sábado, 29 de fevereiro de 2020
Toureio a cavalo e pegas abriram esta manhã o Dia da Tauromaquia
Muito ambiente já na praça do Campo Pequeno a deixar antever um Dia da Tauromaquia de enorme sucesso |
O Dia da Tauromaquia iniciou-se com uma muito interessante demonstração de toureio a cavalo a cargo do antigo cavaleiro José Manuel Correia Lopes, comentada pelo próprio |
Forcado do futuro pr'a manter a tradição! |
Pedro Maria Gomes, cabo do Grupo de Lisboa, comentou a demonstração de pegas |
Amadores de Lisboa mostraram ao público as incidências de um treino de forcados |
A Tenda Música onde, entre outros, vão actuar ao longo do dia José da Câmara, Joaquín Moreno e Toy |
Miguel Alvarenga - O dia acordou chuvoso, mas o sol já se juntou ao que promete vir a ser um sucesso na praça de toiros do Campo Pequeno, cujas portas abriram às 10h00 para dar início ao mais importante de todos os Dias da Tauromaquia.
O ambiente é já enorme e muito público acorreu desde manhã à chamada, sendo agora a tarefa mais decisiva esgotar a praça às 18h00 no grandioso festival taurino que ali vai ter lugar.
Uma muita lúcida e interessante demonstração de toureio a cavalo, com tourinha, pelo cavaleiro retirado José Manuel Correia Lopes, exímio equitador, abriu o dia na arena do Campo Pequeno, sendo a exibição comentada pelo próprio.
Correia Lopes, num discurso de fácil entendimento para qualquer um, passou em revista os primórdios da equitação até se chegar aos nossos dias e à arte do toureio a cavalo - de que foi um brioso intérprete, clássico, nos seus tempos de actividade.
Seguiu-se a demonstração de pegas a cargo do grupo de forcados Amadores de Lisboa, comentada pelo cabo Pedro Maria Gomes, que nos relatou ao pormenor as incidências de um treino, momentos da vida de um grupo de forcados que por norma decorrem longe dos olhares públicos.
Neste momento decorre na arena uma demonstração de toureio a pé e ao longo do dia muitas mais actividades, taurinas, musicais e culturais, preenchem esta importante jornada que, um ano mais, é organizada pela Federação ProToiro.
Fotos M. Alvarenga
Ana Rita distinguida como triunfadora da feira de Íscar (Valladolid)
A cavaleira Ana Rita recebeu mais um troféu em Espanha, desta vez em Íscar (Valladolid), onde o Ayuntamiento a distinguiu como triunfadora da feira taurina do ano passado.
Juntamente com a valorosa toureira portuguesa foi também galardoado com uma menção especial o canal Telemadrid, tendo este prémio sido recebido por Sixto Naranjo (foto).
Foto D.R.
O nosso Clemente está de volta!
Cinco meses, quase seis, depois do grave acidente de que foi vítima na praça da Moita, o nosso estimado amigo Fernando Clemente reapareceu ontem, por fim, no jantar de homenagem ao crítico taurino Joaquim Tapada promovido pela Tertúlia "Festa Brava" e que decorreu na sede desta instituição na Azambuja (na foto, com Joaquim Mesquita). Amanhã volta a fotografar no Campo Pequeno no Dia da Tauromaquia - um regresso que todos saudamos com agrado.
Hoje mesmo, no seu site parartemplarmandar.com, escreveu:
"Caros amigos, depois de cinco meses de ausência, como todos vós sabem, a vida vai continuando, ainda com algumas sequelas, mas com vontade de voltar ao convívio da família tauromáquica que tantas alegrias me aportou ao longo dos anos e tantas amizades construi. É com o coração cheio que digo Obrigado pelo acompanhamento, ajuda, amizade que recebi de vós nestes últimos meses difíceis, mas como não há mal que sempre dure… eu quero começar de volta à festa, aos toiros, aos amigos, ao convívio, à minha vida. Neste momentos ainda com fisioterapia, mas com esperança, que o pior já passou, quero voltar a estar presente, mas antes devo-vos este meu muito sincero Obrigado!".
Foto Carlos Calado
Nuno Casquinha recebeu troféu da melhor faena na Feira da Chamusca
Recém chegado do Peru para hoje actuar no Campo Pequeno no festival do Dia da Tauromaquia, o matador de toiros Nuno Casquinha recebeu ontem na Chamusca o troféu com que o Clube Taurino local o distinguiu pela melhor faena da Feira da Ascensão do ano passado, prémio esse que não lhe foi entregue no jantar de há um mês por estar ausente - mas que já tens por fim nas suas mãos- Merecidamente.
Foto D.R.
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Amanhã: TODOS ao Campo Pequeno! Nunca foi tão importante ESGOTAR a praça!
Já está montada frente ao portão principal da praça de toiros do Campo Pequeno a Tenda Música, onde amanhã vão decorrer ao longo do dia vários espectáculos musicais, entre os quais os de José da Câmara e Teresa Brum, de Joaquín Moreno e de Toy - no importantíssimo Dia da Tauromaquia, que terá início às 10h00 e decorrerá até ao fim do dia com o seu ponto alto às 18h00, hora a que se inicia o grandioso festival taurino.
Apesar do infeliz e despropositado apelo feito ontem pela ProToiro para que as pessoas assistam através do Facebook à transmissão em directo deste festejo num novo canalzinho que é o Campo Pequeno TV (desactivado) com um novo nome, é deveras importante que todos os aficionados ignorem essa possibilidade - sem o mínimo sentido - e compareçam em força na praça para a esgotar e mostrar a sua força.
Nunca, em tempo algum, nos seus 128 anos de existência como praça de toiros, primeira do país ainda por cima, a praça do Campo Pequeno correu tão grande risco de deixar de servir os objectivos e os propósitos para que foi edificada - por isso, e por tudo, é necessário e urgente que estejamos todos, que não falte nem um e que a praça esgote.
Foto Guilherme Alvarenga
E vão 6! Pombeiro ganha também a praça da Arruda dos Vinhos
Luis Miguel Pombeiro (empresa Ovação e Palmas) arrisca-se a ser o super-empresário da temporada 2020.
Depois de manter a gestão das praças de Estremoz e Idanha-a-Nova, ganhou nas últimas semanas os concursos para exploração das praças do Cartaxo (que já gerira no ano anterior), da Azambuja e da Terrugem e hoje mesmo foi o eleito para ficar também à frente da praça da Arruda dos Vinhos, propriedade da Câmara Municipal, que nos últimos anos esteve adjudicada ao ganadeiro Engº Jorge de Carvalho.
Foram concorrentes à adjudicação da praça da Arruda, além da Ovação e Palmas, a empresa Frenetik Smile (de Jorge Vicente), a Cláusula Sólida (que no ano passado geriu a praça da Azambuja), o Engº Jorge de Carvalho e José Luis Gomes.
Fotos D.R.
Gilberto Filipe em Arles na encerrona de Diego Ventura
O cavaleiro Gilberto Filipe será o primeiro sobressalente de Diego Ventura na sua encerrona em Arles (França) no dia 13 de Abril (Feira de Páscoa), sendo o segundo, como já tínhamos noticiado, David Gomes.
Ventura vai enfrentar seis toiros das ganadarias de Miura, Jalabert, Prieto de la Cal, Diego Ventura, Los Espartales e Guiomar Moura.
Nesta corrida participam também os forcados Amadores de Alcochete.
Foto Emílio de Jesus/Arquivo
Empresa de Évora apresenta a 6 de Março os primeiros cartéis da temporada
A empresa da Arena D'Évora apresenta de hoje a oito dias, 6 de Março, os cartéis da primeira parte da temporada.
O acto vai ter lugar pelas 18h45 no Évora Hotel. Serão apresentadas a Gala do Moço de Forcados, o Concurso de Ganadarias (encerrona de João Moura Jr.), a corrida de São Pedro e a corrida de Julho.
Duas corridas em Elvas em Setembro pela Feira de São Mateus
O Coliseu de Elvas - que ainda não tem, infelizmente, o nome de Joaquim Bastinhas - será palco de duas grandes corridas de toiros pela Feira de São Mateus, a 19 (sábado) e 25 (sexta-feira) de Setembro, ambas nocturnas - informa o empresário Luis Pires dos Santos, promotor dos dois espectáculos.
Os cartéis estão a ser delineados.
Covões projecta disponibilizar 3 datas para touradas este ano em Lisboa
A menos de 24 horas do Dia da Tauromaquia (que arranca amanhã às 10h00), a indefinição permanece quanto à temporada no Campo Pequeno e o "Farpas" está em condições de adiantar que a nova administração, liderada pelo empresário Álvaro Covões, tenciona disponibilizar apenas três datas no Verão para a realização de três corridas de toiros, o que prenuncia, de facto, o princípio do fim e é o sinal de uma morte lenta da primeira praça do país, inaugurada há 128 anos, enquanto palco principal das touradas em Portugal.
E o mais grave é que ninguém reage.
Foto Guilherme Alvarenga
Ventura e toiros de Brito Paes a 5 de Abril na Arena D'Almeirim
Diego Ventura e um curro de toiros de António Raul Brito Paes, ganadaria triunfadora da última temporada no Campo Pequeno, já certos na corrida que a 5 de Abril abre a temporada na Arena D'Almeirim e onde não está ainda confirmada a restante composição do cartel, mantendo-se contudo a hipótese de esta ser a corrida da alternativa da jovem cavaleira Mara Pimenta.
A total composição deste grande cartel deverá ser anunciada na próxima semana.
Fotos D.R.
Ferreira Paulo: Esclarecimento/Desmentido à Associação Acreditar
José Manuel Ferreira Paulo, empresário organizador do festival taurino de 14 de Março em Beja, reage através deste esclarecimento/desmentido a posições assumidas nas redes sociais pela Associação Acreditar/Centro de Coimbra, que agora se pretende demarcar de um espectáculo que ficara acordado ser 80% a seu favor
Tive conhecimento pelas redes sociais de um esclarecimento divulgado pela Associação Acreditar, relativamente ao Festival Taurino que se vai realizar em Beja no dia 14 de Março, no qual são ditas mentiras de principio ao fim.
Mentem compulsivamente, contando meias verdades deturpadas, omitindo realidades e desvirtuando tudo o que se passou.
Em Março de 2019, por questões pessoais da minha neta, tive um conhecimento mais profundo do trabalho da Acreditar - Centro de Coimbra. E da triste realidade que é ter em casa uma criança com um cancro (ou 3!) e não ter recursos para as acompanhar nem para as próteses...
Daqui surgiu a ideia da organização do Festival. Portanto, logo em Março iniciamos as conversações.
Ficou acordado a realização do mesmo. Nenhuma condição me foi imposta.
Para salvaguardar a minha intenção, propus um protocolo que unicamente definia que a Acreditar não estava envolvida na organização e irá receber 80% do lucro do referida Festival e que dessa verba a prioridade seria pagarem três próteses Às Amigas da minha neta do centro de Coimbra.
Posteriormente foi-me pedido que no ponto 4 e 8 do protocolo se fizesse uma alteração ao texto para que a atribuição das referidas próteses se enquadrasse nos critérios da associação. Nada mais desse protocolo foi motivo de discórdia! Não foi assinado, porque depois do texto alterado e enviado, conforme tinha sido proposto, o mesmo até hoje não nos foi devolvido. Portanto mentem e insinuam com mentiras aquilo que é a verdade.
De estranhar que tenha recebido um agradecimento e tudo - "... começamos por reiterar o nosso agradecimento por se terem lembrado da Acreditar...". É preciso não ter nem palavra nem vergonha na cara.
A Acreditar unicamente é beneficiária dos 80% do lucro e que, a fazer fé no que nos foi dito pela responsável de Coimbra, será bem-vindo, tendo em conta as dificuldades económicas porque passam.
Nunca nos foi posta qualquer reserva de nada, e como tal cabe aos organizadores divulgar o espectáculo quando e como bem entendem. O cartaz unicamente representa a Tauromaquia com o seu elemento principal, o toiro, e os destinatários, uma criança com cancro. Até aí os seu comparsas se incomodaram, fazendo uma queixa na CPCJ de Beja. Imperou o bom senso!
Mentem quando dizem que lhe pedi uma indemnização. Aquilo que lhe foi dito foi que para haver um incumprimento unilateral do que estava acordado teria que pagar as despesas efectuadas até ao momento. Minta menos.
Aquilo que tiveram foi medo. Medo de uma ou duas plataformas e de uns quantos, uma minoria ruidosa, e falta do que têm os Homens para se assumirem como eles antitaurinos.
O que vocês não tem é respeito pelas crianças que necessitam de uma prótese, pais que não têm verba e condições para acompanhar os filhos. Isso, sim, é que é desumano!
Que pena que sejam uma nódoa na bonita história da Acreditar. Guardem os vossos gostos e opções pessoais para vossa casa, a Acreditar não é vossa, é das crianças que necessitam e a quem querem prejudicar.
Que bom que seria que, igual à verba que lhe vamos entregar, do vosso bolso depositassem uma verba igual.
Até me escreveram "... independentemente de todos os credos religiosos, opções politicas e gostos - a direcção (...) nenhuma decisão se afasta deste principio". É preciso não ter vergonha na cara....
Nunca utilizei a associação para qualquer guerra, os senhores sim, e quando falam em má fé só se for a vossa, mentindo.
A verdade é só uma! Tenho documentos de suporte a tudo o que digo e estou disponível para num qualquer tribunal esclarecê-lo.
Como sempre honro a minha palavra e aquilo que escrevo. O que a vocês também ficava bem!
José Manuel Ferreira Paulo
Foto Emílio de Jesus/Arquivo
Andrés Romero e Rouxinol Jr. na 15ª corrida da Foz do Sizandro
O rejoneador espanhol Andrés Romero (foto de cima) e o cavaleiro luso Luis Rouxinol Jr. (foto ao lado) integram o cartel da tradicional corrida de toiros que o empresário José Carvalho organiza pelo 15º ano consecutivo na Foz do Sizandro (Torres Vedras) e que se vai realizar a 25 de Julho.
Romero é repetido pelo grande triunfo que ali obteve no ano passado.
A restante composição do cartel será em breve anunciada.
Fotos Mónica Mendes e Frederico Henriques