sábado, 16 de setembro de 2017

Fotoreportagem de Maria J. Mil-Homens: sequência da pega fatal de Fernando Quintella ontem na Moita

Fernando Quintella pegava o quarto toiro da corrida nocturna que ontem encerrou
a Feira Taurina da Moita, um exemplar da ganadaria Prudêncio com 530 quilos
que entrara no Concurso de Ganadarias em substituição do anunciado toiro da
gandaria de Diego Ventura. Brindou a sua pega ao pai de Luis Miguel Coelho "Nini",
um antigo forcado dos Amadores de Alcochete falecido há mais de vinte anos num
acidente de automóvel. O pai nunca deixou de acompanhar as actuações do
grupo e todos os forcados têm por ele um enorme carinho e amizade
A primeira tentativa de Fernando Quintella ontem na arena da Moita
Sequência da segunda tentativa efectuada por Fernando Quintella para pegar
o toiro de Prudêncio ontem na Moita


A sequência captada pela nossa repórter Maria João Mil-Homens das duas tentativas feitas ontem na arena da Moita pelo forcado Fernando Quintella, dos Amadores de Alcochete (que morreu esta madrugada no Hospital de São José), para pegar o quarto toiro do Concurso de Ganadarias da Corrida do Fogareiro que encerrava a Feira Taurina na praça "Daniel do Nascimento".
O toiro pertencia à ganadaria Prudêncio, de João Andrade e tinha 530 quilos. Entrara no Concurso de Ganadarias em substituição do anunciado toiro da ganadaria do rejoneador Diego Ventura. Acabara de ser lidado pelo cavaleiro João Moura Jr., que ontem formava cartel com João Ribeiro Telles e Francisco Palha.
"O toiro humilhava pouco, dava a cornada alta, mas a colhida, na segunda tentativa, não fazia prever um desfecho tão trágico", diz-nos um antigo forcado que assistiu ontem à corrida na Moita.
Fernando Quintella era o quarto forcado em praça na noite de ontem, depois de os três toiros anteriores terem sido pegados por João Madeira (dos Amadores de Évora), Pedro Gil (dos Amadores de Alcochete) e Miguel Direito (Évora), os três à primeira tentativa.
Brindara a sua pega ao pai de um antigo forcado do seu grupo, Luis Miguel Coelho "Nini", falecido há mais de vinte anos num acidente de automóvel.
Fernando Quintela era um grande forcado e era um forcado elegante no cite, primoroso a recuar e que normalmente se fechava à córnea, como ontem aconteceu. Na primeira tentativa aguentou um primeiro derrote alto, mas acabou por sair da cara do toiro ao segundo. Tentou a pega uma segunda vez e acabou de novo por ser fortemente derrotado já perto das tábuas, caindo inerte no chão. Foi de imediato socorrido pelos companheiros e por José Ribeiro da Cunha, membro do INEM e tio do cavaleiro João Ribeiro Telles, visível na foto ao lado quando Quintella era retirado da arena de maca.
Foi estabilizado na ambulância do INEM, que permaneceu ainda bastante tempo à porta da praça e junto da qual permaneceram muitos forcados do grupo e os antigos cabos João Pedro Bolota e António Manuel Cardoso "Nené". No rosto de todos era visível a preocupação e a consciência da que se tratava de um caso muito grave.
Fernando Quintella foi transportado para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, mas dali transferido para o de São José, dado o estado crítico em que se encontrava. Não resistiu aos ferimentos, falecendo pouco depois de ali ter dado entrada.

Fotos Maria Mil-Homens