sábado, 16 de setembro de 2017

Fernando Quintella foi o 9º forcado a morrer vítima de colhida

Fernando Quintella em 2012 dando a volta com João Moura Jr. na praça de
toiros do Montijo. Ontem na Moita morreu a pegar um toiro também lidado
pelo cavaleiro João Moura Jr.
Pedro Primo, de 25 anos, dos Amadores de Cuba, quando no passado dia 2
saía da arena em Cuba pelo seu próprio pé, ajudado por um companheiro e
agarrado ao estômago. Sofreu fortes hemorragias internas por grave lesão no
fígado e morreu quatro dias depois no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Na foto de baixo, Helder Antono, que pertencia aos Amadores de Alcochete e
morreu em Março de 1988 na arena de Alcochete


Fernando Reynolds Quintella tinha 26 anos e foi o nono forcado a morrer vítima de colhida depois de João Raiva, que perdeu a vida no Campo Pequeno em 10 de Setembro de 1953.
Muitos anos depois desta primeira tragédia que ensombrou os Forcados e o mundo da tauromaquia português, em 1982 morreu na arena de Albufeira o forcado José João Lameiras, dos Amadores das Caldas da Rainha.
Em 1988 morreu na praça de Alcochete o forcado Helder Antono (foto ao lado), também membro do Grupo de Amadores de Alcochete e cuja memória está imortalizada numa estátua em frente à praça de toiros.
No ano de 1991 norreu em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) o forcado António Gouveia, dos Amadores do Montijo e em 1987 perdeu a vida na arena da praça de Albufeira mais um forcado, António Santos, cabo dos Amadores de Aveiras de Cima (grupo já extinto) e que integrara também numa digressão ao México, anos antes, os Forcados Lusitanos.
Um ano depois, em 1988, o forcado Pedro Belacorça, do Grupo de Portalegre, cravou uma bandarilha no peito durante uma pega no Campo Pequeno numa corrida comemorativa da Expo 98 e morreu um mês depois no hospital.
Já neste novo século, em 2002 morreu na praça da Arruda dos Vinhos o forcado Ricardo Silva "Pitó", dos Amadores de Vila Franca de Xira e em 2009 morreu Francisco Matias, dos Amadores de Portalegre, este vítima de colhida durante um treino do grupo em Arronches.
Há duas semanas, também vítima de colhida quando pegava um toiro na vila de Cuba (Beja), morreu Pedro Miguel Primo, de 25 anos, membro dos Forcados Amadores de Cuba.
O meio taurino não estava ainda refeito desta recente tragédia e está de novo em estado de choque pela morte, esta madrugada, de Fernando Quintela, quando ontem pegava um toiro de Prudêncio na última corrida da Feira da Moita.
O corpo do malogrado forcado deverá ser autopsiado e só depois se saberão pormenores sobre as cerimónias fúnebres, que podem decorrer em Lisboa, de onde era natural ou em Alcochete, onde residia e onde residem seus pais.

Fotos Emílio de Jesus, Vitor Besugo e D.R.