sexta-feira, 30 de novembro de 2018
Já volto!
Miguel Alvarenga - Meus queridos amigos, estimados leitores, 365 dias por ano a escrever aqui no "Farpas" deixam qualquer tipo doido e, para mais, quem já o era antes...
Podia ter deixado aqui muitas notícias agendadas para irem saindo nestes dias e vocês nem quase davam por isso que eu estava fora. Bem sei que no estrangeiro também existe internet, computadores e agora até aderi à modernice do Iphone, que me permite editar coisas aqui no blog onde estiver e quando me apetecer. Mas preferi ser honesto e contar-vos a verdade. Às vezes sou assim. Outras vezes, não...
Acabo de aterrar em Madrid, amo Madrid, sinto-me em casa em Madrid, com uma país como o nosso eu adorava ser espanhol e viver aqui, pode ser que um dia venha de vez...
E também tenho direito a desfrutar de uns dias (poucos), sem pensar em computador, sem pensar em blog, sem pensar em touradas. Não são só os outros que têm direito a isso...
Durante quatro dias (deviam ser muitos mais!), vou desligar do mundo (do taurino, pelo menos). Hoje vou aqui jantar com o meu querido amigo Paco Duarte, mas não temos obrigatoriamente que falar de toiros e de touradas... Credo!
Vou visitar a exposição dos 130 anos da National Geographic, vou revisitar las calles, já estive na Plaza Mayor (foto), vou beber umas cañas (à vossa saúde!), saborear umas tapas. Vou recarregar baterias.
Aproveito para daqui felicitar todos aqueles que logo à noita na Azambuja vão receber os prémios atribuídos pela Tertúlia "Festa Brava". E voltarei aqui, se Deus quiser, na próxima terça-feira, 4 de Dezembro.
Até lá, tenham paciência, mas o "Farpas" vai tirar umas curtíssimas férias. E eu também.
Até terça-feira!
Foto D.R.
Tema do velcro amanhã de novo em foco no "Expresso"
Depois de no último sábado ter agitado as hostes taurinas ao anunciar em manchete (ao lado) que dois deputados socialistas vão propor que se passa a usar o velcro nos toiros, como acontece na Califórnia, por forma a deixar de haver sangue nas touradas, o semanário "Expresso" volta à carga na sua edição de amanhã, abordando de novo este polémico tema que alguns consideram como "futuro para as nossas corridas".
O jornal vai trazer amanhã na sua página 3 duas opiniões - uma a favor do uso do velcro e outra contra a sua utilização, sendo esta de Rui Bento, antigo matador de toiros e gestor taurino do Campo Pequeno.
Foto F. Romero/Arquivo
Grupos de Forcados têm jantares de final de temporada amanhã
Os grupos de forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores de Arronches realizam amanhã, sábado, 1 de Dezembro, os seus jantares de final de temporada.
Os Amadores da Tertúlia do Montijo (cartaz de cima) reunem-se na Quinta do Moinho, no Samouco e neste seu 3º Jantar de Gala homenageiam os antigos companheiros Joaquim Manuel Restolho e João Luis Branquinho. O jantar vai ser animado pelo grupo musical "Los Desperados".
Os Amadores de Arronches (cartaz ao lado), por seu turno, têm o seu Jantar de Gala nos Antigos Cedeiros, em Arronches, com fado e cante alentejano, depois de às 14 horas efectuarem um treino-convívio na praça de toiros e da às 17h30 se celebrar na Igreja de Nossa Senhora da Luz uma missa de benção dos barretes.
México: mega promoção das corridas em que toureia Diego Ventura
Tal como já sucedeu em San Luis Potosi, na Cidade do México e em Tijuana, acontece agora o mesmo em Querétaro e em Puebla, as duas próximas localidades mexicanas em que Diego Ventura actuará. As duas cidades têm imagens de Ventura (fotos) espalhadas pelas ruas, promovendo as corridas, a confirmar a enorme expectativa criada pelo seu regresso ao México neste ano em que assinala o 20º aniversário da sua carreira profissional (alternativa).
"Era assim que queria voltar ao México, com as máximas garantias e o maior nível, o que está sucedendo também no âmbito publicitário e na forma como as empresas estão a apostar na promoção das corridas em que actuo", disse Diego Ventura.
O rejoneador lisboeta toureia hoje, 30 de Novembro, em Querétaro, numa corrida mista ao lado dos matadores "El Payo" e Luis David Adame e no próximo domingo, 2 de Dezembro, em Puebla, na praça "El Relicário", alternando com os cavaleiros mexicanos Jorge Hernández Gárate e Emiliano Gamero, de quem foi padrinho de alternativa.
Fotos Carlos Espinal/@Diego Ventura oficial
Francisco Ruiz Miguel distinguido pelo Club Taurino Italiano
O matador de toiros espanhol Francisco Ruiz Miguel, que foi, junto a "Niño de la Capea", um dos últimos grandes ídolos da aficion do Campo Pequeno, receberá no próximo domingo, 2 de Dezembro, na cidade de Turin, o prémio "Ópera Taurina 2018" com que foi distinguido pelo Club Taurino Italiano.
Este prémio reconhece "a inimitável trajectória como toureiro, que desde os seus começos deslumbrou pelo seu valor seco e sereno, unido a um sentido da colocação e do temple que o acompanharam ao longo de toda a sua carreira de matador".
"Os seus lendários êxitos frente às ganadarias mais duras são páginas escritas a letras de ouro na história do toureio e demonstram a sua excepcionalidade e a importância da sua trajectória", justifica o clube de aficionados italianos.
Francisco Ruiz Miguel (em ombros na foto de cima, na sua despedida e, ao lado, com Miguel Alvarenga na última Feira do Toiro que se realizou em Santarém) lidou 100 corridas de Miura, 86 de Victorino Martín e 36 de Pablo Romero, actuou em mais de 1.500 corridas, saíu 10 vezes em ombros pela porta grande da Monumental de Madrid, conquistou um rabo em Sevilha, um Escapulário de Ouro, incontáveis troféus em Espanha e em França e muitos triunfos em Portugal, nomeadamente e Lisboa - factos que fazem parte de um palamarés inigualável.
Fotos D.R.
Rui Bento em Fevereiro na IV Bienal Internacional de Tauromaquia de Ronda
Rui Bento (foto) é um dos participantes anunciados na IV Bienal Internacional de Tauromaquia de Ronda (Espanha), que vai ter lugar de 22 a 24 de Fevereiro do próximo ano no Palácio dos Congressos daquela cidade espanhola e em que se anunciam as presenças, também, de históricos matadores de toiros como Francisco Ruiz Miguel, José Luis Galloso, Paco Ojeda, "Joselito", Cristina Sánchez, "Rafaelillo", Diego Urdiales e Andrés Roca Rey.
Outros nomes grandes do mundo tauromáquico vão igualmente marcar presença em Ronda, entre os quais os ganaderos irmãos Miura e Victorino Martín, os veterinários António Boiso e António Ruíz López, os professores universitários Fernando Gil Cabrera e Juan Carlos González e os profissionais da informação taurina Frederico Arnás, Carlos Crivel, Emílio Trigo e Elena Salamanca.
Foto Frederico Henriques
Palha ainda indeciso: Bento ou Vilhais?...
Moura e Palha: dois galos na capoeira de Rui Bento?... |
O apoderamento de Francisco Palha por Rui Bento pode ser anunciado no início da próxima semana.
Mas também pode ser anunciado que Palha permanece com Rafael Vilhais.
O fim-de-semana será decisivo para que Palhinha se decida de uma vez por todas...
O cavaleiro triunfador da temporada queria, diz-se, Rui Bento em exclusivo para si e terá ficado meio incomodado quando Moura Jr. se antecipou e veio anunciar que Bento o voltava a apoderar.
Essa situação terá feito recuar Francisco Palha, que estava a um passo de se unir ao antigo matador de toiros.
Agora, Filipe Gonçalves deixa de ser apoderado por Vilhais. E Palha já tem "um apoderado só para si". Mas Rui Bento reforçou - e vai reforçar ainda mais - o seu poder, deitando as mãos a várias praças. E isso pode ser motivo para Palha se decidir por fim por ele, apesar de na equipa estar também outro campeão, João Moura Júnior.
Vamos dar tempo ao tempo e aguardar. Vão surgir notícias dentro de dias...
Fotos @Coparias e D.R.
Abiul quer Andy Cartagena na sua Feira de Agosto
A organização da Feira Taurina de Abiul (Pombal), que decorre em Agosto do próximo ano composta por três corridas (duas à portuguesa e uma mista), mantém conversações com José Alexandre, apoderado do rejoneador espanhol Andy Cartagena (a cumprir triunfal campanha no México e que no passado domingo cortou uma orelha na Plaza Monumental da capital), para que o famoso toureiro inclua um dos seus cartéis.
José Alexandre informou na semana passada que "nada está ainda fechado", mas confirmou ao "Farpas" o interesse da comissão organizadora das corridas em Abiul, a Junta de Freguesia, em contratar o seu toureiro.
A última corrida, a 14 de Agosto, seria à partida aquela em que o rejoneador actuaria, mas essa hipótese acabou por ser descartada devido ao facto de Andy Cartagena tourear no dia seguinte em Dax, França.
Está agora em aberto a inclusão do rejoneador espanhol na corrida de abertura da Feira, a 2 de Agosto.
Foto D.R.
Leonardo Hernández inaugura Peña Taurina em Mérida
O rejoneador Leonardo Hernández inaugurou a sua Peña Taurina, fundada por um grupo de aficionados de Mérida, cidade em que está sediada a sua sede.
O toureiro espanhol manifestou-se muito satisfeito com os resultados da sua última temporada, em que cortou 46 orelhas e 4 rabos em 24 corridas, evidenciando-se muito ilusionado com o novo apoderamento por parte de Alberto García.
Foto aplausos.es
Nuno Casquinha viaja de novo para o Peru para ali tourear no dia 11
Embora não estivesse previsto o seu regresso ainda este ano ao Peru, o matador Nuno Casquinha fará no início deste mês de Dezembro uma viagem relâmpago àquele país, por grande insistência da aficion local, para actuar no próximo dia 11 na Feira de Macusani na Monumental "Allinccapac" em Puno.
O toureiro português repartirá cartel com o matador David Martines e o rejoneador Francisco Rodriguez e enfrentará dois toiros da fanadaria Santa Isidora.
Há um ano, nesta mesma praça, Nuno Casquinha cortou duas orelhas e conquistou o troféu para a melhor faena.
Depois desta única corrida, Casquinha regressará a Portugal, onde prossegurá a sua preparação para os primeiros compromissos da temporada nacional.
Foto Frederico Henriques
quinta-feira, 29 de novembro de 2018
Praça da Moita levada a concurso
Depois da rescisão amigável do contrato de exploração da praça "Daniel do Nascimento" com o empresário Rafael Vilhais, que a geriu nas duas últimas temporadas, a Sociedade Moitense de Tauromaquia levará a sua praça a concurso. Está assim fora de questão a hipótese, que chegou a ser admitida por alguns sites, de negociar directamente a adjudicação da praça com qualquer empresário.
Pedro Brito de Sousa, presidente do Conselho de Administração da SMT, proprietária da carismática praça, disse ao "Farpas" que a mesma vai a concurso, uma vez que assim está estipulado nos estatutos da sociedade.
Foto D.R.
Nazaré: III Gala de "O Picador" consagra Moura Caetano como cavaleiro triunfador da temporada
João Moura Caetano foi distinguido como cavaleiro de alternativa triunfador desta temporada pelo Bar "O Picador", da Nazaré, de Henrique Gil que no próximo dia 12 de Janeiro realiza a sua III Gala de entrega de troféus aos melhores da temporada.
Moura Caetano, recorde-se, viveu este ano, entre muitas outras, incluindo no Campo Pequeno, em Agosto uma noite de grande triunfo precisamente na praça da Nazaré, numa corrida que foi também de absoluto triunfo ganadero para seu pai, Paulo Caetano.
Foto Florindo Piteira
Sociedade de Advogados que defende o "Farpas" abriu novos escritórios em Coimbra e em Braga
A Sociedade de Advogados que desde há vários anos defende o "Farpas" e muitas mais instituições e personalidades do mundo tauromáquico nacional, a Camacho, Nunes & Associados, continua a expandir-se e esta semana abriu dois novos escritórios em Coimbra e em Vila Verde (Braga).
Sediada na cidade do Montijo, a sociedade que é gerida pelo conhecido empresário António Nunes (foto), já tem também escritórios no estrangeiro, nomeadamente em Roma e em Huelva (Espanha).
Fotos D.R.
"Outras Histórias" na RTP1: Chibanga em foco na próxima 3ª feira
Chibanga ensinando Eusébio, seu grande amigo, a tourear na antiga praça de toiros do Campo Pequeno e, em baixo, actuando na Monumental de Madrid |
O matador de toiros Ricardo Chibanga será na próxima terça-feira, 4 de Dezembro, um dos protagonistas do novo programa da RTP1 "Outras Histórias", que se estreou no passado dia 13 e que é emitido todas as terças não só neste canal como nos canais internacionais da RTP, logo após o Telejornal das 21 horas.
Os jornalistas Vitor Gonçalves, Rita Ramos e Luis Filipe Fonseca mostram através de duas reportagens protagonistas que se distinguiram nas artes, na ciência, no desporto ou em qualquer outro quadrante e que têm "Outras Histórias" para contar.
O famoso toureiro moçambicano é um dos protagonistas na próxima terça-feira.
Não percam.
Fotos D.R.
Amanhã: Escola Portuguesa de Arte Equestre recria o 1º de Dezembro de 1640
A Escola Portuguesa de Arte Equestre vai realizar amanhã, sexta-feira, a Gala D. João IV, que recria o golpe de Estado de 1 de Dezembro de 1640, que restaurou a independência de Portugal.
Recriando a tradição equestre portuguesa, esta gala vai recriar o golpe revolucionário que devolveu a independência a Portugal no primeiro dia de Dezembro do ano de 1640 e que culminou com a aclamação de D. João IV como Rei de Portugal, com os cavaleiros envergando traje de gala e os cavalos de raça Lusitana de Alter Real entrançados à portuguesa com trança de três pontas e enfitados com fitas de seda, sela à portuguesa e desenvolvendo os exercícios característicos do período barroco e os torneios praticados entre os séculos XVIII e XIX em ocasiões festivas.
Esta gala será a penúltima de 2018 e vai realizar-se a partir das 21h30 no Picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda, Belém.
Bastinhas estável depois da terceira operação
Não se registou, felizmente, nenhum agravamento no estado de saúde de Joaquim Bastinhas, que continua estável e a recuperar da terceira operação a que foi sujeito na passada segunda-feira
O estado de saúde do cavaleiro Joaquim Bastinhas mantém-se estável e não foi registado nas últimas horas e no período pós-operatório qualquer agravamento.
O famoso toureiro foi na passada segunda-feira alvo de uma terceira intervenção cirúrgica ao intestino, depois de o seu estado se ter agravado, mas graças a Deus e ao contrário do que sucedeu na primeira operação, não surgiram desta vez quaisquer complicações.
Bastinhas continua internado nos Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, mas não em estado de coma induzido, como esteve nos primeiros tempos.
Sem arriscar prognósticos, os médicos acreditam que a força anímica do doente o vai ajudar a ultrapassar mais este contratempo.
Foto D.R.
Francisco Penedo: missa de 7º dia no sábado em Sobral de Monte Agraço
É celebrada no próximo sábado, 1 de Dezembro, pelas 19 horas, na Igreja de Sobral de Monte Agraço, a missa de sétimo dia por alma de Francisco Penedo (na foto, com Luis Rouxinol Júnior).
O saudoso apoderado morreu no passado domingo, vítima de ataque cardíaco fulminante aos 55 anos de idade.
Foto Maria Mil-Homens
Eles andam por aí!...
Benavente, hoje. Em estágio para a reunião magna da PróToiro... |
Miguel Alvarenga, João Duarte, Ricardo Cravidão e seu pai, Paulo Cravidão, hoje ao almoço no "Rubro"... a que depois se juntou Rui Bento (foto de baixo) |
Ontem, Rafael Vilhais e Miguel Alvarenga num secretíssimo jantar em Lisboa na mais famosa cervejaria da capital, o "Ramiro" da Av. Almirante Reis. Hoje, Rafael Vilhais outra vez à mesa numa animada almoçarada em Benavente com José Luis Gomes, o Dr. Vasco Lucas, Pedro Graciosa e o Dr. João Santos Andrade (provavelmente em estágio para a reunião magna da PróToiro que vai ter lugar mais logo na Plaza Ribeiro Telles...). Hoje também, Miguel Alvarenga, João Duarte e o cavaleiro Ricardo Cravidão com seu pai, Paulo Cravidão, num outro badalado almoço no "Rubro" da praça de toiros do Campo Pequeno... a que depois se juntou também Rui Bento.
A congeminar estratégias, a negociar apoderamentos, a traçar destinos para explorar praças?
Alguma coisa se passa, alguma coisa anda no ar...
Mas eles nem às paredes confessam...
Fotos D.R.
Campo Pequeno e "El Viti" em grande destaque na Agenda Taurina 2018, apresentada esta semana em Madrid
As personalidades em foco na edição deste ano da Agenda Taurina, que muito em breve vai estar à venda na tabacaria do centro do Campo Pequeno |
Paulo Pereira no uso da palavra, recordando o passado e o presente da histórica praça de toiros do Campo Pequeno |
Um aspecto da Sala Bienvenida na Monumental de las Ventas, cheia, na apresentação da Agenda Taurina |
A arte do pintor César Palácios na Agenda Taurina 2018 |
Foi esta terça-feira apresentada em Madrid (Sala Antonio Bienvenida da Monumental de Las Ventas) a Agenda Taurina 2019, que dá lugar destacado à Praça de Toiros do Campo Pequeno.
Da autoria de Vidal Perez Herrero, a publicação, um misto de agenda e livro, dada a quantidade e qualidade de informação histórica que disponibiliza, celebra em 2019 a sua vigésima-quinta edição.
O acto foi muito concorrido, tendo o Campo Pequeno sido representado pelo seu Director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento e pelo responsável de Relações Públicas, Paulo Pereira que, em breves improvisos, falaram sobre o Campo Pequeno actual, a sua importância para a história da tauromaquia e a sua interligação com a história de Lisboa e de Portugal.
A edição de 2019 dá também destaque, ao matador de toiros Santiago Martiín “El Viti”, aos ganaderos Eduardo Lozano, José Luís Lozano (Hermanos Lozano) e José Luis Iniesta (Los Espartales), ao pintor César Palácios, ao fotógrafo Rafael Vilar e aos escultores Venancio e Nacho Martín.
Brevemente a Agenda Taurina 2019 poderá ser adquirida na loja de jornais e revistas do Campo Pequeno.
Fotos Ricardo Relvas e La Loma
Depois da cornada: "El Payo" reaparece no domingo na Plaza México
O matador mexicano Octávio García "El Payo" (foto) reaparece este domingo na Monumental Plaza México na quarta corrida da Temporada Grande, depois da cornada que ali sofreu na tarde de abertura da época a 11 de Novembro, o dia histórico em que Diego Ventura indultou um toiro de Enrique Fraga.
"El Payo" reparte cartel com o matador espanhol Diego Urdiales e o mexicano Sérgio Flores. Lidam-se toiros da ganadaria Xajay.
Foto D.R.