrido por novilheiro peruano sensibilizou Padilla, que desde a primeira hora se prontificou a tourear a favor do companheiro para angariação de fundos para a sua recuperação |
Rolly Pezo, jovem novilheiro peruano, perdeu o olho esquerdo vítima de cornada de um toiro, tal como Padilla |
O matador de toiros espanhol Juan José Padilla já está no Perú para hoje e amanhã participar, como ontem noticiámos, em duas corridas de toiros na praça El Pallaquino, em San Miguel Arcángel, a favor da recuperação do jovem novilheiro local Rolly Pezo, que perdeu o olho esquerdo, tal como o toureiro jerezano, vítima de cornada de um toiro.
Padilla ofereceu-se desde a primeira hora para tourear a favor do companheiro e rumou ontem ao Perú, onde vai actuar hoje e amanhã (cartaz ao lado).
Fotos D.R.
Juan del Álamo, triunfador da Isidrada, regressa hoje a Las Ventas
O matador salmantino Juan del Álamo (foto), apoderado por Rui Bento, regressa hoje à Monumental de Madrid, na Feira de Outono, depois de ter saído em ombros pela porta grande durante a Feira de Santo Isidro, de que foi um dos grandes triunfadores, tendo ontem recebido o troféu que lhe foi outorgado pelo Círculo "Bienvenida".
Juan del Álamo enfrenta esta tarde toiros de El Puerto de San Lorenzo e La Ventana del Puerto e reparte cartel com Miguel Ángel Perera e López Simón.
A equipa do "Farpas" está em Las Ventas a acompanhar a Feira de Outono. Contamos-lhe tudo na próxima semana.
Foto Eduardo del Campo/Chopera Toros
Campo Pequeno: tudo pode acontecer e também pode não acontecer nada...
Simon Casas (à direita, na foto), com Rui Bento, no ano passado, quando esteve no Campo Pequeno na qualidade de apoderado da rejoneadora Lea Vicens |
Rui Bento, a Drª Paula Resende e o Dr. Paulo Pereira, a Troika de sucesso que tem estado à frente do Campo Pequeno |
O empresário francês Simon Casas pode ser o próximo gerente da praça de toiros do Campo Pequeno, caso se confirme a compra da concessão pelo grupo suíço Springwater, que já gere a Monumental de Madrid através da marca Nautalia em parceria com Casas.
A Drª Paula Mattamouros Resende já confirmou em declarações à imprensa que a venda pode ocorrer até final deste ano, pelo que a corrida do próximo dia 12 de Outubro, que encerra a temporada dos 125 anos do Campo Pequeno, pode ser a última em que a administradora que marcou as últimas temporadas estará à frente dos destinos da primeira praça do país.
Neste momento, tudo o mais que se possa adiantar será apenas e só pura especulação. Pode Rui Bento permanecer à frente da praça como braço-direito de Simon Casas, com quem tem as melhores relações. Pode a Drª Paula Resende supreender tudo e todos e manter-se de alguma forma ligada ao Campo Pequeno. Pode entrar gente nova na equipa. É natural que Simon Casas e o grupo Springwater, se vierem gerir a primeira praça de Portugal, terão que contar com representantes no terreno, até porque não é provável que deixem Madrid para se fixarem em Lisboa.
Pode ainda haver mais concorrentes ao Campo Pequeno. Tudo pode acontecer. E pode até não acontecer nada.
Vamos aguardar.
Fotos Emílio de Jesus e D.R.
Rafael Vilhais pondera continuação na Moita, mas não confirma desistência
O empresário Rafael Vilhais não confirma, nem desmente, os rumores de que poderá deixar a praça da Moita, depois do fracasso económico que constituiu a última Feira Taurina de Setembro.
"É um assunto que vamos todos ter que ponderar e sobre o qual terei dentro de dias uma reunião com Pedro Marinho, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Moitense de Tauromaquia, mas sobre o qual não me quero por agora pronunciar, até porque não sei ainda o que se irá decidir", afirma.
O empresário que recuperou a praça de Salvaterra de Magos e a esgotou este ano com a Tourada Real, enchendo-a também em Maio no Concurso de Ganadarias e que registou também uma corrida de lotação esgotada em Beja e duas grandes enchentes nas Caldas da Rainha, não entende os porquês de o público "não ter acorrido à Feira da Moita".
"Podem fazer muitas críticas, mas a meu ver os cartéis estavam bem montados. Tirando o Pablo Hermoso e o Diego Ventura, no que respeita a cavaleiros estavam os melhores. E veio Sebastián Castella, uma primeiríssima figura mundial. O público não foi... há que ponderar com atenção o futuro", diz o empresário.
No que respeita aos apoderamentos, Rafael Vilhais continuará na próxima temporada ao lado de Filipe Gonçalves e Francisco Palha e manter-se-à também como representante em Portugal de Diego Ventura.
Novidades na próxima semana.
Foto Maria Mil-Homens
Pablo Hermoso inicia a 28 de Outubro mais uma campanha no México
Pablo Hermoso de Mendoza inicia mais uma campanha no México a 28 de Outubro na praça de Juriquilla, onde formará cartel com os matadores Arturo Saldivar e Roca Rey. Participará em cerca de 50 corridas e em muitas estará acompanhado por seu filho Guillermo.
Pablo termina a campanha europeia no próximo dia 15 de Outubro em Zaragoza, na Feira del Pilar, onde vai alternar com Lea Vicens e Pérez Langa frente a toiros de Bohórquez.
Foto Juan Andrés H. Mendoza/Farpas
Rui Bento e Moura Jr.: "divórcio" confirmado, mas ainda não assumido
Rui Bento e João Moura Jr. com Miguel Alvarenga no meio, este ano na arena do Campo Pequeno no acto de apresentação do video comemorativo dos 10 anos de alternativa do cavaleiro |
Confirma-se a notícia avançada pelo "Farpas" da separação de Rui Bento e João Moura Júnior, apesar de o "divórcio" não ter sido ainda assumido oficialmente por nenhuma das partes.
Os dois já conversaram e a decisão é irreversível, desconhecendo-se ainda quem vai ser o novo manager do cavaleiro de Monforte.
A separação deverá ser comunicada depois do final da temporada, que para Moura Jr. ocorrerá no Campo Pequeno na Gala de encerramento da época lisboeta no próximo dia 12.
Este parece ser apenas o primeiro baile da costumeira dança de apoderados... que este ano vai ter grandes mexidas.
Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus
Juan del Álamo recebeu troféu do Círculo "Bienvenida" como máximo triunfador da Feira de Santo Isidro
Os premiados com os dirigentes do Círculo "Bienvenida" e, em baixo, Juan Lamarca no uso da palavra |
Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O matador salmantino Juan del Álamo recebeu ontem em Madrid o prémio "Fábula Taurina" outorgado pelo prestigiado Círculo Taurino de Amigos da Dinastia "Bienvenida", que o consagra como máximo triunfador da Feira de Santo Isidro na Monumental de Madrid - onde esta tarde volta a tourear.
Foram ainda premiados a ganadaria Alcurrucén (a que pertencia o toiro que proporcionou a Álamo a saída em ombros pela porta grande de Las Ventas), o matador Gonzalo Caballero (melhor estocada), o novilheiro venezuelano Jesús Enrique Colombo (melhor novilheiro da Isidrada), o futebolista do Real Madrid Sérgio Ramos (pela sua constante defesa da Festa) e Justo Polo (troféu "Pañuelo de Oro" como melhor presidente da Monumental madrilena).
A cerimónia, que contou com a presença (muito saudada pelos presentes) de Rui Bento, gerente taurino da praça do Campo Pequeno e apoderado de Juan del Álamo, foi presidida por Juan Lamarca, dirigente do Círculo e por Miguel Bienvenida, o último representante da ilustre dinastia de toureiros.
Fotos Ricardo Relvas
Concurso de Ganadarias Luso-Espanhol hoje na Póvoa de S. Miguel
Rui Salvador (na foto) é o cabeça de cartaz da corrida que esta tarde, a partir das 16h30, se realiza na Póvoa de S. Miguel e onde se disputa um Concurso de Ganadarias Luso-Espanhol com exemplares das ganadarias nacionais de Veiga Teixeira, Fontembro e Monte Cadema e das espanholas de José Luis Pereda, Luis Terrón e La Dehesilla.
Completam o cartel os cavaleiros Ana Batista e Tiago Carreiras e os forcados da Póvoa de S. Miguel e de Beja.
Foto Carolina Duarte/@Rui Salvador/Facebook
Évora: momento de maior emoção foi o minuto de silêncio por Fernando Quintella
João Moura Jr. e João Ribeiro Telles |
João Moura Caetano nas cortesias, depois de guardado um emotivo momento de silêncio em memória do Forcado Fernando Quintella |
A praça de Évora registou meia entrada |
Os toiros de Irmãos Moura Caetano (aqui, num momento da lide de João Moura Caetano) deixaram-se tourear, foram suaves e sem transmitir emoção |
Com meia entrada - lamentável, face ao cartel e ao simbolismo da noite para os Forcados - terminou há momentos a Corrida das Vindimas levada a efeito pela empresa Toiros & Tauromaquia na praça de Évora e onde se lidava o anunciado "maior curro da temporada", da ganadaria de Irmãos Moura Caetano, com mais peso que bravura, suaves, sem fazer mal e sem transmitir grande emoção.
O regresso às lides do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete apenas duas semanas passadas sobre a morte de Fernando Quintella, gerou os momentos de maior emoção da corrida, sobretudo nas cortesias quando se guardou um minuto de silêncio e depois quando os cabos se abraçaram na arena num gesto de amizade e solidariedade por todos aplaudido.
Não houve, graças a Deus, problemas de maior nas pegas. Pelos Amadores de Évora pegaram João Madeira e o cabo João Pedro Oliveira à primeira e Miguel Direito à quarta; pelos de Alcochete foram caras Manuel Pinto à primeira, Pedro Gil à segunda e o cabo Nuno Santana à primeira.
Sem grande matéria prima para bilharem, os três cavaleiros estiveram em plano triunfal, mas regular, sem grandes euforias. Boas lides de Moura Caetano, de João Moura Jr. e de João Ribeiro Telles, cada qual no seu estilo e dando o seu melhor, mas no fim, espremendo, saíu pouco sumo desta corrida...
Fotos Maria Mil-Homens
Triunfo épico e colhida de Paco Ureña ontem em Madrid
Viveram momentos de angústia em Las Ventas com a impressionante colhida de Paco Ureña, felizmente sem consequências de maior. O matador cortou ontem a única orelha da tarde |
Paco Ureña, o toureiro "de cara triste", cortou ontem a única orelha da tarde na Monumental de Madrid, ao primeiro toiro do seu lote, sofrendo depois uma violenta colhida no segundo, em que foi aplaudido no final - felizmente sem consequências de maior.
O toureiro, que domingo regressa a Las Ventas para um mano-a-mano com o francês Juan Bautista (que substitui o anunciado António Ferrera, de novo lesionado), alternou ontem com o matador francês Sebastián Castella (silêncio em ambos) e o mexicano Luis David Adame (ovação nos dois), que confirmou a alternativa.
Lidaram-se toiros de Nuñez del Cuvillo e a Monumental de las Ventas registou em mais esta corrida da Feira de Outono uma entrada de três quartos fortes.
Fotos Javier Arroyo/aplausos.es
14 de Outubro em Vila Boim: o Festival Taurino "mais social e mais ibérico"
No próximo dia 14 de Outubro realiza-se em Vila Boim (Elvas) o tradicional Festival Taurino que neste ano vai já na sua 9ª edição.
Frente a novilhos-toiros de distintas ganadarias, actuam os cavaleiros Francisco Zenkl, Francisco Palha e Joaquim Brito Paes, os matadores de toiros "El Cartujano", Juan Leal e Manuel Dias Gomes e o novilheiro Carlos Domínguez, da Escola de Toureio de Badajoz, bem como os forcados de Évora e do Aposento da Moita.
Paulo Pessoa de Carvalho, empresário organizador do festejo, considera que este é "o Festival Taurino mais animado, mais social, mai ibérico, mais divertido e mais aficionado de Portugal" e que "volta a ter um cartel carregado de interesse e que promete deixar ao rubro toda a aficion".
"Começou a contagem decrescente para dois dias de intensa arte e farta festa. Dias 13 e 14 de Outubro, todos os caminhos vão dar a Vila Boim", acrescenta o empresário.
sexta-feira, 29 de setembro de 2017
Antes de actuar em Évora: João Telles cortou 2 orelhas em Mayorga (Valladolid)
João Ribeiro Telles, que neste momento toureia na corrida que se celebra em Évora, cortou esta tarde as duas orelhas ao seu segundo toiro na corrida de rejoneio realizada em Mayorga, na província espanhla de Valladolid e no primeiro foi ovacionado.
Alternou mano-a-mano com o rejoneador Martín Burgos, que obteve uma orelha no primeiro toiro e as duas no segundo. Lidaram-se novilhos-toiros de Raso del Portillo.
Foto @João Ribeiro Telles/Arquivo