sexta-feira, 31 de maio de 2019

Manuel Escribano evolui satisfatoriamente depois da grave cornada em Madrid



"A ferida, ainda que muito extensa, apresenta muito bom aspecto e não lhe vai deixar nenhuma sequela. A recuperação será normal e creio que dentro de umas três semanas estará recuperado para voltar a tourear", disse ao site aplausos.es José Luis Moreno, apoderado do matador sevilhano Manuel Escribano, gravemente colhido ontem em Madrid.
O toureiro, que esta manhã foi observado pelo Dr. Máximo García Padrós, cirurgião-chefe da Monumental de Madrid (foto ao lado), passou a noite sem febre e a sua evolução é satisfatória.
Escribano está desde ontem internado na Clínica La Fraternidad, na capital espanhola, depois de ter sido operado na enfermaria da Monumental de las Ventas, na sequência da grave cornada com uma trajectória de 25 centímetros na coxa, que lha atravessou o músculo de um lado ao outro.
"Está muito cansado e esgotado", afirma José Luis Moreno, acrescentando que "era um dia importante e a faena estava a decorrer rumo a um grande triunfo".

Fotos Javier Arroyo/aplausos.es

Próxima 5ª feira: a noite de todas as emoções no Campo Pequeno

Joaquim Bastinhas - Presente!
João Moura
Marcos Bastinhas
Cayetano Rivera Ordoñez


Bilhetes já à venda para a corrida das Festas da Cidade do Cartaxo



Estão desde hoje à venda nos locais habituais e podem também ser feitas reservas pelo telef. 969 079 297, os bilhetes para a grande corrida de toiros que no próximo dia 22 de Junho se realiza na praça de toiros do Cartaxo (22h00), na temporada de comemoração dos 145 anos de inauguração da praça e que está inserida nas Festas da Cidade.
Com toiros da ganadaria Mata-o-Demo, estarão em praça seis cavaleiros de dinastia: João Moura, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Miguel Moura e Parreirita Cigano.
As pegas - II Concurso da temporada nesta praça - estarão a cargo dos grupos de forcados Amadores de Cascais, de Coimbra e do Cartaxo.

Foto D.R.


Livro de Carvalho Dias sobre Bastinhas à venda na próxima 2ª feira

Henrique de Carvalho Dias numa foto dos anos 70 com Paulo Pereira, Joaquim
Bastinhas e João Duarte

O livro "Joaquim Bastinhas - Toureiro de Raça", de Henrique de Carvalho Dias e que reúne mais de 600 fotografias sobre a trajectória do saudoso Maestro, desde a temporada de 1981 até à sua última corrida em Setembro do ano passado em Elvas, estará à venda a partir da próxima segunda-feira, 4 de Junho, na tabacaria do centro comercial da praça de toiros do Campo Pequeno - onde nesse mesmo dia é inaugurada uma exposição evocativa da carreira do mais popular dos toureiros portugueses.
Com o preço de 20€ (iva incluído), o livro chegará depois durante o mês de Junho aos locais habituais no Ribatejo e Alentejo, mas pode também ser encomendado através do e-mail revtoiros@zonmail.pt

Foto Carvalho Dias/Arquivo


Alcochete comemora Dia Mundial de Criança a brincar aos toiros


Em Alcochete, amanhã, 1 de Junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança com um evento intitulado: Vamos Brincar aos Toiros. Todas as crianças podem participar, no Jardim do Rossio, pelas 10h00.
O evento conta com Demonstração da Arte de Pegar Toiros (GFA do Aposento Barrete Verde); Demonstração de Toureio a pé (Escola Taurina do Montijo) e Workshop de Sevilhanas (Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde).

Um fim-de-semana em cheio nas nossas praças





Alandroal, Caldas, Chamusca, Azambuja e Coruche: cinco espectáculos tauromáquicos para este fim-de-semana. Em cheio, apesas do calor...

Quatro corridas de toiros e um festival de beneficência estão anunciados para este fim-de-semana, dois dias de imenso calor a pedir praia... mas a aficion fala mais alto.
Amanhã, sábado, têm lugar um festival nas Caldas e duas corridas de toiros no Alandroal e na Chamusca. Domingo, há corridas na Azambuja e em Coruche.
Nas Caldas da Rainha, às 17 horas, realiza-se amanhã, sábado, o festival taurino a favor de Moçambique. Frente a novilhos-toiros de distintas ganadarias, actuam os cavaleiros Ana Batista, António Brito Paes, João Ribeiro Telles e Joaquim Brito Paes, o matador Manuel Dias Gomes e o amador Vasco Veiga, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados Amadores de Montemor e Amadores das Caldas.
Também amanhã, às 18 horas, no Alandroal, vão actuar os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Soraia Costa com toiros das ganadarias Herdade de Camarate e Santa Maria, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados de Monsaraz, Académicos de Elvas e Aposento do Alandroal.
À noite (mais fresquinho), a partir das 21h30, na Chamusca, cartel de alta competição com João Moura Júnior, Duarte Pinto e Salgueiro da Costa, os forcados de Santarém e do Aposento da Chamusca e seis toiros da ganadaria Passanha.
No domingo, 2 de Junho, às 17 horas, realiza-se na Azambuja a tradicional corrida da Feira de Maio (este ano em Junho) de homenagem à memória de Filipe de Oliveira. Frente a toiros da ganadaria Passanha actuam os cavaleiros João Moura, Rui Salvador, Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, Nelson Limas e Manuel Oliveira e pegam os forcados da Azambuja, Aposento da Chamusca e Cartaxo.
Ainda no domingo, às 17h30, em Coruche, João Ribeiro Telles encerra-se com seis toiros das ganadarias Palha, Murteira Grave, Vale Sorraia, David Ribeiro Telles, Passanha e Maria Guiomar Moura, sendo cavaleiro sobressalente o seu tio António Ribeiro Telles. Pegas a cargo dos Amadores de Montemor e dos Amadores de Coruche.
Um fim de semana à grande!


Carteiras Profissionais: IGAC aperta empresas e ameaça com multas de 5 mil euros



A Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) enviou há uma semana um documento à Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), que por seu turno o faz chegar a todas as empresas associadas, alertando para a necessidade de só poderem estar nas trincheiras das praças de toiros repórteres fotográficos portadores de Carteira Profissional de Jornalista (ou equiparados), devidamente validada.
A IGAC alertou ainda os empresários tauromáquicos para que levem a risco esta recomendação, sob pena de serem multados no valos de 5 mil euros se houver uma inspecção e foram detectados na trincheira fotógrafos sem o título profissional.
A partir de agora, as empresas só podem credenciar para as trincheiras das suas praças repórteres que apresentem a sua Carteira de Jornalista válida.
Esta medida, segundo a IGAC, surge na sequência de "várias denúncias" apresentadas na Inspecção-Geral contra pseudo-jornalistas que andam nas corridas de toiros a fotografar sem estarem devidamente credenciados profissionalmente.

Fotos D.R.

É inaugurada na 3ª feira no Campo Pequeno uma exposição evocativa da carreira de Joaquim Bastinhas


Na praça de toiros do Campo Pequeno vai ser inaugurada na próxima terça-feira, 4 de Junho, pelas 18h30, a exposição "O nosso Joaquim Bastinhas", composta por fotos, cartazes, casacas, troféus e outros objectos que nos levam a viajar pela carreira ímpar e gloriosa do Maestro de Elvas, falecido há cinco meses e que na quinta-feira será homenageado numa grande corrida de toiros em Lisboa.
A exposição tem o toque cativo e de bom gosto de Helena Nabeiro Tenório, viúva do saudoso cavaleiro e estará patente ao público até dia 9 de Junho no corredor da entrada principal (porta grande) e também nos corredores de acesso aos sectores.

Foto Frederico Henriques


Joaquim Bastinhas: cinco meses de saudade



Miguel Alvarenga - Cumprem-se hoje cinco meses sobre o dia triste da prematura partida de Joaquim Bastinhas.
E parece que foi ontem que me telefonou o amigo "Galinha" a avisar para eu ver, poucos dias depois, na televisão, numa corrida em Alcácer, "um cavaleiro novo que apodero e que vai dar que falar".
E parece que foi ontem que o amigo coruchense José Raposo, que era como irmão do bandarilheiro Jorge Marques, me levou a Coruche à herdade de António José Teixeira para que eu visse e conhecesse esse novo toureiro que despontava e de que o Jorge era bandarilheiro.
Os anos passaram, cimentámos uma amizade sólida e férrea. O Bastinhas, todos sabem, era um brincalhão. O que nos divertimos, o que vivemos juntos, até presos fomos um dia em Madrid.
Mas para lá do brincalhão, do amigo de verdade, estava um toureiro genial, um toureiro que eu admitava profundamente e que marcou os últimos quarenta anos das nossas vidas. Dentro das praças e fora das praças, não houve outro igual.
Recordo a última corrida, em Setembro passado, em Elvas. Mal acabou de tourear - e como ele toureou, meu Deus! - fui abraçá-lo ao pátio de quadrilhas. E ele deu-me um beijo. Nunca tinha dado. E não voltou a dar mais nenhum.
Falámos depois algumas vezes. Ficou feliz em Outubro quando lhe liguei a dizer que tinha nascido o meu neto. "Cuida dele e diverte-te com ele, vais adorar", disse-me. E depois adoeceu. E depois um dia, sem mais nem menos, sem se despedir, sem beber um último copo e sem dizer adeus, morreu. Ainda hoje não acredito.
Lembrá-lo é sempre uma saudade. Triste e nostálgica. O Bastinhas não era homem para morrer. Aquele sorriso nunca se apagaria nunca.
Na quinta-feira vamos prestar-lhe no Campo Pequeno a homenagem que ele merece - na praça onde ele próprio nos prestou a todos tantas com a alegria do seu toureio, com a emoção e a verdade com fazia frente aos toiros. Com aquela forma genuína e única com que marcou sempre a diferença ao longo de quarenta anos.
Vamos todos dar a mão à Lena, o abraço ao Ivan, o nosso apoio e carinho ao Marcos - que vai continuar a defender com a sua arte e o seu valor desmedido esse nome, essa imagem e toda essa força que o Maestro deixou como legado. A todos nós. Saibamos honrá-lo enchendo o Campo Pequeno.

Fotos Frederico Henriques e Maria Mil-Homens


Famosos ontem na corrida da Ascensão na Chamusca

Os vencedores dos três troféus: Nuno Casquinha (melhor lide a pé), Nuno Luis,
dos Amadores da Chamusca (melhor pega) e Luis Rouxinol (melhor lide a cavalo)
Repórteres em acção
Luis Rouxinol com o troféu da melhor lide a cavalo
Os três membros do júri que atribuiu os troféus: Carlos Empis, Dr. Manuel Romão
e Nuno Megre
Os dois cabos da História do Aposento da Chamusca: Pedro Coelho dos Reis
e o fundador Tiago Prestes
Luis Rouxinol Jr. e seu pai
Nuno Silva
Filipe Gonçalves brindando ao presidente da Câmara da Chamusca
Fernando Clemente em acção
João Ganhão
Rui Bento, Luis Rouxinol e Manuel dos Santos "Becas"
Um drone filmando a corrida lá das alturas...
A nossa companheira Maria João Mil-Homens
Luis Rouxinol Jr. e Rui Bento
Dr. Fernando Ribeiro e Fernando Clemente
Brinde de Luis Rouxinol ao presidente da Câmara da Chamusca
João Bretes
O ganadero Nuno Cabral (Monte Cadema)
O ganadero João Ramalho
João Vilaverde
O ganadero Agostinho Carreira (Mata-o-Demo)
João Prates "Belmonte"
O antigo novilheiro e bandarilheiro António Poeira
Carlos Empis e Nuno Megre, históricos forcados do Grupo de Santarém
O cavaleiro Parreirita Cigano
Rui Lavrador, director do site "Infocul"
Momento da homenagem à ganadaria de Manuel Veiga
Amélia e João Morais, com uma amiga, aplaudindo
Repórteres na arena no momento das homenagens às ganadarias de Norberto
Pedroso e Manuel Veiga
Manuel Veiga com o maioral da ganadaria
Emília e António Pedroso quando se prestou ontem homenagem à ganadaria
de Norberto Pedroso
O presidente da Câmara da Chamusca, Paulo Queimado
Paulo Pessoa de Carvalho... provavelmente preocupado com o resultado
eleitoral do CDS...
A ganadera Joana Rosa Rodrigues, a quem o matador António João Ferreira
brindou ontem a sua faena
O embolador Carlos Estorninho
José Macedo Tomás, cabo dos Forcados de Coruche
Protegida do sol com a almofada (tecido da jaqueta)
O crítico taurino Ludgero Mendes
O Clube Taurino do Chouto a apoiar o matador António João Ferreira
O ganadero Manuel Veiga com seu filho Vasco, sua mãe, sua Mulher e seu neto
O ganadero Engº Francisco Lobo de Vasconcelos
O bandarilheiro Cláudio Miguel
O ganadero José Infante da Câmara
Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos e sua Mulher
O jovem toureiro amador Vasco Veiga, que no sábado actua nas Caldas no
Festival a favor de Moçambique
Luis Rouxinol Jr.
Francisco Mendonça Mira
Nuno Marques, ex-cabo dos Forcados Amadores da Chamusca
Nuno Castelão, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca
Nuno Marecos, cabo dos Amadores da Chamusca, o célebre guarda-costas de
Ronaldo
Carlos Empis
Marco Cardoso, antigo forcado do Aposento da Moita, foi ontem o director
de corrida, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Manuel Lourenço
João Braga
A cavaleira Mara Pimenta (ao meio) com duas amigas
João Simões e Hélia Costa
O padre Ruben, grande aficionado, da paróquia de Ulme
António João Ferreira com seu irmão João e José Manuel Rainho, seu apoderado
João Bretes, da quadrilha de Rouxinol, com o primeiro toiro da tarde

Fotos M. Alvarenga