domingo, 31 de março de 2019

Reunião magna da APET amanhã para decidir forma de financiar a Prótoiro



Uns empresários são a favor, mas há outros contra. A Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos vai amanhã discutir na sua reunião magna, ao final da tarde no Salão Nobre da praça de toiros do Campo Pequeno, a forma de poder contribuir para o financiamento da Federação Prótoiro.
A APET, presidida por Paulo Pessoa de Carvalho, que é também e em simultâneo presidente da Prótoiro, vai propor que os empresários descontem 90 cêntimos em cada bilhete vendido nas corridas para financiar a Federação.
Este vai ser o tema principal da reunião dos empresários amanhã no Campo Pequeno. Reunião que promete ser acalorada, uma vez que existem empresários que estão contra esse desconto directo para a Prótoiro e que defendem a existência de outras formas de angariar dinheiro para a Federação.




Ricardo Levesinho anuncia mais uma grande temporada na "Palha Blanco"






O empresário Ricardo Levesinho anunciou hoje através de um e-mail enviado aos orgãos de comunicação social, que a seguir se publica na íntegra, as datas e quase todos os elencos de mais uma grande temporada na praça "Palha Blanco" em Vila Franca

O Inverno serviu para refletir sobre as nossas experiências passadas e o nosso caminho até aqui; a Primavera permite-nos ter o olhar focado no horizonte…
Continuamos a basear o nosso trabalho nos valores que fazem a diferença e que tornam a Tauromaquia um espelho para quem está de fora. A importância que a "Palha Blanco" tem no desenrolar de cada temporada, aumenta-nos a responsabilidade, mas reforça-nos as convicções, a vontade de sonhar e de aceitar constantemente novos desafios.
Manteremos a aposta nos Abonos, e com a alteração do IVA permite-nos oferecer aos aficionados uma política que acrescente uma mais-valia para todos, com um aumento significativo no desconto dos mesmos - 20% na aquisição dos bilhetes para as quatro corridas de toiros e da novilhada de Outubro -, com facilidades de pagamento estando igualmente incluída a visita a duas ganadarias com transporte gratuito. A liquidação do abono poderá ser efetuada até 19 de Abril (data limite de aquisição do abono) e 5 de Julho, e estará à venda a partir do próximo dia 4 de Abril.
De igual forma fomentaremos a presença de jovens até aos 18 anos com desconto de 50% no valor do bilhete (exclusivo aos sectores 1 e 5), com excepção à corrida de dia 8 de outubro; assim como a presença das famílias com a existência de um Bilhete Família dedicado ao Dia da Mãe na corrida de dia 5 de Maio, a um preço de 45€ (sector 4 sol) e 50€ (sector 3 sombra) que inclui entrada para dois adultos (obrigatório a mãe) e dois jovens até aos 16 anos.
A aposta nos jovens valores da tauromaquia será igualmente uma realidade, fazendo parte da temporada na "Palha Blanco" quatro espectáculos de apoio à juventude, três dos quais em colaboração com a Escola de Toureio José Falcão. As datas serão as seguintes: 6 de Abril, 4 de Maio, 7 de Julho e 5 de Outubro (incluída no Abono). Nestes espectáculos, além da presença dos alunos da Escola de Toureio José Falcão, marcarão presença alunos de Escolas de Toureio de Portugal e Espanha, assim como jovens cavaleiros e o grupo de forcados de Vila Franca.
Sobre as corridas de toiros, espectáculos maiores da nossa/vossa "Palha Blanco", prometemos lutar ao máximo como sempre pela existência de grandes acontecimentos. Os cartéis contemplarão a competição em todas as suas vertentes. Ganadarias de postín, toureiros e forcados de eleição!
A temporada fica igualmente marcada pela comemoração do 60º aniversário de alternativa do Maestro José Júlio, e nesse sentido acedeu a empresa a um pedido especial do mesmo para que na presente temporada da sua "Palha Blanco" estivessem presentes os três matadores que beberam os ensinamentos do Maestro!
Uma palavra de apreço para o André Pimentel - que com a sua paixão pela tauromaquia transporta para os cartazes a ilusão que colocamos em cada acontecimento.
Contamos com a Vossa presença para juntos contribuirmos para a história da "Palha Blanco", e ao mesmo tempo ajudarmos a fortalecer a Festa de Toiros, através de momentos que façam desfrutar o público e fiquem na memória dos aficionados.
Apresentamos os cartéis que compõem a temporada 2019 na centenária praça de toiros "Palha Blanco":

- Dia 6 de Abril – 16:00 horas - Novilhada Popular de PromoçãoEntrada gratuita
Cavaleiros: António Núncio e Ricardo Cravidão
Forcados: Amadores de Vila Franca de Xira
Novilheiros: Alejandro Contreras (Escola Taurina de Valência), Valentin Hoyos (Escola Taurina de Salamanca), Marcos del Rincon (Escola Taurina de Madrid) e Duarte Silva (Escola Toureio José Falcão)
Ganadaria: 2 novilhos Felicidade Dias (lide a cavalo) e 4 novilhos São Torcato (lide a pé)

- Dia 4 de Maio – 16:00 horas - Novilhada Popular de PromoçãoEntrada gratuita
Cavaleiros: Francisco Núncio e Ricardo Cravidão
Forcados: Amadoresde  Vila Franca de Xira
Novilheiros: Alejandro Rivero (Escola Taurina de Badajoz), Júlio Alguiar (Escola Taurina de Málaga), Filipe Martinho (Escola Taurina da Moita) e Duarte Silva (Escola de Toureio José Falcão)
Ganadaria: 6 novilhos Falé Filipe

- Dia 5 de Maio – 17:00 horas – II Corrida das Tertúlias - Concurso de Ganadarias Históricas
Cavaleiros: Rui Salvador (comemoração do 35º aniversário de alternativa), Filipe Gonçalves e Duarte Pinto
Forcados: Amadores de Lisboa (comemoração do 75º aniversário da fundação) e Amadores de Vila Franca de Xira
Ganadarias: Saltillo, Miura, Palha, Pinto Barreiros, Dr. António Silva e Dolores Aguirre

Colete Encarnado

- Dia 7 de Julho – 02:00 horas - Garraiada da Sardinha Assada

- Dia 7 de Julho – 18:00 horas - Corrida Mista do Colete Encarnado
Cavaleiros: António Telles e Francisco Palha
Forcados: Amadores de Vila Franca de Xira
Matador: António João Ferreira
Ganadaria: 6 toiros São Torcato

Feira de Outubro

- Dia 5 de Outubro - Novilhada de Promoção aos Jovens Valores
(cartel a designar)

- Dia 6 de Outubro – 17:00 horas - Corrida Mista de Homenagem ao Maestro José Júlio – Comemoração do 60º Aniversário de Alternativa
Cavaleiros: Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr
Forcados: Amadores de Vila Franca de Xira
Matadores: Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes
Ganadaria: 7 toiros Palha

- Dia 8 de Outubro – 22:00 horas - Grande Acontecimento Taurino na noite de Exaltação ao Forcado Vilafranquense
(Cartel a designar)
Pegam em solitário os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira

Foto D.R.

Emoção, praça cheia, muita chuva e festival cancelado ao terceiro toiro: Marcos Bastinhas conquistou Vila Franca!

Céu negro e granee chuvada impediu esta tarde a continuação do festival na
"Palha Blanco". Ficaram por tourear os matadores Manuel Escribano e Manuel
Dias Gomes e o cavaleiro Luis Rouxinol Júnior
O público batendo em retirada 
Praça cheia esta tarde em Vila Franca... e depois a chuva estragou tudo
Luis Rouxinol Jr. brindou a David Antunes, que hoje se despediu das arenas. Mas
não chegou a tourear, porque o toiro se inutilizou. Ficou-se por um ferro
espectacular numa arrojada sorte de gaiola
Vila Franca pôs-se de pé a aclamar o triunfo de Marcos Bastinhas e a render
sentida homenagem à memória de seu pai


Marcos Bastinhas conquistou Vila Franca, uma praça e um público que nunca "foi à bola" com seu pai. Honrou-se a memória do Maestro e consagrou-se a continuidade da dinastia no valor e na garra do jovem cavaleiro. O festival ficou pela metade porque a chuva assim ordenou...

Miguel Alvarenga - Ficou por metade o festival desta tarde em Vila Franca de Xira - praça cheia - devido à forte carga de água que caíu e impossibilitou de todo a continuação do festejo.
Ficaram por tourear os matadores Manuel Escribano e Manuel Dias Gomes e também o cavaleiro Luis Rouxinol Júnior, que vinha decidido a partir a loiça e de quem se viu apenas um ferro espectacular em sorte de gaiola ao toiro de Canas Vigouroux, que logo a seguir se inutilizou. O toureiro iria lidar no final o sobrero, mas acabou por não o fazer.
A praça registou uma grande enchente, na sequência do que vem sucedendo desde o festival do Dia da Tauromaquia em Lisboa, continuando depois em Santarém e ontem em Alcochete. Um belíssimo sinal de que a tauromaquia está em alta e de que a temporada promete.
Esta tarde na "Palha Blanco" despedia-se o bandarilheiro David Antunes, que recebeu muito bem de capote os toiros de Luis Rouxinol, de Marcos Bastinhas e de Vitor Mendes e que foi homenageado ao início do festejo pelo presidente da Câmara de Vila Franca, Alberto Mesquita e por Fátima Nalha, presidente do Clube Taurino Vilafranquense, que organizava o festival.
Marcos Bastinhas, que toureava pela primeira vez em Vila Franca como cavaleiro profissional e que dava hoje início à sua temporada e fazia também a sua primeira apresentação depois da morte de seu pai, foi a figura da tarde.
Vila Franca nunca foi uma praça "de Bastinhas", antes pelo contrário. A pressão era muita para o jovem cavaleiro - e maior foi a emoção. Fez as cortesias de lágrimas nos olhos. Mas o público esteve com ele. Levantou-se à sua passagem. Houve sentimento e respeito por parte do público vilafranquense. Pelo que Marcos sentia hoje na alma. Pela memória de uma das maiores figuras da nossa tauromaquia, o inesquecível Maestro Joaquim Bastinhas. E isso foi bonito. E foi marcante. E Marcos correspondeu. De todo.
Saíu em segundo lugar para lidar o novilho de Prudêncio, com 390 quilos, de excelente nota. E empolgou tudo e todos com o seu toureio alegre, exuberante e de verdade. Lide desenvolta, iniciada com dois valorosos ferros compridos de praça a praça, a dar toda a prioridade ao oponente, para depois, nos curtos, alegrar o público ao melhor estilo de seu pai, culminando com um grande par de bandarilhas.
Saltou do cavalo, foi ao centro da arena e Vila Franca rendeu-se-lhe. Um triunfo importante de Marcos Bastinhas numa tarde particularmente emotiva - e de tantas recordações.
Abriu praça Luis Rouxinol enfrentando um novilho do Engº Luis Rocha de escasso trapio, mas bom comportamento. Esteve Rouxinol como sempre está - muito bem, lidando a primor, entusiasmando o conclave. Brindou a David Antunes e a Marcos Bastinhas e à memória de seu pai.
As duas pegas, a cargo dos Amadores de Vila Franca, foram executadas por Diogo Conde à primeira e Guilherme Dotti à terceira.
Depois de se ter inutilizado o toiro de Canas Vigouroux, ao qual Rouxinol Júnior cravou apenas, com atitude e decisão, um magnífico e espectacular ferro comprido em sorte de gaiola, o céu começou e escurecer. Realizou-se depois a entrega de lembranças (cartazes do festival emoldurados) e todos os intervenientes, cerimónia que bem devia ter sido evitada num momento em que a chuva ameaçava cair em força... e toureou o Maestro Vitor Mendes, já debaixo de água.
O novilho de Falé Filipe tinha investidas francas e Vitor Mendes abriu o livro, recebendo-o com mandonas verónicas. A arte eterna - ainda e sempre. O espanhol Manuel Escribano, a quem não devem ter dito que mudara a hora, chegou atrasado à praça e não participou nas cortesias. Mas veio a tempo de nos brindar com bonitas e cingidas chicuelinas num quite ao novilho de Mendes.
A seguir, o Maestro desenhou uma templada e artística faena, quem sabe nunca esquece, mas com o público já em debandada...
Finda a actuação de Vitor Mendes e com a chuva sem parar, o público nos corredores e o piso completamente impraticável, a direcção do festival, presidida por João Cantinho, deu por finalizado o festejo. Não havia outra coisa a fazer.

Mais logo não perca todas as fotos numa grande reportagem de Maria João Mil-Homens

Fotos M. Alvarenga









Mouras e João Ganhão separam-se após dez anos de união


João Ganhão deixa de pertencer às quadrilhas do Maestro João Moura e de Miguel Moura, após dez anos de união, deixando também de apoderar os dois cavaleiros. O "divórcio" deu-se de comum acordo entre as partes e a amizade mantém-se.
Ganhão pertencia à quadrilha dos Mouras desde há duas décadas e era apoderado de ambos desde 2015.
Por decidir está agora quem vai ser o senhor que se segur no apoderamento dos cavaleiros de Monforte.

Foto Emílio de Jesus


México: as duas pegas do Aposento da Chamusca ontem em Atizapan de Zaragoza



As duas pegas dos Forcados Amadores do Aposento da Chamusca ontem na corrida realizada na praça do Cortijo Los Azulejos em Atizapan de Zaragoza, no México, a dois toiros da ganadaria La Guadalupana, executadas por João Rui Salgueiro à segunda tentativa (foto de cima) e por Alexandre Mira à primeira (foto ao lado).
O grupo comandado por Pedro Coelho dos Reis, a comemorar esta temporada o seu 35º aniversário, regressa amanhã a Portugal. Esta foi a segunda vez que o Aposento da Chamusca pegou no México, depois do triunfo ali alcançado no início do ano.

Fotos NTR Toros



A tarde de todas as emoções ontem em Alcochete

Tarde de grandes emoções a que ontem se viveu em Alcochete, com praça
cheia, para homenagear a memória do forcado Fernando Quintella, morto por
um toiro em Setembro de 2017 na Moita. Antigos forcados dos Amadores de
Alcochete voltaram a vestir a jaqueta para render tributo ao saudoso companheiro
e o festival foi de triunfo para todos - mas o triunfador maior foi, sem dúvida,
Fernando Quintella. Lidaram-se toiros das ganadarias Passanha, Luis Terrón
(propriedade de Armando João Moura, que a adquiriu no ano passado), Romão
Tenório, Ribeiro Telles e Prudêncio
Rui Fernandes abriu ontem o festival com uma actuação de alto nível e ao seu
melhor estilo. Irreverente e toureiro de verdade. Para a primeira pega da tarde
saltou à arena o antigo cabo Vasco Pinto, um dos grandes forcados de sempre
Diego Ventura empolgou numa lide a todos os títulos apoteótica, que culminou
com um espectacular par de bandarilhas com o "Dólar" sem cabeçada. Pega
emotiva de Ruben Duarte
Excelente actuação do "renovado" Filipe Gonçalves, que esteve em tarde
grande. Pega emotiva do cabo Nuno Santana com uma grande ajuda do antigo
cabo João Pedro Bolota, ainda e sempre um dos maiores primeiros ajudas
dos últimos tempos. Deram aplaudida volta os três
João Ribeiro Telles protagonizou lide brilhante, a deixar antever mais uma
temporada de sucesso, aquela em que pela primeira vez se vai encerrar com
seis toiros (2 de Junho em Alcochete). Lesionado ao tentar a pega, felizmente
sem gravidade, João Belmonte foi dobrado por Vitor Marques
Francisco Palha voltou a pisar a linha de risco numa actuação empolgante. O
toiro foi pegado de cernelha por Diogo Vivo e João Ferreira, que acompanharam o
cavaleiro na volta à arena, com os campinos
A jovem cavaleira praticante Mara Pimenta esteve à altura do confronto com
as primeiras figuras na última e desembaraçada lide do festival. A derradeira
pega esteve a cargo do experiente João Machacaz

Fotos Maria Mil-Homens